Page 1

O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, com garantia de manejo florestal responsável, pela Gráfica Moura Ltda.

MARATONA DE CINEMA FRANCÊS

FESTIVAL APRESENTA 15 FILMES, ENTRE ELES ‘FERRUGEM E OSSO’, COM MARION COTILLARD

PÁG. 11

BRASÍLIA Quinta-feira, 2 de maio de 2013 sunny snow rain Edição nº 244, ano 1

partly sunny

cloudy

sleet

thunder

part sunny/ showers

thunder showers

MÍN: 14°C MÁX: 27°C hazy

showers

www.readmetro.com | leitor.bsb@metrojornal.com.br | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrobsb

Demora do Legislativo abre espaço para tensão com STF Poderes em crise. Com o atraso na regulamentação de muitas leis aprovadas no Congresso, o Judiciário acaba sendo provocado a decidir temas que, normalmente, não seriam avaliados pela mais alta Corte. Comissão que analisará a situação tem até dezembro para se posicionar PÁG. 05

DIA DE DESCANSO

Brasilienses lotam área da Torre de TV no feriado PÁG. 06

Compra de capas de chuva derruba coronel da PM Governador decide suspender compra das peças para policiais e trocar comandante da PM PÁG. 06

Carro de Bia Figueiredo LEVI BIANCO/BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS

Tudo pronto para a Indy em São Paulo

RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR

“Xadrez gigante” foi um dos destaques nos festejos do Dia do Trabalho em Brasília | RICARDO MARQUES/METRO BRASÍLIA

Carros já estão sendo montados e pista recebe últimos ajustes PÁG. 17


1 FOCO

|02|

Dilma volta a pedir royalties para educação Trabalho. Em pronunciamento do 1º de maio, presidente anuncia nova proposta para destinar 100% dos recursos do petróleo para o setor Ausente das comemorações do 1ºde maio, a presidente Dilma Rousseff fez ontem um pronunciamento à nação para anunciar o envio ao Congresso de uma proposta que destina todos os recursos dos royalties para a educação. A medida provisória sobre o tema perde a validade no dia 16 e está suspensa depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu liminar contra a divisão dos recursos entre todos os Estados. “Só uma educação de qualidade pode garantir mais avanço para o emprego e para o salário”, citou Dilma, pedindo à população que pressione deputados e senadores para aprovar a nova proposta. A presidente também mencionou os avanços na área trabalhista. Citou que 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza e 40 milhões ascenderam à classe média. “Isso se deu por causa da valorização do salário mínimo, do recorde na geração de emprego e do ganho real em todas

Feliciano

‘Cura gay’ na pauta

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, deputado Marco Feliciano (PSCSP), incluiu na pauta de 8 de maio a discussão de um projeto de lei que propõe uma “cura para gays”. O texto prevê que psicólogos podem tratar a homossexualidade como doença.

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{BRASIL}

Dilma fez pronunciamento à nação | WILSON DIAS/ABR

3,9

milhões de empregos com carteira assinada foram criados no Brasil durante o governo Dilma Rousseff. as faixas salariais”, disse. Dilma citou que, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Brasil foi recordista em redução do desemprego, entre 2008 e 2012: 30%, com aumento real de salários

em 95% das categorias. “Tudo isso é bom, mas ainda é pouco. O Brasil precisa de uma grande revolução no ensino capaz de garantir o nosso futuro como nação líder e soberana no mundo”, afirmou. “Somente assim poderemos gritar do fundo do nosso coração: Brasil, pátria educadora”. Havia expectativa de anúncio da regulamentação da emenda das domésticas e da ampliação do Minha Casa Minha Vida, mas os estudos para o anúncio das medidas foram adiados. METRO BRASÍLIA

Local foi isolado para a perícia | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

Insegurança. Novo acidente faz obra ser embargada em Viracopos O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) interditou a área onde uma laje caiu e feriu 14 operários na noite desta terça-feira, nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. Os trabalhadores caíram de uma altura de 10 metros. Ontem foi a vez de o MPT (Ministério Público do Trabalho) vistoriar o local. As inspeções feitas pelos procuradores do MPT levaram cerca de duas horas e meia. “Vamos aguardar agora a perícia para apurar exatamente o que aconteceu”, disse o procurador Sílvio Breltaneli Neto. As perícias serão realizadas pela polícia, pelos bombeiros e também pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Ainda não se sabe se houve falha humana ou técnica. A área foi isolada após o acidente. Além do embargo parcial, algumas atividades também foram suspensas no local.

Este foi o segundo acidente em 40 dias. Entre os 14 feridos, uma vítima teve traumatismo craniano e torácico e foi encaminhada ao Hospital Mário Gatti. Para lá também foram mais quatro vítimas. Outro trabalhador foi levado ao Celso Pierro e três foram para o Ouro Verde. Ninguém corre risco de morte. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que o CCV (Consórcio Construtor Viracopos) prestou atendimento imediato aos operários, mobilizando equipes de segurança e socorro. Adiamento Em virtude dos acidentes, a concessionária também adiou a inauguração da nova sala de embarque do Aeroporto Internacional de Viracopos, que ocorreria hoje, às 15h. O local já está em funcionamento há um mês, segundo a concessionária, em caráter de teste. METRO CAMPINAS

No Rio, triatleta atropelado recebe homenagem A polícia do Rio de Janeiro divulgou ontem um vídeo que mostra o momento em que o triatleta Pedro Nikolay foi atropelado por um ônibus em Ipanema, na madrugada de terça-feira. O sinal estava verde na Avenida Vieira Souto. A perícia vai analisar se estava aberto para o ônibus, que entrou na avenida, ou para o ciclista. O motorista, Onofre Marques dos Santos, 59, foi in-

diciado por homicídio culposo. Todos os 18 mil motoristas da cidade farão cursos de reciclagem. Além do triatleta, outros dois ciclistas foram atropelados ontem. Alberto da Silveira Júnior, 40, foi atingido, pela manhã, quando pedalava para uma prova de natação. O motorista fugiu do local. O ciclista passou por exames radiológicos no hospital, e não

FALE COM A REDAÇÃO

leitor.bsb@metrojornal.com.br 061/3966-4610 COMERCIAL: 061/3966-4615

O jornal Metro circula em 23 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos e Campinas, somando mais de 480 mil exemplares diários.

foram constatadas fraturas. Durante a madrugada, um aspirante da PM também ficou ferido após ter sido atropelado. Nikolay foi cremado ontem. De manhã, amigos vestidos de preto saíram de bicicleta numa manifestação em sinal de luto pelo ciclista e em protesto contra a má educação no trânsito e a impunidade dos infratores. METRO RIO

Uma criança pinta a bicicleta de branco em protesto | BRUNO POPPE/FRAME/FOLHAPRESS

EXPEDIENTE

Metro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145). Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Tecnologia e Operações: Luiz Mendes Junior Gerente Executivo: Ricardo Adamo. Editor Chefe: Luiz Rivoiro. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Metro Brasília. Diretor-editor: Cláudio Humberto. Editor-Executivo: Lourenço Flores (MTB: 8075). Diagramação: Natalia Xavier. Gerente Executivo: Vandler Paiva Grupo Bandeirantes de Comunicação Brasília. Diretor Geral: Flávio Lara Resende.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: SBS Quadra.02 - Bloco "Q" - Ed. João Carlos Saad - 15º andar. Brasília-DF - Cep: 70070-120. O jornal Metro é impresso na Gráfica Moura.

Filiado ao


|04|

Política

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{BRASIL}

CLÁUDIO HUMBERTO WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR

MINISTRA IMITA DILMA E VIRA TEMIDA GESTORA DO PAC

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS

BATATA QUENTE Henrique Alves reclama que a bomba – capitaneada pelos mensaleiros petistas João Paulo Cunha e José Genoino – caiu no colo dele.

CAPITAL DE RISCO A diretora da Escola da Advocacia-Geral da União, Juliana Sahione, gosta do risco: indicada ao cargo por dois ex-diretores acusados de corrupção, é assessorada pelo ex-adjunto da AGU Weber Holanda.

“Não existe e nós não podemos contribuir para que ela exista” RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE DO SENADO, SOBRE A SUPOSTA “CRISE ENTRE OS PODERES”

FORA DE FOCO Todo cuidado é pouco: a Presidência da República pretende gastar até R$ 196 mil este ano com 49 mil metros quadrados dos “alambrados disciplinadores” para manter o povo longe de autoridades, em Brasília.

TOMANDO PÉ Miriam Belchior, ministra do Planejamento | ELZA FIÚZA/ABR

Áspera com subordinados, a ministra Miriam Belchior (Planejamento), gestora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), faz a amiga Dilma parecer uma lady. Assessores têm até medo físico dela, com seu porte de segurança de autoridade. Não poupa ninguém dos seus esculachos. Como ministra dos Transportes de fato, um dos alvos prediletos das broncas é o general Jorge Fraxe, diretor-geral do DNIT.

Diferente do antecessor Wagner Bittencourt, que nunca aparecia, o ministro Moreira Franco (Aviação Civil), frequenta a sede da Infraero, em Brasília. Toma pé da situação do setor, que, aliás, é dramática.

TRAIÇÕES

QUEM DÁ ORDENS O general Fraxe, claro, faz a maior pose de milico exigente diante de assessores, mas Mirian Belchior o enquadra com suas broncas.

NEM NO QUARTEL “Em toda a carreira na caserna, o general Fraxe certamente não ouviu de superiores tantos gritos”, relata um espantado diretor da autarquia.

SIAMESAS Petistas que conhecem Dilma Rousseff e Miriam Belchior há muito tempo garantem que o jeito estúpido de ser aproximou as duas.

FAMA INSTANTÂNEA O “soçiólogo” petista Emir Sader vive dias de glória em Cuba com a publicação no jornal Granma de artigo sobre o Foro de São Paulo.

HENRIQUE ADOTA MEDIDA PARA EVITAR AS RASTEIRAS Após o PT aprovar na calada da noite, na Comissão de Constituição e Justiça, projeto que tenta subjugar decisões da Suprema Corte ao Congresso, o presidente da Câmara, Henrique Alves, vai propor resolução à Mesa Diretora estabelecendo quórum mínimo para votar Proposta de Emenda Constitucional na CCJ e em comissões especiais. Foi surpreendido pela manobra do PT mensaleiro para retaliar o STF.

SÓ COM QUORUM

André Puccinelli, governador do Mato Grosso do Sul | ELZA FIÚZA/ABR

Lideranças do PT sustentam que o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), promete apoiar a reeleição de Dilma só para não perder verbas públicas, mas, na hora agá, apoiará a oposição.

UNÂNIME Favorito do governador Jaques Wagner para disputar sua sucessão na Bahia, o nome do secretário Rui Costa (Casa Civil) também agrada a oposição. Ele mal conseguiu votos para suplente de vereador em 2012.

A ‘NETINHA’ DE ACM

NOVO FICHA-LIMPA Grupos contra o programa nuclear coletam assinaturas contra novas usinas para desmontar as atuais. “As empresas saem da Europa para vender quinquilharias no Brasil”, diz Chico Whitaker, líder da iniciativa.

CIRCUNSTÂNCIA SEM POMPA O ex-presidente José Sarney é tão comedido quanto FHC nas viagens internacionais: levará apenas um assessor na viagem aos EUA, em maio. Lula leva pelo menos o triplo. Um deles tradutor, claro.

RODOVIÁRIA

Elaborada por Bernardo Santana (PR-MG), a resolução prevê que a votação de PEC seja nominal, como acontece atualmente no Plenário.

Descartado na corrida ao governo paulista em 2014 pelo PT, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) foi rebaixado nas viagens com Dilma mundo afora, dividindo com ela as vaias em Campo Grande.

ESPERTEZA

BURRADA

O PT aproveitou que havia meia dúzia de gatos-pingados na comissão para aprovar, de forma simbólica, a PEC que amordaça o STF.

PODER SEM PUDOR

A trapalhada do projeto subjugando o STF foi tamanha que a expressão deveria mudar para: “Vai dar com os Nazarenos n’água”.

ACM e José Serra nunca se bicaram, mas o relacionamento azedou de vez quando o velho senador passou mal e se internou para exames, em São Paulo. O médico Bernardino Tranquesi, amigo de Serra, convenceu-o a visitar ACM. “Você é ministro da Saúde e São Paulo, o seu Estado.” Serra foi. Ao entrar no quarto de ACM, apresentou-se à jovem que abriu

a porta e perguntou: - Olá, você é a netinha do senador? Ela apenas sorriu e, voltando-se para ACM, entregou, divertida: - Ele perguntou se eu sou sua netinha... Serra gelou e ACM fechou a cara: era a advogada baiana Adriana Barreto. Ela e o senador depois romperiam relações ruidosamente.


BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{BRASIL}

|05|◊◊

Crise é motivada por paralisia Choque de poderes. Demora do Congresso em regulamentar leis leva o STF a tomar decisões para dar respostas a demandas da sociedade. Situação é apontada como foco das divergências A tensa relação entre o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal) está instalada devido à demora de deputados e senadores em regulamentarem leis. Sem entrar em vigor, muitas interpretações são seguidas a partir de decisões da Justiça - o que fundamenta a crítica dos parlamentares de interferência entre os poderes. Os ministros da Corte justificam que só agem quando são provocados e, para que os temas não se tornem repetitivos, são editadas súmulas vinculantes, que precisam de Mensalão

Termina prazo para apresentar recursos no STF As defesas dos 25 condenados no julgamento do mensalão têm até o fim da tarde de hoje para questionar a sentença do Supremo Tribunal Federal. Os recursos precisam ser julgados em plenário antes que a pena comece a ser cumprida. METRO BRASÍLIA Mensalão 2

Marcos Valério pede novo julgamento Apontado como operador do mensalão, o empresário entrou com recursos pedindo o direito a um novo julgamento e à redução de pena, fixada pelos ministros em 40 anos de prisão. METRO BRASÍLIA Novo partido

Rede descumpre meta de abril e segue ameaçada A candidatura à Presidência da República de Marina Silva continua em risco. O partido Rede Sustentabilidade só tem 200 mil assinaturas - menos da metade no mínimo para ser registrado no TSE. A nova previsão é conseguir o apoio de 500 mil eleitores até junho. METRO BRASÍLIA

“A meu ver, o Judiciário, poder nomeado e que não é eleito, está substituindo com muita frequência o papel do Legislativo, quando a previsão constitucional diz que ele deve ser o guardião da Carta Magna.” NARAZENO FONTELES, DEPUTADO (PT-PI), AUTOR DA PEC QUE RESTRINGE A ATUAÇÃO DO STF

voto favorável de sete dos 11 ministros e são seguidas por toda a Justiça. A polêmica criada pela Emenda Constitucional que limita os poderes do STF trouxe mais um elemento para a divergências. O Congresso se comprometeu a arquivá-la

para diminuir a tensão e responderá administrativamente. Foi criada a Comissão Mista de Consolidação das Leis e Regulamentação da Constituição, dedicada a atualizar as leis brasileiras, com previsão de apresentar conclusões até dezembro. METRO BRASÍLIA

32

súmulas vinculantes já foram editadas pelo Supremo Tribunal Federal desde que foram instituídas, em 2007.

180

mil dispositivos de leis, de decretos e de portarias aguardam regulamentação no Congresso Nacional.

Ações Veja algumas decisões tomadas pelo STF por falta de regulamentação de leis. • Aborto de anencéfalos. A interrupção da gravidez de fetos com malformação do cérebro deixou de ser considerada um crime. • Direito de greve. Os protestos organizados pelos servidores públicos deverão respeitar regras fixadas para o setor privado. • União de homossexuais. Os direitos de união estável previstos no Código Civil foram estendidos para

casais do mesmo sexo. • Fidelidade partidária. O mandato parlamentar pertence ao partido e não ao político. • Células-tronco. As pesquisas científicas que usam células-tronco embrionárias não violam o direito à vida. • Marcha da maconha. As manifestações favoráveis à descriminalização das drogas foram permitidas, desde que não façam apologia ao consumo.


|06|

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{BRASÍLIA

Famílias lotaram o gramado da Torre de TV para participar das atividades oferecidas, que iam de pintura de rosto até exames de saúde | RICARDO MARQUES / METRO BRASÍLIA

Descanso no Dia do Trabalho Feriado. Trabalhadores de todo o DF se reuniram em locais como a Torre de TV e o Parque da Cidade para aproveitar o 1º de maio O feriado de sol convidou os brasilienses a sair de casa para aproveitar a programação comemorativa. Na Torre de TV, famílias de todo o DF reuniram-se para a Festa do Trabalhador, organizada pelo SESC. No local, atividades esportivas e de recreação divertiram os participantes. Tinha pista de skate, jogos de basquete e futebol e até disputa de peteca. O dia foi animado por shows do Patubatê e de Heverton e Heverson, entre outros. A família de Wilson Lopes, 20, chegou logo no início da manhã. Ele, a namorada e a irmã se interessaram pelo jogo de xadrez em tabuleiro gigante. “Foi muito legal. Além de ser um momento de interação com a família, a gente fez novas amizades”, disse. O grupo também participou das oficinas de criação e arte. “Nosso objetivo é mesmo Evento

Elefante Branco promove feira de qualificação O Centro de Ensino Médio Elefante Branco promove hoje uma grande feira para apresentar oportunidades de qualificação profissional para os estudantes de ensino médio. A feira batizada de Dia do Futuro Trabalhador será realizada das 18h30 às 22h30 na própria escola, localizada na 908 Sul. METRO BRASÍLIA

Passeios ao ar livre foram os preferidos

27ºC

o feriado de sol forte e temperaturas altas animou a população a sair de casa. dar oportunidade para quem trabalha o ano todo desfrutar de um dia especial”, afirmou Guilherme Reinecken, um dos organizadores do evento. A expectativa era de que 20 mil pessoas passasem pelo local até o encerramento do evento, marcado para aàs 19h, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília. Mesmo com tantas atrações diferentes, Romeo Rocha, 2, queria mesmo era aprender a soltar pipa. “Vim por ele. Aqui ele logo fez amiguinhos e já comprei pipa para eles e tudo”, disse o pai de Romeu, Aldenor Rocha. METRO BRASÍLIA Voluntários

Educação procura alfabetizadores A Secretaria de Educação seleciona voluntários para atuar como alfabetizadores, tradutores e intérpretes de Libras e coordenadores para o programa de alfabetização de adultos. As inscrições vão até 17 de maio nas regionais de Ensino. O trabalho será desempenhado entre junho e setembro deste ano. Os interessados têm acesso ao edital no site da SEDF. METRO BRASÍLIA

Primeira vez: Romeo aprendeu com o pai a soltar pipa | RICARDO MARQUES / METRO BRASÍLIA

Legislativa

Projeto da Copa espera assinatura de Agnelo A lei distrital que regulamenta os acordos firmados pelas cidades-sede com a Fifa segue agora para a sanção do governador Agnelo Queiroz. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na terçafeira, com 16 votos favoráveis e oito ausências. METRO

Os programas familiares foram mesmo os mais populares neste 1º de maio. Além da Festa do Trabalhador na Torre de TV, os brasilienses contaram com outras opções. Na Água Mineral, as filas começaram cedo e, às 11h, a lotação já havia sido alcançada. No Parque da Cidade, os estacionamentos e as pistas de corrida também estavam cheios. Havia fila até para usar os aparelhos de alongamento e os brinquedos do parque Ana Lídia. No estacionamento do Estádio de Sobradinho, foi organizada a 2ª Jornada Cultural do Trabalhador. A festa contou com vários shows, entre eles o do ex-vocalista do Exaltassamba Péricles. METRO BRASÍLIA

Capas de chuva que PM ‘usaria’ na seca derrubam coronel Na lista de compras da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo causou escândalo um item: sugeria-se um investimento de R$ 5,3 milhões em dinheiro público para compra de capas de chuva para os policiais. O problema? Os eventos ocorrerão em plena seca. Ontem o governador Agnelo Queiroz colocou um ponto final na polêmica ao

17

mil capas de chuva seriam compradas a cerca de R$ 311 cada. suspender a compra e pedir que a Secretaria de Transparência investigasse a licitação. Além disso, trocou o comando da corporação. O coronel Joziel de Melo Freire, atual secretário-adjunto da Secretaria

de Segurança Pública, substituirá o coronel Suamy Santana. A PMDF “errou ao listar o produto entre aqueles adquiridos com vistas à Copa do Mundo, realizada em período climático seco”, afirmou, em nota, o governador. A PMDF argumenta que as capas de chuva que possui hoje já estão desgastadas e que as aquisições ficariam como legado dos jogos para a corporação. METRO BRASÍLIA


|08|

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{ECONOMIA}

Entrega de declarações atrasadas começa hoje IR. Receita Federal reabre sistema para receber a declaração de quem perdeu o prazo. Multa mínima será de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido. Cerca de R$ 12 bilhões serão restituídos neste ano A Receita Federal libera novamente hoje, a partir das 8h, o sistema de recepção das declarações de Imposto de Renda para os atrasados acertarem suas contas com o Leão. O prazo para a entrega terminou na terça-feira. Por conta do Dia do Trabalho, ontem, o sistema não estava disponível. Quem perdeu o prazo terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, no entanto, pode aumentar com a demora na entrega para até 20% do imposto devido. “O contribuinte deve fazer a declaração o quanto antes, pois a multa por atraso é de 1% ao mês sobre o imposto devido”, disse o supervisor nacional do IRPF, Joaquim Adir. Para declarar o IR, o contribuinte deve baixar os pro-

gramas de preenchimento e de envio do documento, o Receitanet. Ambos são encontrados no site www.receita.fazenda.gov.br. Após enviar a declaração, o contribuinte terá de imprimir o Darf para pagar a multa. Quem tem imposto a pagar também deve gerar o Darf para da primeira parcela (ou única), que vence em 31 de maio. Restituição A Receita já recebeu neste ano 26.034.621 declarações. Em 2012, foram 25,2 milhões de documentos. Serão restituídos cerca de R$ 12 bilhões em IR neste ano. O primeiro lote estará disponível em 17 de junho. METRO

ACERTO DE CONTAS COM O LEÃO

Entrega fora do prazo

QUEM É OBRIGADO A DECLARAR Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 24.556,65 Recebeu acima de R$ 40 mil em rendimentos isentos não tributáveis ou tributados apenas na fonte Teve a posse ou propriedade, em 31 de dezembro, de bens ou direitos acima de R$ 300 mil

Obteve ganho de capital na venda de bens e direitos sujeitos ao IR Realizou operações em Bolsas de Valores, de Mercadorias, de Futuros e assemelhadas Teve receita bruta de atividade rural acima de R$ 122.783,25 Passou, em qualquer mês, à condição de residente no país e estava nessa situação em 31 de dezembro

$%

MULTA POR ATRASO

1% ao mês

calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo de 20% do tributo

Tecnologia. Galaxy S 4 chega ao país em maio O Galaxy S 4, celular de topo de linha da Samsung, chegará ao Sudeste e a Brasília em 8 de maio a R$ 2.399 (versão 3G) e R$ 2.499 (versão 4G). As outras regiões do Brasil receberão o aparelho em 16 de maio, segundo informou ontem a Samsung. Os aparelhos serão produzidos nas fábricas da empresa em Campinas e Manaus. No país, a Samsung só venderá o modelo com 16 Gbytes. METRO

RESTITUIÇÃO SOMA R$ 12 BI Calendário de pagamento

1º lote 2º lote 3º lote 4º lote 5º lote 6º lote 7º lote

17 de junho 15 de julho 15 de agosto 16 de setembro 15 de outubro 18 de novembro 16 de dezembro

FONTE: RECEITA FEDERAL

Aparelho custará a partir de R$ 2.499 | DIVULGAÇÃO

Carros. Com uma alta mensal de 29%, vendas batem recorde

Público assiste a shows no dia 1º de maio em SP |

LEVI BIANCO/FOLHAPRESS

Renda. Ministro rejeita proposta de criação de gatilho para salários O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, rejeitou ontem a proposta feita pelo deputado Federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, de indexar os salários à inflação. “Aceitar a história de um gatilho seria aceitar que estamos relaxando no combate à inflação. Não é verdade”, disse em ato de quatro centrais sindicais, em São Paulo. Para Paulinho a proposta visa a recuperar as perdas nos salários em razão

da alta inflacionária. A proposta, no entanto, não foi adotada por todas as entidades. “As categorias vão convocar suas assembleias a partir de amanhã [hoje] e vão incluir na pauta essa questão”, informou. A pauta unificada de reivindicações incluiu temas como o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho. A presidente Dilma Rousseff deve se reunir, em uma mesa de negociação, com as centrais no próximo dia 14 de maio. METRO

As vendas de 316.613 unidades de carros e comerciais leves significam novo recorde no ano e o melhor abril da história do mercado automobilístico brasileiro, segundo dados revelados pela Agência Autoinforme. As vendas cresceram 17,8% em relação a março, quando foram vendidas 268.770 unidades, e 29,3% em relação a abril do ano passado. Naquele mês foram vendidos apenas 244.853 carros e comerciais leves. Acumulado em alta O dado mais significativo apurado foi o aumento no acumulado do ano. No primeiro quadrimestre o setor vendeu 1.104.483, o que significa um aumento de 8,5% sobre o primeiro quadrimestre de do ano passado. No primeiro trimestre de 2013, as vendas diárias chegaram a uma média de 13.335 unidades. Em abril, essa média saltou para 14.392, mostrando que o setor segue aquecido. METRO


|10| Protestos do 1º de Maio

1

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{MUNDO}

1 . MURAD SEZER/REUTERS 2 . FABRIZIO BENSCH/REUTERS 3. TOBY MELVILLE/REUTERS 4. JON NAZCA/REUTERS 5. CHERYL RAVELO/REUTERS 6. IVAN ALVARADO/REUTERS

Polícia prende três por ligação com ataque Boston. Amigos do Tsarnaev caçula tentaram ajudá-lo ocultando provas da confecção das bombas. Dois cúmplices são do Cazaquistão e um é norte-americano

2 5

3 4

A polícia americana prendeu três jovens por envolvimento no atentado de Boston. Dois colegas e um amigo de Dzhokhar Tsarnaev, 19, o acusado de plantar as bombas, foram indiciados por “obstruir a Justiça” e dar falso testemunho. Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev, ambos de 19 anos, são do Cazaquistão e estudavam na mesma classe de Tsarnaev na Universidade de Massachusetts em Dartmouth. O terceiro indiciado é o norte-americano Robel Phillipos, que foi acusado de dar declarações mentirosas aos investigadores. De acordo as autoridades, os três amigos se encontraram no apartamento de Tsarnaev pouco depois de o FBI divulgar as fotos dos suspeitos, ainda sem a identificação. Um dos colegas teria trocado mensagens de celular com Tsarnaev. O acusado teria debochado do fato de se parecer com um dos jovens procurados e teria avisado: “É melhor não

CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS

1 - Na Turquia, trabalhadores entraram em confronto com a polícia, que usou jatos d’água e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão; 2 - Em Berlim, na Alemanha, manifestantes escalaram prédio; 3 - Em Londres, os ingleses fizeram marcha contra as políticas de austeridade da União Europeia; 4 - Espanhóis, afetados por uma taxa de desemprego de 27%, protestaram em 80 cidades do país; 5 - Nas Filipinas, trabalhadores queimaram boneco do presidente Benigno Aquino; 6 - Em Santiago, no Chile, também houve confronto entre a polícia e os manifestantes.

escrever para mim”. Os amigos encontraram no apartamento uma mochila com fogos de artifício esvaziados e um pote de vaselina. Pensando em “evitar problemas” para Tsarnaev, os cazaquistaneses jogaram o material no lixo, juntamente com um laptop. O trio se apresentou à

Justiça ainda ontem. O advogado de Dias Kadyrbayev disse que seu cliente negou as acusações. Dzhokhar Tsarnaev segue internado, se recuperando de ferimentos a bala. O corpo de Tamerlan, irmão de Dzhokhar e co-autor do atentado, ainda não foi reclamado pela família. METRO

FBI/DIVULGAÇÃO

Amigos acharam fogos de artifício esvaziados

Menino mata irmã com arma que ganhou de aniversário Deputado Julio Borges foi um dos feridos

6

Dzhokhar Tsarnaev (à dir.) posa ao lado dos colegas cazaquistaneses, em Nova York | FBI/DIVULGAÇÃO

Venezuela. Após socos, troca de acusações Um dia depois de deputados trocarem socos dentro da Assembleia Nacional da Venezuela, o governo e a oposição trocaram acusações sobre a responsabilidade pela violência. O chavista Diosdado Cabello, presidente da Casa, disse que os parlamentares Julio Borges e Ismael García provocaram as agressões. A MUD (Mesa da Unidade Democrática, principal coalizão opositora), denunciou “um virtual golpe de Estado” contra o Legislativo. METRO

Um menino de 5 anos matou acidentalmente a irmã de 2, com um tiro de uma arma que ele havia ganhado de aniversário. O disparo ocorreu na terça-feira, em Burkesville, no Estado americano de Kentucky. Segundo Gary WhiNa Praça São Pedro

te, médico legista da região, o garoto ganhou um “modelo para crianças” de um rifle calibre 22, em novembro. A arma ficava na sala e, conforme o médico, a família não havia percebido que estava carregada até o momento do disparo. A mãe Bolívia

das crianças limpava a casa quando houve o acidente. Os Estados Unidos vivem uma intensa polêmica sobre o porte de armas. No mês passado, o Senado derrubou a proposta que previa um aumento do controle da venda dos artefatos. METRO Itália

Papa condena trabalho escravo

Morales expulsa agência dos EUA

Ministra é alvo de insultos racistas

O papa Francisco fez um apelo pela justiça social. Lembrando o desabamento de um edifício em Bangladesh (no qual 400 trabalhadores morreram), o pontífice chamou a atenção para o salário das vítimas: 38 euros por mês. “Isso é trabalho escravo”, criticou. METRO

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou a expulsão da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, por “interferência em assuntos internos”. Morales também anunciou o aumento do salário dos funcionários públicos, ele próprio incluído. METRO

O governo italiano autorizou a abertura de um inquérito para investigar sites fascistas, depois que a nomeação da primeira ministra negra do país desencadeou manifestações racistas. Cecile Kyenge, ministra da Integração, foi chamada de “macaca congolesa”. METRO


BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{CULTURA}

|11|◊◊

2 CULTURA CineCAL

História do Brasil

Atriz interpreta treinadora de baleias que sofre acidente | DIVULGAÇÃO

Cotillard em papel indigesto Cinema francês. Premiada com Oscar, atriz comenta ‘Ferrugem e Osso’, atração do Festival Varilux, que começa amanhã em Brasília Em “Ferrugem e Osso”, atração do 12º Festival Varilux de Cinema Francês, que começa amanhã em Brasília, Marion Cotillard faz uma performance emocionante como uma treinadora de baleias que perde a perna após um acidente de trabalho. O maior desafio, porém, não foi encarnar uma amputada, mas conhecer Marineland – o parque aquático francês onde se passa a trama. “No primeiro dia, assisti ao show e achei horrível”, lembra. “Quando acabou, meu treinador me perguntou se eu havia gostado. Disse: ‘Não, odiei, mas não quero ser desrespeitosa com você’.” Muito do desconforto de Cotillard a lembra de outro filme, “Procurando Nemo”, e as consequências de sua popularidade. “Houve uma explosão de vendas de peixes-palhaços após o filme. Isso foi algo que não pude entender”, afirma ela. “A história diz para não pôr aqueles peixes em aquários, e é exatamente o que aconteceu.” “Ferrugem e Osso” não foi apenas um desafio ético para Cotillard, mas também físico. As cenas em que sua personagem vai ao mar para tentar reaprender a con-

Especial

Evento terá 15 filmes em 38 cidades O já tradicional festival vai exibir títulos recentes da produção francesa, de 3/5 a 9/5, nos cinemas Cine Cultura Liberty Mall e Espaço Itaú de Cinema CasaPark. Serão 15 filmes exibidos em 44 cidades além de Brasília. Entre os destaques estão “Camille Claudel”, de Bruno Dumont; “Adeus, Minha Rainha”, de Benoît Jacquot; e “A datilógrafa”, de Régis Roinsard. Estrelam os filmes Juliette Binoche, Régis Roinsard e Romain Duris. Veja a programação em varilux cinefrances.com. METRO fiar em suas habilidades a marcou de maneira bem negativa. “Uma água-viva me pegou. Cara, como queima! E não deixei ninguém fazer xixi em mim para deixar a sensação passar.” NED EHRBAR

METRO INTERNACIONAL

Colorida, exótica, variada: bem-vindo à Ásia! A exposição “Namastê - Retratos Índia Nepal”, que ocupa a partir de hoje o Sesc da 504 Sul, é um festival de diversidade. Os rostos retratados pelos fotógrafos Arthur Monteiro e Isabela Lyrio na Índia e no Nepal entalham força, serenidade e a variedade cultural típicas da região. | ISABELA LYRIO/DIVULGAÇÃO

Em maio, a Casa da Cultura da América Latina (SCS, quadra 4) exibirá, em filmes, um pouco da história do Brasil. Grátis. Informações: 3321-5811.


|12|

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{CULTURA}

O Projeto Ocupação Funarte inicia amanhã uma série de espetáculos, oficinas e debates que irão mostrar como o teatro tem cruzado fronteiras entre as artes. Com o objetivo de estudar novas possibilidades, a organização espera público de 80 mil pessoas até novembro. Confira alguns destaques da programação. NANA QUEIROZ

1

‘Sexton’. Direção de Rodrigo Fischer Uma boa oportunidade para quem não conseguiu ingressos para esse excelente espetáculo, que passou por uma temporada concorridíssima no CCBB. Em outubro.

2

Fanta Konaté. Com Troupe Djembedon A bailarina e cantora da Guiné é a única atração internacional da programação. A Troupe a acompanha, ilustrando as canções com recursos multimídia. Em julho.

1 3

3

4

2 É teatro, é circo, é dança, é arte

‘Obsessão’. Da Companhia Quem é Esse Cara?

A montagem foi indicada ao Prêmio Shell 2012 nas categorias melhor autor e diretor. O texto da peça nasceu em um site colaborativo chamado Drama Diário. Em setembro.

4

‘De paetês’ e ‘O Baile’. Da Trupe de Argonautas

A companhia, que mistura circo, dança e teatro, é uma das representantes de Brasília. A primeira peça conta história de personagens insólitas de um bordel e a segunda trata de um encontro casual entre seis pessoas. Em junho.

5

6

5

6

O espetáculo mescla teatro e literatura ao fazer uma adaptação da obra homônima de Clarice Lispector, de 1973. A peça abre a programação no sábado, às 20h.

A companhia carioca produz espetáculos de dança inclusivos. Em julho, a equipe realizará shows e uma série de workshops sobre manifestação artística para cadeirantes.

Água Viva’. Da Rosa dos Ventos Artes do Imaginário

‘Tessitura’. Da Cia. Holos de Dança


|14|

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{VARIEDADES}

Facebook perde amigos

Os invasores

Carro amassado

Cruzadas

Concorrência. Novos aplicativos fazem usuários perderem interesse na rede social O Facebook surgiu como uma praça pública digital, onde era possível reencontrar amigos de infância, compartilhar fotos e pensamentos com os amigos. Depois, as empresas descobriram a rede social, e criaram seus perfis. Em pouco tempo, a linha do tempo dos usuários estava muito povoada e, quem não entrava com frequência, não conseguia acompanhar as novidades dos amigos, que são muitos. Mas, segundo a consultoria Socialbakers, nos últimos três meses a empresa de Mark Zckerberg tem perdido espaço em lugares como Japão (16,23%), Coreia do Sul (12,6%), Rússia (7,66%), Estados Unidos (3,79%), França (1,98%), Espanha (1,98%), Canadá (1,98%), Reino Unido (0,33%) e Alemanha (0,33%). No total, o Facebook soma uma perda de 12,6 milhões de usuários. Por outro lado, os mercados em que ele mais se desenvolve são, sobretudo, Brasil, Índia, Indonésia e México. Mesmo com a difusão

dos smartphones e o acesso rápido às redes sociais, a fuga de “amigos” é vista pelos especialistas como uma razão do declínio do império do Facebook, que hoje tem 1 bilhão de usuários. No começo, a plataforma do Facebook para celular não satisfez os usuários, que não queriam perder tempo com fotos que não carregavam e janela de bate-papo que travavam. Há mesmo uma inveja virtual da vida extraordinária que muitas pessoas alegam ter no Facebook, e, que, nem sempre é verdade. Isso tudo aliado ao aparecimento de novos aplicativos, sobretudo com ênfase na imagem como o Instagram – que foi adquirido pelo Facebook por US$ 1 bilhão em 2012 - ou de mensagens instantâneas, que podem ser facilmente acessadas pelo celular, como o caso do WhatsApp – que o Facebook tentou comprar sem sucesso -, tem diminuindo o interesse dos usuários desses grandes mercados pela rede social.

Leitor fala

Estacionar no Setor Comercial Sul é uma coisa complicada. Passo quase uma hora dando voltas e voltas para poder parar na vaga. A pior parte, no entanto, é chegar e ver seu carro todo batido. Tem gente que não teve a mesma paciência que você, para na fila dupla, e ainda por cima bate no seu carro. Meu carro tem apenas cinco anos de uso, mas quem olha para ele não diz isso. Parece mais uma lata velha, cheio de amassados, arranhões, falhas na pintura. E ainda por cima é raro quem bateu deixar um telefone para o contato. O prejuízo fica com mesmo com a gente, que é organizado e para no lugar certo. OSMAR ARAÚJO - VILA PLANALTO (DF)

Dia do Trabalho Para mim, toda semana poderia ter um feriado como esse. As pessoas ficam mais dispostas, trabalham com mais gosto, além disso, têm mais tempo para ficar com a família. Eu mesma passo pouco tempo com meus filhos, temos mais o final de semana juntos. É em ocasiões assim que damos mais valor à família. ANA JÚLIA MEDEIROS - TAGUATINGA (DF)

Metro Pergunta

Qual foi o seu programa para aproveitar o feriado do Dia do Trabalho? Sudoku

Siga o Metro no Twitter: @jornal_metrobsb

@babieslari

Acordei cedo e fui pedalar no parque. Dia ensolarado, nada melhor do que aproveitar a natureza ! @rayssadalben

Todos os outros dias normais, a gente trabalha. Então, no Dia do Trabalho, a gente descansa em casa!

METRO

@ByMoruscfr

JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGESIMAGES

Filhos e netos em casa com viola e um bom churrasco. Nada melhor para o feriado...

Metro web Para falar com a redação:

leitor.bsb@metrojornal.com.br Participe também no Facebook:

Mark Zuckerberg apresentou as estatísticas do Facebook

Horóscopo

www.facebook.com/metrojornal

www.estrelaguia.com.br

Está escrito nas estrelas

Restauração da ordem e possíveis ganhos ao final de disputas acirradas. Procure cuidar mais da sua imagem pública. Não deixe ela ser manchada pela oposição.

Jogos de interesses e boas possibilidades de ter que digladiar com pessoas que são tão fortes quando você mesmo. Hoje os acordos podem ser mais positivos.

Está na hora de materializar tudo o que você tem feito. Não há porque relaxar e deixar as coisas como estão. Recolha o que é seu e saia bem da situação.

Novas oportunidades para você estudar, aprender coisas novas e realizar negócios que sejam mais vantajosos para você. Procure ficar mais atento às notícias.

Praticidade e coragem para enfrentar quem estiver querendo tirar farinha do seu pirão. Saiba ser correto e justo com as pessoas sem perder nada com isso.

Espere que as pessoas resolvam as diferenças delas. Não vai adiantar muito interferir e nem tomar decisões importantes neste momento. Aguarde um pouco.

Chega de muitas ideias e pouca coisa concreta na sua vida. Está na hora de ser mais disciplinado e focado no que realmente interessa à você e ao seu bolso.

Período de expansão e possíveis ganhos ou vantagens ao intermediar divergências entre as pessoas. Hoje a sua presença pode estar sendo muito requisitada.

Muito estresse vindo dos parceiros. Você vai precisar ter muita calma para deixar tudo equilibrado. Tente ser imparcial para que as pessoas lhe respeitem.

Dia de entreveros e desconfianças no trabalho. Procure se harmonizar com as pessoas para evitar brigas e futuras inimizades. Tenha muita paciência com todos.

Evite sair de cena sem levar os seus louros. Você pode até não se interessar tanto em ganhar mais, mas também não é para desprezar tudo o que foi conquistado.

Bons acordos e parcerias poderão chegar até as suas mãos. Pessoas descontentes com a situação atual poderão lhe procurar para se tornarem suas novas aliadas.


3 ESPORTE

|16|

Boca derrota o ‘apagado’ Corinthians Em La Bombonera. Atual campeão da Libertadores, Alvinegro joga mal e sofre derrota magra para a tradicional equipe argentina O Corinthians jogou mal, recuado e sem criatividade no reencontro com o Boca Juniors, adversário da final da Taça Libertadores de 2012, que teve final feliz para os brasileiros. Desta vez, os times se enfrentaram pelas oitavas de final da competição, e os argentinos largaram na frente com a vitória por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante Blandi, aos 13 minutos da segunda etapa. O jogo de volta está marcado para 15 de maio, no Pacaembu, às 22h. Diferentemente do que vinha apresentando no torneio e também no Campeonato Paulista, o Alvinegro do Parque São Jorge não fez uma boa apresentação, oferecendo pouco perigo aos xeneizes. A melhor oportunidade do time do técnico Tite foi um arremate na trave do atacante Guerrero. O Boca Juniors, por sua vez, criou inúmeras chances, apoiado pelo seu fanático torcedor. METRO

Taça Libertadores

Oitavas de final

São Paulo e Atlético-MG voltam a se enfrentar no Morumbi, desta vez pelas oitavas de final, às 20h15. No Equador, o desfalcado Fluminense visita o Emelec, às 22h30.

x SÃO PAULO

ATLÉTICO-MG

x EMELEC

FLUMINENSE

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

{ESPORTE}

O experiente meia Renato fez os dois gols da vitória do Flamengo sobre o Campinense, de virada, por 2 a 1, pela segunda fase da Copa do Brasil. O resultado foi insuficiente para o time carioca evitar o segundo jogo, que será disputado em 15 de maio, em local a ser definido. Jogando no estádio Amigão, o Rubro-Negro carioca fez uma partida melhor que o Campinense e teve calma para reverter o placar. Botafogo encara o CRB Focado na disputa da final da Taça Rio contra o Fluminense, no domingo, o Botafogo mandou uma equipe reserva para enfrentar no CRB, em Alagoas, às 19h30. O único titular será o goleiro Jefferson.

12 CAMPINENSE •

FLAMENGO

Gols. Jeferson Maranhão, aos 5, e Renato, aos 27 minutos do 1º tempo. Renato, aos 14 minutos do 2º tempo.

“Temos um grupo forte, coisa que o Botafogo não tinha. Se você ver o time que pega o CRB, muitos já foram titulares”, disse o arqueiro. O Glorioso deve ir a campo com Jefferson; Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Renato, Gegê, Andrezinho e Vitinho; Bruno Mendes. METRO

Paulinho recebe a marcação em La Bombonera | LEO LA VALLE/FRAME/ FOLHA PRESS

1 0 • •

Orión; Marín , Caruzzo, Burdisso e Clemente Rodríguez; Somoza, Erbes (Bravo ), Erviti (Ledesma ) e Sánchez Miño; Martínez e Blandi (Magallán). Técnico: Carlos Bianchi

BOCA JUNIORS

Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf (Douglas) e Paulinho; Romarinho (Alexandre Pato), Emerson e Danilo (Jorge Henrique); Guerrero. Técnico: Tite

CORINTHIANS

Gols. Blandi, aos 13 minutos do segundo tempo Estádio. La Bombonera, em Buenos Aires-ARG

Léo Moura em ação contra o Campinense | LEONARDO SILVA/VIPCOMM

Candangão. Em Porto Alegre. Cris Tudo igual volta a ser expulso na Arena, mas Grêmio vence no Abadião O Grêmio sofreu, mas largou na frente na disputa por uma vaga nas quartas de final da Taça Libertadores, contra o Independiente Santa Fé-COL, ontem, em Porto Alegre. Com gols de Vargas e Fernando, o Tricolor venceu por 2 a 1. Omar Pérez marcou para os visitantes. A equipe gaúcha estava desfalcada de Zé Roberto, seu principal jogador, e do treinador Vanderlei Luxemburgo, suspenso por seis jogos. Depois de sair na frente, o Grêmio levou o gol de empate após um pênalti cometido pelo zagueiro Cris, que voltou a prejudicar o clube em jogos na Arena – também foi expulso contra o Fluminense. Fernando, porém, evitou o pior para os brasileiros. METRO

Copa do Brasil. Flamengo vence o Campinense, mas não evita o segundo jogo

11

CEILÂNDIA

Vargas abriu o placar na Arena | LUCAS UEBEL/GRÊMIO F.B.P.A

21 GRÊMIO

SANTA FÉ

BRASILIENSE

Ceilândia e Brasiliense empataram em 1 a 1 no primeiro jogo da decisão da Taça Mané Garrincha, o 2º turno do Campeonato Candango. O Jacaré saiu na frente com gol do atacante Rodrigo Tiuí aos 23 minutos do 2º tempo. O Gato Preto conquistou a igualdade no Abadião com Clécio, aos 34 minutos. Um novo empate dá o título do turno para o Brasiliense. Os times voltam a se enfrentar no sábado às 17h, no estádio Serejão. METRO

No Rio. Cruzeiro derrota o Resende

12 RESENDE

CRUZEIRO

O Cruzeiro foi até Volta Redonda encarar o Resende pela segunda rodada da Copa do Brasil e conquistou uma vitória por 2 a 1. Os gols foram marcados por Éverton Ribeiro e Nilton, para o time mineiro, e Guto, para os cariocas. O resultado faz com que as equipes se enfrentem novamente, em 22 de maio, no Mineirão. Quem avançar vai encarar o Atlético-GO, que bateu o Cianorte-PR. METRO

No Arruda. Santa Cruz segura o Inter em casa

00 SANTA CRUZ INTERNACIONAL

Santa Cruz e Internacional se enfrentaram no estádio do Arruda, em Recife. Diferentemente da 1ª fase da Copa do Brasil quando eliminou o Rio Branco, o Colorado não jogou bem e empatou em 0 a 0. Agora, os times voltam a jogar em 15 de maio, no estádio Centenário, no Rio Grande do Sul, palco da decisão da Taça Farroupilha, domingo, às 16h, entre o time do técnico Dunga e o Juventude. METRO


BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013 www.readmetro.com

Anhembi pronto 1 para receber a Indy Cenas

{ESPORTE}

1 . GUSTAVO EPIFÂNIO/FOTOARENA 2 . GUSTAVO EPIFÂNIO/FOTOARENA 3 . LEVI BIANCO/BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS

2

Tudo certo. Sambódromo já está arrumado para receber as máquinas neste fim de semana O Anhembi está praticamente pronto para receber a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. A prova será disputada neste domingo, com largada às 12h30. Desde março foram feitas obras de melhoria no circuito. As ondulações nos 4.081 metros de extensão da pista foram eliminadas e o sistema de drenagem foi aperfeiçoado. Além disso, obras de acabamento como pinturas das faixas foram concluídas. A expectativa é de que 60 mil pessoas acompanhem a corrida, que é a quarta etapa da Indy neste ano.

São esperados 60 mil expectadores | GUSTAVO EPIFÂNIO/FOTOARENA

Corrida de R$ 80 milhões Sediada no Anhembi pelo quarto ano seguido, a Itai-

pava São Paulo Indy 300 Nestlé deve movimentar R$ 80 milhões para a cidade. Segundo a SPTuris, órgão que centraliza as informações sobre o segmento na cidade, a edição de 2012 da prova foi vista ao vivo por 60 mil pessoas durante os dois dias de evento e teve esse valor computado. Em média, cada visitante gasta cerca de R$ 1.240 durante a estada na capital (alimentação, hospedagem, compras, alimentação, transporte e lazer). Do público do ano passado, 99,2% eram brasileiros, sendo 58,4% paulistanos, 13,3% moradores da Grande São Paulo, e 28,3% de outras cidades.

|17|◊◊

3

1 2 3

Acabamento. Retoque na pintura

Operários dão reforço na pintura do circuito, que recebe a quarta etapa da Indy neste domingo. METRO

Segurança. Grades no lugar

As cercas de proteção do circuito do Anhembi já estão fixadas no Sambódromo. METRO

Máquinas. Na garagem

Os treinos da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé ocorrem no sábado. Os carros já chegaram. METRO

METRO

Na Espanha. Alemães NBB. UniCeub/BRB voltam a atropelar o Barça empata série em Brasília O Bayern de Munique atropelou o Barcelona em pleno Camp Nou e carimbou a vaga para a decisão da Uefa Champions League, contra o Borussia Dortmund, em 25 de maio, no estádio de Wembley, na Inglaterra. O confronto alemão é inédito no torneio. Com gols de Robben, Piqué (contra) e Thomas Müller, os alemães venceram por 3 a

03 BARCELONA

BAYERN

0 e somaram um incrível placar agregado de 7 a 0 (somando a goleada por 4 a 0 no jogo de ida em Munique). METRO Nezinho anotou 25 dos 100 pontos de sua equipe | RICARDO MARQUES/METRO BRASÍLIA

Instalação concluída Cerca de 60 profissionais trabalharam na instalação do gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O primeiro eventoteste na nova arena será em 18 de maio, no segundo jogo da final do Campeonato Brasiliense | RICARDO MARQUES/METRO BRASÍLIA

Robben abriu o placar na Catalunha | DAVID RAMOS/GETTY IMAGES

A derrota sofrida para o São José no primeiro jogo das quartas de final do Novo Basquete Brasil parece ter sido um acidente de percurso para o UniCeub/BRB. Ontem, os brasilienses empataram a série com uma vitória convicente no ginásio Nilson Nelson por 100 a 79. O pivô Paulão Prestes con-

quistou o duplo-duplo, com 16 pontos e 14 rebotes. Nezinho também se destacou, com 25 pontos, o cestinha da partida. O time de José Vidal construiu a vantagem no primeiro tempo, evitando uma possível reação do adversário. As equipes voltam a quadra na sexta-feira, no Nilson Nelson, às 21h. METRO


BRASÍLIA - QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013


20130502_br_brasilia