Issuu on Google+

ESTREIAS CINEMA

CITIZENFOUR DE

LAURA POITRAS

ESTREIA 12 MAR

EXCLU

CINEMSIVO AS M

EDEIA

Dur: 114 min

DOCUMENTÁRIO COM EDWARD SNOWDEN, GLENN GREENWALD, JACOB APPELBAUM

Vencedor do Óscar de Melhor Documentário estreia em Portugal em exclusivo nos cinemas Medeia

“O filme mais assustador deste Halloween” Time

Citizenfour é o documentário que mostra os encontros de Edward Snowden com a realizadora Laura Poitras, no decorrer dos quais o antigo funcionário da NSA (agência de segurança norte-americana) revelou informações sobre vigilância e espionagem que abalaram o mundo. No início de 2013, enquanto a realizadora estava a fazer um filme sobre os abusos de segurança nacional levados a cabo pelos Estados Unidos no pós-11 de Setembro, Poitras começou a receber e-mails encriptados de alguém que se identificava como “Citizenfour”. Esse contacto, na altura ainda anónimo, dizia estar preparado para denunciar os programas de vigilância orquestrados pela NSA e por outras agências secretas.

Em Junho do mesmo ano, Poitras e o jornalista Glenn Greenwald voaram para Hong Kong, onde tiveram o primeiro de vários encontros com o tal homem misterioso: Edward Snowden. Não foi por acaso que a revista Time considerou Citizenfour “o filme mais assustador deste Halloween” quando o filme chegou às salas de cinema norte-americanas, no final de Outubro. À medida que acompanhamos as reuniões de Snowden com Poitras e Greenwald, num quarto de hotel em Hong Kong, vamos descobrindo com estupefacção a extensão do sistema de vigilância indiscriminado e ilegal desenvolvido pelos serviços secretos norteamericanos. Ou, como resumem os produtores, “no final do filme, nunca mais olhará da mesma forma para o seu telefone, e-mail, cartão de crédito, browser de internet.”

“No final do filme, nunca mais olhará da mesma forma para o seu telefone, e-mail, cartão de crédito, browser de internet.” Produtores

12 MARÇO | ABRIL 2015


Medeia Magazine 16 Março e Abril