Page 1

Direção de Serviços da Região Norte

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. AFONSO SANCHES – VILA DO CONDE ESCOLA SECUNDÁRIA D. AFONSO SANCHES

TIC Módulo 2 – Base de Dados – Introdução BD – Filmes e Atores

Neste exemplo vamos criar uma base de dados para apresentar os filmes e atores nestes. Consulte a apresentação na plataforma Moodle para obter informação sobre o conceito de campos, tabelas/entidades, registos e dados. Assim como o campo chave e relacionamento entre tabelas. I- Criar as Tabelas – Entidades

Esta BD vai ter duas entidades/Tabelas Atores e Filmes, e uma tabela de relacionamento.

1. Inicie o Microsoft Access e crie uma base de dados nova com o nome BD_Filmes_Atores.accdb.

2. Crie uma tabela com o nome Atores, e coloque os campos, tal como se apresenta na figura ao lado. Note que o campo chave é ID e está como Numeração automática.

3. Crie a tabela Filmes e acrescente os campos tal como se apresenta na figura. Note que o campo chave está como Texto.

Página 1 de 3


II – Fazer os Relacionamentos entre as Tabelas – Entidades

1- Faça Criar > Tabela

2- Tal como para os exemplos anteriores realize uma nova tabela no modo de estrutura/desenho. Coloque o nome T_Relacionamento Agora o campo ID deve ficar como Número E o campo Código deve ficar como Texto Estes campos têm correspondência com os respetivos campos das tabelas Atores e Filmes. Ambos os campos devem ser colocados como chave. Selecione os dois e clique no ícone respetivo:

3- De modo a definir os relacionamentos deve aceder ao quadro apropriado: Ferramentas da Base de Dados > Relações

Coloque as tabelas neste quadro clicando e arrastando as tabelas:

Página 2 de 3


4- Clique no campo ID da tabela-entidade Atores e arraste para o campo ID da tabela de relacionamento. Nota: As tabelas devem ser fechadas antes de tentar estas relações.

Isto cria uma ligação entre os dois campos. No quadro que aparece, clique em todas as hipóteses: Isto permite que ao preenchermos a tabela de relacionamento coloquemos apenas dados que já existem na tabela Atores. A tabela Atores deve ser preenchida primeiro.

Deve realizar o mesmo procedimento para a tabela Filmes. Clique no campo Código da tabela Filmes e arraste para o campo com o mesmo nome da tabela de relacionamento. No quadro que aparece selecione, também, as três hipóteses. Isto permite manter a integridade dos dados. A tabela Filmes também deve ser realizada antes da tabela de relacionamentos.

Agora a base de dados está desenhada. Temos de preencher os registos com dados. Podemos criar formulários para este efeito.

Página 3 de 3

Ficha2 bd cont filmes e atores  

Exercício prático referente a um exemplo do modelo relacional no MS Access.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you