Page 1

distrito criativo C U R I T I B A

b r a n d b o o k


Apresentação A marca do Distrito Criativo Curitiba é muito mais do que uma campanha de divulgação. É uma ideia que todos podem usar para promover a cidade com um destino único de lugares, serviços, pessoas e ideias. Esta é uma maneira de melhorar a identidade visual da cidade, agregar confiança e credibilidade às nossas mensagens. Todos os tipos de comunicação da marca terão uma melhor performance e uma aplicação consistente se seguirem os princípios deste livro. Este guia foi feito para inspirar e auxiliar todos aqueles que de alguma forma ajudam a construir a marca do Distrito Criativo Curitiba.


Sumário

04| O que é? 05| O que queremos comunicar? 09| A marca 10| Versões em positivo e negativo 11| Padrão tipográfico 13| Padrão cromático 15| Versões com descritivo 17| Versões de uso restrito 19| Construção da marca 20| Aplicação da marca 21| Cuidados na veiculação

22| Redução mínima 23| Usos indevidos 25| Regras de convivência 27| Pattern preferencial 28| Exemplos de aplicações 29| Cartões 30| Canecas 31| Papelaria 32| Banner 33| Outdoor 34| Outdoor e cartaz


O que é? O Distrito Criativo Curitiba é um espaço delimitado, que irá reunir as mais diversas áreas criativas, como lojas, empresas e espaços para eventos das áreas de design, arte, moda, artesanato, música, cinema, teatro, dança e gastronomia. Essa área é definida pelas ruas: Luiz Leão, XV de Novembro, Mons. Celso, Cândido Lopes, Carlos de Carvalho, Visconde de Nacar, Tapajós, Carlos Pioli, Mateus Leme, José Saboia Cortes, Vieira dos Santos, Manoel Eufrásio, Marechal Hermes, Comendador Fontana, Rua da Glória, Ari Queirós e Heitor Stockler de França.


O que queremos


comunicar?


ã

o inusit ado

emoç ão

pr

p ex

cia n ê eri

surpres a di ve rs ão

pos gru

ras r u t l e cu az

co ntr ast es

ça s diferen

in ov aç


com unid ade s

soc al iedade eg r ia

za

i at

ão ç ra g e int

bele

mia e o n ro ad d gast vi

ind ivĂ­ du os

e aridad famili

am or susten tabilid ade


A Marca | assinatura principal A marca é o principal elemento da identidade visual do Distrito Criativo Curitiba. Nela está a tradução gráficada proposta e do papel de Curitiba onde você pode viver experiências únicas. A posição dos elementos pode ser alterada observando as regras deste guia, para que se preserve a integridade e a legibilidade da marca em qualquer situação. Deve-se tomar cuidado com a aplicação da marca sobre uma gama muito grande de fundos. As cores devem sempre manter contraste com relação ao fundo.


vers達o preferencial positiva

distrito criativo C U R I T I B A

distrito criativo C U R I T I B A

vers達o preferencial negativa


Padrão tipográfico A tipografia é um componente de grande importância para a marca do Distrito Criativo Curitiba. É por meio dela que comunicamos nossas mensagens. A família tipográfica de apoio é a Museo Sans, que apresenta boa leitura e conta com vários estilos e pesos. Deverá ser utilizada em títulos, textos, informações de destaque em materiais promocionais, folhetos, cartas, materiais institucionais, mídias digitais, entre outros.

explore

tamanhos

diferentes!


Museo 300 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&¨*()_+-={}[]<>;:

Museo 500 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&¨*()_+-={}[]<>;: Museo 700 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&¨*()_+-={}[]<>;:


Padrão cromático A cor é um dos elementos mais importantes na Identidade Visual do Distrito Criativo. As cores adotadas como padrão podem ser obtidas nos processos PANTONE, CMYK, RGB, e Hexadecimal, tendo em um deles sua própria especificação. Pantone Tabela universal de cores que relaciona para cada totalidade de cor a um código padrão de cores utilizado em artes gráficas como referência para impressão. CMYK Sistema de composições das cores substrativas primárias (ciano, amarelo, magenta e preto) que permite uma grande variedade de cores. RGB Sistema de cores aditivas primárias (vermelho, verde e azul), utilizado para compor as cores em monitores de vídeo dos computadores e televisões. Hexadecimal Notação usada para indicar cores em documentos hipermidiáticos, na linguagem de formatação HTML e CSS. Consiste em expressar em três números hexadecimais os valores do vermelho, do verde e do azul da escala RGB, podendo assumir os valores #00 (ou “0” em RGB) a #FF (“255” em RGB).


Pantone 200C C24 M96 Y72 K11 R170 G12 B33 Hexadecimal #AA0C21

Pantone 3265C C93 M1 Y39 K0 R20 G155 B142 Hexadecimal #149B8E

Pantone 7406C C15 M27 Y91 K0 R216 G173 B25 Hexadecimal #D8AD19

Pantone 7648C C38 M95 Y22 K9 R143 G14 B92 Hexadecimal #8F0E5C

Pantone 1585C C10 M68 Y91 K0 R228 G78 B17 Hexadecimal #E44E11


Versões com descritivo Além da versão preferencial, a marca também possui variações com os descritivos relacionados aos eixos criativos conforme representação ao lado. São eles: tecnologia, natureza, monumentos e gastronomia. As versões com descritivo, devem ser utilizadas somente em casos específicos, quando existe a necessidade de situar estes eixos.


distrito criativo

distrito criativo

t e c n o l o g i a

t e c n o l o g i a

C U R I T I B A

C U R I T I B A

distrito criativo

distrito criativo

n a t u r e z a

n a t u r e z a

distrito criativo

distrito criativo

m o n u m e n t o s

m o n u m e n t o s

C U R I T I B A

C U R I T I B A

distrito criativo C U R I T I B A

g a s t r o n o m i a

C U R I T I B A

C U R I T I B A

distrito criativo C U R I T I B A

g a s t r o n o m i a


Versões de uso restrito As versões de uso restrito são utilizadas apenas em casos excepcionais (por limitações técnicas por exemplo), sempre examinados com rigor e sujeitos à aprovação dos responsáveis pela gestão da marca.


versão monocromática positiva

distrito criativo C U R I T I B A

distrito criativo C U R I T I B A

versão monocromática negativa


Construção da marca Com o objetivo de manter a correta disposição dos elementos da marca, pode-se observar uma relação entre determinadas dimensões dos elementos e a largura-base X, indicados nos exemplos ao lado. A partir da largura-base, as demais dimensões terão seus valores proporcionalmente relacionados.


aplicação da marca na horizontal

1,5 x 1x

distrito criativo C U R I T I B A

aplicação da marca na vertical 1,4 x

1,4 x

distrito criativo C U R I T I B A

0,6 x


Cuidados na veiculação Para garantir o impacto visual e a legibilidade da marca, deve-se respeitar as especificações sobre a área de não-interferência e dimensão mínima apresentadas a seguir. Área de não-interferência Deve ser equivalente a, no mínimo a letra “d” em relação aos limites do campo gráfico demarcado acima pela linha tracejada interna.

d

d

distrito criativo C U R I T I B A d


Redução mínima Tem como objetivo preservar a legibilidade da marca. Para tanto, devem-se respeitar as dimensões estipuladas. A medida indicada determina o tamanho mínimo para veiculação em peças gráficas em geral.

distrito criativo

distrito criativo

C U R I T I B A

20 mm

C U R I T I B A

30 mm

A menor medida que o Logotipo deve ter: 20 mm - para a versão vertical. 30 mm - para a versão horizontal. Atenção: Considere sempre estas medidas pela largura do Logotipo, e respeite este tamanho mínimo para garantir visibilidade e leitura.


Usos indevidos Os exemplos ao lado retratam situações de usos indevidos dos elementos da marca. É fundamental que se observem as instruções que cada um deles traz para garantir o impacto visual e a legibilidade da marca.


distrito criativo C U R I T I B A

NÃO alterar as cores

distrito criativo C U R I T I B A

NÃO aplicar como marca d’água

distrito criativo C U R I T I B A

NÃO alterar as proporções da tipografia

toivoA i r striatI T I B i d c UR C NÃO rotacionar

distrito criativo C U R I T I B A

NÃO aplicar com contorno

distrito criativo

C U R I T I B A

NÃO alterar a tipografia


Regras de convivência Existem momentos em que a marca do Distrito Criativo Curitiba precisará conviver com outras marcas, sejam elas governamentais, de eventos ou marcas de entidades parceiras na promoção e desenvolvimento do turismo na cidade. Para tanto, seguem algumas regras para utilização na assinatura de impressos, materiais de publicidade, publicações e patrocínios.

Antes de utilizar a marca é necessário obter autorização pelo e-mail distrito.criativo@curitiba.org.br


d

d

d d

distrito criativo

marca governo municipal

marca eventos

marca parceiros

C U R I T I B A

Em todos os casos, uma linha deve separar a marca do Distrito Criativo Curitiba das outras marcas.


Pattern preferencial O pattern preferencial é um dos elementos que compõe a marca do Distrito Criativo Curitiba e pode ser utilizado na criação dos materiais institucionais e promocionais.

Pattern preferencial em fundo preto e branco


Exemplos de aplicações Curitiba é um lugar extraordinário, onde você pode encontrar tudo que precisa de uma forma surpreendente. É preciso ter certeza de que as pessoas vão perceber todas as vantagens de São Paulo em todas as formas de comunicação. Estes exemplos de aplicações apresentam um parâmetro geral das diversas formas de comunicação que podem ser utilizadas na marca do Distrito Criativo.


exemplo de aplicação


Brandbook Distrito Criativo  

O Distrito Criativo Curitiba é um espaço delimitado, que irá reunir as mais diversas áreas criativas, como lojas, empresas e espaços para ev...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you