20140307_br_metro santos

Page 8

+ ESPECIAL

|08|

SANTOS, SEXTA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2014 www.readmetro.com

{DIA DA MULHER}

A WEB

Maioria em sites de socialização on-line, mulheres provam que dá para fazer muito mais do que contatos na websfera

É TODA DELAS E

las dominam as redes sociais. Atraídas pela variedade de ferramentas e pela facilidade na hora da interação, cada vez mais mulheres compartilham conhecimento, se divertem, fazem compras e divulgam o trabalho ou um projeto cultural/social em mídias de relacionamento que colorem o ciberespaço. Pesquisas feitas nos Estados Unidos, pelo renomado Instituto Pew Research e o site Information is Beautiful, comprovam essa teoria ao apontar que de 17 grandes redes sociais, as mulheres despontam como maioria em 12. No Brasil, os dados mais recente são de 2012, em uma análise feita pela “Revista Galileu”, indicando que as mulheres correspondem a 58,7% dos acessos nas redes sociais. Quem faz parte das estatísticas e dá muito valor a isso é a maquiadora Adriana Cardillo, uma adepta do “boca a boca” moderno via internet. Após 18 anos trabalhando como assessora de comunicação, ela resolveu mudar de profissão e, para isso, faz uso das mídias. “Comecei divulgando apenas para os amigos, só que eles foram falando para outras pessoas e assim fui ficando conhecida e ganhando clientela”,diz. “Para mim,

Adriana: clientela garantida pela web

FOTOS: ANDRÉ PORTO/ METRO

MAIS CONECTADAS

A forte presença feminina nas redes sociais nada mais é do que uma representação moderna da habilidade delas de interagir com o próximo, buscar informações e querer saber mais sobre o que acontece no mundo e na vida dos conhecidos. De acordo com a psicóloga especialista em redes sociais, Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática da PUC-SP, essas ferramentas são muito válidas, mas desde que utilizadas de forma saudável. “Estar nas redes pode ajudar a ganhar qualidade de vida e lazer, além de facilitar o contato com a família que está longe, mas não deve prejudicar a vida real”, alerta a especialista. “O ideal é que a mulher saiba tirar proveito disso e use também para divulgar uma causa, vender o trabalho ou apenas para fazer novos amigos.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.