__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Guia do Estudante - Ensino Superior -


Conteúdo

03. Introdução pela Ministra da Educação e Habilidades 04. Por que a Irlanda? 06. Informações gerais 09. Programa Ciência sem Fronteiras 10. Estudar na Irlanda - Por alunos brasileiros 12. Sistema de Ensino Superior da Irlanda 14. Uversity - em toda a Irlanda 16. ATHLONE 18. Athlone Institute of Technology 20. CORK 22. University College Cork - UCC 24. DUBLIN 26. Dublin City University - DCU 28. Dun Laoghaire Institute of Art, Design & Technology - IADT 30. Institute of Technology Tallaght - ITT Dublin 32. Royal College of Surgeons in Ireland - RCSI 34. Trinity College Dublin - TCD 36. LETTERKENNY 38. Letterkenny Institute of Technology - LYIT 40. LIMERICK 42. Limerick Institute of Technology - LIT 44. Mary Immaculate College - MIC 46. University of Limerick - UL 48. MAYNOOTH - Região Metropolitana de Dublin 50. Maynooth University - MU 52. WATERFORD 54. Waterford Institute of Technology - WIT


Produzido por MD Creative Media – mdcreativemedia.com Jornalista responsável: Mariana Borges Colaboração: Derek O’Brien Revisão de texto: Isabela Nucci Projeto gráfico: Guilherme Machado Tiragem: 3 mil exemplares - Agosto de 2015 Fotografia: Connect Ireland, Donegal County Council, Fofolia, Giuseppe Milo, Instituições participantes, Institutes of Technology Ireland, Ireland’s Content Pool, Limerick Marketing Company, Raymond Fogarty, Sffoghorn Flickr. © MD Creative Media 2015 Todo cuidado possível foi tomado na preparação deste guia, portanto, nenhuma responsabilidade poderá ser imputada por erros ou omissões.

Para mais informações sobre a Irlanda, acesse o site: guiairlanda.com.br Facebook: facebook.com/guiairlanda


Introdução pela Ministra da Educação e Habilidades da Irlanda

N

este ano, a Irlanda e o Brasil celebram 40 anos de relações diplomáticas. Como resultado das políticas governamentais de apoio e dos muitos acordos bilaterais que nossas instituições de ensino superior assinaram com instituições brasileiras, tenho o prazer de dizer que as ligações entre os nossos países têm avançado rapidamente nos últimos anos e caminhado muito bem para um futuro muito positivo de colaboração. A longa reputação da Irlanda em educação de alta qualidade é construída sobre a base sólida do compromisso com a excelência. Hoje temos um dos melhores sistemas de ensino e de pesquisa do mundo, com uma reputação de renome internacional em qualidade acadêmica. Nossas instituições de ensino superior estão na vanguarda, oferecendo um excelente ambiente de aprendizado e pesquisa, em instalações de qualidade, com laços estreitos com muitas das principais empresas multinacionais e locais baseadas aqui na Irlanda. A Irlanda é atualmente o quarto destino mais popular no mundo entre estudantes brasileiros que vão para o exterior pelo programa do governo brasileiro Ciência sem Fronteiras e nós reconhecemos esse investimento significativo e permanente que o governo brasileiro está fazendo.

Até o final da primeira fase desse programa extremamente importante, mais de três mil estudantes do Brasil terão realizado seu intercâmbio de aprendizado na Irlanda. Esses alunos, com suas experiências na educação de alta qualidade, também têm tido a oportunidade vital de ter experiências com a Indústria na Irlanda, por meio de estágios, antes de retornar ao Brasil. Também é importante notar que os pesquisadores irlandeses começaram a aproveitar a modalidade “Pesquisador Visitante Especial” do programa Ciência sem Fronteiras, pela qual acadêmicos irlandeses estão agora ensinando nas universidades brasileiras. Isso vai ajudar a melhorar a existente relação entre as instituições irlandesas e brasileiras de ensino superior e também na construção de novas relações, o que irá garantir que conexões ainda mais significativas sejam construídas, beneficiando tanto a Irlanda quanto o Brasil.

Jan O’Sullivan, T.D.

Ministra da Educação e Habilidades, Irlanda


POR QUE

A IRLANDA? Com uma economia integrada mundialmente e sendo o único país com o idioma inglês na Zona do Euro (países que usam o Euro como moeda), a Irlanda é um dos destinos mais atraentes para estudantes e pesquisadores de várias partes do mundo. A Ilha Esmeralda, como é também conhecida, oferece belezas naturais de tirar o fôlego, além de cultura e diversão. Grandes nomes da literatura como Oscar Wilde, James Joyce, William Butler Yeats e Samuel Beckett, assim como da música – integrantes do U2, Riverdance, The Cranberries e The Script - nasceram ali.

04


Amigável

• Eleito pelo guia de viagem Lonely Planet o país mais amigável do mundo em 2008 e 2010.

Empolgante

• 36% da população têm menos de 25 anos, sendo, assim, um dos países de língua inglesa mais empolgantes para estudantes.

Seguro

• O sexto país mais seguro do mundo segundo o Global Peace Index.

Base para multinacionais

• Nove das dez melhores empresas de Informação, Comunicação e Tecnologia têm base na Irlanda. • Abriga doze das quinze melhores empresas em dispositivos médicos. • Oito das dez principais companhias farmacêuticas estão lá. • Na Irlanda ficam 50% das maiores empresas de serviços financeiros do mundo. • Empresas multinacionais como Microsoft, Google, HP, Apple, IBM, Intel, Facebook, LinkedIn, Twitter, além de muitas outras, escolheram a Irlanda como sua base europeia.

Localização estratégica na Europa

• Facilidade de locomoção para outros países da Europa. Existem muitos voos baratos para várias cidades europeias, facilitando, assim, viagens durante o intercâmbio.

Trabalho para estudantes

• O governo irlandês permite que o estudante trabalhe meio período durante o curso e tempo integral durante os meses de férias de verão (maio, junho, julho e agosto) e de 15 de dezembro a 15 de janeiro.

Oportunidade de trabalho permanente na área

• Estudantes formados na Irlanda podem permanecer no país por mais um ano após concluírem seus estudos para procurarem trabalho em suas áreas. (Exclui alunos de programas específicos, como o Ciência sem Fronteiras).

05


Informações Gerais

Visto de estudante

to no ecisam solicitar o vis pr o nã s iro ile as br es Estudant processo é chegada na Irlanda. O Brasil, apenas após a er contato . O estudante deve faz es pl sim te en m iva lat re a, por ição de ensino desejad tu sti in a m co te en diretam a aprovação, internacionais. Após meio dos escritórios sentada ao aluno para ser apre uma carta será emitida , logo após igração do aeroporto Im de to en m rta pa ao De itar o visto ís, e também ao solic o desembarque no pa anda. rio da Imigração na Irl permanente, no escritó cessários: Para a viagem, são ne porte válido Passa | Passagens aéreas | Carta da instituição meses por, no mínimo, seis sitados em de três mil euros depo mo íni M | e úd -sa ro Segu o) Irlanda (para sustent uma conta bancária na

0 euros e pode ser A taxa do visto é de 30 ou boleto bancário.

CUSTOS

paga com cartão

Os custos dos cursos para não europe us são vantajosos em comparação aos de out ros países, variando entre oito mil e 22 mil euros anuais. Programas de Medicina podem chegar a 40 mil euros anuais. Estudantes devem esta r preparados para gastar entre sete e dez mil euros por ano, dependendo do tipo de acomodação e estilo de vida.

06

TRABALHO PARA ESTUDANTES

O governo irlandês permite que os estu dantes de cursos com duração acima de 25 sem anas trabalhem meio período durante o curso e tempo integral durante os meses de verão (maio, jun ho, julho e agosto) e de 15 de dezembro a 15 de janeiro.

REQUERIMENTOS

entos seus próprios requerim i ssu po o içã tu sti in Cada r isso, nos internacionais. Po para admissão de alu nal o escritório internacio é necessário contatar básicos a. Os requerimentos jad se de o içã tu sti in da colar a vaga são histórico es para se candidatar a um s. oficiência em inglê traduzido e teste de pr

SEGURO-SAÚDE

O estudante deve ter, pelo menos, um seguro-saúde com cobertura de 25 mil euros, em caso de acidentes e emergências na Irlanda. Esse seguro é oferecido pelas instituições de ensino irlandesas. Alunos podem também adquirir um seguro-viagem no Brasil, antes do embarque, caso precisem de uma cobertura maior como para consultas médicas, por exemplo. As instituições de ensino superior da Irlanda possuem atendimento médico para seus alunos por valores reduzidos.


ACOMODAção

As instituições de ensino oferecem acomodações aos seus estudantes fora e dentro dos campi. As equipes dos escritórios internacionais auxiliam os alunos para que encontrem uma opção adequada às necessidades individuais.

clubes e sociedades

As instituições de ensino superior da Irlanda oferecem uma grande variedade de clubes e sociedades e os estudantes podem escolher as que mais lhes interessam. É uma oportunidade ímpar de fazer novos amigos e desenvolver novas habilidades como liderança, trabalho em grupo e organização. Dança, música, literatura, cultura internacional, idiomas, passeios e muitas outras opções estão disponíveis.

esportes

A prática do esporte é estimulada durante o curso e as instituições oferecem as mais variadas opções aos seus alunos como futebol, futebol irlandês, hurling (esporte irlandês), rúgbi, basquete, atletismo, judô, críquete, hóquei, e muitos outros. Instalações esportivas de ótima qualidade estão disponíveis nas instituições.

vida social

Uma vida social ativa nos momentos de descanso das atividades curriculares assegura uma experiência completa. A Irlanda oferece opções de lazer para todos os gostos, com muita cultura e diversão. Museus, galerias, shows, eventos, teatros, cinemas, festivais, parques, castelos, monumentos e, claro, muitos pubs, nightclubs e festas são algumas das opções disponíveis.

07


ALGUNS FATOS SOBRE A IRLANDA: • As dez maiores empresas mundiais de tecnologia têm base na Irlanda; • Nove das dez principais empresas farmacêuticas estão na Irlanda; • Dez dos principais medicamentos mais vendidos no mundo com prescrição são feitos na Irlanda; • A Irlanda é o segundo país em exportação de dispositivos médicos da Europa.

Todas essas indústrias são apoiadas por institutos de tecnologia em todo o país, que fornecem graduados qualificados, cursos de desenvolvimento profissional especializado para funcionários, pesquisa aplicada e incubadoras.

ÁREAS DE PESQUISA: Tecnologia da Informação e Comunicação; Saúde e Biotecnologia; Energia e Meio Ambiente; Ciências Físicas e Químicas e Engenharia; Humanas, Ciências Sociais e Mídia Digital; Empreendedorismo. Bolsas de estudo estão disponíveis no site: ioti.ie/swb

Sua universidade quer ser nossa parceira? O IoTI - Institutes of Technology Ireland- é um órgão que representa 13 institutos de tecnologia que oferecem programas até o nível de doutorado. Ficaríamos felizes em trabalhar com sua instituição para identificar potenciais parceiros. Contate miriam.ryan@ioti.ie para mais informações.

ioti.ie


País participante do programa Ciência sem Fronteiras, a Irlanda já recebeu mais de dois mil estudantes brasileiros em suas instituições e foi, no último ano, o quarto país mais popular do programa. Mais de mil outros brasileiros chegam neste ano (2015).

O programa cobre despesas como acomodação, taxas acadêmicas e seguro saúde, além de oferecer um auxílio mensal para despesas pessoais e alimentação. Os bolsistas do Ciência sem Fronteiras recebem também um auxílio inicial para a compra de passagens aéreas, compra de laptop (ou tablet), e um auxílio instalação para a compra de utensílios domésticos e pagamento de caução nas acomodações, caso necessário. A Irlanda também recebe bolsistas do Ciência sem Fronteiras para Doutorado Sanduíche e Doutorado Pleno.

Para saber mais sobre o programa e como se cadastrar, acesse os sites: cienciasemfronteiras.gov.br e csfirlanda.ie.

euireland.ie

09


Estudar na Irlanda

“A equipe da UL nos acolheu prontamente e nos fez sentir em casa. As acomodações são incríveis e confortáveis! Aqui temos várias sociedades e clubes dos quais podemos fazer parte. Além disso, você poder conhecer mais da cultura local fazendo matérias de Cultura Irlandesa, sem contar as apresentações e viagens que a UL oferece. Minha experiência aqui foi incrível e garanto que vale super a pena!” Gustavo Monteiro, participante do CsF - Engenharia Química - UL – University of Limerick. “Eu recomendo a qualquer pessoa interessada em estudar na MIC para que venha! Os professores são ótimos, os módulos, muito interessantes e a localização é conveniente, perto do centro de Limerick. Tudo isso e o ambiente amigável fizeram o meu tempo aqui valer a pena!” Mauricio Jardim, participante do CsF - Design MIC- Mary Immaculate College. “Na UCC sempre tem algo acontecendo ou um bom lugar pra estar. Neste intercâmbio eu aprendi sobre culturas, países e até sobre mim mesma. Conheci pessoas incríveis, desenvolvi muitas novas habilidades e pratiquei novos esportes, perdi o medo de coisas desconhecidas. Como se tudo isso não bastasse, ainda redirecionei minha carreira.” Melissa Grant Hanni, participante do CsF Neurociência - UCC – University College Cork. “A Uversity leva a sério as artes e te dá a oportunidade de expandir seus conhecimentos, horizontes e campos de trabalho para o que você gosta, fazendo sentido para o seu projeto pessoal.” Lorena Pereira - Mestrado em Artes em Processo Criativo - Uversity.

10

- Por alunos brasileiros

“Se você está pensando em ir para Trinity, saiba disto: se prepare para ser muito exigido, esteja pronto para trabalhar duro, mas também espere viver o melhor momento da sua vida. É realmente muito impressionante ter tido essa experiência e ser capaz de dizer que eu consegui. Você vai ter que trabalhar duro, mas vale a pena. Em poucas palavras, é mais fácil listar o que eu não gostei do que o que eu gostei. Aqui está a lista: Eu não gostei quando acabou.” André Stern, participante do CsF - Ciência da Computação - TCD – Trinity College Dublin. “Gostei muito de estudar no LIT. Por ser um instituto de tecnologia, eu tinha muitas aulas práticas, o que eu acho que falta em muitas universidades brasileiras. Eu tinha 12 horas de laboratório toda semana e isso ajuda muito a desenvolver as habilidades. Os professores foram ótimos também, ajudavam muito, além do LIT possuir um Student Support para alunos com dificuldades.” Stephanie Murari, participante do CsF - Bioanálises

e Biotecnologia - LIT – Limerick Institute of Technology.

“Escolher a DCU foi uma decisão fácil depois de pesquisar sobre as melhores universidades da Irlanda. O escritório internacional sempre foi muito paciente e prestativo. As acomodações fornecidas pela universidade aos alunos são novas e confortáveis e a equipe é sempre gentil e disposta a ajudar. Durante o ano letivo, cursei vários módulos relevantes relacionados ao meu curso e, além disso, durante o verão, eu tive a honra de desenvolver uma pesquisa ao lado do Dr. Liam MacGabhann, que espero tornar-se a base para minha dissertação final.” Pollini Passos, participante do CsF – Engenharia de Produção - DCU – Dublin City University.


“A RCSI me dá a oportunidade de trabalhar com cientistas de excelente qualidade e proporciona o melhor ambiente para desenvolver minha pesquisa. A qualidade estrutural e de organização é bem impressionante. A relação com os professores e os colegas é um ponto relevante na minha adaptação e todos na RCSI estão realmente comprometidos com o bem-estar dos estudantes.” Paulo Budri, participante do CsF - doutorado em Microbiologia Clínica – RCSI - Royal College of Surgeons in Ireland.

“A melhor experiência da minha vida foi quando eu estava morando em Maynooth, isso porque eu tive a chance de vivenciar novas culturas, conhecer novas pessoas e lugares e me envolver na vida irlandesa. Os laboratórios do curso são muito bons. Eu, como aluno, tinha acesso a tudo de que precisava e a ajuda dos técnicos quando necessário. Os professores são todos muito bem qualificados e o material utilizado para o ensino também é muito bom.” Augusto Nery, participante do CsF – Engenharia Elétrica - MU – Maynooth University.

“Escolhi estudar no ITT Dublin, pois é o instituto que mais oferece disciplinas focadas na Indústria Farmacêutica, o que corresponde a um diferencial em relaçao à minha universidade no Brasil. O instituto está localizado em Tallaght, uma região tranquila, com muitos estabelecimentos comerciais ao redor e bem próxima ao agito do centro de Dublin. Me senti em casa desde o primeiro dia!” Camila Isola, participante do CsF - Farmácia, ITT Dublin – Institute of Technology Tallaght.

“Athlone é uma cidade universitária com ótima estrutura e localização (no centro do país, perto de tudo). Tem atrativos como o Castelo de Athlone e o Sean’s Bar, o pub mais antigo da Irlanda. Amo o AIT! A instituição é pequena, mas a estrutura é ótima. A equipe do departamento internacional é maravilhosa! Nos receberam muito bem e durante o ano estavam sempre à disposição. Faziam-nos sentir acolhidos, seguros e à vontade”. Bruna de Franceschi, participante do CsF – Enfermagem Psiquiátrica - AIT – Athlone Institute of Technology.

“Estudar no LYIT tem um monte de vantagens. A faculdade é pequena e simpática, por isso é mais fácil fazer amigos e conhecer outras pessoas. As turmas geralmente são pequenas; se você tiver alguma dúvida, pode facilmente perguntar aos seus professores. O LYIT é um bom lugar para fazer amigos, envolver-se em clubes e sociedades e ter uma experiência incrível.” Kaoana Lima - Biociência - LYIT – Letterkenny Institute of Technology. “O IADT foi minha primeira opção no CsF porque oferece uma estrutura de oficinas e disciplinas de Comunicação, Artes e Design muito diferente do meu curso no Brasil. Atendeu e superou minhas expectativas; a equipe, professores e colegas de turma foram parte fundamental do meu aprendizado e experiência de intercâmbio.” Leila Silva, participante do CsF – Design -IADT – Dun Laoghaire Institute of Art, Design & Technology.

“Waterford é uma cidade muito calma e as pessoas são muito amigáveis. O WIT tem uma infraestrutura espetacular. Os professores são bons e a grade curricular é extremamente similar a minha no Brasil. O departamento internacional é ótimo, sempre ajudando os alunos em tudo que precisam e também promovendo passeios pela Irlanda.” Evanielly Guimarães, participante CsF- Engenharia de Produção – WIT - Waterford Institute of Technology.

11


Sistema de ensino superior da Irlanda

O sistema de ensino superior da Irlanda inclui sete universidades, 14 institutos de tecnologia e um grande número de faculdades e centros de ensino e pesquisa. Cursos de bacharelado, mestrado e doutorado estão disponíveis em diversas disciplinas.

Universidades

Todas as sete universidades irlandesas estão classificadas entre o top 3% das universidades mundiais. Elas alcançaram 91% de satisfação na avaliação de estudantes internacionais, em pesquisa realizada pela International Student Barometer (IBS). Para mais informações sobre as universidades da Irlanda, acesse: iua.ie

Institutos de Tecnologia

Os institutos de tecnologia da Irlanda são instituições modernas e dinâmicas de ensino superior, que trabalham em conjunto com empresas para suprir as necessidades do mercado. Eles oferecem cursos de graduação e pós-graduação com foco em Engenharia, Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação. Para mais informações sobre os institutos de tecnologia da Irlanda, visite: ioti.ie

Faculdades especializadas

A Irlanda possui ainda algumas faculdades especializadas, que contam com cursos em áreas específicas como Saúde, Educação, Artes, Negócios e Tecnologia. Essas instituições oferecem um excelente ensino, com professores líderes em suas áreas, além de instalações e equipamentos de ótima qualidade.

12


Outras oportunidades - Pesquisa A pesquisa é uma atividade fundamental nas instituições de ensino superior irlandesas, integrada com a aprendizagem, ensino e transferência de conhecimento. Não há restrições aos tipos de pesquisas realizadas e todas as disciplinas estão representadas nas diversas instituições do país. A pesquisa é apoiada por meio de financiamento de fontes institucionais nacionais e internacionais. Dentre as principais agências de incentivo à pesquisa com base na Irlanda estão: Irish Research Council, Higher Education Authority, Science Foundation Ireland e Enterprise Ireland. A Irlanda tem investido fortemente nos últimos anos para desenvolver sua base de pesquisadores e infraestrutura de pesquisa. Atualmente, o país possui um sistema próspero e competitivo em nível mundial. O financiamento da pesquisa na Irlanda coloca uma forte ênfase na colaboração entre parceiros acadêmicos e industriais, com muitas oportunidades para a mobilidade dos pesquisadores. A Irlanda está também bem colocada no que se refere ao acesso para as principais oportunidades de financiamento na Europa, em particular por meio do programa Horizon 2020, da União Europeia, em que parceiros internacionais, incluindo os de fora da União Europeia, são importantes. Para saber mais, acesse ec.europa.eu/programmes/horizon2020

O programa Euraxess Ireland oferece aconselhamento gratuito e orientação aos pesquisadores que se deslocam para a Irlanda para desenvolver carreiras em pesquisa. Também fornece suporte prático para os pesquisadores e suas famílias e auxilia instituições de ensino superior, empresas e organizações de pesquisa ativa na contratação de pesquisadores e no fornecimento de oportunidades de financiamento. Saiba mais: euraxess.ie. Os pesquisadores que pretendem se candidatar às oportunidades de emprego e de financiamento na Irlanda são incentivados a registrar seu perfil, tanto no site euraxess.ie, como também no banco de dados de currículos euraxess.eu. Ao se registar em ambos os portais, os pesquisadores aumentam sua visibilidade para os potenciais empregadores na Irlanda e em toda a Europa.

13


IRLANDA

UVERSITY A

Uversity não é uma universidade convencional e não possui um campus exclusivo. Foi idealizada por meio de parceria entre 24 universidades irlandesas, institutos tecnológicos e faculdades independentes no intuito de apresentar um novo conceito em educação. O aluno tem a oportunidade de construir o seu próprio programa de estudos, combinando disciplinas de diferentes instituições de ensino de acordo com seus interesses e anseios. Isso porque a Uversity acredita que os alunos podem desenvolver seu potencial criativo se forem apoiados na busca dos seus objetivos pessoais de aprendizagem e não nos da instituição. A Uversity oferece um Mestrado em Artes em Processo Criativo (Masters of Arts in Creative Process) que permite ao estudante criar um curso personalizado. Os alunos são colocados no controle da sua educação por meio de um modelo inovador, individualizado e flexível que une coerência acadêmica e vitalidade artística.

A liberdade para fazer o que eu quero, o apoio e incentivo para seguir QUALQUER COISA, a crença que eu senti da Uversity de que eu sei o que é melhor para mim,... o sentimento de que eu controlo o meu próprio destino por meio da autodireção da minha educação... AMO este programa e estou muito feliz e agradecido por estar aqui.

14

Estudante Uversity 2014/2015 Mestrado em Artes em Processo Criativo.

Com duração de 12 meses, o mestrado integra o estudo acadêmico, a prática criativa e as experiências imersivas em comunidades criativas vibrantes da Irlanda. O aluno é incentivado a passar períodos em diferentes instituições e experimentar os diversos ambientes acadêmicos e artísticos que a Irlanda tem para oferecer. Cada aluno é acompanhado por um mentor pessoal durante o seu mestrado, de acordo com sua área e ambições. Ao longo do ano, o aluno da Uversity participa de disciplinas exclusivas do mestrado de Processo Criativo, se inscreve em disciplinas das instituições parceiras, passa um tempo envolvido com a prática e interagindo com as comunidades artísticas e culturais da Irlanda, até concluir seu projeto final.


Localização Em vårias partes da Irlanda.

Contato

info@uversity.org uversity.org facebook.com/Uversity

twitter.com/uversity

15


ATHLONE Athlone é uma cidade histórica localizada no coração da Irlanda. Situada entre os municípios de Westmeath e Roscommon, Athlone é a maior cidade às margens do Rio Shanon.

A cidade é um importante centro industrial e comercial devido à sua localização e fácil acessibilidade. Athlone está a uma hora da cidade de Galway e da costa e a uma hora e vinte minutos da capital Dublin. Tradicionalmente, a famosa ponte de Athlone era o principal ponto de passagem entre o leste e o oeste da Irlanda. Entre as atrações da cidade está o Castelo de Athlone, datado do século XIII. A área ao redor do castelo está cheia de casas coloridas, restaurantes, lojas de artesanato, galerias e bares. Essa área também abriga o Sean’s Bar, o pub mais antigo da Irlanda, que agrada os habitantes locais e também os visitantes em busca de história, música ou simplesmente uma atmosfera relaxante.

16

Lough Ree, ao norte da cidade, é um dos maiores lagos da região de Lakelands (nome dado à região devido aos seus belos lagos) e é ideal para atividades aquáticas como pesca, passeios de barco, esqui aquático, windsurf e navegação à vela. Uma série de atrações turísticas, locais históricos e atividades como caminhadas, ciclismo e trilhas também estão disponíveis na cidade. Para os estudantes, Athlone oferece muitos eventos sociais, esportivos e culturais, além de opções para compras, com dois centros comerciais. Athlone é também a casa de grandes empresas como Ericsson, Alkermes, Bioclin Laboratories, Covidien e Utah Medical, que oferecem oportunidades para estudantes e graduados.


Lugares para visitar na região:

✓ Sean’s Bar – o pub mais antigo da Irlanda: 900 d.C. ✓ Athlone Castle - Castelo de Athlone ✓ Luan Gallery - Galeria de Arte Luan ✓ The Monastery of Clonmacnoise - Mosteiro Clonmacnoise ✓ Cidade de Mullingar ✓ Cidade de Kilbeggan ✓ Lough Ree - Lago Ree ✓ Drum Heritage Centre - Centro Cultural Drum ✓ Birr Castle - Castelo Birr ✓ Little Museum of Memories - Pequeno Museu de Memórias

17


ATHLONE

Athlone Institute of Technology - AIT F

O Escritório Internacional fornece:

O AIT se aprimorou consideravelmente nas últimas quatro décadas e desde então vem oferecendo educação de qualidade em um campus moderno e cheio de vida. O AIT oferece cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos internacionalmente. Mais de seis mil pessoas, de 52 países, estão estudando atualmente no AIT. Os formandos do AIT têm obtido grande sucesso na progressão com os estudos e têm se destacado no mercado de trabalho.

• Informação e apoio aos estudantes internacionais antes de suas chegadas, bem como eventos de introdução ao instituito; • Assistência aos estudantes internacionais em relação à acomodação e à vida acadêmica e também social; • Organização de viagens pela Irlanda; • Assistência aos estudantes para encontrar estágios e empregos.

Os alunos do programa Ciência sem Fronteiras têm a possibilidade de estagiar no instituto ou fazer pesquisas em um dos três Institutos de Pesquisa do AIT – Instituto de Pesquisa em Biociências, Instituto de Pesquisa de Materiais, e Instituto de Pesquisa de Software. O campus tem excelentes instalações para pesquisa, que incluem espaço para trabalho de empresas já estabelecidas e também de empresas startup.

Pesquisa no AIT

Os pesquisadores do AIT têm uma excelente reputação internacional, principalmente nas áreas de Software e Engenharia de Polímeros, Ciência de Materiais, Ecotoxicologia, Ciência Ambiental e Toxicologia Celular e Molecular.

18

O campus conta também com instalações de qualidade para esportes, incluindo uma nova arena de atletismo de padrão olímpico, com pista coberta, a única na Irlanda.

undado em 1970, o Instituto de Tecnologia de Athlone é um lugar acolhedor, cuja missão é assegurar que cada um dos seus alunos tenha uma excelente experiência. Com um escritório internacional dedicado, os alunos recebem suporte durante todo o seu programa de estudos.


Dentre os principais cursos ofertados estão: Engenharia Mecânica | Toxicologia | Engenharia de Polímero | Ciências Farmacêuticas | Tecnologia da Informação Biotecnologia | Engenharia Eletrônica | Educação Física | Engenharia de Software e da Computação | Enfermagem Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Administração | Turismo | Engenharia Civil | Mecatrônica Energias Renováveis | Design Gráfico | Enfermagem Odontológica

Localização

Dublin Road, Athlone, região de Westmeath.

Contato

kturley@ait.ie ait.ie/international/ facebook.com/AthloneInstituteOfTechnologyBrasil

twitter.com/AthloneIT

19


CORK

Cork, a segunda maior cidade da Irlanda, é movimentada, vibrante, cosmopolita e cheia de parques, galerias, lojas, mercados, restaurantes, teatros e edifícios históricos. Muitas opções de lazer estão disponíveis aos seus visitantes e moradores. Há sempre algo acontecendo, como festivais, shows e exposições.

Cork é conhecida como “A Capital Gastronômica da Irlanda”, oferecendo produtos locais e restaurantes de excelente qualidade em toda a região. A região Oeste de Cork é uma das mais belas da Irlanda. Os visitantes podem desfrutar de lindas praias, campos e vilarejos, tudo a uma curta viagem de carro.

Apesar do grande número de habitantes, a cidade é relativamente pequena e compacta e praticamente tudo fica a uma curta distância do centro da cidade. Com uma vida noturna vibrante e fortes tradições esportivas, os mais de 25 mil estudantes têm sempre algo para fazer ali.

A indústria na região de Cork é forte e atrai muitas grandes empresas, especialmente nas áreas de Eletrônica, Telecomunicação, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Saúde e Farmácia.

Os simpáticos moradores de Cork são conhecidos por sua personalidade e charme, realçados por um forte traço de independência.

20


Lugares para visitar em Cork:

✓ The English Market - Mercado Inglês ✓ Cork City Gaol - Cadeia de Cork ✓ Shandon Bells - Os Sinos de Shandon ✓ Elizabeth Fort - Forte Elizabeth ✓ Blackrock Castle Observatory - Observatório do Castelo de Blackrock ✓ Crawford Art Gallery - Galeria de Arte Crawford ✓ Vilarejo de Cobh - Antiga Queenstown ✓ Blarney Castle e Blarney Stone - Castelo Blarney e a Pedra de Blarney ✓ Midleton Distillery - Destilaria Midleton ✓ Fitzgerald Park - Parque Fitzgerald

21


A

UCC foi fundada em 1845 e é uma das universidades mais antigas da Irlanda, com uma rica tradição em ensino e pesquisa, estando entre os dois por cento da elite de universidades em todo o mundo. A UCC tem quatro faculdades - Artes, Estudos Celtas e Ciências Sociais; Negócios e Direito; Ciência, Engenharia e Ciência dos Alimentos; Medicina e Saúde. Atualmente, dos vinte mil alunos matriculados, mais de três mil são estudantes internacionais, vindos de mais de cem países, e todos podem contar com um excelente serviço de apoio oferecido pelo escritório internacional. A UCC possui cerca de 1100 alunos de doutorado.

A UCC possui um campus bonito, verde e moderno, que conta com uma excelente infraestrutura para recreação e esportes. A Mardyke Arena, um dos melhores complexos esportivos da Irlanda, possui três salões de esportes, piscina com 25 metros de comprimento, academia, duas quadras de squash, parede de escalada, estúdio de dança e aeróbica e o Laboratório de Performance Humana. Uma grande variedade de clubes e sociedades está disponível para todos os alunos.

D ES TA Q U ES

CORK

University College Cork - UCC • Primeira universidade cinco estrelas da Irlanda. • Primeira universidade do mundo a ser premiada com a Green Flag (Bandeira Verde) devido à afinidade com causas (ou questões) ambientais. • Classificada em segundo lugar no ranking mundial UI Green Metric, que avalia o compromisso com o meio ambiente.

A UCC possui uma excelente reputação no desenvolvimento de pesquisas e oferece umas das maiores rendas para pesquisadores na Irlanda. Os programas em artes liberais são bastante reconhecidos internacionalmente. Sua localização geográfica permite pesquisas nas áreas de Ciências Físicas, Ciências Marinhas, Ciências da Terra e Energias Renováveis. A UCC fica próximo a grandes empresas de produtos farmacêuticos e indústrias de Tecnologia da Informação (TI), na cidade de Cork.

Pesquisas na UCC: Supervisão de especialistas líderes em seus campos, engajados em tecnologia de ponta, com pesquisa de

nível internacional • Uma grande comunidade de pós-graduação, acolhedora e diversificada • Eventos regulares - conferências, workshops e seminários • Módulos gerais fornecidos gratuitamente aos pesquisadores • Campus atraente localizado no coração da cidade de Cork • Mais de 60 centros de pesquisa e institutos que realizam pesquisa multidisciplinar. Saiba mais: ucc.ie/en/research/

22


Áreas disponíveis para alunos de graduação do programa

Anatomia e Neurociências, Matemática Aplicada, Bioquímica, Biologia, Ciências Biomédicas, Química, Engenharia Civil e Ambiental, Ciências da Terra, Ecologia, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Ciência Ambiental, Matemática Financeira, Ciência dos Alimentos e Nutrição, Geologia, Matemática, Estudos Matemáticos, Microbiologia, Farmácia, Farmacologia, Física, Fisiologia, Fitotecnia, Engenharia de Processos e Estatística.

Bolsas para ex-alunos do programa

Alunos que estudaram na UCC pelo programa Ciência sem Fronteiras têm um desconto de 25% em programas de mestrado na faculdade de Ciência, Engenharia e Ciência dos Alimentos.

Localização

Na região central da cidade de Cork, sul da Irlanda.

Contato

internationaloffice@ucc.ie ucc.ie/en/study/science-without-borders/ facebook.com/UCCInt uccinternational.wordpress.com/

23


DUBLIN Dublin é uma das capitais mais modernas e excitantes da Europa. A cidade é cheia de coisas para ver e fazer, e tem tanto atrações culturais, literárias e históricas, quanto vida noturna eclética, pubs, restaurantes, cafés e, claro, muitas opções para compras. Dublin está também a uma curta distância da costa e das montanhas e tem cenários com paisagens deslumbrantes e perfeitos para caminhadas, para andar de bicicleta ou simplesmente para se apreciar a vista. Dublin tem uma história rica e profunda que vai desde a chegada dos invasores vikings em 837 d.C., passando pelos invasores normandos da Inglaterra em 1171, até a rebelião irlandesa contra os britânicos em 1916 e a Guerra Civil de 1922, tornando-se a cidade moderna e cosmopolita que é hoje.

24

Dublin é o coração econômico da Irlanda e é a base europeia de muitas empresas multinacionais líderes no mercado, principalmente na área de Tecnologia da Informação (TI), como, por exemplo, Facebook, Google, Twitter, Microsoft, LinkedIn. Com várias instituições líderes no ensino superior, Dublin é uma cidade muito acolhedora e segura para os estudantes.

Dún Laoghaire

A vila de Dún Laoghaire fica na costa de Dublin, a onze quilômetros ao sul do centro da cidade. É uma área com todas as comodidades e um esplêndido porto, cercado por montanhas. A localidade possui muitos festivais, eventos culturais e atividades comerciais. Piscinas, campos de golfe, quadras de tênis e centros esportivos podem ser encontrados ali, bem como uma variedade de restaurantes, bares, teatros, centros comerciais e parques.


Lugares para visitar em Dublin: ✓ Ha’penny Bridge - Ponte Ha’penny ✓ Guinness Storehouse - Museu e Bar ✓ Temple Bar - área de pubs ✓ Book of Kells - Livro de Kells, um manuscrito ilustrado de 800 d.C. ✓ Dublin Castle - Castelo de Dublin ✓ Christ Church Cathedral - Catedral Christ Church ✓ Croke Park Stadium - Estádio Croke Park ✓ Kilmainham Gaol - Presídio Kilmainham ✓ St. Patrick`s Cathedral - Catedral de São Patrício ✓ St. Stephen´s Green Park - Parque St. Stephen´s Green

25


DUBLIN

DUBLIN CITY UNIVERSITY - DCU

26

A

DCU é uma universidade dinâmica e ambiciosa e está atualmente classificada no top 4% das universidades do mundo e no top 50 das universidades com menos de 50 anos em todo o planeta. Desde a sua criação, a DCU obteve reconhecimento mundial como uma grande instituição para pesquisa, com uma extensa tradição em pesquisa colaborativa. Parcerias externas com entidades nacionais e internacionais estão crescendo continuamente em todas as áreas, incluindo pesquisa acadêmica, clínica e industrial. Conhecida como a “Universidade da Empresa”, a DCU é dedicada a atividades comerciais e de translação, com uma crescente ênfase na transferência de tecnologia e facilitação da pesquisa translacional - pesquisa que tem seu início na ciência básica e sua conclusão na aplicação prática do conhecimento apreendido,

com o estabelecimento de empresas no campus que exploram comercialmente as descobertas e as habilidades de seus pesquisadores. Atualmente, a DCU possui mais de 11 mil alunos matriculados, incluindo quase dois mil estudantes internacionais, de 115 países. 25% dos alunos são de pós-graduação e mais de 50 mil pessoas já se graduaram ali. A universidade tem um campus vibrante, com instalações de qualidade, que incluem excelentes acomodações estudantis, um complexo esportivo com piscina de 25 metros de comprimento, uma premiada biblioteca, uma variedade de cafés, bares e restaurantes, um renomado centro de artes performáticas - The Helix - e mais de cem clubes e sociedades à disposição dos alunos. O campus está localizado a cinco quilômetros do centro de Dublin, o que proporciona muitas opções de entretenimento aos alunos.


Alunos do programa Ciência sem Fronteiras desfrutam de: • Acomodações modernas perto das salas de aula; • Centro de esportes com piscina de 25 metros; • Localização estratégica perto do centro de Dublin; • Oportunidade de estágio dentro e fora do campus; • Cursos de inglês disponíveis dentro do campus.

Alunos de doutorado têm: • Supervisão de profissionais e especialistas; • Comitê de supervisão para aconselhar sobre as necessidades de progressão e formação ao longo do curso; • Opções de formação em competências disciplinares e habilidades transferíveis projetadas especificamente para estudantes de doutorado.

Localização

Glanesvin, Dublin 9, a cinco quilômetros do centro de Dublin.

Contato

international.office@dcu.ie dcu.ie/international facebook.com/DCU.International.Office

twitter.com/DCUIntl

27


DUBLIN

Dun Laoghaire Institute of Art, Design & Technology - IADT O

IADT é líder no ensino superior especializado em criatividade e inovação nas áreas de Artes, Tecnologia e Empreendedorismo. Em parceria com os alunos, o instituto visa desenvolver profissionais inovadores, criativos, empreendedores e adaptáveis, para que possam enfrentar os desafios de um mundo globalizado e de uma era digital em constante mudança. Os programas incluem Artes Criativas, Design, Mídia Digital, Empreendedorismo, Tecnologia e Psicologia Aplicada. Os alunos estudam em um ambiente criativo, desafiador e emocionante, reunindo e trocando experiências com estudantes de outros programas de graduação, o que os leva à criação de projetos inovadores. Os estudantes contam, também, com o suporte de uma excelente equipe que inclui pesquisadores ativos, tecnólogos, programadores, designers, profissionais criativos, empreendedores e escritores. O novo prédio, National Film School, inaugurado em setembro de 2013, oferece instalações fenomenais, em padrão industrial, para produção de cinema e televisão, funcionando também como um centro de pesquisas nessas áreas.

O IADT oferece aos seus alunos a oportunidade de participar de uma série de palestras de atores, produtores, cineastas, editores, animadores e designers de renome internacional. Já passaram por lá Jim Sheridan (roteirista e diretor), Alex McDowell (designer de produção), Neil Jordan (roteirista e diretor), Oliver Stone (roteirista e diretor), Roddy Doyle (roteirista e produtor), Alan Parker (produtor e diretor), Caroline Leaf (animadora), Jeffrey Caine (roteirista), Stephen Rea (ator), Joanna Quinn (animadora) e Seamus McGarvey (diretor de fotografia). Filmes produzidos por estudantes do IADT alcançaram sucesso considerável ao longo dos anos e foram exibidos em mais de 75 festivais de cinema em todo o mundo, ganhando inúmeros prêmios. O mercado de trabalho necessita de profissionais flexíveis, adaptáveis e criativos e essas competências-chave são parte importante de todos os programas do IADT. Além de oferecer programas de alta qualidade, o IADT desenvolve o aluno como indivíduo e pensador independente que dará sua valiosa contribuição para o mundo.

Os programas do IADT oferecem uma experiência educacional completa:

Turmas pequenas para atenção individual Excelentes recursos para ensino e aprendizagem Oportunidades únicas para aprender fazendo Excelentes oportunidades de carreira Atmosfera amigável

28


Estão disponíveis para os alunos do programa Ciência sem Fronteiras os seguintes programas de bacharelado: • Animação; • Psicologia Aplicada; • Tecnologias de Mídia Criativa; • Produção − Cinema e Televisão; • Maquete, Design e Efeitos Digitais; • Fotografia; • Design − Comunicação Visual; • Computação Criativa; • Design para Palco e Tela; • Arte.

Outros programas de bacharelado: • Estudos de Negócios e Gestão de Artes; • Estudos de Inglês, Mídia e Cultura; • Negócios – Empreendedorismo; • Negócios - Empreendedorismo e Gestão; • Produção Musical Criativa.

PÓS-GRADUAÇÃO: • Gestão de Eventos Culturais; • Estudos da Cultura Pública; • Arte e Pesquisa Colaborativa; • Produção − Rádio e Televisão; • Roteiro para Cinema; • Ciberpsicologia; • Design Experiencial.

Localização

A cerca de dois quilômetros do centro de Dun Laoghaire e a onze quilômetros do centro de Dublin, com fácil acesso a ônibus.

Contato

international@iadt.ie bit.do/iadtcsf

29


DUBLIN

INSTITUTE OF TECHNOLOGY TALLAGHT - ITt DUBLIN F

undado em 1992, o ITT Dublin é uma das principais instituições de ensino superior da Irlanda. Os diplomas de graduação são reconhecidos em todo o mundo, proporcionando aos seus estudantes oportunidades de carreira em nível global. Recentemente, o ITT Dublin obteve dez milhões de euros em investimentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação, se tornando líder em pesquisa e inovação. O Instituto de Tecnologia Tallaght é um lugar vibrante para se viver e aprender, tendo como

um dos principais diferenciais as turmas pequenas, que criam um ambiente confortável para a interação entre alunos e professores, proporcionando, assim, uma aprendizagem realmente eficaz. O ITT Dublin está localizado em Tallaght e o acesso ao centro de Dublin é facilitado pelo Luas, um metrô de superfície, cuja estação fica ao lado do instituto. Ao redor, é fácil encontrar cinemas, restaurantes, bares, bancos, hotéis, lojas e o teatro.

Dentre as vantagens do ITT Dublin estão

Excelente acesso | Reconhecimento internacional | Excelente apoio estudantil Turmas pequenas | Mais de 50 clubes e sociedades O que os atuais alunos brasileiros dizem sobre ITT Dublin: “ITT Dublin é uma instituição de ensino superior onde você se sente confortável! As turmas são pequenas, os professores sabem o seu nome, você se sente em casa”. / “Dublin é um lugar encantador, tudo o que você quer fazer você pode fazer em Dublin. Tallaght é um ótimo lugar para se viver, perto das montanhas, shopping center, supermercado e do centro de Dublin”.

30


Cursos oferecidos para alunos do programa Ciência sem Fronteiras: • Ciência dos Esportes e Saúde; • DNA e Análise Forense; • Ciências Bioanalíticas; • Bioanálises e Análises Químicas; • Bacharelado em Computação; • Gestão da Tecnologia da Informação; • Mídias Criativas; • Engenharia Eletrônica; Mecânica; Ambiental e de Sistemas de Energia; • Ciências Farmacêuticas.

Localização

Belgard Road, Tallaght, Dublin 24. Tallaght é uma vila pertencente a Dublin, possui um transporte público eficaz que conecta os usuários do Luas (metrô de superfície) diretamente ao centro de Dublin.

Contato

alison.rooney@ittdublin.ie it-tallaght.ie/brazilian_students facebook.com/SWBITTDublin

31


DUBLIN

Royal College of Surgeons in Ireland - rcsi F

undada em 1784 para treinar cirurgiões, a RCSI tem desempenhado um papel importante na educação e treinamento de profissionais da saúde na Irlanda. Atualmente, a renomada instituição, que conta com quatro mil estudantes de mais de 60 países, oferece graduação e pós-graduação em Ciências da Saúde. Os cursos têm como alvo estudantes que desejam melhorar a saúde humana por meio da inovação e colaboração em educação, pesquisa e serviço. A RCSI visa desenvolver líderes de saúde do futuro. Entre os principais programas estão os doutorados em Biomedicina, Clínica e Serviços de Saúde. A RCSI é comprometida com a excelência na pesquisa e no desenvolvimento de relações de colaboração com a indústria, instituições de pesquisa e de política educativa, tanto nacionais quanto internacionais. O objetivo é atrair os melhores pesquisadores acadêmicos e construir um forte relacionamento entre médicos e cientistas. Além do campus em Dublin, a RCSI possui campi na Malásia e em Barém. Alunos brasileiros do programa Ciência sem Fronteiras contam com o apoio de um time de médicos e cientistas renomados internacionalmente.

32

Além da excelente qualidade de ensino na área da Saúde, alunos da RCSI desfrutam de uma vida social animada em Dublin. Com mais de 70 opções de clubes e sociedades, que abrangem todos os gostos, o aluno terá uma experiência completa!

Os programas de doutorado na RCSI estão disponíveis nas seguintes áreas: • Bioengenharia • Neurociência • Doenças Cardiovasculares • Câncer • Doenças Respiratórias • Desordens Inflamatórias • Saúde da População • Ginecologia, Obstetrícia e Saúde Perinatal • Farmácia, Ciências Farmacêuticas e Química


Cursos de graduação em medicina, farmácia, fisioterapia e enfermagem Mestrado e doutorado em uma variedade de disciplinas, incluindo doutorado em medicina

O programa inclui: • aulas de módulos relevantes; • suporte total aos estudantes por meio de workshops: - Inglês; - Comunicação e Escrita; - Empreendedorismo e Liderança. • módulos de desenvolvimento profissional; • progresso da tese revisado por um comitê.

Localização

No coração de Dublin, entre a Grafton Street, maior rua para compras, e o lindo parque St. Stephen´s Green.

Contato

brazilSwB@rcsi.ie rcsi.ie/ScienceWithoutBorders

33


DUBLIN

Trinity College Dublin -TCD A

TCD é uma das mais renomadas e históricas universidades da Europa. Fundada em 1592, a Trinity é um centro de ensino e pesquisa de excelência, classificada em primeiro lugar na Irlanda pelo ranking QS World University 2015. A TCD produz graduados respeitados em todo o mundo, cidadãos globais que se tornam líderes na academia, indústria e governo. Alunos de 130 países já estudaram ali. Os cursos de graduação oferecem aos estudantes oportunidades de aprendizagem empírica, ou seja, aprender fazendo; trabalhos em pequenos grupos; e tutoriais e seminários regulares. Os cursos são revistos e melhorados todos os anos para incorporar as mais recentes descobertas à grade curricular e garantir um ensino inovador e de ponta. Com uma localização privilegiada no centro da capital, seu campus possui bibliotecas tecnologicamente avançadas, laboratórios e instalações de Tecnologia da Informação (TI). É casa da maior biblioteca da Irlanda que, desde 1801, recebe cópias de todos os livros produzidos na Irlanda e no Reino Unido. Sua coleção passa de seis milhões de volumes, incluindo meio milhão de mapas. A TCD é uma das poucas universidades do mundo a fornecer a todos os alunos de graduação um tutor pessoal - um membro da faculdade que fornece orientação acadêmica, pessoal e profissional. Misturas de mentores e conselheiros, os tutores auxiliam os alunos com alguma dificuldade, escutam suas preocupações e os ajudam a tirar o máximo proveito de seu tempo na universidade.

34

• Classificada no top 100 das melhores universidades do mundo; • Classificada como a universidade número um da Irlanda; • Classificada no top 50 mundial no ranking QS Subject 2015 em: Língua Inglesa e Literatura; História; Política e Estudos Internacionais; Ciências Biológicas e Línguas Modernas; • Líder mundial em Nanotecnologia; Tecnologia da Informação; Imunologia; Matemática; Física; Genética; Psicologia; Engenharia; Ciências Biológicas; entre outros cursos; • Conta com 17 mil estudantes de 122 países; 40% dos funcionários e 25% de seus alunos são de fora da Irlanda; • Reconhecida como um dos principais centros internacionais de pesquisa; • Alunos usufruem uma vida social vibrante, com mais de 200 sociedades e clubes esportivos; • Além da graduação, alunos do programa Ciência sem Fronteiras têm à disposição mais de 250 opções de doutorado.


Localização

College Green, região central de Dublin.

Contato

delinara@tcd.ie tcd.ie/study facebook.com/tcdglobalrelations

35


LETTERKENNY Letterkenny é a maior e mais populosa cidade do condado de Donegal. Situado no noroeste da Irlanda, o município é um dos lugares mais admiráveis e únicos do país. Possui uma costa espetacular de 300 quilômetros, incluindo os maiores penhascos da Europa (Slieve League) bem como um interior com rios, colinas e turfeiras, onde muitos dos moradores locais ainda falam irlandês. Com belas praias, vistas deslumbrantes e prática de muitos esportes como surf, ciclismo, caminhadas e pesca, Donegal é a capital da aventura. Junto com a vizinha cidade de Derry, localizada do outro lado da fronteira, na Irlanda do Norte, Letterkenny é o principal núcleo econômico do noroeste da ilha da Irlanda.

36

Letterkenny originou-se no início do século XVII como uma vila para comércio e hoje é um centro urbano moderno, proporcionando à região as instalações comerciais, de varejo, sociais e econômicas necessárias. A cidade tem muitos monumentos e edifícios interessantes, novos e velhos, bem como museus e galerias de arte. Letterkenny é um excelente local para compras, possui muitos pubs e nightclubs, assim como uma grande seleção de restaurantes que oferecem todos os tipos de cozinha, tanto local como internacional, sendo uma cidade divertida e animada para os estudantes.


Lugares para visitar na região:

✓ Glenveagh National Park - Parque Nacional Glenveagh ✓ Slieve League Cliffs - Falésias Slieve League ✓ Newmills Corn and Flax Mill - Moinho de Milho e Linho Newmills ✓ County Museum - Museu County ✓ Cidade de Derry - Irlanda do Norte ✓ Cidade de Sligo ✓ Cidade de Donegal ✓ Povoado de Gweedore ✓ Mount Errigal - Monte Errigal ✓ As belas praias de Donegal, como Ballymastocker Bay, por exemplo.

37


LETTERKENNY

Letterkenny Institute of TechnologY - LYIT

38

O

LYIT é um lugar alegre e inspirador que possui três mil alunos, tanto locais quanto estrangeiros, vindos de 31 países. Com uma vibrante variedade de culturas e atividades no campus e uma atmosfera acolhedora, solidária e descontraída, os alunos e funcionários trabalham em colaboração e os segundos estão sempre à disposição para ajudar os primeiros. Com modernos e integrados campi em Letterkenny e em Killybegs, o LYIT incentiva, além do aprendizado acadêmico, a experiência prática com foco na carreira. Todos os cursos oferecidos ensinam os mais recentes conhecimentos e habilidades que o mercado de trabalho demanda. Entre as excelentes instalações do LYIT estão o conjunto de estúdios de design gráfico, recursos de enfermagem de ótima qualidade, laboratórios para fins especiais, cozinhas e restaurante para treinamento e um centro de desenvolvimento de negócios no campus, o CoLab, para apoiar o desenvolvimento de empresas e produtos dos seus pesquisadores. O Centro Danlann conta com ótimas instalações esportivas e de lazer, além de centro médico, serviço de aconselhamento, serviço religioso e um escritório de carreiras. Parte da missão do LYIT é ajudar a aumentar as perspectivas econômicas dos jovens que estudam no instituto e, consequentemente, a prosperidade das comunidades em que esses jovens estão inseridos. O LYIT está envolvido em muitos

programas transfronteiriços e está atualmente promovendo uma aliança estratégica com a Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte. Os alunos do LYIT se tornam parte da comunidade local. Muitas acomodações estão disponíveis em Donegal, a uma curta distância do campus. O LYIT possui quatro faculdades: Negócios, Engenharia, Hospitalidade e Ciências, com cursos de graduação e pós-graduação. Entre a ampla variedade de programas estão cursos como Engenharia de Segurança Contra Incêndios, Contabilidade, Ciência dos Alimentos e Nutrição, e mestrado em Sistemas e Segurança de Software.


Localização

Letterkenny, condado de Donegal, no Noroeste da Irlanda.

Contato

Jill.Murphy@lyit.ie bit.do/lyit-int facebook.com/lyit.international

39


LIMERICK Localizada na região Centro-Oeste da Irlanda, Limerick é a terceira maior cidade da ilha. Famosa pela simpatia do seu povo e com vários festivais de música, artes e eventos culturais, além de premiados restaurantes, muitas lojas para compras e uma vida noturna agitada, Limerick tem atrações para todos aproveitarem! Limerick foi eleita “A Cidade Nacional da Cultura” de 2014 e também é chamada de “Capital do Esporte”, por sua forte tradição no rúgbi. A história da cidade remonta ao século IX, quando foi conquistada pelos vikings. Um acordo foi estabelecido e a cidade, murada. Hoje, esse rico passado medieval ecoa nas ruas antigas da cidade.

40

Com quase 50% da população com idade inferior a 30 anos e importantes centros de ensino superior, Limerick tem uma cultura estudantil vibrante. Fora da cidade, o condado de Limerick é um lugar de encanto e de grande beleza, com uma paisagem suavemente ondulada que varia de montanhas, como a Ballyhoura, no Golden Valley, ao Estuário de Shannon. A cidade fica a apenas 30 minutos do Aeroporto Internacional de Shannon e perto de todas as mais belas paisagens e destinos turísticos da região, incluindo os famosos penhascos de Moher (Cliffs of Moher) e o Castelo Bunratty, os dois localizados no vizinho condado de Clare.


Lugares para visitar na região:

✓ King John’s Castle - Castelo King John ✓ Hunt Museum - Museu Hunt ✓ St. Mary’s Cathedral - Catedral de Santa Maria ✓ Milk Market - Mercado do Leite ✓ Limerick City Gallery of Art - Galeria de Arte da Cidade de Limerick ✓ Thomond Park Stadium Tour - Tour pelo Estádio Thomond Park (Rúgbi) ✓ Vila de Adare ✓ Lough Gur Visitor Centre - Centro de Visitação do Lago Gur ✓ Ballyhoura Mountain Bike - Trilhas de bicicleta na Montanha Ballyhoura ✓ Bunratty Castle - Castelo Bunratty (Condado de Clare) ✓ Cliffs of Moher (Condado de Clare)

41


LIMERICK

limerick institute of technology - lit O

LIT é o único instituto de tecnologia eleito Instituto do Ano pelo University Guide, do renomado jornal Sunday Times, por duas vezes nos últimos seis anos. Com instalações modernas e de qualidade, o LIT é uma das principais instituições de ensino da Irlanda, com parcerias globais que incluem pesquisadores na NASA, parceiros da indústria no Silicon Valley, e uma vasta comunidade internacional de estudantes da Europa, Canadá, Brasil, Oriente Médio, África, Índia, China e sudeste da Ásia. O LIT trabalha com a filosofia de ‘Aprendizagem Ativa’, sempre misturando a teoria com a prática. Além de receberem fundamentos teóricos e filosóficos sólidos no campo escolhido, os alunos atigem a excelência acadêmica aplicando o seu aprendizado e explorando novas ideias em oficinas e laboratórios semelhantes ao “mundo real”. Para atender às necessidades do mercado de trabalho atual, mais de 120 programas estão disponíveis em seis campi, localizados no Centro-Oeste da Irlanda.

Pesquisa e pós-graduação A pesquisa é uma parte fundamental da filosofia de inovação do LIT. Entre os centros de pesquisas disponíveis estão: • Shannon ABC: tem foco no desenvolvimento, aprimoramento e comercialização de biotecnologia; • CELLS: aprimoramento de compostos bioativos em plantas, em ambientes controlados, com resultados relevantes tanto para aplicações terrestres quanto extraterrestres; • ACORN: traz Engenharia, Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação juntos em uma abordagem multidisciplinar focada em soluções sustentáveis de engenharia para aplicações industriais, comerciais e de serviço público; • Tecnologia de jogos e sistemas interativos: usa tecnologia de jogos para implementar quadros teóricos para testar aspectos de percepção e cognição em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs); • ACADEmy: projetos de pesquisa temáticos baseados em estúdio, na Faculdade de Arte e Design; • Desenvolvimento Rural e Sustentável (CRSD): desenvolvimento sustentável de zonas rurais da Irlanda, Europa e ao redor do mundo.

Programas disponíveis nas áreas de:

Engenharias Eletrônica, Mecânica e Civil | Energias Renováveis | Construção Sustentável Ciências Ambientais e Agricultura Sustentável | Ciências Aplicadas | Tecnologias Médicas Tecnologias da Computação | Música, Vídeo e Tecnologias de Transmissão e Produção Multimídia Criativa, Animação e Design de Jogos | Belas Artes e Design de Moda Assistência Social | Turismo e Hospitalidade | Gestão de Negócios e Finanças

42


O laboratório do LIT, Controlled Environment Laboratory for Life Sciences - CELLS, colaborou com a NASA para cultivo de plantas no espaço, com potenciais aplicações nas indústrias de alimentos, nutrição e farmacêuticas. Continuamente apontado, pela pesquisa Student Barometer, da União Europeia, um dos melhores institutos nas categorias Cursos Práticos, Acessibilidade Acadêmica e Preparação dos graduados para o trabalho. Lar do Centro de Aceleração da Empresa Hartnett - uma incubadora instalada no campus para ajudar a impulsionar o crescimento de startups na região Centro-Oeste da Irlanda - um dos maiores do país.

Localização

Seis campi no Centro-Oeste da Irlanda, sendo o principal campus no centro da cidade de Limerick.

Contato

international@lit.ie LIT.ie/International Facebook.com/InternationalLIT

Twitter.com/LIT_IntOffice

43


LIMERICK

Mary Immaculate College - MIC

44

F

undada em 1898, a MIC é uma Faculdade de Educação e Ciências Humanas, comprometida com a excelência no ensino, na aprendizagem e com a pesquisa. A instituição tem uma crescente e diversificada comunidade de mais de três mil alunos matriculados em cursos de graduação em Educação, Humanas, Cuidados e Educação na Infância e Estudos de Teatro, assim como opções para pós-graduação (mestrado e doutorado) em diferentes áreas. Quase 40% dos professores do ensino primário da Irlanda estudaram na MIC. Muitos outros graduados também ocupam cargos em vários setores, nacional e internacionalmente, principalmente na Educação, Psicologia, Desenvolvimento de Políticas Públicas e Meios de Comunicação. A MIC tem uma comunidade internacional vibrante, colaborando com mais de 50 universidades e faculdades parceiras em todo o mundo, e recebe mais de 70 estudantes internacionais anualmente. Os estudantes internacionais são plenamente integrados com a faculdade por meio de um programa de orientação personalizado e uma equipe de apoio contínuo.

Com uma atmosfera acolhedora e uma equipe empenhada em oferecer um atendimento excelente e personalizado aos alunos, em 2014 a MIC conquistou o prêmio Outstanding International Student Satisfaction, do site StudyPortal, baseado na extrema satisfação dos seus alunos. Os alunos contam com uma variedade de clubes e sociedades, incluindo a Sociedade Internacional, que organiza eventos sociais e viagens de fim de semana para destinos turísticos por toda a Irlanda. O programa Ciência sem Fronteiras tem sido um enorme sucesso na MIC. Os estudantes podem escolher entre uma variedade de módulos nas áreas de Matemática, Estudos de Mídia e Comunicação, Psicologia, Geografia Física, Ciências e Língua Inglesa. A MIC oferece excelentes instalações, incluindo o mais novo teatro da Irlanda, o Lime Tree Theatre; a estação de rádio do campus, a Wired FM; um complexo esportivo moderno e equipado; e acomodações no campus, todas convenientemente localizadas em um bonito e arborizado ambiente, a apenas dez minutos a pé do centro da cidade de Limerick.


A Escola de Pesquisa e Pós-Graduação conta com mais de cem pesquisadores no doutorado e 250 estudantes de mestrado. Entre os cursos disponíveis estão: Doutorado em Educação | Doutorado em Filosofia da Arte e Cultura | Doutorado ou mestrado de pesquisa e tese em Educação: Aprendizagem, Sociedade e Educação Religiosa; Língua, Alfabetização e Matemática; Pedagogia Reflexiva e Estudos da Infância; Educação Artística e Educação Física; Necessidades Educativas Especiais | Doutorado ou mestrado de pesquisa e tese em Ciências Humanas: Língua Inglesa e Literatura; Estudos Franceses; Estudos Alemães; Geografia; História; Matemática e Computação; Mídia; Música; Filosofia; Psicologia; Teologia e Estudos Religiosos | Mestrado em Língua e Literatura Mestrado em Estudos de Mídia | Mestrado em Educação Musical.

Localização

A dez minutos a pé do centro da cidade de Limerick e a 30 minutos do Aeroporto Internacional de Shannon.

Contato

international@mic.ul.ie bit.do/mic-int bit.do/MIC

45


LIMERICK

University of Limerick - UL C

riada em 1972 como Instituto Nacional para a Educação Superior, a UL foi classificada como universidade em 1989. É uma universidade jovem, enérgica e empreendedora, com mais de 13 mil estudantes. O campus, com mais de 133 hectares, é magnífico. Conta com instalações para recreação, lazer, cultura e esportes e está localizado a cinco quilômetros do centro de Limerick e a vinte quilômetros do Aeroporto Internacional de Shannon. A UL tem parceria com mais de 400 universidades em 38 países e recebe mais de dois mil estudantes internacionais por ano, o que representa 13,5% do número total de alunos. A UL tem sido uma das principais escolhas dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras e todos eles estão autorizados a fazer estágio durante os meses de verão. A Universidade de Limerick oferece apoio constante aos estudantes internacionais por meio de um escritório internacional que conta com assessores culturais brasileiros, centros de apoio ao estudo e ao idioma.

VANTAGENS de ESCOLHER A UNIVERSIDADE DE LIMERICK • Todas as instalações da UL estão localizadas em um único campus, a uma curta distância a pé umas das outras; • Acomodações de qualidade. A Cappavilla Village e a Thomond Village oferecem apartamentos com dois, quatro ou seis suítes com linda vista, além de lavanderia e sala de jogos no prédio; • Grande variedade de restaurantes e cafés a uma curta distância das residências no campus. Há 17 opções de locais para comer no campus; • Mais de 70 clubes e sociedades, uma ótima maneira de se divertir e fazer novos amigos; • Adesão gratuita ao centro de esportes que possui: - piscina olímpica; - uma das maiores instalações para esportes e eventos da Irlanda, com quatro quadras polivalentes; - uma das maiores academias da Irlanda. • Mais de 800 cursos para escolher em quatro faculdades: Artes, Humanas e Ciências Sociais; Educação e Saúde; Ciência e Engenharia; e Negócios.

Em uma pesquisa recente, realizada pelo International Student Barometer, a UL foi eleita a universidade número um por fornecer a “melhor experiência ao estudante”, o “melhor apoio ao estudante” e a “mais calorosa recepção na Irlanda”. A UL também ficou em primeiro lugar entre as 238 instituições em todo o mundo nas categorias “Atividades Sociais”, “Oportunidades de Vivenciar a Cultura Irlandesa”, “Instalações Sociais”, “Escritório de Acomodação” e “Clubes e Sociedades”.

46


O programa para os alunos inclui:

Duas primeiras semanas para escolher entre uma variedade de módulos e adequar o calendário pessoal | Estágios Excursões gratuitas | Bilhetes gratuitos para shows na UL Acomodação no campus

Localização

A cinco quilômetros do centro de Limerick e a vinte quilômetros do Aeroporto Internacional de Shannon.

Contato

study.abroad@ul.ie ul.ie/international/ facebook.com/ULInternational

47


MAYNOOTH

48

Localizada na região metropolitana de Dublin, a apenas 25 quilômetros a oeste do centro da capital, Maynooth é uma cidade universitária vibrante e animada. Estudantes representam 80% da sua população. Com fácil e frequente acesso a Dublin, muitos irlandeses moram em Maynooth e trabalham na capital. A região tem várias opções de lazer, lojas, restaurantes e, claro, pubs.

Maynooth é um importante centro histórico da Irlanda, com um patrimônio diversificado e uma longa tradição de aprendizagem e cultura. Sua importância histórica é datada do século XII e seu legado medieval ainda é muito visível hoje com as ruínas do impressionante Castelo de Maynooth, na extremidade da pitoresca rua principal da cidade e aos portões da universidade.

Maynooth também está ao lado do Silicon Valley da Irlanda - nome dado a uma região conhecida por suas indústrias de computação e eletrônica, que abriga as sedes europeias de muitas empresas multinacionais incluindo Intel, HP, Facebook, Microsoft e Google.

O condado de Kildare, onde Maynooth está situada, é conhecido por sua bela paisagem plana e é também o centro da indústria equestre na Irlanda.


Lugares para visitar na região:

✓ Dublin City Centre - Centro de Dublin - 25km ✓ Maynooth Castle - Castelo de Maynooth ✓ St. Patrick’s College – Seminário nacional ✓ Carton House – Mansão e jardins ✓ Irish National Stud and Japanese Gardens Centro de reprodução de cavalos e Jardins Japoneses ✓ Kildare Village – para fazer compras ✓ Athy Heritage Centre-Museum - Centro Cultural e Museu Athy ✓ Bog of Allen - Pântano de Allen ✓ Curragh Racecourse - Hipódromo Curragh

49


MAYNOOTH

MAYNOOTH UNIVERSITY - MU

50

A

Maynooth University oferece programas inovadores de graduação, mestrado e doutorado em suas excelentes e modernas instalações, combinados com uma tradição acadêmica que vem desde 1795. Isso porque a Maynooth University estabeleceu-se como universidade em 1997, mas é decorrente da St. Patrick´s College Maynooth, datada dessa época.

A MU é a única universidade da Irlanda localizada em uma cidade universitária, Maynooth, que fica a apenas 25 quilômetros do centro de Dublin, proporcionando aos estudantes uma experiência única. Maynooth está ao lado do Silicon Valley (nome dado à região conhecida por suas indústrias na área de computação e eletrônica), por isso, a MU mantém fortes ligações com os gigantes da indústria como Intel, HP, Facebook, Microsoft,

Google, entre outros. Como o custo de vida em Maynooth é bem inferior se comparado ao do centro de Dublin, muitos dos funcionários dessas empresas moram em Maynooth. Maynooth é a universidade que mais cresce na Irlanda, com mais de dez mil estudantes de mais de 90 países. Na posição 67 no ranking Times Higher Education (THE), na categoria 100 under 50, em 2014, a universidade é também a primeira fora da América do Norte a ser incluída no guia das melhores faculdades do renomado Princeton Review. A universidade de Maynooth mantém o recorde de maior renda de pesquisa por acadêmicos e maior sucesso na comercialização de projetos de pesquisa entre as universidades irlandesas. A renda anual para pesquisa na universidade é de mais de 20 milhões de euros, uma média de 90 mil euros por pesquisa.


Uma variedade de cursos estÁ disponíveL para os alunos do Ciência sem Fronteiras nas seguintes áreas: • Indústria criativa • Engenharia • Ciência da saúde • Biologia • Biotecnologia • Ciência da computação e informação • Farmácia • Física • Química • Matemática Com mais de 100 sociedades e clubes ativos e tendo investido 6,4 milhões de euros em esportes e recreação, muitos eventos sociais, culturais e esportivos acontecem no campus.

Localização

A bonita e histórica vila de Maynooth (Kildare) fica a 25 quilômetros do centro de Dublin e também do aeroporto. Trens e ônibus garantem um fácil e rápido acesso à capital.

Contato

brazil.international@nuim.ie maynoothuniversity.ie/international facebook.com/MaynoothUniversityInternational

twitter.com/MU_intl

51


WATERFORD O condado de Waterford está situado no ensolarado sudeste do país e é cheio de locais históricos e vales verdes exuberantes. Tem um litoral deslumbrante e uma cidade vibrante.

Waterford é bem conhecida pela sua excelente qualidade de vida e ambiente seguro e amigável, onde os quase dez mil estudantes fazem parte da comunidade.

A cidade de Waterford é a mais antiga da Irlanda, com mais de 1100 anos. Hoje, Waterford é uma cidade moderna e charmosa, onde o velho e o novo se misturam. A cidade tem uma população calorosa e acolhedora, que recebe os visitantes de braços abertos, fazendo-os se sentirem em casa.

Waterford possui muitas atrações turísticas como o espetacular Copper Coast - um geoparque que integra a Rede Global da Unesco, o Viking Triângulo, e The House of Waterford Crystal - A Casa do Cristal, famosos no mundo inteiro.

Localizada às margens do Rio Suir, a apenas dez quilômetros da costa, a cidade possui magníficas praias que oferecem oportunidades para os amantes da natação e do surf. Waterford também possui uma vibrante área para compras, uma animada vida social e espaços para lazer e esporte.

52

Waterford possui a única “Gaeltact” da região Sudeste do país, nome dado à área em que ainda se fala o gaélico, a língua irlandesa.


Lugares para visitar na região:

✓ The House of Waterford Crystal - Casa do Cristal de Waterford ✓ Tramore Beach - Praia Tramore ✓ Copper Coast Geopark - Geoparque Copper Coast ✓ Vila costeira Dungarvan ✓ Lismore Castle Gardens - Castelo e Jardins de Lismore ✓ Reginald´s Tower - Torre de Reginald ✓ Medieval Museum - Museu Medieval ✓ Cliff Walk, Ardmore - Caminhada no penhasco em Ardmore ✓ Bishop´s Palace - Palácio do Bispo ✓ Condado de Wexford

53


WATERFORD

WATERFORD INSTITUTE OF TECHNOLOGY- WIT O

WIT é um dos maiores e mais progressistas institutos de tecnologia da Irlanda. Está situado no coração da cidade mais antiga da ilha, Waterford, conhecida por sua excelente qualidade de vida, segurança e receptividade, fazendo com que os estudantes sintam-se imediatamente em casa. Um dos pontos fortes do WIT é a sua estreita ligação com a indústria local e regional. Muitos dos programas de graduação contam com estágio integrado, no qual os estudantes vivenciam uma experiência real de trabalho, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades profissionais. O WIT também tem intercâmbio acadêmico formal e parcerias de pesquisa com mais de cem universidades em todo o mundo.

O instituto possui uma próspera comunidade estudantil internacional, que conta com mais de mil estudantes de mais de 80 países, tornando-se assim um ambiente de aprendizagem dinâmico e multicultural. O WIT tem vasta experiência na recepção de estudantes internacionais e conta com um escritório internacional que oferece excelente serviço de atendimento e suporte aos alunos. Uma grande variedade de atividades é organizada para os alunos do WIT, incluindo o programa de indução e integração; eventos esportivos, como surf e caminhadas; e eventos culturais para celebrar festivais como o Carnaval, Ano Novo Chinês e Diwali (festival das luzes), por exemplo. Os alunos são incentivados a participar das atividades organizadas pelos mais de cem clubes e sociedades do instituto. O campus oeste do WIT possui instalações esportivas de primeira qualidade para as práticas de atletismo, futebol, críquete e muitos outros esportes, possibilitando aos alunos uma experiência realmente completa. Mais de 170 programas acadêmicos nas áreas de Artes e Humanas, Negócios, Educação, Engenharia, Saúde e Enfermagem, Ciências e Informática. Pós-graduações com cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

54


Vantagens do WIT para os estudantes do programa Ciência sem Fronteiras

• Mais opções de programas • Grande variedade de disciplinas opcionais • Maior número de estágios • Mais de cem clubes e sociedades no campus • Excelentes alojamentos – no campus e fora do campus • Localizado na cidade mais antiga da Irlanda, com excelente vida noturna e opções para compras

Localização

Diversos campi em Waterford.

Contato

doneill@wit.ie wit.ie/international facebook.com/BrazilWIT

55


Uma ponte entre o

Brasil

ea

Ilha Esmeralda Informações sobre turismo, estudo e trabalho na Irlanda, além de notícias e curiosidades. Acesse:

guiairlanda.com.br


Mapa das Universidades


guiairlanda.com.br

Profile for MD Creative Media

IRLANDA: GUIA DO ESTUDANTE - ENSINO SUPERIOR-  

IRLANDA: GUIA DO ESTUDANTE - ENSINO SUPERIOR-

IRLANDA: GUIA DO ESTUDANTE - ENSINO SUPERIOR-  

IRLANDA: GUIA DO ESTUDANTE - ENSINO SUPERIOR-

Advertisement