Page 1

revista ANO 06 [ N° 11 ] PRIMEIRO SEMESTRE 2012

BIOCREMA FOR MEN A linha de tratamento masculina da Memphis Página 18

MERCADO Homens fiéis às marcas Página 14

NOVOS ESTOJOS ALMA DE FLORES Ambientes perfumados Página 22

PELO BRASIL Nossos representantes em ação Página 08


ÍNDICE

revista

07 AO LEITOR Com vocês, uma nova revista!

08 GALERIA

Confira o que acontece nos PDVs de todo o Brasil

22

12 MURAL

Dicas e produtos selecionados

14 MERCADO

Os homens não são mais os mesmos

30

18 BIOCREMA FOR MEN

Tendências de ponta do mercado mundial de cosméticos e higiene masculina

20 ENTREVISTA Know-how para apresentar o novo

22 ESTOJOS PARA PRESENTES

24

Ambientes harmonizados com as velas perfumadas Alma de Flores

24 BEM-ESTAR A aromaterapia ontem e hoje

26 AROMAS As fragrâncias do inverno 2012

28 AÇÃO SUSTENTÁVEL

Lições aprendidas e sementes plantadas: o caminho da ISO 14001

30 VITRINE

Produtos Memphis em grande estilo

14


EXPEDIENTE

revista

AO LEITOR

CONSELHO EDITORIAL: André Nedeff Dall’Onder, Andreza Terterola, Bianca Oliveira e Vanessa Soares EDIÇÃO / EXECUÇÃO: Vox Press Comunicações Ltda – www.voxpress.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rita da Cunha Pinto – Reg. Prof. 7394 EQUIPE DE REDAÇÃO: Fábio Ott (pesquisa e redação) e Rita da Cunha Pinto (edição e coordenação) FOTOGRAFIA: Arquivo Memphis, Eduardo Liotti (www.eduardoliotti.com.br) e Shutterstock PROJETO GRÁFICO: Grace Arusiewicz – graceline.designer@gmail.com EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: Vinícius Santos – vini.santos@globo.com IMPRESSÃO: Ideograf – www.ideograf.com.br PERIODICIDADE: semestral

NOVOS ARES

TIRAGEM: 2.350 exemplares Na edição passada, falamos sobre o DNA da Memphis, sobre a importância DISTRIBUIÇÃO: gratuita AGRADECIMENTO DESTA EDIÇÃO: Arteplantas

de mudar para manter a tradição. Escrevemos que o perfume característico dos produtos, a busca constante por novos mercados, o posicionamento estratégico e a renovação dos processos de gestão são aspectos valiosos na construção da identidade da empresa. Agora, é a própria Revista Memphis que passa por uma reformulação para melhor informar e entregar um conteúdo cada vez mais atrativo aos seus leitores.

A Revista Memphis é dirigida a representantes, clientes e demais públicos de relacionamento da Memphis.

A mudança foi realizada a muitas mãos, envolvendo os colaboradores da

Os produtos oferecidos são válidos para o ano de 2012 ou enquanto durarem os estoques. A Memphis garante

área de Marketing, fornecedores de longa data e diversos representantes

a qualidade de seus produtos. Em caso de dúvida, entre em contato com o SAC 0800. 512282 ou através do

da empresa. A partir de todas as sugestões e análises, foram criados novos

site www.memphisbr.com, que teremos o maior prazer em esclarecê-la. As cores dos produtos podem variar na

projetos gráfico e editorial, que visam valorizar os produtos, tornar a leitura

impressão. Av. João Elustondo Filho, 175 – CEP 91140-450 – Porto Alegre – RS – Brasil. Escreva para marketing@

mais leve, prestigiar os públicos de relacionamento e conferir um toque de

memphisbr.com. A Memphis é titular dos direitos autorais sobre o conteúdo de toda a Revista Memphis e se re-

modernidade a esse importante canal de comunicação.

serva todos os seus direitos. Nenhum conteúdo aqui publicado, como material protegido por direitos autorais,

Ao entrar em seu sexto ano, a revista passa por uma reformulação, mas man-

marcas, logotipos e demais informações sobre as quais incidam direitos de propriedade intelectual, incluindo, mas

tém seu DNA ao reforçar a marca Memphis, divulgar o portfólio de produtos,

não limitado a textos, fotografias, ilustrações e todo o conteúdo da Revista Memphis, poderá ser reproduzido, al-

informar, envolver e valorizar. Estaremos sempre abertos a sugestões e críti-

terado, modificado como uma obra derivada, redistribuído, transmitido ou usado para fins comerciais, no todo ou

cas, buscando melhorar, cada vez mais, nossa instrumentação de trabalho.

em parte, em qualquer forma, idioma ou qualquer meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia, gravação

Boa leitura!

ou por qualquer sistema para guardar ou recuperar informações, sem autorização prévia, expressa ou por escrito da Memphis. Qualquer uso não apropriado do conteúdo da Revista Memphis é estritamente proibido e pode violar a legislação de propriedade intelectual.

André Nedeff Dall’Onder Diretor

07


GALERIA

Jorge Garcia, da Representações Rio Grandense, fotografado no Atacadão, em Feira de Santana (BA).

A Memphis marcou presença no espaço Beleza e Bem-estar, da Feira de Beleza Sonda 2012.

Feira Sonda 2012

Realizado em março, em São Paulo, o evento reuniu mais de 30 expositores e ofereceu palestras e workshops gratuitos, proferidos por especialistas e farmacêuticos, acerca dos temas higiene, beleza, perfumaria e alimentação saudável. Mais uma vez, Pedro Justo, da PW Justo Representações, mostrou ser um grande parceiro da Memphis ao disponibilizar e mobilizar sua equipe. A participação na feira foi um sucesso e atingiu todas as metas propostas. A PW Justo Representações é responsável pelo atendimento da Grande São Paulo e interior paulista.

Parceria de sucesso

Estabelecido em uma área de 6.900 m² e contando com cerca de 350 funcionários, o Atacadão abastece o comércio do nordeste baiano com grande diversidade de produtos. Desde 2001, Garcia e a Memphis desenvolvem uma parceria de sucesso no atendimento a clientes da Bahia.

João Batista, da JB Representação, é recebido por José Adriano Lima, que ocupa o cargo de negociador da área de Higiene e Beleza.

Unidasul

Com 42 lojas em 22 cidades gaúchas, o Unidasul é um dos maiores distribuidores atacadistas do Rio Grande do Sul. A empresa atua há mais de 40 anos região metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Região do Paranhana e Litoral Norte.

08

09


GALERIA

Quebrando o gelo

A AIR Representações reuniu sua equipe de vendas para uma dinâmica “quebra gelo”.

Para disseminar as políticas que norteiam a Memphis, foi promovido, em janeiro, um workshop para vendedores no Atacadão Via Mix, em Pernambuco.

10

A atividade aconteceu na sede da AIR, em Pernambuco, em janeiro. O propósito da dinâmica foi gerar reflexões a partir do desafio de desenrolar barbantes, onde movimentos individuais garantiam o sucesso coletivo. Os exercícios possibilitaram ao grupo insights, apontando novas ideias para soluções de problemas. A iniciativa conjunta do Marketing da Memphis e da AIR Representações denotou a busca constante pelo treinamento e aperfeiçoamento da equipe de vendas.

Destaque no PDV Supermercado Guanabara, em Rio Grande (RS), S. Silveira, em Maceió (AL) e Sonda, em São Paulo (SP), conferem destaque aos produtos Memphis e comprovam a forte presença da empresa no mercado brasileiro. No caso de Senador, o planograma adotado visava destacar, na altura dos olhos e na parte superior da gôndola, a marca líder em vendas.

Workshop Via Mix

O colaborador César Garcia, do Marketing da Memphis, conduziu o treinamento, enfocando histórico da empresa, conceitos, diferenciais e características das principais linhas comercializadas na região, sendo elas Senador e Alma de Flores. A AIR Representações, de Átila Andrade, foi grande parceira na realização do encontro, comprovando o sólido relacionamento que ultrapassa gerações.

Produtos Memphis em destaque no Supermercado Guanabara, em Rio Grande (RS), no S. Silveira, em Maceió (AL) e no Sonda, em São Paulo (SP) .

11


MURAL

Clássico delicado

O Estojo para Presente com Deo Colônia Alma de Flores Clássico é uma delicadeza só. Para as mais românticas, é um mimo que agrada na certa. A fragrância é um clássico da perfumaria feminina que combina óleos essenciais de rosas, jasmim e lavanda, provenientes de diversas partes do mundo.

Doce

e energizante Com textura macia, a loção hidratante Alma de Flores Baunilha deixa a pele hidratada e muito perfumada. A fragrância da baunilha envolve o corpo em uma atmosfera doce e energizante. As notas florais apresentam acordes de lilás. Aplique no corpo após o banho, espalhando suavemente. A sensação de prazer é imediata.

Pele macia e uniforme

O sabonete líquido Biocrema Esfoliante proporciona esfoliação e renovação, resultando em uma pele uniforme e macia. Sua fórmula contém semente de damasco. Aplique e massageie o produto sobre a pele umedecida. Enxague e sinta o poder da maciez e da hidratação.

Presente na medida

Fim do ressecamento excessivo

Elimine os

hóspedes indesejados No nosso dia a dia, entramos em contato com milhares de germes e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. O contato é uma situação inevitável, mas podemos eliminar esses hóspedes indesejados, mantendo o corpo limpo e diminuindo o impacto das bactérias em nosso organismo. Os sabonetes antibacterianos Biocrema Protect oferecem proteção e deixam o corpo suavemente perfumado. Testados e aprovados em laboratório, os sabonetes em barra 90g e líquido 380ml eliminam 99% das bactérias e são apresentados nas versões Flor de Laranjeira e Mel e Própolis.

12

O hidratante de banho Biocrema combate o ressecamento excessivo da pele e forma um filme protetor que impede o ciclo da desidratação. Esse condicionador corporal atua juntamente com a umidade e vapor do banho, amaciando a cútis.

Os kits para presente Senador nas versões Classic, Explorer, Platinum e Seduction são presentes na medida. Os sabonetes e os desodorantes garantem perfumação, refrescância e proteção, seja qual for a rotina e o estilo de vida.

Pés secos

e perfumados A fragrância refrescante combinada à eficaz ação antisséptica, proporciona cuidado diário e combate odores desagradáveis. Aplique o talco para pés Biocrema em todo o pé, estando ele bem seco e de preferência após o banho, pela manhã ou antes de práticas esportivas. Para melhor resultado, borrife o talco no interior do calçado ou do tênis.

Hidratação e perfumação

Estilo e refinamento traduzidos em notas de almíscar e âmbar, combinados ao patchuli. Este universo de sensações associadas a agentes de tratamento da pele é o que propõe o sabonete Senador Platinum. Os emolientes, hidratantes e silicones especiais presentes na fórmula proporcionam proteção e cuidado. O sabonete 130g é apresentado em sofisticada embalagem prata.

13


MERCADO

BRASIL É O SEGUNDO NO MERCADO MASCULINO DE HIGIENE E BELEZA 14

A sociedade brasileira acompanha uma forte mudança no comportamento masculino no que diz respeito à saúde, ao bem-estar e à beleza. Passada a febre dos metrossexuais e seus exageros, o que vemos hoje é um homem que tem plena consciência de que é importante se sentir bem consigo e ter boa apresentação seja no convívio familiar, social ou profissional.

15


MERCADO

O consumidor masculino quer o benefício do produto, mas prioriza um uso objetivo, fácil e rápido, dispensando procedimentos complexos.

higiene e beleza, o comportamen-

O comportamento de consumo e

vulgada pela consultoria Nielsen, o

uso objetivo, fácil e rápido, dispensan-

to de consumo do novo homem

o crescimento dos mercados refle-

segmento masculino já representa

do procedimentos complexos.

está contribuindo para o fomento

tem uma mudança sociológica no

37,3% do mercado de produtos de

do mercado editorial brasileiro, com

Brasil de hoje. O que se vê é que a

higiene e beleza no Brasil. Esse per-

diversas revistas, blogs, portais e

disparidade entre masculino e fe-

centual representa algo em torno

outros canais de comunicação que

minino tende a ser menor e que as

de R$ 4,77 bilhões, alçando o País

informam e debatem a postura do

barreiras estão se tornando cada vez

à segunda posição no mercado

homem moderno. E essas platafor-

mais permeáveis. Esferas onde os

mundial, atrás apenas dos Estados

mas, entre a diversidade de assuntos

homens antes pouco transitavam

Unidos. O primeiro trimestre de

abordados, trazem, invariavelmente,

se tornaram atrativas para ele e o

2011 registrou um crescimento no

seções de saúde, bem-estar e be-

mesmo vale às mulheres. Portanto,

consumo de 5,5% ante igual perí-

leza. Em 2011, as Edições Globo-

atenção: quando se fala em nova

odo de 2009. O gasto médio, no

-Condé Nast trouxeram ao Brasil

mulher, automaticamente se fala em

primeiro trimestre de 2009, era de

a conceituada revista GQ, um dos

novo homem, pois o homem não

R$ 20,40 e saltou para R$ 27,40 no

principais títulos voltados ao público

ficou para trás. Em termos mercado-

primeiro trimestre de 2011. A gran-

masculino no mundo. A ele somou-

lógicos, ganharão as empresas com

de participação se concentra em

-se o lançamento da revista Alfa, da

sensibilidade para entender as sutile-

três categorias: lâminas para bar-

Editora Abril, que já publica Men’s

zas de cada uma das demandas.

bear (32,6%), sabonetes (30,7%) e

A praticidade e a multifuncionalidade

biente de trabalho teve grande im-

são apelos importantes, sinalizando

pacto também na busca por produtos

que o consumidor masculino quer o

de higiene e cosméticos masculinos.

benefício do produto, mas prioriza um

O medo de perder espaço para seus pares que tratam a imagem pessoal como assunto sério, levou muitos homens às academias, aos supermercados e às farmácias. A busca pela saúde e pela longevidade, evidenciadas pelas descobertas da medicina moderna, igualmente potencializaram a demanda por cosméticos e itens de higiene.

16

Os números

Além do crescimento do setor de

Masculino e feminino

A acirrada competitividade no am-

Trade skincare Já nos acostumamos a distinguir as gôndolas destinadas aos homens e percebemos que a diferença em relação ao espaço cedido às necessidades das mulheres ainda é gritante. De acordo com especialistas, al-

Fidelidade masculina

gumas medidas poderiam estimular

Um estudo realizado pela Federação

dade de marcas e diversificar os pre-

do Comércio do Rio de Janeiro (Feco-

ços é um dos caminhos apontados.

mércio/RJ) destacou aspectos interes-

Ampliar o espaço para os homens

santes do comportamento de compra.

e utilizar a comunicação adequada

Os homens tendem a um perfil mais

para atrair e educar o consumidor,

impaciente no ponto de venda e,

que é novo e precisa de orientação,

por isso, não costumam fazer pes-

são procedimentos também aconse-

quisa de preço, sendo mais fiéis às

lhados. Um espaço diferenciado nas

marcas.

revelou

lojas auxiliaria bastante, transforman-

ainda que a escolha do estabeleci-

do a escolha dos produtos em um

mento se deve em razão da qualida-

processo natural, discreto e fazendo

de dos produtos e do atendimento.

o consumidor se sentir especial.

O

levantamento

ainda mais o mercado masculino de higiene e beleza. Aumentar a varie-

Beleza em revista

De acordo com uma pesquisa di-

Health, VIP e Playboy. O mercado

desodorantes (26,6%). No caso dos

editorial também está aquecido na

sabonetes, a Nielsen considera 50%

internet, com blogs que registram

do mercado como sendo sabone-

significativos índices de acessos, tra-

tes masculinos/unissex. Outro dado

zendo seções que há alguns anos

é que 3/4 dos lares brasileiros con-

não seriam de interesse, entre elas,

somem produtos de higiene e be-

beleza.

leza masculina e 42% das compras nessas categorias estão sendo realizadas com a presença dos homens.

37,3 o segmento masculino já representa

do mercado de produtos de higiene e beleza no Brasil

%


BIOCREMA FOR MEN laboratório e fórmula composta por

preocupam com a saúde e o bem-

Smart Care e Speed Care

-estar da pele sem abrir mão da efi-

O sabonete versão Smart Care ofe-

for Men Smart Care e Speed Care, a

cácia e da praticidade. Do homem

rece uma densa cremosidade que

Memphis introduz no Brasil tendên-

urbano, que convive com a poluição

permite não apenas a higiene do

cias de ponta do mercado mundial

das grandes cidades, ao que preza

corpo, mas um barbear confortável

de cosméticos e higiene masculina.

uma vida ao ar livre, com longas ho-

sem agredir a pele. A lanolina e o

ras de exposição ao sol, hoje todos

aloe vera são agentes cicatrizantes

precisam de cuidados especiais.

e emolientes presentes na fórmu-

A nova linha Biocrema for Men foi desenvolvida para homens que se

HIDRATAÇÃO, CUIDADO E PRATICIDADE

PARA O HOMEM CONTEMPORÂNEO

18

Cuidados com a pele Os homens tendem a transpirar mais do que as mulheres e o acúmulo de suor pode levar ao ressecamento da cútis. O filtro solar ainda não é uma unanimidade no nécessaire masculino, o que acaba agravando a situação. A pele é a primeira barreira entre o organismo e o meio externo e produz uma secreção denominada manto hidrolipídico, que promove a hidratação. Essa lubrificação protege a cútis de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções. Os produtos da linha

silicone, que forma um filme protetor sobre a pele. Com Biocrema

la, cuja fragrância é composta por notas de eucalipto, menta e frutas cítricas. Smart Care foi criado para homens modernos que buscam agilidade sem perder o cuidado com a aparência. A opção Speed Care proporciona alto poder umectante associado à higiene do corpo, disponibilizando uma fragrância confortante e refinada. Lima da Pérsia, muguet, sândalo e notas gourmand compõem o perfume, desenvolvido para homens clássicos. Para as versões Smart Care e Speed Care, foram desenvolvidos desodorantes aerossóis 48 horas antitranspirantes, com eficácia comprovada em

Biocrema for Men foram desenvolvidos para auxiliar nesse processo, uma vez que o ritmo de vida e as alterações climáticas passaram a exigir mais do que a simples hidratação natural da pele.

19


ENTREVISTA

TRADIÇÃO QUE CONDUZ AO NOVO

O DESENVOLVIMENTO DA LINHA BIOCREMA FOR MEN CONTOU COM O TALENTO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E FORNECEDORES COM EXPERTISES NOS MERCADOS NACIONAL E INTERNACIONAL DE HIGIENE, BELEZA E PERFUMAÇÃO. NASCEU, ASSIM, uma linha masculina absolutamente nova para o mercado brasileiro por aliar higiene e propriedades cosméticas. MIRIAN DALLA PORTA, ENGENHEIRA QUÍMICA E COORDENADORA DE ENGENHARIA DA MEMPHIS, DETALHA COMO FOI ESSE PROCESSO DE CRIAÇÃO.

20

RM PARA UM PROJETO DESTA DIMENSÃO, QUAIS FORAM OS CENÁRIOS AVALIADOS? MDP Fizemos uma ampla análise da concorrência tanto no Brasil quanto no exterior e mapeamos o perfil do consumidor masculino, que vem passando por profundas modificações sem falar que ele é muito diferente da mulher. Na hora da compra, o homem manifesta objetividade, espírito crítico e valoriza a praticidade. Enquanto a mulher gosta de inserir vários itens em seu nécessaire, pois para ela é prazeroso fazer uso de diferentes cremes e testar múltiplas fragrâncias, para o homem, menos é mais. O consumidor masculino gosta de seu nécessaire enxuto. Por isso, os produtos devem ser comprovadamente eficazes. Não existe muita margem para experimentação. RM CONSIDERANDO EFICÁCIA E PRATICIDADE COMO APELOS INDISPENSÁVEIS PARA PRODUTOS MASCULINOS DE HIGIENE E BELEZA, TANTO NO BRASIL QUANTO LÁ FORA, COMO FOI POSSÍVEL CHEGAR AOS DIFERENCIAIS DE BIOCREMA FOR MEN? MDP Na verdade, Biocrema for Men é uma linha inovadora no mercado brasileiro, mas para a Memphis foi um caminho muito natural. A Memphis é uma empresa com tradição de 60 anos no setor de higiene e beleza com vendas não só para o Brasil, mas para o exterior. Senador, a primeira marca masculina da empresa, é fabricada há 42 anos, o que nos permite conhecer o consumidor de maneira profunda e estabelecer um relacionamento com ele. Senador se caracteriza por oferecer itens com alto teor de perfumação. Em 2007, fizemos uma aposta diferente ao lançar Senador Platinum, o

primeiro sabonete masculino com propriedades umectantes. As vendas estouraram, sinalizando que o homem brasileiro já não se satisfazia apenas com higiene e perfumação. Estava buscando também beleza e bem-estar. RM ENTÃO FOI A EXPERIÊNCIA COM SENADOR PLATINUM QUE LEVOU À CRIAÇÃO DE BIOCREMA FOR MEN? MDP Não podemos dizer que foi apenas a experiência com Platinum, pois existem outras vivências que nos levaram a esse lançamento. A marca Biocrema oferece produtos que se caracterizam pelo cuidado e tratamento da pele. São itens fabricados com ativos naturais que proporcionam hidratação, suavidade, esfoliação e ação bactericida. Ao optarem por levar Biocrema para casa, muitas mulheres acabaram fazendo seus maridos e companheiros experimentarem os produtos, cujas fragrâncias não são acentuadamente masculinas ou femininas. Experimentação feita e produto aprovado, coube a nós criar uma extensão de linha para entregar os itens que estavam sendo solicitados pelo consumidor masculino. A marca Biocrema nos permitiu agregar essa nova linha, por seu apelo de cuidado e por não estar tão fortemente atrelada à tradição como as marcas Senador e Alma de Flores. RM A MARGEM DE ERRO PARA O LANÇAMENTO DE BIOCREMA FOR MEN PARECE SER BEM PEQUENA. ATÉ PORQUE BIOCREMA É UMA MARCA JÁ CONSOLIDADA NO MERCADO. QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A ESSE LANÇAMENTO? MDP São as melhores possíveis. Primeiro, porque temos know-how

//Biocrema for Men é uma linha inovadora no mercado brasileiro, mas para a Memphis foi um caminho muito natural.// e não estamos lançando uma linha do zero. Existe uma longa trajetória já trilhada por nós. Segundo, porque tivemos sensibilidade de escutar o que está sendo solicitado pelo consumidor. O sabonete Biocrema for Men é formulado com ativos de eficácia comprovada como aloe vera e lanolina, que são agentes emolientes e cicatrizantes capazes de reverter a agressão da lâmina de barbear. Os desodorantes aerossóis 48 horas possuem eficácia comprovada em laboratório e são desenvolvidos com silicone, formando um filme protetor sobre a pele e hidratando-a. Ou seja, mais uma vez entra em cena o alto padrão de qualidade com os quais os produtos Memphis são percebidos. Esperamos satisfazer nossos consumidores.//

21


ESTOJOS PARA PRESENTE ALMA DE FLORES

ALMA DE FLORES E O FENG SHUI

Os novos Estojos para Presente Alma de Flores com Velas Perfumadas levam o perfume dos produtos Memphis para os mais diversos ambientes, despertando agradáveis sensações. Há quem associe bons aromas à limpeza, ao capricho e ao cuidado. As fragrâncias que aromatizam ambientes são capazes de expulsar cheiros desagradáveis e conferir frescor e relaxamento. O aroma de velas perfumadas, em especial, atua sobre nosso sistema nervoso, estimulando diversas funções do organismo. Segundo o feng shui - técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes -, as velas, quando localizadas corretamente nos espaços, podem trazer boas energias, pois o fogo é um dos elementos mais poderosos da natureza.

BOAS ENERGIAS De acordo com a tradição chinesa, quando uma vela perfumada é colocada em um dormitório, atrai o sucesso pessoal. As velas também aromatizam e enfeitam lavabos e banheiros, considerados ambientes difíceis de harmonizar, deixando-os leves e agradáveis. No feng shui, para cada tipo de situação ou energia há uma fragrância apropriada. A lavanda, por exemplo, traz equilíbrio e diminui a ansiedade. O Estojo para Presente Alma de Flores Clássico com Velas Perfumadas possui diversas notas, entre elas a lavanda. Já o Estojo para Presente Alma de Flores Champagne com Velas Perfumadas traz, entre seus acordes, o gerânio, que confere coragem para enfrentar mudanças. Cada estojo contém um sabonete líquido e duas velas perfumadas, que possibilitam ampliar para diferentes ambientes a experiência prazerosa de um banho aromático.

22

23


BEM-ESTAR

CIVILIZAÇÕES ANTIGAS A fumaça e os aromas, provenientes da queima

AROMAS PARA O CORPO, A MENTE E A ALMA

de elementos encontrados na natureza, foram

• Refrescante e estimulante.

gas. Os benefícios da prática logo foram nota-

• Limpa a pele, combate a acne e tonifica os tecidos.

dos e seu uso passou a ser frequente em rituais

• Utilizada em massagem para celulite.

religiosos, tratamentos médicos e até mesmo

• Usada contra depressão e estresse.

no ambiente doméstico. Temperos, flores, ma-

• Ação anti-infecciosa.

deiras, frutas e uma série de elementos naturais têm seus aromas utilizados para tratar problemas físicos e psicológicos há mais de seis mil anos. A prática, conhecida como aromaterapia e elevada ao status de ciência, fazia parte de rituais chineses, egípcios, gregos e romanos na antiguidade e, atualmente, é desenvolvida em modernos laboratórios, onde óleos essenciais são extraídos

AROMATERAPIA MODERNA No início do século XX, o químico francês René-Maurice Gattefosse sofreu uma queima­ dura no braço. Em um reflexo, Gattafosse mergulhou o ferimento em um pote com óleo de

24

Lavanda (Lavanda officinalis)

vastamente explorados pelas civilizações anti-

com tecnologia de ponta.

As velas perfumadas harmonizam as três partes do corpo humano: a física, representada pela parafina; a mental, representada pelo pavio; e a emocional, representada pela chama. As fragrâncias têm efeito terapêutico e cada uma delas é dotada de uma função, para a qual foram necessários anos de experimentos e estudos até que todos os benefícios fossem descobertos.

CONHEÇA ALGUNS ÓLEOS E SUAS PROPRIEDADES.

lavanda em seu laboratório. O químico viu a

Alecrim (Rosmarinus officinalis) • Estimulante da circulação e do sistema nervoso central. • Ativa a memória. • Tem ação tônica e antidepressiva. • É descongestionante e diurético. • Não deve ser usado durante a gravidez, nem em hipertensos ou epilépticos.

Canela (Cinnamomum zeylanicum) • Alivia as dores reumáticas, artrite, tosse, resfriado, infecções e debilidade geral. • Deve ser empregado em baixa concentração. Não pode ser aplicado durante o banho nem em crianças.

queimadura desaparecer, sem deixar nenhum

Erva doce (Foeniculum vulgare var. dulce)

tipo de marca ou cicatriz. Desde então, passou

• Diurético e digestivo, elimina toxinas.

a pesquisar o poder dos óleos essenciais, dan-

• Auxilia na TPM e menopausa.

do início à aromaterapia moderna. Essa prática

• Usar em baixa concentração.

utiliza matérias-primas variadas para curar enfer-

• Não usar em banho, nem em hipertensos e

midades e induzir a diversos tipos de sensações:

epilépticos.

relaxamento, concentração, revitalização e controle de ansiedade, por exemplo.

Cardamomo (Elettaria cardamomum) • Antisséptico, antiespasmódico, afrodisíaco, digestivo,

Cada óleo possui suas características e propriedades. Combinados, podem harmonizar corpo e mente configurando uma alternativa saudável de tratamento.

diurético e tônico para os nervos. • Indicado para cólicas e cãibras. • Regula o sistema digestivo.

Citronela (Cymbopogan nardus) • Estimulante mental. • Repele insetos. • Antisséptico, desinfetante e refrescante.

25


AROMAS

TENDÊNCIAS E CLÁSSICOS

Jasmim Presente em célebres fragrâncias da atualidade, o jasmim apresenta fortes propriedades aromáticas. Por isso, é amplamente utilizado na indústria de perfumes. Na China, misturam-se flores de jasmim a folhas de chá e a combinação resultante de sabor e aroma é muito apreciada. Na linha Alma de Flores, a delicadeza do jasmim é traduzida pela suavidade dos produtos, pela cremosidade da espuma e pela sensação de frescor pós-banho, que deixa a pele perfumada e macia por longo tempo.

Aromas doces e suaves estão sempre em voga e este ano não será diferente. Grandes casas de fragrâncias apostam pesado nessas direções olfativas para o inverno 2012. De acordo com o guia Fragrances of

the World, desenvolvido pelo expert Michael Edwards, o mercado deve ser abastecido com inúmeras essências onde esses tipos de notas

É excelente para pessoas que sofrem de vontade incontrolável

se destacam. Óleos essenciais de rosas, flores de laranjeira, lavandas

de comer doces. Assim, é altamente recomendável para quem

e jasmim permanecem como os clássicos da perfumaria feminina.

está fazendo dieta, pois é um aroma que “alimenta” a alma,

Bastante tradicional, a baunilha figura entre os pedidos da estação

levando para o corpo físico a sensação de prazer. Por suas

fria. Sua representatividade é tanta que foi um dos primeiros aromas

notas adocicadas, consegue proporcionar conforto emocional,

a ser reproduzido sinteticamente para suprir a grande procura dos

podendo, inclusive, levar à euforia. A sensação reconfortante da

consumidores do mundo inteiro.

26

Baunilha

baunilha é evidenciada na linha Alma de Flores.

27


AÇÃO SUSTENTÁVEL

RESPONSABILIDADE

CERTIFICADA

28

Ar, água, terra, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações. Muito antes de entrarem em voga, esses temas já figuravam como valores para a Memphis. A visão holística, onde todos os processos são vistos dentro de um contexto amplo e suas consequências analisadas de forma global, foi implantada ainda nos primeiros anos da empresa, por seu fundador, e desde então disseminada em todos os níveis hierárquicos.

SEMENTES PLANTADAS Desde os idos da década de 1950, quando a sede da empresa era em uma pequena casa, localizada em um bairro de classe média tipicamente alemão, já exista um profundo senso de responsabilidade com o meio ambiente e com as pessoas. Naquela época, a secagem e as tachadas de sabonetes funcionavam com fogo aberto, exigindo extremo cuidado não apenas na manipulação das matérias primas, mas em todo o processo fabril. Ainda que os volumes de produção fossem muito pequenos - em torno de 199.500 quilos/ano - e que naquele tempo não se empregassem termos como sistema de gestão, ISO 9001 e ISO 14001, as sementes desses processos já tinham sido plantadas.

COMPROMISSO E POLÍTICA A Memphis foi uma das primeiras empresas brasileiras a buscar a certificação da ISO 14001, selo que atesta que a indústria utiliza recursos naturais, minimizando o impacto no ambiente em que está inserida. A responsabilidade da Memphis vai além das unidades da empresa, envolvendo os sistemas de escoamento da produção e a promoção da sustentabilidade junto ao público interno. Compromisso e política, planejamento, implementação, medição e avaliação, análise crítica e melhoria são requisitos que fazem valer a ISO 14001 e para os quais a Memphis promove rigorosas auditorias internas e externas. Respeito ao meio ambiente, com melhoria contínua e prevenção da poluição são algumas das razões pelas quais a Memphis selou sua trajetória de sólido sucesso.

29


VITRINE

Conheça toda a linha Alma de Flores em www.facebook.com/almadeflores

ALMA DE FLORES Desodorante Aerossol Alma de Flores Clássico 160ml Ref. 429

Desodorante Aerossol Alma de Flores Champagne 160ml Ref. 694

Talco Perfumado Alma de Flores Champagne 100g Ref. 716

Desodorante Spray Alma de Flores Clássico 90ml Ref. 401

Talco Perfumado Alma de Flores Clássico 100g Ref. 652

Desodorante Spray Alma de Flores Champagne 90ml Ref. 698 Deo Colônia Alma de Flores Clássico 120ml Ref. 400

Desodorante Roll-on Alma de Flores Clássico 50ml Ref. 408 Desodorante Roll-on Alma de Flores Champagne 50ml Ref. 695

30

Sabonete Alma de Flores Champagne 130g Ref. 690

Sabonete Alma de Flores Clássico 130g Ref. 171

Desodorante Creme Alma de Flores Clássico 55g Ref. 395

31


VITRINE

Conheรงa toda a linha Senador em www.facebook.com/sabonetesenador

senador

Desodorante Roll-on Senador Classic 50ml Ref. 440 Desodorante Spray Senador Sport 90ml Ref. 426

Sabonete Senador Classic 130g Ref. 181

Desodorante Aerossol Senador Sport 150ml Ref. 425 Sabonete Senador Sport 130g Ref. 182

32

Desodorante Aerossol Senador Classic 150ml Ref. 413

Desodorante Spray Senador Classic 90ml Ref. 418

Desodorante Roll-on Senador Sport 50ml Ref. 428

33


VITRINE

ESTOJOS PARA PRESENTE Estojo com Hidratante Alma de Flores Baunilha 456g Ref. 717 Estojo Senador Aerossol Seduction 351g Ref. 663

Estojo com Hidratante Alma de Flores Jasmim 456g Ref. 718

Estojo Senador Aerossol Explorer 351g Ref. 636

34

Estojo Senador Aerossol Platinum 351g Ref. 563

35


VITRINE

Conheça toda a linha Biocrema em www.facebook.com/biocrema

biocrema Loção Hidratante Biocrema 200ml Ref. 501

Hidratante de Banho Biocrema 200ml Ref. 478

Desodorante Roll-on Biocrema Hidratante 50ml Ref. 516

36

Desodorante Aerossol Biocrema Aveia e Leita 168ml Ref. 520

Desodorante Aerossol Biocrema Hidratante 168ml Ref. 510 Sabonete Líquido Biocrema Hidratante 380ml Ref. 504

Hidratante de Banho Biocrema Aveia e Leite 200ml Ref. 483

Loção Hidratante Biocrema Aveia e Leite 200ml Ref. 507

Sabonete Líquido Biocrema Aveia e Leite 380ml Ref. 506

Sabonete Biocrema Hidratante 90g Ref. 215 Sabonete Biocrema Aveia e Leite 90g Ref. 216

Desodorante Roll-on Biocrema Aveia e Leite 50ml Ref. 517

37


VITRINE

ann bow

Sabonete Líquido Ann Bow Rosas 340ml Ref. 721

Sabonete Líquido Ann Bow Ervas 340ml Ref. 720

Sabonete Líquido Ann Bow Jasmim 340ml Ref. 722 Sabonete Líquido Ann Bow Frutas Tropicais 340ml Ref. 723 Sabonete Líquido Ann Bow Glicerina 340ml Ref. 719

Sabonete Líquido Ann Bow Lama Negra de Araxá 340ml Ref. 724

Sabonete Ann Bow Rosas 90g Ref. 362

38

Sabonete Ann Bow Lama Negra de Araxá 90g Ref. 363

Sabonete Ann Bow Jasmim 90g Ref. 360

Sabonete Ann Bow Ervas 90g Ref. 361

Sabonete Ann Bow Frutas Tropicais 90g Ref. 367

Sabonete Ann Bow Glicerina 90g Ref. 364

39


Revista Memphis 1º semestre 2012  

Revista Memphis 1º semestre 2012

Advertisement