Page 1

BOOKLET DE ATIVIDADES MEDUBI 2018


O QUE É O MEDUBI? O MedUBI, Núcleo de estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior, nasceu há 15 anos e desde então não parou de crescer, procurando sempre intervir nas várias áreas que considera essenciais para a formação dos estudantes. Este núcleo conta no seu plano de atividades com a organização de vários eventos envolvendo os estudantes da Faculdade Ciências da Saúde mas também a comunidade covilhanense, procurando sempre servir de plataforma de comunicação entre ambos.


ÁREAS DE ATUAÇÃO Saúde e Ação Social Formação Cientifica e Educação Médica Cultural Desportivo e Recreativo Mobilidade Imagem


MED ALIVE RASTREIOS À BEIRA

20 PARTICIPANTES


O MedAlive  é uma atividade em que os estudantes de Medicina visitam uma localidade da Beira Interior, vai a caminho da sua 7º edição. Tem a duração de três dias, nos quais ocorrem rastreios e atividades com crianças e idosos. Desta forma, consegue-se chegar a populações mais isoladas, e sem acesso facilitado a condições de saúde. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências na área da saúde pública e também comunicacionais, tão importantes no futuro profissional de um médico. Espera-se que experienciem um ambiente e uma realidade diferentes, proporcionandolhes uma vivência única, incutindo-lhes a importância crucial da promoção da saúde e prevenção da doença. 


ABRAÇO DE NATAL 30 PARTICIPANTES


O Abraço de Natal consiste numa atividade com a duração de 5 dias, em que os futuros médicos se deslocam a diferentes instituições de solidariedade da Covilhã. O objetivo principal é a promoção do contacto dos estudantes de medicina com a comunidade covilhanense, aproveitando a época natalícia para, através de pequenas atividades e pequenos gestos, tornar o dia das pessoas abrangidas diferente e um pouco melhor.


ALIMENTA A TUA SAÚDE 60 PARTICIPANTES


A alimentação é uma área de interesse e que deve integrar a formação dos estudantes. Neste sentido, organizam-se as "jornadas da alimentação" em que, ao longo de três dias de palestras, mesas redondas e workshops, se enfatizará uma visão mais crítica e com vista à melhoria saúde dos estudantes de medicina e da população no geral. Temas atuais, como por exemplo as dietas da moda e os seus benefícios/malefícios, o impacto da alimentação na produtividade, distúrbios alimentares e alimentação saudável serão alvo de discussão. Os workshops voltar-se-ão para uma vertente mais prática, por forma a mentalizar a comunidade para a facilidade de se alimentarem de forma mais saudável sem esforços de maior.


HOSPITAL FAZ DE CONTA 1000 CRIANÇAS


O Hospital Faz de Conta consiste numa atividade promovida pelos estudantes de Medicina da UBI, com o objetivo principal desmistificar, perante os mais pequenos, o “medo da bata branca” e tudo o que lhe está associado. Crianças com idades compreendidas entre os 3 aos 6 anos de idade fazem um percurso que pretende simular uma ida ao médico, onde levam o seu boneco para ser tratado. Existem também outras atividades em prol da educação para a saúde, onde são transmitidas informações sobre alimentação saudável, vacinação, higiene oral e das mãos, entre outras.


MEDICAL SHERLOCK 40Â PARTICIPANTES


Medical Sherlock é um competição baseada na resolução de casos clínicos, que conta com várias equipas constituídas por estudantes de diferentes anos do curso de Medicina, permitindo desta forma aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e estimulando o raciocínio clínico e o trabalho em equipa. É uma oportunidade para os estudantes partilharem conhecimento e experiência, num ambiente que pretende simular situações reais da prática clínica.


JORNADAS DE EDUCAÇÃO MÉDICA

WHAT ABOUT ME MEDICAL EDUCATION 100 PARTICIPANTES


As Jornadas de Educação Médica visam aumentar o interesse dos estudantes em temáticas de Educação Médica, tendo em vista construir um papel mais ativo enquanto futuros profissionais de saúde. Desta forma, recorrendo a oradores de renome nacional e internacional e a um programa apelativo, são discutidos assuntos de Educação e Formação Médica em Portugal


MED CACHING 40Â PARTICIPANTES


O MedCaching é uma atividade inovadora e “fora da caixa”. Recebe influências do “Geocaching”, dinamizado nacional e internacionalmente. Assim, pretende-se que os participantes, estudantes de Medicina, organizados por equipas, procurem caixas com questões do âmbito científico e clínico, que serão espalhadas por locais estratégicos da Faculdade. O principal objetivo é promover o raciocínio científico e o espírito de equipa, aliados a momentos de lazer, dinamizando a aprendizagem num contexto diferente.


HACKATHON

50 PARTICIPANTES  


Uma maratona de 24 horas onde uma equipa interdisciplinar de 5 elementos desenvolve um produto informático inovador que dê resposta a um problema atual na Saúde em Portugal. Esta solução será no final apresentada a um painel multidisciplinar que irá distinguir equipas.


BMW - BEIRA MEDICAL WEEKEND 50 PARTICIPANTES


Consiste num fim-de-semana formativo dedicado aos estudantes de Medicina.  Esta atividade irá incluir percursos formativos variados em áreas que vão desde a tecnologia em medicina até à área da Saúde Pública.

O Beira Medical Weekend será uma forma eficaz de estimular os nossos estudantes para temas relacionados com a nossa formação, áreas que consideramos importantes na formação extracurricular, longe do ambiente formal da faculdade.


MED'S GOT TALENT Â 400 ESPECTADORES


Noite de entretenimento que decorre nos moldes de um concurso de talentos, estando aberto à participação d0s estudantes, funcionários e docentes da mesma. Num estilo informal, descontraído e com a participação de todos, o concurso pretende demonstrar e expôr o talento existente na faculdade.


WALKOVILHÃ

40 PARTICIPANTES


O MedUBI organiza durante o mês de Outubro o WALKovilhã, uma atividade de estudantes para estudantes que pretende mostrar aos novos estudantes os encantos da Cidade da Covilhã. O percurso é definido previamente, e os monitores dos vários grupos recebem uma formação sobre a história da Covilhã e também sobre as obras de arte do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã.  O objetivo é aproximar os estudantes da cidade que os irá acolher durante 6 anos. 


SARAU CULTURAL

30 PARTICIPANTES 400 ESPECTADORES


Espetáculo de âmbito cultural, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a possibilidade de assistir a um sarau verdadeiramente cultural, podendo também dar o seu contributo para a execução do mesmo. A exploração da representação destes momentoschave é feita por estudantes com a ajuda de personalidades da Covilhã ligadas à área da música, artes cénicas, cinema e moda.


CONGRESSO MEDUBI 500Â PARTICIPANTES


O MedUBI organiza anualmente um congresso que visa complementar e enriquecer o conhecimento dos estudantes. Esta é a maior atividade organizada pelo núcleo, e está neste momento a preparar-se para a sua 10ª edição. O congresso tem a duração de 3 dias, ao longo dos quais decorrem palestras sobre os mais variados assuntos relacionados com o tema central, às quais acresce a existência de workshops e sessões paralelas, que dão um caráter prático à atividade. Tem havido um esforço constante para aumentar a qualidade do conteúdo científico do congresso, abordando assuntos atuais e importantes para a carreira de um profissional de saúde – e este ano não será exceção.


EM NOME DOS CERCA DE 1000 ESTUDANTES QUE REPRESENTAMOS, MUITO OBRIGADO.

CONTACTOS: GERAL@MEDUBI.PT

Booklet MedUBI 2018  
Booklet MedUBI 2018  
Advertisement