Page 2

EDITORIAL Dez obras ímpares, que testemunham o génio e a humanidade de Roberto Rossellini, estarão em exibição exclusiva na Medeia Filmes, em Lisboa a partir de 26 de Março e no Porto, a partir de 9 de Abril. À excepção de Europa 51 (1952) - que será projectado em 35 mm – todos os filmes serão exibidos em versões restauradas digitais, resultado de um trabalho de restauro e melhoria levado a cabo por várias prestigiadas entidades: Cinecitta Luce, CSC – Cineteca Nazionale, Cineteca di Bologna e Coproduction Office. No total, são dez obras restauradas, nove filmes e uma entrevista, às quais se junta Europa 51, indispensável nesta programação. Além do ciclo dedicado ao realizador italiano, poderá ver Leviatã, o aguardado filme de Andrey Zvyagintsev sobre um homem que procura defender a sua terra e as suas memórias do poderoso mercado imobiliário. Citizenfour, recentemente galardoado com o Óscar para melhor documentário, estreia em exclusivo na Medeia Filmes. Não perca ainda dois filmes protagonizados por Michel Houellebecq, e o documentário de Wim Wenders e Juliano Salgado sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Programação sujeita a alterações de última hora. Confirme sempre em www.medeiafilmes.com Equipa Director: Paulo Branco Edição e Textos: Ágata Xavier e Renata Curado Design: André Carvalho e Catarina Sampaio Capa: Stromboli (1950)

2

MARÇO | ABRIL 2015

LEVIATÃ DE

EXCLU

CINEMSIVO AS M

ESTREIA 5 MAR

ANDREY ZVYAGINTSEV

EDEIA

Dur: 86 min

COM ALEXEY SEREBRYAKOV, ROMAN MADYANOV, VLADIMIR VDOVICHENKOV, ELENA LYADOVA

Filme vencedor do Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro estreia finalmente em Portugal

A criatura mitológica que atormentava os navegadores medievais chamavase Leviatã. Antes disso, foi representado no Livro de Job como o monstro mais poderoso dos mares, causador das ondas revoltas, e a representação e símbolo da inveja. Esta figura marinha dá nome ao mais recente filme do realizador russo Andrey Zvyagintsev - que assinou O Regresso (2003), vencedor de um Leão de Ouro em Veneza, e Elena (2011), que recebeu o prémio Un Certain Regard em Cannes – e lhe garantiu o Leão de Ouro na edição de 2014 do Festival de Cinema de Veneza. Kolya, a personagem principal interpretada por Aleksey Serebryakov, vive numa pequena cidade no Mar de Barents, no norte da Rússia, muito próxima do círculo polar Ártico. É lá que trabalha, na sua garagem, e mora com a mulher Lilya (Elena Liadova) e o filho de um casamento anterior, Roma (Sergueï Pokhodaev). Tudo corre bem até o Presidente da Câmara decidir que quer o terreno em que o soldador mecânico tem a casa e a garagem. Fazendo-lhe uma proposta que Kolya recusa, por não querer perder o pouco que tem, nem as memórias do sítio que o viu crescer. O filme inteiro é um jogo de medição de forças em que o Estado e a igreja acabam por estar no lado mais pesado da balança. Tudo regado a vodca, muita vodca, “como se [as personagens] fossem corredores a beber água numa maratona”, escreveu a revista New Yorker.

Medeia Magazine 16 Março e Abril  

Dez obras ímpares, que testemunham o génio e a humanidade de Roberto Rossellini, estarão em exibição exclusiva na Medeia Filmes, em Lisboa a...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you