Issuu on Google+

Pro grama de Atividades 2013 Programa

Fevereiro13

Acompanha este boletim o habitual Programa de Atividades 2013. Afixa-o no espelho da casa de banho, no frigorífico, onde te apetecer. Os passeios de estrada mensais, económicos e populares, vão de encontro às expectativas dos sócios num ano em que o evento capital será a 3ª Festa da Moto Henisa. Também ressuscitamos os “Chaços” mas numa tónica não desportiva. Para que a brincadeira regresse, irão ser servidos em jeito de track day, em pista fechada e sem classificação.

Boletim oficial de informação

Proibido ler na diagonal Queres mais? Vai à net!

20

71 , 4000-099 PORTO PORTUGAL Telf.: +351 225 505 863 Telm: + 351 934 833 137 motoclubedoporto.pt

Rua Aurélia de Sousa, ○

patrocinador do Passeio a Cabeceiras de Basto

mcp@motoclubedoporto.pt sede: 4ª e 6ª, 21h ○

Ora aqui está um mês eclético: Bons passeios de estrada, de trails e TT, festa de Carnaval e palestra com pilotos do Dakar!! Esta é a verdadeira essência do Moto Clube do Porto!

2ª feira, 11 de fevereiro, 22h, na sede

Car na val 2013 MC PPor or to Carna naval orto

1

○ ○ ○ ○ ○

com

Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Sim! Dois pilotos em simultâneo na sede do MC Porto a narrar as aventuras deste Dakar 2013! Os veteranos, conversadores e eloquentes Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata oferecerão uma noite fabulosa e memorável aos sócios do MCP. Contamos com sede repleta e a vossa pontualidade só vos beneficiará. Para ficarem bem sentados, não perderem pitada e melhor colocarem as vossas perguntas pois estes dois pilotos nortenhos contam tudo o que quiseres saber. A vida no “bivouac”, as dificuldades de navegação, estratégias, as ligações, avarias, gestão de equipa e adversários, as diferenças da África para a América do Sul… Imperdível!

○ ○ ○ ○ ○ ○

Intermarché de Cruz da Argola (saída de Guimarães na Direcção de Fafe, ainda antes de Mesão Frio); - Arranque em caravana pelas serras a norte de Fafe, passando por aldeias como Lagoa, Várzea Cova, Petimão e outras bem típicas 14.00h: Almoço no Restaurante Cozinha Real de Basto, em Cabeceiras. Menu: entradas, sopa à lavrador, rojões, sobremesa, café e bebidas; - Regresso em grupo e de novo pela serra Inscrições até 4ª feira, dia 13 O costume: sede, Henrique Araújo, rique@henisa.pt ou 917 550 803 Preços: Sócio: 12 euros; Não sócio: 17 euros Após dia 13: mais 2 euros e sujeito a vagas

Programa: 8.30h : Encontro no parque de estacionamento do

No mesmo dia e pelas mesmas bandas do passeio de estrada MCP Antero & Filhos irão andar os nossos sócios amantes do TT, desta feita com o patrocínio da Henisa Cash Carry. E até nos vamos encontrar todos à mesa. Este passeio, muito simples e de grande beleza paisagística, será em formato de caravana a seguir o líder. Pede pontualidade e disciplina a todos para que se cumpra o programa tranquilamente e se possa apreciar as serras de Guimarães a Basto. É que o trajeto é mesmo bonito…

Região de Basto

Supernoite Dakar

“Belo Passeio TT” MCP Henisa

Sábado, 23 de fevereiro, 21.30h, na sede

Domingo, 17 de fevereiro

Sem dúvida, o Carnaval é a melhor festa anual que o MC Porto organiza para os seus sócios! Tem vindo a aumentar em folia e qualidade e são sempre uns 100 mascarados – com pinta e imaginação – que abrilhantam esta grande noitada, já daqui a uns dias. As regras são as habituais: Entrada: 6 • por pessoa. Se vieres fantasiado: apenas 1 euro! E repetimos: não consideramos fantasia uma mera peruca ou um bigode postiço. Para um carnaval não podemos ir à paisana tal como não faz sentido ir a uma noite normal na sede vestidos de palhaço. Traz qualquer coisa para trincar durante a noite e surpreende-nos com a tua imaginação.

O casaco do Bianchi ainda pode ser teu! E como a Lotaria dos Reis ditou que o casaco de competição do Pedro não saiu a nenhuma rifa comprada, iremos sortear de novo o carismático equipamento nesta noite! Nota: após começar a palestra não se servirão mais cafés.


Este passeio está espetacular e como a previsão do tempo é boa temos aqui evento para bem mais de uma centena de participantes!

Domingo, 17 de fevereiro

Passeio a Cabeceiras de Basto MCP – Antero & FFilhos ilhos A região de Basto é perto e oferece locais naturais de grande beleza. A juntar a isto, o imenso gosto dos nossos sócios e anfitriões Filipe Raposo e Augusto Pinto, cabeceirenses de gema que tudo estão a preparar para proporcionarem um grande dia aos demais amigos do MC Porto. Será também a estreia do concessionário Antero & Filhos como patrocinador de eventos turísticos do clube. Como tal, o encontro, cafezinho e briefing acontecerá na sua loja, bastante conhecida e com fácil acesso. Voltando ao programa, o Filipe e Augusto conseguiram as visitas ao Museu de Arco de Baúlhe e Mosteiro de Refojos de Basto e ainda a prova de vinhos verdes numa quinta senhorial. O trajeto, esse ainda está mais suculento que os rojões. Pelos bosques da região, tanto nos levarão a lagoas e cascatas como aos cumes do Nariz do Mundo e Porto de Olho.

Não esqueçam a máquina fotográfica e uma mini-merenda para trincar a meio da manhã.

Programa: 8.20h: Encontro no Stand Antero & Filhos, na EN1, entre os Carvalhos e o acesso à A1 (Grijó) com os habituais café (só até às 8.50h) e briefing oferecidos; - Arranque em caravana pela A1, IP1, Ponte do Freixo, VCI, A3 e A4 até Amarante, variante à N210, Celorico de Basto (por fora) e Arco de Baúlhe; 10.30h: Visita à Secção Museológica Ferroviária de Arco de Baúlhe; 11.30h: Continuação do passeio pela Ponte do Caneiro e Águas Santas; 12.00h: Paragem junto à cascata e lagoa do rio Vilela. Pausa para trincar a sandocha que trouxeres; - E a passeata continua por Uz, Muscoso, Nariz do Mundo e Porto de Olho, zona de transição entre o Minho e o Barroso. Descida à vila de Cabeceiras de Basto; 14.00h: Almoço no Restaurante Cozinha Real de Basto. Menu: entradas, sopa à lavrador, rojões, sobremesa, café e bebidas; 16.00h: passagem a pé ao centro Cinegético e visita ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos de Basto; 17.00h: Visita à Casa da Tojeira e prova de vinhos verdes; - Regresso em caravana por Fafe, A7 e A3

Vamos apanhar neve? Prometem muito sol...

O MC Porto aproveita para agradecer aos sócios e anfitriões Filipe Raposo e Augusto Pinto o entusiasmo e fantástica colaboração.

Sempre por estradinhas pavimentadas mas desenfiadas pelos bosques da região

O preço inclui o café, almoço, prova de vinhos, as visitas todas e SORTEIO DE PRÉMIOS ANTERO & FILHOS à sobremesa! Vais ficar em casa?

Mais fotos da região em motoclubedoporto.pt

Inscrições até 4ª feira, dia 13 O costume: sede, 934 833 137 ou ErnestoBrochado@motoclubedoporto.pt

2

Preços: Sócio: 13 euros; Cliente Antero & Filhos: 13 euros; Nem uma coisa nem outra: 18 euros; Após dia 13: mais 2 euros e sujeito a vagas


Galardões MC Porto 2012

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Rompendo com tradições que dificultavam o bom serviço e desenrolar dos jantares de Natal, o MCP teve finalmente um grande convívio natalício optando pelo Jantar de Reis, a 5 Janeiro. A qualidade e dignidade do Restaurante O Mercado, no “Ferreira Borges” ajudou ao charme que muito agradou aos 71 convivas, já que a maioria se deixou ficar à conversa muito após o fecho da 14ª Gala de Prémios do MCP, entrega de prémios que aumenta de dignidade de ano para ano. Agora vamos deixar que os sócios passem palavra para, no próximo ano, em vez de 71, sermos 171 e ocuparmos toda a magnífica sala do restaurante, conseguindo assim um ambiente ainda mais íntimo. Com colaboração do “DJ” João Zagallo e as principais 2800 fotos do ano projetadas, o jantar correu lindamente, refeição terminada com um resumo de 2012 por parte da direção. E como o ano teve de realce a inauguração da nova sede e a realização da 2ª Festa da Moto Henisa, não espanta que todos os galardoados tivessem associados desses momentos tão importantes. Muito obrigado a estes beneméritos de suor e ideias e de mangas arregaçadas pelos Moto Clube do Porto!

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Prémio Gold Sponsor Henisa Cash & Carry

Prémio Ferramentas Ilídio Neto

Prémio 10 Anos é Muito Tempo Nuno Feliz

Prémio Dragão de Ouro Pedro Soares Lopes

Prémio Música e Segurança no Trabalho Nuno Trepa Leite

Sócio do Ano Carlos Ribeiro

3

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

– Santo Tirso Motoboxe 13 – Assembleia Geral MCP 17 – Colaboração na Corrida do Dia do Pai

3 - Passeio de Iniciação à Condução Trail

Mais para março

O magnífico concelho duriense de Sabrosa receberá este excelente passeio de estrada. E que é sempre o que mais mostra, o que mais ensina, o que mais espevita, o que mais diverte. Aponta na agenda este fim de semana em terras de Miguel Torga e Fernão de Magalhães. Programa em breve.

22º Moto-rali Turístico MC Porto em Sabrosa

16 e 17 de Março

15º Portugal de Lés-a-Lés Tudo aponta que as inscrições desta aventura da FMP em que o MCP participa sempre em força abram no início de Março com a apresentação oficial do evento. Vamo-nos manter atentos ao site da FMP.

Com visita à Base Naval do Alfeite, museus industriais e muitos e bons percursos pelo PN do Estuário do Tejo, este início do troféu turístico da FMP promete. Os anfitriões são do melhor e vão-nos mostrar algo onde nunca fomos. Inscrições no nosso site e com preço de 78 euros para sócios MCP.

23 e 24 de fevereiro MR Turístico do C. Varadero Crosstourer no Estuário do Tejo

O MCP gosta sempre de dar umas palavrinhas de promoção às concentrações mais carismáticas. Esta organizada pelos amigos do MC de Vila do Conde na Serra da Estrela é uma delas. Está apontada para o Vale do Rossim. Um local muito bom e para motociclistas intrépidos.

Carlos Ribeiro é Sócio do Ano 2012 em gala de grande estilo

15 a 17 de fevereiro 5ºs Esquimós na Serra da Estrela

Reza o artigo 5º (alínea d do ponto1) dos estatutos deste clube que os sócios devem pagar as quotas entre 1 de janeiro e 31 de março. Ora os que ainda não cumpriram esta obrigação têm mais dois meses para despachar isto, facto que o MC Porto agradece reconhecido pois o investimento (controlado) na nova sede deixou-nos muito justos. Relembramos que custam os jurássicos 48 euros anuais. Podes pagá-las na sede. Obrigado

Jantar de Reis MC Porto digno e memorável

Quotas 2013 em pagamento


Janeiro em duas penadas. Mais no site:

4. O regresso dos Filhos da Pauta Os nossos amigos de Alfena visitaram a nova sede do MC porto e uma vez mais ofereceram-nos grande sarau de Janeiras com as suas vozes e cavaquinhos. Obrigado!

11. Corpos Sociais reeleitos Numa noite que demonstrou as boas capacidades da nova sede para assembleias e tertúlias, os novos Corpos Sociais foram eleitos com 48 votos, a esmagadora maioria dos presentes. A direção cessante apresentou relatórios de contas e atividades e o debate surgiu, proveitoso para o clube. Obrigado a todos os presentes. Debater questões de interesse ao MC Porto é nestas alturas.

11 a 13. Pinguins macios

Sócios MC Porto com desconto BP! Dentro do envelope que te trouxe este boletim tens o teu cartão personalizado com nome e número de sócio MCP que te dará desconto de 6 cêntimos por litro de gasolina, gasóleo ou outro combustível em todos os postos BP do país! Isto se já não o recebeste em mão na sede. Já referimos que um desconto destes não é nada de alucinante, mas é melhor que nada, é do MC Porto, podes dá-lo ou emprestá-lo ao cônjuge ou amigos e tem as seguintes vantagens: Por cada litro que meteres com o cartão, o MCP recebe 0,0075•. Ou seja, 15 cêntimos por cada 20 litro o que poderá significar bem mais que uma renda da sede no final do ano. O desconto de 6 cêntimos não é acumulável com outro que o posto eventualmente esteja a fazer. Se o posto tiver uma promoção de 3 cêntimos, por exemplo, o cartão MCP complementará com mais 3. Mas mesmo que o posto já tenha uma promoção de 6 cêntimos ou mais é importante passar o cartão para o teu clube receber a tal percentagem! Obrigado!

Num ano em que o MCP não se fez representar oficialmente nesta festa invernal na meseta espanhola, vários foram os “ferrinhos” desta clube que não deixaram créditos por motos alheias e gozaram a concentração do Turismoto. Parabéns a todos, num ano em que as viagens de ida e volta aos Pinguins foram marcadas por temperaturas amenas se comparadas com anos anteriores.

Motos de água a caminho de Ponte de Lima. Que dia... Mas valeu a pena

18. Programa apresentado Com formato inovador pela iniciativa de Jorge Meireles, o Programa de Atividades 2013 deste clube foi apresentado em AG, noutra boa noite para se abordar assuntos do clube e em que os novos Corpos Sociais do clube tomaram posse.

27. Passeio de motos de água… até ao Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima ficou na memória dos 20 compinchas do MCP que não viraram a cara ao dilúvio e rolaram alegremente até ao Minho pela bela rota traçada pelo Artur Silva. Nas suas 13 motos de água e três carripanas-barcaça, o grupo revelou uma boa disposição incrível e um espírito solidário de enaltecer. Não faltaram estradas submersas nem boa mesa. O Museu do Brinquedo Português, único no país com esta característica, merece a visita. Recordamos a nossa infância várias vezes. E acabou por ser um dia muito gratificante! Obrigado a todos.

3 fever. Trails no sol do Marão Com um domingo fantástico de panoramas a perder de vista do alto do Marão e Alvão, esta passeata para condutores de motos trail ofereceu uma jornada memorável às duas dezenas de participantes inscritos. O gelo da manhã deu lugar a um dia prazenteiro com feijoada na Campeã, foto de grupo diante das Fisgas do Ermelo e, essencialmente, muito gozo pelos estradões de montanha. Que dia… No site até tem filme.

4

Tiago Gonçalves 1988-2013

Nova R 1200 GS passou no MCP

Esta é daquelas notícias que ninguém gosta de dar e a que o Moto Clube do Porto há muitos anos não tinha obrigação. Tiago Gonçalves, nosso sócio, faleceu a 14 de janeiro. Bastante jovem pois iria completar 25 anos no final do mesmo mês, este professor alegre e bem disposto deixou-nos precocemente, ceifado por um acidente. A direção do Moto Clube do Porto apresenta sentidos pêsames à família enlutada.

De surpresa, a novíssima BMW R 1200 GS de 2013 passou à porta da sede do MC Porto na noite de 1 de fevereiro perante os cerca de 40 sócios presentes, bem ainda antes de poder ser apreciada nos stands da marca. A iniciativa foi do concessionário Antero & Filhos que quis oferecer esta oportunidade – fugaz e misteriosa – aos sócios do nosso clube. A moto, precedida da “bisavó, avó e mãe” R 1100, R 1150 e R1200 respetivamente, passou três vezes na rua, devagar mas sem parar. Deixou o cheirinho no ar…

Abel Pereira deixou-nos Chegou a ser sócio do MC Porto, vendeu motos a muitos de nós e era um amigo. Abel Pereira, vendedor da Horizmoto deixou-nos com 48 anos de idade, vitimado por doença. Amigo como dissemos e de trato muito agradável, temos a certeza que o Abel vai pôr todos os santos e anjos a andar de moto!

Boletim por e-mail? só vantagens! Dois terços dos associados MCP já recebem o boletim por e-mail. Compensamos com vantagens e descontos nos passeios. Pede a sergiocorreia@motoclubedoporto.pt

Um abraço ao Bruno Soares …pelo desaparecimento do seu pai, também neste triste mês de janeiro. Por favor, que nasça alguém para contrabalançar!

pela direcção

Ernesto Brochado (director executivo)


Boletim mcp fevereiro 2013