FESTURIS 2018

Page 56

SUDESTE

OURO PRETO Está bem enganado aquele que pensa que Minas Gerais só tem Belo Horizonte como ponto turístico. É só conhecer Ouro Preto. Instituída Patrimônio da Memória Nacional a partir de 1933 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, Ouro Preto hoje é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1980. 56 | MERCADO & EVENTOS | FESTURIS 2018

Centro histórico de Tiradentes

Também, não é para menos. A cidade abriga hoje o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, preservando relíquias como a igreja de São Francisco de Assis, a mais famosa de Ouro Preto, e um dos exemplares mais magníficos do barroco mineiro. Sua construção foi TIRADENTES Graças a seu rico patrimônio histórico, a cidade de Tiradentes é escolhida com frequência para servir de set para gravações de filmes e minisséries de época. O calendário da cidade é repleto de eventos, como o tradicional Carnaval de rua e da Semana Santa, o Festival de Cinema, o Encontro dos Apreciadores da Harley Davidson e o Festival Gastronômico. Um dos principais pontos turísticos da cidade é igreja Matriz de Santo Antônio. A igreja, que começou a ser construída em 1710, foi feita em estilo barroco e adornada com rococó. O local ainda conta com uma vista privilegiada da Serra de São José, que contorna a cidade. Nesta igreja também é possível contemplar o relógio de sol que compõe um dos lugares mais bonitos da cidade. Igreja São Francisco de Assis, Pampulha

INHOTIM A pouco mais de uma hora e meia de Belo Horizonte, a cidade de Brumadinho abriga um dos maiores complexos de arte contemporânea e parque natural da região. O maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim conta com 1300 obras, sendo 700 expostas, em um espaço de 140 hectares. As criações, espalhadas em galerias e ao ar livre, mexem com os sentidos e convidam os turistas a refletir sobre temas como clima, natureza, medo, paixão e muito mais. Diferente dos museus tradicionais, cercados de muros e movidos à luz artificial, Inhotim permite que os visitantes passem horas andando de um lado ao outro do parque. Sair de uma galeria, cheia de concreto e informação e se deparar com o verde intenso da grama e a paisagem composta por árvores, flores e um lago de águas ora azuis ora verdes, é como limpar a visão e os sentindo antes de interagir com a próxima arte.

SERVIÇO CAPITAL: BELO HORIZONTE SITE: TURISMO.MG.GOV.BR Foto: Acervo Belotur

BELO HORIZONTE Nascida como a primeira metrópole planejada do período republicano, sua capital, Belo Horizonte, é uma cidade que traz na inovação a sua principal marca. A capital foi concebida da prancheta de arquitetos, artistas e urbanistas nacionais e estrangeiros, está sempre se transformando. A cidade também é conhecida por sua agitada vida noturna, famosa em todo o país. Uma das principais obras arquitetônicas da cidade é o Conjunto Moderno da Pampulha, que influenciou toda uma escola de criadores ao redor do mundo, cujas edificações foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer no início de sua carreira e foram complementadas com trabalhos de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck e José Alves Pedrosa, além de tratamento paisagístico concebido por Roberto Burle Marx.

Foto: SeturMG

parque estadual com diversas cachoeiras, trilhas e grutas. Em boa forma? Não deixe de fazer a caminhada de 16 quilômetros – ida e volta – até a Janela do Céu, uma cachoeira com um mirante a mais de 100 metros de altura com uma vista única do entorno formado por árvores e montanhas. De noite, a dica é passear pelo vilarejo, as lojas de artesanato e descansar as pernas doloridas das trilhas com uma das melhores pizzas da região, acompanhada de uma cerveja artesanal. Nos períodos de alta temporada a cidade sedia festivais de forró, jazz e blues. Não dá para falar de Minas Gerais sem lembrar sua rica gastronomia. De pães de queijo, frango com quiabo, feijão tropeiro, galinha caipira, costelinha, torresmo aos mais diversos queijos. Sem falar dos doces. São tantos que seria necessário uma vida para provar cada um: doce de leite, banana, goiabada, figo, pé de moleque, ambrosia... As escolhas são de encher a boca de água e de lamber os dedos. Para lavar a garganta: uma cachacinha artesanal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.