Jornal Brasileiro de História da Medicina V17 Suplemento 1 Anais

Page 158

Saúde! – O vinho como agente terapêutico ao longo da história Autores: Bruna Teston Cini1 e Henrique Gomes Irigonhê2 Orientador: Rodrigo Letti3 Instituição: Universidade de Caxias do Sul 1 Acadêmica de medicina da Universidade de Caxias do Sul – 9º semestre. 2 Acadêmico de medicina da Universidade de Caxias do Sul – 10º semestre. 3 Médico especialista em Medicina de Família e Comunidade e Medicina do Trabalho. Professor da UCS. Introdução Desde a antiguidade, o vinho está relacionado à evolução da medicina. A mais antiga prescrição médica documentada é proveniente do Antigo Egito, há mais de 2000 anos a.C.: nela está relatada que unguentos eram misturados com vinho para tratar doenças de pele. Um dos principais propagadores das propriedades medicinais do vinho foi Hipócrates (450 a.C. a 370 a.C.), que receitava a bebida pura como complemento nutricional, contra febre, diurético, laxante, antisséptico e cicatrizante de feridas. A partir do século XIX, a visão do vinho mudou. O alcoolismo virou doença e, nas décadas de 70 e 80, o consumo de álcool foi fortemente atacado por campanhas de saúde pública. Atualmente, a discussão volta à tona após novas descobertas: estudos mostram que o vinho, quando tomado com moderação, está associado a melhorias da saúde. Desenvolvimento O vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação da uva. Apesar de não haver certeza de sua origem, acredita-se que a mesma tenha sido descoberta de modo acidental, já que a uva possui naturalmente todos os ingredientes necessários para a própria fermentação: ácidos, açúcares, taninos, minerais e vitaminas. Em um processo natural, a própria casca da fruta entra em contato com leveduras e enzimas que transformam o suco de uva em vinho. Atualmente, a produção em larga escala tem a interferência humana em algumas fases do processo, o que modifica o resultado final. O vinho está envolvido na arte da cura desde antes de 2000 a.C.: papiros do Antigo Egito e tábuas dos Sumérios Figura 1: Tábua descoberta em Nippur, considerada a

(Figura 1) continham receitas baseadas em vinho para tratar primeira prescrição. Data: doenças de pele. Papiros egípcios de cerca de 1500 a.C.

2100 a.C.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.