Page 1

Igreja Metodista – 3ª RE

GUIA PRÁTICO

Abordagem Evangelística e Acolhimento de Visitantes

Câmara Regional de Expansão Missionária - CREM Ministério de Desenvolvimento Missionário - MDM

Bibliografia ● Seguir a Cristo – Manual do Discipulado > Bispo Paulo Oliveira Lockmann e Zélia Constantino – Igreja Metodista ● Manual de Evangelização > Revdº Derrel Homer Santee > Igreja Metodista – Conselho Geral ● Discipulado > Revdº Sérgio Gama Lavoura ● Manual Explicativo de Orientação de Evangelização (Apostila) > Revdº José Fernandes Vieira Neto


A ABORDAGEM EVANGELÍSTICA >>> COMO SAIR PARA EVANGELIZAR <<<

DEUS NÃO, (NECESSARIAMENTE), ESCOLHE OS CAPACITADOS, CAPACITA OS ESCOLHIDOS (Albert Einstein – adaptado) [Jer. 1: 5-9; Ex. 4: 1-17; outros]

“QUEM VAI AO MAR APARELHA-SE EM TERRA”  É preciso ter uma vida de jejum, oração, leitura e exame das Sagradas Escrituras, prazer enorme em estar na Casa de Deus, prazer na visitação/evangelização, testemunho cristão.  Interessar-se por cursos e palestras de treinamento em evangelismo.  Estudar o tema “religiões, seitas e heresias”, nunca para desfazer ou humilhar as demais religiões e ou denominações, mas para auxiliar no diálogo.  Promover treinamento no projeto específico de evangelismo ( teórico e prático): evangelismo junto a crianças, idosos, homossexuais, prostitutas, etc.  A partir de um mapa do bairro alvo, elaborar planejamento das ruas, dividindo por áreas (A1; A2; A3; etc).  Antes de qualquer saída, organizar equipes (E1; E2; etc) e realizar reunião de oração, com meditação em alguns textos bíblicos, saindo o grupo com um versículo base, se possível.

ESTAR PREPARADO(A) PARA SER ACEITO(A) OU REJEITADO(A)  Manter a postura de um(a) verdadeiro(a) cristão(ã).  Revestir-se do poder de Deus, buscando inspiração do Espírito Santo  Vestir-se adequadamente, com asseio e decência.  Pensar positivamente, confiando que Deus está no comando.  Falar de forma clara, simples e objetiva, com mansidão.  Demonstrar alegria, com sorriso franco e verdadeiro.  Não expor seus próprios problemas.  Se necessário, expor, em segundos, seu testemunho de transformação de vida.  Fazer referência a textos bíblicos só quando há certeza de que eles existem.  Abordagem breve, sem cansar o(a) visitando(a) [“gostinho de quero mais”].  Nunca monopolizar a conversa.  Se a pessoa deseja falar, melhor parar e ouvir, sem deixar que ela domine o diálogo.  Se requerido(a), permanecer por mais tempo, dentro do necessário.  Se convidado(a) a entrar, máximo cuidado. Ex: sentar-se só após orientação.  Se ignorado(a) ou escorraçado(a), manter a postura, firmado(a) em Rom. 8: 28.  Não se irritar diante de negativas e/ou situações adversas  Nosso semblante (cara boa, cara feia) contribui para o resultado do nosso trabalho.  Se a pessoa expõe que tem uma doença, nunca dizer que é grave e, sim, que Deus tem poder para curar.

 Não dar a impressão de que se vai ensinar e, sim, aprender juntos.  Colocar-se na posição de igualdade, nunca de superioridade.  Levar sempre a Bíblia.


ACOLHIDA, CADASTRAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE VISITANTES

O QUE FAZER PARA RECEBER BEM UM (A) VISITANTE? COMO MANTÊ-LO (A) FREQÜENTANDO?  Min. de Acolhimento/Oficial de Portaria, receberão os(as) visitantes com carinho e, havendo necessidade, o(a) conduzirão até um banco do templo.  No momento das apresentações dos visitantes, o(a) Pastor(a) ou dirigente do culto fará a acolhida com alegria no Senhor, procurando ter cuidado com alguns aspectos: a pessoa veio porque acaba de perder um ente querido; tem problema conjugal; a pessoa é acanhada e não mais voltará porque teve de ficar em pé, etc.  Ao final do culto alguém (preferencialmente da mesma faixa etária) deverá conversar, cuidadosamente, com a pessoa, incentivando-a a retornar. Grupos da mesma idade da pessoa deverão aproximar-se dela com o cuidado necessário e espírito cristão. A igreja nunca deverá deixar visitantes sozinhos ao final de culto.  Grupo de Acolhimento (GA) deverá preencher a Ficha de Cadastramento de Visitantes de 1ª vez (Adulto ou Criança), que servirá para emissão da carta de agradecimento e evangelismo, e-mail e telefonemas. Quando a pessoa voltar à igreja, GA emitirá a Ficha de Cadastramento de Visitantes 2ª vez, agora perguntando se a pessoa aceita uma visita em sua casa, se abrirá suas portas para um culto no lar e se aceita iniciar encontros de estudos bíblicos em seu lar ou na igreja (Discipulado Individual) [isso no caso de adultos].  GA entregará um folder que contenha o modo de ser da igreja local, bem como a relação de atividades cúlticas semanais.  As fichas de 1ª/2ª vez, após envio da carta, serão arquivadas. As fichas de 2ª vez serão entregues à coordenação do Ministério de Evangelização (ou outro) para o ato da visita. Depois, o Ministério de Evangelização contatará o Ministério de Educação Cristã para, juntos, colocarem em prática, respectivamente, os cultos nos lares e o discipulado individual, isso se a pessoa anotou que aceita.  Dependendo do caso a pessoa poderá ter necessidade de que alguém passe em sua casa para acompanhá-la até a igreja. Essa tarefa pode ser encabeçada pelo Ministério de Evangelização ou outro. Isto não pode e não deve perdurar por muito tempo. O(a) iniciante deve ser trabalhado(a) de tal maneira que adquira prazer em estar na Casa de Deus.  Esse membro destacado para acompanhar o(a) iniciante, tenha ou não ido busca-lo(a) em casa, procurará sentar-se ao seu lado no templo, pelo tempo necessário e suficiente até que ele(ela) se familiarize com a Casa de Deus e, principalmente, com os demais membros. Deverá compartilhar com ele(ela) seu Hinário e sua Bíblia e, se necessário, acompanhá-lo(a) na classe de Escola Dominical, mesmo que sua faixa etária (de idade) não seja a mesma.  Quando próximos de um(a) visitante, o cuidado com a língua deverá ser redobrado. Discussão de assuntos internos da igreja também costumam assustar e afastar os(as) iniciantes!


Abordagem Evangelistica e Acolhimento de Visitantes  

Guia Pratico de Abordagem Evangelistica e Acolhimento de Visitantes

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you