Issuu on Google+


Descrição Funcional

(A)Cabo de Alimentação (B)Tampa do encaixe para aspiração do pó (C)Porta aspiração do pó (D)Manete dianteiro (E)Protetor de poeira (F)Rolete dianteiro (G)Porcas de regulagem (H)Disco dentado (I)Manete traseiro (J)Botão de acionamento (K)Indicador de energia elétrica e de troca da escova de carvão (L)Manete traseiro (M)Chave para regulagem 1 (N)Chave para regulagem 2 (X)Disco dentado

1


I. Introdução

Voltagem Nominal 220 V Potência nominal

1100 W

RPM

2000/min

Peso

7,5 kg

Cortamáx, máquina de cortar paredes para instalação de tubulações elétricas, hidráulicas e de aquecimento, entre outras. Com a Cortamáx você efetua cortes em qualquer tipo de tijolos, maciços ou com furos, blocos de cimento, paredes rebocadas ou com gesso, com mais praticidade, segurança e qualidade. Nunca usar em concreto e pisos.

Cortamáx em ação

2


Advertências: • Certifique-se que na parede a ser cortada não existam cabos elétricos, tubulação de gás ou canos de água. • Sempre use óculos de segurança. • Não toque os discos imediatamente após o uso, pois estarão quentes. II. Operação Antes de usar: • Verifique se os discos estão em bom estado, caso haja algum dente quebrado ou alguma outra irregularidade, providencie a troca. • Verifique se as porcas de regulagem do rolete dianteiro estão devidamente apertadas. Operando a Cortamáx: 1. Alinhe a ranhura do rolete dianteiro com a marcação da parede a ser cortada. (Fig. 1) 2. Segure firmemente com uma mão o manete dianteiro e com a outra o manete traseiro. Apóie somente o rolete dianteiro na parede (o disco não pode tocar a parede antes de atingir a velocidade máxima). Aperte o botão de acionamento e ao mesmo tempo empurre para frente o manete traseiro para ligar a máquina. (Fig. 2). Marcação de corte na parede

Não pode tocar a parede até atingir velocidade máxima Botão de acionamento

Ranhura do rolete dianteiro Fig. 1

Fig. 2

Rolete traseiro

Atenção: Por questão de segurança, a máquina só deve funcionar conforme o procedimento 2, caso contrário, entre em contato com a Assistência Técnica.

3


3. Quando a máquina atingir a velocidade máxima, aproxime lentamente o disco da parede até que o rolete traseiro encoste na parede (Fig. 3 e 4).

Fig. 3

Fig. 4

4. Durante o corte certifique-se de mover a maquina para frente em uma velocidade constante (Fig. 5 e 6).

Fig. 5

Fig. 6

Para que não haja super aquecimento do motor por uso contínuo, parar a cortadora a cada 1 hora e aguardar por 30 minutos seu resfriamento, para depois voltar ao funcionamento. Esse procedimento aumentará sensivelmente a vida útil da sua Cortamáx.

4


III. Removendo o disco dentado Antes de iniciar verifique se o disco não está quente. 1. Retire da tomada. 2. Use a chave 1 (M) para travar o eixo. 3. Use a chave 2 (N) para soltar o disco no sentido anti-horário. (Fig.7) 4. Remova o disco cuidadosamente. (Fig. 8) 5. Limpe a máquina se necessário.

Fig. 7

Fig. 8

IV. Instalando o disco 1. Retire da tomada. 2. Limpe os discos, eliminando qualquer resíduo. 3. Instale o disco conforme Fig. 9.

Fig. 9 Obs: Na instalação do disco, colocar graxa ou vaselina industrial na rosca do eixo para facilitar retirar o disco na próxima vez.

5


Ao notar que o disco perdeu o corte, retire-o e afie com ferramenta adequada (Fig. 10).

Fig. 10

Trabalhe sempre com os discos bem afiados. Discos sem fio, além de dificultar o trabalho de corte, podem ocasionar problemas mecânicos e elétricos. V. Instalando a mangueira de aspiração (Fig. 11) 1. Retire da tomada. 2. Abra a Tampa do encaixe para aspiração do pó. 3. Insira o Conector plástico para mangueira espiralada. 4. Conectar a mangueira do aspirador de pó (não incluso) ao conector plástico (incluso)

Fig. 11

6


VI. Ajustando a profundidade do rolete 1. Retire da tomada. 2. Solte as porcas de regulagem. 3. Ajuste o rolete na posição desejada. (Fig. 12) 4. Trave as porcas novamente. (Fig. 13)

Menos profundo

Mais profundo

Fig. 12

Fig. 13

Escova de carvão

Troque a escova de carvão quando ela estiver gasta para evitar danos no coletor do rotor. Toda vez que a lâmpada indicativa de troca do carvão (K) piscar, significa que ela está gasta e sua duração será de no máximo 20 horas. A escova de carvão deve durar em média 200 horas. Vida útil dos discos Os discos podem ser afiados em esmeril, por aproximadamente 40 vezes, dependendo do tipo de material da parede cortada, conforme abaixo: Tijolo com furos- 6000mts Bloco de cimento- 3500mts

Tijolo maciço- 3500mts Parede Rebocada- 3000mts

Garantias A Cortamáx é garantida no Brasil pelo prazo de 6 meses a contar da data de emissão da Nota Fiscal ou entrega do produto ao consumidor. A garantia cobre defeitos de fabricação, material, peças e mão-de-obra para conserto de defeitos, quando devidamente comprovados. Essa garantia não cobre danos causados por transporte inadequado, quedas e acidentes de qualquer natureza, uso indevido, maus tratos, descuidos, instalações elétricas inadequadas, ligação em voltagem errada, oscilações de corrente, remoção ou alteração do número de série da máquina e descumprimento das instruções contidas nesse Manual. Não fazem parte desta garantia as peças de desgaste normal pelo uso. Use peças originais e consulte sempre uma Assistencia Técnica Autorizada Merax. Consulte relação em nosso site: www.merax.com.br

7



Manual Cortadora de Parede