Memória Pet | Edição 01/2021

Page 10

Fábulas animais A assembleia dos ratos Havia um grupo de ratos que vivia muito feliz em uma antiga casa. Até que um dia um enorme gato passou a viver por lá também. O bichano não dava trégua aos ratos. Sempre à espreita, ele perseguia os pequenos roedores, que passaram a ficar com muito medo de sair da toca. Os ratos estavam tão acuados que começaram a passar fome. Por isso, um dia eles resolveram fazer uma assembleia e decidir o que fazer para resolver o problema. Muito conversaram e um dos animais deu uma ideia que pareceu brilhante. Ele falou: — Já sei! É muito fácil. Tudo o que temos que fazer é colocar um guizo no pescoço do gato, assim, quando ele se aproximar saberemos a tempo de fugir. Todos estavam satisfeitos com a aparente solução, até que um rato disse:

— A ideia é até boa, mas quem será o voluntário para colocar o guizo no gato? Todos os ratinhos se esquivaram da responsabilidade, nenhum deles quis arriscar sua vida e o problema continuou sem solução. Moral da história: Falar é muito fácil, mas são as atitudes que realmente contam.

Cão e o osso Um cachorro havia ganhado um grande osso e caminhava contente. Ao chegar perto de um lago, viu refletida na água a sua imagem. Achando que a imagem era outro cão, o animal cobiçou o osso que viu e, num ímpeto de abocanhar-lhe, abriu a boca e deixou seu próprio osso cair no lago. Por isso, ficou sem osso nenhum Moral da história: Quem tudo quer, acaba ficando sem nada.

s o s ? A o h s s o m C n o s s m o i l s ? a A o o o h V r i u i n r s g s o m C n o s m i l a o V r ir n o igu

10