Issuu on Google+

PROGRAMAÇÃO

ESPAÇO NIMAS DEZ FILMES DE ROBERTO ROSSELLINI A SUA SALA DE CINEMA INDEPENDENTE

A PARTIR DE 26 DE MARÇO

Dez obras ímpares, que testemunham o génio e a humanidade de Roberto Rossellini, estarão em exibição exclusiva na Medeia Filmes, em Lisboa a partir de 26 de Março e no Porto, desde 9 de Abril.

Roma, Cidade Aberta, Paisà – Libertação, Stromboli ou Viagem em Itália são alguns dos filmes que poderão ser vistos em versões digitais e restauradas. Roberto Rossellini é um dos maiores cineastas do Cinema mundial, figura de proa do neorealismo italiano, que alcançou o sucesso depois da II Guerra Mundial ao assinar Roma, Cidade Aberta, que venceu o Grande Prémio do Festival de Cannes e foi nomeado para o Óscar de Melhor Argumento, Paisà ou Alemanha, Ano Zero. O seu pai construiu o primeiro cinema de Roma, o Barberini, e o filho teve livre-trânsito para assistir a todos os filmes que quisesse. Rossellini casou quatro vezes, uma delas com a actriz Ingrid Bergman, que protagonizou alguns dos seus filmes mais emblemáticos. Não perca a programação especial que o Espaço Nimas lhe dedica.

Numa iniciativa única e conjunta, o Espaço Nimas recebe uma programação especial dedicada a um dos nomes mais importantes da história do cinema, responsável por influenciar gerações de cineastas e cinéfilos – Roberto Rosselini. À excepção de Europa 51 (1952) - que será projectado em 35 mm – todos os filmes serão exibidos em versões restauradas digitais, resultado de um trabalho de restauro e melhoria levado a cabo por várias prestigiadas entidades: Cinecitta Luce, CSC – Cineteca Nazionale, Cineteca di Bologna e Coproduction Office. No total, são dez obras restauradas, nove filmes e uma entrevista, às quais se junta Europa 51, indispensável nesta programação. Numa sessão conjunta, os primeiros filmes exibidos serão O Amor (1948) e A Força e a Razão (1971). O Amor, obra menos conhecida de Rossellini, estreia-se pela primeira vez em sala. O filme está dividido em dois segmentos – La voce umana e Il Miracolo – e apresenta duas histórias criadas para destacar o talento da actriz italiana Anna Magnani. Num registo diferente mas igualmente raro, A Força e a Razão é uma entrevista de Rossellini a Salvador Allende, realizada por Emidio Grego, exibida agora pela primeira vez em Portugal. Durante a primeira semana será possível ver O Medo (1954), Alemanha, Ano Zero (1948), A Máquina de Matar Pessoas Más (1952) e ainda o filme documental Índia (1959). A segunda semana de exibição começa no dia 2 de Abril com Roma, Cidade Aberta (1945), Stromboli (1950), Viagem a Itália (1954), Paisà-Libertaçao (1946) e Europa 51 (1952). Este ciclo continuará presente no Espaço Nimas durante pelo menos cinco semanas, entre 26 de Março e 29 de Abril. No Porto, no Teatro Municipal do Campo Alegre, estas obras fundamentais de Rossellini poderão ser vistas a partir de 9 de Abril.

SESSÕES ESPECIAIS PARA GRUPOS Convidamo-lo a descobrir ou re-descobrir Roberto Rossellini através das Sessões Especiais para Grupos. Exclusivas para grupos, estas sessões contam ainda com preço reduzido* e um orador convidado.

Programação sujeita a alterações de última hora. Confirme sempre em www.medeiafilmes.com 8

MARÇO | ABRIL 2015

GRUPOS ATÉ 14 PESSOAS: 4€ GRUPOS 15 OU MAIS PESSOAS: 3€ *Os preços de grupo mantém-se nas restantes sessões desta programação. Marcações: 213 255 823 | geral@leopardofilmes.com


Medeia Magazine 16 Março e Abril