Issuu on Google+

PUB

GRANDE PORTO segunda-feira 4 Julho 2011 ano 6, nº 1472 Hoje 16° | 22°

Amanhã 15° | 22°

www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira

Culto

À boleia dos estrangeiros Barómetro do sector do turismo considera que mercado externo pode compensar diminuição da procura portuguesa Esperados mais brasileiros e alemães {pág. 4}

Entrevista a Michael Bolton

Ténis. Esplendor na relva

Aos 36 anos de carreira lançou um disco de duetos E está de volta aos palcos com um amigo de longa data, Kenny G No domingo o Pavilhão Atlântico recebe duas lendas das baladas E das cabeleiras, que não ficaram fora da conversa {pág. 8}

Exercício para a mente Semana do pensamento criativo arranca hoje {pág. 3}

O Alfaiate em XXL Sem razões de queixa do calor e humidade de Florença {pág. 2}

O sérvio Novak Djokovic juntou ontem a primeira vitória em Wimbledon à liderança inédita do ranking ATP {pág. 15} GETTY IMAGES


www.readmetro.com

02

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

1 jornal

Não perca hoje!

O ALFAIATE http://oalfaiatelisboeta.com José Cabral

FLORENÇA, O CALOR E A EMMA É impossível estar em Florença e não pensar naqueles velhotes hiper-elegantes enfiados em fatos impecavelmente talhados à sua medida, nos lenços junto à lapela que usam com a mesma naturalidade que nós levamos uma gravata ao pescoço e em meias de cores mais garridas que as colecções da Agatha Ruiz de la Prada. Um editor de moda do La Repubblica recorda-me: “Firenze non è Pitti Uomo” (uma conhecida feira de moda). É verdade, a rua mostra uma realidade completamente diferente. Até um homem de casaco se torna difícil de encontrar. Não os censuro. Estão 32ºC e uma humidade insuportável. Olho à volta e só vejo turistas. Mini-saias, havaianas, alças, braços desnudos, decotes suados e ombros descobertos. A Emma aparece-me à frente, olho para ela e pergunto-me: “Mas afinal de contas… de que é que te queixas tu?”

www.facebook.com/ celebuzz “Embora ainda não tenham confirmado que são um casal, Eva Longoria e o irmão de Penélope Cruz, Eduardo Cruz, estiveram muito à vontade um com o outro enquanto apanhavam sol (...) em Marbelha, Espanha.”

O aclamado colectivo composto por Afonso Simões, Guilherme Gonçalves, Nelson Gomes e Tiago Miranda encerra a sua digressão europeia de apresentação do EP “Overcoat Heat” na sala do Bairro Alto. De presença obrigatória.

metro online

Veja a publicidade da Wikileaks contra as instituições financeiras que retiveram 90% dos seus donativos.

www.facebook.com/ ministryofgossip “Salma Hayek e Linda Evangelista estão a viver um drama com bebés: o marido de Hayek, Francois-Henri Pinault, é o pai do filho de 4 anos de Evangelista, segundo documentos citados pelo New York Post.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/jornalmetro

E assim acabaram todas as razões de queixa

Escreva para info@oalfaiatelisboeta.com

CONCERTO GALA DROP Galeria Zé dos Bois, Lisboa, 22h00, €8

www.facebook.com/ RumorFix “[O site] RumorFix confirmou que Maria Shriver pediu o divórcio daquele que foi o seu marido durante 25 anos, Arnold Schwarzenegger, após o escândalo da traição que resultou numa criança ilegítima. O membro do clã Kennedy cita diferenças irreconciliáveis. Pede guarda conjunta dos dois filhos menores, Patrick de 17 anos e Christopher de 13”.

@ConanOBrien “Não odeiam quando bebem um batido depressa demais e o vosso cérebro vos diz que mataram o Ed Asner?”

www.nme.com/blog Leia a crítica ao concerto dos Arcade Fire no Hyde Park.

Ver para crer

Boa notícia do dia

Semana de aprender uma boa condução Simulacros de acidentes, aulas de condução defensiva e cursos de socorrismo vão procurar sensibilizar os mais jovens para uma condução segura, uma iniciativa inédita do Automóvel Clube de Portugal (ACP) para 40 jovens, que começa hoje. A decorrer em Abrantes até 10 de Julho, a semana ‘ACP Student Drive Camp’ vai contar com actividades em torno do mundo automóvel e da segurança rodoviária, procurando de forma lúdica e pedagógica formar os

mais jovens enquanto futuros condutores. À agência Lusa, o presidente do ACP prometeu uma semana “intensa” para as quatro dezenas de jovens, entre os 14 e os 17 anos, que nela vão participar, seleccionados entre “milhares de candidaturas”. “Esta é a primeira vez que organizamos uma semana do género e a adesão superou as melhores expectativas”, frisou Carlos Barbosa, que assegurou que a iniciativa “é para continuar”.

Veja mais fotografias sobre esta iniciativa em http://comunidade.xl.pt/Metro/ GETTY

Guerra Civil recriada em Inglaterra Membros da Sociedade norte-americana da Guerra Civil participaram numa batalha a brincar no solo de Cusworth Hall, em South Yorkshire. Tentou-se recriar um ambiente o mais autêntico possível com cenas da Guerra Civil dos EUA.

Metro Portugal Estrada da Outurela, 118 Parque Holanda / Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide

http://comunidade.xl.pt/metro

METRO Portugal Titulo licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, S.A pertencente à Propriedade Metro International, S.A, Editora : Transjornal – Edição de Publicações, S.A , Capital Social : € 4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal accionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRECTOR COMERCIAL Ricardo Branco Agências Joana Santana (coordenadora), Adriana Macedo, Sónia Andana, Daniel Barata Directos Sónia Andrade, Vitor Pereira, e Isabel Santos / Porto: Ivone Pinheiro, Alexandra Bessa Porto: Susana Matias Tel.: 225322301 Fax: 225322399 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Director de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRECTOR Diogo Torgal Ferreira Editor executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redacção Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Isabel Chaves (estagiária) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia André Nacho Assistente Manuela Manique Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

GETTY

Porto

Ginástica mental Workshops ensinam a estimular a mente Objectivo é fomentar um pensamento mais criativo

Workshops criativos decorrem no Palácio das Artes

Duas palestras e 18 workshops compõem o programa do Mindshake – Semana do Pensamento Criativo, que começa hoje no Porto, focado em “ginasticar a mente” de forma mais prática do que eventos de partilha de ideias do tipo TEDx. “Temos sessão de abertura e de fecho, mas a ideia é ser uma semana mais prática, com workshops para ginasticar, digamos assim, a mente e conhecer formas de utilizar esses métodos”, explica Paula Silva, da organização do evento que decorre até esta sexta-feira no Palácio das Artes.

Feira alternativa “Assumir a responsabilidade por um mundo melhor” é um dos propósitos da Feira Alternativa que entre esta sexta-feira e domingo invade o Palácio de Cristal. São “três dias para mudar de vida” com massagens indianas à cabeça, dança com riso e biopsicologia, pales-

Experiências Programa inclui

“experiências de degustação, musicais e visuais lideradas pela equipa multidisciplinar de mindshakers” A Semana do Pensamento Criativo vai abrir com uma palestra de Juan Rodrigo, especialista espanhol de criatividade, e um “triálogo” entre Angélica Sátiro, directora da Casa Creativa, em Barcelona, Pedro Vieira, da Lifetraining, e Katja Tschimmel, directora artística do Mindshake.

Nova loja solidária A primeira loja social de Valongo é inaugurada hoje, na Avenida 5 de Outubro. Segundo a Câmara de Valongo, “trata-se de mais uma medida de protecção social da autarquia que vai permitir prestar auxílio às famílias carenciadas do concelho, garantindo que estas tenham acesso a bens, como produtos alimentares, bens materiais e até medicamentos”. R.M.

tras sobre o conhecimento das competências emocionais e auto-coaching. Fornos solares, oficinas de ecologia e agricultura biológica urbana são propostas dos “Encontros na Relva”. No palco, além de concertos de guitarra, oboé, sitar, didgeridoo, trance dance e música popular brasileira, haverá teatro, dança contemporânea, indiana, oriental, africana e um baile. R.M.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje, entre as 16h00 e as 24h00, visitava a VI FEIRA DO LIVRO DA MAIA, na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho. Até 11 de Julho, o evento oferece um conjunto diversificado de editoras e títulos, bem como descontos, sessões de autógrafos, espectáculos de animação, oficinas, entre outras actividades.

PUB


04

www.readmetro.com

nacional

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

ANDRÉ NACHO

Ecoradar

LISBOA COMEÇA HOJE A RESPIRAR MELHOR

Norte a Sul

SARA CAMPOS

Escolas vão mesmo fechar

SARACAMPOS @QUERCUSANCN.PT

EDUCAÇÃO. O Ministério

A partir de hoje Lisboa passa a ter uma Zona de Emissões Reduzidas (ZER). Trata-se do troço Marquês de Pombal – Terreiro do Paço, uma das áreas com piores níveis de poluição do ar na cidade. Esta medida proíbe a circulação, neste eixo, entre as 8h e as 20h dos dias úteis, de veículos anteriores a 1992 (e portanto sem catalisador), dezenas de vezes mais poluentes do que os veículos novos. Um passo que, apesar de importante, é pequeno e chega tarde no sentido de reduzir as emissões poluentes nesta zona da cidade, onde os limites legais de concentração de partículas inaláveis são

ultrapassados desde 2005. As novas imposições desta ZER não se aplicam, contudo, a residentes na cidade, veículos de emergência e transportes públicos. Contabilizando as excepções e a restrita área em causa, conclui-se que o número de veículos abrangidos é, por agora, pequeno. Um começo bastante tímido que só terá um impacto efectivo quando a ZER for, a partir de Janeiro de 2012, alargada aos transportes públicos (táxis e autocarros), aplicadas em toda a cidade e progressivamente mais exigente no que respeita há longevidade dos veículos admitidos, conjugando-se com outras medidas promotoras de uma mobilidade sustentável.

da Educação e Ciência, liderado por Nuno Crato, esclareceu ontem que está a proceder a “uma reavaliação” do plano de reorganização da rede escolar, mas garante que irá prosseguir “uma política de racionalização” que implicará o encerramento de escolas.

Assis aceita três debates POLÍTICA. O candidato

a secretário-geral do PS, António José Seguro, propôs ontem realizar três debates, na noite de 5, 12 e 19 de Julho, com o outro candidato à liderança Francisco Assis, que reiterou a sua total disponibilidade.

PUB

Em tempos de austeridade, mercado externo poderá salvar a época alta

Verão com mais sotaque Estrangeiros podem compensar quebra do turismo nacional Portugal na rota de brasileiros e alemães Os turistas nacionais vão ser menos este Verão, mas esta quebra vai ser compensada por um aumento de estrangeiros que vai permitir ao sector crescer na época alta, segundo o barómetro do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT). A 36.ª edição do barómetro da academia do turismo, baseado em inquéritos realizados em Junho a uma centena de membros, conclui que quase metade (46,8%) do painel antevê um crescimento do turismo nacional durante o Verão em relação a igual período do ano anterior. “A maioria prevê que a evolução do sector vai ser sustentada, sobretudo, pelo mercado externo”,

Instabilidade económica é a principal ameaça ao sector, segundo 89% dos inquiridos no barómetro explica o presidente do IPDT, António Jorge Costa, precisando que 58,8% dos inquiridos estima que o território nacional venha a receber mais turistas estrangeiros este Verão do que em 2010. Os inquiridos acreditam que o aumento do fluxo de visitantes se vai traduzir num acréscimo das receitas turísticas provenientes do mercado externo: sete em cada 10 acreditam que o volume de proveitos dos mercados internacionais vai ser “melhor”, ou pelo

Alergias Ajudar desde cedo quem Uma em cada três crianças precisa portuguesas sofre ou já sofreu de doença alérgica, patologia mais prevalecente na idade pediátrica e que geralmente se torna uma companhia ao longo da vida. Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica, estrutura ontem formalmente criada, nos primeiros meses de vida, a alergia mais frequente é a de origem alimentar.

Há sete anos que a Associação Nacional de Ajuda aos Pobres (ANAP) tenta ajudar todos aqueles que, seja por doença ou desemprego, se vêem numa situação extrema de carência. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social apoia actualmente 437 famílias, mas procura agora ajuda para montar o refeitório social

menos “igual”, ao do período homólogo anterior. Outra das conclusões do inquérito é a de que Portugal está, cada vez mais, na rota dos turistas brasileiros, com três em cada quatro inquiridos a afirmar que este ano vai ser possível ver mais brasileiros a gozar férias em Portugal do que na época alta do ano passado. Os alemães ocupam a segunda posição do índice de evolução da procura e, no extremo oposto, a Irlanda, com 64,5% dos inquiridos a acreditar que vai diminuir o número de irlandeses este Verão. Para 34,2% dos inquiridos, 2011 vai ser melhor do que 2010, 37% acredita que será igual, enquanto 26% diz que vai ser pior.

“Casa do Abrigo” com capacidade para 200 pessoas. Por isso, lançou a linha de valor acrescentado 760 501 514, no sentido de juntar fundos para a obra. Distribuição de fruta e legumes, cabazes de mercearia seca, vestuário, calçado, brinquedos, roupa de cama e louça são alguns dos serviços desenvolvidos pela ANAP. Nos projectos a desenvolver, a instituição realça uma casa de acolhimento temporário para mulheres e outra para crianças institucionaPATRÍCIA TADEIA lizadas.


05

www.readmetro.com

economia

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

DR

60 segundos

Entrevista completa em comunidade.xl.pt/metro

Director-geral da Decissões e Soluções fala sobre a empresa Que tipo de empresa é a Decisões e Soluções?

É uma empresa de Consultadoria Financeira especialista no aconselhamento personalizado em operações de crédito bancário e mediação de seguros. Tem uma rede de cerca de 120 agências em território nacional e mais de 1.000 colaboradores. Que serviços disponibiliza? O core business

assenta sobretudo na realização de serviços

PAULO ABRANTES “PROJECTO DE EXPANSÃO TEM AMBIÇÃO” de aconselhamento personalizado a particulares e empresas, em operações de crédito bancário cartões de saúde, aplicações financeiras, financiamentos a empresas e mediação de seguros, entre outros. Quais são os objectivos a longo prazo?

Um dos principais objectivos a longo prazo da Decisões e Soluções é continuar a crescer de uma forma sustentada. O nosso projecto de expansão é bastante ambicioso, pelo que pretendemos atingir as 200 agências. ISABEL CHAVES

Trocos

Twitter sob investigação EUA. O Twitter está a ser investigado nos EUA pelos reguladores devido a possíveis práticas de abuso de posição dominante. O site Business Insider revela que a rede de microblogging está de novo a ser investigada depois de novas queixas de programadores das aplicações compatíveis com o Twitter.

Google para comprar Hulu INTERNET. A Google

está a preparar-se para comprar a Hulu, um site que fornece um serviço de televisão via Internet, mas que tem o direito para a Internet de algumas séries populares nos EUA, como o “Glee”, noticiou o Los Angeles Times.

Trabalhar nas férias de Verão Projecto quer dar a volta à crise Destina-se aos mais jovens e oferece empregos em diversas áreas Enquanto para alguns o Verão é sinónimo de praia e calor, para outros as férias são passadas também elas a trabalhar. Contribuir para o aumento da produtividade em Portugal é um dos objectivos do “Plano B! contra a Crise”. Este é um projecto que incentiva os jovens a arranjar um emprego de Verão. Com uma bolsa de empregos online, criada em parceria com o Sapo Empregos, os jovens podem assim consultar quais as áreas disponíveis para se candidatar em www.facebook.com/oladobdavida. Os empregos disponíveis podem ir da apanha do morango até à venda de bolas de Berlim na praia.

Praia e bronze vão ter que esperar

O projecto “visa encarar a crise com uma atitude positiva e pró-activa”, informa a organização. “Numa altura em que a crise está na ordem do dia, nada mais oportuno do que a criação de um Plano B! contra a Crise que alie a atitude positiva de B! a uma causa bastante séria. Pode não ser o fim da crise, mas acreditamos que pelo menos é um princípio!”, diz João Nuno Pinto, director de marketing da divisão de negócios da Sumol e Compal. Além de juntar algum dinheiro, os jovens estão ainda a melhorar o seu currículo profissional, defendem os responsáveis pelo PATRÍCIA TADEIA projecto. PUB

Novidades

Já chegou o Comboio dos Dinossauros Após inúmeros pedidos dos pequenos (e graúdos) fãs, chegaram ao mercado os primeiros brinquedos alusivos à série infantil “O Comboio dos Dinossauros”, que já é uma das mais vistas pelas crianças em Portugal. Os brinquedos estão disponíveis para já nas lojas Toys’R’Us, com preços que variam entre os €8 e os €30.

Seja esperto, lave com X-TRA! No actual clima de crise, a marca esperta para

o cuidado da sua roupa apresenta uma escolha renovada para que a sua roupa fique mais macia e cuidada: o X-TRA Total Amaciadores Concentrados. Ideal para tratar e cuidar da sua roupa, a nova gama de amaciadores concentrados X-TRA está disponível em três agradáveis fragrâncias para uma máxima suavidade e um perfume mais duradouro – Azul do Céu, Refresh e Termal. E para pessoas com a pele mais sensível, X-TRA sugere a variedade Delicado, com uma fórmula dermatologicamente testada.

Fa NutriSkin, para uma pele mais cuidada A pensar nas mulheres mais rigorosas e que exigem o máximo cuidado para as suas peles, a marca Fa criou uma linha de cuidado corporal completo que agrega um complexo único que combina 7 nutrientes de cuidado e garante um cuidado extra e uma pele profundamente hi-

dratada e cuidada. Esta nova linha de cuidado Fa NutriSkin está disponível no mercado nos formatos Gel de Banho, Desodorizante Spray e Roll-on e, a grande novidade, com as Loções Corporais.

Carte d’Or com um toque de emoção

Carte d’Or Cerejeira em Flor, Carte d’Or Ao Pôr-do-sol e Carte d’Or Noite de Estrelas são as novidades que compõem a nova gama Carte d’Or. Uma gama que espelha os momentos especiais e emoções, com ingredientes e sabores únicos como a doçura da cereja, a frescura do pêssego ou o exotismo das nozes de macadâmia. Os novos Carte d’Or foram pensados para serem consumidos em grupo, por isso reúna a família e os amigos e partilhe momentos únicos e experiências fantásticas.


06

www.readmetro.com

mundo

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

‘El Comandante’ em recuperação

Índia. Peregrinação

Tumor de Hugo Chávez retirado a tempo e na totalidade Líder recupera em véspera de celebrações Venezuela teme crise do governo O tumor que foi detectado ao presidente venezuelano Hugo Chávez terá sido extraído a tempo e na totalidade. As palavras são do ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Nicolás Maduro, que não revelou, porém, o tipo de cancro de que padece “el Comandante”, mas que descartou, no entanto, a possibilidade de ser no cólon. O governante adiantou que o abcesso retirado ao líder revolucionário se situava na zona pélvica e que a segunda operação de que foi alvo foi arriscada, tendo durado seis horas. No entanto, “hoje [on-

Reabilitação

Hugo Chávez iniciou o seu processo de reabilitação com uma caminhada diária, depois das cirurgias. Está em Cuba há já três semanas, onde foi submetido a duas operações. Entretanto, o vice-presidente Elías Jaua já anunciou que Chávez se candidatará às eleições presidenciais de 2012.

tem] posso dizer que está em franca recuperação”, afirmou Maduro. “Temos governo bolivariano e presidente para

breve”, acrescentou ainda o ministro, nas vésperas das comemorações do bicentenário da Declaração de Independência, que se

assinala amanhã, com uma marcha da juventude e várias actividades culturais. Chávez não estará presente por se encontrar a recuperar em Havana, em Cuba, onde receberá uma visita do seu homólogo boliviano, Evo Morales. Esta ausência, escreve o jornal venezuelano El Nacional, tem levado a que se tema por crise no governo. Isto porque há muitas decisões centralizadas em Chávez. Exemplo ilustrativo desta realidade é o facto de, nos últimos dias, membros do governo terem-se deslocado a Cuba para obterem directivas.

Até à gruta de Amarnath as dificuldades são muitas GETTY

Longo caminho da fé Centenas de milhares de peregrinos hindus caminham ao longo de rios gelados, lagos glaciares e passagens congeladas em Caxemira até chegar à gruta de Amarnath, localizada a quase 4.000 metros de altitude, para rezar em Shiva Lingam, uma estalagmite que representa o deus hindu Shiva.

PUB

Mulher no poder GETTY

Eleições foram pacíficas

Planisfério

Independência limitada BIELORRÚSSIA. O líder da

oposição bielorrussa disse ter sido detido na fronteira com a Lituânia por guardas do seu país. A detenção surgiu na sequência da marcação de uma acção de protesto para ontem, Dia da Independência, data em que o governo bloqueou o acesso a sites de redes sociais.

A Tailândia elegeu ontem a primeira mulher para o cargo de primeiro-ministro. Yingluck Shinawatra, irmã mais nova do ex-dirigente, Thaksin Shinawatra, pertence ao Puea Thai e venceu o democrata Abhisit Vejjajiva, no poder desde 2008, após a justiça tailandesa ter considerado o governo de Thaksin ilegal. Yingluck é uma mulher de negócios de 44 anos e venceu com uma sólida maioria partidária, num país que não elege um exe-

cutivo democrata há quase 20 anos. O maior desafio que Shinawatra enfrentará será terminar com os conflitos políticos. Algo difícil se considerarmos que não tem experiência política. Neste sentido serve-lhe de mais valia o facto de ser irmã do homem que inspira os chamados camisas vermelhas, responsáveis por muitas revoltas, até porque uma das suas promessas eleitorais é tentar fazer com que Thaksin regresse ao país.

Festas fora das Repressão redes sociais mais intensa ALEMANHA. Vários governantes exigem a proibição de convocar festas através de redes sociais, especialmente do Facebook, após vários incidentes de pessoas a acorrer em massa a celebrações privadas.

Chuva forte inunda casas DINAMARCA. Fortes chuva-

das inundaram centenas de casas em Copenhaga, quase parando a capital.

SÍRIA. O exército sírio intensificou a repressão dos opositores ontem no noroeste do país, com novas detenções em Hama.


PUB


2

culto DR

Entrevista Metro

culto

Regresso

Soundgarden começaram tournée em Toronto Dezasseis mil pessoas testemunharam o regresso às digressões dos Soundgarden. O arranque deu-se sábado à noite, em Toronto. Do alinhamento, nove temas de “Superunknown”, seis de “Badmotorfinger” e dois de “Down on the Upside”. O disco de originais deve aparecer em 2012.

Fala a estrela Rupert Grint, o jovem actor inglês que, desde 2000, participa nos filmes da saga de “Harry Potter” fala do fim das filmagens. E confessa que em “Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2” Ron vai beijar Hermione.

[O beijo de Ron a Hermione ] Vai ser um momento muito, muito curto. Acredito que até seja um momento com algum anticlímax.

Ainda os manos

“O Noel partiu-me uma vez uma óptima guitarra. É a história do rock! Vou vendê-la em pedaços e vai ser a minha reforma” LIAM GALLAGHER

Aos 58 anos, Michael Bolton continua a deixar os corações femininos a bater de forma sincopada

Michael Bolton regressa aos discos com “Gems: The Duets Collection” Doze convidados, entre os quais a falecida Eva Cassidy, Lara Fabian ou Seal E no domingo estará em Portugal com o amigo do saxofone!

“É SEMPRE BOM ESTAR E TOCAR COM O KENNY G” Já com 36 anos de carreira e muitos corações partidos, Michael Bolton recorda ao metro os tempos de antigamente, das múltiplas platinas, em que deixava as senhoras a suspirar com temas como “How Am I Supposed to Live Without You”. Agora, com 58 anos, tem um disco de duetos. Em digressão vai juntar-se ao seu amigo e companheiro de palco dos anos 80 e 90, Kenny G. Duas lendas das baladas (e dos cabelos) que actuam em Portugal no próximo domingo, no Pavilhão Atlântico.

com Seal. Comecei a receber telefonemas de agentes e artistas a proporem-me entrar no disco e acabou por ser assim. Vai ser possível fazer um concerto com todos os músicos?

Gostaria muito, mas é pre-

“O meu cabelo agora está chato... mas o Kenny ainda tem belos caracóis compridos!”

Porquê um disco de duetos nesta altura da sua vida?

Pareceu-me uma transição natural. Mas não planeei um disco 100% de duetos. Pensei em alguns nomes, até que o David Foster me ligou a convidar cantar “When a Man Loves a Woman” e “It’s a Men World”

ciso encontrar o local certo. Não será fácil, mas estou a pensar numa zona central: Londres, Nova Iorque ou Los Angeles: Hollywood Bowl, o Royal Albert Hall... vamos tentar. Aqui em Portugal vai trazer alguém que não entra neste disco, mas que já é amigo há muitos anos: o Kenny G.

É sempre bom estar com o Kenny e tocar com ele. Já somos amigos há 22 anos. E somos fanáticos de golfe. Começámos a falar sobre isso no campo. Quando os artistas começam a falar, depois vêm os agentes e tratam do resto. Há muita gente que tem recordações de infância de vos ver tocar juntos.

DR

Obrigado! E falámos sobre isso, sobre essa energia que esta reunião cria. Às vezes, um mais um não é só dois,

depende da química. As pessoas adoram ver isso. E em palco vão estar duas das melhores cabeleiras do mundo do espectáculo!

Sim! Mas o meu cabelo agora está chato... mas o Kenny ainda tem uns belos caracóis compridos! E temos muitas fotografias antigas dos dois para as memórias. Recorda com saudade algum momento em particular dos seus 36 anos de carreira?

Não tenho tempo para sentir falta de algo. Apercebo-me disso quando olho para a agenda, entre gravações, ensaios, concertos, digressões... E era isto que queria fazer desde miúdo. E está a acontecer! Continua a ser entusiasmante e inspirador. Não me permite olhar para trás, mas B.M. antes para a frente.


09

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

“Fnac Hip Hop Series vol. 3” SELECTED BY DJ NEL’ASSASSIN Só Hip Hop/Fnac Terceiro volume de uma colectânea que tem dado a conhecer o que se faz na “nação Hip Hop tuga”.

3 DISCOS DE ALGIBEIRA

“Os Eléctricos” OS ELÉCTRICOS Sony Music Portugal Estreia de uma banda que tem como missão recuperar o espírito da canção portuguesa dos anos 40 e a inocência entusiasmante do rock dos anos 50.

“Standing On The Rooftop” MADELEINE PEYROUX Universal Sexto álbum de originais de uma das grandes intérpretes de jazz norte-americanas. Melodias charmosas que vamos ouvir quarta-feira, no CoolJazzFest.

Beyoncé confirmou que vai ser a protagonista do filme de Clint Eastwood, “A Star Is Born”. Durante o programa de televisão norte-americano “Good Morning America”, da ABC, a cantora falou da abordagem e do convite feito pelo actor e realizador. “Clint Eastwood, conseguem acreditar? Estou ansiosa. Quando o conheci, foi incrível. Estou tão, tão honrada por ele ter acreditado em mim”, desabafou. O filme será um remake do musical de 1954 chamado, em português, “Assim Nasce Uma Estrela”, com Judy Garland no principal papel. O papel que Beyoncé vai fazer já foi interpretado, além de Garland, por Barbra Streisand e Janet Gaynor, em remakes antigos. “Eu represento o talento desta geração e, para mim, ser escolhida para o papel enquanto mulher afro-americana, é incrível!”, disse a artista. De acordo com o site Deadline Hollywood, o rea-

Música

Beyoncé escolhida para filmar “A Star Is Born”

Nós só queríamos que o filme fosse engraçado para toda a gente. Que fosse daquele tipo de filmes em que toda a gente se sentisse confortável em levar os filhos e toda a família

[Quando filmávamos com ursos] eles estavam bem próximos de nós e tudo o que eu fazia era planear a minha rota de fuga KEVIN JAMES SOBRE O SEU NOVO FILME ‘ZOOKEEPER – O GUARDA DO ZOO’

Depois do sucesso com “Mall Cop – O Segurança do Shoopping”, Kevin James está de volta aos cinemas com mais uma personagem que zela pela segurança dos outros: agora o “funny man” americano está nos grandes ecrãs com o novo “Zookeeper – O Guarda do Zoo”. Desta feita a estrela da série “The King of Queens – Eu, Ela e o Pai” encarna um apaixonado pelo mundo

animal que tem como profissão cuidar dos “inquilinos” de um jardim zoológico. Evidentemente que este é apenas o ponto de partida para uma série infindável de situações cómicas, muitas delas proporcionadas por animais falantes com a voz de estrelas como Adam Sandler, Sylvester Stallone, Nick Nolte ou Cher. A comédia estreia em Portugal a 1 de Setembro.

Telex

“Autumn” vence FEST

Para contracenar com Beyoncé, Clint Eastwood está em negociações com Leonardo DiCaprio lizador Clint Eastwood tem estado em negociações com Leonardo DiCaprio, protagonista do mais recente filme biográfico sobre J. Edgar Hoover, o homem por trás da fundação do FBI, sobre a possibilidade de tê-lo no musical. A informação sobre o parceiro de cena de Beyoncé ainda está por confirmar.

CINEMA. O filme “Autumn”, de Ivo Costa, venceu o prémio de Melhor Ficção e Melhor Filme português na área das curtas-metragens do Festival Internacional de Cinema Jovem (FEST 2011), em Espinho. Nas longas-metragens ganhou “Obselidia”, de Diane Bell (EUA) e o prémio para Melhor Documentário foi para “Superheroes”, de Jack Romero (Alemanha).

Uma morte em Roskilde

morreu ao cair de uma torre com cerca de 30 metros instalada no local do evento. No mesmo acidente, outra pessoa ficou ferida. Já em 2000, durante um concerto dos Pearl Jam, nove pessoas morreram esmagadas em Roskilde.

Sharon arranca com CoolJazz FESTIVAL. A norte-americana Sharon Jones & The Dap Kings arrancam, esta noite, com a edição de 2011 do CoolJazzFest. A partir das 21h, a autora de “I Learned The Hard Way” mostra o seu registo funk-soul. A abertura fica a cargo dos Cais do Sodré Funk Connection. Bilhetes a €30.

EVENTO. O festival de

Roskilde, que aconteceu neste último fim-desemana na cidade dinamarquesa, acabou de forma trágica. Uma mulher, entre os 25 e os 30 anos – dizem as autoridades –

PUB


10

www.readmetro.com

cartaz

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

23:45 Manobras de Diversão

HOLLYWOOD 19:50 Tudo Por Elas... 21:30 Máximo Risco 23:20 Capitão Alatriste

MOV 20:50 Heroes T.3 Ep.1 22:30 This Is Not My Life T.1 Ep.3 23:20 O Lago Perfeito

SIC MULHER

rtp 1 14:20 15:10 16:00

18:00 19:05 20:00 21:00 21:05 21:25 22:30 01:00

Ribeirão do Tempo Revelação Verão Total: “7 Maravilhas da Gastronomia” Portugal em Directo O Preço Certo Telejornal Último a Sair Cuidado Com a Língua! Quem Quer Ser Milionário Prós e Contras O Mentalista 01:00 O Mentalista Quando um produtor de Hollywood é assassinado, a equipa e Patrick são convocados para fazer a investigação.

Gondomar Zon Lusomundo Parque Nascente T. 707 246 362 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h20, 16h00, 18h40, 21h30, 00h15 A Professora Baldas (M/12) - 13h15, 15h40, 18h30, 22h00, 00h25 Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 17h00, 21h00, 00h30 Transformers 3 (M/12) - 12h20, 15h50, 19h15, 22h40 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 14h00, 16h30, 19h30 Sem Identidade (M/12) - 21h50, 00h35 Panda Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h45 (Dom.), 13h00, 15h30, 18h00 A Águia da Nona Legião (M/12) 21h20, 23h50 Piratas das Caraíbas 4 (M/12) 13h10, 16h20, 21h10, 00h20 X-Men – O Início (M/12) - 12h40, 15h45, 18h45, 21h45, 00h35 A Árvore da Vida (M/12) - 13h50, 16h50, 20h50, 00h00 O Feitiço do Amor (M/12) - 15h20, 17h40, 20h00, 22h20, 00h45 Velocidade Furiosa 5 (M/12) - 15h10, 18h10, 21h35, 00h40 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h40, 16h10, 19h00, 21h40, 00h15

Maia Zon Lusomundo Maiashopping T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 14h00, 17h30, 21h00, 00h20 (6ªf. e Sáb.) O Panda Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 13h30, 15h50, 18h30 X-Men – O Início (M/12) - 21h20, 00h25 (6ªf. e Sáb.) A Ressaca - Parte II (M/16) - 13h40, 16h00, 18h40, 21h30, 00h30 (6ªf. e Sáb.) Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 14h20, 17h40, 21h10, 00h10 (6ªf. e Sáb.) Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h10, 16h10, 18h50, 21h40, 00h15 (6ªf. e Sáb.)

rtp 2 19:00 19:20 20:15 21:00 21:45 22:00 22:35 22:45 23:45

00:30 01:00

Hoje Olhar o Mundo Zig Zag National Geographic A Hora da Sorte Hoje Diário Câmara Clara Anatomia de Grey Vulcão da Islândia: A Proxima Erupção(Doc) Café Central Rockefeller 30 22:45 Anatomia de Grey Meredith está no limite devido às pressões na sua vida pessoal e profissional. Owen conduz entrevistas para o lugar de Chefe Residente.

17h40, 21h30, 00h30 O Castor (M/12) - 13h10, 15h20, 18h10, 21h35, 23h50 Transformers 3 (M/12) - 13h40, 17h00, 21h00, 00h25 A Professora Baldas (M/12) - 12h50, 15h10, 18h00, 21h40, 00h10

Porto Medeia Cine Estúdio do Campo Alegre T. 226 063 000 Polícia Sem Lei (M/12) 6ªfeira - 18h30, 22h00 O Nosso Natal (M/16) Sábado - 18h30, 22h00 Maria Madalena (M/12) Domingo – 18h30, 22h00 Histórias de Cabaret (M/16) 2ªfeira – 18h30, 22h00 Chelsea Hotel (M/12) 3ªfeira 18h30 / 4ª feira - 18h30, 22h00 Jules e Jim (M/16) 3ªfeira 22h00

Zon Lusomundo Dolce Vita Porto T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 17h00, 21h00, 00h35 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 13h40, 17h05, 20h35, 23h55 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h30 (Dom.), 13h10, 15h45, 18h15 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 21h40, 00h30 A Professora Baldas (M/12) - 13h20, 16h00, 18h40, 21h50, 00h25 A Ressaca – Parte II (M/16) 13h00, 15h50, 18h30, 21h20, 00h00 Piratas das

sic 10:00 13:00

Querida Júlia Primeiro Jornal

14:15 Alma Gémea 15:30 18:00 20:00 21:30 22:30 23:30 00:30 01:30

Boa Tarde Ti Ti Ti Jornal da Noite Peso Pesado - Diários Laços de Sangue Araguaia CSI Nova Iorque Investigação Criminal

tvi 10:15 13:00 14:00 17:00 18:30

20:00 21:30 22:45 23:30 00:30 02:30

00:30 CSI: Nova Iorque A equipa ajuda um dançarino a recordar os acontecimentos que antecederam a morte do seu namorado depois deste ganhar um valioso prémio.

Caraíbas 4 3D (M/12) - 14h00, 17h30, 20h50, 00h10 A Árvore da Vida (M/12) - 14h10, 17h20, 21h05, 00h20

V. Nova de Gaia Zon Lusomundo Gaiashopping T. 707 246 362 A Professora Baldas (M/12) - 14h20*, 16h50, 19h20, 21h55, 00h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h45*, 14h15, 16h10, 16h45, 18h40, 19h10, 21h20, 21h45, 00h10, 00h25 A Águia da Nona Legião (M/12) - 14h05*, 16h35, 19h05, 21h40, 00h20 Velocidade Furiosa 5 (M/12) 13h40*, 16h25, 19h15, 22h05, 00h50 Miral (M/12) - 14h10*, 16h40, 21h15, 00h00 Viagem a Portugal (M/12) - 19h15 Cliente de Risco (M/12) - 13h50*, 16h30, 19h10 Sem Identidade (M/12) - 21h50, 00h25 Empresta-me o Teu Namorado (M/12) - 13h45*, 16h20, 18h55, 21h30, 00h05 Piratas das Caraíbas 4 (M/12) - 15h15, 18h20, 21h25, 00h30 A Árvore da Vida (M/12) 15h35, 18h40, 21h45, 00h40 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 13h50*, 16h05, 18h40, 21h10 Sem Limites (M/12) - 00h00 X-Men – O Início (M/12) - 13h40*, 16h25, 19h15, 22h05, 00h50 Mentiras Entre Amigos (M/12) - 15h05, 18h15, 21h30, 00h40 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) -

Você na TV! Jornal da Uma A Tarde é Sua Agora é que Conta! Morangos com Açúcar VIII Vive o Teu Verão Jornal das 8 Remédio Santo Anjo Meu Sedução O Evento O Escritório VII 00:30 O Evento Sterling testa a lealdade de Simon. O presidente Martinez pede à senadora Lewis para encontrar o espião duplo remanescente na Casa Branca.

15h25, 18h30, 21h40, 00h45 Transformers 3 3D (M/12) - 15h10, 18h25, 21h40, 00h50 Transformers 3 (M/12) - 14h00*, 17h30, 21h20, 00h35 Nada a Declarar (M/12) - 13h55*, 16h25 Perigo Online (M/12) - 19h00, 21h40, 00h10 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 14h05*, 16h30, 18h50 O Panda do Kung Fu 2 3D v.o. (M/6) 21h15, 00h05 O Castor (M/12) - 14h15*, 16h40, 19h05, 21h25, 00h15 Rumo à Liberdade (M/12) 15h15, 18h15, 21h30, 00h25| *Domingo

Lisboa Castello Lopes Cinemas - Londres T. 707 220 220 Rumo à Liberdade (M/12) – 15h30, 18h30, 21h30, 00h15* A Árvore da Vida (M/12) – 15h45, 21h45, 00h20* O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) – 13h45, 19h00| *6ªf. e Sáb.

Cinemacity Campo Pequeno Praça de Touros T. 217 981 420 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h35, 13h35, 15h35, 17h35 O Panda do Kung Fu 2 3D v.o. (M/6) - 19h35 O Castor (M/12) - 21h35, 23h40 Transformers 3 3D (M/12) - 15h30, 18h30, 21h30, 21h50 (6ªf. e Sáb.), 00h30 Transformers 3 (M/12) - 13h30, 16h30, 17h45*, 21h10, 00h10 A Professora Baldas (M/12) -

O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h50 (Sáb., Dom.), 13h00, 15h30, 18h30 O Feitiço do Amor (M/12) - 21h10, 23h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h50, 16h30, 19h20, 22h00, 00h40 Transformers 3 3D (M/12) - 14h00, 17h20, 21h20, 00h45 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) 11h10 (Sáb., Dom.), 13h30, 15h50, 18h40 Empresta-Me O Teu Namorado (M/12) - 21h50, 00h35 Rumo à Liberdade (M/12) - 14h20,

21:30 Mentes Criminosas T.6 Ep.22

23:00 Masterchef Austrália

SONY TV 22:00 Mr. Sunshine T.1 Ep.8 22:25 Regras do Jogo T.2 Ep.8

FOX 19:56 Cleveland Show T.2 Ep.15 21:30 House T.7 Ep.1 23:10 Investigação Criminal: LA

FOX CRIME 20:49 CSI: Nova Iorque T.2 Ep.10 22:15 Lei & Ordem:

Unidade Especial T.11 Ep.16 23:00 Cops T.17 Ep.20

FOX LIFE 22:10 Donas de Casa Desesperadas 23:00 So You Think You Can Dance

13h40, 15h40, 17h30, 19h20, 22h00, 23h55 Alpha & Ómega v.p. (M/6) - 11h40 A Árvore da Vida (M/12) - 18h40 A Águia da Nona Legião (M/12) - 13h50, 16h20, 21h50***, 00h05*** O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 11h45, 13h45, 15h45, 17h45**, 19h45** X-Men - O Início (M/12) - 21h45, 00h15 Beastly - O Feitiço do Amor (M/12) - 14h00, 15h50, 17h40, 19h30, 21h55, 23h50 Rio v.p. (M/6) - 11h30 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 16h10 A Ressaca Parte II (M/16) - 14h10, 18h55, 21h40, 00h00 *Sáb., Dom. e Fer.; **Exc. Sáb., Dom. e Fer.; ***Exc. 6ªf. e Sáb.

Cinemacity Classic Alvalade T. 218 413 040 Winnie The Pooh (M/6) - 11h40 Viagem a Portugal (M/12) - 13h30, 15h05, 16h40, 18h15, 19h50, 21h30, 23h30* Quem Vai à Guerra (M/12) - 13h50, 16h15, 18h45, 21h35, 00h00* Alpha & Ómega v.p. (M/6) - 11h35 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) 13h25, 16h30, 21h20, 00h25* Rio v.p. (M/6) 11h30 Durante o Fim (M/12) - 15h10, 19h35 A Árvore da Vida (M/12) - 16h50, 21h40, 00h15* *6ªf., Sáb. e vesp. Fer.

Medeia Fonte Nova T. 217 145 088 O Panda do Kung Fu 2 3D (M/6) - 14h10 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 17h00, 19h30, 22h00 O Castor (M/12) - 14h20, 16h45, 21h45 A Árvore da Vida (M/12) - 19h00 Transformers 3 (M/12) - 14h30, 18h30, 21h30 O Atalho (M/12) - 13h40, 15h45, 17h50, 19h55, 22h00, 00h30* Hadewijch (M/16) - 14h15, 16h45, 19h15, 21h45, 00h00* A Árvore da Vida (M/12) - 13h30, 16h10, 18h50, 21h30, 00h15* *6ª, Sáb. e 2ªfeira

UCI Cinemas - El Corte Inglés T. 707 232 221

Transformers 3 centra-se em Sam que depois de acabar o seu curso universitário tenta encontrar um emprego. No entanto, esta sua tarefa é subitamente interrompida pelos Autobots que voltam a precisar da sua ajuda para salvar a Terra dos diabólicos planos dos Decepticons que desta vez são liderados por Shockwave, um dos maiores aliados de Megatron. Realização: Michael Bay Género: Acção/Aventura Com: Shia LaBeouf, John Malkovich, Josh Duhamel, Patrick Dempsey, Rosie Huntington-Whiteley

20:00 Style by Jury T.4 Ep.18

23:20 Memphis Beat T.1 Ep.4

Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) 13h15, 16h10, 19h05, 22h00 A Professora Baldas (M/12) - 13h30, 15h30, 17h30, 00h00 O Castor (M/12) - 19h30, 21h30 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 14h15 A Árvore da Vida (M/12) - 16h10, 18h50, 21h30, 00h15 Matar Para Viver (M/16) - 13h45, 15h45, 17h45, 19h45, 21h45, 00h30

“Transformers 3”

19:00 Mais Mulher T.2 Ep.39

22:26 Toda a Verdade T.1 Ep.4

Medeia Monumental T. 213 142 223

Zon Lusomundo Mar Shopping T. 707 246 362

Zon Lusomundo Norteshopping T. 707 246 362

AXN

Medeia King T. 213 142 223

Estreia

Matosinhos Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 17h00, 21h00, 00h20 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h30, 12h40, 15h00, 17h20, 19h30 X-Men – O Início (M/12) - 21h40, 00h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 12h30, 15h40, 18h20, 21h00, 00h00 A Professora Baldas (M/12) - 12h50, 15h20, 17h50, 20h10, 22h20, 00h45 A Árvore da Vida (M/12) - 13h50, 17h00, 20h40, 23h50 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 14h30 (Exc. 6ªf., Sáb. e Dom.), 17h30 (Exc. 6ªf., Sáb. e Dom.), 20h50 (Exc. 6ª, Sáb., Dom. e 3ªf.), 00h10 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h20, 16h15, 19h00, 21h50, 00h40

outros canais

Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) 11h30*, 14h05, 16h25, 19h00, 21h30, 23h55 Nada a Declarar (M/12) - 11h30*, 14h15, 16h45, 19h15, 21h55, 00h25 X-Men - O Início (M/12) 11h30*, 14h00, 16h35, 19h10, 21h45, 00h20 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 11h30*, 14h00, 16h45 A Ressaca - Parte II*** (M/16) 19h30, 21h45, 00h05 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h30*, 14h00, 16h00, 18h00 O Panda do Kung Fu 2 3D v.o. (M/6) - 20h00**, 22h00**, 00h00 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 11h30*, 15h00, 18h15, 21h20, 00h15 A Minha Versão do Amor (M/12) 11h30*, 14h00, 16h35, 19h15 Miral (M/12) 21h55, 00h25 O Castor (M/12) - 11h30*, 14h20, 16h50, 19h15, 21h50, 23h55 Transformers 3 3D (M/12) - 11h30*, 15h00, 18h00, 21h30, 00h20 A Águia da Nona Legião (M/12) - 11h30*, 14h10, 16h50, 19h20, 21h55, 00h30 Viagem a Portugal (M/12) - 11h30*, 14h15, 00h05 Pina 3D (M/6) - 16h25, 19h00, 21h35 A Professora Baldas (M/12) - 11h30*, 14h00, 16h00, 18h00, 20h00, 22h00, 00h05 Rumo à Liberdade (M/12) - 11h30*, 14h05, 16h40, 19h15, 21h50,

23:44 One Tree Hill T.7 Ep.10

TVC1 18:40 As Crónicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa 21:00 Como Treinares o Teu Dragão 22:40 Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo

HWD 23:20 Capitão Alatriste Na Espanha imperial, Alatriste procura a todo o custo defender a justiça quando regressa a Madrid, mas vê-se enredado nas intrigas da corte.

00h30 A Árvore da Vida (M/12) - 11h30*, 15h15, 18h15, 21h30, 00h15 *Dom., **Exc. 5ªf., ***Exc. 4ªf.

Zon Lusomundo Alvaláxia T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 16h50, 21h00, 00h20 Transformers 3 (M/12) - 13h50, 17h10, 21h10, 00h30 A Professora Baldas (M/12) - 13h40, 16h00, 18h20, 21h30, 00h05 Beastly – O Feitiço do Amor (M/12) - 14h10, 16h40, 19h00, 21h50, 00h15 A Águia da Nona Legião (M/12) - 21h45, 00h20 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Sáb. e Dom.), 13h20 (Exc 3ªf.), 15h40 (Exc. 3ªf.), 18h00 (Exc 3ªf.) O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 11h10 (Sáb. e Dom.), 14h00, 16h25, 18h40 X-Men – O Início (M/12) - 21h35, 00h25 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h30, 16h10, 18h50, 21h40, 00h05 Velocidade Furiosa 5 (M/12) - 21h25, 00h15 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h30, 16h20, 18h50, 21h20, 23h55 (6ªf. e Sáb.) O Castor (M/12) - 13h35, 15h50, 18h10, 21h55, 00h05 (6ªf. e Sáb.) Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 13h40, 17h00, 20h50, 00h00 (6ªf. e Sáb.) A Árvore da Vida (M/12) - 13h50, 17h20, 20h50, 23h50 (6ªf. e Sáb.)

Zon Lusomundo Amoreiras T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 13h50, 17h20, 21h00, 00h15 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 13h30, 16h10, 18h40 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 21h20 (Exc. 2ªf.), 23h50 A Ressaca – Parte II (M/16) 13h00, 15h40, 18h10, 21h40, 00h30 O Castor (M/12) - 13h10, 15h30, 19h00, 22h00, 00h20 A Árvore da Vida (M/12) - 13h40, 16h50, 20h30, 23h30 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 14h00, 17h40, 21h00, 00h10 Piratas das Caraíbas 4 (M/12) - 14h20, 17h00, 20h50, 23h50

Zon Lusomundo Colombo T. 707 246 362 Rumo à Liberdade (M/12) - 12h40, 15h35, 18h35, 21h30, 00h25 Beastly – O Feitiço do Amor (M/12) - 13h10, 15h25, 18h05, 21h15 (Exc. 3ªf.), 23h35, 00h00 (3ªf.) O Panda do Kung Fu v.p. (M/6) - 10h50 (Dom.), 13h05, 15h30, 17h55 A Águia da Nona Legião (M12) - 21h20, 23h55 Transformers 3 (M/12) - 12h45, 16h00, 20h45, 00h00, 00h15 (4ªf.) A Professora Baldas (M/12) - 13h15, 15h50, 18h10, 221h25, 23h40, 23h55 (3ªf.) Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) 13h20, 16h30, 21h00, 00h10 X-Men – O Início (M/12) - 12h50, 15h40, 18h30, 21h25, 00h25 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h30, 15h55, 18h25, 21h25, 00h20 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 21h05 (Exc. 3ª e 4ªf.), 23h45, 00h00 (3ª e 4ªf.) O Panda do Kung Fu 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 13h25, 15h45, 18h00 Transformers 3 3D (M/12) - 13h35, 17h50, 21h10, 00h30

Zon Lusomundo Vasco da Gama T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 14h00, 17h20, 21h00, 00h10 A Professora Baldas (M/12) 13h00, 15h20, 17h30, 19h40, 21h50, 00h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h20, 15h45, 18h20, 21h40, 00h00 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 21h15, 00h20 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Sáb. e Dom.), 13h30, 15h50, 18h10 X–Men – O Início (M/12) - 12h40, 15h35, 18h30, 21h30, 00h25 A Árvore da Vida (M/12) - 12h55, 16h10, 19h00, 22h00


www.readmetro.com

lazer

11

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

Street Fashion. Londres

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Purificar. Reverencia.

2. Difusão de fluidos através de paredes porosas ou pouco permeáveis. Pequena argola com que se enfeitam os dedos. 3. Palanque. Naquele lugar. 4. Unidade das medidas agrárias equivalentes ao decâmetro quadrado. Abertura na terra. Aquelas. 5. Instrumento de sopro, com bocal de palheta simples e orifícios como os da flauta. 6. Cobiçar. Que não se move. 7. Agitação. 8. A unidade. Guarnecer de asas. Serve-se de. 9. Incógnita. Fazer com esmero. 10. Ave palmípede, espécie de pato. Energia, génio (pop.). 11. Que tem muitos ramos. Que é de bronze.

Triste política...

O Jonas veste: “Ténis da Pointer, calças de veludo da Suit, camisa de flanela e óculos de uma loja de 2ª mão, chapéu da Urban Outfitters e mochila da Asos.” As suas influências: “Estou rodeado de gente cheia de estilo na universidade, daí a inspiração.”

•••••

Solução Cruzadas

Sudoku

Estilo universitário

Sudoku

2. Servir-se de. Alimento. 3. Fraco de corpo e de espírito. Designa carência ou ausência (prep.). 4. Relação. Rocha em fusão expelida pelos vulcões. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 5. Nome científico do açúcar de cana ou de beterraba. 6. Perito na descoberta das nascentes de águas. Rajada de estilo. 7. Que tem a forma de ovo. 8. Contr. da prep. em com o art. def. a. Planta apiácea conhecida por erva-doce. Nome da letra N. 9. Eia (interj.). Esvaziar. 10. Descrição. Ave cujo canto parece dizer o seu nome. 11. Aplane. Estendal.

Solução

MWN

Verticais 1. Dividir em lotes. Exercer tracção.

HORIZONTAIS: 1. Luir, Venera. 2. Osmose, Anel. 3. Tablado, Ali. 4. Are, Cova, As. 5. Clarinete. 6. Ciar, Fixo. 7. Polvorosa. 8. Um, Asar, Usa. 9. Xis, Esmerar. 10. Adem, Genica. 11. Ramoso, Eril. VERTICAIS: 1. Lotar, Puxar. 2. Usar, Comida. 3. Imbecil, Sem. 4. Rol, Lava, Mo. 5. Sacarose. 6. Vedor, Rasgo. 7. Oviforme. 8. Na, Anis, Ene. 9. Ena, Exaurir. 10. Relato, Saci. 11. Alise, Varal.

Jonas Raachou Wermuth, Estudante

Para o cidadão comum, a política é algo estranho que o confunde e indigna. [...] Compare-se o que foi dito pelo partido que agora está no governo, quando era oposição, há relativamente pouco tempo – não aceitava mais aumentos de impostos – com o que agora impõe aos portugueses. No lado oposto, quem aumentou os impostos a seu bel-prazer, vem agora dizer, como se fosse o salvador do mundo, que “este Governo está a começar muito mal”. Como cidadão e contribuinte pensava que os partidos existiam para defenderem os diversos extractos sociais com um comportamento coerente e honesto [...]. Triste política, tristes políticos. FERNANDO RALHA

PUB

Empresa da área de logística e implementação de campanhas publicitárias procura

COMERCIAIS/TÉCNICOS DE VENDAS Descrição do projecto: • Apresentação de produto em pontos de venda Horeca, com intuito de iniciar relações comerciais • Áreas de actuação: Braga/Porto Cidade/Grande Porto/Aveiro Lisboa Cidade e Algarve • Trabalho temporário, com início a 11 de Julho e término previsto no final de Agosto • Remuneração fixa, com componente variável em função da taxa de sucesso • Perspectiva de integração nos quadros da empresa. Perfil pretendido: • Jovem com capacidade de trabalho em equipa, entre 25 e 35 anos • Atitude comercial e positiva, com boa apresentação e flexibilidade no desempenho • Orientação para obtenção de resultados em função dos objectivos estabelecidos • Experiência anterior no relacionamento com pontos de venda (PDV’s) • Conhecimentos informáticos na óptica do utilizador.

Respostas para rh@fire.pt até dia 05 de Julho, entrevista a agendar até dia 07 de Julho


PUB


PUB

OURIVESARIA

OURO E ARTE

COMPRA OURO USADO JÓIAS * MOEDAS * PRATAS ANTIGUIDADES * RELÓGIOS * CAUTELAS DE PENHOR Aberto à hora de almoço Rua Sta. Catarina, 1546 (ao Marquês) - PORTO Telef.: 225 092 980 * 936 343 316 AVALIAÇÕES GRATUITAS

PAGO A DINHEIRO OURO - PRATA - JÓIAS - MOEDAS CAUTELAS - RELÓGIOS (pulso/bolso) PINTURA * AVALIAÇÕES * SIGILO * DOMICÍLIO A ÚNICA CASA COM AVALIADOR OFICIAL Rua de Cedofeita, 27, 1.º Frente (à Pr. Carlos Alberto) Tlm. 919 722 457 - 220 968 429 N.º VERDE: 800 916 314

PRECISA DE DINHEIRO? SOMOS O N.º 1 ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e nalidades diversas. Mesmo com alguns problemas bancários. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vários anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida! Ligue-nos já para:

96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade xa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€


PUB


www.readmetro.com

15

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

GETTY

O rei caiu, viva ‘Nole’ Djokovic bate Nadal e junta primeiro título de Wimbledon a inédita liderança do ranking Conquista na relva de Londres por 6-4, 6-1, 1-6 e 6-3 Sérvio ganha todos os confrontos directos com o espanhol em 2011 O sérvio Novak Djokovic deixou ontem evidente que é o melhor tenista da actualidade e conquistou pela primeira vez o torneio de Wimbledon, derrotando o vencedor de 2010, Rafael Nadal, a quem já virtualmente destronara da liderança do ranking ATP ao atingir a final. Pela primeira vez no topo do circuito masculino a partir de hoje, quebrando uma série de mais de 100 semanas com Nadal à frente da concorrência, “Nole” levou a melhor na relva londrina por 3-1, parciais de 6-4, 6-1, 1-6 e 6-3. Foi a quinta vitória consecutiva do sérvio sobre o espanhol em 2011, e o coroar de uma temporada quase imaculada, na qual o tenista de 24 anos foi

Jogadas

Hushovd veste amarela CICLISMO. O norueguês

Thor Hushovd é o novo camisola amarela da Volta à França após a sua equipa (Garmin) ter ganho o contra-relógio por equipas relativo à segunda tirada. Pior esteve a Saxo-Bank, equipa do favorito Contador. Ao terminar em oitavo fez com que o espanhol voltasse a perder tempo para o candidato Andy Schleck – já tem 1m38s de atraso.

Wimbledon

Vencedores nos anos zero. 2011 (N. Djokovic) 2008 e 2010 (R. Nadal) 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009 (R. Federer) 2002 (L. Hewitt) 2001 (G. Ivanisevic) 2000 (P. Sampras)

apenas derrotado em Roland Garros, por Federer. Nos festejos finais, já depois de se deitar de costas no “tapete” do All England Club com os braços erguidos para o céu, Djokovic arrancou um pedaço de relva e comeu-o – uma imagem que tanto diz

Confiança portuguesa

da vontade férrea que tinha em ganhar o troféu de Londres como da dificuldade que lhe foi colocada pelo seu adversário de Maiorca. Não que as duas primeiras partidas tenham sido muito complicadas para Djokovic: na primeira, na frente do marcador

por 5-4, aproveitou uma única hipótese para quebrar o serviço de Nadal e fechou a partida a seu favor; na segunda beneficiou de uma série de erros pouco comuns do rival esquerdino e também levou a melhor, desta feita por confortáveis 6-1. Com a habitual força mental que se lhe reconhece, Nadal fez “cara feia” e aproveitou um provável relaxamento de Djokovic para jogar o seu melhor ténis na terceira partida, que venceu igualmente por 6-1. Mas a resistência do espanhol cairia por relva ao quarto set. Djokovic, o novo rei do ténis mundial, confirmaria a supremacia face a Nadal e ergueu o apetecível troféu britânico R.A.C. de Grand Slam.

Neymar esteve discreto

Brasil desilude na estreia

3 sport

O Brasil não foi além de um nulo frente à Venezuela no arranque da sua participação na Copa América, a decorrer na Argentina. Chamado para a competição, o benfiquista Luisão não saiu do banco de suplentes.

Top/Flop

Rinaudo e Aguiar no Sporting Os médios Fabián Rinaudo e Luis Aguiar chegaram ontem a Lisboa para reforçar o plantel 2011/2012 do Sporting. Os dois atletas devem integrar o arranque dos trabalhos, marcado para hoje.

Canoagem A dupla portuguesa Fernando Pimenta e João Ribeiro conquistou ontem a medalha de bronze em K2 500 nos Europeus sub-23 de canoagem. Só este ano, Portugal já ganhou 18 medalhas.

Moto GP. Itália

ANDEBOL. O seleccionador

nacional de andebol, Mats Olsson, considera que Portugal deve assumir o favoritismo no grupo europeu de apuramento para o Mundial 2013, onde terá Turquia e Ucrânia como rivais. “Não tivemos muita sorte... Mas como somos número um do ranking, temos de assumir esse estatuto. É um grupo um pouco complicado, mas confio que podemos vencer e continuar em frente.”

Fenerbahçe O presidente do Fenerbahçe, Aziz Yildirim, foi detido para interrogatório no âmbito de uma investigação sobre a alegada viciação de resultados nos jogos da Liga turca 2010/2011.

3 Tiago Monteiro (SEAT Leon) foi respectivamente quarto e terceiro nas duas provas do Mundial de Turismo ontem disputadas no Circuito da Boavista, no Porto. Os resultados conquistados permitem ao piloto português recuperar o quarto lugar da geral.

Lorenzo passou muito da corrida na roda de Stoner, mas seria o primeiro a ver o xadrez GETTY

Lorenzo relança campeonato Uma brilhante ultrapassagem de Jorge Lorenzo a Casey Stoner, a seis voltas do fim do Grande Prémio da Itália, no circuito de Mugello, permitiu ao piloto espanhol da Yamaha vencer ontem pela segunda vez esta temporada, relançando a luta pelo título. Actual campeão do mundo, Lorenzo reduziu para 19 pontos a desvantagem sobre o líder Stoner, que acabaria a prova transalpina em terceiro.


PUB


20110704_pt_porto