Issuu on Google+

Ed. 11 | Novembro 2010 | Ano 4

Barista: Entrevista com a tri-campeã brasileira Silvia Magalhães

Nutrição:

Adoçante ou açúcar?

Segurança Alimentar: Cuidado na escolha dos produtos de limpeza

Franquia em A&B:

Panorama global das franquias de alimentação 2010

A

Gestão inovadora de Daniel Mendez, presidente da Gran Sapore

Fo Catá comp r an Ca ne lo ha mp c g in e o as d d er o e eg r ião e s

Pitada de Sucesso:


Nesta edição

05

Administração em A&E

06

Plano de Carreira

07

Franquia em Alimentação

08

Questão Jurídica

08

Convidado à mesa

09

Agenda

Prendam o dono do bar

Equipotel 2010 aquece setores hoteleiro e gastronômico

Pesquisa destaca critérios logísticos e capacitação do sistema de franquias

Utilização de registro eletrônico de ponto

Criatividade garante o sucesso da rede

Cursos e eventos / Plugado

11

Nosso Cotidiano

13 14

Produtos em destaque

Cursos de tecnologia registram aumento de oferta e procura

Boa compra

Campanha contra a obesidade

11

22

19

25

15

Nutrição à mesa

16

Segurança Alimentar

17

Food Service

17

Mão na massa

18

Gastronomia

19

Pé na cozinha

20

Cozinha Aberta

22

Garfadas

24 26

Adoçante ou açúcar?

O limpa-tudo que não limpa nada

Calusne Farms apresenta uma nova variedade de abobrinhas

Receita ideal para as ceias de final de ano Tendência: Movimento Slow Food Vivendo, comendo e aprendendo Receitas de sobremesas para o verão

Evento de premiação do guia Veja Campinas Comer e Beber 2010

Cozinha da Montanha

Campos do Jordão em foco

25

Notas marinadas

26

Pitada de Sucesso

28

Brejas

29

Bartender

30

Barista

32 34

Catálogo de fornecedores

30

Eventos gastronômicos agitaram o último trimestre na região

A força de um ideal

Cerveja na empresa

Um patrimônio nacional 3º Torneio Dedo de Prosa de Caipirinhas Exóticas

Dicas de uma campeã Latte Art

Rota Gourmet Cayena Bistrô

* A Revista Mercado Gastronômico não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

03


C

Nossa Capa Foto Eduardo M. P. Dantas Convidado Daniel Mendez Local Gran Sapore

aros leitores,

É com grande satisfação que apresento mais uma edição, no final do 4º ano de publicação da Revista Mercado Gastronômico.

Mercado Gastronômico é uma publicação trimestral da Mercado Gastronômico Serviços de Comunicação e Eventos Ltda.

Nesta edição buscamos falar de temas que envolvem a culinária saudável, apresentando na seção Pé na Cozinha dicas de estabelecimentos para comer bem e viver bem. O Chef Antonello e convidados nos presenteiam com receitas refrescantes, a base de muita fruta fresca.

Ano IV, nº 11. Circulação desta edição: Novembro / Dezembro de 2010 e Janeiro / Fevereiro de 2011

Contamos com a ilustre participação do empresário inovador Daniel Mendez, presidente da Gran Sapore, que nos concedeu uma entrevista exclusiva falando um pouco da sua trajetória. Entre os grandes eventos de gastronomia do último trimestre, destaque absoluto ao sucesso de mais uma edição da Feira Equipotel, como sempre fechando com chave de ouro. Aproveitamos para parabenizar a todos profissionais envolvidos. Dois dos nossos redatores colaboradores estavam presentes na feira: como palestrantes do evento de Equip Conference, Marcelo Traldi da seção Gastronomia e Márcio Moraes da seção Plano de Carreiras. Esta é uma pequena pincelada das matérias desta edição, que fechamos com um brinde da famosa “caipirinha”! Quero agradecer em nome de toda a equipe de colaboradores do MG, pela receptividade dos nossos leitores em participar conosco constantemente da revista e do portal, principalmente em sugestão de pautas de interesse de todos, como a que trouxemos nesta edição em solicitação de vocês sobre os cursos superiores de gastronomia em São Paulo. Ao longo destes anos, nossa publicação tem se comprometido com os fiéis leitores do setor gourmand da região metropolitana de Campinas e demais cidades vizinhas do interior de São Paulo, dando cobertura dos principais eventos e levando informação de ponta a todos. À equipe do MG, agradeço por mais um ano de parceria e pela certeza de poder sempre contar com todos vocês! E também aos nossos parceiros e anunciantes, que nos dão a oportunidade de apresentar este trabalho, a maioria nos apoiando desde a primeira edição, nos motivando sempre a apresentar um material de qualidade. Sabemos que nem todas as melhores receitas tem uma ficha técnica, mas se o sucesso do próximo ano depende-se de uma, qual seria a sua? ”Desejamos a todos uma pitada de inovação, uma colher de criatividade, uma xícara de vontade e uma panela de prosperidade!”

Feliz 2011!!! Regina Lara

Editora regina@mercadogastronomico.com.br www.mercadogastronomico.com.br

04

Distribuição ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Pelo Impresso especial: 9912193466/DR SPI/SP Periodicidade Próxima Edição Lançamento 2ª. Quinzena de Março 2011 Vendas até 28/02 Tiragem mínima 3.000 exemplares Cidades atendidas Região metropolitana de Campinas e algumas das principais cidades do interior de SP, consulte-nos. Público alvo Empresários e profissionais do setor food service e gourmands. Impressão Gráfica São Sebastião - www.grass.com.br Diretora Regina Lara Diretor de Tecnologia André Temple de Antonio Redatora Chefe Jane Mary Guimarães Jornalista Responsável Jane Mary Guimarães - MTB 43.680 Fotografia Eduardo M. P. Dantas Editoração Lucas Cardoso e Karla Wanderley da Silva Roteiro Regina Lara Desenhista Emerson Leandro Penerari Agradecemos a todos os colaboradores redatores desta 11ª Edição!

• As reportagens assinadas e anúncios são de responsabilidade dos autores e anunciantes respectivamente. • Apenas pessoas devidamente credenciadas fazem parte da equipe da Revista Mercado Gastronômico. Vendas de espaços publicitários autorizado para Imediata Representações. • Distribuição Gratuita: aos profissionais do setor food service, moteleiro, hoteleiro e escolas da área que atuam neste segmento, desde que comprovado por cadastro de cnpj e tenha estabelecimento na região atendida. Consulte-nos para mais informações.

Anuncie na 12ª edição da revista

Mercado Gastronômico! Consulte nossos preços especiais de pré-venda até 28/01 Contato Tel.: (19) 3386-8734 E-mail: vendas@mercadogastronomico.com.br www.mercadogastronomico.com.br Administração e Departamento Comercial Rua Boaventura do Amaral, n° 1107, cj 31 Centro - CEP 13015-192 - Campinas/SP - Tel.: 19 3386-8734 Pontos de distribuição gratuitos Empórios: D’Gustta, Michellutti. Armazén Gourmet e Santa Therezinha Lojas de Vinhos: Grand Cru e Tokay Vinhos Loja de Equipamentos: Cafemaq e Balanças Bordon Loja de Presentes Finos: Structure Cambuí Mailing próprio Para receber a edição gratuitamente em seu restaurante, bar, hotel, motel ou buffet entre em contato conosco. Distribuimos gratuitamente para empresários do setor de alimentação.


administração em a&e

Prendam o dono do Bar Por: *Percival Maricato administracaoemaeb@mercadogastronomico.com.br

N

os tempos que os livros de detetive estavam na moda, era fácil encontrar o assassino: bastava procurar o mordomo, de nome, Jarbas. Teve outros tempos em que, acontecendo alguma manifestação políticosubversiva oculta em cidades dominadas por ditaduras, o chefe de polícia já tinha uma ordem para sua equipe, na ponta da língua: "prendam os suspeitos de sempre". O culpado podia estar ou não entre eles, mas isso era questão secundária, valia a versão e não o fato e em ditaduras, a versão prevalece. Se a manifestação de insatisfação continuar, pode-se decretar o toque de recolher. A partir de certa altura, quem estiver pelas ruas poderá ser fuzilado. Nos tempos atuais, certos prefeitos e vereadores, incapazes de resolver problemas das cidades, especialmente o da criminalidade,

tem sempre um culpado: fechem o bar. Equivale ao "prendam os suspeitos de sempre". Em Sorocaba, interior de São Paulo, o prefeito e os vereadores, candidatos a Pinochets, bate-ram o recorde: os bares terão que fechar 23 horas, teremos mais uma cidade dormitório e a paz dos cemitérios. Certamente as mães da cidade votarão no prefeito, seus filhos irão dormir por força de decreto, como nos contos de fada, tudo ficará em paz. Melhor ainda quando os juízes proíbem menores de andar nas ruas à noite. É a rua que é perigosa e nelas o bar pontifica: é a boca do inferno, o dono é Lúcifer disfaçado. Lashiati ogni speranza, voi quientrate. Surgirão outros querendo ganhar a medalha. Um dia quem sabe fecharão todos os bares, depois cinemas, depois teatros e então o crime estará dominado. Sim, pois o crime não nasce da corrupção, demagogia e incompetência dos

políticos, das injustiças sociais e mazelas da educação, das crianças abando-nadas e da miséria das favelas, do egoísmo e da falta de solidariedade do sistema. O crime nasce nas opções de lazer, quando se solta Dionísio, o perigo está na emoção, na sensação, na liberdade, na tesão. O que queremos, diz essa gente repressora, é ordem, tradição, família, prudência, organização, repressão enfim, para que ninguém saia da linha. Essa luta é muito antiga, Dionísio versus Apolo. Quem quiser abra a internet. Poderá tomar partido. Mas ao final, perceberá que se não houver equilíbrio, se não se achar a causa dos males sociais, os bares continuarão pagando a conta dos incompetentes. E também perceberá que logo mais, quem andar pelas ruas após o toque de recolher poderá ser fuzilado. Teremos uma sociedade saudável, muito saudável.

* Percival Maricato é Consultor, palestrante e advogado, escritor, empresário. Fundador e ex-presidente da ABREDI e ABRASEL SP. É autor de vários livros, entre os quais "Como Montar e Administrar Bares e Restaurantes", (9º edição) "Marketing para Bares e Restaurantes" (3º edição), "Franquias para bares, restaurantes, lanchonetes, fast-foods e similares", todos da Editora SENAC e "Promoções para Bares e Restaurantes" editados pela Abrasel Nacional. Também é autor do Manual do ECF e Cartilha de Segurança; Foi por treze anos editor da REVISTA BARES E RESTAURANTES.clientes quer conquistar. As promoções, como aliás, as principais ferramentas do marketing, devem focar esse público, em vez de atirar a esmo. Na próxima edição, falarei mais sobre essa divisão e os tipos de promoção possíveis.

05


Agenda: Cursos e Eventos agenda@mercadogastronomico.com.br

Evento:

Cursos pagos Graduação:

Festival do Turismo de Gramado

Tecnologia em Gastronomia Inscrições: até 21/11

Data :18 a 21 de novembro de 2010 Para informações acesse: www.festivalturismogramado.com.br O Festival do Turismo de Gramado conquistou a maioridade e agora abre os braços para o mundo dos negócios e o mercado internacional. Com o apoio do Ministério do Turismo, a 22ª edição do evento se realizará entre os dias 18 e 21 de novembro no Serra Park, em Gramado, na serra gaúcha. A maturidade, adquirida com profissionalismo e competência, consolida o evento com a feira de maior retorno de negócios para o trade da América do Sul.

Cursos: Cursos oferecidos no Centro Universitário Senac Campus Águas de São Pedro

Site para informações: www.sp.senac.br Telefone para informações: (19) 3482-7000

Cursos gratuitos • Capacitação para Cozinheiro Inscrições: de 19/10 a 11/11 • Capacitação para Garçom Inscrições: de 19/10 a 11/11

Pós-graduação: • Administração de Negócios do Vinho Inscrições: de 4/10/2010 a 24/2/2011 • Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - Foco em Resultados Inscrições: de 4/10/2010 a 24/2/2011

• Massas e Molhos Início: 30/11 a 3/12 Horários: de 3ª a 6ª das 18 às 21 horas Inscrições abertas

Plugado

Livres: • Formação de Bartender Início: de 3 a 12/11 Horários: de 2ª a 6ª das 18 às 23 horas Inscrições abertas • Gestão de Empreendimentos Gastronômicos Início: 17 a 19/11 Horários: 18 às 23 horas Inscrições abertas • Pizzas doces e Salgadas Início: 20/11 Horários: sábado das 9 às 18 horas Inscrições abertas • Harmonização Enogastronômica Início: 22 a 29/11 Horários: de 2ª a 6ª das 18 às 23 horas Inscrições abertas

O Slow Food é uma associação democrática aberta a todos. A diversidade dos seus associados é uma das suas maiores forças. Qualquer pessoa pode se associar ao Slow Food. Visite o site e associe-se:

www.slowfoodbrasil.com

09


nosso cotidiano

Cursos de tecnologia registram aumento de oferta e procura Profissionais com nível mais técnico tem sido os mais procurados no mercado de trabalho Por: Redação Colaboração de dados: Assessoria de Imprensa da Setec /MEC redacao@mercadogastronomico.com.br

Campus Águas de São Pedro Foto: Divulgação Senac

O

número de estudantes matriculados em cursos superiores de tecnologia não pára de crescer. Dados do Censo da Educação Superior demonstram um aumento de 18,7% no número de matrículas, que passou de 347 mil em 2007 para 412 mil em 2008. "Estamos diante de uma espiral evolutiva do número de matrículas nessa área, que é mais voltada para o mercado de trabalho", afirma Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação. De 2002 para cá, o número de matrículas de tecnólogos saltou de 81,3 mil para 412 mil. O aumento da procura e da oferta de cursos superiores de tecnologia revela, de acordo com o secretário, uma ruptura de padrões. Ao contrário de muitos países desenvolvidos, o Brasil tem menos cursos superiores de tecnologia e mais bacharelados. "O mercado já não absorve os bacharéis e sente falta de um perfil mais técnico em seus profissionais", argumenta Pacheco. Outro diferencial dos cursos tecnológicos é que eles são mais focados em determinadas áreas e, por isso, costumam ter menor duração. A maior parte do crescimento do número de matrículas de cursos tecnológicos se deu no setor privado, que responde por 83,3% da oferta. Entretanto, os cursos oferecidos por instituições públicas de ensino também registraram crescimento. "Com a consolidação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que reservam 30% das suas vagas para estes cursos, mais o investimento nas redes estaduais via Brasil Profissionalizado, acreditamos que esse crescimento vá ser muito superior nos próximos anos", salienta Eliezer Pacheco. São investimentos de R$ 2,4 bilhões que estão sendo feitos pelo Governo Federal para a expansão da educação profissional, nos níveis federal, estadual e municipal.

Curiosidades do curso tecnólogo: * O curso tecnólogo permite realizar pósgraduação na área e MBAs; * Vantagem em adquirir a formação em apenas 2 anos; * Perfil técnico tem sido o mais requisitado no mercado de trabalho pelas empresas; Gastronomia é um dos destaques dentre os cursos de tecnólogos

Uma profissão onde se formam cozinheiros a um passo para se tornarem grandes Chefs O sonho de se tornar chef e deslumbrar do glamour desta posição, leva muitos a escolher uma profissão sem conhecer de fato os bastidores da cozinha. Como qualquer curso, o importante antes de realizar uma escolha profissional é desvendar o mercado de trabalho a qual será inserido após a formação, e conhecer de perto o dia-a-dia destes profissionais. Os gastrônomos têm uma carreira traçada pela arte de desenvolver pratos criativos, explorando cores, sabores e aromas, para isto exige vastos conhecimentos em alimentos e bebidas. Entre os conhecimentos técnicos adquiridos no curso estão: técnicas básicas de manipulação dos alimentos, fundamentos da culinária estrangeira, etiqueta e cerimonial. Quanto ao mercado de trabalho, o Tecnólogo em Gastronomia poderá atuar em empreendimentos de prestação de serviços de alimentação como restaurantes diversos, catering de transportes em geral, complexos de lazer e recreação, fast-foods, buffets e hospitais. Também pode ser articulista gastronômico, personal chef e consultor gastronômico.

Na escolha da faculdade é importante solicitar a ementa do curso, pois o profissional deve sair apto a assumir funções operacionais e de coordenação nas diferentes fases de produção de serviço de alimentação; permitir a compreensão do mercado gastronômico em suas várias segmentações, além de habilitar para a operacionalização, articulação e coordenação dos serviços de alimentação, com flexibilidade para permitir a adaptação às mais diversas atuações profissionais, considerando os variados aspectos culturais, econômicos e sociais do contexto no qual está inserido. Desde 2001, foram autorizadas 12.812 vagas em cursos de tecnólogo em gastronomia pelo MEC, mas hoje são ofertadas efetivamente 12.572, contando com três cursos já autorizados para o 1° semestre de 2011. Números apenas de 2010 dão um total de 12.312 vagas segundo a assessoria de imprensa da Setec/MEC. Entre as instituições de ensino que oferecem este curso de graduação, o SENAC é o pioneiro no curso superior de Tecnologia em Gastronomia e reconhecido pelo MEC. É importante verificar se o curso é reconhecido pelo MEC, para evitar surpresas desagradáveis no seu término, considerando que este curso tem um investimento alto, principalmente pelo fato de que na sua maior parte, o aluno estará em prática profissional sob o comando de chefs em cozinhas industriais moldadas a possibilitar ao aluno, todos os recursos necessários em equipamentos para o aprendizado de todas as técnicas.

Acesse o site www.mercadogastronomico.com.br e veja as instituições credenciadas no Mec no curso de gastronomia. 11


Entre os cursos de ensino superior cadastrados no MEC em Tecnólogo em Gastronomia, totalizam 31 intituições de ensino superior em São Paulo. A mais renomada da área é o Centro Universitário Senac que tem campus em Campos do Jordão e Águas de São Pedro. Em destaque também a Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP e a HOTEC. Opções próximas a Campinas: * Centro Universitário SENAC no campus de Águas de São Pedro, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP, localizada em ITU/ SP e a Universidade São Marcos – USM de Paulinia.

Chefs da região revelam dicas da profissão:

que estar um chef tem ecimento, o, ss ce su r o conh "Para te ado, renovand esa sempre inform er a maneira como a empr r po ec , nh al co oy R de ui do além tel dos chefs aq trabalha. Um havia trabalhado em ho rta ce já a um o, pl ha em tin ex , então ele já anteriormente nha a. nhecer a cozi experiênci e tem que co guardado cada el o, ss di m Alé está ício, rá, saber onde onde trabalha o ter paciência, pois no in ra pa ud item e, sobret autonomia suficiente base rá a te é a o ss nã E nha. ele nho uma cozi comandar sozi cio andar". gó para fazer o ne lm Plaza lay, do Royal Pa Chef Daniel Va

Foto: Eduardo M. P. Dantas

como uma forma de “Vejo esta profissão neração rápida e satisfação e remu grande valor que pelo to garantida, nutrido seu cliente, enquan de so rri so s. está no nó r po o rad to elabo sacia e aprecia o pra capaz de transceder é O verdadeiro chef ndo de seu amor, de tudo isso, despren da ão no emprego carinho e dedicaç a sua á est ali is po to, confecção de seu pra e criar um filho”. gerar criação, algo como a Gil é Sommelier Chef Everaldo Molin ional pelo SENAC ac ern Int Formado em Chef - Águas de São Pedro

em 2001 no mia do Senac a era um no ro st ga de ldade na époc e “Cursei a facu guas de São Pedro, que Á tempo em qu Grande Hotel os do país, ao mesmo rs é dos únicos cu faculdade publicidade. ha nessa carreira finalizava min mais importante ao entrar que e , ra fo ra o pa Acredito que amour é só da cozinha te aprender as gl entender que er coisa é muito importan ciências, pois r qu antes de qual e também se interessar po e pesquisar e s qu ca si m te ba ê as oc ic V técn ico. são mo ser quím ro e texturas perfeitos ser chef é co chei r, bo sa o e entender qu uita dedicação. nfeitaria, e m s gosto, a co s bolos ai m resultados de e qu ea na ár arte do Trabalho hoje formei me dedico à s. Foi a forma e do m ra e co qu de e s sd no fi de ria dos docinhos o de publicitá confeitados e ra conciliar o lado artístic pa que encontrei a da arte gastronômica”. ez ad lic de a m co taria chef em confei i - atua como Chef Lili Ruga

12


boa compra

Produtos em Destaque Vinícola Pericó lança o primeiro e único IceWine do Brasil “O primeiro e único vinho do gelo brasileiro”. O Pericó Icewine foi cultivado a 1.300 m.s.n.m. em São Joaquim, Santa Catarina, é resultado de um projeto inovador onde foram colhidas uvas congeladas a -7,5 °C no amanhecer de 4 e 12 de junho de 2009, para elaborar um vinho raro e genuinamente brasileiro. Feito de uvas Cabernet Sauvignon.

Onde Encontrar:

Máquina de Frozen FBM02 2 Cubas com Capacidade de 2litros cada da BRAS Sulamericana. Equipamentos para bebidas frozen. Ideais para o preparo de raspadinha italiana, frozen drinks (cocktails alcoólicos como margarita e caipirinha frozen), açaí, frozen cappuccino, milk-shakes e outras bebidas. Foto: Divulgação: Vinícola Pericó

Onde Encontrar: Balanças Bordon Av. Orozimbo Maia, 1165/1193 B: Guanabara – Campinas /SP Tel./ Fax: (19) 3737-1311 E-mail: vendas@balancasbordon.com.br www.balancasbordon.com.br

Cachaça Dedo de Prosa Carvalho ou Louro Canela Em primeiro lugar em qualidade pelo campeonato USP de Cachaça. Deliciosa para degustar pura, ou para tornar seus drinks ainda mais especiais! Foto: Divulgação Dedo de Prosa

Vinícola Pericó Tel.: (49) 3233-1100 / Fax: (49) 3233-1600 E-mail: vinicolaperico@vinicolaperico.com.br www.vinicolaperico.com.br

Onde Encontrar: Tel.: (15) 8128.2464 / (15) 7834.4237 / ID 54 * 52382 E-mail: pardal@reidacachaca.com.br www.cachacadedodeprosa.com.br

Pão de Mel Real Produzido como nenhum outro, é a marca da tradição e perfeccionismo da Chocolates MUNIK. Foto: Divulgação Chocolates Munik

Onde Encontrar: Nova loja da rede Chocolates Munik em Campinas Rua Cel. Silva Teles, 132, Cambuí - Campinas - SP www.chocolatesmunik.com.br * Fotos ilustrativas de divulgação dos produtos anunciados pelas respectivas empresas.

13


Esta baguete, rústica e longa, que contém ingredientes franceses tradicionais, como nozes, passas e roquefort, é uma excelente opção no jantar. E fica deliciosamente saborosa ao ser servida com purê de abóbora e presunto serrano. Ingredientes: • 1kg de farinha • 600ml de água • 40g de O-Tentic** • 230g de queijo roquefort • 110g de nozes • 160g uvas secas (passas) • Sal (uma colher de café) Preparo: 1. Batimento 1ª velocidade durante 4 minutos


cozinha aberta

Receitas de sobremesas para o cardápio de verão A dica é abusar das frutas! Por: Chef Antonello www.buffetantonello.com.br cozinhaaberta@mercadogastronomico.com.br

N

a época de calor, nosso corpo pede muita água, frutas, comidas leves e refrescantes, temos que dar preferência para refeições mais equilibradas. E para não termos de dispensar uma bela sobremesa ao final de cada refeição, daremos algumas dicas de receitas de sobremesas, fáceis e com frutas, e que principalmente, sejam saborosas.

Creme de Limão Siciliano e avelã Por: Chef Antonello Foto: Eduardo M. P. Dantas

Ingredientes

• 500 ml de creme de leite fresco • 2 latas de leite condensado • Suco de 2 limões siciliano • 1 pitada de raspas de limão • 100 g de creme de avelã • 50 ml de leite

Modo de preparo

• Bata os ingredientes no liquidificador, até o creme encorpar; • No microondas, derreta o creme de avelã com o leite; • Coloque um pouco do creme de limão na taça e em seguida o creme de chocolate. Serviço: Buffet Antonello www.buffetantonello.com.br Tel.: (19) 3237-9724 / 7803-5431

Fruit Soup

Por: Chef Conrado Oliveira Foto: Divulgação Lagundri

Ingredientes • ½ carambola • 1/4 Banana Nanica • 1/2 kiwi • 3 lichias em calda • 3 rambutãs em calda • 3 nêsperas em calda • 2 damascos • 1 fatia de abacaxi • 150 ml de suco de aloe vera natural • 3 uni Morangos • 1 pimenta para decorar

Modo de preparo • Corte as frutas em fatias ou em cubos, colocando todas juntas em um recipiente acrescente o suco de aloe vera e decore. • Se for reservar mantenha refrigerada. Serviço: Lagundri Bistrô Contemporâneo Indonesia - Malaysia - Thailand - Laos End.: Rua Sampainho, 58 - Cambuí - Campinas - SP Tel.: (19) 3251-0719 www.lagundri.com.br 20


Cheescake com frutas frescas Por: Chef Lourdes Bottura Foto: Divulgação Badebec

Ingredientes Massa: • 90 g de manteiga (separar 20 grs. para untar assadeira) • 100 g biscoitos de maisena • 30 g de açúcar • Manteiga para untar Recheio: • 150 g açúcar • 30 g maisena • 550 g de cream cheese • 2 ovos • 1 gema • 80 g creme de leite fresco • Gotas de extrato de baunilha. • 01 colher de chá rasa de raspas de limão • Frutas Frescas para decoração. • 100 g de manga em cubos • 150 g de morangos • 100 g de kiwi

Modo de Preparo Massa: • Numa panela derreta a manteiga. Reserve. No processador triture os biscoitos juntando o açúcar. Despeje numa tigela e misture a manteiga derretida com a ponta dos dedos.

• Unte a fôrma de 25 cm de diâmetro. Coloque a massa no fundo da fôrma, pressionando bem. Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180° C, por + ou - 8 minutos, ou até que esteja levemente dourada. Reserve • Deixe esfriar completamente antes de colocar o recheio. Recheio: • Peneire o açúcar com a maisena e coloque na batedeira. Junte o cream cheese e bata até misturar bem.

• Em uma tigela, misture os ovos, a gema, a baunilha e as raspas de limão. Junte o cream cheese e misture bem. Acrescente o creme de leite e despeje sobre a massa de biscoitos. • Asse em forno pré-aquecido a 150° C, por aproximadamente 50 minutos ou até que o centro comece a ficar firme, mas a torta ainda esteja bem clara. Serviço: Badebec End:. Shopping Galleria Campinas Tel.: (19) 3206-0201 www.badebec.com.br

Modo de preparo

Cesta de massa filo e Calda de Maçã: • Descascar e cortar as maçãs em cubos; • Levar todos os ingredientes ao fogo e cozer até que fique uma calda em fio médio.

Crumble de Maçã Por: Chef Conte Foto: Eduardo M. P. Dantas

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

Cesta de massa filo: • 4 folhas de massa filo (usamos a marca Arosa) 20x20cm • Dispor as folhas no fundo de uma assadeira redonda pequena (molde)de maneira que fique no formato de uma cesta. Asse em fogo médio por 10 minutos ou até que fique dourada e crocante.

Calda de Maçã: • 8 unidades de maçã Fuji • 80g de açúcar • 50ml de água • 20ml de aguardente Creme de Amêndoas: • 300ml de leite integral • 100ml de creme de leite fresco • 50g de amido de milho • 100g de amêndoas descascadas, torradas e picadas • 80g de açúcar • 30ml de amareto

Creme de Amêndoas: • Dissolver o amido e o açúcar no leite , levar ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar; • Retirar do fogo, deixar esfriar completamente; • Depois de frio, incorporar o creme de leite, as amêndoas e o amaretto;

Montagem

• Na cesta já assada , colocar 2 colheres de sopa de creme de amêndoas, 2 colheres de sopa de maçã em calda, uma bola de sorvete de creme e polvilhar com uma farofa doce a base de amêndoas e bolachas. • Decore com uma folha de menta. Serviço: Conte Italian Steak House End.: Rua Sampainho, 251 – Cambuí - Campinas - SP Tel.: (19) 3325-4155/ 3294-5543 www.conterestaurante.com.br 21


pitadas de sucesso

A força de um ideal A história de quem transformou “bandejão” de fábricas em restaurantes corporativos Por: Tata Strauss – Jornalista Foto: Eduardo M. P. Dantas redacao@mercadogastronomico.com.br

C

om grande determinação, o menino nascido no Uruguai que cresceu ajudando a família no restaurante revolucionou o mercado food service e criou uma empresa modelo, reconhecida dentro e fora do Brasil. Seu nome é Daniel Rivas Mendez e sua empresa é a Gran Sapore, localizada em Campinas, SP. A história de Daniel Mendez com o Brasil começa em 73 quando chega com a família em Jaguarão, RS. Trabalhar como garçom passa de diversão para obrigação e o garoto de 12 anos aprendeu cedo o que não queria para sua vida. Ele não queria ter que trabalhar todo fim de semana, feriado e datas comemorativas, não queria deixar de lado as brincadeiras da juventude, e não queria passar todo Natal e Réveillon servindo outras famílias. Munido deste ideal e de um forte espírito empreendedor, aos 30 anos Mendez vende seu carro e inaugura sua própria empresa em 92. Com foco no usuário final, a Gran Sapore inovou e ofereceu muito mais do que comida; eram refeições de qualidade, preparadas in loco, bem apresentadas e em um ambiente agradável. Não demorou muito para este novo modelo cair no gosto das grandes empresas e a Gran Sapore saltar de 500 refeições diárias para 5.000. Atualmente são servidas mais de 850.000 refeições por dia, em mais de 1.000 restaurantes corporativos espalhados por 24 estados brasileiros, além de México e Colômbia. Mas, para alcançar estes números, o presidente da Gran Sapore, Daniel Mendez, precisou mudar conceitos e alavancar um mercado de pré-processados que praticamente não existia. O termo “alimentação coletiva” não mais servia para descrever os serviços que sua empresa oferecia e, por isso, ele deu o nome de Restaurante Corporativo; hoje de domínio público e amplamente utilizado. Mendez conseguiu dar vazão a uma cadeia de suprimentos que antes era cara e eliminou atividades que demandavam muito tempo de dentro das cozinhas. Descascar batatas, cortar cebolas e até fatiar carne ficou no passado, tudo isso chega pronto para as cozinhas e a um preço bem acessível. Isso graças à curiosidade criativa de Daniel Mendez, que o impulsiona desde menino, e suas parcerias com grandes clientes e fornecedores.

26


Foto: Divulgação Gran Sapore

Em 2003, quando a Gran Sapore recebe um aporte de R$ 20 milhões, a empresa deixa de ser familiar e passa a ter uma governança corporativa. “Até então eu trabalhava para mim..., lucrando ou não eu estava satisfeito...”, afirma Mendez1. Com o bom uso dos investimentos na gestão, a empresa começa a traçar planos e ganha uma visão clara sobre as metas e os resultados. Os clientes, que já eram atendidos de forma individual, passaram a ter ainda mais opções com a criação das marcas: Gran Sapore,Conviva, Gran Vidas e Vitrines que combinam produtos e serviços específicos para cada cliente.

“Não existe nenhum tipo de premiação ou participação financeira aos funcionários se não tiver no mínimo 75% de satisfação do cliente comprovado. Mesmo que o retorno financeiro tenha sido alto, o foco é no cliente e não no financeiro, e este conceito é imexível!”

Daniel Mendez

Para suprir as tendências e necessidades do mercado, a empresa mantém uma equipe muito criativa de pesquisa e desenvolvimento chamada IOS (Inteligência Operacional Sapore). Eles criaram um sistema operacional único que evita o desperdício de alimentos, bem como de água e luz, e otimizaram cozinhas de 40 m2 que preparam até 850 refeições por dia; resultando em qualidade e padronização dos produtos a serem servidos.

Sempre de portas abertas para ouvir e analisar opiniões, Daniel Mendez é o maior patrocinador e inventor da sua própria empresa. “Isso só é possível porque não me fecho pra nada. Nem tendências, novidades, nem parcerias”, afirma o presidente. E é graças a esta infindável motivação de fazer o diferente e se “ressignificar” sempre que a Gran Sapore lança produtos e serviços novos constantemente. O Vitrines Express, por exemplo, é o mais novo segmento da empresa e oferece uma alameda de serviços. “A idéia é unir alimentação e serviços, por meio da oferta de um mix de produtos, que abrangem higiene pessoal, itens de primeira necessidade, bomboniere, sanduíches prontos e até pão francês que o colaborador pode comprar e levar para casa, sem ter de parar em uma padaria”, explica Mendez. Daniel Mendez faz questão de lembrar que seus clientes pediam e pedem por inovações. Entre estes clientes-parceiros estão todas as TV’s abertas (Globo, SBT, Record, Band), Motorola, Schincariol, Ford, Electrolux, Procter & Gamble, Vale, entre tantas outras. E são muitas mesmo! Nos 10 primeiros anos a Gran Sapore teve crescimento de 30% ao ano e há 3 anos cresce à 10% ao ano. O faturamento da Gran Sapore, só em 2009, foi de R$ 900 milhões. A receita de todo este sucesso leva inúmeros ingredientes, mas, na opinião de Mendez, os pilares são: um modelo de gestão inovador, investimentos constantes na capacitação de pessoal e regras muito bem estabelecidas. “Não existe nenhum tipo de premiação ou participação financeira aos funcionários se não tiver no mínimo 75% de satisfação do cliente comprovado. Mesmo que o retorno financeiro tenha sido alto, o foco é no cliente e não no financeiro, e este conceito é imexível!”, afirma o presidente. Alguém ainda dúvida que esta receita dê certo?! 1 Retirado do livro “Para Ser Grande”, Marina Vidigal; Ed. Original.

27


brejas

Cerveja na empresa Cada vez mais empresários optam por palestras e degustações de cervejas em encontros corporativos Por: Maurício Beltramelli Cervejeiro Confrade do e Pesquisador de Cervejas brejas@mercadogastronomico.com.br

H

á mais de 120 tipos de cerveja no mundo, a maioria deles disponível no Brasil. Porque então o brasileiro só toma um tipo? É com perguntas como essa que costumo surpreender espectadores da nova sensação quando se fala em palestras corporativas: O mundo das cervejas. Antes relegado somente aos vinhos, as empresas vêm buscando diferentes atrativos para proporcionar momentos divertidos e ao mesmo tempo instrutivos aos seus colaboradores. Como a cerveja é, seguramente, uma das paixões do brasileiro, o sucesso é certo. Nos últimos anos, vem acontecendo no país uma verdadeira revolução nos hábitos de consumo da bebida. A cada dia mais pessoas vêm buscando cervejas diferenciadas, com mais e diferentes sabores e aromas, fugindo do lugarcomum. Durante as palestras são esclarecidos alguns "segredos" da cerveja aos espectadores, auxiliando-os a aproveitar muito melhor esse novo mundo que se descortina. São abordados, da maneira mais didática e divertida possível, desde a diversidade de estilos de cerveja, ingredientes, histórias, e até dicas das temperaturas corretas e de como degustar o nobre líquido. As palestras

possuem, em geral, duração de cerca de 45 minutos, e é tão divertida, leve e descontraída que não se percebe o tempo passar. As perguntas dos "novos" degustadores são as mais variadas, prova do imenso interesse do brasileiro pelo assunto. Melhor ainda quando a palestra termina com uma degustação dirigida de alguns rótulos. Não se trata de beberagem pura e simples, como alguns podem até imaginar. Nesse tipo de degustação, cada participante degusta cerca de 150 mililitros de cada breja escolhida. Enquanto aproveita a "viagem" dos aromas e sabores, vai-se descobrindo a história daquele estilo e daquela cerveja em específico, bem como as sensações que podem ser percebidas durante a degustação. E, convenhamos, tudo o que é consumido acompanhado de informação fica bem melhor aproveitado. Principalmente, claro, a cerveja. Pra mim, é um verdadeiro prazer mostrar um pouco desse novo mundo que se descortina, e que a imensa maioria das pessoas ainda não tem idéia de como é rico e complexo. E uma coisa é certa: depois de descoberto, jamais se olha a cerveja com os mesmos olhos de antes.

Foto: Divulgação Brej

as

“As empresas vêm buscando diferentes atrativos para proporcionar momentos divertidos e ao mesmo tempo instrutivos aos seus colaboradores.” Maurício Beltramelli 28


bartender

Um patrimônio nacional

Conheça a receita das caipirinhas vencedoras

1º lugar: Jairo Alvim da Gama Receita: Canarinho

Fotos: Agenzia Riguardare

3º torneio de caipirinhas Exóticas “Dedo de Prosa” Por: Enrico Meloni- Diretor de Bares SP www.baressp.com.br bartender@mercadogastronomico.com.br

P

rezados leitores, hoje vou tratar da história de um patrimônio nacional, a nossa caipirinha. Não se sabe com precisão onde e quando começou, porém existem diversas versões, e uma delas é que provavelmente a caipirinha nasceu no sul do Paraná, local que utilizava sua mistura original: cachaça, limão e açúcar, como remédio para combater a gripe. Outra versão é que iniciou por volta do século XVI com a cultura do cultivo da cana. De acordo com contextos históricos foram os escravos que começaram beber a cachaça pura, mas também utilizavam frutas típicas que os colonos desprezavam. Foi a partir daí que surgiram as primeiras caipirinhas, mas sem gelo. Depois da criação vieram as evoluções. Com a chegada de diversas bebidas foram aprimorando as versões, e atualmente tem caipirinha preparada com vodkas (Caipiroska), saque (caipike, saquerita ou caipisaque), rum (caipirissima) até

chegarmos com pisco, whisky, tequila, cerveja, dentre outras. Hoje em dia também é possível encontrar variações desde cocktails, usando as mais diferentes frutas e condimentos como pimentas, manjericão, gengibre e outros, e variados tipos de destilados, passando pelos xaropes e aromatizantes fazendo uma explosão de sabores diferenciados dentro da antiga caipirinha. O mais moderno dela atualmente é a mixologia molecular, em que se transforma a caipirinha em espuma ou até mesmo em um macarrão. Mas independentemente de todos os tipos de caipirinha o mais importante é tomá-la da maneira que gostamos, com diversas frutas e destilados ou a tradicional, com apenas limão e cachaça. Com certeza o que faz a caipirinha ser especial é o profissional que a prepara, ainda mais quando ele se mantém preparado e atualizado tornando a vantagem de se destacar no mercado sempre possível. E para todos "cheers".

3° Torneio Dedo de Prosa de Caipirinhas Exóticas agitou a arena de drinks na Equipotel A Equipotel, maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina, entre as inúmeras atrações do evento voltada aos fãs da gastronomia e, principalmente, aos amantes de drinks e cocktails, realizou a 3ª Edição do Torneio de Caipirinhas Exóticas, que teve o patrocínio da famosa cachaça 'Dedo de Prosa'. Foram 15 os participantes do torneio, para a primeira fase classificatória até a grande final. Os dois primeiros colocados ganharam uma viagem ao interior de Minas Gerais para conhecerem o alambique e história da cachaça Dedo de Prosa, além de troféus e certificados. Para o anúncio do grande vencedor foram avaliados: apresentação pessoal, simpatia durante a apresentação, manuseio dos utensílios, mistura de ingredientes. Dentre os jurados estava presente, o cachacista, professor, engenheiro Jairo Martins da Silva, também consultor da revista Playboy.

Ingredientes:

• 3 colheres de maracujá • 2 colheres de açúcar • 2 colheres de cointreau • 7 colheres de cachaça Dedo de Prosa envelhecida • Raspas de cenoura • 2 gotas de angostura • Guarnição: carambola, phisalys e cenoura Copo: Hot Drink - Batido

2º Lugar: Isabela Nishimurota Receita: Mikan Ingredientes: • 6 acerolas • 1/2 mexirica • 3 colheres de cachaça Dedo de Prosa • 5 colheres de suco de aloe vera • Decoração: acerolas

Os premiados comemorando: Rogério Simioni (3º colocado), Jairo Alvim da Gama (1º colocado) e Isabela Nishimurota (2a colocada) (da esquerda para a direita)

www.cachacadedodeprosa.com.br

29


Silvia: Precisa ter primeiramente acesso aos cafés de qualidade, depois provar diferentes cafés e descobrir o que realmente lhe agrada, mas uma dica para começar buscar cafés com certificações com Rainforest Alliance, UTZ Kapeh ou BSCA. Acho que já é um bom começo.

MG: E a melhor dica e método de preparo para um bom café em casa? Silvia: Bom, em casa tomo french press, mas a maioria das pessoas costumam fazer um belo coado e para isso é necessário para cada colher de sopa usar 100 ml de água, usar sempre água mineral ou filtrada e nunca muito quente apenas a 95°C no máximo antes de ferver. Coloque o pó no coador e acrescente a água lentamente sempre em um fio. Aguarde o café ser todo filtrado e sirva. Mas atenção! Aprecie com moderação. Você pode consumir em média 6 cafezinhos por dia. MG: Nos dê uma dica de sucesso para nos tornarmos bons baristas? Silvia: Estude, viaje e fique por dentro das novidades do setor. Faça cursos de barista, degustação e latte art, sempre em busca do aperfeiçoamento. E espero em breve, tomar um delicioso cafezinho seu.


fornecedores Carnes & Cia

Alimentos & Cia Hortifruti Calusne Farms E-mail: calusne@calusnefarms.com.br Tel./Fax: (19) 3227-6668 / 3269-5422 Principais produtos: Apresentamos uma completa linha de verduras higienizadas, flores comestíveis, cogumelos e ervas aromáticas para a elaboração de pratos mais coloridos e saborosos, entrega diária. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Massas Frescas Alho Poró & Cia Rua Manoel Francisco Mendes, 85 Jd. do Trevo - Campinas - SP E-mail: contato@alhoporo.com.br Tel./ Fax: (19) 3579-2167 / 3579-2168 Principais produtos: Agnelotti, canelone, conchiglione, rondelli, capeletti, raviolli, tortelli e recheios especiais sob encomenda. Conheça também nossas outras opções de massas frescas. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Laticínios Serra Milk Rua Rocco O. Tavano, 796 Pq. Ind Andorinhas - Cosmópolis - SP E-mail: serramilk@uol.com.br Tel./Fax: (19) 3812-4318 Principais produtos: Manteiga da Serra Milk e Três Marias, mascarpone Finobel, garrafa e gás para chantilly isi, ricota Roni, creme de leite tradicional e creme de leite chef. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Mantimentos Atacadista / Distribuidora Irmãos Matos Rua Pedreira, 523/531 Campos Eliseos - Campinas - SP E-mail: irmaosmatos@uol.com.br Tel.: (19) 3729.6700 / 3227.0283 Principais produtos: “Especialista em Food Service”. Grãos, farinaceos, conservas, azeite, arroz, café, bacalhau, linha QUALIMAX, bebidas quentes vinhos importados, produto de limpeza e linha sachet. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Mariusso Food Service Campinas - SP E-mail: contato@mariusso.com.br Tel./Fax: (19) 3844-8628 Principais produtos: A mais completa linha Food Service: linha de sachês, cafés, sucos, condimentos, temperos, conservas, sobremesas, gorduras congelados, resfriados, entre outros. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br 32

Montana Carnes & Cia Av. José de Souza Campos, 877 Cambuí - Campinas - SP E-mail: montanacarnes@terra.com.br Tel./Fax: (19) 3251-5066 Principais produtos: Carré e paleta de cordeiro, picanha Montana, picanha super precoce, bife da nona, bife de chorizo, baby beef, entrecote, T-bone, prime ribe, maminha, fraldinha, filé mignon. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Feijoada Brasileira Mercado Municipal s/nº Box 008 Centro - Campinas - SP Tel./Fax: (19) 3231-8017 Principais produtos: Trabalhamos com uma linha completa de itens para feijoada, produtos de culinária alemã, frutas secas, peixes secos, temperos, conservas entre outros. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Bebidas & Cia Cachaça Dedo de Prosa Representante de SP: Emerson Ribeiro Tel.: (35) 3623-1777 / Ramal: 206 E-mail: contato@cachacadedodeprosa.com.br Principais produtos: Cachaça Dedo de Prosa Carvalho e Dedo de Prosa Louro-Canela. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Café CafemaQ Rua Rinópolis, 101 Jardim do Trevo - Campinas - SP E-mail: comercial@cafemaq.com.br Tel./Fax: (19) 3272-2777 Principais produtos e serviços: Máquinas profissionais para Café Espresso La Spaziale com máquinas superautomáticas, Tamper, Pitcher, Gaveta de borra e curso de barista. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Max Coffee / Máquina de Café Espresso Rua 23 de setembro, 103 Bairro Limão - São Paulo - SP E-mail: contato@maxcoffee.com.br Tel./Fax: (11) 3951-2647 / 3858-9537 Principais produtos e serviços: Máquinas automáticas, profissional e vending machine Saeco. Locação, assistência técnica em máquinas de diversos modelos e marcas. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Vinhos & Cia Grand Cru Campinas Rua Dr. Sampaio Ferraz, 336 Cambuí - Campinas - SP Tel.: (19) 3252-4311 Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br


fornecedores Tokay Vinhos Especiais

Centro Universitário Senac

Balanças Bordon

Al. Dos Vidoeiros, 455 Gramado Mall - Campinas - SP Tel.: (19) 3295-1994 Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Campus Águas de São Pedro Tel.: (19) 3482-7000 Site para informações: www.sp.senac.br Leia na página 09 desta edição os cursos voltados a área de gastronomia.

Av. Orozimbo Maia, 1165/1193 Guanabara - Campinas - SP E-mail: vendas@balancasbordon.com.br Tel./Fax: 19 3737-1311 Principais produtos: equipamentos e utensílios para cozinhas profissionais. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

CN3 Consultoria em Nutrição Ltda

Serviços & Outros Decoração Fast Frame Rua General Osório, 2175 Cambuí - Campinas - SP E- mail: campinas@fastframe.com.br Tel.: (19) 3294-6294 Principais serviços: Quadros e molduras. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Cursos & Consultoria Anima Academia de Arte Campinas - SP Email: atendimento@anima.art.br Tel.: (19) 3342-2992 Serviços oferecidos: Cursos de Desenho para Crianças, Mangá, História em Quadrinhos, Desenho Artístico, Arte Contemporânea, Moda, Pintura, Humor, Digital, Perspectiva e outros. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Rua Américo Brasiliense, 244 – sala 61 Cambuí - Campinas - SP E-mail: ruthlizarraga@cn3.com.br Tel.: (19) 3384-7928 Serviços oferecidos: Assessoria para adequar sua empresa às exigências da legislação vigente. Equipe altamente qualificada. Procure a CN3 e traga mais diferenciais a sua empresa! Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Plano & Ação E-mail: nilce@planoeacao.com.br, edilaine@planoeacao.com.br Tel.: (19) 9111.7861 / (19) 9103-2497 Serviços Oferecidos: A Plano & Ação é uma empresa de assessoria que atua nos diversos segmentos de alimentação, administrada por nutricionistas. Entre em contato conosco! Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Equipamentos & Utensílios Fag Inox Av. Presidente Juscelino, 181 C. Elíseos - Campinas - SP E-mail: fernando@faginox.com.br Tel.: (19) 3269-3378 / 3269-3394 Principais produtos: Equipamentos e projetos para cozinhas profissionais. Mesas, Pias, Estantes, Coifas e muito mais em aço inox. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Mult-grill Express Atendemos em todo Brasil! Email: multgrill@multgrill.com.br Tel./Fax: (43) 3343-2700 / Cel.: (43) 9913-0769 Principais produtos: A 10 anos empresa especializada na fabricação de grelhadores elétricos para cozinhas industriais. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

Produtos de Limpeza e Uniformes Larkin / La Petra E-mail: lapetra.lapetra@yahoo.com.br Tel.: (11) 4023-4533 / 8596-8454 Principais produtos: Linha de produtos de limpeza próprios para cozinhas industriais e para máquinas de lavar louça. Linha completa de produtos de limpeza geral e produtos de higiene. Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

TEX WORK Uniformes e EPI's Avenida Brasil, 145 - Guanabara - Campinas - SP Tel.: (19) 3232-9572 / 3232-9589 E-mail: camp@texwork.com.br Principais Produtos: Possuímos toda a linha de uniformes para restaurantes e hotéis, como uniformes de brigada da cozinha, salão, limpeza, governança, recepção, manutenção, linha diretoria executiva. Contamos com uma linha completa de sapatos profissionais “super confortáveis”. Consulte-nos! Consulte a apresentação desta empresa no site www.mercadogastronomico.com.br

33


rota gourmet

Destaque na Rota Gourmet Cayena Bistrô apresenta um menu que é uma verdadeira obra de arte Por: Redação redacao@mercadogastronomico.com.br Foto: Eduardo M. P. Dantas

R

ingredientes colhidos na própria horta da casa.

Comandado pelos chefs Manuella Delatorre Duarte e Guilerme Pereira, que apresentam pratos da alta gastronomia aliados a escolhas sustentáveis de seus

A gastronomia é a arte de transformar cada prato numa obra de arte”, conta a Chef Manuella Delatorre, que harmoniza cada prato para despertar nas pessoas sensações prazerozas, respeitando todos os sabores e aromas dos ingredientes ao apresentar os pratos cuidadosamente escolhidos do menu. O Bistrô, sintetiza a proposta do restaurante. Numa charmosa e aconchegante casa do Cambuí, o restaurante inaugura uma nova

ecém chegada a Rota Gourmet de Campinas o ‘Cayena Bistrô’ já é um dos locais mais disputados pelos gourmands da região. O bistrô promete surpreender todos os sentidos e despertar novas sensações com o requintado toque da cozinha contemporânea, através de pratos baseados na culinária espanhola e brasileira.

Bar Bar Brejas Serviços: Almoço, Bar, Happy Hour / Almoço de segunda à sexta das 11:30h às 14:30 Bar: De terça a sábado, das 18h à 1:30h. Domingos das 16h as 23h Happy-hour Double Chopp até as 20h CC: , CR: Aceita Todos / TM:$$ Rua Conceição, 860 - Cambuí - Campinas, SP Tel: 19 3251.7912 www.barbrejas.com

Restaurantes Conte Italian Steak House Especialidade: Contemporânea Funcionamento de terça a Sábado Horário: almoço das 12h às 15h, e domingo das 12h às 16h jantar: de terça a quinta das 19h às 23h, sextas das 19h às 23h30 e sábado das 19h à meia-noite - CC: , T: $$$ Rua Sampainho, 251 - Cambuí - Campinas, SP Tel.: 19 3325.4155 E-mail: conteitaliansteakhouse@uol.com.br www.conterestaurante.com.br

Cayena Bistrô Especialidade: Cozinha Contemporânea Horário de Funcionamento: Terça-feira a Quinta-feira das 19:00h às 23:30h - Sexta-feira das 1900h às 00:00h Sábado - das 12:00h às 16:00h e das 19:30h às 00:00h Domingo - das 12:00h às 16:00h Cartões aceitos: - Visa e Mastercard Ticket Médio: $$$ Rua Capitão Francisco de Paula, 264 - Cambui CEP: 13024-450 Tel: (19) 3385-3033 e 3395-3141 E-mail: cayenabistro@terra.com.br Site: www.cayenabistro.com.br (em breve) 34

Outback Steakhouse Iguatemi Av. Iguatemi, 777 - Vl. Brandina Estacionamento inferior Tel./ Fax: (19) 3251-8350 / (19) 3294-4499 E-mail: campinas@outback.com.br

proposta no universo da gastronomia de Campinas. A arte está no ambiente acolhedor, marcado pelos detalhes cuidadosos como um jardim vertical de frente para a cozinha, que fica no centro do restaurante podendo observar pelas janelas de vidro o trabalho triunfal dos mestres desta autêntica cozinha. Cayena Bistrô Rua Capitão Francisco de Paula, 264, B: Cambuí Tel.: (19) 3385-3033 De terça a quinta-feira, das 19h às 23h30. Sextas, das 19h à 24h. Sábados, das 12h às 16h e das 19h à 24h. Domingos das 12h às 16h.

Empório D'Gustta Bebidas e alimentos finos Rua Coronel Silva Telles, 246 - Cambuí - Campinas, SP Tel.: 19 3254.5711 E-mail: atendimento@emporiodgustta.com.br www.emporiodgustta.com.br

Outback Steakhouse - Dom Pedro Av. Guilherme Campos, 500, EUC R006 - Jardim Santa Genebra Parque Dom Pedro Shopping - Entrada das Flores Tel. / Fax: (19) 3756-9877 / (19) 3756-9884 E-mail: dpedro.bz22@outback.com.br Horário de Funcionamento: Segunda a quinta das 12h às 15h e das 17h30 às 23h Sexta das 12h às 15h e das 17h30 à 1h Sábado das 11h30 à 1h Domingos: das 11h30 às 22h30 Feriados a partir das 12h Billabong Hour (com Double Drink): das 17h30 às 20h (de segunda a sexta, exceto feriados) Especialidade: Carnes Ticket Médio: $$$ www.outback.com.br

Empório Michellutti Bebidas e alimentos finos Loja I: Galleria Shopping Rod. Don Pedro I, Km. 131,5 Tel.: 19 3207.4241 loja II: R: Dr. Sampaio Ferraz, 243 Cambuí - Campinas, SP Tel.:19 3253.3002 E-mail: emporio@emporiomichellutti.com.br www.emporiomichellutti.com.br

Emprório Santa Therezinha Parque Dom Pedro Shopping, entrada das flores. Jd. Santa Genebra - Tel.: 37569984 www.statherezinha.com.br

Empórios Armazém Gourmet Bebidas e alimentos finos Rua Olavo Bilac, 172 Cambuí - Campinas, SP Tel.: 19 3254.0378 / 3252.1488 www.armazemgourmet.com.br

Legenda: Casa Santa Luzia Bebidas e alimentos finos Alameda Lorena, 1471 - Jd. Paulista - São Paulo, SP Tel.: 11 3897.5000 E-mail: sac@santaluzia.com.br www.santaluzia.com.br

T: Ticket Médio (Valor médio de gastos incluindo bebida, couvert e prato principal por pessoa) $: até R$ 20,00 / $$: de R$ 20,01 a R$ 40,00 / $$$: De R$ 40,01 a R$ 80,00 / $$$$: acima de R$ 80,00 CC: Cartões de Crédito / CD: Cartão Débito / CR: Cartão Refeição / J : Atividade para criança


Mais de 200 cervejas de 14 países 10 chopes diferentes Eisenbahn Pilsen e Dunkel, Eisenbahn Weiss e Pale Ale Guinness Stout Old Speckled Hen Erdinger Weiss Colorado Indica Wäls Trippel e Quadrupel Rua Conceição, 860, Cambuí Campinas/SP próximo ao Centro de Conviência

Achel Baden Baden Bamberg Chimay Colorado Coopers Czechvar DeuS Duvel Erdinger Falke Bier Fuller’s Gouden Carolus Kasteel La Chouffe La Trappe Leffe Lucifer Orval Paulaner Pauwel Kwak Pilsner Urquell Rochefort Tripel Karmeliet Urthel Weihenstephaner Wäls Westmalle

www.barbrejas.com

35



Mercado Gastronomico Edição 11