Memória Pet | Edição 01/2021

Page 14

Sentimentos dos Pets A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como seus animais são tratados. Mahatma Gandhi

Os animais, de modo geral, possuem algum grau de sensiência e isto pode ser comprovado pelo amor e devoção, que principalmente os pets, devotam aos seus tutores. E, com as mudanças do tratamento de animais de estimação, tem se notado um aumento gradativo da conscientização a respeito da defesa dos animais, seus sentimentos e necessidades. A capacidade de sentir dor é considerada como a característica mais forte para o reconhecimento da senciência em animais e por isso a necessidade de proteção. Animais vertebrados, que possuem sistema nervoso central, são os que mais demonstram este nível de consciência e são também os que mais fazem parte da vida dos seres humanos, interagindo de forma amorosa e com devoção.

Não há qualquer característica que sirva para distinguir os humanos dos outros animais. Qualquer atributo que possamos pensar que torna os humanos 'especiais', e assim diferentes dos outros animais, é compartilhado por algum animal não humano. Gary L. Francione

A comunicação também é possível a partir da senciência dos animais, utilizando mecanismos apreendidos ou de repetição, conseguem transmitir vários sentimentos ou necessidades, como fome, irritação ou mesmo medo e alegria. A demonstração de afeto ou reconhecimento de seu tutor é também um grande exemplo de senciência, uma vez que pets de estimação os identificam e por eles demonstram confiança, devoção e amor. Senciência A união dos termos sensibilidade e consciência, onde o animal tem a capacidade diferente da humana em manifestar e sentir dor, sofrimento, medo, ansiedade, alegrias e até lembranças, ou seja, de uma certa maneira, desenvolver pensamentos.

14