Page 1


Superando seus limites por causa das promessas de Deus - Moisés (pessoas com limitações na bíblia ) Tem sido muito fácil para alguns pastores e líderes falarem sobre cura e outras intervenções miraculosas para pessoas com alguma limitação física ou emocional, mas nestes estudos faremos a seguinte pergunta. Porque Deus usou então homens limitados ou com alguma deficiência na história de seu reino na face desta terra? Nosso primeiro personagem é Moisés um homem com limitações de fala; vejamos o texto bíblico de Êxodo 4:10-17 10. Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 11. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? 12. Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 13. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. 14. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. 15. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.


16. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. 17. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. Ao ler este texto que lições podemos tirar para nossas próprias vidas? Vamos, então as lições. I Não podemos culpar a Deus por nossas limitações, pois as mesmas servem para intensificar nossas vitorias. 10. Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. a) É difícil, mas mudando nossa perspectiva podemos louvar a Deus pelas limitações. b) Quando percebemos que nossos dias são poucos não perderemos mais tempo reclamando da vida, mas sim vivendo plenamente cada segundo que temos nesta janela da eternidade que nos foi dada. Se você já ouviu falar em Nick Vujicic um homem que nasceu sem braços e pernas, perceberá que você pode muito quando se deixa usar por Deus e entende que seu nascimento foi para glória de Deus. c) Muitas vezes Deus já falou conosco, mas nossa condição continua a mesma, mas isso não significa que ele não está conosco. II Moisés mesmo com limitações visíveis se torna o libertador do povo de Deus. Êxodo 12:37 37. Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.


a) Nossas limitações visíveis ou não, não podem nos deter, pois Deus está conosco, esta foi sua promessa em êxodo para Moisés e em Mateus para nós todos ...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mt 28:20 b) Não foi fácil para Moisés, porque seria para nós? Por que minhas limitações são maiores do que as de Moisés? Não, este argumento não pode ser usado por limitados como nós. c) Moisés em todos os momentos difíceis de sua vida experimentou o cuidado do Senhor por isso que no meio do deserto escreve o salmo que diz 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 4. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 5. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, 6. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. 8. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 9. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 11. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.


13. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. 15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. 16. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Este poema ao Senhor reflete a segurança de um homem que experimentou o cuidado de Deus em todos os seus dias. Deus não abandona ninguém as pessoas é que vivem o vendendo por trinta moedas de prata. III Moisés entendeu que sua vida, inclusive suas limitações eram para glória de Deus. Êxodo 15:2. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. a) A capacidade de Moisés estava em Deus, Deus era sua força e vitória garantida. Onde está sua capacidade? Em quem você tem confiado sua vitória? b) A música cantada por Moisés era sempre uma música de louvor a Deus. Em seu coração você é grato a Deus ou constantemente seu cântico tem sido de infelicidade e angustia? Deus tem um propósito ao usar homens limitados, conservar sua glória e exaltar seu nome santo. Deus deseja usá-lo também, mas você deseja ouvir o chamado ou continuar se lamentando? Deus deseja torná-lo uma referencia para milhares de pessoas não se preocupe com suas limitações elas são um instrumento


nas mãos de Deus para glória e louvor de seu precioso nome. Deus deseja que você supere seus limites e viva plenamente todos os dias de sua vida. Ninguém é melhor que você para libertar algumas pessoas prisioneiras do Egito da depressão das cadeias da autoestima baixa das algemas das drogas. Você é o Moisés que Deus chama hoje.

Superando Limites - Moisés  

Serie de mensagens sobre homens usados por Deus, apesar das suas dificuldades fisicas. Desenvolvido pelo Ministério com Especiais da PIB Cur...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you