Issuu on Google+

Conheça os bancos mais económicos para negociar acções | Económico

|

Acesso

Definir como homepage

|

Blogs

|

RSS

Fotos

|

Mail

|

Messenger

|

Spot

|

6/16/11 10:24 AM

Videos

RESET

pesquisar

10:21 | Quinta, 16 de Junho 11 Home

Mercados

Login

Economia

Política

Empresas

Finanças

Desporto

Mais Lidas Executivo

Password

ETV

ok

Registo | Recuperar password

Publicidade Portugal

Passos já falou com Catroga para regressar às Finanças

Telecomunicações

Juros batem novos máximos e taxa a três anos atinge 14%

Fusão entre Zon e Sonaecom volta a estar em cima da mesa

Internet

Conheça os bancos mais económicos para negociar acções Luís Leitão 29/12/10 00:05

A internet é a forma mais cómoda e económica para comprar e vender acções. Fique a saber quais são os intermediários financeiros ‘online’ mais simpáticos para a sua carteira. São cada vez mais os investidores a aplicarem as suas poupanças na bolsa. Desde que os bancos ‘online' apareceram e as plataformas de negociação semi-profissionais passaram a ser disponibilizadas a particulares, que um novo mundo de opções de investimento se abriu aos pequenos investidores. Por isso, não será de estranhar que o volume de ordens recebidas pelos intermediários financeiros através da internet tenha passado de 6.400 milhões de euros em 2005 para mais de 13.136 milhões de euros até Outubro deste ano. Segundo os números avançados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no relatório estatístico de Outubro, 84,4% do número de ordens dadas por investidores não institucionais residentes em Portugal até Outubro foi feito pela internet. Esta evolução não sucede por acaso.

Última Hora 09:38 Atenas apresenta hoje novo Governo

09:22 Economia paralela pode ajudar em recessão Like

44281 likes. Sign Up to see what your friends like.

Além de ser muito mais cómodo comprar e vender acções pela internet a partir de casa, por exemplo, é também muito mais económico. De acordo com uma análise realizada pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) a 45 preçários de 23 intermediários financeiros, em Junho deste ano, "mesmo sem mudar de instituição, [os investidores] podem reduzir as comissões em mais de 50% face às cobradas ao balcão". Soluções para todos os perfis O Diário Económico analisou a oferta de 15 serviços disponibilizados pelos 10 intermediários financeiros que mais ordens via internet receberam este ano e que, até Outubro, apresentavam uma quota de mercado superior a 2%. A verdade, é que é quase impossível dizer-se que existe um produto mais económico que todos os outros, porque depende do perfil de cada investidor. Contudo, de acordo com os cinco perfis desenhados pelo Diário Económico, as ofertas do Banco Carregosa (Go Bulling Web, que apenas permite aos investidores negociarem títulos cotados nas bolsas da Euronext e a plataforma semi-profissional Go Bulling Pro) destacaram-se pela positiva.

09:15 Como ganhar com a alta dos alimentos

08:55 Juros batem novos máximos e taxa a três anos atinge 14%

08:25 Bin Laden já tem sucessor

08:12 Temperaturas máximas vão subir até seis graus a partir de domingo

Pela negativa, ressalva-se a total ausência de homogeneidade na apresentação dos preçários pelos intermediários financeiros. Chega a haver casos em que as comissões cobradas apresentam cinco combinações possíveis, a que se juntam ainda mais algumas promoções momentâneas. Esta realidade torna a tarefa de comparação de preçários por parte dos investidores extremamente complicada ou quase impossível. Veja em baixo, em mais detalhe, a oferta dos bancos analisados. Intermediários financeiros analisados Banco BPI

http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-mais-economicos-para-negociar-accoes_107514.html

Page 1 of 4


Conheça os bancos mais económicos para negociar acções | Económico Os clientes do Banco BPI têm dois serviços muito parecidos à sua disposição para comprarem e venderem acções pela internet: o BPI Net!Bolsa e o BPI Directo. O preçário é igual para ambos e pautam-se por serem mais económicos, face aos seus pares, à medida que os montantes e o número de ordens aumenta. No entanto, no caso das ordens serem de baixo valor, rapidamente o BPI deixa de ser a melhor solução do mercado. Não apenas pelas comissões de negociação cobradas mas, também, pelos 7,5 euros cobrados por trimestre pela guarda de títulos, uma das mais elevadas do mercado. Banco Big O Banco Big apresenta duas soluções aos seus clientes para negociarem acções pela internet. Um mais destinado aos pequenos investimentos (favorável para operações inferiores a 1.500 euros) e um preçário ‘standard'. No caso deste último, é mesmo um dos preçários mais económicos para verdadeiros ‘traders', sobretudo para os investidores que sejam particularmente activos no mercado norte-americano e espanhol. O preçário para os "pequenos investidores" revela-se muito interessante para carteiras pouco folgadas contudo, caso as ordens ultrapassem os 1.500 euros o factor económico evapora-se.

6/16/11 10:24 AM

08:08 BCP e BPI renovam mínimos e levam bolsa para o vermelho 07:55 Energias do Brasil adquire direitos de exploração da CHE

07:42 Wellink quer duplicar fundo de emergência da zona euro

BCP O preçário do Millennium bcp tem o mérito de ser simples e bastante claro. Contudo, revela-se pouco competitivo face aos seus partes. A começar pelas comissões de negociação cobradas na praça portuguesa no valor de 0,25% da operação, com um valor mínimo de 9 euros, por cada ordem de compra e venda inferior a 10.000 euros ou 0,15% para operações de montantes superiores. Mas é nas operações realizadas em praças estrangeiras que o serviço do Millennium bcp se torna menos competitivo que os seus concorrentes, ao cobrar uma taxa de 0,25% por cada operação, com um valor mínimo de 25 euros.

07:22 Trânsito condicionado na Avenida da Liberdade até sábado

07:15 Cavaco recebe hoje Passos na primeira reunião como primeiroministro

Banco Carregosa Os serviços de negociação do Banco Carregosa são os mais competitivos do mercado. Independentemente do perfil de investidor, o GoBulling Web ou o GoBulling Pro marcam constantemente presença no pódio dos serviços mais económicos. E esta competitividade vai alargando-se à medida que os montantes e o número de operações aumenta. No entanto, é importante salientar que, em qualquer uma das soluções do Banco Carregosa, os custos das operações realizadas nas bolsas da Euronext estão dependentes do número de negócios realizados, algo que não acontece na maioria dos preçários.

05:00 CNE valida votos do Rio de Janeiro

Caixa BI O "preçário para Investidores não qualificados" do Caixa Banco de Investimento está longe de ser a opção mais económica para os investidores nacionais. Das comissões cobradas sobre a guarda de títulos aos custos de negociação em todas as praças analisadas pelo Diário Económico, ao valor das comissões cobradas pelo serviço do Caixa BI é sempre superior à média dos seus concorrentes. Todavia, os investidores que tenham conta no Caixa BI têm acesso, entre outras coisas, a notas de ‘research' emitidas por uma equipa alargada de 150 analistas, que disponibilizam uma cobertura superior a 1.000 empresas.

00:05 Sonaecom e Portucel na lista das ibéricas preferidas pelo BESI

00:05 Portugueses pouparam mais em Maio

Activobank O serviço de negociação de acções ‘online' do Activobank é um dos mais caros para os pequenos investidores. No entanto, revela-se numa solução muito competitiva a partir do momento em que as ordens de compra e venda de acções ultrapassam o valor médio de 7.500 euros. É ainda de salientar os 20 euros por ano cobrados nas comissões de guarda de títulos são o valor mais baixo praticado do mercado, com excepção das plataformas semi-profissionais. O Activobank destaca-se também pela simplicidade do seu preçário, permitindo que aos investidores perceberam com clareza quanto custam as suas operações.

00:05 Público renova edição ao domingo durante o Verão

Banco Best Com uma oferta de três preçários, o Banco Best é o intermediário financeiro que mais soluções oferece aos seus clientes para negociar ‘online'. Para a maioria dos investidores, quer sejam mais ou menos activos, em que o montante médio das ordens não ultrapasse os 4.500 euros, o Best Trading é um serviço bastante competitivo. Para os investidores mais aventureiros, que além de acções invistam também em produtos derivados, por exemplo, e que realizem operações de volumes maiores, o serviço Best Trading Pro, que utiliza uma plataforma semi-profissional do Saxo Bank, é uma boa alternativa. BES O BESNet e BESNetwork são os dois serviços disponibilizados pelo Banco Espírito Santo para os investidores negociarem acções pela internet. O preçário é o mesmo para ambos, e poderia ser um dos mais competitivos do mercado caso não cobrasse um custo "extraordinário" de 3 euros por cada ordem realizada. Nas operações realizadas nas bolsas estrangeiras o preçário do BES também não se mostra particularmente competitivo, ao cobrar 0,25% por cada operação com um valor mínimo de 25 euros. Nas comissões de guarda de títulos, é também um dos que cobra mais, ao exigir 7,5 euros trimestralmente. Barclays O "Global Trader" do Barclays é um dos que serviços que apresenta a comissão de guarda de títulos mais elevada: 34 euros por ano. Porém, revela-se bastante competitivo nas operações na praça portuguesa e pratica preços mais baixos que a média nas operações das restantes bolsas analisadas mas, neste caso, apenas para ordens de compra e venda superiores a 3.000 euros. Esta "regra" só não se aplica caso o investidor queira comprar acções cotadas na bolsa de Madrid porque, segundo o preçário do "Global Trader" disponibilizado no sítio do banco, este serviço não permite o acesso à praça espanhola.

Comunidade + Vistos

+ Comentados

Fórum

Passos já falou com Catroga para regressar às Finanças 00:05 Juros batem novos máximos e taxa a três anos atinge 14% 08:55 Fusão entre Zon e Sonaecom volta a estar em cima da mesa 00:05 “É optimista pensar que Portugal voltará tão cedo ao mercado” 00:05 Gestão e Finanças são os cursos com desempregados 00:05

CGD Através do serviço ‘online' Caixadirecta, a Caixa Geral de Depósitos disponibiliza aos seus clientes o Caixadirecta Invest. Apesar de ser o serviço, dos 15 analisados, o que apresenta o preçário com mais nuances para transacções na Euronext Lisboa, está entre os mais económicos para os pequenos investidores que apenas compram e vendem acções na praça portuguesa e realizam operações inferiores a 1.500 euros. É também um dos mais competitivos para os investidores menos activos e mais abastados, que realizam, em média cinco operações por ano no valor de médio de 50.000 euros nas principais bolsas europeias e em Nova Iorque.

Nota: Foram analisados 15 preçários disponíveis a 23 de Dezembro de 2010 nos sítios dos 10 intermediários financeiros que mais ordens via internet receberam este ano e que apresentavam uma quota de mercado superior a 2% no final de Outubro.

http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-mais-economicos-para-negociar-accoes_107514.html

Económico Digital

Page 2 of 4


Conheça os bancos mais económicos para negociar acções | Económico

partilhar

6/16/11 10:24 AM

tweet

2

0

Like

Sign Up to see what your friends like.

Comentários (28) 1 | 2 | »» Prt , | 29/12/10 22:53 O totta cobra 9,45" pela guarda de titulos p\trimestre

Denunciar Comentário

xuach , France | 29/12/10 22:24 Aproveito para infomar que o BCP cobra + "8.47 (trimestralmente) de "comissao guarda de titulos"...

Denunciar Comentário

antonio silva , Amadora | 29/12/10 21:58 O Banco Big é o meu preferido e mais eficiente

Denunciar Comentário

zico , | 29/12/10 17:24 sou cliente do tota e vou abandonar o banco porque o que passaram a cobrar no último mês é um roubo descarado...por cada mil euros passaram a cobrar 1 euro de comissão independentemente do valor sobre a qual incide o i.selo, ou seja se comprar 50 mil euro em acções a comissão que cobram é de 50 euros e outros 50 euros quando vendo se não houver variação de preço...isto é um autêntico roubo...logo se há outras alternativas porque razão andar a almentar um banco espanhol!...

Denunciar Comentário

Marco Rodrigues , Lisboa | 29/12/10 16:17 Esclarecimentos: 1 - A "Orey" não mencionada nesta resportagem pelo simples facto de esta resportagem apenas mencionar Bancos e não instituições financeiras. Se as pessoas não sabem distinguir as diferenças, consultem o site do Banco de Portugal. E como a "Orey" não é um Banco logo.... 2 - Ò Daneil Silva, mas que raio de queixas? De certeza que não estás "contar" toda a história. Eu fiz o "tal" DP no BEST e correu tudo bem, nos prazos previstos. Quanto a transferências, as mesmas demoram os mesos dias que a restante Banca e de acordo com o definido pelo Banco de Portugal. Se calhar, no acto da abertura da sua conta no BEST, o senhor Daniel não entregou toda a documentação necessária e que é exigida por lei. Entregou? Como é óbvio, toda a documentação tem de ser entregue e validada. Só depois de validação a mesma e da confirmação dos dados é que tem o livre e total acesso aos fundos que eventualmente entregado. Até lá, é normal que a movimentação seja restrita. Aliás, se está assim tão insatisfeito, porque é que não fechou a conta? Aí pode levantar todo o seu dinheiro sem mais perguntas. Cmps aos restantes

david , | 29/12/10 15:24 Plus 500 , oreytrade São boas apostas entre outras

Luis Paiva , Lisboa | 29/12/10 14:57 Porque é que o OreyItrade não é mencionado no artigo?

antonio fialho , | 29/12/10 14:28 interessante

Denunciar Comentário

Denunciar Comentário

Denunciar Comentário

Denunciar Comentário

as , medas | 29/12/10 13:46 Isto é que é jornalismo!Ficamos todos exclarecidos quanto ao custo das operaçoes...se depende-se de mim os jornalistas que nao publicassem noticias claras iam receber da mesma forma que fazem as noticias....

Denunciar Comentário

Vigarisado , | 29/12/10 13:34 Até prova em contrário, praticamente impossivel de realizar, todo o banco é vigarista.

Denunciar Comentário

<<<<<<<<<<<< , Lisboa | 29/12/10 13:13

www.por7ugal.net/economia.html Vejam como...?

Denunciar Comentário

Nuno Cruz , Montijo | 29/12/10 11:27 Como alguns camaradas já referiram e talvez por ser um dos mais utilizados nesta matéria gostava de saber quais os preços praticados pelo Montepio.

http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-mais-economicos-para-negociar-accoes_107514.html

Page 3 of 4


Conheça os bancos mais económicos para negociar acções | Económico Obrigado

6/16/11 10:24 AM

Denunciar Comentário

ó daniel silva , | 29/12/10 11:23 Ainda com essa história?!Processe-os ou tome um xanax, aqui não 5resolve o seu problema...

Denunciar Comentário

lagivi , cacilhas - almada | 29/12/10 10:28 E que tal escrever-se -(no banco (Carregosa) (e esta competitividade vai alargando à medida).... Não está melhor assim! Este Português é da 4ª. clssse de há 68 anos. Para a próxima vai haver mai Obrigado pela atenção

Denunciar Comentário

Oliveira Duarte , aljustrel | 29/12/10 10:18 Faltam o Banco Colchão, o Banco Taipa, e o Banco Baixo do Chão. Todos eles são mais crediveis.

Denunciar Comentário

Envie o seu comentário Disclaimer: "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de oito denúncias serão eliminados automaticamente. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados". Nome (*) Email Cidade/Localidade Comentário (*)

ENVIAR

Home | Acesso Móvel |

RSS

Copyright | Ficha Técnica | Contactos e Publicidade | Apoio ao Cliente | Corporate TV

http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-mais-economicos-para-negociar-accoes_107514.html

Page 4 of 4


Diário Económico - Conheça os bancos mais económicos para negociar acções