Page 1

brandbook


oi !p

a

& in fac c st e pa art a g bo pe ão ra ok d lt e m 2 en im vi sit e s 23 2 b ve r it a 2 a br lo d 4 in pe o 25 cr de s 26 ac s 2 há 2 7 8 31

aç õe

lic

ap ra

tu

na

si

as

ar ca

m

gr id tiv :m o x re alh ne sp a tip ga i c p t og iv a ro & on o l o ra & eta re str lo fia a d d ut go o i qu o co lte e c uçã va 1 r o r e q p na re o 13 1 o nã ue ra tiv s 14 o fa tiv o 15 fa ze a 1 ze r? 1 6 7 r? 19 20

si

a

s m u

po

ci a

or a qu pr e es or ex en ig ist ta a. im çã qu o em os? 4 ? 5 6

ag ên

á s

o i r


4

ladies & gentleman Sejam bem vindos ao brand book mais humano que você já teve o prazer de ler. Somos uma agência experimental e esse brand book é o Projeto Integrado da Faculdade das Américas de 2018. Somos a origa.me


não somos

normais normais olá! somos a origa.me :)

Sim você leu certo, se fala origami (折り紙). Somos uma agência de publicidade experimental. Nosso nome veio da arte tradicional japonesa de dobrar papel. Mas não é só isso: eles adaptam e moldam pedacinhos de papel sem usar cola ou tesoura até formar coisas incríveis.

origami = conhecimento + criatividade O nome origa.me (o me tem som em inglês, mesmo) surgiu como uma ideia no banho: do nada, foi quase um espasmo. Me, significa “eu” em inglês. Então nosso nome significa em sua essência: trazer origami para si. Queremos que nossa comunicação seja igual a essa arte: transformar, adaptar. Somos a flexibilidade que atrai e aproxima, humaniza. Trabalhamos com vocês, para vocês.

missão Existimos para eliminar a burocracia no ato de comunicar. Simplificar os caminhos, processos. Falar a mesma lingua que nossos clientes. Somos pessoas criando para pessoas.

visão Queremos contribuir para um mundo onde ninguém precise enfrentar atendimentos ruins, burocracias desnecessárias e usar “máscaras” para se comunicar efetivamente no mercado.

valores adaptabilidade • criação compartilhada • empatia • foco • comprometimento • personalidade • liderança • instinto maker • clareza • transparência • visão de futuro • liberdade • ética


origa.quem?

6

Somos feitos de pessoas sensacionais. Você precisa conhecer a gente! dá uma olhadinha e cuidado pra não se apaixonar, tá?

oie! aqui é a Gab Se “de louco todo artista tem um pouco”, então eu devo ser muito artista! Já fui sobrinha que sabia fazer arte no computador, e é por isso que estou na criação. Sou geminiana, curiosa, falante, criativa, bookworm, coolhunter, kawaii, esotérica. Odeio rótulos, mas escrevi uma descrição cheia deles.

Gabriela Melo, 21


olá personas: Vander falando De musico frustrado até o atual projeto de publicitário, já percorri muito chão até me apaixonar pela comunicação. Tendo desde sempre a felicidade com lógica e números, encontrei na mídia um lugar pra chamar de meu. Cinéfilo, leitor compulsivo até de bula de remédio e campeão intermunicipal de beer-pong.

Vander Vilanova, 26

olá beninos e beninas turu bom?

sou a Vi Santis

Uma baixinha invocada, porém com o coração de princesa, juro. Sou uma amante absoluta de música e fotografia. Eu diria que comunicação sempre fez parte de mim, gosto de contato com o público e sonho em conquistar o mundo! Atuo nas áreas de planejamento e atendimento.

Vitória De Santis, 20


8

hello! Sou a Fer

Atuo na área de pesquisa, sempre conectada com as mídias sociais, buscando estar antenada as notícias. Tendo como hobby músicas, uma boa conversa e conhecer novos lugares.

Fernanda Oliveira, 18

aloha! sou a Lebron

Amo pessoas de riso fácil, de energia boa! Atuo na área do planejamento!

Karen Lebron, 22


olá! sou a Tamis A garota de riso fácil. Sou cantora (de chuveiro), amante de series de suspense e musical. Atuo na área de planejamento buscando conhecimento para atuar na área de criação também.

Tamires Elizabeth, 24

hey hey! sou a Malu A sagitariana que tem a fome de uma taurina. Atuo na área de criação, gosto de explorar ao máximo a imaginação. Sou apaixonada por livros e adoro desenhar.

Maria Luiza, 20


a marca


O logo foi construído usando a referência real e bruta do papel a fim de transmitir de maneira concreta a sinestesia da percepção visual. Dobramos uma tira de papel algumas vezes para formar letras e a partir dessas dobraduras criamos a fonte oficial usada no logotipo.

advertisement

mas porque usar o papel como referência? A escrita é o meio de comunicação mais #parceria. Desde os primórdios os seres humanos rabiscavam símbolos em diferentes superfícies até a chegada do papel, que significou evolução, inovação e praticidade. O papel não foi extinto mesmo com todo avanço tecnológico pelo simples fato de ser adaptável e sinestésico: sentir o cheirinho de livro novo, tocar a textura do papel e sentir a tinta da impressão das palavras... Não tem e-book que substitua !


12

O ‘.’ (ponto) foi adicionado entre ORIGA e ME como uma alusão à internet (lembra o url de um site), além da sonoridade de pausa.

Princípios da Gestalt: formas geométricas que unidas a conceitos de contraste/luz e sombra das cores formam as letras que vemos no logo, sem enxergar as formas individualmente, mas sim como conjunto. Reforçamos também o uso da psicologia das formas: as triangulares e retangulares transmitem adaptabilidade, equilíbrio e modernidade.

O termo “advertisement”, do inglês propaganda, foi adicionado para facilitar a identificação na construção e consolidação da marca como agência. Foi usada a fonte Neue Montreal em peso médio. Escolhida por ser uma fonte Grotesque sem serifa versátil, altamente legível e moderna.

A alteração da escrita utiliza ME, mas permanece com a mesma sonoridade (mi), inspirado no inglês EU. Idealizou-se que toda a agência, desde o nome seja altamente personalizável. Assim os stakeholders se sentem engajados, aproximados e parte do negócio.


grid malha construtiva O que falar sobre o grid que muitos mal conhecem mas deveriam considerar pacas pois é a principal ferramenta para construção deste logo topíssimo.


14

área de r e s p i r o A área de respiro é um nome chic que significa uma coisa simples: a área indicada como o “espaço vazio mínimo” ao redor do logo, para ser visto sem interferência de outros elementos. Para definir a área de respiro do nosso logo, usamos como parâmetro o tamanho do pontinho ( . ), a altura do ponto é igual a x.

x

advertisement x

x

x

x

x x

redução mínima Sabemos que nosso logo é uma maravilha e que você vai querer colocá-lo de todos as formas possíveis, em vários tamanhos e em lugares inimagináveis. Então para te ajudar, temos um tamanho mínimo recomendado para que ele não perca visibilidade: o tamanho mínimo de aplicação impressa é de 0,4cm de altura x 2,2587 cm de largura. Na web e mobile, quando necessário use a versão do logo alternativo: ela fica melhor em formatos quadradinhos e você pode reduzir sem medo de ser feliz.


paleta de cores Então vamos falar de paleta (não da mexicana), belê? Nós da origa.me optamos pelo Turquesa como carro chefe da nossa Identidade Visual, utilizando algumas variações do mesmo. Utilizamos também o Preto e o Branco, mas sempre mantendo a sintonia com o nosso tão lindo Turquesa. Sendo uma cor que varia entre o Azul e o Verde, traz significados de ambas as cores. A admiração, surpresa, fluidez são características que combinam perfeitamente com a capacidade de transformação, adaptabilidade e inovação que a nossa agência maravilinda traz desde seu nome até em toda a construção da marca. :D

C79 M12 Y42 K0 R100 G168 B166 Hex #64A8A6

C82 M23 Y48 K0 R90 G151 B148 Hex #5A9794

C87 M50 Y51 K2 R69 G112 B123 Hex #45707B

C89 M57 Y57 K7 R61 G99 B107 Hex #3D636B

C84 M83 Y73 K71 R24 G24 B24 Hex #181818


positivo negativo

16

Branco no preto, preto no branco.

logo

alternativo Outras formas de apresentar essa belezurinha


tipografia Nossa marca é toda pensada quanto à adaptabilidade. Com isso, buscamos uma fonte corporativa que fizesse esse papel nas outras formas de comunikeixon da marca. Usando a Montserrat Bold e light, sem serifa, para modernizar né amores. Boa visibilidade, legível em qualquer tamanho que existe no planeta. Os títulos são sempre usados em letras minúsculas e frases impactantes, hein?!

cabeçalhos super destaque - montserrat bold Cabeçalho comum- Montserrat Semibold Corpo do texto Montserrat light - 10 pt

no fundo branco

montserrat family


18 no fundo com cores da paleta

montserrat family no fundo fotogrĂĄďŹ co

montserrat family no fundo preto

montserrat family


o que fazer? Abaixo você vê exemplos de aplicações diferentes mas super aceitas e belissimas que podem ser feitas com nosso loguinho.

sou um texto incrível :)

advertisement

respeitar a proporção do logo 1 não alterar as cores do logo 2 usar o logo em versão alternativa 3 valorizar o contraste (pode colocar um fundo sólido se precisar) 4 respeitar a área de respiro 5


o que não fazer? 1

advertisement

3 1. desrespeitar a proporção do logo 2. alterar as cores 3. alterar a versão allternativa 4. ignorar o contraste 5. ignorar a área de respiro

1 4

adver tis ement

2 5

advertisement

sou um texto invasivo advertisement

20


21

exemplos de aplicaçþes da identidade


22

facebook

Que tal criar um post engraçado, alguma brincadeira ou embarcar na onda dos memes e virais que todas as semanas está na internet e mostrar seu lado mais engraçado? É um jeito de humanizar a agência e conquistar o público jovem.


instagram O insta é definitivamente uma das melhores redes sociais pra conseguir aquele engajamento através de stories, mensagens diretas, enquetes e hashtags... A origa.me tem sua linguagem própria, transmitimos a ideia de uma agência com senso de humor, descontraída, criativa e conteúdos de excelência. Tá esperando o que pra conferir nosso trampo?


site

A ideia do site Ê parecer uma mistura de colagem e dobradura digital. Fotos recortadas, headlines impactantes e um design responsivo. É: estilo Ê pra quem tem.

wwww.origa.me

24


assinatura de e-mail

Nossa assinatura foi feita para facilitar nossa comunicação, todas as nossas redes sociais estão disponíveis para contato, só clicar e chamar, sem essa de deixar no vácuo.

Gab Melo DIRETORA DE ARTE

gab@origa.me

(11) 1234-5678

cartão de visita Pra que serve um cartão de visita mesmo? Sabemos que não serve para divulgação da marca, mas sim para lembrança dela, e com um logo desses bicho, como esquecer? Essa é a nossa intenção: chegar chegando impactando a coisa toda, com um toque origa.me, descolado e divertido.


26

papel timbrado AtĂŠ as nossas folhas tem o jeito origa de ser, na simplicidade ďŹ ca todo o charme.


envelope

carta

Esses modelos de envelope para carta são bem conceituais, com um apelo abstrato. (bem, na verdade é só nosso logo bem grande pra causar impacto e manter o conceito de dobradura).

envelope

sacão

Pra caber de tudo um pouco: briefings, cronogramas, rascunhos, mapa astral do crush, documentos... Qualquer coisa dentro desse envelope vai parecer algo super confidencial e importante.


28

copo O pior vazio é aquele do copo de café. Se você como nós, não consegue viver sem aquele cafezinho, vai amar o copo da origa.me.


vela aromática O cheirinho da origa.me para decorar a tua mesa de trabalho e trazer um aroma de paz nos momentos de pressão do job!

sketchbook Hoje em dia não é todo mundo que tem o hábito de fazer anotações em cadernos e agendas, pois a era digital dominou esse mundão. Confessamos que o mundo digital é MARAVIGOLD, mas queremos preservar o papel por sua função criativa! FEntão pode rabiscar a vontade nesses modelos de Sketchbook.


sacola Sacolas origa.me, como é que eu posso explicar as sacolas origa.me? A sacolas são perfeitas! Dizem que elas fizeram comerciais, no Japão! Todo mundo vai querer ser uma poderosa com ela. Sacolas origa.me, usamos todas as quartas-feiras

30


crachá O desenvolvimento do crachá partiu da praticidade de fornecer a informação necessária, tendo somente a foto e o nome pelo qual a pessoa deseja ser identificada (pelo apelido), para mais uma vez quebrar a formalidade de se apresentar pelo nome e sobrenome. O design foi baseado na identidade da marca, as cores branca, zul e ciano estão presentes juntamente com formas geométricas, de forma leve sem que fique uma coisa muito pesada visualmente. Nele estarão presentes o nome do integrante, o logo e um QRcode que servirá de identificação já que não terão fotos. Em vez de pendurar no pescoço optamos por deixar no pulso.


se você leu até aqui: obrigada :)


origa.me - Todos Os Direitos Reservados - 2018

Profile for Gabriela Melo

BrandBook Agência Origa.me  

Projeto Acadêmico Interdisciplinar da Faculdade das Américas (FAM) Curso: Publicidade e Propaganda É um brandbook da agência experimental c...

BrandBook Agência Origa.me  

Projeto Acadêmico Interdisciplinar da Faculdade das Américas (FAM) Curso: Publicidade e Propaganda É um brandbook da agência experimental c...

Profile for melo.pdf
Advertisement