Page 1


Ficha Técnica Título: Sabor de Memória Subtítulo: A Cozinha do Imigrante Edição: 1 Editor: Centro de Memória de Cosmópolis Local: Cosmópolis Ano de Publicação: 2014 Revisão: Antônio Diniz, Bernadete Gasparotto, Carina Bentlin, Caroline Perternella, Stephanie Lauria e Vivian Mukotaka Projeto Gráfico: Renan Bússulo Patrocínio: Enxuto Supermercados Realização: Prefeitura de Cosmópolis, Secretaria Municipal de Cultura e Centro de Memória de Cosmópolis Prefeito: Dr. Antônio Fernandes Neto Secretária de Cultura: Carina Bentlin

realização:

patrocínio:

2


Prefácio A Prefeitura de Cosmópolis apresenta com muito orgulho o livro digital ”Sabor de Memória - A Cozinha do Imigrante”, sendo essa mais uma ação do Centro de Memória, com o objetivo de preservação e valorização do patrimônio histórico da cidade. Esse é o segundo livro digital publicado, cumprindo a missão de produção e conhecimento e mais do que isso, tornar esse conhecimento acessível de maneira ampla e moderna. Sabemos que o Direito à Memória está previsto em nossa Constituição, e com essa consciência caminhamos passo a passo para fortalecer as ações do Centro de Memória e dos projetos desenvolvidos. Esperamos que esse material seja bem utilizado pela população, que poderá saborear as receitas aqui reunidas e através do paladar lembrar histórias de nossa terra.

Antônio Fernandes Neto Prefeito de Cosmópolis

3


Apresentação Sabor de Memória O poeta Guilherme de Almeida interpreta a palavra Cosmópolis como sendo o “resumo do mundo”. Não por acaso essa palavra nomeia nossa cidade. Podemos dizer que Cosmópolis é um resumo do mundo, ou melhor, um resumo do que foi o processo imigratório no Brasil (e que continua sendo). Recebemos aqui na então área denominada “Fazenda do Funil” onde foi instalado o Núcleo Colonial Campos Salles, a partir da década de 1890, famílias de diferentes nacionalidades que trouxeram na bagagem o sonho de uma nova vida, seus usos e costumes, uma história que começou no celeiro cosmopolita no interior rural e caipira do Estado de São Paulo. Em 1995 o então Departamento de Cultura organizou em um projeto de livro receitas tradicionais das famílias dos imigrantes. O trabalho foi preservado e disponibilizado para o Centro de Memória através do Walter Frungilo, um dos responsáveis pelo livro, que nos cedeu o material, permitindo assim a sua edição e disponibilização para o público. A proposta é apresentar a mistura das culturas existentes em Cosmópolis, através do paladar, do aroma, sabor, cores e por todas as sensações que a gastronomia pode nos proporcionar. Apresentamos a seguir o resultado desse trabalho feito de modo colaborativo. Vire as páginas e saboreie essa história!

Centro de Memória de Cosmópolis

4


Agradecimentos Queremos compartilhar com a cidade um projeto resultante da contribuição de várias pessoas que relembraram momentos e compartilharam receitas repletas de histórias e afetividade. O conteúdo aqui reunido é mais que um apanhado de receitas, são memórias que fazem parte da cidade e de sua gente. Agradecemos ao senhor Walter Frungilo por ter preservado uma cópia das receitas e por ter disponibilizado o material. Estendemos também o mesmo agradecimento a todos que participaram do livro direta ou indiretamente. Somos gratos por reconhecer que os conhecimentos aqui partilhados fazem parte do patrimônio cultural do município de Cosmópolis. Agradecemos a todos que compartilharam suas receitas, por terem cedido seu conhecimento e experiência de vida. Há um pouco de cada um de vocês nessa obra. Também somos gratos à Secretária de Cultura, Carina Bentlin, pela sensibilidade em reconhecer nesse projeto a possibilidade de valorização cultural do município. Ao Prefeito Dr. Antônio Fernandes Neto por nos apoiar nas causas culturais e nos dar subsídios para o cumprimento do dever do Centro de Memória de Cosmópolis. Obrigado a todos que contribuíram para esse importante passo na preservação da nossa história.

Centro de Memória de Cosmópolis

5


Como tudo começou O ano era 1995 e o município de Cosmópolis completava 50 anos de sua emancipação política. Era um fato a ser comemorado em grande estilo e muitos eventos culturais foram programados e realizados para esse fim. Tivemos apresentações de Teatro, de Ballet Clássico, um desfile memorável que foi visto por milhares de pessoas na Avenida Ester e que contou com a participação das escolas da cidade, das bandas municipais e de várias bandas de outras cidades. Também aconteceu o tradicional “Encontro de Corais” no salão do Clube Cosmopolitano com a presença de vários coros das cidades da região numa festa sempre lembrada. Um dos projetos, entretanto, por várias razões não se concretizou: a edição de um livro com as receitas culinárias que os imigrantes trouxeram em suas bagagens e principalmente em suas memórias. do.

O livro “A cozinha do Imigrante” chegou a ser composto, mas nunca edita-

O Beto, que trabalhava no Departamento de Comunicação da Prefeitura e que era um mestre nas artes da composição, passou noites inteiras trabalhando na elaboração do livrinho que contava com ilustrações delicadamente feitas a mão por Margarete Coracini em seus momentos de folga. Faltou, porém, concretizar-se a edição, mas, por um desses acasos que a gente não consegue explicar, uma cópia do livro em um disquete daqueles enormes que se usavam na época, ficou em meu poder. De vez em quando eu colocava o disquete no meu antigo “desktop” e via e revia aquelas páginas que continham a memória da cozinha de muitas famílias tradicionais da cidade e que tinham sido cedidas por pessoas que se dispuseram a compartilhar suas relíquias. Muitas dessas pessoas já tinham falecido e outras tinham deixado a cidade.

6


Um dia, comecei a perceber que estava ficando complicado abrir o arquivo, pois o dispositivo magnético estava se deteriorando e para não perder tudo, procurei uma gráfica e pedi para imprimir uma cópia do livreto da maneira que fosse possível. Assim se salvou o livrinho de ir para o limbo definitivamente. Duas dezenas de anos depois, conversando com Carina Bentlin, então diretora no Centro de Memória de Cosmópolis, que leva o nome de meu pai Alcides Frungilo consegui, assim meio sem querer, deixa-la interessada no assunto. Assim, cedi à Secretaria de Cultura a cópia que tinha guardado encadernada com espiral e aguardei os dias se passarem, como tenho feito sempre. Agora recebo a notícia de que “A cozinha do imigrante” vai enfim ser editado. Tratei de entrar em contato com mais amigos que não tinham tomado parte no projeto inicial e eles ajudaram a engrossar o livrinho.

Agora estou aqui, como sempre, sentado à espera do que vai acontecer.

Sem nenhuma calma. Impaciente e ansioso não vejo a hora de ver o projeto enfim concretizado.

Walter Frungilo

7


Sumário RECEITAS SALGADAS Agnolini...........................................................................................................15 Arroz Árabe................................................................................................... 16 Arroz Libanês............................................................................................... 18 Bapka............................................................................................................. 19 Batata Refogada com Bacon................................................................. 20 Biscoito Fofo..................................................................................................21 Bisteca de Porco Frita................................................................................22 Bolinho de Arroz..........................................................................................23 Bolinhos de Batata....................................................................................24 Bolinho de Chuchu.....................................................................................25 Bolinho de Mandioca.................................................................................26 Bolinho de Polenta..................................................................................... 27 Bolo Salgado de Repolho........................................................................ 28 Bracholas (Bracciolas)............................................................................. 29 Bucho de Porco Recheado...................................................................... 30 Caldo Quente de Lentilha da Vó Carmén.............................................31 Cartofel Klosse (nhocão).........................................................................32 Croquete de Bacalhau...............................................................................33 Cuscuz de Legumes e Sardinhas............................................................34 Esfiha (Sfiha)...............................................................................................35 Farofa de Carne Seca no Pilão................................................................ 37 Flor de algodão...........................................................................................38 Frango para Viagem Nhá Dita.................................................................39 Frigadela à Italiana................................................................................... 40

8


Gaspacho Andaluz..................................................................................... 41 Joelho de Porco com chucrute (Eisben mit Sauerkraut)................42 Kafta ao Forno........................................................................................... 44 Lacinhos para aperitivo............................................................................45 Massa de Pastel......................................................................................... 46 Matsukaze-yaki (Bolo de Carne de Frango).......................................47 Miga............................................................................................................... 48 Nhoque Italiano......................................................................................... 49 Nhoque de Mandioca............................................................................... 50 Nhoque de Pão............................................................................................ 51 Nudelsalat Mit Würstchen (Salada de macarrão com linguiça)..52 Panadelle......................................................................................................53 Pão de cará.................................................................................................. 54 Pão de Mandioca........................................................................................55 Pão Frito....................................................................................................... 56 Pão Italiano.................................................................................................. 57 Páprica Schnitzel....................................................................................... 58 Pasta Trida................................................................................................... 60 Pastéis à Polonesa (Pirogue).................................................................. 61 Pasttia............................................................................................................62 Peixe à Escabeche......................................................................................63 Puchero......................................................................................................... 64 Refogado de Repolho Roxo.................................................................... 65 Risoles........................................................................................................... 66 Rolo Napolitano..........................................................................................67 Salada agridoce......................................................................................... 69 Salada Alemã (I)........................................................................................70 Salada Alemã (II)........................................................................................71 Salada de Pepino Agridoce...................................................................... 72 Sarrabulho.................................................................................................... 73

9


Sopa Dourada..............................................................................................74 Spätzle...........................................................................................................75 Summer Salad.............................................................................................76 Tabule............................................................................................................ 77 Tatuzinho (Falze Hase)............................................................................78 Tempurá........................................................................................................79 Torta de batatas........................................................................................80 Tortei.............................................................................................................. 81

10


Sumário RECEITAS DOCES Ambrosa da Sogra......................................................................................83 Apfelstrudel................................................................................................ 84 Arroz Doce.................................................................................................... 85 Anisete.......................................................................................................... 86 Biscoito Alemão..........................................................................................87 Biscoitos de Cerveja.................................................................................. 88 Bolachas de Amendoim.......................................................................... 89 Bolacha de Mel........................................................................................... 90 Bolacha de Nata da Vó Bey..................................................................... 91 Bolacha de Pobre.......................................................................................92 Bolacha Eva..................................................................................................93 Bolinho “Espera Marido”.......................................................................... 94 Bolo Alemão............................................................................................... 95 Bolo de Farinha de Arroz..........................................................................97 Bolo de Fubá............................................................................................... 98 Bolo de Fubá São João............................................................................ 99 Bolo de Milho Cremoso.......................................................................... 100 Bolo de Tapioca..........................................................................................101 Bolo do Tirol...............................................................................................102 Bolo Polonês..............................................................................................103 Caçarola Italiana.......................................................................................104 Cufe...............................................................................................................105 Doce de Leite Rápido............................................................................... 107 Doce Sírio....................................................................................................108

1


Docinhos de Coco.....................................................................................109 Fan Kuchen (Sonhos)..............................................................................110 Fortuna.......................................................................................................... 111 Fried Ice-Cream (Sorvete frito/Tempurá de soverte)..................... 112 Fritos de Natal............................................................................................ 114 Geleia de Mocotó....................................................................................... 115 Joaninhas.....................................................................................................116 Licor de abacaxi..........................................................................................117 Licor de Jabuticaba...................................................................................118 Licor de Laranja..........................................................................................119 Mãnigui........................................................................................................120 Mantecau.................................................................................................... 122 Panada Italiana........................................................................................ 123 Pão Alemão................................................................................................ 124 Pão de fubá................................................................................................ 125 Pão de Maçã............................................................................................... 126 Pão de Melado............................................................................................127 Pão Enrolado de Amendoim................................................................. 128 Pé-de-moleque......................................................................................... 129 Pé-de-Moleque Mineiro..........................................................................130 Pestijo........................................................................................................... 131 Poipete......................................................................................................... 132 Pudim de confeiteiro................................................................................ 133 Pudim de mandioca crua....................................................................... 134 Pudim de Pão............................................................................................ 135 Pudim Dona Ana....................................................................................... 136 Quebra Pedra..............................................................................................137 Queijadinha de forma.............................................................................138 Quipfel (biscoitos).................................................................................... 139 Quisulin Italiano........................................................................................140

12


Rosquinhas de Polvilho........................................................................... 141 Rosquinha de Santo Antônio................................................................ 142 Rosquinhas Mineiras................................................................................ 143 Sagu com leite...........................................................................................144 Sequilhinhos de Coco.............................................................................. 145 Sonhos Pequeninos.................................................................................146 Súgoli.............................................................................................................147 Suspiro da Vó Carmén.............................................................................148 Ströessel Kuchen......................................................................................149 Tea-cake (Biscoitos para o chá)............................................................ 151 Torta Alemã de Banana.......................................................................... 152 Torta Deliciosa de Maçã.......................................................................... 153 Torta de Maçã............................................................................................ 155 Torta de Nozes...........................................................................................156 Zé Pereira (Biscoitinhos).........................................................................157 Zuppe de Frutas........................................................................................158

13


Sabor de Memória

“Lembro-me do meu avô, Ângelo Capraro, mexendo sem parar, horas a fio, um enorme tacho com polenta, que depois era derramada sobre uma tábua de madeira (Panaro) e servida sem qualquer acompanhamento para toda a família. Só ele podia mexer a polenta”.

Ingeborg Schwarz Nabão Neta de alemães e italianos

14


Agnolini País de origem: Itália Receita enviada por: Cleofe Scorsoni Frungilo

Ingredientes • 500 gramas de farinha de trigo • 5 ovos • 1 galinha cozida em água temperada com sal, pimenta e alho. • Queijo ralado a gosto • Farinha de rosca a gosto

Modo de fazer Para a massa: Coloque a farinha sobre a mesa, faça uma cavidade no centro, coloque os ovos, misture com um garfo e continue amassando com as mãos. Abra a massa com um rolo, corte quadradinhos, coloque o recheio, dobre em triângulo, aperte as bordas e dobre como um chapeuzinho.

Para o recheio: Desosse frango e reserve o caldo. Refogue a carne com os temperos habituais e passe pela máquina de moer. Coloque em uma vasilha e junte queijo ralado, um pouco do caldo do cozimento do frango e farinha de rosca até dar ponto de uma massa suave. Faça os agnolinis e cozinhe-os na água em que se cozinhou a galinha.W

15


Arroz Árabe País de origem: Líbano Receita de: Aparecida Fozatti Jemael /Enviada por: Jamil Bichara Jemael

Ingredientes • 04 xícaras de chá de arroz • 01 peito de frango • 200 gramas de carne moída • 200 gramas de amêndoas cruas • 200 gramas de nozes picadas • 100 gramas de uvas passas brancas e/ou pretas • 01 cebola crua descascada em pétalas • 01 cubinho de caldo de galinha • 01 lata de cerveja • 01 colher de sopa de pimenta síria   Modo de fazer Refogue o arroz e cozinhe com a cerveja. Coloque água se necessário, até o arroz ficar soltinho. Reserve-o. Cozinhe o peito de frango tempere a gosto. Desfie o peito depois e refogue com a carne moída temperada. Reserve-os. Mergulhe as amêndoas em água fervente para facilitar a retirada das cascas. Despois de tirar as cascas coloque-as em um recipiente com gelo e corte-as em lâminas. Junte as amêndoas, as nozes, as uvas passas e a cebola em pétalas e frite tudo

16


em azeite com um tablete de margarina culinária, e tempere a seu gosto. Dica: Use tempero completo para aves e legumes Misture todos os ingredientes quando estiverem em temperatura ambiente. Acrescente a pimenta síria (ela é chamada de pimenta, mas não é ardida. É á base de canela e condimentos). Misture tudo e pronto! Agora sim! É só servir , esperar os aplausos e deixar o gostinho de ‘quero mais’...

Culinária Árabe na família italiana Minha mãe, Cida Fozatti Jemael, embora seja descendente de italianos (famílias Frungilo e Fozatti) sempre cozinhou o trivial da culinária árabe com maestria. Influenciada pelo meu saudoso pai, Michel Bichara Jemael (famílias Chaib, Bichara e Jemael) descendente de sírio-libaneses, ela não resistiu aos encantos deste filho de imigrantes árabes, e nem as receitas que vinham no “pacote”! Esta receita remonta décadas e sofreu algumas adaptações com o passar do tempo. Existem hoje várias versões, mas esta é imperdível. É um prato imprescindível em ceias, aniversários, datas especiais e reuniões da minha família. Uma receita simples, fácil de fazer e muito saborosa. Muitas vezes ele por si só já basta, nem precisa de acompanhamentos. E todo mundo pede bis! O cheirinho do arroz cozinhando na cerveja, os ingredientes fritando na panelinha de ágata bem velhinha, que minha mãe guarda até hoje, lembram a minha infância e adolescência querida que vivi em Cosmópolis com minha família. Fico orgulhoso de fazer parte desta receita da minha família, e sem modéstia, pois minha mãe nunca errou. Haja vista que nunca sobra nada! Eu e meus irmãos Rosana e Michel, sempre reservamos nossas marmitas de “chorinho”.

Jamil Bichara Jemael

17


Arroz Libanês País de origem: Líbano Receita enviada por: Zarife Baracat

Ingredientes • 2 xícaras de arroz cru • 2 colheres de sopa de manteiga • 1 xícara rasa de macarrãozinho cabelo de anjo • 6 xícaras de água fervendo • Sal a gosto

Modo de fazer Escolha e lave o arroz e deixe de molho por uma hora. Em uma panela derreta a manteiga, coloque o macarrãozinho e deixe dourar. Em seguida junte o arroz e refogue tudo. Acrescente mais uma colher de manteiga e junte água fervente e sal. Cozinhe em fogo brando. Antes de servir, mexa o arroz com um garfo para soltar os grãos.

18


Bapka País de origem: Polônia Receita enviada por: Amélia Polônis

Ingredientes • 1 quilo de mandioca crua e ralada • 5 batatas grandes cruas e raladas • 2 ovos inteiros • 1 copo médio de leite morno • 150 gramas de bacon picado • 1 cebola grande ralada • Cheiro verde a gosto • 1 colher de sobremesa de pimenta em pó • Sal a gosto

Modo de fazer Rale a mandioca e ao ralar a batata, aproveite o suco que ela solta. Frite o bacon e junte os temperos para refogar. Por último, coloque a mandioca e as batatas raladas com o sal. Deixe no fogo para amolecer um pouco e depois retire. Junte os ovos, o leite e o sal, misture bem e coloque num refratário médio com três ou quatro centímetros de altura, untado com óleo. Asse em forno quente. Se houver sobras, podem ser fritas em quadradinhos.

19


Batata Refogada com Bacon País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • Batatas e bacon a gosto • Sal

Modo de fazer Frite um pouco de bacon picado e depois coloque batatas cortadas em fatias bem finas, um pouco de sal e refogue bem devagar.

20


Biscoito Fofo País de origem: Brasil Receita enviada por: Isaura de Sá Frungilo

Ingredientes • 1 colher de chá de sal • 1 prato fundo de polvilho • 1/2 prato fundo de farinha de milho, amolecida em leite • 1 prato de gordura derretida

Modo de fazer Misture todos os ingredientes numa vasilha. Coloque leite para amolecer a massa, se necessário. Faça biscoitos e asse em forno moderado.

21


Bisteca de Porco Frita País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • Bisteca de porco • Alho, pimenta, noz moscada, limão, sal e manjerona a gosto. • Água

Modo de fazer Faça uma marinada colocando a bisteca numa mistura de água, alho, pimenta, noz moscada, limão, sal e manjerona e deixe por um dia. Frite e sirva como acompanhamento.

Dica: Pode acompanhar as receitas Batata Refogada com Bacon e Refogado de Repolho Roxo.

22


Bolinho de Arroz País de origem: Portugal Receita enviada por: Maria Bico

Ingredientes • 2 xícaras de chá de sobras de arroz branco • 1/2 xícara de leite • 2 ovos • 2 colheres de sopa de queijo ralado • 2 colheres de sopa de farinha de trigo • Cheiro verde • Sal • Pimenta

Modo de fazer Misture tudo e frite pingando colheradas da massa em óleo quente.

23


Bolinhos de Batata País de origem: Espanha Receita enviada por: Francisca Garcia de Toledo

Ingredientes • 1/2 quilo de batatas cozidas com sal e amassadas • 1 ovo • 1/2 xícara de chá de leite • 1 pitada de açúcar • Cheiro verde a gosto • Temperos a gosto

Modo de fazer Junte os ingredientes e vá adicionando farinha de trigo até o ponto de pingar. Frite colocando as colheradas em óleo quente.

24


Bolinho de Chuchu País de origem: Brasil Receita enviada por: Inez Perette Dalboni

Ingredientes • 3 chuchus ralados • 1 ovo • 1/2 xícara de cheiro verde picado • 1/4 colher sopa de fermento em pó • 2 xícaras de farinha de trigo • Sal a gosto

Modo de fazer Misture tudo e frite as colheradas em óleo quente.

25


Bolinho de Mandioca País de origem: Brasil Receita enviada por: Irene Perette

Ingredientes • 1 quilo de mandioca cozida e amassada • 1 ovo • Sal • Cheiro verde • Farinha de trigo para amassar e empanar • 1 colher de café de fermento em pó

Modo de fazer Misture todos os ingredientes, faça os bolinhos e passe-os pela farinha de trigo. Frite em óleo quente.

26


Bolinho de Polenta País de origem: Itália Receita enviada por: Irmã Melânia Maria Schimidt

Ingredientes • 1 receita de polenta dura • Queijo minas ou muçarela • Ovos batidos • Farinha de rosca

Modo de fazer Corte a polenta fria, em pequenos quadrados e recheie com um pedaço de queijo. Modele bolinhas com os dedos para o queijo não aparecer. Passe nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo quente e sirva quentinho.

27


Bolo Salgado de Repolho País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 500 gramas de repolho bem fino • 02 ovos • 02 colheres de margarina • 03 colheres de queijo parmesão ralado • 02 colheres de farinha de trigo • ½ xícara de leite

Modo de fazer Ferva o repolho com sal e escorra. Bata bem os ovos, acrescente a margarina derretida, o leite, a farinha de trigo e o repolho. Coloque em um pirex untado e polvilhe com queijo ralado, leve ao forno e sirva quente ou frio.

28


Bracholas (Bracciolas) País de Origem: Itália Receita enviada por: Olga Sala Kadow

Ingredientes • 1 quilo de carne para bife (coxão mole, alcatra ou filé mignon) cortado em bifes regulares. • Molho de tomate Recheio • 3 ovos cozidos • 12 azeitonas picadas • 300 gramas de queijo duro cortado em cubos • 3 cenouras cortadas em tiras

Modo de fazer Misture os ingredientes do recheio e coloque sobre os bifes, envolva apertando bem e amarre com barbante. Frite cada brachola, ligeiramente, numa panela com pouco óleo e cozinhe-as em um bom molho de tomate até que fiquem macias.

29


Bucho de Porco Recheado País de origem: Áustria Receita enviada por: Zélia Damiano Pedro

Ingredientes • 1 bucho de porco limpo • Suco de limão • Carne retirada da cabeça do porco • Fígado do porco • Coração do porco • Bofe do porco • 2 maços de cheiro verde • Pimenta vermelha • Fubá

Modo de fazer Esfregue o bucho com bastante fubá para remover todos os resíduos. Deixe de molho com bastante suco de limão por algumas horas. Lave em água corrente. Cozinhe os miúdos da carne, pique e tempere com o cheiro verde, pimenta e sal. Recheie o bucho com a mistura, costure e cozinhe por uma hora. Depois de bem cozido, faça a prensagem: coloque o bucho entre duas tábuas e coloque um peso de mais ou menos 5 kg em cima. Deixe assim por uma noite. Sirva fatiado, puro, empanado ou picado na salada de batatas.

30


Caldo Quente de Lentilha da Vó Carmen País de origem: Itália Receita de: Carmén Finotti Dalla Torre / Enviada por: Helena Torre

Ingredientes • 250 gramas de lentilha • ½ quilo de mandioca • 200 gramas de peito de frango cozido e desfiado • ½ gomo de linguiça calabresa (cortado em quadradinhos) Temperos • Salsa • Cebolinha • Alho • Cebola Modo de fazer Reserve a calabresa e o peito de frango já desfiado e cozido. Cozinhe os demais ingredientes na panela de pressão por 15 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador. Coloque o caldo batido na mesma panela e acrescente a calabresa e o frango desfiado. Cozinhe por mais 10 minutos.  Sirva com pão italiano, pimenta, farinha e queijo ralado.

31


Cartofel Klosse (Nhocão) País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • ½ quilo de batata cozida e espremida • 01 pitada de sal • 01 pitada de pimenta • 02 gemas • 01 colher de manteiga

Modo de fazer Misture os ingredientes com as mãos. Bata lentamente uma clara, jogue por cima da massa e coloque um pouco de farinha. A massa ficará meio mole. Faça bolas com as mãos e cozinhe como nhoque, na água e sal.

32


Croquete de Bacalhau País de origem: Espanha Receita enviada por: Francisca Garcia de Toledo

Ingredientes • 1/2 quilo de bacalhau (deixe de molho na véspera) • 2 cebolas raladas • 2 dentes de alho amassados • 3 tomates picados • Cheiro verde picado • 1/2 quilo de batata cozida e amassada • 3 colheres de sopa de amido de milho • 3 xícaras de leite • 3 gemas • 1/2 xícara de queijo ralado • 1/2 xícara de óleo para refogar

Modo de fazer Refogue os temperos, junte os tomates e o bacalhau picados. Coloque as batatas amassadas e deixe cozinhar por quinze minutos. Bata as gemas com o leite e o amido de milho e leve ao fogo, junto com o refogado e deixe cozinhar por mais quinze minutos. Junte o queijo e deixe esfriar. Faça os croquetes, passando na farinha de trigo antes de fritar. Se quiser, acrescente sal à massa.

33


Cuscuz de Legumes e Sardinhas País de origem: Brasil Receita enviada por: Aleide Zorzetto Perete

Ingredientes • 1 xícara de óleo • 4 dentes de alho • 1 cebola picada • Cheiro verde picado • 4 tomates sem pele picados • 250 gramas de vagem cozida • Cenoura grande cozida picada • Sardinhas em conserva • 1 prato fundo de farinha de milho • Ovos cozidos picados • Azeitonas • Sal • Molho de pimenta

Modo de fazer Coloque tudo no fogo, exceto a farinha. Refogue. Deixe juntar um pouco de água para cozinhar. Coloque aos poucos a farinha de milho. Tire do fogo e coloque numa vasilha. Enfeite a gosto com azeitonas, ovos cozidos em rodelas e salsinha.

34


Esfiha (Sfiha) Origem do Prato: Líbano Receita enviada por: Chafía Baracat

Ingredientes da Massa • 2 xícaras de leite morno • 1 colher de sopa de manteiga • 1 tablete de fermento para pão • 1 colher de chá de açúcar • 1 colher de chá de sal • 4 xícaras de farinha de trigo • 2 colheres de sopa de óleo

Modo de fazer a massa Desmanche o fermento no leite morno e dissolva o açúcar. Misture os outros ingredientes e amasse bem até que a massa fique lisa. Faça bolinhas de tamanho de nozes. Deixe-as descansar e abra-as com um rolo. Coloque o recheio juntando as pontas de modo a formar um triângulo sem apertá-las. Pincele com gema. Leve para assar.

Ingredientes do recheio • 1/2 quilo de carne magra moída crua • 1 cebola bem picada

35


• Sal • Pimenta síria • 4 tomates picados • 1 colher de sopa de óleo • Suco de 1 limão

Misture tudo e empregue na massa.

36


Farofa de Carne Seca no Pilão País de Origem: Brasil Receita enviada por: Olga Fontana

Ingredientes • 1 quilo de carne seca • 1 pimenta vermelha picada • 1 quilo de farinha de milho • Sal

Modo de fazer Deixe a carne seca de molho, cortada em pedaços, de um dia para o outro. Leve para cozinhar até que fique bem macia. Coloque a carne seca, a pimenta e a farinha de milho num pilão e soque até que a mistura fique como uma farofa. Sirva com arroz e feijão, mandioca ou abóbora cozida.

37


Flor de Algodão País de origem: Itália Receita enviada por: Mercedes Frungilo

Ingredientes: • 4 xícaras de farinha de trigo • 4 colheres de sopa de óleo • 2 colheres de sopa de pinga ou vinagre • Salmoura que dê para fazer uma massa homogênea. • Recheio doce ou salgado

Modo de fazer Abra a massa com rolo de macarrão como se fosse para pastel. Corte em rodelas em três tamanhos diferentes em números iguais. Cada rodela deverá ter cortes nas beiradas como se fosse uma margarida. Cole cada rodela sobre a outra por ordem de tamanho com clara de ovo. Frite uma a uma, com bastante óleo prendendo as rodelas na frigideira, pelo centro, com o cabo da colher de pau. Depois de pronto, coloque recheio salgado ou doce. Por exemplo: frango desfiado, carne moída refogada ou então doce de coco com ovos.

38


Frango para Viagem Nhá Dita País de Origem: Brasil Receita enviada por: Olga Fontana

Ingredientes • 1 frango cortado nas juntas • 4 ou 5 colheres de sopa de banha • 2 cebolas picadas • 3 dentes de alho • Pimenta • Limão • Sal • Farinha de milho

Modo de fazer Tempere o frango com limão e outros temperos. Coloque a banha numa panela grande de ferro e, quando estiver bem quente, coloque os pedaços de frango aos poucos e deixe que fritem. Vá pingando água aos poucos e tampando a panela. Repita a operação sempre que a água secar. Quando os pedaços estiverem bem cozidos e dourados por fora junte mais água e deixe com um pouco de molho. Deixe descansar por mais ou menos duas horas. Leve novamente ao fogo e quando ferver o molho coloque farinha de milho e mexa até que os pedaços fiquem envolvidos por ela e se forme uma farofa úmida.

39


Frigadela à Italiana Pais de Origem: Itália Receita enviada por: Margot T. Gagliardo

Ingredientes • ½ quilo de carne moída • 100 gramas de presunto • 1 cebola picada • 1 pão pequeno amolecido no leite • 1 ovo • Salsinha picada a gosto • Fatias de muçarela • Molho de tomate • Azeitonas verdes picadas

Modo de fazer Deixe o pão no leite até amolecer e esprema. Misture o pão com a carne moída, presunto e cebola. Junte o ovo, a salsinha picada e as azeitonas. Faça uma bola de tamanho regular, achate-a e frite em pouco óleo. Depois arrume em uma forma, coloque as fatias de muçarela, regue com um bom molho de tomate e leve ao forno apenas para derreter a muçarela.

40


Gaspacho Andaluz País de origem: Espanha Receita de: Florencio Moreno Perez / Enviada por: Adriana Moreno Zozzoro

Ingredientes • 01 kg de tomates maduros • 01 pimentão verde • 01 pepino médio sem casca • 01 cebola média • 04 dentes de alho • 03 colheres de sopa de azeite de oliva • Vinagre de vinho branco a gosto • 01 colher de sopa rasa de sal Modo de fazer Lave os tomates, pepino e pimentão. Pegue o copo do liquidificador  e coloque os tomates sem pele e sem sementes, o pimentão também sem sementes e o restante dos ingredientes e bata tudo. Separe um pouco do pepino para decorar. Adicione sal, azeite e vinagre a gosto. Se achar que está muito grosso, adicione um pouco de água gelada, aos poucos, para não ficar ralo. Por fim, leve na geladeira e sirva frio.

41


Joelho de Porco com Chucrute (Eisben Mit Sauerkraut)

País de origem: Alemanha Receita de: Gertrudes Seeger / Enviada por: Pryscila Seeger

Ingredientes para o joelho de porco • 01 joelho de porco (500g) • 02 talos de alho-poró fatiados • 03 dentes de alho • 01 cebola • 03 xícaras de chá de caldo de carne • 02 colheres de sopa de salsinha picada • 01 colher de sopa de cebolinha verde picada • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo Em uma panela coloque todos os ingredientes. Deixe em fogo médio por cerca de 1 hora e 45 minutos. Retire o joelho de porco da panela e leve ao freezer por mais 1 hora e 30 minutos. Aqueça o forno a 250°C e, com o joelho ainda gelado, coloque-o no forno por 20 minutos ou até dourar.

42


Ingredientes para o chucrute • 500 g de repolho • ½ xícara de chá de toucinho defumado • 05 folhas de louro • 05 grãos de pimenta-do-reino branca • 08 grãos de zimbro (caso não tenha, substitua-os por pimenta rosa levemente amassada) • 01 pitada de açúcar • 01 cebola cortada em rodelas • ½ xícara de chá de vinho branco seco

Modo de preparo Passe as folhas de repolho em água corrente para limpar e as fatie em tiras. Coloque o toucinho defumado em uma panela para fritar. Quando a gordura derreter, junte o louro, a pimenta-do-reino branca, o zimbro (ou pimenta rosa), açúcar e a cebola. Frite tudo até que a cebola esteja mole, mas não a deixe dourar. Acrescente o repolho e misture, deixando fritar levemente. Coloque o vinho e deixe que o repolho amoleça. Espere o vinho reduzir e sirva.

Montagem do prato Coloque em um prato o chucrute, fazendo uma base, e por cima coloque o joelho de porco. Sirva ainda quente. Se preferir, adicione ao prato batatas cozidas em água e sal. Essa receita é uma das maneiras que a senhora Gertrudes Seeger, avó de Pryscila Seeger encontrou para demonstrar à família seu amor e carinho.

43


Kafta ao Forno País de Origem: Líbano Receita enviada por: Chafía Baracat

Ingredientes • 1 quilo de alcatra moída em peça fina • 1/2 cebola moída com cheiro verde • 1 dente de alho socado • Sal • Suco de limão • Pimenta, azeite, e um tomate • 1/2 cebola cortada em rodelas finas

Modo de fazer Misture bem, sem amassar, a carne, a cebola moída, cheiro verde, alho e limão. Tempere com sal e pimenta e regue com azeite. Espalhe em uma assadeira untada com bastante manteiga. Cubra com rodelas de tomate, cebola e bolinhas de manteiga. Leve ao forno para assar. Sirva com salada.

44


Lacinhos para Aperitivo País de origem: Itália Receita enviada por: Nair Paganini

Ingredientes • 250 gramas de farinha de trigo • 1 gema • 100 gramas de margarina • 1 colher de sopa de fermento em pó • 6 colheres de sopa de leite • 1 colher de sopa de queijo ralado • 1 colher de café de sal

Modo de fazer Amasse todos os ingredientes em uma vasilha. Abra a massa com um rolo, corte em losangos, e faça um corte no sentido do comprimento. Prenda duas pontas no corte, formando lacinhos. Coloque em forma untada e leve a assar por 40 minutos.

45


Massa de Pastel País de Origem: Itália Receita enviada por: Esterina Martelli

Ingredientes • 2 xícaras de chá de farinha de trigo • 1 colher de chá de sal • 2 colheres de chá de fermento em pó • 1 colher de sopa de pinga • 2 colheres de sopa de óleo quente • Água morna suficiente para dar consistência

Modo de fazer Amasse bem. Abra a massa bem fina para rechear.

46


Matsukaze-yaki (Bolo de Carne de Frango) País de Origem: Japão Receita enviada por: Suzuko Miya

Ingredientes • 400 gramas de carne de frango moída (magra) • 1 colher de chá de açúcar • 2 colheres de sopa de shoyu • 2 colheres de chá de saquê • 1 colher de chá de suco de gengibre (rale e coe) • 1 ovo bem batido • 1 pedaço de alho poró ou cebolinha verde batidinha • 2 colheres de sopa de óleo • 2 colheres de chá de semente de gergelim torrada

Modo de fazer Aqueça o óleo numa frigideira. Quando este estiver bem quente, espalhe a carne misturada com todos os temperos por toda a superfície. Deixe fritar até ficar dourada, vire cuidadosamente para fritar do outro lado. Salpique o gergelim. Deixe esfriar e corte em pedaços triangulares.

47


Miga País de origem: Espanha Receita enviada por: Rosa Galhardo Morente

Ingredientes • 1 pão • 2 dentes de alho • 1 cebola • Cheiro verde a gosto • Torresminho frito em pedaços bem pequenos • Pimenta do reino • Óleo • Água morna

Modo de fazer Pique o pão em pedaços e deixe de molho na água morna. Prepare um refogado com óleo e os temperos, junte o pão escorrido e continue mexendo no fogo até ficar uma farofa.

48


Nhoque Italiano Origem: Itália Enviado por: Thais Roveratti Chaves / Receita de: Maria Vilma Grigoletto Roveratti

Ingredientes: • 1 quilo de farinha de trigo • 2 colheres de manteiga • 3 tabletes de caldo de carne • 1 litro de leite integral • 2 batatas grandes cozidas • 6 tomates picados • Sal a gosto • Temperos a gosto (ervas) • Carne moída (opcional)

Modo de Fazer Para a massa: Em uma panela coloque a manteiga e 2 tabletes de caldo de carne e misture até dissolver tudo. Leve ao fogo, coloque o leite e 800g da farinha. Misture até ficar uma massa uniforme. Coloque a massa em um recipiente para amassar, acrescente aos poucos 200g de farinha de trigo e a batata amassada, até ficar uma massa firme. Enrole e corte em rodelas pequenas. A mesma água utilizada para cozinhar a batata pode ser usada para cozinhar as rodelas da massa. Para o molho: Coloque os tomates, um tablete de caldo de carne, 1 pitada de sal, temperos a gosto e carne moída na panela e misture em fogo médio até derreter todo o tomate.

49


Nhoque de Mandioca Pais de Origem: Itália Receita enviada por: Josefa Deon

Ingredientes • 1 quilo de mandioca cozida • 2 xícaras de chá de farinha de trigo • 2 ovos • 1 colher de sopa de margarina • 1 colher de sopa rasa de sal

Modo de fazer Passe a mandioca pelo espremedor e coloque os outros ingredientes. Abra a massa e faça um rolo. Corte em pedaços pequenos e cozinhe em água fervendo, escorra e coloque o molho de sua preferência.

50


Nhoque de Pão País de Origem: Itália Receita enviada por: Dora Leoni Tozelli

Ingredientes • 5 pãezinhos adormecidos • 1/2 xícara de queijo ralado • 1 ovo • Sal e pimenta do reino a gosto • Farinha de trigo

Modo de fazer Deixe os pãezinhos de molho na água. Esprema e desmanche os pãezinhos. Junte os demais ingredientes e vá acrescentando trigo até que dê o ponto de pingar. Com uma colher, vá colocando pequenas porções de massa em água fervente com um fio de óleo e sal. Quando subir, a massa estará cozida. Retire os nhoques com uma escumadeira e deixe escorrer bem. Coloque numa travessa funda camadas alternadas de nhoque e do molho de sua preferência em pequena quantidade

51


Nudelsalat Mit Würstchen (Salada de Macarrão com Linguiça) País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz /Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 250 gramas de macarrão parafuso ou conchinha já cozidos com um pouco de sal • 04 rabanetes • 04 salsichas • 04 pepinos em conserva • 01 lata de ervilha sem água • 01 xícara de cebolinha picada

Molho • 01 colher de mostarda • Sal, pimenta e suco de limão a gosto • 03 colheres de vinho branco • 06 colheres de óleo

Modo de fazer Corte em rodelas os rabanetes, as salsichas e os pepinos. Misture os ingredientes do molho e tempere a salada.

52


Panadelle País de Origem: Itália Receita enviada por: Lucy Lee Bardou Fontana

Ingredientes • 4 ou 5 pãezinhos amanhecidos • 1/4 xícara de chá de óleo • 3 dentes de alho amassados • 3 tomates picados • 2 ½ xícaras de água • Sal e pimenta a gosto • 3 ovos • 1 xícara de queijo ralado

Modo de fazer Umedeça os pães em leite. À parte, faça um refogado com óleo, cebola, alho e tomates. Junte a água e acrescente sal e pimenta. Quando começar a ferver, junte os pãezinhos e deixe cozinhar até que se desmanchem. Junte os ovos inteiros, misture rapidamente e deixe cozinhar mais um pouco. Apague o fogo e acrescente o queijo ralado.

53


Pão de Cará País de Origem: Brasil Receita enviada por: Yolanda Pereira

Ingredientes • 600 gramas de cará cru e ralado • 2 ovos • 2 colheres de banha • 1 colher de margarina • 8 colheres de açúcar • 1 pitada de sal • 3 tabletes de fermento para pão • 1/2 copo de leite morno • Farinha de trigo até dar ponto

Modo de fazer Desmanche o fermento no leite morno. Junte os demais ingredientes, exceto o trigo. Misture bem até que fique uma massa lisa. Junte a farinha de trigo aos poucos e sove a massa até que se formem bolhas. Faça pães com formato de trança e deixe crescer em uma assadeira funda até dobrar de volume. Assar em forno médio até ficarem dourados.

54


Pão de Mandioca País de Origem: Brasil Receita enviada por: Adozinda Rizonho

Ingredientes • 3 tabletes de fermento para pão • 3 pedaços grandes de mandioca cozida e amassada • 3 ovos • 1 colher de sopa de margarina • 3 colheres de óleo • 1 colher de sobremesa de açúcar • 1 colher de sobremesa de sal • 1 copo de leite

Modo de fazer Misture bem os ingredientes e vá colocando farinha de trigo até o ponto de amassar e sovar. Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar. Depois de assado, ainda quente, passe margarina por cima.

55


Pão Frito País de Origem: Itália Receita enviada por: Maria de Lourdes Barbieri Bongiorno

Ingredientes Esponja • 2 tabletes de fermento para pão • 1 colher de sobremesa de açúcar • 1 colher de sopa de água • 1 xícara de farinha de trigo 2ª parte Misture tudo e deixe crescer. Depois junte à esponja: • 1 kg de farinha de trigo • 1 colher de açúcar • 1 colher de sal • 1 colher de banha de porco

Modo de fazer Misture tudo e sove. Deixe crescer até dobrar de volume. Abra a massa com rolo e frite pequenos pedaços de cada vez.

56


Pão Italiano País de Origem: Itália Receita enviada por: Elvira Mortari

Ingredientes para a esponja: • 2 tabletes de fermento para pão • 1 colher de sobremesa de açúcar • 1 colher de sopa de água • 1 xícara de farinha de trigo

Modo de fazer Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Cubra com um guardanapo grosso e deixe crescer por 15 minutos. Massa • 300 gramas de batata cozida sem casca • 2 colheres de sopa de margarina • 2 ovos inteiros • 1 colher de sobremesa de sal • 500 gramas de farinha de trigo • 1 ovo para pincelar

Modo de fazer Numa vasilha amasse as batatas com a margarina, junte o sal, os ovos e coloque aos poucos a esponja de fermento crescido. Junte a farinha de trigo até a massa desprender das mãos. Faça pãezinhos e deixe crescer por uma hora. Pincele com ovo e leve pra assar.

57


Páprica Schnitzel País de origem: Alemanha Receita de: Clara Enke Shütz / Enviada por: Holda Schütz Ittner

Ingredientes • 4 filés de alcatra bem fritos Para o molho: • 1 ½ litro de água • 1 pimentão vermelho grande e sem semente • 2 colheres de sopa de colorau • ½ lata de extrato de tomate • 1 colher de sopa de páprica doce ou picante, conforme sua preferência. • 150 gramas de carne bovina assada de sua preferência • 4 colheres de sopa de farinha de trigo • 1 lata de creme de leite

Modo de fazer Em uma panela coloque a água, o pimentão, a páprica, o coloral, o extrato de tomate e a carne. Mexa bem e deixe cozinhar por 1 hora. Quando o molho estiver cozido, peneire e fique com o caldo. Coloque o caldo na panela e acrescente a farinha de trigo diluída em água. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Tire do fogo, acrescente o creme de leite na hora de servir. Enquanto isso faça os bolinhos de batatas.

58


Bolinhos de batatas • 500 gramas de batatas cozidas e espremidas • 03 ovos • Sal a gosto • 80 gramas de margarina • 200 gramas de farinha de trigo

Preparo: Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa uniforme. Faça bolas grandes, do tamanho de almôndegas e cozinhe-os em água fervente. Quando os bolinhos subirem do fundo indicará que já estão cozidos. Frite os filés de alcatra, coloque-os em uma travessa, junte os bolinhos de batata e a seguir cubra com o molho de páprica. Acompanhar com arroz. Dica: Se preferir, use bifes de carne suína no lugar dos filés de alcatra

59


Pasta Trida País de Origem: Itália Receita enviada por: Adelaide Leone

Ingredientes • 2 xícaras de farinha de trigo • 2 colheres de sopa de margarina • 1 ovo • 1 pitada de sal • 1 pitada de pimenta do reino • 2 litros de caldo de feijão temperado

Modo de fazer Amasse os ingredientes, exceto o caldo, até formar uma farofa que fique com alguns grumos (use as mãos). Leve o caldo de feijão ao fogo e quando ferver vá colocando a farofa aos poucos, mexendo com uma colher de pau. A massa deverá ferver por 10 a 15 minutos no caldo.

60


Pastéis à Polonesa (Pirogue) País de Origem: Polônia Receita enviada por: Irmã Melânia Maria Schmidt

Ingredientes • 1 rolo de massa de pastel ou uma receita caseira de massa de pastel esticada • Ricota ou coalhada escorrida com temperos a gosto

Modo de fazer Recheie pequenos pasteizinhos com a ricota e cozinhe-os em água e sal como nhoque. Retire e coloque em um refratário. Sirva com molho de sua preferência.

61


Pasttia País de origem: Itália Receita de: Antônio Campagnone / Enviada por: Adriana Moreno Zozzoro

Ingredientes • 01 pacote de macarrão tipo espaguete • 01 dúzia de ovos • 01 queijo minas frescal grande • 01 pacotinho de queijo ralado • Sal e pimenta do reino a gosto Modo de fazer Cozinhe o macarrão por uns 10 minutos até que fique al dente (macio, mas firme ao morder). Escorra a água e deixe o macarrão esfriar. Em uma tigela grande, bata os ovos, adicione o queijo cortado em cubos grandes e acrescente ao macarrão. Tempere com sal, pimenta e acrescente o queijo ralado. Despeje em uma forma untada somente com um fio de azeite, de preferência uma forma redonda e leve ao forno por 30 minutos, até dourar. Sirva quente ou frio. Curiosidade: A receita da Pasttia é muito apreciada na Itália e feita na época da Páscoa. Cada região faz com um queijo diferente, que pode ser ricota, pecorino, parmesão, entre outros. Aqui no Brasil geralmente é usado o queijo minas frescal.

62


Peixe à Escabeche País de Origem: Arábia Saudita Receita enviada por: Elisabete Aparecida Ramin Viera da Silva

Ingredientes • 2 quilos de peixe limpo (sardinha ou pescadinha) • 2 ovos cozidos • Tomates • Louro • 1 cebola grande • 2 dentes de alho • 100 gramas de legumes em conserva (picles) • Farinha de trigo • Óleo ou azeite • Vinagre • Limão • Sal e pimenta

Modo de fazer Após limpar os peixes, seque-os com pano e passe na farinha de trigo. Frite em óleo quente. Escorra e deixe esfriar. Pique o cheiro verde e os legumes em conserva, o ovo, o alho e a cebola. Coloque os peixes fritos numa tigela funda e cubra com os ingredientes picados. Regue com óleo ou azeite e vinagre. Tempere com sal, pimenta e folha de louro inteira. Conserve-as nesse tempero por no mínimo 2 horas antes de servir. Decore o prato com rodelas de limão e de tomate fatiados.

63


Puchero País de Origem: Espanha Receita enviada por: Adriana de Cássia G. Cabrini

Ingredientes • 1 quilo de grão de bico • 2 peitos de frango grandes • 200 gramas de bacon defumado • 1 quilo de linguiça calabresa • 3 ou 4 tomates maduros (opcional) • 2 cebolas grandes picadinhas • Cheiro verde • Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer Deixe o grão-de-bico de molho na véspera. Cozinhe o peito de frango com temperos a gosto, desfie e reserve. Cozinhe o grão-de-bico, coe e reserve a água do cozimento. Leve o toucinho para fritar em uma panela bem grande. Doure a cebola e a calabresa. Se quiser, junte os tomates, tampe e deixe refogar. Junte então o grão de bico, o peito de frango desfiado a água do cozimento do grão de bico, o sal, a pimenta e deixe cozinhar. Por último, coloque o cheiro verde. Sirva com arroz branco e salada verde. Serve até 15 porções.

64


Refogado de Repolho Roxo País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 01 cebola pequena • Cravo e canela a gosto • 01 repolho roxo picado • 01 colher de sopa de vinagre • 01 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer Refogue uma cebola pequena com cravo e canela e coloque o repolho roxo picado. Refogue bem devagar até amolecer. Coloque uma colher de vinagre e depois de alguns minutos acrescente uma colher de açúcar. Tire do fogo em seguida.

65


Risoles País de Origem: Itália Receita enviada por: Palmira Côrrea Malimpensa

Ingredientes • 2 xícaras de leite • 1 colher de banha • 3 xícaras de farinha de trigo • Sal a gosto

Modo de fazer Ferva o leite com a banha e o sal, junte a farinha de trigo de uma só vez, mexa bem e deixe cozinhar. Espere a massa esfriar, abra com o rolo e corte rodas com a boca de uma xícara de café. Recheie a seu gosto, dobre ao meio fechando bem e passe nos ovos batidos e na farinha de rosca ou de mandioca. Frite em óleo quente.

66


Rolo Napolitano País de Origem: Itália Receita enviada por: Maria Aparecida Souza Dias

Ingredientes • 1 quilo de farinha de trigo • 2 colheres de sopa de óleo • 2 colheres de margarina • 1 colher de café rasa de sal • 1 pitada de açúcar • 1 tablete de fermento de pão • Leite para amassar

Modo de fazer Amasse tudo e deixe a massa descansar por meia hora.

Recheio • 1 quilo de tomate • 200 gramas de muçarela ralada • 300 gramas de mortadela • Salsa, cebolinha, orégano e pimenta • Azeite de oliva

67


Modo de fazer Corte os tomates em fatias finas e leve à frigideira com azeite, sal e pimenta até amolecer e perder um pouco de água. Se desejar acrescente extrato de tomate. Deixe esfriar. Para montar o rocambole, abra e corte a massa em duas partes e espalhe o molho de tomate, a muçarela, orégano e mortadela fatiada. Enrole cada rocambole, apertando bem as pontas e pincele com gema. Coloque em assadeira untada. Asse em forno quente. Sirva no lanche.

68


Salada Agridoce País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 01 couve flor cortada em pedaços, crua ou levemente cozida no vapor • 04 a 06 maçãs cortadas em pedaços • 01 a 02 bananas cortadas em fatias • 02 potinhos de iogurte natural • 01 pitada de sal • 02 colheres de sopa de açúcar • 02 colheres de sopa de caldo de limão

Modo de fazer

Misture tudo muito bem e sirva.

69


Salada Alemã I País de Origem: Alemanha Receita enviada por: Olga Schütz

Ingredientes • 1 pé de alface • 1 copo de suco de laranja pera ou similar • 1 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer Misture tudo e sirva para acompanhar o tradicional arroz com feijão.

70


Salada Alemã I País de Origem: Alemanha Receita enviada por: Olga Schütz

Ingredientes • 2 beterrabas cozidas fatiadas • ½ copo de vinagre de boa qualidade • 1 colher de sobremesa de açúcar

Modo de Fazer Misture tudo e sirva para acompanhar carnes.

71


Salada de Pepino Agridoce País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • Pepino • Sal, limão e pimenta branca • Açúcar e canela em pó misturados

Modo de fazer Corte os pepinos em rodelas finas, tempere com sal, limão e pimenta branca. Na hora de servir, acrescente um pouco da mistura de açúcar e canela em pó.

72


Sarrabulho País de Origem: Brasil Receita enviada por: Aldozinda Risonho

Ingredientes • Miúdos de porco (rins, fígado, etc.) cozidos e picados em pequenos pedaços. • 1 copo de vinho tinto • Cebola, salsa e cebolinha verde

Modo de Fazer Refogue com cebola, salsa e cebolinha verde. Ao final, junte um copo de vinho tinto.

73


Sopa Dourada País de Origem: Itália Receita enviada por: Zélia Damiano Pedro

Ingredientes • 1 quilo de abóbora madura cortada e descascada • Água • Óleo ou banha • Sal a gosto • Alho • Farinha de trigo (mais ou menos 3 colheres)

Modo de fazer Cozinhe a abóbora com água e sal, escorra e refogue a cebola com óleo ou banha, junte o alho e a farinha de trigo e deixe dourar. Acrescente água aos poucos mexendo muito bem até ferver e engrossar. Junte a abóbora, misture bem, prove o sal e deixe ferver para apurar o sabor e desmanchar a abóbora. Para servir, pingue umas gotinhas de vinagre em cada prato. Sirva com arroz ou pão.

74


Spätzle País de origem: Alemanha Receita enviada por: Ingeborg Schwarz Nabão

Ingredientes • 6 ovos • 1/2 quilo de farinha de trigo

Modo de fazer Misture os ovos e acrescente a farinha de trigo, batendo levemente com uma colher de pau até formar bolhas. Coloque a massa em uma tábua de carne e, com uma faca afiada, vá tirando tirinhas da massa, deixando cair diretamente em uma panela com água fervente e sal. Quando a massa subir, está cozida. Retire a massa e escorra a água. Sirva com manteiga derretida, com farinha de rosca, queijo ralado ou carne picadinha.

75


Summer Salad País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 04 tomates fatiados • 03 ovos cozidos cortados em fatias • 02 colheres de sopa de azeitonas picadas • 01 cebola fatiada • 200 gramas de queijo minas branco fatiado • Suco de um limão • Sal e pimenta a gosto • 01 colher de sopa de açúcar • Um pouco de cheiro verde picado

Modo de fazer

Misture tudo muito bem e sirva.

76


Tabule País de Origem: Líbano Receita enviada por: Chafía Baracat

Ingredientes • 4 tomates picados • 1 xícara de trigo para kibe (lavado) • 1 cebola picada • 1 maço grande de salsa picado • 1 maço de hortelãs picado • Miolo de 2 pés de alface picados • 1 pepino picado (opcional) • Suco de limão • Sal a gosto • Azeite • Pimenta doce ou do reino.

Modo de fazer Deixe o trigo de molho por 30 minutos. Retire da água e esprema bem. Misture a cebola, o alface, o pepino, salsa, hortelã e o tomate. Prepare à parte o tempero com limão, sal e azeite. Sirva numa travessa rasa acompanhada com as folhas de alface.

77


Tatuzinho (Falze Hase) Origem do Prato: Alemanha Receita enviada por: Cecilia Sperindione Kowalesky

Ingredientes • ½ quilo de carne bovina magra moída • ½ quilo de carne de porco (pernil) moído • 2 pães amanhecidos, sem casca, umedecidos em água • 1 colher de café de pimenta do reino • 1 cebola batidinha • Cheiro verde picado fino • 2 dentes de alho amassados • 1 ovo batido • Azeitonas • Toucinho defumado fatiado

Modo de Fazer Misture muito bem todos os ingredientes, exceto as azeitonas e o toucinho. Dê a essa massa o formato de uma bola e trabalhando com ela dê o formato ovalado. Coloque as azeitonas dentro da massa. Coloque sobre a massa o bacon fatiado e leve para assar em assadeira untada.

78


Tempurá País de Origem: Japão Receita enviada por: Suzuko Miya

Ingredientes • 1 ovo • Água • Farinha de trigo (mais ou menos 1 xícara) • Legumes em tirinhas (cebola, cenoura e vagem)

Modo de fazer Bata bem o ovo, junte a água até que complete 1 xícara de líquido, adicione farinha sem bater para não formar espuma. Descasque os legumes e corte em tirinhas, passe-os na massa e frite em óleo quente.

79


Torta de Batatas País de Origem: Alemanha Receita enviada por: Maria Bico

Ingredientes da massa • 2 batatas grandes cozidas e amassadas • 3 xícaras de chá de farinha de trigo • 1 colher de sopa (rasa) de açúcar • 1 colher de sopa (rasa) de sal • 2 tabletes de fermento para pão • ½ xícara de chá de leite morno

Modo de fazer Misture bem todos os ingredientes como se fosse preparar pão. Divida em 2 partes e deixe crescer. Abra uma das partes com o rolo e forre com ela uma assadeira untada. Espalhe margarina sem sal por toda a superfície. Recheie com os ingredientes abaixo: • 100 gramas de presunto, 1ª camada • 100 gramas de muçarela, 2ª camada • 1 xícara de nata ou creme de leite, 3ª camada

Cubra com o restante da massa aberta. Espalhe margarina e pincele com gema a superfície. Deixe crescer por 15 minutos e leve para assar em forno quente. Varie o recheio conforme sua preferência.

80


Tortei País de Origem: Itália Receita enviada por: Mérope Scorsoni de Queiroz

Ingredientes do recheio • 1 quilo de moranga cozida em água e sal e amassada • ½ quilo de batata doce cozida e amassada • Sal • Pimenta • Cheiro verde • Noz moscada • 3 colheres de sopa de queijo ralado

Modo de fazer Misture bem a batata doce e a moranga e tempere com sal, pimenta, cheiro verde, queijo e noz moscada. Junte um pãozinho duro esfarelado para dar liga. Prepare uma massa de macarrão fresco a seu gosto e faça com ela pequenos pasteizinhos com esses recheios. Cozinhe-os em água fervente com óleo e sal, e escorra conforme forem subindo à superfície. Monte camada com os tortéis, o molho de sua preferência e queijo ralado a gosto.

81


Doces e Bebidas “Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto, pra você parar em casa...” Chico Buarque de Holanda

Doce Lembrança “Quando minha avó Clélia Roppa fazia poipetes, os netos ficavam esperando e íam comendo antes dela colocar na calda. Às vezes a gente jantava poipete”. Mérope Scorsoni de Queiroz Filha de italianos

82


Ambrosa da Sogra País de origem: Portugal Receita enviada por: Palmira Côrrea Malempensa

Ingredientes • 5 ovos • 1 copo de açúcar • 1 copo de leite • 5 colheres de coco ralado • 1 pires de queijo ralado

Modo de fazer Bata os ovos, junte os outros ingredientes e leve para assar, direto no forno, em assadeira untada. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

83


Apfelstrudel País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 150 gramas de farinha de trigo • 04 colheres de sopa de água fria • 50 gramas de manteiga • ½ quilo de maçãs descascadas e cortadas em fatias bem finas • 05 colheres de sopa de açúcar • Passas e canela em pó

Modo de fazer Misture a farinha de trigo, a água e a manteiga até formar uma massa homogênea. Deixe descansar por 1 hora. Em cima de um guardanapo limpo, abra a massa com as mãos, esticando com cuidado, até ficar bem fina como uma folha de papel. Espalhe por cima uma camada fina de farinha de rosca, depois coloque as maçãs, as passas e o açúcar com canela. Usando o guardanapo, enrole como rocambole e passe manteiga por cima. Leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos em temperatura média. Depois de pronto, polvilhe com açúcar e canela.

84


Arroz Doce País de origem: Portugal Receita enviada por: Regina Maria Barbieri

Ingredientes • 2 xícaras de água • 2 litros de leite • 2 xícaras de chá de arroz • Cascas secas de uma laranja pera • 3 pedaços de canela em pó (opcional) • Açúcar a gosto (mais ou menos 3 xícaras)

Modo de fazer Leve a água, a canela e as cascas de laranja ao fogo forte e deixe ferver por 15 minutos. Acrescente o arroz lavado e escorrido e cozinhe até secar a água. Junte o leite aos poucos e, quando o arroz estiver “Al dente” (grão macio por fora, com miolo firme), acrescente o açúcar. Adicione o restante do leite e deixe engrossar. Se preferir, polvilhe com canela em pó.

85


Anisete País de Origem: Brasil Receita de: Almerinda Cia Meneghel (Vó de Lucy Lee) / Enviada por: Lucy Lee Bardou

Ingredientes • 01 litro de água • 03 xícaras de açúcar cristal • 02 colheres de sopa de essência de anis • ½ xícara de cachaça ou vodca • Corante alimentício azul

Modo de Preparo Dissolva o açúcar cristal em 01 litro de água fervida e deixe no fogo brando por 05 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar completamente. Acrescente 02 colheres de sopa de essência de anis, corante alimentício azul a gosto e ½ xícara de cachaça ou vodca. Deixe dois dias na geladeira antes de servir. Dica: Se preferir que o licor fique mais forte coloque uma quantia maior de cachaça ou vodca. Para um sabor mais intenso, coloque mais essência de anis.

86


Biscoito Alemão País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 02 quilos de farinha de trigo • 01 quilo de açúcar • 300 gramas de banha • 01 pitada de sal • 10 a 12 ovos inteiros • 02 colheres de sopa de fermento em pó • 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio • Raspas de limão

Modo de fazer Misture tudo muito bem e faça os biscoitos. Leve ao forno médio por 30 minutos ou até dourar.

87


Biscoitos de Cerveja País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 01 quilo de farinha de trigo • 500 gramas de manteiga • 01 copo de cerveja • 01 pitada de sal • 01 colher de sopa de fermento em pó • Açúcar cristal

Modo de fazer Amasse tudo muito bem com as mãos, faça biscoitos em tirinhas, passe no açúcar cristal e leve para assar por 30 minutos em forno médio pré-aquecido, em forno quente. Tire de forno e passe no açúcar enquanto os biscoitos ainda estiverem quentes.

88


Bolachas de Amendoim País de origem: Portugal Receita enviada por: Isaura de Sá Frungilo

Ingredientes • 2 pratos fundos de açúcar • 1/2 quilo de amendoim socado ou moído • 1 quilo de farinha de trigo • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio • Ovos

Modo de fazer Misture o açúcar com o amendoim e a farinha de trigo. Vá colocando ovos inteiros e mexendo até dar consistência de abrir. Faça as bolachas e asse em forma untada.

89


Bolacha de Mel País de origem: Alemanha Receita enviada por: Cecília Sperindione Kowalesky

Ingredientes 1ª massa • 1 quilo de mel • 70 gramas de trigo 2ª massa • 1 quilo de açúcar mascavo • 900 gramas de farinha de trigo

Modo de fazer Prepare as duas massas separadas, misturando os ingredientes. Deixe-as repousar em vasilha coberta durante três semanas ou mais. Após esse tempo, juntam-se as duas massas e acrescenta-se o seguinte: • 35 gramas de sal amoníaco • 15 gramas de canela em pó • 10 gramas de cravo moído Amasse bem, abra com o rolo, corte as bolachas e asse.

90


Bolacha de Nata da Vó Bey País de origem: Itália Receita de Maria Bey Favoreto Simões / Enviada por Márcia Regina Simões Bragalha

Ingredientes • 1 ½ xícara de gordura vegetal • 1 pacote de 100 gramas de coco ralado • 4 xícaras de açúcar • 2 xícaras de nata pura • 1 Ovo • 750 gramas de amido de milho • 6 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de Fazer Nata pura Use o leite da vaca fresco. Se o leite for industrializado, não será possível separar nata suficiente para a receita. Ferva o leite e espere esfriar. Retire com uma colher a nata da superfície. Ferva novamente o mesmo leite por mais duas ou três vezes, até retirar toda a nata.

Bolacha Em um recipiente junte a gordura vegetal, o açúcar, a nata, o ovo e o coco e misture com uma colher. Acrescente o amido de milho e a farinha de trigo aos poucos, e vá misturando com as mãos, até a massa ficar homogênea e sem grudar nas mãos. Molde os biscoitos e coloque em uma assadeira untada com óleo. Asse em forno baixo, pré-aquecido, por aproximadamente 15 minutos, até que a beirada fique dourada.

91


Bolacha de Pobre País de origem: Itália Receita enviada por: Olídia Maria Lucindo

Ingredientes • 3 xícaras de coco ralado • 2 colheres de manteiga • 2 copos de açúcar • 1 pitada de sal • 3 ovos • 1 quilo de farinha de trigo • 1 colher de sopa de sal amoníaco • Leite suficiente para dar ponto de amassar

Modo de fazer Faça as bolachas e leve para assar em assadeira untada.

92


Bolacha Eva País de origem: Itália Receita enviada por: Maria Clara Pedro

Ingredientes • 12 ovos batidos • 2 pratos fundos de farinha de trigo • 1 prato fundo de açúcar • 1 concha bem cheia de banha • 1 colher de sopa de sal amoníaco • Cravo moído a gosto

Modo de fazer Misture os ovos com a banha, o cravo e o amoníaco. Junte o açúcar e a farinha. Amasse bem e abra a massa. Corte bolachas, deixe crescer e asse até dourar um pouco.

93


Bolinho “Espera Marido” País de origem: Itália Receita enviada por: Aparecida Zorzetto Rampazzo

Ingredientes • 1 ½ tabletes de fermento de pão • 5 ovos inteiros • 1 xícara de chá de óleo • 6 colheres de sopa de açúcar • 1 copo grande de leite morno • Farinha de trigo até dar ponto de enrolar

Modo de fazer Coloque o leite e o fermento juntos numa bacia. Em seguida junte os ovos, o óleo, o açúcar e a farinha. Amasse muito bem, e deixe descansar. Faça uma bolinha com a massa e deixe-a num copo d’água e quando subir, faça rolinhos como para nhoque, corte pedaços de 15 centímetros e dê um nó. Frite em óleo quente e passe na seguinte calda: Calda: Queime 3 copos de açúcar e junte 2 ½ copos de água. Deixe engrossar.

94


Bolo Alemão País de origem: Alemanha Receita enviada por: Maria Bico

Ingredientes 1ª fase: • 1/3 xícara de farinha de trigo • 1 tablete de fermento dissolvido em água morna • ½ xícara de chá de açúcar • 1 xícara de chá de leite morno • 2 colheres de sopa de margarina • 1 pitada de sal • 1 ovo inteiro

Modo de fazer Escalde a farinha de trigo com água fervendo até que forme um pirão mole. Junte todos os ingredientes restantes batendo sempre com uma colher de pau. Acrescente então 3 xícaras de farinha de trigo. Misture bem para a massa ficar homogênea. Coloque em uma forma untada e deixe dobrar de volume. Enquanto isso prepare um creme com: • 4 laranjas pera sem pele, cortadas em cubos pequenos

95


• 4 copos de água • 3 copos de açúcar • 3 ou 4 pedaços de canela • 3 colheres de sopa de amido de milho • 1 copo de água Leve ao fogo 4 copos de água, a laranja, o açúcar e a canela. Quando a laranja estiver bem cozida, dissolva o amido de milho em um copo com água, misture a calda e deixe cozinhar. Despejar em cima da massa crescida. Sobre este creme colocar uma farofa feita com: • 2 colheres de sopa de açúcar • 2 colheres de sopa de margarina • 5 colheres de sopa de farinha de trigo • 1 colher de sopa de canela em pó Misture tudo. Levar o bolo alemão ao forno por 25 a 30 minutos.

96


Bolo de Farinha de Arroz País de origem: Portugal Receita enviada por: Aracy de Oliveira

Ingredientes • 1 coco grande ralado (fresco) • 400 gramas de açúcar • 200 gramas de manteiga • 6 colheres de sopa de farinha de arroz

Modo de fazer Leve o coco ralado ao forno em uma assadeira por alguns minutos. Em seguida retire o seu leite, espremendo-o com um guardanapo. Bata o açúcar com a manteiga, a farinha de arroz e o coco. Acrescente o leite do coco e leve para assar em forma pequena untada.

97


Bolo de Fubá País de origem: Itália Receita enviada por: Jacira Marsola Pivatto

Ingredientes • 3 xícaras de fubá • 3 xícaras de leite • 2 xícaras de açúcar • 1 xícara de óleo • 1 pitada de sal • 4 ovos (claras em neve) • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de fazer Leve ao fogo todos os ingredientes, exceto os ovos e o fermento, e cozinhe como polenta. Deixe esfriar. Bata as claras em neve e misture à massa. Em seguida, junte as gemas, misture bem e acrescente o fermento em pó. Leve para assar em forma untada.

98


Bolo de Fubá São João País de origem: Brasil Receita enviada por: Olídia Maria Lucindo

Ingredientes • 6 ovos • 2 xícaras de chá de açúcar • 300 gramas de margarina • 2 xícaras de farinha de trigo • 2 xícaras de fubá • 3 colheres de chá de fermento em pó • 100 gramas de coco ralado • 1 vidro de leite de coco • 1 xícara de chá de leite • 1 colher de chá de erva doce

Modo de fazer Bata os ovos, junte o açúcar e a margarina e bata bem. Coloque os outros ingredientes e ponha em forma untada com furo no centro. Leve para assar.

99


Bolo de Milho Cremoso Pais de origem: Brasil Receita de Maria Madalena de Oliveira / Enviada por Mônica Oliveira

Ingredientes • 2 xícaras de chá de flocão de milho • 2 xícaras de chá de leite em temperatura ambiente • 2 xícaras de chá de açúcar refinado • 1 lata de milho verde (sem caldo) • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó • 60 gramas de queijo ralado • 100 gramas de coco ralado

Modo de Preparo Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno médio por 40 minutos ou até dourar.

100


Bolo de Tapioca País de origem: Brasil Receita enviada por: Nair Paganini

Ingredientes • 500 gramas de farinha de tapioca • 4 ovos inteiros • 1 litro de leite • 1 coco ralado • 3 xícaras de chá de açúcar • 1 pitadas de sal • 2 colheres de sopa de margarina

Modo de fazer Deixe a tapioca de molho no leite por no mínimo 2 horas. Coloque os ovos batidos e os outros ingredientes e bata bem. Coloque em assadeira média untada e leve ao forno por 40 minutos. Sirva gelado.

101


Bolo do Tirol País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 5 pãezinhos amanhecidos fatiados • 5 maçãs • 3 ovos • 2 xícaras de açúcar • 2 colheres de manteiga • 1 litro de leite • 50 gramas de nozes picadas • 50 gramas de uvas passas

Modo de fazer Coloque as rodelas de pão em uma forma untada. Bata os ovos com o açúcar e o leite e despeje por cima das fatias de pão. Coloque as maçãs picadas fininhas e as nozes por cima. Leve ao forno médio por 30 minutos ou até dourar. Depois de assado, coloque o açúcar de confeiteiro e um pouco de canela em pó por cima.

102


Bolo Polonês País de origem: Polônia Receita enviada por: Elvira Zanetti

Ingredientes • 6 ovos • 3 xícaras de chá de farinha de trigo • 3 xícaras de chá de açúcar • 1 colher de sobremesa de fermento em pó • 1 colher de manteiga • 1 xícara de leite fervendo

Modo de fazer Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar e continue a bater. Coloque a farinha de trigo e o leite fervendo onde foi dissolvida a manteiga. Por último, coloque o fermento em pó. Unte a assadeira e asse em forno médio.

103


Caçarola Italiana País de origem: Itália Receita enviada por: Josefa Deon

Ingredientes • 5 ovos inteiros • 1 litro de leite • 1 quilo de açúcar • 7 colheres de sopa de queijo ralado • 7 colheres de farinha de trigo

Modo de fazer Bata tudo muito bem até ficar bem misturado. Leve ao forno quente em forma untada.

104


Cufe País de origem: Itália Receita de Margarida Scarpa Bortolan / Enviada por Maria Bernadete Bortolan Gasparotto

Ingredientes • 6 xícaras de farinha de trigo • 3 xícaras de leite • 3 xícaras de açúcar • 2 colheres de fermente em pó • 1 colher de canela em pó • 1 colher de margarina • 3 ovos • 1 pitada de sal Modo de Fazer Bata todos os ingredientes, adicionando aos poucos os líquidos até a massa ficar homogênea. Despeje a massa em assadeira untada e coloque em cima a farofa. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, ou até colocar um palito na massa e ele sair seco. Farofa • 1 xícara de açúcar • 2 colheres de farinha de trigo

105


• 1 colher de margarina derretida • 1/2 colher de canela em pó.

Modo de fazer Misture os ingredientes secos e depois despeje a margarina derretida e misture com as mĂŁos formando uma farofa. Coloque sobre a massa do cufe e leve para assar.

106


Doce de Leite Rápido País de origem: Brasil Receita de Maria Aparecida de Souza Dias

Ingredientes • 3 copos de açúcar • 1 copo de leite • 1 colher de farinha de trigo • 1 colher de margarina

Modo de fazer Leve tudo ao fogo. Depois que começar a ferver, conte de 7 a 10 minutos e tire do fogo. Bata até começar a açucarar e despeje em superfície untada. Corte em quadradinhos.

107


Doce Sírio País de origem: Líbano Receita enviada por: Chafía Baracat

Ingredientes • ½ xícara de macarrão cabelo de anjo • 250 gramas de manteiga sem sal • ½ quilo de ricota • 1 lata de leite condensado • 1 xícara de nozes • Uvas passas Calda • 2 xícaras de chá de água • 1 xícara de açúcar - ferver

Modo de fazer Frite 250 gramas de macarrão com a metade da manteiga em fogo baixo e despeje em uma assadeira. Amasse a ricota com o leite condensado, as nozes e as passas e coloque por cima do macarrão. Repetir o processo com o resto do macarrão e da manteiga e colocar sobre o recheio. Leve para assar e depois de assado coloque a calda sobre o doce ainda quente.

108


Docinhos de Coco País de origem: Brasil Receita enviada por: Josefa Deon

Ingredientes • 1 coco fresco ralado • 1 colher de sopa de baunilha • 1 clara batida • 1 quilo de açúcar

Modo de fazer Coloque todos os ingredientes numa vasilha e bata bem com colher de pau por alguns minutos. Faça bolinhas e passe por açúcar cristal. Sirva em forminhas de papel.

109


Fan Kuchen (Sonhos) País de origem: Alemanha Receita enviada por: Betty Kowalesky Gaido

Ingredientes • 1 quilo de farinha de trigo • 60 gramas de fermento para pão • 2 ovos inteiros • 250 gramas de açúcar • 1 pitada de sal • Casca ralada de um limão • ½ litro de leite • 125 gramas de manteiga • Geleia de frutas para recheio

Modo de fazer Dissolva o fermento em 250 gramas de leite e junte um pouco de farinha trigo. Deixe levedar e crescer. Junte os ovos, o resto do leite, o açúcar, a raspa de limão e amasse muito bem até soltar da vasilha. Acrescente a manteiga derretida. Faça algumas bolas e deixe crescer por uma hora. Faça os sonhos fazendo pequenos cortes e neles colocando geleia. Deixe crescer e frite em gordura quente e polvilhe com açúcar.

10


Fortuna País de origem: Portugal Receita enviada por: Cinira Garcia de Oliveira

Ingredientes • 400 gramas de polvilho • 250 gramas de araruta • 300 gramas de açúcar • 100 gramas de banha • 3 ovos • 1 colher de chá de canela • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de fazer Bata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Amasse bastante. Se a massa não ficar maleável, junte mais um ovo. Faça pequenas bolinhas e leve para assar em assadeira untada.

11


Fried Ice-Cream (Sorvete Frito / Tempurá de Soverte) País de origem: Japão Receita de: Terumi Nagakawa / Enviada por: Yasmin Yumi Nagakawa

Ingredientes • 01 pote de sorvete de 02 litros de creme ou do sabor de sua preferência • 01 frasco de calda para sorvete de qualquer sabor • 01 caixa de cereais de flocos de milho • Pão de Ló ou Pão de forma • 01 rolo de papel alumínio • Óleo para fritar   Massa (Tempurá)  • 02 ovos • 02 colheres de sopa de farinha de trigo; • 300 ml de água gelada com gás;  • 01 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de Fazer (Tempurá) Quebre os ovos e mexa bem. Adicione as 300 ml de água gelada com gás e continue misturando. Se desejar, acrescente a essência de baunilha. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até dar o ponto de uma consistência nem

12


muito líquida e nem muito dura. Modo de fazer Corte o Pão de Ló em duas fatias horizontais. (Caso seja Pão Pullman, tire as cascas do Pão). Amasse bem para que a massa do pão de ló fique fina, mas sem quebrá-la. Coloque a bola de sorvete dentre essas duas fatias e feche, amassando o pão com a bola de sorvete dentro, formando uma forma circular. Enrole em um pedaço de papel Alumínio. Leve ao congelador por pelo menos 1 hora, até que ele fique bem firme e duro. Role na massa de Tempurá. E depois passe Role no cereal de flocos de milho esfarelado. Coloque para fritar em fogo baixo para apenas dourar a casca de fora e deixá-lo crocante.

13


Fritos de Natal País de origem: Itália Receita enviada por : Rufina Pastor Cipola

Ingredientes • ½ quilo de farinha de trigo • 2 gemas • 1 colher de chá de fermento em pó • 1 xícara de chá de leite • 2 colheres de óleo • 2 colheres de margarina • 1 colher de sopa de pinga • 1 colher de sobremesa de açúcar • 1 pitada de sal

Modo de fazer Junte todos os ingredientes, estique a massa, corte em quadradinhos e frite. Passe no mel antes de servir.

14


Geleia de Mocotó País de origem: Portugal Receita enviada por: Celina Andreoni Pires

Ingredientes • 1 osso de mocotó • 3 xícaras de açúcar • 1 pedaço de canela • 6 cravos da índia • 2 colheres de chá de erva doce • 1 pitada de sal • 1 copo de caldo de laranja • Caldo de 1 limão pequeno • 1 cálice de vinho do Porto ou outro vinho doce

Modo de fazer Na véspera, ferva o osso por algumas horas até soltar todas as peles. Coe o caldo em uma peneira e deixe esfriar. Com muito cuidado, retire toda a gordura que ficou na superfície. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo (exceto o vinho e o suco de laranja e limão). Ferva tudo, coe e junte o vinho e os sucos. Deixe esfriar em vasilha de vidro. Rende aproximadamente 1 litro de geleia.

15


Joaninhas Pais de origem: Brasil Receita enviada por: Mercedes Frungilo

Ingredientes • 1 xícara de chá de açúcar • 200 gramas de margarina • 3 ovos (separe as gemas das claras) • 5 xícaras de farinha de trigo • 2 colheres de chá de fermento em pó • ½ colher de chá de sal • 1 ½ colher de chá de baunilha Cobertura • 250 gramas de amendoim torrado e moído • 3 xícaras de chá de açúcar

Modo de fazer Bata em creme a margarina com o açúcar. Junte as gemas. Peneire a farinha e o fermento em pó, e junte ao creme misturando bem até dar ponto de enrolar. Faça bolinhos do tamanho de uma bolinha de gude. Passe as joaninhas na clara, pelo amendoim e depois pelo açúcar. Leve ao forno em assadeira untada. Rende de 60 a 80 joaninhas.

16


Licor de Abacaxi País de origem: Brasil Receita enviada por: Esterina Martelli

Ingredientes • 2 ½ litros de água • 700 gramas de açúcar • Essência de abacaxi • 2 copos de álcool de cereais • 1 xícara de açúcar queimado

Modo de fazer Coloque a água numa vasilha, misture o açúcar e a calda. Junte o álcool e, por último, a essência. Engarrafe. Nota: Se preferir, use outras essências.

17


Licor de Jabuticaba País de origem: Brasil Receita enviada por: Marcília Scarano Garcia

Ingredientes • 2 litros de jabuticaba (Mede-se numa lata vazia de óleo) • 1 litro de pinga • 750 gramas de açúcar refinado

Modo de fazer Estoure as jabuticabas somente para romper as cascas. Junte aos demais ingredientes. Coloque em uma vasilha e deixe tampado por aproximadamente 8 dias. Coe em tecido ralo e engarrafe.

18


Licor de Laranja País de origem: Brasil Receita enviada por: Ana Maria Hammar Laurindo

Ingredientes • Cascas de 8 laranjas médias (mexerica, cravo ou Ponkan) • ½ litro de vodca ou pinga de boa qualidade • 2 xícaras de chá de açúcar • 3 xícaras de chá de água • 1 colher de chá de baunilha

Modo de fazer Lave bem as laranjas, descasque e com a ponta de uma colher, raspe as peles e os fios da parte interna das cascas. Pique-as em pedaços médios. Coloque em um recipiente de vidro ou louça e cubra com a pinga ou vodca. Deixe descansar por 7 dias, tampando para não evaporar. Ferva então a água com o açúcar até ficar uma calda rala. Deixe esfriar e junte a baunilha. Coe a pinga em um pano fino e junte à calda. Misture levemente e engarrafe. Sirva após 3 dias.

19


Mãnigui País de origem: Itália Receita de Margarida Scarpa Bortolan / Enviada por Maria Bernadete Bortolan Gasparotto

Ingredientes do Mãnigui: • 03 xícaras de farinha de trigo • 02 xícaras de fubá • ½ xícara de açúcar • 01 pitada de sal • Água suficiente para dar o ponto

Modo de fazer o Mãnigui Misture todos os ingredientes secos em uma bacia e hidrate até ficar em ponto de angu firme. Ferva 2 litros de água e despeje na mistura hidratada aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Se necessário acrescente mais água. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, até ficar no ponto de polenta dura. Despeje a mãnigui em uma mesa e espere esfriar. Sobre uma mesa untada com farinha de trigo e fubá, faça pequenos rolinhos com a massa e corte como nhoque. Coloque 05 litros de água em uma panela grande e ferva como uma pitada de sal e 02 colheres de sopa de açúcar. Coloque as bolinhas aos poucos, quando subir, retire, escorra e coloque em camadas em um refratário.

120


Ingredientes do Recheio • Queijo meia cura ralado • Canela em pó • Açúcar cristal

Como Montar No refratário vá colocando alternadamente açúcar, canela e queijo e o mãnigui cozido e assim sucessivamente. Pegue duas conchas da água do cozimento e coloque em cima até cobrir. Sirva gelado.

121


Mantecau País de origem: Espanha Receita enviada por: Rosa Galhardo Morente

Ingredientes • ½ quilo de banha ou gordura vegetal • ½ quilo de açúcar • 1 ovo • 1 xícara de café de pinga • Farinha de trigo até dar consistência de amassar

Modo de fazer Bata a banha até dissolver bem. Em seguida junte o ovo, o açúcar e a pinga. Vá juntando farinha de trigo até dar ponto de enrolar bolinhas. Coloque sobre cada uma delas, se quiser, um pedacinho de goiabada. Leve para assar.

122


Panada Italiana País de origem: Itália Receita enviada por: Maria de Jesus Fernandes

Ingredientes • Pão amanhecido • Leite • Açúcar

Modo de fazer Corte o pão em rodelas. Passe cada fatia de pão numa mistura de leite e açúcar. Frite em óleo bem quente. Depois escorra em papel absorvente e passe açúcar e canela. Se preferir passe as fatias no ovo batido antes de fritar.

123


Pão Alemão País de origem: Alemanha Receita enviada por: Josefa Deon

Ingredientes • 2 tabletes de fermento para pão • 1 copo de leite morno • 2 colheres de manteiga • 1 pitada de sal • 5 colheres de açúcar • 3 ovos • 4 xícaras de farinha de trigo • 100 gramas de frutas cristalizadas • 100 gramas de uvas passas • Noz moscada ralada Ingredientes para cobertura (farofa) • 2 colheres de sopa de açúcar • 2 colheres de sopa de manteiga • 5 colheres de sopa de farinha de trigo • 1 colher de sopa de canela em pó

Modo de fazer Amasse tudo com um garfo. Misture os ingredientes e amasse como um pão comum. Coloque a farofa e deixe crescer. Asse em forno quente.

124


Pão de fubá País de origem: Itália Receita enviada por: Zaíra Sacchi

Ingredientes • 1 quilo de farinha de trigo • 3 ovos • 2 xícaras de chá de fubá • 1 colher de sopa rasa de sal • 2 colheres de sopa de açúcar • 1 colher de sopa de banha • 2 xícaras de leite • 2 colheres de sopa de fermento para pão

Modo de fazer Misture tudo, deixe crescer, amasse e faça pães ou broas. Forno quente.

125


Pão de Maçã País de origem: Alemanha Receita de: Clara Enke Shütz / Enviada por: Holda Schütz Ittner

Ingredientes • ¼ xícara de chá de manteiga amolecida (50 ml) • ½ xícara de chá de açúcar • 01 colher de chá de canela • 01 ½ xícara de chá de aveia (flocos finos) • 01 xícara de chá de farinha de trigo • 01 colher de sopa de fermento em pó • 03 maçãs raladas • ½ xícara de chá de uvas passas hidratadas em água • ½ xícara de chá de nozes picadas

Modo de fazer Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, o açúcar e a canela e coloque em uma tigela, juntando a aveia, a farinha e o fermento, misturando bem. Sem bater, acrescente as maçãs, as passas e as nozes e misture. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês polvilhada com aveia fina e deixe por 30 minutos. Asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. Sugestões: Se preferir, substitua as nozes por castanhas de caju e as uvas por frutas cristalizadas. Polvilhe o pão com açúcar e canela.

126


Pão de Melado Pais de origem: Polônia Receita enviada por: Irmã Melânia M. Schimidt

Ingredientes • ½ litro de melado • 1 xícara de manteiga • 1 xícara de açúcar • ½ xícara de leite • 1 colher de fermento em pó • 5 xícaras de farinha de trigo • 2 ovos • Cravo e canela em pó • Erva-doce

Modo de fazer Amasse todos os ingredientes. Faça os pães no formato e tamanho que quiser e leve para assar em forno quente.

127


Pão Enrolado de Amendoim Origem: Alemanha Receita enviada por: Maria Bico

Ingredientes da massa • 1 quilo e 300 gramas de farinha de trigo • 2 xícaras de chá de açúcar • 4 ovos inteiros • 4 colheres de sopa de manteiga • 1 colher de sopa de óleo • Canela e noz moscada a gosto

Ingredientes do recheio • 300 gramas de amendoim torrado e moído • Mais ou menos 1 xícara de açúcar • Manteiga

Modo de fazer Misture o fermento com um pouco de água até derreter. Junte todos os outros ingredientes e dê o ponto acrescentando água aos poucos. Amasse bem para que a massa fique leve. Deixe crescer até dobrar de volume. Corte a massa em duas partes, abra cada uma com um rolo não muito fina. Passe sobre cada parte um pouco de manteiga e espalhe a metade da mistura de amendoim e açúcar. Enrole bem firme como rocambole e leve para assar em forno pré-aquecido.

128


Pé-de-moleque País de origem: Brasil Receita enviada por: Esterina Martelli

Ingredientes • 1 rapadura • 1 prato de amendoim torrado e moído • 1 pires de café de farinha de mandioca

Modo de fazer Leve a rapadura ao fogo com um pouco de água até derreter. Coe num pano fino. Volte ao fogo e deixe engrossar, experimente o ponto pingando um pouco da calda numa xícara com água fria. Quando formar uma bala mole, jogue o amendoim e a farinha de mandioca, mexendo bem e batendo até começar a açucarar. Despeje então num mármore untado com margarina. Corte em quadradinhos, quando estiver quase frio.

129


Pé-de-Moleque Mineiro País de origem: Brasil Receita enviada por: Palmira Côrrea Malimpensa

Ingredientes • 3 litros de leite • 1 ½ de açúcar • 1 quilo de amendoim torrado sem peles, inteiros

Modo de fazer Leve o leite e o açúcar ao fogo. Quando engrossar bem, coloque o amendoim inteiro e continue a mexer. Quando começar a açucarar, bata um pouco e coloque sobre o mármore untado às colheradas.

130


Pestijo País de origem: Espanha Receita enviada por: Rosa Galhardo

Ingredientes • ½ quilo de farinha de trigo • 2 ovos • Vinho tinto suave

Modo de fazer Misture a farinha de trigo com os ovos e junte o vinho aos poucos até que fique com consistência de enrolar croquetes. Frite em óleo quente e deite-os na seguinte calda: • 3 xícaras de açúcar • 2 xícaras de água Ferver até engrossar.

131


Poipete País de Origem: Itália Receita Enviada por: Mérope Scorsoni de Queiroz

Ingredientes • 1 copo de ricota caseira (ver receita abaixo) • 1 copo de queijo duro ralado • 1 copo de pão duro ralado • 1 ovo

Modo de fazer Amasse tudo muito bem. Faça bolinhas e achate-as um pouco. Frite em óleo quente. Faça uma calda com: • 1 ½ litros de água • 2 copos de açúcar • ½ copo de leite Deixe ferver bem até engrossar um pouco. Mergulhe os poipetes na calda e deixe no fogo por mais ou menos meia hora. Nunca guarde os poipetes na geladeira.

Ricota Caseira Ferva 1 litro de leite, junte 3 colheres de vinagre, deixe talhar e esfriar. Escorra o soro em um pano ralo.

132


Pudim de Confeiteiro País de origem: Espanha Receita enviada por: Josefina Morente Calvi

Ingredientes • ½ quilo de açúcar • 175 gramas de farinha de trigo • 25 gramas de queijo ralado • 25 gramas de coco ralado • 25 gramas de manteiga • ½ litro de leite • 3 ovos batidos • Baunilha a gosto • Calda de açúcar

Modo de fazer Coloque os ingredientes numa vasilha mexendo delicadamente com os dedos. Despeje a calda de caramelo em uma forma untada com margarina. Despeje o doce e leve para assar em banho Maria por mais ou menos duas horas. Nota: Se desejar acentuar o colorido do pudim acrescente corante alimentício amarelo.

133


Pudim de Mandioca Crua País de origem: Brasil Receita enviada por: Olga Sala Kadow

Ingredientes • 1 prato de mandioca crua ralada • 4 ovos • 1 prato de sobremesa de coco ralado • 1 prato de sobremesa de queijo ralado • 3 copos de leite • 3 copos de açúcar • 2 copos de farinha de trigo

Modo de fazer Bata tudo com um garfo até ficar bem misturado. Unte uma forma e despeje a massa. Leve para assar. Depois de assado despeje uma calda a seu gosto por cima do pudim.

134


Pudim de Pão País de Origem: Portugal Receita enviada por: Ana Maria Fontana

Ingredientes • 4 pães umedecidos com água • 3 ovos • 2 xícaras de chá de açúcar • Noz moscada • Raspas de laranja • Canela em pó • 2 colheres de sopa de margarina • 1 xícara de leite • Calda de açúcar queimado

Modo de fazer Deixar os pães de molho em água. Espremer com as mãos e esfarelar. Acrescentar o leite, os ovos batidos, o açúcar e as especiarias. Colocar em forma revestida com calda de caramelo. Cubra com uma mistura de 1/2 xícara de açúcar e uma colher de chá de canela em pó. Leve para assar em forno quente. Sirva frio. Nota: Se preferir acrescente à massa pedacinhos de goiabada, uva-passa, etc.

135


Pudim Dona Ana País de origem: Itália Receita enviada por: Maria Aparecida Leite dos Santos Frungilo

Ingredientes • 2 colheres de sopa de manteiga • 4 ovos • 4 xícaras de açúcar • 3 copos de leite • 5 colheres de farinha de trigo • 2 colheres de amido de milho • 100 gramas de coco ou queijo ralado Calda • 1 xícara de açúcar • ½ xícara de água

Modo de fazer Bata os ingredientes do pudim, coloque na forma e asse em banho-maria.

136


Quebra Pedra País de origem: Itália Receita enviada por: Angélica Trevenzolli Giuzio

Ingredientes • 10 colheres de farinha de trigo • 2 ovos • 4 colheres de açúcar • 1 colher de café de sal • 1 colher de sopa de margarina • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de fazer Misturar bem e amassar um pouco, abrir com rolo com mais ou menos meio centímetro. Cortar em quadrados e assar na chapa de ferro. Vire um a um com uma ponta de faca para assar dos dois lados.

137


Queijadinha de Forma País de origem: Portugal Receita enviada por: Rute Baccarin

Ingredientes • 1 prato fundo de coco • 1 pires de queijo • 4 ovos • 5 colheres de sopa de farinha de trigo • ½ litro de leite • ½ quilo de açúcar • 1 colher de fermento em pó

Modo de fazer Misturar todos os ingredientes e leve para assar em uma forma untada.

138


Quipfel (Biscoitos) País de origem: Alemanha Receita de: Clara Enke Shütz / Enviada por: Holda Schütz Ittner

Ingredientes • 750 gramas de farinha de trigo • 01 pacote de gordura vegetal • 01 colher de sopa de fermento biológico • 250 ml de leite • 01 pitada de sal • 01 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer Desmanche o fermento com leite, açúcar e um pouco de farinha de trigo e deixe crescer. Depois, junte o restante da farinha, a gordura, o sal e amasse bem. Se necessário junte mais um pouco de farinha, até ficar no ponto de abrir com rolo aproximadamente 0,5 cm. Abra com o rolo, corte pedacinhos retangulares de aproximadamente 4x5 cm e enrole com pedaços de goiabada. Em seguida leve para assar em forno médio por uns 15 minutos, até dourar levemente. Depois de assado, passe no açúcar com canela.

139


Quisulin Italiano País de origem: Itália Receita enviada por: Marta Stefanini

Ingredientes • 4 xícaras de farinha de trigo • 2 colheres bem cheias de margarina • 3 xícaras de açúcar • 2 ovos • 1 colher de fermento em pó

Modo de fazer Amasse tudo muito bem e abra com um rolo. Corte como biscoitinhos e frite. Passe por açúcar refinado.

140


Rosquinhas de Polvilho País de origem: Brasil Receita enviada por: Palmira Correa Malempensa

Ingredientes • 1 prato de polvilho doce • 1 prato de farinha de trigo • 1 prato de amido de milho • 1 prato de açúcar • 6 ovos • 1 prato de coco ralado • 1 colher de fermento em pó

Modo de fazer Misture tudo, faça rosquinhas e leve para assar.

141


Rosquinha de Santo Antônio País de origem: Portugal Receita enviada por: Francisca Garcia Toledo

Ingredientes • 3 xícaras de farinha de trigo • 1 xícara de açúcar • 1 colher de sopa de manteiga • 2 ovos • 1 copo de leite • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer Amassar todos os ingredientes e fazer rosquinhas. Fritar em bastante óleo.

142


Rosquinhas Mineiras País de origem: Brasil Receita enviada por: Palmira Correa Malempensa

Ingredientes • 6 ovos • 2 xícaras de leite • 2 colheres de sopa de manteiga • 2 colheres de sopa de sal amoníaco • 100 gramas de açúcar refinado

Modo de fazer Misture todos os ingredientes e vá juntando a farinha de trigo até dar ponto de enrolar. Faça as rosquinhas e leve para assar. Depois de assadas, passe uma por uma em calda de açúcar bem grossa.

143


Sagu com Leite País de origem: Brasil Receita enviada por: Maria Aparecida de Souza Dias

Ingredientes • 1 litro de leite • ½ pacote de sagu • Açúcar a gosto

Modo de fazer Cozinhe o sagu com um pouco de água, junte o leite e o açúcar. Deixe ferver. Sirva gelado.

144


Sequilhinhos de Coco País de origem: Brasil Receita enviada por: Justina de Camargo

Ingredientes • 1 coco pequeno ralado • 1/2 colher de café de sal • 4 xícaras de amido de milho • 1 ¾ xícaras de açúcar • 1 ovo • ½ xícara de manteiga

Modo de fazer Misture todos os ingredientes, junte com a ponta dos dedos até a massa formar uma bola. Enrole a massa em forma de cordão, corte o sequilhinho bem pequeno, pois crescem muito. Coloque em assadeira untada. Amasse cada sequilho com a ponta de um garfo e asse em forno moderado durante 15 minutos. Depois de frios, guarde-os em lata bem fechada.

145


Sonhos Pequeninos País de origem: Itália Receita enviada por: Teresa Facelli

Ingredientes • 750 gramas de farinha de trigo • 2 ovos inteiros • 50 gramas de manteiga • 25 gramas de fermento de pão • ½ xícara de chá de água • ½ xícara de chá de açúcar • 1 pitada de sal • Leite o suficiente para enrolar a massa

Modo de fazer Misture todos os ingredientes e amasse bem. Deixe crescer. Tire um pedacinho da massa e faça uma bolinha e coloque num copo d’água. Quando subir está na hora de fazer os sonhos, com bolinhas de massa. Frite-os, deixe escorrer e recheie com marmelada, goiabada, etc.

146


Súgoli País de origem: Itália Receita enviada por: Olga Sala Kadow

Ingredientes • 24 laranjas pera ou similar • Açúcar o suficiente para adoçar • Fubá

Modo de fazer Desmanche o fubá em um pouco de água fria, junte o suco das laranjas, adoce a gosto e leve ao fogo baixo sem parar de mexer, até que engrosse e fique bem cozido. Sirva frio.

147


Suspiro da Vó Carmén País de origem: Itália Receita de: Carmén Finotti Dalla Torre / Enviada por: Helena Torre

Ingredientes • 01 xícara de clara • 03 xícaras de açúcar • Raspas de casca de limão Modo de preparo Misture a clara e o açúcar e leve ao fogo em banho-maria por 20 minutos. Retire do fogo, acrescente as raspas de casca de limão e bata até dar ponto de suspiro.  Forre uma forma com papel manteiga e com a ajuda de uma colher, pingue os suspiros sobre o papel. Levar ao forno por 20 minutos ou até começar a amarelar. Dica: O forno deve ficar semiaberto (coloque um pano de prato úmido na porta do forno) para que o suspiro possa respirar. Sirva puro ou acompanhado com frutas como morango ou abacaxi.

148


Ströessel Kuchen País de origem: Alemanha Receita enviada por: Betty Kowalesky Gaido

Ingredientes • 2 tabletes de fermento de pão • 2 colheres de sopa de açúcar • 1 copo de leite morno (mais ou menos) • Farinha de trigo o quanto baste para a massa não ficar grudenta

Modo de fazer Dissolva o fermento no leite morno (não deve ser quente), junte os demais ingredientes e deixe levedar. Deve dobrar de volume. Massa • 3 ovos batidos • 1 ½ xícara de açúcar • 2 colheres de sopa de margarina • 2 colheres de sopa de óleo de milho • 2 colheres de sopa de manteiga Bata tudo com colher de pau e junte as especiarias: • 1 colher de café de cravo em pó • 1 colher de café de canela

149


• ½ noz moscada ralada • 1 colher de chá de baunilha (açúcar vanile) • Raspa de um limão

Modo de fazer Vá colocando farinha de trigo aos poucos, misturando bem até que fique espessa e grude nas mãos. Coloque aproximadamente ½ xícara de água e mexa bem. Junte 1 ½ xícara de passas enfarinhadas. Coloque a massa na forma untada e enfarinhada, espalhe o Ströessel na superfície. Deixe dobrar de volume. Ingredientes do Ströessel • 5 colheres de farinha de trigo • 5 colheres de sopa de açúcar • 1 colher de café de baunilha • 1 noz moscada ralada Misture trabalhando com os dedos. Junte duas colheres rasas de manteiga até formar uma farofa grossa com grumos. Asse em forno médio até que o Ströessel fique amarelo.

150


Tea-cake (Biscoitos para o Chá) País de origem: Estados Unidos Receita enviada por: Lucy Lee Bardou Fontana

Ingredientes • 1 quilo de farinha de trigo • 4 colheres de sopa de margarina • 1 noz moscada ralada • 2 ½ xícaras de açúcar • 4 ovos • 2 colheres de sopa de fermento em pó • Leite para amassar

Modo de fazer Misture os ingredientes e vá colocando leite o suficiente para a massa ficar homogênea e na consistência de abrir com rolo. Abra a massa com 1 centímetro de espessura e corte biscoitos com a boca de um copo. Leve para assar em forno médio. Guarde em vasilha tampada ou em sacos de tecido, com a boca amarrada.

151


Torta Alemã de Banana País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 3 xícaras de farinha de trigo • 1 ½ xícara de açúcar • 1 ovo • 1 colher de sopa cheia de manteiga • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó • 1 pitada de sal • ½ xícara de leite • 8 bananas • ½ xícara de açúcar (para polvilhar) • ½ colher de sopa de canela em pó

Modo de fazer Misture o trigo, o açúcar, o ovo, a manteiga, o sal e o leite, amasse bem e unte uma forma para espalhar a massa. Cubra com as bananas cortadas no sentido horizontal, depois polvilhe o açúcar e a canela já misturados. Leve ao forno médio por 30 minutos ou até dourar.

152


Torta Deliciosa de Maçã País de origem: Alemanha Receita enviada por: Roseli Rolfsen

Ingredientes Massa • 100 gramas de manteiga • 1 copo de farinha de trigo • ½ copo de açúcar • 1 pitada de sal • 1 colher de sopa de fermento em pó • 1 colher de leite • 1 ovo

Modo de fazer Amasse todos os ingredientes, unte uma forma e espalhe a massa nos lados e no fundo. Recheio Creme I: • 1 copo de leite • 2 gemas • 100 gramas de açúcar • 1 colher de manteiga

153


• 1 colher de amido de milho • 2 maçãs Leve os ingredientes ao fogo, exceto a maçã, até formar um creme. Cubra a massa e por cima coloque as maçãs descascadas e picadas bem finas. Creme II: • 1 ½ copos de suco de laranja • 1 colher de amido de milho • 1 xícara de açúcar

Modo de fazer Leve tudo ao fogo e coloque o creme sobre as maçãs. Leve a torta para assar e depois disso cubra-a com chantili. Sirva gelada.

154


Torta de Maçã País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • ½ massa folheada • 4 maçãs • 100 gramas de açúcar • 4 ovos • 1 copo de leite

Modo de fazer Abra a massa folheada numa espessura de 2 a 3 cm. Forre uma forma previamente untada. Descasque as maçãs e corte-as em fatias, arrumando-as sobre a massa. Bata bem os ovos, o açúcar e o leite (pode-se utilizar o liquidificador). Despeje tudo sobre as maçãs e asse em forno médio por 30 minutos, até dourar.

155


Torta de Nozes País de origem: Alemanha Receita de: Emma Schütz / Enviada por: Ilse Schütz Freitas e Edith Schütz Maleson

Ingredientes • 500 gramas de nozes moídas • 250 gramas de açúcar • 6 ovos • 2 colheres de sopa cheias de farinha de rosca • 2 colheres de manteiga

Modo de fazer Bata bem as gemas, o açúcar e a manteiga. Acrescente as nozes, a farinha de rosca e as claras em neve e leve ao forno médio por 30 minutos ou até dourar.

156


Zé Pereira (Biscoitinhos) País de origem: Brasil Receita enviada por: Esterina Martelli

Ingredientes • 1 quilo de farinha de trigo • ½ quilo de açúcar • 1 colher de sopa bem cheia de manteiga • 1 colher de sopa bem cheia de gordura • 3 colherinhas de bicarbonato de sódio (dissolvidas em 1 xícara de leite) • Erva-doce • 1 pitada de sal • 3 ovos

Modo de fazer Misture todos os ingredientes, amasse bem, abra a massa fina e corte biscoitinhos com a boca de um cálice ou forminhas próprias para biscoitos.

157


Zuppe de Frutas País de origem: Alemanha Receita enviada por: Olga Schütz

Ingredientes • 1 quilo de frutas (escolha entre pêssegos, maçãs ou peras) • 1 xícara de açúcar • 1 litro de água • 3 colheres de sopa de amido de milho ou 2 colheres de sopa de aveia

Modo de fazer Corte as frutas em gomos (se forem pêssegos, deixe-os inteiros e dê um talho em cruz em cada um). Coloque em uma panela grande e coloque água que cubra as frutas e leve ao fogo. Quando estiverem bem cozidas, coloque açúcar e ferva mais um pouco. Se a calda diminuir, acrescente mais água e açúcar. Desmanche o amido de milho, num copo d’ água e despeje na calda e deixe ferver até ficar transparente. Se quiser, troque o amido de milho por aveia, para ficar mais nutritiva. Sirva gelada, no lanche da tarde.

158


Um pouco da história do Núcleo Colonial Campos Salles

Gaensly Phot., Nucleo Campos Salles, [Campinas, SP, ca. 1906]. Coleção Secretaria da Agricultura Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo / Centro de Memória-Unicamp

Vamos sentar à mesa? Independente se a casa é humilde e de chão batido com poucos cômodos, ou se no terreiro tem uma criação de galinhas e uma árvore pra fazer sombra, para a criançada subir e brincar e a dona de casa reclamar que elas sujam o quintal; independente de ser uma casa que foi levantada com o esforço e suor de quem trabalhou na lavoura o dia todo ou se for um casarão com quartos e sala de visita e todos os detalhes e requintes que uma casa possa ter. Em toda casa, um lugar em especial não pode faltar: A cozinha.

159


Da casa simples a mais luxuosa, a cozinha é o lugar onde tudo de bom acontece, onde a fome vira satisfação. É lugar de encanto, de verdadeiras obras primas. E foi entre o fim do século XIX e início do século XX que a cozinha do Núcleo Colonial Campos Salles apresentou as mais ricas e deliciosas receitas. Uma cozinha internacional dentro do Brasil, feita por imigrantes que trouxeram para cá cada detalhe e sabor de suas receitas, das mais profundas raízes de sua cultura. O Núcleo nasceu por meio da linha ferroviária Funilense para escoação de café, cana de açúcar e seus derivados e recebeu para trabalhar em suas lavouras vários imigrantes, entre eles suíços, libaneses, japoneses, espanhóis, portugueses, italianos, alemães, russos, austríacos e turcos. Imigrantes do Oriente e do Ocidente buscaram aqui uma nova vida.

Núcleo Colonial Campos Salles, Cosmópolis. Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo

A Usina de Açúcar, que tinha dentro de seus domínios uma linha de trem particular, também era um atrativo de emprego. O Governo oferecia a terra a estes povos para que pudessem adquiri-las em um plano de pagamento e assim poder trabalhar na lavoura que necessitava de mão de obra. Dessa forma, foram atraídas as primeiras famílias de imigrantes dentro do Núcleo.

160


Neste contexto, o Núcleo Colonial Campos Salles sofre a atuação da modernidade, pois sua região visa testar e aplicar a agricultura em potencial que surgia com as novas tecnologias de sua época. A linha ferroviária trazia para este ponto o progresso e a modernidade, vindo com ela a energia elétrica, os maquinários da Usina Ester e a própria produção em ampla escala. Com a quebra do modelo escravocrata, o país abriu as portas para a imigração, sendo necessário um modo para atrair tal mão de obra. A colônia tinha a função de área experimental e para isso se desfazia da “agricultura da enxada” para a agricultura movida pelo arado. É entendido que os fazendeiros e proprietários de outros cultivos além do café buscavam uma solução para o corte de gastos com estrangeiros.

Nucleo Campos Salles – Casa de colônia, [Campinas, SP, ca. 190_]. Coleção Secretaria da Agricultura Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo / Centro de Memória-Unicamp

A questão aqui apresentada não é o descaso com a mão de obra, mas a preocupação de se efetuar uma grande produção, em termos quantitativos, de qualidade, baixo custo e com mais rapidez para a venda local e a própria exportação. O homem do campo e seu empreendedor deveriam aprender a lidar com a terra, utilizando materiais (adubos químicos) que auxiliariam e fortaleceriam o solo para produção agrícola. De tantos outros núcleos coloniais não seria uma exceção o núcleo Campos Salles. Os imigrantes chegavam literalmente a todo vapor para se apresentar a colônia de trabalho. Para valorizar o slogan “Braços para Lavoura”, os núcleos buscaram nos imigrantes uma resposta à sua necessidade. A terra a qual

161


iriam habitar era entregue em um plano de lote, no qual os imigrantes pagavam no prazo de cinco a dez anos.

Núcleo Colonial Campos Salles, Cosmópolis. Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Os imigrantes trouxeram em suas bagagens suas culturas, modos e hábitos de vida. Nestas terras se desenvolveram não somente o fator agrícola, mas também a transformação da região e o avanço em muitas outras partes daquela que se transformaria no município de Cosmópolis. O comércio e os trabalhos rurais tiveram forte influência destes povos. Mesmo em terras estrangeiras, os imigrantes não se esqueceram de suas origens, como pode ser percebido na culinária da região. As deliciosas receitas foram passadas de geração em geração ao longo do tempo até chegar aos dias de hoje. O livro “Sabor de Memória: A Cozinha do Imigrante” é um misto de valores, desejos e aprendizagem. É uma forma de manter viva a tradição de quem chegou aqui primeiro, traduzindo a história e os costumes em sabores, no prazer de uma boa refeição. Mais que uma coletânea de receitas, este livro instiga as pessoas a conhecerem um pouco o que foi o Núcleo Colonial Campos Salles e faz ao leitor um convite simples e perfeito: Vamos sentar à mesa?

Antônio Domingos Diniz

162


realização:

patrocínio:

163

Sabor de Memória -A cozinha do imigrante  

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Centro de Memória, apresenta com muito orgulho o livro digital ”Sa...

Sabor de Memória -A cozinha do imigrante  

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Centro de Memória, apresenta com muito orgulho o livro digital ”Sa...

Advertisement