Issuu on Google+

O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

CELSO PUPO/FOTOARENA/FOLHAPRESS

Seedorf, Márcio Azevedo e Fellype Gabriel comemoram no Engenhão

Seedorf comanda a virada Fogão vence o Resende por 4 a 2 e segue líder

NAS ASAS DA EMOÇÃO INDICADO AO OSCAR, DENZEL WASHINGTON HOMENAGEIA AMIGO EM ‘O VOO’ PÁG. 14

PÁG. 16

RIO DE JANEIRO Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 Edição nº 577, ano 3 MÍN: 20°C MÁX: 33°C partly

cloudy

sleet

thunder

part sunny/

thunder

showers sunny showers www.readmetro.com | leitor.rj@metrojornal.com.br | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj sunny

hazy

snow

windy

showers

PELOS PODERES DE ODIN CAR NA VAL2013

rain

CAR NA VAL2013

CAR NA 2013 2013 da Tijuca, Campeão do Carnaval com aVAL Unidos

Paulo Barros quer surpreender a Sapucaí com enredo sobre Thor e a Alemanha PÁGS. 02 E 03 Centro, hoje, só de transporte coletivo

PÁG. 04

PRF não vai dar trégua a quem beber e dirigir

PÁG. 08

RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR

O carnavalesco Paulo Barros e a rainha de bateria Juliana Alves levam a empolgação da Unidos da Tijuca ao Sambódromo no domingo: escola será a terceira a desfilar no Grupo Especial | BRUNA PRADO/ METRO RIO

Revolta segue nas ruas da Tunísia

Presos ordenaram ataques em SC Delegado admite envolvimento de presidiários. Em oito dias, 30 ônibus foram queimados PÁG. 10

Ônibus foram incendiados | MARCELO CAMARGO/ABR

Alimentos puxam alta da inflação

Pelo segundo dia consecutivo, protestos IPCA de janeiro subiu 0,86%, maior nível para o mês desde 2003. Só o tomam a capital. Todas as centrais sindicais convocaram greve geral PÁG. 12 tomate aumentou 26% PÁG. 12


1 FOCO

02

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

FOCO

G. R. E. S. INOCENTES DE BELFORD ROXO

DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS

Desfile: domingo, às 21h20 Samba-enredo: “As sete confluências do Rio Han” Carnavalesco: Wagner Gonçalves Rainha da Bateria: Lucilene Caetano Escola da Baixada promete mostrar o lado moderno da Coreia e vai cantar um samba emotivo para comover a Sapucaí.

“Será minha estreia e a da escola também. Estou muito ansiosa.” LUCILENE CAETANO, RAINHA DA BATERIA THIAGO RIBEIRO/FUTURA PRESS

SALGUEIRO

Paulo Barros e a nova rainha Juliana da Unidos da Tijuca

Seg

Sap

Desfile: domingo, às 22h05 Samba-enredo: “Fama” Carnavalesco: Renato Lage e Márcia Lage Rainha da Bateria: Viviane Araújo (foto) Escola da Tijuca vai apostar nas celebridades e na sua bateria “Furiosa” para conquistar o segundo título em cinco anos.

“Nosso dever foi cumprido e quem errar menos vai ganhar.” REGINA CELI, PRESIDENTE DIVULGAÇÃO/RIOTUR

UNIDOS DA TIJUCA Desfile: domingo, às 23h10 Samba-enredo: “Desceu num raio é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada” Carnavalesco: Paulo Barros Rainha da Bateria: Juliana Alves A atual campeã confia na criatividade do carnavalesco Paulo Barros para ganhar o bi.

“A responsabilidade é grande, mas a preparação da escola foi boa.” JULIANA ALVES, RAINHA DA BATERIA

UNIÃO DA ILHA Série A

Começa hoje

As escolas da Série A (antigo Grupos de Acesso A e B) começam a se apresentar hoje, às 21h no Sambódromo. O Império Serrano, da rainha de bateria Quitéria Chagas, será a quarta escola a se apresentar amanhã.

O Metro deixará de ser publicado durante o Carnaval, voltando a circular normalmente na quinta-feira, dia 14.

BRUNA PRADO/METRO RIO

MOCIDADE LUIZ GOMES/FUTURA PRESS

Desfile: domingo, à 0h15 Samba-enredo: “Vinicius no Plural. Paixão, Poesia e Carnaval” Carnavalesco: Alex de Souza Rainha da Bateria: Bruna Bruno Escola vai contar a história do poeta e antigo morador do bairro Vinicius de Moraes em um dos únicos enredos sem patrocínio.

Desfile: domingo, à 1h20 Samba-enredo: “Eu vou de Mocidade com o samba e Rock in Rio – Por um mundo melhor” Carnavalesco: Alexandre Louzada Rainha da Bateria: Camila Silva Agremiação de Padre Miguel promete misturar rock e samba para agitar a Avenida.

“Teremos coreografias e teatro para contar a vida do poeta.”

“Evandro Mesquita vai tocar guitarra no nosso desfile.”

ALEX DE SOUZA, CARNAVALESCO

ANDREZINHO, COORDENADOR DE BATERIA

FALE COM A REDAÇÃO leitor.rj@metrojornal.com.br /- COMERCIAL: /-

O jornal Metro circula em  países e tem alcance diário superior a  milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos e Campinas, somando mais de  mil exemplares diários.

EXPEDIENTE Metro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: .). Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: .). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa. Editor Chefe: Luiz Rivoiro. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Gerente Executivo: Ricardo Adamo. Metro Rio de Janeiro. Editora-Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: .) Editora de Arte: Cláudia Lorena. Gerente Comercial: Janaína Orlani. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ. Diretor Geral: Daruiz Paranhos. Diretor de Jornalismo: Rodolfo Schneider. Diretor Comercial: Tuffy Habib.

LUIZ GOMES/FUTURA PRESS

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: 021/2586-9570. O jornal Metro Rio é impresso pela News Technology Gráfica e Editora Ltda. A tiragem e distribuição desta edição de . exemplares são auditadas pela BDO.


RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

FOCO

gredos da

pucaí

SÃO CLEMENTE

LUIZ GOMES/FUTURA PRESS

Desfile: segunda, às 21h Samba-enredo: “Horário Nobre” Carnavalesco: Fábio Ricardo Rainha da Bateria: Bruna Almeida Sambistas de Botafogo lembram folhetins de sucesso para tentar levar para casa o caneco do grupo especial.

“O brasileiro tem três paixões: futebol, Carnaval e novela.” FÁBIO RICARDO, CARNAVALESCO

Vai começar! Escolas preparam últimos detalhes para apresentação do Grupo Especial

Com a crise financeira que assola a maioria das escolas, a espontaneidade ficou um pouco de lado no desfile do Grupo Especial, que começa domingo (a Série A abre hoje as apresentações). Para reforçar os cofres, dez das 12 agremiações apresentam enredos patrocinados. As únicas que ficaram de fora da ajudinha extra, e passam por dificuldades financeiras, são União da Ilha e Portela. Esta e a Mangueira, as mais tradicionais do Rio, além da falta de dinheiro, também enfrentam crise política. Resultado: sofreram durante a preparação e as alegorias de-

03

MANGUEIRA

moraram a ficar prontas. Esses fatores deixam as escolas distante das favoritas. Quem deve brigar pelo título, de novo, é a atual campeã Unidos da Tijuca. Com enredo sobre a Alemanha, promete mais uma vez surpreender o público. “Vamos romper preconceitos, desfazer imagens cristalizadas. Quero que as pessoas se divirtam”, afirma o carnavalesco Paulo Barros. Ontem à tarde, os Bombeiros realizaram vistoria no Sambódromo. Foram colocados extintores de incêndio, mangueiras e algumas saídas das arquibancadas foram desobstruídas. METRO RIO

Desfile: segunda, às 22h05 Samba-enredo: “Cuiabá – Um paraíso no centro da América!” Carnavalesco: Cid Carvalho Rainha da Bateria: Gracyanne Barbosa (foto) A Estação Primeira viaja ao Brasil Central para falar sobre as belezas de Cuiabá.

“A gente trabalhou duro e foi criticado. Mas o reconhecimento chegou.”

BEIJA-FLOR Desfile: segunda, às 23h10 Samba-enredo: “Os condutores da alegria numa fantástica viagem aos reinos da folia” Carnavalesco: Fran Sérgio Ubiratan Silva e comissão de Carnaval. Rainha da Bateria: Rayssa Oliveira Neguinho da Beija-Flor (foto) vai cantar o enredo sobre uma espécie de cavalo.

“Graças ao dorso do cavalo o homem pode evoluir.”

IVO MEIRELLES, PRESIDENTE FRAN SÉRGIO, CARNAVALESCO

GRANDE RIO

BRUNA PRADO/METRO RIO

Na TV

• Rede Bandeirantes. A Band irá transmitir o Carnaval 2013 direto de Salvador, na Bahia; e de Recife e Olinda, em Pernambuco. A cobertura vai até a madrugada da Quarta-Feira de Cinzas. A transmissão será comandada por Patrícia Maldonado, Betinho, Rita

Batista, Téo José, Nadja Haddad, Mônica Apor e Eduardo Moura. • Rede Globo. Pela primeira vez, a emissora transmite, para o Estado do Rio, os desfiles das escolas de samba da Série A. Hoje, a transmissão começa após o “Globo Repórter” e amanhã, depois do “BBB 13”. Os desfiles do Grupo Especial, domingo e segunda, são após o reality show.

Transporte Saiba como ir e voltar dos desfiles. • De ônibus. No setor ímpar, haverá pontos nas avenidas Henrique Valadares (destino Centro), Presidente Vargas (zonas norte e oeste) e na rua do Riachuelo (zona sul). A estação Central do metrô, que vai funcionar 24h, é a melhor opção. No setor par, os pontos ficam na av.

Paulo de Frontin (zona sul e Centro) e na Presidente Vargas (zonas norte e oeste). As estações mais próximas do metrô são Praça XI e Estácio. • De táxi. Taxistas terão acesso ao entorno só para desembarque até 22h. Após, só poderão pegar passageiros na rua do Riachuelo (lado ímpar) e no Largo do Estácio (par).

FÁBIO TEIXEIRA/FOLHAPRESS

Informações para quem prefere acompanhar tudo sem sair do sofá.

BRUNA PRADO/METRO RIO

Desfile: segunda, à 0h15 Samba-enredo: “Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro sem disputa... contra a injustiça, em defesa do Rio” Carnavalesco: Roberto Szaniecki Rainha da Bateria: Carla Prata Agremiação da Baixada vai tentar explicar a polêmica da verba dos royalties.

“Vamos explicar os royalties e como eles chegam às pessoas.” ROBERTO SZANIECKI, CARNAVALESCO

IMPERATRIZ Desfile: segunda, à 1h20 Samba-enredo: “Pará - O Muiraquitã do Brasil” Carnavalesco: Cahê Rodriguês, Mário e Kaká Monteiro Rainha da Bateria: Cris Viana (foto) Escola de Ramos quer recuperar a hegemonia com enredo sobre Pará.

“Vamos guardar as surpresas para a hora da verdade.” NOCA, MESTRE DE BATERIA

VILA ISABEL

FUCA BURGOS/FUTURA PRESS

PORTELA

ADRIANO ISHIBASHI/FRAME/FOLHAPRESS

Desfile: segunda, às 02h25 Samba-enredo: “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um” Carnavalesco: Rosa Magalhães Rainha da Bateria: Sabrina Sato (foto) Escola da terra de Noel Rosa cantará samba de Arlindo Cruz e André Diniz.

“Cantar nosso bairro: esse será o combustível que vamos usar para botar fogo no Sambódromo.”

“O enredo é fácil, todo mundo tem noção sobre agricultura.”

MARCELO JACOB, MESTRE DE HARMONIA

ROSA MAGALHÃES, CARNAVALESCA

DIVULGAÇÃO

Desfile: domingo, às 2h25 Samba-enredo: “Madureira... o meu coração se deixou levar” Carnavalesco: Paulo Menezes Rainha da Bateria: Patrícia Nery As águias vão contar a história do de Madureira, bairro que abriga a escola Azul e Branca.


04

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

FOCO

Prefeitura quer diminuir fluxo de carros pela metade CAR NA VAL2013

CAR NA VAL2013

2013

CAR NA VAL2013

Trânsito. Está proibido o estacionamento em 29 ruas do Centro hoje. Presidente Vargas sofre interdições para passagem de carros alegóricos

rlos io Ca ntôn s. A Pre Av.

vil Pública a própria Riotur; o Secretário de Turismo e Diretor Presidente, Paulo Rocha Villela; o diretor administrativo e financeiro, Américo da Costa Borges; a L21 Participações Ltda., seu sócio majoritário, Luis André Buono Calainho e a Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes S/A. A ação é um desdobramento do inquérito que investiga a regularidade do emprego de verbas públicas no Carnaval carioca. METRO RIO

co Bran

A 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cidadania da Capital obteve decisão judicial que bloqueou parte dos bens do presidente da Riotur, Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello, no valor equivalente a R$ 2,2 milhões. A medida foi requerida em Ação Civil Pública por improbidade administrativa, que investiga a aplicação de verbas públicas em um evento particular. Além do presidente da Riotur, são réus na Ação Ci-

uai

Riotur. MP mantém bens de presidente bloqueados

zia Lu a t an r. S

Agenda dos blocos Vai começar a festa! Confira alguns dos blocos para se divertir pelas ruas cariocas. • Embaixadores da Folia Na avenida Rio Branco com a Presidente Vargas, Centro. Hoje, às 19h.

Simpatia homenageará Vinicius

ESTACIONAMENTO PROIBIDO

g Para

pela alegria do carioca”, disse o presidente Pedro Ernesto. No domingo, é a vez do Simpatia é Quase Amor lotar a orla de Ipanema com um samba em homenagem a Vinicius de Moraes. “Faremos essa homenagem ao “poetinha” com muitas surpresas. Convidamos o Toquinho, teremos paradinhas, violões, cavaquinhos... Será de arrepiar”, revelou Dodô Brandão, diretor do Simpatia. METRO RIO

Será proibido o estacionamento no quadrilátero entre as avenidas Rio Branco, Primeiro de Março, Presidente Antônio Carlos e as ruas Santa Luzia e Alfândega.

a do

O Cordão da Bola Preta completa 95 Carnavais neste sábado e promete levar uma multidão de 2,5 milhões de pessoas às ruas do Centro. Nem problemas financeiros, como a dívida de R$ 2,8 milhões devido à falta de pagamento do condomínio da antiga sede, desanimam. “Temos hoje mais de dois milhões de foliões apoiando o Bola Preta. É uma grande força para nós que trabalhamos

ile do Ch ública p e R . av

úblic

Clássicos das multidões

rioca

r. da Ca

ep av. R

tário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório. Desde os primeiros minutos de hoje, 15 vias serão interditadas no entorno do Sambódromo, para os desfiles do Grupo de Ouro. A avenida

ega

lfând

A r. da

io av. R

CARLOS ROBERTO OSÓRIO, SECRETÁRIO

rgas

s. Va

re av. P

sos

“Quem vier ao Centro deve deixar o carro em casa. O estacionamento está proibido em 29 ruas da região.”

Metrô O cartão temático que dá direito a cinco viagens está sendo vendido a R$ 15, em 20 estações: Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado, Ipanema/ General Osório São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Cinelândia, Glória, Flamengo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Coelho Neto, Irajá, Vicente de Carvalho e Maria da Graça. Os táxis começam a rodar com bandeira 2 a partir das 18h de hoje. METRO RIO

ESTACIONAMENTO PROIBIDO NO CENTRO al etr im Per rço Ma de iro me Pr i

Presidente Vargas amanhecerá com a pista central interditada no sentido zona norte, para estocagem dos carros alegóricos. Às 11h, a pista central no sentido Candelária também será fechada.

as av. P

Quem precisar se dirigir ao Centro de carro hoje encontrará 820 vagas de estacionamento fechadas em um quadrilátero delimitado pela avenida Rio Branco, rua Santa Luzia, avenida Presidente Antônio Carlos, avenida Primeiro de Março e rua da Alfândega. A proibição continua até o fim do Carnaval. Para diminuir o tráfego de veículos na região, a prefeitura decretou ponto facultativo hoje pede para que as pessoas usem o transporte coletivo. De preferência, trem ou metrô, porque os ônibus também terão dificuldades para trafegar e terão trajetos modificados. “Em nossas simulações, percebemos que é necessária uma redução de 50% do número de veículos para que suportar adequadamente as mudanças”, explicou O secre-

• Rola Preguiçosa - Tarda mas não falha Na avenida Epitácio Pessoa, esquina com a rua Maria Quitéria, Ipanema. Hoje, às 20h.

• Carmelitas Na ladeira de Santa Tereza com rua Dias de Barros, Santa Tereza. Hoje, às 13h • Cordão do Bola Preta Na Cinelândia, Centro. Amanhã, às 9h. • Multibloco Na rua Mem de Sá, Lapa. Amanhã, às 11h. • Banda de Ipanema Na rua Gomes Carneiro, Ipanema. Amanhã, às 16h.

• Simpatia é Quase Amor Na Praça General Osório, Ipanema. Domingo, às 16h. • Bloco Cru Na Praça 15, Centro. Segunda, às 18h. • Sargento Pimenta No Aterro, Flamengo. Segunda, às 15h. • Orquestra Voadora Na pista do Aterro (em frente ao Hotel Novo Mundo), Flamengo. Terça, às 14h.

| PUBLIUS VERGILIUS/DIVULGAÇÃO

Popular. Samba no Terreirão Grandes bambas fazem a festa no Terreirão do Samba, na Praça 11, até o dia 16. Dudu Nobre, Belo, Arlindo Cruz, Bom Gosto e Marquynhos Sensação estão entre as atrações, que sobem ao palco a partir das 20h. O Terreirão do Samba fica na Rua Benedicto Hipólito, s/nº, Praça Onze. Ingressos a R$ 15. Confira a programação completa no site: www.rioguiaoficial. com.br. METRO RIO

BandNews com bloco na rua Os vencedores do concurso “Seu Samba”, promovido pela rádio BandNews (94.9 FM), apresentam o samba enredo hoje, junto com a Banda Benzadeus, durante o Jornal BandNews 2ª edição, que começa às 18h. Eles estarão ao vivo, no quiosque da Band, na praia de Copacabana, altura da rua República do Peru. A partir das 9h de hoje, a rádio irá oferecer prestação de serviços ao folião. O jornal da BandNews 1ª edição, com Ricardo Boechat e Rodolfo Schneider, terá link ao vivo

Quiosque da Band recebe vencedores do concurso “Seu Samba | BRUNA PRADO/METRO RIO

de Copacabana, com informações sobre o Carnaval de rua e a presença integrantes da escola de samba Renascer de Jacarepaguá e Cacique de Ramos no quiosque da Band. À tarde, o quiosque rece-

berá sambistas convidados. A BandNews também deu início à campanha Jogue Limpo com o Rio. Durante o Carnaval, 10 mil caixas com sacos de lixo serão distribuídas pela cidade. METRO RIO


06

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

FOCO

Por dia, serão mais de 14 mil PMs nas ruas CAR NA VAL2013

2013

CAR NA VAL2013

Lei Seca usará bafômetro nos blocos A Operação Lei Seca vai usar cerca de 20 mil bafômetros descartáveis nos blocos de rua, como parte de ações educativas. Os foliões poderão soprar no aparelho e, se o resultado for positivo, terão certeza de que não podem dirigir.

CAR NA VAL2013

Segurança. Capital terá 7,6 mil agentes durante o Carnaval Para dar conta de proporcionar segurança aos cerca de 6 milhões de foliões que estarão pulando Carnaval no Rio – segundo estimativa da prefeitura – a cidade vai contar, por dia, com 7.684 policiais militares e 1.110 viaturas. Em todo o Estado, serão 2.162 veículos e 14.454 agentes diariamente, quase 2,5 mil a mais do que no Carnaval do ano passado. O policiamento especial começa hoje, quando inicia oficialmente a folia, e vai até dia 16, no sábado de desfile das escolas de samba campeãs. O reforço conta ainda

Conscientização

METRO RIO

No domingo, oito transatlânticos irão aportar no píer, um recorde | DIVULGAÇÃO

Efetivo será dobrado nos principais pontos turísticos Policiais patrulham a orla de bicicleta | ROGÉRIO SANTANA/DIVULGAÇÃO

com unidades especiais da PM, como o Bope e o Batalhão de Choque, que terão 500 policiais de plantão por dia para atuar em situações de emergência. “Essa operação já está sendo planejada há meses. Trabalhando em parceria com outras corporações, nós po-

deremos garantir um Carnaval seguro para todos”, disse o porta voz da PM, coronel Frederico Caldas. Já a Polícia Rodoviária Federal estreia hoje um novo patrulhamento nas estradas, no qual os agentes estarão de moto e, se necessário, armados com fuzis. METRO RIO

Os 900 mil turistas que devem aportar na cidade para o feriado de Momo também receberão atenção especial. O efetivo do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) será reforçado nos pontos turísticos mais visados da capital. Cada local desses deve contar com pelo menos um policial bilíngue. Na área do Pier Mauá, onde no domingo irão aportar oito transatlânticos – recorde internacional de atraca-

ções simultâneas – trazendo cerca de 36 mil pessoas, sete agentes do BPTur ficarão responsáveis pela segurança, sendo uma dupla patrulhando de bicicleta. Normalmente, só três PMs rondam a região. A Urca, por exemplo, terá de cinco a seis policiais, em vez dos três usuais. As ações serão integradas e coordenadas com a Guarda Municipal e a Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat). METRO RIO

Sapucaí

Cambistas são detidos com ingressos Oito cambistas que atuavam próximos à avenida Marquês de Sapucaí, no Centro, foram detidos por policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), ontem à tarde. Eles compravam ingressos por R$ 10 e tentavam vender por R$ 50. Todos vão responder, em liberdade, por crime conta a economia popular. METRO RIO


08

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

FOCO

Cambistas Saída da cidade já tem Rodoviária. são flagrados pela polícia congestionamento e confusão nas barcas Paciência. Estradas fluminenses devem receber mais de 1,5 milhão de carros no feriado. Fila de passageiros para pegar embarcação para Niterói atravessou a Praça 15, ontem Desde ontem, o motorista que tenta deixar o Rio de Janeiro precisa de paciência para enfrentar a longa fila de carros que se formou nas principais saídas da cidade. No fim da tarde, o congestionamento em direção às praias da Região dos Lagos era de 19 km, na Niterói-Manilha. Ao todo, cerca de 1,5 milhão de carros devem tomar as estradas fluminenses durante a folia. Por isso, as principais rodovias do Estado operam em esquema especial na saída para o Carnaval. As estradas contarão com ambulâncias, carros de segurança e guinchos de reboque. Só na Ponte Rio-Niterói, a expectativa da CCR é de que cerca de 415 mil veículos cruzem a Baía de Guanabara até segunda-feira. Para monitorar o fluxo de carros em direção ao norte do Estado, a Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101, instalou 107 câmeras de segurança na rodovia, que serão monitoradas pela equipe de segurança. Serra Para evitar congestionamento nas vias que dão acesso às cidades serranas, as concessionárias tomaram algumas medidas. A Concer, que administra a rodovia Rio-Petrópolis (BR-040), colocou 46 papa-filas nas praças de pedágio, para agilizar o pagamento.

Linha Amarela congestionada na tarde de ontem | ALE SILVA / FUTURA PRESS

Os condutores devem redobrar a atenção no km 50 da rodovia, altura do distrito de Itaipava, por conta de uma obra de contenção de encostas que interdita parcialmente a pista nos dois sentidos. Já na Rio-Teresópolis, o sistema “pare e siga” da obra de construção da terceira faixa da estrada será suspenso até o fim do Carnaval. Também haverá papa-filas na praça do pedágio. Atraso em barcas Quem tentou deixar o Rio de Janeiro de barca também enfrentou problemas. Por volta as 17h30, uma gran-

de fila de até 40 minutos se formou no acesso às embarcações. Segundo a CCR, concessionária que administra o serviço, a causa do atraso teria sido uma inspeção surpresa da Capitania dos Portos a uma das embarcações, que durou cerca de dez minutos. O sistema também vai operar em esquema especial durante o Carnaval. Segundo a concessionária, haverá viagens extras durante a madrugada de domingo e terça-feira, para transportar quem for participar dos desfiles no Sambódromo. METRO RIO

Policiais da Delegacia do Consumidor fizeram uma operação para conter a ação de cambistas que compravam passagens e as revendiam por preços mais altos na rodoviária Novo Rio, na zona portuária, na noite de quarta-feira. Ao todo, 12 pessoas foram detidas. Segundo a polícia, a movimentação de mais de 400 mil pessoas que entram e saem do Rio de Janeiro pelo terminal no período de Carnaval facilita esse tipo de ação ilegal. Os policiais se passaram por compradores de passagens para abordá-los. Um dos cambistas entregou a passagem para uma investigadora que estava disfarçada. Um outro detido também usava disfarce, com peruca, barba falsa e boné, que foram apreendidos pela polícia. Os cambistas foram liberados logo depois e vão responder em liberdade por se

tratar de um crime de menor periculosidade. O consórcio Novo Rio, que administra a rodoviária, faz um alerta para os passageiros que vão pegar a estrada: não adquirir bilhetes de forma irregular, fora dos guichês.

Grande saída O maior movimento de passageiros na rodoviária durante o período de Carnaval será hoje, quando 54 mil pessoas deverão deixar o Rio. Os destinos mais procurados são as regiões dos Lagos, Serrana e a Costa Verde, além de cidades do sudeste e do nordeste. A concessionária informa que quem levar os filhos para viajar neste Carnaval também deverá tomar alguns cuidados, como levar os documentos necessários para o embarque. O mesmo vale para as crianças que forem viajar sem a companhia dos pais. METRO RIO

Fila de até 40 minutos para pegar a barca | MURILO REZENDE / FUTURA PRESS

PRF mira em motoristas bêbados A PRF (Polícia Rodoviária Federal) começou hoje um esquema especial de fiscalização nas rodovias federais com foco no cumprimento da Lei Seca, que proíbe o motorista de dirigir após o consumo de bebidas alcóolicas. Até a meia-noite da Quarta-feira de Cinzas, a Operação Carnaval terá 10 mil agentes. O efetivo é o maior da história, com 1,5 mil homens a mais do que no ano passado. METRO

54 mil pessoas vão deixar o Rio hoje pela rodoviária | ALE SILVA / FUTURA PRESS

Modelo é morto por PM O policial militar acusado de assassinar o modelo Rodrigo Paulo Neves Cardoso, de 29 anos, foi indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. André Felipe Aguiar Rebello, que é lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Adeus/Baiana, cumpre prisão administrativa de 72 horas. O PM estava de folga,w alegou legítima defesa e deve responder em liberdade. Rodrigo completaria 30 anos no domingo. Seu corpo foi enterrado ontem, no

Cemitério de Irajá, na zona norte. De acordo com testemunhas, o crime ocorreu após um desentendimento entre dois grupos – um que estava em um trailer e outro em um bar, na esquina da avenida Amaro Cavalcanti com a rua Tenente Cerqueira Leite, no Méier. Após a discussão, os dois teriam começado uma luta corporal. Durante a briga, o PM sacou a arma e atirou no peito de Rodrigo, que morreu no local. METRO RIO

Rodrigo completaria 30 anos no domingo | REPRODUÇÃO / ARQUIVO PESSOAL


10

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

BRASIL

Ordem para ataques em SC partiu de presídios Violência. Delegado-geral admite que comando foi dado por criminosos dentro de penitenciárias. Em apenas oito dias, foram 73 ataques em 23 cidades do Estado O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D’Ávila, confirmou ontem que o comando para os ataques em Santa Catarina partiu de criminosos encarcerados. Nos últimos oito dias, já ocorreram pelo menos 73 ataques em 23 municípios do Estado. Mais de 30 ônibus foram incendiados. A polícia já prendeu 30 suspeitos de participar das ações. A Polícia Civil está investigando se houve abuso dos agentes penitenciários em uma operação pente-fino no presídio de Joinville, que aconteceu no dia 18 de janeiro. Imagens do circuito interno mostram que os agentes dispararam balas de borracha e spray de pimenta nos presos, que estavam rendidos no pátio da prisão.

Suspeitos de participar dos ataques são presos | MARCELO CAMARGO/ABR

O diretor do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina, Leandro Lima, nega que houve falhas na apuração do caso. “Essa é a unidade prisional do estado que mais sofreu ações da Corregedoria-Geral da Secretaria

de Justiça e Cidadania”, disse à Agência Brasil. Joinville é a cidade com maior número de ataques: 14 em oito dias. O diretor informou que 14 agentes identificados nas imagens foram afastados. Lima

acredita a onda de violência no Estado é muito mais complexa e é um erro para atribuí-la a um fato isolado. A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Joinville, Cynthia Pinto da Luz, afirma que há muito tempo denuncia as más condições dos presídios no Estado. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem que o governo de Santa Catarina deve transferir presos para unidades de segurança máxima do sistema federal. Segundo ele, também é possível que ocorra o envio de policiais para Santa Catarina para ajudar no policiamento, desde que o governador Raimundo Colombo solicite. METRO

Política

CLÁUDIO HUMBERTO CLAUDIO@METROJORNAL.COM.BR

MERCADANTE TRABALHA CONTRA INDICAÇÃO DE CHALITA. Ex-ministro de Ciência

e Tecnologia, Aloizio Mercadante (Educação) está dedicado a torpedear a indicação do deputado Gabriel Chalita ao cargo, segundo acredita o PMDB. A alegação é que Chalita seria “católico demais” para comandar a pasta de Ciência e Tecnologia, e até poderia “boicotar” pesquisas contrárias a dogmas da Igreja. A turma do vice-presidente Michel Temer está indignada com a manobra. MOBILIZAÇÃO. Mercadante e Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia), que deseja ficar no cargo, mobilizaram a “comunidade científica” contra Chalita.

Aloizio Mercadante | ANTONIO CRUZ/ABR

OLHO NO PALANQUE. Aloi-

Santa Maria. PF analisa celulares de vítimas A Polícia Federal começou a perícia nos celulares das vítimas do incêndio da boate Kiss. Os peritos da PF vão auxilar o trabalho da Polícia Civil, que investiga o caso, buscando fotos e vídeos em 94 celulares e oito câmeras fotográficas. O trabalho busca imagens da festa para mostrar desde as condições da boate e de lotação até filmagens do próprio incêndio. As baterias sem carga e a ausência de carregadores estão entre os desafios da equipe. Alguns aparelhos ainda estão protegidos por senha e outros tantos danificados, queimados ou molhados. Os peritos trabalham em regime de mutirão. A previsão é de que as análises durem, pelo menos duas semanas. METRO POA

DEPUTADO ANTHONY GAROTINHO (RJ), LÍDER DO PR, COBRANDO CARGOS NO GOVERNO DILMA

ca reservou R$246,9 mil para grades móveis na “segurança física” dos palácios e residências oficiais em Brasília. CHAPA-BRANCA. Além da

30

pessoas já foram presas acusadas de participar dos ataques.

“A GENTE SÓ QUER UMA DEFINIÇÃO: OU SE É GOVERNO OU OPOSIÇÃO”

zio Mercadante teme encher a bola de Chalita, seu eventual adversário na disputa majoritária de 2014, em São Paulo. AUTOQUEIMAÇÃO. Gabriel Chalita também dá força à própria “queimação”, ao conceder entrevistas falando como se fora ministro. A presidenta Dilma detestou. GRAUS DE SEPARAÇÃO. A Presidência da Repúbli-

volta de Mozart Viana à secretaria-geral da Câmara, o nome do ex-deputado Ibsen Pinheiro é cogitado para dirigir a TV Câmara, que deverá se tornar um veículo para publicidade dos deputados.

TOP SECRET. A centenária empresa V.H. Blackinton vai fornecer à Fifa a tecnologia ultrasofisticada de identificação nos jogos da Copa de 2014 no Rio. É utilizada pelo serviço secreto e Forças Armadas dos EUA no Iraque e Afeganistão: fiscaliza todos os agentes nas entradas do Maracanã. PENSANDO BEM... O chan-

celer Patriota não o foi, deixando o embaixador da Venezuela enxovalhar o Judiciário brasileiro.

PODER SEM PUDOR

Entidades do pau oco O procurador Marcelo Pastana viveu experiência inusitada, ao mobilizar a Polícia Federal na apreensão de dinheiro para compra de votos em Macapá (AP), certa vez. O santuário da grana era um terreiro. Os pais-de-santo tentaram impedir a busca, alegando proibição das “entidades”, enquanto lá dentro queimavam as cédulas. Pastana

ainda apreendeu sacos de dinheiro no telhado. Todos em cana, uma “entidade” exigiu cachaça, mas o procurador negou, lembrando a “lei seca” – era véspera da eleição. Um homem “incorporando” mulher xingou Pastana, que, na dúvida sobre a quem autuar por desacato, preferiu ignorar a agressão. E cair na gargalhada, certamente.

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR


12

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

ECONOMIA

Inflação acelera em janeiro Em alta. IPCA sobe 0,86% e fica acima da taxa de 0,79% em dezembro. Variação é a maior para o mês em dez anos. Alta foi puxada pelo aumento de preços de alimentos

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou janeiro em alta de 0,86%, acima da variação de 0,79% em dezembro. Trata-se do maior nível para o mês desde 2003 e o mais alto índice mensal desde abril de 2005, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta foi puxada pelos preços dos alimentos, que ainda não deram trégua ao bolso do consumidor e avançaram 1,99% no mês passado. O grupo, que havia registrado alta de 1,03% em dezembro, foi responsável por 56% da inflação de janeiro. “Os alimentos subiram muito e de modo generalizado”, disse Eulina Nu-

nes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. Segundo o IBGE, problemas climáticos reduziram a oferta de vários produtos, ocasionando fortes aumentos de preços. Entre os destaques estão o tomate (26,15%) e a batata-inglesa (20,58%). Para fevereiro, a expetativa é de desaceleração da inflação para 0,48%, segundo Felipe Queiroz, da Austin Rating. “Os preços dos alimentos tendem a subir em ritmo menor. Mas o destaque será a queda na tarifa de energia elétrica que terá maior efeito em fevereiro”, afirmou, (ver texto abaixo). Por outro lado, haverá pressões de alta de gastos

com educação, pela sazonalidade de alta das mensalidades e materiais escolares, e do reajuste de combustíveis anunciados pelo governo. Em 12 meses, o IPCA acelerou de 5,84% em dezembro para 6,15% em janeiro de 2013, afastando-se ainda mais do centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%. Com a recente reajuste de combustíveis e a persistente alta nos preços de serviços, a Austin Rating revisou sua projeção para 5,5% ante 4,9% para o IPCA 2013. Apesar do cenário de alta de inflação, a consultoria projeta estabilidade para a taxa Selic em 7,25% ao ano até meados de 2013. METRO

ACIMA DA INFLAÇÃO INFLAÇÃO X ALIMENTOS 2.5

2.0

2,25% 1,99%

2,15% 1,52%

1.5

0,88%

1.0

0.5

0,78%

0,76%

1,16%

1,13% 0,75%

0,84% 0,59%

0,54%

0,58%

0,75%

0,86%

0,83%

0,86%

0,56% 0,44% 0,48% 0,11 % 0.0 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

TOP 10 DAS PRINCIPAIS ALTAS TOMATE BATATA-INGLESA CEBOLA AÇAÍ HORTALIÇAS FARINHA DE MANDIOCA CENOURA FEIJÃO-MULATINHO FEIJÃO-CARIOCA FRANGO EM PEDAÇOS ALIMENTOS

VARIAÇÃO MENSAL POR REGIÃO JANEIRO

12 MESES

IPCA

ALIMENTOS

26,15% 20,58% 14,25% 12,68% 10,86% 10,73% 9,83% 8,33% 5,27% 5,00% 1,99%

30,87% 67,44%

Belém

1,06%

2,93%

Fortaleza

1,01%

2,41%

55,93%

São Paulo

0,99%

2,03%

17,67%

Recife

0,90%

2,29%

23,79%

Goiânia

0,89%

2,16%

111,85%

Porto Alegre

0,87%

1,85%

14,74%

Salvador

0,85%

2,63%

43,66%

Belo Horizonte

0,73%

1,68%

20,33%

Rio de Janeiro

0,73%

1,51%

10,79%

Curitiba

0,68%

1,11%

11,08%

Brasília

0,46%

1,79%

FONTE: IBGE (INSITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA)

Aneel divulga lista de tarifas de energia com desconto no país A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou ontem a lista atualizada das tarifas, com o desconto determinado pelo governo. As reduções variam de 18% a 25%.

As três concessionárias com as tarifas mais baratas são a CEA (Amapá), com R$ 0,197/kWh (reais por quilowatt-hora), a CPFL Jaguari, com R$ 0,208 kWh, e a Eletropaulo, R$ 0,238/kWh. No

caso de São Paulo, o período de vigência vai de 24 de janeiro a 3 de julho. A lista pode ser consultada em www. aneel.gov.br. As contas de luz já refletem em parte a redução de

18% no valor das tarifas em vigor desde o último dia 24. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tarifas de energia ficaram 3,91% mais baratas e impediram

uma alta maior da inflação em janeiro. No Rio, a taxa diminuiu 3,52%. O item exerceu o principal impacto negativo sobre a taxa de 0,86% do índice de janeiro. Para o IBGE,

o barateamento das contas de energia também devem trazer alívio à inflação de fevereiro. Segundo ela, apenas um quarto da redução foi absorvido em janeiro. METRO

MUNDO

Indignação volta às ruas da Tunísia Confrontos. Manifestantes, revoltados com o assassinato de um líder opositor, entraram em confronto com a polícia. Chukri Bel Aid deve ser enterrado hoje, em meio a uma greve geral

Pelo segundo dia, os tunisianos tomaram as ruas da capital do país, revoltados com o assassinato de um líder opositor ao governo islâmico. Houve confronto com a polícia, e uma delegacia foi atacada e saqueada. Chukri Bel Aid, que morrereu a tiros na porta de casa, na quarta-feira, será enterrado hoje. As homenagens ao político virão acompanhadas de uma greve geral, convocada por todas as centrais sindicais da Tunísia. É a primeira vez desde 1978 que as entidades trabalhistas promovem uma paralisação tão grande. Ontem, os magistrados tunisianos já cruzaram os braços. Bel Aid era um advogado de esquerda que tinha poucos seguidores, mas que confrontava com veemência as restrições radicais do governo islâmico. A onda de revolta também levou as escolas francesas no país a cancela-

Multidão voltou para a frente do Ministério do Interior | LOUAFI LARBI/REUTERS

rem as aulas até sábado. Algumas universidades também fecharam as portas. A crise provocada pela morte de Bel Aid balançou as estruturas do partido governista. Ontem, membros da legenda, o Ennahda, discordaram da dissolução do gabinete, anunciada na quarta-feira pelo premiê, Hamdi Jebali. “A Tunísia precisa de um governo político agora. Va-

mos continuar as discussões com outros partidos sobre a formação de um governo de coalizão”, disse o vice-presidente da legenda, Abdelhamid Jelassi. Enquanto isso, a oposição pediu a saída do primeiro-ministro. “Todo o governo, inclusive o primeiro-ministro, deveria renunciar”, disse Beji Caid Essebsi, que dirige o partido laico Nida Touns. METRO COM AGÊNCIAS


2 CULTURA

14

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

CULTURA

Piloto luta com seus demônios após ato heroico Estreia. Denzel Washington fala sobre o desafio de interpretar personagem cheio de conflitos, pelo qual foi indicado ao Oscar Conversando com Denzel Washington, descobrimos qual superpoder ele gostaria de ter. “Sonho que estou voando. Tenho tido esse sonho durante a maior parte da minha vida”, diz ele. “Mas não faço a menor ideia do que isso significa.” O ator faz um passeio nos ares diferente deste em “O Voo”, que estreia hoje. No longa – uma parceria dele com o diretor Robert Zemeckis –, o já vencedor do Oscar (e novamente indicado por este papel) vive um talentoso e conflituoso piloto que aterrisa bravamente um avião defeituoso, com

2 indicações ao Oscar concorre o longa “O Voo”, nas categorias melhor ator, para Denzel Washington, e melhor roteiro original. um mínimo de avarias, no momento de sua vida em que luta para sair do vício em cocaína e álcool. O que se revela é um homem dividido entre ser aclamado como herói e ter que enfrentar seus demônios. O papel foi definitivamente um desafio para Washing-

ton – mas ele gosta disso. “Não diria que foi fácil”, diz ele, numa referência ao turbilhão protagonizado pelo seu personagem. “Mas, você sabe, difícil mesmo para mim é tirar fotos nas quais não quero estar”, confessa. Segundo Washington, sua participação neste projeto, antes de tudo, honra um amigo morto em 2010. “Meu agente, Ed Limato, me deu dois roteiros antes de partir: “O Voo” e “Protegendo o Inimigo” (que estreou ano passado)”, explica. “Isto é parte de uma promessa que fiz para ele.” METRO INTERNACIONAL

Washington topou o papel de piloto após promessa a amigo | DIVULGAÇÃO

Mais estreias no cinema

FOTOS DIVULGAÇÃO

“Para Maiores”

“O Amante da Rainha”

“As Aventuras de Tadeo”

“A Luz do Tom”

[EUA, 2012], de vários diretores. Com Kate Winslet. O longa é composto por série de esquetes encontradas por dois adolescentes na internet.

[Dinamarca/Suécia/Rep. Tcheca, 2012], de Nicolaj Arcel. Com Alicia Vikander. No século 18, a jovem rainha da Dinamarca se apaixona por seu médico.

[Espanha, 2012], de Enrique Gato. Tadeo é um jovem pedreiro muito sonhador. Um dia, ele acaba confundido com famoso arqueólogo.

[Brasil, 2012], de Nelson Pereira dos Santos. Documentário sobre a vida e a obra do maestro Antonio Carlos Jobim.

O Metro indica

“Bailes do Rio”. Hoje, tem Baile Devassa, com Seu Jorge e Orquestra Fina-Flor (R$ 250). Terça, tem Baile Encontro dos Blocos (R$ 250). No MAM, às 22h. 18 anos. Ingressos: www.livepass.com.

Morro da Urca

Inspirado na festa de Nova Orleans, o baile carnavalesco terá, entre as atrações, a dupla de DJ’s The Twelves, Zeh Pretim (foto), João Brasil, DJ Nepal e é claro, a Banda de Marchinhas. O uso de fantasia é obrigatório. No Morro da Urca (av. Pasteur, 520, Praia Vermelha. R$ 250 (homem, 10 lote) e R$ 180 (mulher, 1o lote). Vendas: ingressorapido.com ou bilheteria do Bondinho.

CELSO PUPO/FOTOARENA

Feijoada

Othon Palace. Bateria do Salgueiro (foto), rainha Viviane Araújo e passistas animarão a festa. No Hotel Othon Palace (av. Atlântica, 3.264, 3º andar, Copacabana. Tel.: 2106-1670). Amanhã, às 13h. R$ 300 + 10%. Livre.

Baile Carnavalesco com Casuarina e Bangalafumenga. As bandas (abaixo, Bangalafumenga) se unem num repertório de marchinhas. Na Fundição Progresso (rua dos Arcos, 24, Lapa. Tel.: 2220-5070). Ter, às 23h. R$ 70 (3o lote). 18 anos. DIVULGAÇÃO/MARIA LUIZA VON KRÜGER

Windsor Barra. Samba com a bateria da Unidos da Tijuca. No Hotel Windsor Barra (av. Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca. Tel: 2195-5000). Amanhã, às 14h. R$ 230. Livre. Feijoada do Amaral. Shows de Latino e Grupo Puro Acaso. No MAM (av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo. Tel.: 2240-4944). Amanhã, às 14h30. R$ 550. 18 anos. Ingressos: www.livepass.com.

DIVULGAÇÃO

Infantil

Folia do Tio Carlos. No palco, personagens como Tigrão, Ursinho Pooh, Shrek e turma dos Backyardigans. Na Ribalta (av. das Américas, 9.650, Barra da Tijuca. Tel.: 2432-6000 Dom, seg e ter, às 16h. R$ 60 (adulto) e R$ 30 (criança). Livre. Baile do Patati Patatá. Com participação da Pimpolhos da Grande Rio. Na Fundição Progresso. Seg, às 16h. R$ 60.

Rio Marchinhas. Bailes a céu aberto com Roberta Sá, Moacyr Luz, Cordão do Boitatá, entre outros, durante todo o carnaval. Nos Arcos da Lapa. Amanhã, das 16h à meia-noite. Domingo a terça, das 18h às 23h30. Grátis.

Jonathan Levine. Com Nicholas Hoult. Em um cenário pós-apocalíptico, um zumbi passa por crise existencial.

À Fantasia. Sururu anima baile

Baile

Mardi Grass

“Meu Namorado é um Zumbi” [EUA, 2012], de

Show

Marcos Ozzelin. O cantor lança seu primeiro disco, “O Samba Transcedental de Marcos Ozzelin”. No Teatro Café Pequeno (av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon. Tel.: 2294-4480). Hoje, às 20h. R$ 20. 18 anos.

Grupo Sururu na Roda | ANA QUINTELLA

O Sururu na Roda, com Nilze Carvalho (voz, cavaquinho e bandolim), Fabiano Salek e Sílvio Carvalho (voz e percussão) e Juliana Zanardi (voz e violão) apresentam repertório de marchinhas e sambas. METRO RIO No Centro Cultural Carioca (rua do Teatro, 37, Centro. Tel.: 2252-6468). Amanhã e segunda, às 23h. R$ 30. 18 anos.


RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

VARIEDADES Os invasores

Receita Minuto

15

Leitor fala

Penúria das escolas de samba

DANIEL BORK BORK@METROJORNAL.COM.BR

BOLINHO DE ARROZ

Cruzadas

Pensei, pensei e decidi que já era hora de presenteá-los com um quitute de que gosto muito. Essa receita faz com que eu me lembre da minha infância. Espero que apreciem!

É uma pena que as escolas de samba ainda não tenham conseguido ter um sistema mais claro de gestão de recursos. Apesar dos patrocínios, a gente ainda ouve muito carnavalesco reclamando da falta de dinheiro para completar o Carnaval. A festa na Sapucaí é um dos grandes bens e atrativos da cidade do Rio de Janeiro. Todo o processo deveria ser encarado com um pouco mais de alegria e também profissionalismo. ROBERTO SANTO ANDRÉ – RIO DE JANEIRO, RJ

Bloco dos mijões

TATIANE DIAS

Todo ano a Prefeitura diz que vai combater essa gente mal-educada que sai pelas ruas usando qualquer cantinho como se fosso banheiro. Deveria ter um sistema mais limpo e realmente utilizável do que os banheiros químicos. Muitas vezes, eles ficam fedendo e ninguém tem coragem mesmo de utilizá-los. Mas, acima de tudo, as pessoas tinham que ter mais respeito pela cidade. SILVANA RIBEIRO – RIO DE JANEIRO, RJ

Metro Pergunta

Acesso à web do celular não bate meta da Anatel. Como você avalia a navegação oferecida por sua operadora?

Ingredientes : 4 xícaras (chá) de arroz cozido

Siga o Metro no Twitter: @jornal_metroRJ

Sudoku @Eliaspplima

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

É isso mesmo que a Anatel falou! Vamos ver quando vier a 4G!

1 colher (sopa) de tempero pronto Hortelã a gosto

@lasgoastroline

Eu avalio com um lixo! Lenta demais e muitas vezes cai.

200 g de mortadela fatiada 200 g de queijo provolone

@estevez_silveira

50 ml de cerveja

Minha internet do celular parece uma carroça. Acho que tem que pressionar mesmo as operadoras.

Farinha de rosca a gosto 2 ovos

Modo de preparo Em uma vasilha, coloque o arroz, os ovos, a farinha de trigo, o tempero pronto, a cerveja e misture bem até que forme uma massa homogenia. Em seguida acrescente o hortelã, a mortadela e o queijo provolone. Faça bolinhas com a massa e passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente, até que doure bem.

Horóscopo

Metro web Para falar com a redação:

leitor.rj@metrojornal.com.br Participe também no Facebook:

www.facebook.com/metrojornal

www.estrelaguia.com.br

Está escrito nas estrelas

Áries (21/3 a 20/4) Conectividade especial com o mundo espiritual. Grandes intuições e viagens estarão sendo muito favoráveis para o seu desenvolvimento pessoal ou profissional.

Leão (23/7 a 22/8) Dia favorável para recolher os seus ganhos

Sagitário (22/11 a 21/12) Não perca o fio da meada. Ainda não é

Touro (21/4 a 20/5) Gaste mais tempo ouvindo as dicas das pessoas. Bons conselhos, e de graça, poderão ser muito úteis para você. Ouça e aprenda com a experiência dos outros.

Virgem (23/8 a 22/9) Sinceridade demais pode atrapalhar. Se-

Capricórnio (22/12 a 20/1) Período ligado a expansões nos

Gêmeos (21/5 a 20/6) Mais liberdade e atitude para melhorar

Libra (23/9 a 22/10) Mantenha a sua mente aberta para as

Aquário (21/1 a 19/2) Dia sujeito a muita divulgação das coisas

Câncer (21/6 a 22/7) Pausa para reorganizar os seus pensa-

Escorpião (23/10 a 21/11) Bom dia para proferir os seus discursos e também para influenciar as pessoas. A sua mente está muito mais ativa e a sua capacidade de comunicação ampliada.

Peixes (20/2 a 20/3) Muitas informações e novos caminhos po-

a sua desenvoltura pessoal. Dia de liderança nas coisas que você fizer e boas chances de obter um bom reconhecimento.

mentos. Coisas boas estão acontecendo e será preciso repensar alguns dos seus objetivos, pois eles podem estar mudando.

acumulados. Participações em empreendimentos e trabalhos em equipe podem acabar lhe rendendo algumas vantagens.

gure um pouco as suas palavras para não dar com a língua nos dentes. Sensação de liberdade e autoestima elevada.

boas coisas que podem estar acontecendo. Eleve seus pensamentos e coloque a sua espiritualidade em primeiro lugar.

a hora de relaxar. Você precisa continuar investindo nos seus objetivos para que eles não acabem andando para trás.

seus empreendimentos e uma compreensão mais intuitiva das situações. Procure prestar mais atenção no mundo ao seu redor.

que você vem realizando, publicidade e brilho pessoal em alta. Grandes negociações podem ocorrer a seu favor.

dem deixar você um pouco desnorteado. Será necessário ter calma para escolher as opções que realmente farão você crescer.


3 ESPORTE

Taça Guanabara CLASSIFICAÇÃO GRUPO A P V GP SG 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º

BOTAFOGO MADUREIRA VASCO FRIBURGUENSE VOLTA REDONDA NOVA IGUAÇU OLARIA QUISSAMÃ

14 11 09 07 06 04 03 01

04 03 03 02 01 01 00 00

15 07 13 08 06 05 05 00

11 02 04 -4 -1 -2 -6 -8

GRUPO B P V GP SG 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º

FLAMENGO FLUMINENSE AUDAX-RJ BOAVISTA BANGU RESENDE MACAÉ D. DE CAXIAS

16 11 11 10 08 06 04 04

05 03 03 03 02 01 01 01

13 11 07 05 04 10 09 04

Classificados para a semifinal

10 07 -1 -1 02 -2 -5 -6

16

RIO DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013 www.readmetro.com

ESPORTE

Virada para dar moral Na raça. Botafogo leva dois gols, mas reage e derrota o Resende por 4 a 2, no Engenhão, pela Taça Guanabara O Resende chegou mais cedo ao Engenhão ontem e fez turismo: tirou fotos no estádio e da estátua de Garrincha e parecia ser mais uma presa fácil para um time grande no Carioca. Nos primeiros 30 minutos de jogo, no entanto, diante da sonolência e da lentidão do Botafogo, o time visitante aproveitou a chance para fazer 2 a 0 e ainda teve um impedimento mal anotado e um pênalti não marcado que poderiam ter complicado a vida do Alvinegro. Marcel e Elias colocaram o Resende em vantagem no marcador. O 2 a 0 no placar a favor do adversário fez o Glorioso acordar. Seedorf, sempre ele,

“Depois daqueles dois gols no primeiro tempo, o papo no vestiário foi firme, não pode nem vazar para a imprensa. Mas foi bom. O professor acertou o time e viramos.” CIDINHO

iniciou a reação, com um gol antes do intervalo. Márcio Azevedo empatou a um minuto da segunda etapa e Cidinho sacramentou a virada aos 19 minutos, com um golaço. Seedorf participou da jogada dos dois gols. O Resende sentiu o baque e o Botafogo passou a dominar o jogo com tranquilidade. O prata da casa Sassá, em lance de oportunismo, ainda marcou o seu, aos 40 minutos da etapa final, selando a vitória em 4 a 2. O Alvinegro só volta a campo dia 17, um domingo, no clássico contra o Flamengo, às 18h30, no Engenhão, pela 7ª rodada da Taça Guanabara. METRO RIO

4 2 • •

6ª rodada QUARTA-FEIRA FRIBURGUENSE 0 X 4 FLAMENGO ONTEM OLARIA NOVA IGUAÇU AUDAX BOTAFOGO

2X2 1X2 0X0 4X2

MACAÉ BOAVISTA V. REDONDA RESENDE

D. DE CAXIAS 0 X 1 MADUREIRA AMANHÃ FLUMINENSE BANGU

X VASCO X QUISSAMÃ

Jefferson; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Cidinho (Jadson ), Vitinho e Seedorf; Bruno Mendes (Sassá). Técnico: Oswaldo de Oliveira Mauro; Emerson RESENDE (Anderson), Dudu e Marcelo; Tiago Bastos , Léo Silva, Léo (Pedrinho), Marcel e Thyago Fernandes ; Geovane e Elias. Técnico: Eduardo Allax

BOTAFOGO

Gols. Marcel aos 20’, Elias aos 32’ e Seedorf aos 42’ do 1º tempo; Márcio Azevedo a 1’, Cidinho aos 19’ e Sassá aos 40 do 2º Arbritagem. Lenilton Rodrigues Gomes Junior

Flu. Por Libertadores, tricolor esquece Carnaval O Fluminense enfrenta o Vasco, amanhã, às 17h, no Engenhão, no encerramento da 6ª rodada da Taça Guanabara, mas a cabeça já está na estreia do time na Libertadores, Quarta-feira de Cinzas, às 22h, contra o Caracas, na Venezuela. Por conta disso, e da viagem dois dias antes do confronto, os jogadores só terão o

sábado e o domingo para curtir o Carnaval no Rio. Na segunda-feira, todo o grupo se reapresenta ao técnico Abel Braga e embarca para a Venezuela. No clássico, o treinador terá quase todos os titulares à disposição. Gum e Deco recuperam-se de lesão. Wellington Nem, que sofreu uma pancada no tornozelo ontem, no treino, é dúvida. METRO RIO

Sassá comemora o quarto gol alvinegro no Engenhão | FERNANDO SOUTELLO/AGIF

Fla. Clube já procura Hernane para renovar

Felipe enfrenta o ex-time, amanhã | AGÊNCIA PHOTOCAMERA

Barcelona

Sete gols em seis jogos, alguns salvadores, como os marcados nas vitórias por 1 a 0 sobre Volta Redonda e Nova Iguaçu. Esses são os números do atacante Hernane, artilheiro isolado do Carioca, que chegou ano passado ao Flamengo sob suspeita e agora é, ao lado do companheiro Rafinha, o grande nome do Estadual. O Fla não perdeu tempo e Copa do Mundo

já procurou o jogador para negociar a renovação do contrato, que termina em maio. Hernane marcou duas vezes na goleada rubro-negra sobre o Friburguense, quarta-feira, em Macaé. O próximo compromisso do Fla é o clássico contra o Botafogo, dia 17, pela 7ª rodada. Dorival Jr. foi expulso quarta-feira e pode ficar fora do banco. METRO RIO Vasco

Messi assina contrato por mais cinco anos

IAAF envia carta de protesto a Sérgio Cabral

Gaúcho define o time titular para o clássico

Após participar da vitória da Seleção Argentina sobre a Suécia, quarta-feira, por 3 a 2, o atacante Messi assinou, ontem, a renovação do contrato com o Barça até 30 de junho de 2018. De acordo com a imprensa espanhola, o melhor do mundo pelo quarta vez consecutiva receberá 11 milhões de euros (cerca de R$ 29,8 milhões) por ano.

O presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), Lamine Diack, enviou ontem carta ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, protestando contra a demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros, que daria lugar a um estacionamento nas obras do Maracanã. METRO RIO

Sem mistério, o técnico Gaúcho definiu ontem o time titular do Vasco que vai enfrentar o Fluminense, amanhã, às 17h, pela 6ª rodada da Taça Guanabara, com Renato e Carlos Alberto escalados. A provável equipe é: Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Pedro Ken, Wendel e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenório. METRO RIO

METRO RIO


RIO DE JANEIRO - SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2013



20130208_br_metro rio