Issuu on Google+

APRESENTAÇÃO DE LIVRO 15 de junho | 15h00 | Mediateca da ESTSetúbal/IPS

Contributo para a divulgação das energias convencionais, renováveis e alternativas De António Manuel Ferreira da Silva Jardim

2012


SOBRE O AUTOR António Manuel Ferreira da Silva Jardim nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), Moçambique, a 8 de outubro de 1943, filho de pais portugueses, ambos professores no liceu local. Fez o liceu em Maputo e, depois de uma breve passagem pela África do Sul, veio tirar o curso universitário em Lisboa, onde se formou em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (IST), em 1968. Seguidamente, e já colaborador da ex-Junta de Energia Nuclear (JEN), tirou uma pós-graduação em engenharia nuclear no Institut National des Sciences & Techniques Nucléaires (INSTN) em Saclay, França, em 1969. No decorrer da sua vida profissional – depois da JEN – trabalhou vários anos na Sorefame e na Koch de Portugal, intercalados por atividades de consultoria e gestão, com especial relevo na indústria do pinhão, terminando o trabalho por conta de outrem na Amarsul. É autor de um estudo sobre os resíduos renováveis no Concelho de Alcácer do Sal e coautor de um manual de compostagem para o INR. Detém, desde os anos 80, duas patentes sobre utilização de biomassa (uma delas – a “salamandra a casca de pinha” – com 260 instalações concretizadas), estando em vias de obter uma terceira. Presentemente, é consultor em resíduos e sócio-gerente da Wesmco. (Fonte:Publindústria)

SOBRE O LIVRO A elaboração deste “contributo” deriva da ampla constatação de que, tendo a generalidade dos portugueses um enorme interesse pelas questões ambientais, também, e de uma maneira geral, não conhecem os termos de comparação e/ou os pontos fortes e fracos de muitas das tecnologias disponíveis para a geração de energia de várias fontes, uma das áreas mais importantes no combate ao aquecimento global a par – nunca esquecer – de uma utilização mais eficiente dessa mesma energia. Este trabalho pretende ajudar a preencher esta lacuna, fornecendo não só elementos sobre as características quantitativas dessas tecnologias, como indicando o seu estágio atual de desenvolvimento e aplicação. Não se trata, portanto, de um trabalho para especialistas no ramo, mas sim de uma obra de divulgação que esperamos (sobretudo pelos dados fornecidos) venha a ser útil. (Fonte:Publindústria)


SOBRE A EDITORA A Publindústria assume como missão estratégica a produção de conteúdos direccionados para a Indústria Transformadora. Entre os nossos produtos comunicacionais destacamos a edição de revistas técnico-científicas, uma atividade editorial que iniciámos e vimos a aprofundar desde há 25 anos. A edição de livros técnicos e manuais universitários é uma área de negócios emergente, um desafio e uma prova do envolvimento da Publindústria com os técnicos e cientistas portugueses. Estamos apostados em ocupar o reduzido nicho de mercado do livro técnico nos mais diversos domínios da ciência e tecnologia, que contenham uma forte componente pedagógica e/ou formativa. (Fonte:Publindústria)

PATROCÍNIO Dotado de um montante global anual de 60 mil euros, o programa “Livros com Energia” apoiou já, nas duas edições anteriores, a publicação de 21 títulos. Lançada em 2010, no âmbito da política de mecenato da Fundação EDP, esta é uma iniciativa que visa estimular a edição de livros de temáticas relacionadas com a energia e o ambiente, desde originais portugueses a obras estrangeiras. A escolha dos projetos é da responsabilidade de um júri formado por personalidades reconhecidas nas áreas editoriais e da energia e ambiente convidadas pelo conselho de administração da Fundação EDP e tendo em conta critérios como a relevância da obra face aos livros disponíveis no mercado e o público a que a obra se dirige, entre outros. (Fonte:EDP)

COM O APOIO DA MEDIATECA A Mediateca, enquanto serviço de informação e documentação integrado no contexto escolar da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal – IPS, tem como missão assegurar a aquisição, tratamento documental, organização e disponibilização de recursos informativos à comunidade escolar daquela escola. Enquanto serviço de apoio à aprendizagem, ensino e investigação, pretende, ainda, promover atividades culturais diversificadas que estimulem a relação do indivíduo com a sociedade ou comunidade em


que se insere. Nesse sentido promovemos a “Apresentação de Livros” como forma de por um lado acolher autores e auxiliar a visibilidade e reconhecimento dos seus trabalhos, por outro promover o debate e a discussão pública em torno de questões com uma componente técnica de interesse para a comunidade, familiarizando os seus elementos com as abordagens teórico-práticas mais atuais.

PROGRAMA | 15h00 | Abertura da Sessão por um representante da ESTSetúbal/IPS | 15h10 | Enquadramento editorial por Eng.º Malheiro (Representante da Editora Publindústria) | 15h20 | Apresentação do autor e considerações sobre o tema por Professor Paulo Miguel Marques Fontes (Professor do Departamento de Eng.ª Mecânica da ESTSetúbal/IPS) | 15h40 | Apresentação de livro por António Jardim | 16h20 | Espaço para debate/questões | 16h50 | Encerramento da sessão por João Marques (Coordenador da Mediateca) | 17h00 | Moscatel de honra


Apresentação de Livro (António Jardim)