Page 1

um século de serviço, difusão e memória

29 e 30 de outubro de 2019


As Origens DE 1907 A 1919

A Câmara Municipal é quase tão antiga quanto São Paulo. Fundada em 1560, foi a única instância municipal de poder até a criação da Prefeitura, em 1898. No início do século XX, Câmara e Prefeitura dividam o mesmo espaço e compartilhavam um problema em comum: a falta de uma biblioteca. Sede da Câmara de 1897 a 1914, na Rua do Tesouro

A iniciativa de resolvê-lo surgiu em 1907, quando a Lei 1.051 determinou a criação de uma Biblioteca para os vereadores e repartições municipais.

A proposta demorou para ser colocada em prática. Em 1914, os vereadores ainda não tinham um local para guardar os livros de consulta nem os projetos de lei. A Biblioteca só começou a funcionar de fato em 1916 com a mudança para o Palacete Prates, mas a seção ficou sob responsabilidade da Prefeitura. Somente em 30 de outubro de 1919, com a aprovação do orçamento da cidade para 1920, pela Lei 2.239, a Câmara ganhou sua própria Biblioteca:

Palacete Prates, sede da Câmara a partir de 1914


Uma Biblioteca para a Edilidade DE 1919 A 1937

Nos primeiros anos de funcionamento, a Biblioteca da Câmara atendia apenas consultas de vereadores e funcionários. Com o objetivo de torná-la acessível ao público, o então presidente Raphael Gurgel, em 14 de janeiro de 1926, promoveu a mudança da Biblioteca para uma sede própria. O acervo foi transferido para um prédio na rua Sete de Abril, dando origem à Biblioteca Pública Municipal, atual Biblioteca Mário de Andrade.

1926: Vereadores posam com o prefeito da capital, Pires do Rio. Atendendo ao pedido dos Vereadores, que se sentiram prejudicados com a mudança, foi criada, no Palacete Prates, uma pequena sala “dotada de livros” para apoio dos trabalhadores do Legislativo. Em 1930, com a agitação política nacional que levou Getúlio Vargas à Presidência e deu fim à República Velha, a Câmara Municipal foi fechada. Apenas em outubro de 1936, a Biblioteca foi reaberta no novo endereço ocupado pela Câmara.

Palácio do Trocadero, sede da Câmara em 1936 Como o antigo espaço dedicado ao Plenário no Palacete Prates estava em uso pela Prefeitura, a Câmara foi instalada no Palácio do Trocadero. No ano seguinte, o regime do Estado Novo fechou as Câmaras Municipais de todo o país, interrompendo novamente a história da Biblioteca.


De volta ao Palacete Prates DE 1948 A 1969

Após o fim do Governo do Estado Novo, comandado por Getúlio Vargas, a Câmara Municipal é reaberta e suas atividades voltam à normalidade em um endereço já conhecido: o Palacete Prates. Tem início, a partir de 1948, um grande esforço para reativar a Biblioteca, seja localizando e reunindo o acervo que dela havia sido retirado, seja obtendo recursos financeiros e humanos.

O espaço que abrigava a Seção de Documentação e Biblioteca, no Palacete Prates, ganhou o nome de Sala Octávio Cintra de Camargo, uma homenagem póstuma ao Chefe da Seção, falecido em 1959.

Com a inauguração do Palácio Anchieta, a nova sede do legislativo paulistano em 1969, a biblioteca passa a ocupar um ambiente maior para receber novos materiais e o público da cidade.


Enfim em casa: o Palácio Anchieta DE 1969 A 1976

O Palácio Anchieta, nova sede da Câmara Municipal de São Paulo, foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1969. O edifício localizado no Viaduto Jacareí, ao lado da Praça da Bandeira, passou a abrigar a Seção de Documentação e Biblioteca em seu 2º andar.

A partir de 1972, a Biblioteca passaria por uma profunda transformação com a chegada de Cecília Andreotti Atienza. Diretora da Seção de Documentação e Biblioteca, foi ela quem promoveu a reestruturação e revitalização do espaço, a adequação às modernas técnicas de biblioteconomia e a adoção de uma metodologia específica para documentos jurídicos. Sob sua responsabilidade, a Seção alcançou prestígio dentro e fora da Câmara.

Em abril de 1974, a Câmara recebeu uma importante contribuição do advogado, historiador e escritor Aureliano Leite: a doação de seu acervo pessoal, que foi incorporado ao acervo da Biblioteca e disponibilizado para consulta na sala batizada com o nome do doador.

Dois anos mais tarde, a Seção ganha o novo nome de Centro de Documentação e Informática. Naquele ano, a biblioteca já possuía um acervo de 14.500 volumes, abrangendo a coleção sobre a história de São Paulo doada por Aureliano Leite, valiosos documentos parlamentares e diversos periódicos.


Um período de grandes mudanças DE 1980 A 2000

Na década de 1980, a Câmara vivenciou o clima da redemocratização. A Biblioteca consolidouse como referência de instituição especializada. Relatórios do período feitos pela diretora Cecília Andreotti Atienza revelam a amplitude da atuação do Departamento e sua influência na organização da informação e difusão do conhecimento. Com a Constituição de 1988, foi expandida a autonomia administrativa dos municípios. Nesse contexto, o então Departamento de Documentação e Informática teve papel importante no levantamento, organização e consolidação do material que resultou na Lei Orgânica, promulgada em abril de 1990.

No início da década de 1990 foram dados os primeiros passos para o processo de informatização. -

Com a implantação do sistema APL para gestão da tramitação do processo legislativo em 1991, os projetos passaram a ser indexados por bibliotecários, possibilitando a pesquisa por assunto.

-

A partir de 1992, foram desenvolvidas pelo Departamento, bases de dados com o software Micro-Isis, para otimizar o atendimento das demandas dos usuários.


Uma Biblioteca para o Século XXI DE 2000 A 2019 DE 2000 A 2019

A Secretaria atualmente conta com 37 bases de dados, mais de 1.000.000 de registros e 250.000 documentos digitais. Em 2009 as bases de dados deprojetos de lei, legislação, comissões temporárias e dados de vereadores foram disponibilizadas na Internet, algumas já com acesso ao texto integral dos documentos. Foi criado o Centro de Memória da Câmara, site que reúne as informações da instituição, incluindo o acesso às suas Atas e Anais desde 1560.

Nos anos 2010-2019, consolidou-se o processo de informatização e do amplo acesso às informações: - No período de 2010 a 2012 foram digitalizados os processos e documentos avulsos do Arquivo Geral, além de toda a coleção de Atas e Anais da CMSP; - Os processos legislativos e documentos históricos foram disponibilizados na Internet; - Novas bases foram incorporadas ao portal da Câmara: artigos jornalísticos, audiências públicas e contas do município. O atendimento, antes presencial, passou a ser predominantemente virtual, por e-mail e pesquisas feitas diretamente no site. Em 2018, estas bases receberam em torno de 77.000 usuários, que realizaram 173.868 visitas, com 852.840 visualizações de página, com uma média de 5 minutos por visita.


A Biblioteca hoje 2019

À Biblioteca da Câmara, nome pelo qual é conhecida a Secretaria de Documentação, compete a gestão de seu acervo, com o objetivo de subsidiar as atividades legislativas, preservar a memória institucional e atender às demandas de informação de vereadores, funcionários e cidadãos. Está dividida em três áreas técnicas: Documentação do Legislativo, Biblioteca e Arquivo Geral.

DOCUMENTAÇÃO DO LEGISLATIVO Atende a pesquisas sobre a legislação municipal (leis desde 1892), projetos desde 1948, jurisprudência, atas e anais (sessões plenárias realizadas desde 1560), relatórios de prefeitos, dentre outros documentos produzidos ou recebidos pela Câmara Municipal de São Paulo.

ARQUIVO GERAL Custodia documentos originais da Câmara – processos administrativos desde 1948; processos legislativos desde 1890; livros de atas, livros de posse, documentos originais não autuados. Mantém a base de documentos históricos produzidos e recebidos na Câmara entre 1892 e 1937.

BIBLIOTECA Mantém o acervo de 22.163 livros (Coleção Geral, com ênfase nas áreas de direito e administração pública; Coleção Aureliano Leite, sobre cultura e história do Brasil e do município; Coleção São Paulo, especializada em assuntos relacionados à Cidade; e a Coleção de Obras Raras. Disponibiliza o arquivo de matérias jornalísticas desde 1954 e a coleção de revistas e jornais, como a coleção de diários oficiais. Mantém e atualiza a base com dados de vereadores a partir de 1892.


Um século de serviço, difusão e memória Tributo aos servidores e estagiários que fazem parte desta história Acácio da Silva Lima  Achilles Raspantini Adilson Trajaí  Adriana de França Silva  Adriana Orsatti Scattone  Adriano Pereira dos Santos  Adriano Queiroz  Alberto de Abreu Saraiva  Alberto Júlio Ferreira  Alcibiades do Espírito Santo  Cyrillo  Alcides Pinheiro  Alcides Prado  Alcendor Oliveira Santos  Alefe Victor Souza Silva  Alessandra Martins de Oliveira  Alessandro Mauá Giacomelli  Alexandre Coelho Ribeiro  Alexandre dos  Alex Pascoal  Alfio Sacchi Filho  Aline Silva de Vasconcelos  Altino Octaviano de Oliveira  Amador Olympio de Oliveira  Amanda Karen Ferreira de Souza  Ana Beatriz Cristaldo Mendes  Ana Gusmão de Lima  Ana Lúcia de Oliveira Souza  Ana Maria Antonini  Ana Maria Fernandes  Ana Maria Naime Barbosa  Anderson Brígido Costa  André de Oliveira Leonardo  André de Oliveira Pontes de Souza  Andreia Viana dos Santos  Andressa Maria da Silva  Angélica Araujo Dos Reis  Angelo Caio Monteiro da Cruz  Anita dos Santos  Anna Maria Rangel  Antonio Angelo Borguezane Dantas  Antonio Cimino  Antonio da Costa Machado  Antonio de Oliveira  Antonio Elias da Silva  Antonio Falati  Antonio Fernandes  Antonio Fernandes de Menezes  Antonio G. de Campos Filho  Antonio Roberto Rabelo  Aparecida Guiomar Correa da Silva  Aparecido Ferreira  Argemiro Cruz  Arielle Baptista Ferreira Santos  Ariovaldo Sebastião Ferreira  Armando Bodra  Armando Monte Santo  Arthur Ernesto de Araujo  Arthur Pedro Martins  Astrogildo Ferreira Simões  Astrid Trajano  Balduino Salvador de Carvalho  Bárbara Harumi Gaggiotti  Beatriz Silva Ferreira  Benedicto Augusto do Amaral  Bento Ribeiro dos Santos Camargo  Brenno Ferraz do Amaral  Bruna Duarte Pantojo  Bruna Maria Schmitt Rossi  Camila Couto de Souza  Carina Akita  Carlos Alberto de Araujo  Carlos Alberto Joaquim  Carlos do Amarante Cruz  Carlos Borromeu Tini  Carlos Marcelino Teixeira  Carlos Miolli  Carlos Roberto de Lima  Carolina Martins Tenório  Casimiro Fernandes  Cauby Leite Filho  Cecilia Andreotti Atienza Alonso  Célia Aparecida Cyrillo  Célio Aparecido Padilha  Célio Benito Damasceno  Celso Gabriel  Cely Costa Aguiar  Charles Fredsen  Christiane da Cruz Mariano  Ciro Sol Pavan Montaut  Clarice Aparecida Lopes  Claudia Melissa Anunciato  Cláudio Luiz de Lima  Clóvis Machado de Campos  Constante Eleno  Consuelo de Oliveira Marques  Cyro Batista da Silva  Cyro Rosa  Daniel Aidar da Rosa  Daniel Lima Monfrini  Daniela Pereira de Sousa Manfré  Danielle do Nascimento Santos  Danilo Pires de Oliveira  Darly Rabello Teixeira  Demétrio Moherdaui  Denise Rabello Alves Pinto Buzzi  Deodoro de Campos  Dermeval Arruda  Diego Gonzaga de Lima  Diego Spitaletti Trujillo  Djalma de Oliveira Santos  Donizeti Alencar Pontes  Edegar Dos Santos  David Augusto Louzada  Davis da Costa Funfas  Edna Oliva  Edson dos Santos  Eduardo Flórido Filho  Eduardo F. de Andrade  Eduardo Sanzi  Eduardo Vasconcellos Oliveira  Edvaldo Rocha Silva  Elaine Cristina Ouriques Aguillera  Elena Takako Harada  Elias de Oliveira Loiola  Elida Mariana Belo da Silva  Eliete Lopes Silvério  Elisa de Magalhães e Silva  Elisabete Minaki  Elisabeth Martins de Souza  Elizabeth Toyoko Higashino  Elza Shigueko Nakamoto  Emilio Arouri  Emilia de Conti  Ernesto Augusto Dias  Ester Keiko Ishida  Euclides Pires de Oliveira Primo  Eudes Oliva Filho  Euprepio de Figueiroa Faria  Eurico Doria de Araujo Goes  Euro do Valle Nogueira  Fabiane Tavares da Silva  Fabio Pereira Dos Santos  Fabio Vitor do Nascimento  Fatima Miranda Nunes  Felipe Alves de Oliveira  Felipe Felix da Silva  Felipe Ferreira Fairbanks  Felipe Franco de Andrade  Fernanda de Lourdes Nepomuceno Dias  Fernanda Fernandes Takitani  Fernanda Zanelato Oliveira dos Santos  Fernando Castilho Manzano  Fernando de Carvalho  Fernando de Lima Gasparotto  Fernando do Nascimento  Fernando Ventura Ribeiro  Fioravante Carbone  Florberto Arruda  Francilisio Santo  Francisco Arantes Machado  Francisco Aurelio Trombelli  Francisco José Tenório de Lima  Francisco Lopes Ramira  Francisco Osso  Francisco Paladino  Frausino Leite  Gabriel Spacassassi  Gabriela Silva Leonel de Oliveira  Gelse Frances Lazzaro  Geraldo Dos Santos  Geraldo Storino Neto  Geraldo Wilson Gomes de Moraes  Gilberto Medeiro da Silva  Gilcele Chiara Ferreira da Silva  Giovana Marina Reis Apolinário  Giovana Santili Meneguim  Gislene Agostinho Camilo  Giuseppe Loguercio  Godofredo Castanho  Guido Bianchi  Gustavo de Melo  Gustavo Ferreira Inacio Brunes  Helena Akemi Misumi  Henrique Miranda Roberto  Henrique Pianissoli Matos Santos  Hiaosmin Vanderlei Tavares Costa  Hugo Oliveira Galvão da Silva  Hugo Oliveira Pinto e Silva  Humberto Morbelli  Iara Silva Pereira  Igor Barreto Estevam  Indalecio Maia Iolanda Lima Pereira  Irandina de Oliveira  Irene Osso Gullo  Isabel Alves da Silva Cordeiro Miranda  Isabela Aparecida Alves de Almeida  Ivar Dos Santos  Jaciara Coelho de Jesus  Jacintho Silva  Jader Augusto Pimenta  Jaibis Gonçalves de Souza  Jair Ferreira Filho  Janilton Alves de Souza  Jennifer Barbosa de Oliveira  Jeronymo Prado  Jéssica Gabrielle Pereira Matsuda  João de Souza Mesquita  João dos Santos  João Martins de Souza  João Michelli  João Mauro Marques de Oliveira  João Oswaldo Mariano  João Simão Vieira  João Victor Rodrigues de Souza  Joaquim Avelino de Carvalho  Joaquim Manuel Alves Soto  Joaquim Vicente  Joel Bezerra da Silva  Jones Leandro Vidal  Jorge Luiz Marques Nascimento  José Augusto Filho  José Carlos Ribeiro  José Correia dos Santos  Jose de Sousa Batista  José de Oliveira Andrade  José do Patrocinio Corrêa  José dos Santos Pombares  José Dumont Alves José Gabriel Navarro  José Maria Cabello Campos  Jose Mauro da Silva  Jose Ribeiro Costa  José Roberto Ferreira  José Roberto Pinto  José Teóphilo Guimarães  Julia do Nascimento  Juliana Alegro Silva  Juliana Martins de Oliveira Santos  Julio Bastos  Julio Cesar da Silva  Kelvin Marques Tomáz  Kevellyn de Souza Rodrigues  Krystyna Okrent  Laudivaldo Medeiros Cavalcanti  Larissa Araújo Guerra  Larissa Marta dos Santos de Souza  Laura Daisy Moretto Gasser  Laura Garibaldi Pereira  Lazaro Theodoro  Leandro Hauser Alves  Leandro Uliam da Silva  Leo Kaue Fonseca Oliveira Souza Silva  Letícia Maria Caetano  Lia Mara Meneghel Ribeiro Chagas  Lídia Setsumi Furuta  Lilian Bueno Alba  Lina Angélica Maria Gumauskas  Linda Haydée Liebert  Lourdes Regina Porto  Luana Maíra Plácido Coelho  Lucas Manuel Marzagão Tommasini Alves Soto  Lucas Rodrigues Urso  Lucas Santos de Oliveira  Lúcia Maria Póvoa Magalhães Ferreira  Luciana da Conceição Feltrin  Luciana da Conceição Goes  Luciana Sabbag  Luiz Affonso Oliveira Meira  Luiz Alves de Almeida  Luiz Augusto Tavares  Luiz Carlos Prestes de Oliveira  Luiz Carlos Thomaz Cordeiro  Luiz Castanha  Luiz da Costa  Luiz Fernando de Carvalho  Luiz Manoel de Lima  Luiza Costa de Oliveira  Luiz Strongoli  Luiza Takeko Akamine  Manuel Borges  Manuel Osório de Mattos  Marcelo Fidalgo Neves  Marcia Baumgartner  Marcia Maria Araújo Cavalcante de Oliveira  Magali Machado de Almeida  Maiara Tolentino Serafim  Márcia Regina Ramalho  Marcia Simoes Lopes Ferreira  Marcia Yoshimi Taniguchi Hosi  Maria Ângela Piva de Camargo  Maria Aparecida de Souza  Maria Bolzan de Paiva Pinto  Maria Cibele Barbosa Barros de Cervera Tatay  Maria Conceição Silveira  Maria Cristina de Oliveira Santarém Dias  Maria da Conceição Assis  Maria de Fátima Martins de Andrade  Maria de Lourdes Alves Barbosa  Maria do Rosário Ramalho  Maria Edite de Sousa Bispo  Maria Elizabeth Machado  Maria Goreti Guedes da Silva  Maria Inês Stuff  Maria Isabel Cavalca  Maria Isabel Lopes Correa  Maria Izabel de Oliveira Mota  Maria José Alvim  Maria Jose de Oliveira  Maria Leonor Voigtlaender  Maria Lúcia Fernandes  Maria Paula Monteiro Silveira Bueno  Maria Regina Zulino  Maria Silveira Lima  Maria Solimar de Jesus  Maria Tereza Affonso da Silva  Maria Tereza da Silva Barnabe  Maria Therezinha Pereira de Mello e Castro  Mariamália de Vasconcellos Augusto  Mariana Braz Antonov  Mariana Fernanda Viana de Souza  Mariângela Bernardo de Souza  Marieta Rodrigues Brecht  Marilene Carvalho da Silva Adao  Marilia Gabriela Buonavita  Mário de Souza Dias  Mario Machado Filho  Mario Sergio Horta  Mariza Giovannini  Marly da Silva Pinto  Marta Pimentel Pinto Ravena  Mary Helen Silva Oliveira  Mauro P. de Campos Vergueiro  Mauro Segarra Martins Paes  Maynara Luck Moretti  Melissa Isabel Campanini  Michelle Lorena de Souza Santos  Miguel Derato  Milena Gonçalves  Milton Dos Santos Guilherme  Nadia Francis Moura Lima  Nair Mello da Silva  Nair Silveira  Neide Maria Amaral Baraglia  Neide Xavier Dos Santos  Nello Juliano  Nelson Gonçalves de Sá  Nelson Mello  Nelson Toledo  Nephtaly Block da Silva  Newton de Paula Campos Junior  Nicolau Pezzuti  Nilda Maria Leite  Nildete Oliveira Dos Santos  Nilton Luiz Ferreira  Nilza Ruriko  Ocarlina Poeta  Octacílio Gomes  Octavio de Araujo Novaes  Olga Benvenuti  Ondina Ventrilha  Oneide da Silva Melo  Onofre Pereira Dos Santos  Orlando de Santana Macedo  Orlando Fanganiello  Orlando Ribeiro  Oswaldo Ziccardi  Otavio Cintra de Camargo  Ox Pascoal  Paloma Torres Castro  Paola Marinho dos Santos  Paschoal Miguel Sanches  Pascoal Ladessa  Paulo Henrique de Jesus Luiz  Paulo Henrique Sória  Paulo Ildefonso Herculano Helene de Paula  Paulo Marcos Aparecido de Paula  Pedro Alexandre Assunção  Pedro Carvalho Oliveira  Pedro de Andrade Freitas Jr.  Pedro Henrique Campos da Mata  Peridison Querino Santos  Raquel Farias Queiroz  Raquel Sallum Barbosa  Raydália Coelho Lopes Bittencourt  Regina Aparecida Barrios  Regina Sampaio  Reinaldo José Stavale  Rejane Gonçalves Pereira de Carvalho  Renata de Aguiar Rainho  Renato Costa Franco  Renato Snell  René Gonçalves Barreto  Roberto Fernandes Neto  Rodrigo Luiz Coelho  Romário José Borelli  Romeu de Loreto Neto  Romualdo Goulart de Souza  Ronaldo Nobre  Rosângela Cury Zampieri  Roseli Sobral  Rubens de Lima Pereira  Rubens Gonçalves Junior  Rui Hiroshi Tamashiro  Salvador Bodolato  Samuel dos Santos  Sandra Aparecida Fernandes Bruno da Silva  Sandra Regina dos Santos  Sandra Soledade Lopes Freitas  Santo Militelli  Sebastião Eugenio de Castro  Sebastião Francisco de Godoy  Sebastiana Amorim Marques  Severino Severio Rissi  Silvana Doro  Silvana Gomes  Silvano Rodrigues da Silva  Silvia Borsari de Lucena  Silvia Regina Marques Junqueira Gabaldo  Silvia Takahash  Simone Ferraz Mazzonii  Sinara Trein de Aguiar  Sônia Maria Corrêa Alves  Sonia Maria de Paula  Sônia Maria Luzzi  Sônia Maria Pereira  Spencer M. de Campos  Synézio de Souza  Talita Lopes Pinto  Tarsila Montresor Alves  Tatiana Jacobson da Silva Mendonça  Telasco de Abreu  Teresa Cristina Brandão César  Tereza de Jesus Ferreira  Teyde C. Marques  Thais dos Santos Evangelista  Thaís Julia Rocha  Thaíse Cristina Paparella Avelino  Tharsila Coelho  Tiago da Silva Marioto  Trajano de Queiroz  Uane Gabriela Mourão do Nascimento  Ubirajara de Farias Prestes Filho  Ugo de Lima Pozo  Umberto Alessandro Facion  Valdo Torres Guilherme  Valéria Matias da Silva Rueda  Vanessa Juliana da Silva Gonçalves  Vera Alice Winter  Vera Lucia de Jesus Ribeiro  Vera Lúcia Fagundes  Vera Martins Dias  Vera Nice Rodrigues  Vigilio Guayanaz de Souza  Vitória da Silva Carvalho  Viviane Ferreira Pó  Viviane Miguel da Trindade  Volney Rodrigues  Waldemar Pinto Sampaio  Wanderico Gonçalves Pereira  Washington Jardim  Wesley de Jesus Oliveira  Wesley Rodrigues da Silva  Walter Augusto Ferreira  William Lopes da Silva  William Shiroma  Willians Marchezi  Wilson Colturato  Wolmer Alves Brito  Xisto de Oliveira Adão  Yan Sérgio Marciano Rocha  Zuleika da Silva Rios

100 anos da Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo  

Um século de serviço, difusão e memória. De 29 e 30 de outubro de 2019.

100 anos da Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo  

Um século de serviço, difusão e memória. De 29 e 30 de outubro de 2019.

Advertisement