Page 1


Quem faz esta

parceria brilhar

somos

todos nós

NINGUÉM FINANCIA FIAT COMO O BANCO FIAT


FATTO STAMPA

SEMPRE AO SEU LADO


ABRACAF CONTÉM

14

Identificação Visual Confira todos os detalhes da mudança da identidade azul das lojas para a bordô cromada, com o arquiteto Gustavo Barros, da Fiat

16

Reunião do Conselho Cobertura completa da reunião da ABRACAF no Sheraton Rio, com a reeleição da diretoria executiva

26

Lançamento do Bravo O novo hatch médio da Fiat foi apresentado à Rede com muita classe durante a posse da nova diretoria executiva da ABRACAF

30

VIP - Sete dicas incríveis para empresários

34

Galeria - Marajó abre unidade em Caxias do Sul (RS)

36

Turismo - Os melhores resorts do Brasil

EXPEDIENTE Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat Rua Itápolis, 543 Cep: 01245-000 - São Paulo - SP Fone: 11 3661-9922 Fax: 11 36618666 - DDG: 0800 159922 Presidente: Luiz Romero C. Farias. Vice-presidentes: Guido Benedito Viviani, Arthur Bruno O. Schwambach, Adriano Ruston Capucci, Ivan Ribeiro Costa e Ivo Luiz Roveda. Diretores: Augusto Dias Brandão, Carlos Milton Buffoni Filho, Celso Antonio Menegaz, Elton Doeler, Fernando Pontes, Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho, Henrique B. Menezes Jr., José Carlos Dourado A. Jr., João Maurício Martins Normanha, Marcelo Pizzani, Marco Aurélio Leta, Mário Sérgio Moreira Franco, Maurício de Souza Queiroz e Paulo Fernando Q. Figueiredo Jr. Conselho de ex-presidentes: Edmo Mendonça Pinheiro, Rubens da Silva Carvalho, Flávio Antonio Meneghetti, José Maurício Andreta Jr. Diretor executivo: Márcio Cardoso Consultor editorial: Enio Lins REVISTA UNA - Projeto, criação e execução: Fatto Comunicação 360º - www.fattostampa.com.br - 11 55075590. Coordenação Geral: Márcio Cardoso. Diretor de Conteúdo: Rogério Nottoli (Jornalista responsável - MTB: 31056) - r.nottoli@fattostampa. com.br. Editor de Arte: Renato Prado. Repórter: Silvia Herrera. Copydesk: Juliana Nottoli. Fotos: George Gargiulo e Shutterstock. Assistentes de Arte: Bruno Nottoli, Érica Igue e George Gargiulo. A Revista UNA não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias desde que citada a fonte.

REVISTA UNA - 6


PALAVRA

DO PRESIDENTE

Virando mais uma página POR LUIZ ROMERO FARIAS

E

ste fim de ano é especial para a ABRACAF, pois 2010 marca também o término de nossa primeira gestão e início de uma nova jornada. Como presidente da gestão que se encerra e com um novo mandato conferido pelos conselheiros,

neste editorial pós-reeleição, cabe-me agradecer a todos que contribuíram para o sucesso desse primeiro ciclo.

Meus agradecimentos a toda diretoria. Saúdo a todos nos nomes dos vice-presidentes Bruno

Schwambach e Guido Viviani, que se excederam em competência e capacidade de responder aos desafios apresentados às comissões de Comercialização e de Pós-Vendas. Agradeço também aos conselheiros e integrantes das comissões de trabalho da ABRACAF no biênio encerrado neste dezembro de 2010.

Meu reconhecimento aos ex-presidentes solidários a nossa primeira gestão, citando especialmente

Flávio Meneghetti, companheiro de todas as horas, parceiro engajado cotidianamente nas tarefas da ABRACAF. Temos certeza que continuaremos a contar com o apoio de todos neste segundo mandato.

Sou grato igualmente àqueles que fazem a Fiat Automóveis, dentre os quais destaco Lélio

Ramos, permanente interlocutor com quem, de forma aberta, leal e transparente, a ABRACAF tem discutido as questões comerciais.

Minha gratidão especial, em nome da diretoria e dos conselheiros, aos funcionários da

ABRACAF. Desde dona Adriana, agilíssima no indispensável cafezinho, até a proficiência de Márcio Cardoso, nosso principal executivo.

2011 se nos apresenta como dificultoso, particularmente no primeiro trimestre, em função das

previsíveis consequências das medidas impostas pelo Banco Central para os financiamentos. Acochado, o crédito deverá minguar nos primeiros 100 dias do ano, refletindo numa redução na venda de veículos. Oxalá eu esteja errado.

Entretanto, arrisco uma opinião: a partir de abril, com a domação das novas regras do BC,

o fluxo de vendas deverá se normalizar, retomando os padrões ascendentes. Esse primeiro trimestre exigirá mudanças significativas em nosso negócio. Nesse momento em que o retorno financeiro, por razões do aumento da taxa de juros, sofre um duro ataque, não há outra compensação possível senão a ampliação das margens de comercialização. Isto implicará na conscientização de todos os atores – banco, fábrica e Rede.

Temos à nossa frente mais um ano de muita luta. Mas, nós que fazemos a Rede Fiat, não só

estamos acostumados como nos renovamos frente à dificuldade. Vamos encarar o ano que se anuncia para vencer seus desafios. Venceremos.

No crepúsculo de 2010, resta-me lhes desejar um Feliz Natal e um Ano Novo radioso, repleto

de saúde e prosperidade.

Muito obrigado pelo apoio e confiança que, junto com toda diretoria, recebi de todos vocês.

Seguiremos adiante, ainda mais unos. REVISTA UNA - 7


REVISTA UNA - 8


REVISTA UNA - 9


ABRACAF EXPRESS

tecnologia Powertrain Technologies A influente revista norte-americana “Popular Science” classificou o revolucionário motor MultiAir electro-hydraulic da Fiat Powertrain Technologies (FPT) como a melhor das invenções do ano: “Best of What’s New”. O destaque é para suas características inovadoras em termos de eficiência energética e ecológica, com seu sistema de gestão da válvula de admissão. Em breve nos Estados Unidos, a tecnologia MultiAir estará disponível para o lançamento comercial do Fiat 500, que será equipado com um quatro cilindros do motor FPT 1,4 litros. Essa tecnologia reduz o consumo de combustível e de CO2 em até 10%.

investimento fábrica em peRNAMBUCO O grupo Fiat vai investir R$ 3 bilhões para construir uma fábrica em Pernambuco, no Complexo Industrial Portuário de Suape. A futura unidade deve ficar pronta em três anos, terá capacidade para produzir 200 mil veículos por ano e vai gerar aproximadamente 3,5 mil empregos diretos. A nova fábrica será um investimento estratégico para a empresa, para o Estado de Pernambuco e para o Nordeste, pois se insere em um amplo programa de industrialização e desenvolvimento econômico e social da região. Os investimentos de R$ 3 bilhões no período de 2011 a 2014 abrangem a construção da fábrica, de centro de Pesquisa & Desenvolvimento, projeto e desenvolvimento de novos produtos e plataformas, além de treinamento de recursos humanos. A fábrica será o centro de um polo industrial que se formará em área de 4,4 milhões de metros quadrados. O polo industrial reunirá fornecedores de componentes e sistemas, em moderna arquitetura de negócio e produção.

REVISTA UNA - 10

rallye CORRIDA ECOLÓGICA No início de dezembro aconteceu o primeiro “Fiat eco:Drive GP” da Europa, uma inédita competição de condução eco-friendly com base em dados objetivos de condução fornecida através de eco:Drive, o sistema Fiat inovador que ajuda a aumentar a eficiência de condução, reduzindo o consumo de combustível e emissões. A iniciativa envolveu todos os proprietários de automóveis Fiat - equipado com o Blue & Me -, que vivem na Itália, França, Alemanha, Espanha e Inglaterra. A final aconteceu no Salão de Bolonha, com os dez finalistas. O italiano Luca Martinello foi o grande campeão.


segurança SALÃO DE BOLONHA Giulietta, o mais seguro automóvel compacto no mundo de acordo com a Euro NCAP, foi a estrela do estande da Alfa Romeo, com as últimas novidades da sua gama no Salão de Bolonha. O público pode admirar três versões do modelo que recentemente recebeu o título de “Auto Europa 2011”: 140 HP JTDM Distinctive Giulietta 2.0; 170 cv a gasolina 1.4 MultiAir Turbo Giulietta distintivo “Alfa TCT”; e 235 HP 1750 TBi Giulietta Quadrifoglio Verde. O primeiro carro apresenta o novo motor turbodiesel 140 HP com registros de baixas emissões (apenas 119 g/km).

recorde

destaque

melhor novembro

9 PRÊMIOS PARA O NOVO UNO

A Fiat se mantém na liderança das vendas no Brasil pelo nono ano, com um mês de novembro excelente. Foram emplacados mais de 70 mil automóveis e comerciais leves. Com isso, a marca ampliou a liderança nas vendas acumuladas no ano: de janeiro a novembro, teve 681.081 emplacamentos, o que corresponde a 22,9% do mercado. A diferença sobre a segunda colocada subiu para 57.343 unidades. No ranking dos carros mais vendidos, o Uno continua como o destaque de vendas da montadora, com 199.941 unidades emplacadas no ano. Entre os comerciais leves, a Strada mantém-se na liderança isolada, com 104.845 emplacamentos. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

A Fiat acaba de receber mais quatro prêmios: dois para produto e dois para publicidade. O Novo Uno ganha sua nona premiação com o prêmio 10 Best 2011 na categoria “Melhor 1.0”. Realizado pela conceituada revista “Car and Driver”, presente em nove países, o prêmio elegeu também o Fiat Bravo, que acaba de ser lançado, como “Melhor Hatch Médio”. A campanha intitulada “Novo Uno. Novo Tudo” ganhou Melhor Publicidade de Produto pela Top Car TV.


ABRACAF EXPRESS reunião RECOFIAT EM CAMPINAS

Márcio Cardoso fez apresentação na Recofiat

aniversário

Foi muito positiva a reunião da Recofiat Anhanguera, presidida por Simão Jr. em 24 de novembro, em Campinas, com a presença de membros do escritório regional e da diretoria comercial da Fiat. Na parte da manhã, o diretor executivo da ABRACAF, Márcio Cardoso, apresentou a relação das concessionárias que ainda não enviaram o Termo de Adesão da Previdência. Em seguida, ele mostrou o demonstrativo da competitividade dos produtos e o novo portal, detalhando o módulo de emplacamento. À tarde, entraram na pauta vários temas, entre eles vendas, ajustes de estoques e propaganda cooperada. “Debatemos sobre as margens das vendas dos veículos para aumentar a rentabilidade dos concessionários”, explicou Guido Viviani, vicepresidente da ABRACAF. Sobre propaganda, a Recofiat sugeriu que seja nomeado um representante para aprovar as propostas do Regional. “Houve a integração total dos participantes”, disse o presidente da Recofiat.

fábrica

Ducato completa 10 anos

DE BEM COM A NATUREZA

O Fiat Ducato comemora 10 anos de fabricação no Brasil com a liderança do mercado de furgões grandes no país. Nesta primeira década, o veículo já passou das 55 mil unidades emplacadas, com oito anos de liderança nesse segmento. Atualmente o Fiat Ducato possui participação de 36% no mercado em seu segmento. Em 2000, depois de dois anos como produto importado, o Fiat Ducato começou sua produção no Brasil, na época a participação era de apenas 6,7%, com 1.860 unidades vendidas naquele ano. Já em 2010, mais de 11 mil unidades devem ser emplacadas no país.

Em reconhecimento ao trabalho realizado pela Fiat na busca por uma produção sustentável, o Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza elegeu a empresa como o “Melhor exemplo em energia”. O projeto vencedor foi o sistema de iluminação natural por meio de lentes prismáticas, utilizado em mais de 80.000 m² de galpões construídos na Fiat, dentro do plano de investimentos realizado no último triênio para expandir a capacidade produtiva de sua fábrica, em Betim (MG) e desenvolver novos processos e tecnologias. O troféu foi entregue no final de novembro no Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves, sede do governo de Minas, em Belo Horizonte. Esta é a primeira edição do prêmio, uma iniciativa da Revista Ecológico.

REVISTA UNA - 12


O OK MAIS

(

)

RÁPIDO DO MERCADO

PLANOS COM (

)

(

)

PARCELAS (

)

COMPETITIVAS

NOS PLANOS DE 48 E 60 MESES

90 DIAS DE

CARÊNCIA

TAXAS

A PARTIR

DE 0,29%

a.m.

Mesmo com as novas regras do Banco Central, que chegaram depois de um excelente novembro com recorde de vendas, o Banco Fiat continua a oferecer planos vantajosos, com ótimas condições de crédito. Veja, há planos com 90 dias de carência e condições promocionais, com taxas a partir de 0,29% a.m* ; e planos longos de 48 e 60 meses com parcelas menores. Além disso, temos a análise de crédito mais rápida do mercado. Com a nossa parceria, o concessionário da Rede Fiat sempre tem muito mais vantagens!

* Consultar condições na carta do mês.

UMA EMPRESA DOS CONCESSIONÁRIOS FIAT

REVISTA UNA - 13

FATTO STAMPA

A parceria Abracaf e Itaú sempre busca as melhores condições para incrementar suas vendas!


ABRACAF VISUAL

PURA SOFISTICAÇÃO 64 concessionáriAs ALTERARAM NESTE ANO

antes

a IDENTIFICAÇÃO

a

mudança do popular azul para o bordô cromado, mais chique e sofisticado, na identificação visual das fachadas e interior das Concessionárias Fiat começou em 2009, com a inauguração de 23 novas unidades. Este ano, mais 64 lojas realizaram a mudança e outras 206 já a solicitaram. “Para 2011, teremos de fazer em 350 lojas, quase uma por dia; e em 2012 mais 192”, explica o arquiteto Gustavo Arantes Barros, responsável pelo projeto na Fiat. A montadora banca 50% do custo total. Os ex-presidentes da ABRACAF Rubens Carvalho e Flávio Meneghetti acompanharam de perto todo o processo da concorrência entre os fornecedores que envolveu 11 empresas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Apenas cinco delas conseguiram apresentar o protótipo solicitado e três foram aprovadas. Depois de intensas negociações com a ABRACAF e a fábrica, a Visolux, que apresentou o melhor custobenefício, foi escolhida. Ela oferece descontos de até 15% e tem filial em Salvador, o que diminui o custo do frete para as concessionárias da região Norte-Nordeste. Para o arquiteto, uma

REVISTA UNA - 14

das coisas mais interessantes do projeto é o reaproveitamento ao máximo da identificação visual anterior. “Conseguimos autorização da Itália para isso”, conta. Toda a parte elétrica é trocada, é feita a recomposição da pintura e as logomarcas são mudadas. Para agilizar o processo, o fornecedor recompra os elementos da identificação antiga, que são reaproveitados e instalados em outras lojas. Por conta da Lei Cidade Limpa na capital paulista, a Fiat desenvolveu uma identidade externa especial: um pórtico. “Ele é muito bonito e também pode ser utilizado em outras unidades, se transformou em mais uma opção para os Dealers”, explica. É simples solicitar a mudança, basta se comunicar com o regional. Do contrato a instalação há um prazo de até

Tudo que remeta ao azul deve ser retirado Gustavo Barros, arquiteto da Fiat


60 dias e a adaptação demora entre 5 e 10 dias. “Os elementos vão praticamente prontos”, conta Barros. “É um trabalho um pouco mais demorado para não atrapalhar o funcionamento da concessionária”, acrescenta. Para não haver conflito de identidade, o arquiteto ressalta que a parte interna da loja também deve ser mudada, inclusive as placas de departamentos, que precisam ser pintadas. Todos os itens constam no manual da padronização interna. “Não é preciso trocar o mobiliário, mas tudo que remeta ao azul deve ser retirado”, explica Barros. Em alguns casos, os Dealers têm preferido fazer uma reforma radical, e o resultado tem ficado muito bonito, como é o caso da Ventuno Aricanduva, Ventuno Ceasa e da Amazonas Barra Funda. “Ficou muito bonito”, avalia o arquiteto da Fiat.

350

pontos AGENDADoS PARA 2011


A B R A C A F C O N S E L H O - rio

eleição

dA DIRETORIA O Conselho da ABRACAF teve um dia de intensas atividades na reunião do Rio

E

m Reunião do Conselho Nacional da ABRACAF, realizada no dia 3 de dezembro, no 26º andar do Sheraton Rio, os associados exerceram sua democracia em clima de muita cordialidade e debateram assuntos de extrema relevância, como o plano de suporte, política de preços e comunicação, entre outros. “Entendemos que não havia porque modificar o grupo, como isso vale para presidente e para vices, estendi o benefício da reeleição para toda a diretoria”, explicou Luiz Romero Farias, presidente do biênio 2009/10 e confirmado para o cargo para os próximos dois anos. Pela primeira vez nos 33 anos de história da Associação aconteceu uma Reunião do Conselho junto com um lançamento da fábrica, o Fiat Bravo. Em linha com os novos tempos, novamente uma mulher assumiu uma das cadeiras da diretoria. Milena Mota Ceolin é a nova diretora-secretária. “Ela sempre se posicionou fortemente e vai representar as mulheres”, disse

REVISTA UNA - 16

Farias. Outro destaque é Adriano Capucci, reeleito diretor financeiro. Confira abaixo os principais assuntos. COMUNICAÇÃO INTERNA – Foram criados na gestão passada os informativos digitais: ABRACAF NEWS, ABRACAF EXPRESS e VOCÊ SABIA. A Revista UNA sofreu reformulação editorial e gráfica. E o Portal web foi modernizado. “Ele é um retrato do nosso domínio sobre as informações, pois conseguiremos analisar as tendências, a concorrência e verificar as vendas no Brasil e em cada uma das regiões. E vamos ampliar ainda mais”, destacou o presidente da associação.


POLÍTICA DE PREÇOS – A ABRACAF obteve a diminuição dos objetivos mensais de compras de peças pela Rede e com isso a redução do capital de giro, que era alocado a essa atividade. “As recompras de peças obsoletas estão praticamente em dia”, afirmou Guido Viviani, presidente da Comissão de Pósvendas da ABRACAF. PLANO DE SUPORTE – Foram seis meses de negociações, que envolveram inclusive a matriz da Fiat na Itália, onde a participação e o comando do presidente da FIASA, C. Bellini, foi decisiva. O Plano de Suporte totaliza R$ 300 milhões. FINANCIAMENTO – Os impactos das novas regras do Banco Central estão sob análise, não sendo esperadas grandes mudanças na rotina da Rede.

100% DA REDE Motivo de orgulho e conquista, a ABRACAF tem 100% da Rede Fiat associada. “Temos escala, produtos e a melhor Rede do Brasil”, afirmou Luiz Romero Farias. A ABRACAF já tem sua própria corretora de seguros, a ABRASEG. Em seu primeiro mês, ela já fechou 18 apólices do Seguro Multirisco Empresarial, que protege o patrimônio e os negócios das Concessionárias, obtendo em alguns casos descontos da ordem de 35% e forçando a concorrência a derrubar seus preços. Está confirmada para setembro de 2011 a Convenção Internacional em Istambul, capital da Turquia, com saída em 29 de setembro, uma quinta-feira. “Por conta do fuso horário de seis horas decidimos antecipar a saída em um dia a viagem”, explicou o presidente da 7ª Convenção Internacional, Flávio Meneghetti. No dia 4, começará o cruzeiro no navio Seven Seas Mariner visitando várias ilhas do Mediterrâneo.

Hoje temos uma reunião especial, vamos exercer nossa democracia Luiz Romero Farias, presidente da ABRACAF REVISTA UNA - 17


A B R A C A F C O N S E L H O - rio

nova

diretoria

O

grupo reeleito fez um brilhante trabalho em prol da Rede e segue firme em busca de soluções inovadoras para continuar líder no próximo biênio. Em 2008, o caixa apresentava R$ 21 milhões, em 30 de novembro subiu para R$ 27 milhões. Isso já contabilizado parte dos recursos destinados a Convenção Internacional de Istambul, no valor de R$ 1,4 milhão. A ABRACAF investiu muito em qualificação em 2010, foram 14 treinamentos que atingiram 3.608 pessoas, somando 43 mil homens/hora.

BIÊNIO 2011- 2012 Diretoria EXECUTIVA presidente: Luiz Romero Farias 1º vice-presidente: Guido Viviani 2º vice-presidente: Bruno Schwambach vice-presidente: Fernando Pontes vice-presidente: Ivan Ribeiro Costa vice-presidente: Celso Menegaz diretora secretaria: Milena Mota Ceolin diretor financeiro: Adriano Capucci diretores: Augusto Dias Brandão, Carlos Milton Buffoni Filho, Elton Doeler, Ivo Luiz Roveda, Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho, Henrique B. Menezes Júnior, José Carlos Dourado A. Júnior, João Maurício Martins Normanha, Marcelo Pizzani, Marco Aurélio Leta, Mário Sérgio Moreira Franco, Maurício de Souza Queiroz e Paulo Figueiredo Júnior

CONSELHO FISCAL

Bernardino Costa Resende José Elias Tajra Sobrinho Reinaldo José Zucatelli

CONSELHO NACIONAL*

Quero agradecer a oportunidade e espero contribuir bastante, já que tenho 27 anos de Rede Fiat Milena Ceolin - MVC Veículos

REVISTA UNA - 18

Região I - Victor Augusto Viera Gomes, Ricardo Gonçalves Moreira e Jayme Batista Gonçalves Filho. Região II - Alexandre Zalcman, João Paulo Moreira Franco, Ana Maria Viana Aran Jallas e Márcia Dahruj. Região III - Paulo Abud, Simão Júnior, André Luiz Espanhol Mendonça, Carlos Alberto de Oliveira e Aparecido Odair Medeiros. Região IV - Ricardo Moreira Franco, João Ricardo A. Jacob Ribeiro e Celmo de Freitas. Região V - Gerson Veit, Marcelo Sbardelotto e Fábio Fontes Philippi. Região VI - José Elias Tajra Sobrinho, Edmundo Cardoso de Souza Filho, Porcino Fernandes da Costa Júnior, Oswaldo Rui Dias Martins e Erinaldo da Costa Quintino. Região VII - Flávio Augusto Estrela Marquez, Flávio Guimarães Porto, Bernardino Costa Resende e Adélio Barofaldi. Região VIII - Antônio Luiz Dequech Seleme, Luiz Antônio de Oliveira e Fernando Luiz Sala. *Alguns suplentes assumiram como titulares nas vagas dos membros eleitos para a Diretoria Executiva.


almoço Após a palestra de Rede Sociais (leia mais na página 20), os Dealers e suas famílias almoçaram em clima de bastante cordialidade e descontração no restaurante Copacabana, no Sheraton Rio, com a vista para a praia exclusiva

Andrea Fonseca, da Petronas, e amiga

Karina e Gilberto Araújo Cristina e Flávio Meneghetti

Cristina, Chico Cunha e Gabriela

Flávia Sanzovo, Sara Gavioli e Flávia Buffoni

André e seu pai Augusto Dias Brandão


A B R A C A F C O N s E lho - rio

redes sociais Lançamentos no FaceBook, Sac no Twitter, CONHEÇA MAIS SOBRE ELAs

P

ara quem tem mais de 40 anos, pode parecer um pesadelo, mas lidar com as redes sociais é muito mais simples do que parece, o problema é que ainda não há uma receita de como melhor utilizá-las no varejo. “O site da Fiat é o mais visitado entre as montadoras, são 2,5 milhões de pessoas por mês que gastam sete minutos em suas visitas”, afirma João Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing América Latina da Fiat. “Queremos que este internauta migre para o site do Dealer”. O site da Fiat é Top of Mind na web nos últimos cinco anos, segundo o DataFolha. Entre os internautas, 61% procuram a Fiat; 52%, a GM; e 51%, a Ford. “O grande desafio é desenvolver processos, as questões privadas hoje são públicas e é preciso definir as estruturas para responder os casos críticos”, destaca o diretor da Fiat. O Brasil é o quinto no ranking de usuários de internet, com 76 milhões de pessoas ligadas. O primeiro é a China, com 420 milhões. Mas o Brasil é o primeiro em crescimento: 1.418% em dez meses. E é o País onde os internautas ficam mais tempo navegando por mês, uma média de 45 horas. De olho nesse mercado, em um ano houve um aumento de 74% no número de anúncios na internet. Os dados são da Agência Click. Para a publicitária Ana

REVISTA UNA - 20

Cortat da Agência Click, as redes não são mídias, são comportamento. “A internet está transformando o comportamento do comprador de carro, que está mais informado e informatizado, ela passa por um processo de fascinação na internet e ele precisa continuar nesse processo na Rede. O mundo virtual não pode ser melhor que o real.” Dos clientes da Fiat, 75% passam primeiro pela internet antes de efetuar as compras. Segundo


O site da Fiat é o mais visitado entre as montadoras, são 2,5 milhões de visitas por mês João Ciaco

recente pesquisa do Google, 43% dos internautas checam os preços; 37% procuram por especificações. A maioria deles considera o site da montadora o mais importante. Pensando em um melhor aproveitamento na web, Paulo Figueiredo Jr – presidente da Comissão do Portal ABRACAF, sugeriu que caia a exigência do cadastro de duas páginas no site. “Ninguém resiste a isso.”

O grande desafio é desenvolver processos João Ciaco

Cada vez mais montadoras estão usando Orkut, Facebook e Twitter em suas ações de marketing de lançamentos de veículos

REVISTA UNA - 21


A B R A C A F C O N s E lho - R io

o que esperar da

NOVA GEStão? O JANTAR DE POSSE DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ABRACAF CONTOU COM A PRESENÇA Da REDE, PRESIDÊNCIA DA FIAT E BANCO FIAT, QUE SAUDARAM JUNTOS OS ELEITOS

O

s cerca de 800 convidados presentes no Salão do Centro CuItural Ação da Cidadania, no Centro do Rio, participaram do jantar de posse da reeleição da diretoria da ABRACAF, que contou com a presença de C. Belini, presidente

da Fiat, Marco Bonomi, diretor presidente do Banco Fiat e a grande maioria dos Dealers da Rede. O cenário era de satisfação total com o desempenho da diretoria e a certeza que o próximo biênio será pontuado por importantes realizações.

É fantástico o trabalho que a ABRACAF vem desenvolvendo Marco Bonomi, diretor presidente do Banco Fiat

REVISTA UNA - 22


Parabéns a Luiz Romero que muito tem contribuído para o êxito da marca

A diretoria soube identificar os problemas da Rede, se aproximou bastante de todos, e espero que continue nesse caminho Adelio Barofaldi, Autovema Porto Velho (RO)

C. Belini, presidente da Fiat

A próxima gestão é o tempo que a diretoria precisa para finalizar tudo que se propôs a fazer

Espero que o presidente continue a fazer esta gestão tão brilhante como foi a anterior

Edmundo Cardoso - Cambuí Veículos, Vitória da Conquista (BA)

Alexandre Zalcman – Salomão, Baixada Santista (SP)

Que o trabalho da nova gestão seja pautado na transparência e na confiança Paulo Abud - Modena Automóveis, Taubaté (SP)

REVISTA UNA - 23


A B R A C A F C O N s E lho - rio

Tenho certeza que o seu ótimo trabalho vai ter continuidade, com desafios novos pela frente

Pela primeira vez vejo alguém que abraça a causa de todos, não importa se são pequenos, como eu Juliana Scarton - Trieste, Vilha Velha (ES)

Manuel Dias - Alvema, São Luís do Maranhão (MA)

É excelente o trabalho da diretoria da ABRACAF que foi reeleita Oswaldo Rui, Dical - Cajazeiras (PE)

REVISTA UNA - 24


No meu ponto de vista, só tenho elogios ao trabalho da diretoria que foi reeleita Elder João Costa, Espaço Fiat - Rio do Sul (SC)

Que continuem os investimentos no treinamento das pessoas da Rede e a transparência Fábio Philippi, Phipasa Automóveis - Florianópolis (SC)

Espero da nova gestão uma conversa mais direta nas áreas comercial e de propaganda. E que continuem os investimentos em treinamento Alvanir Zuse - Cordial (SC e RS)

REVISTA UNA - 25


ABRACAF CONSELHO- rio

BRAVO

bravíssimo Rede e Fiat REUNIDAS no jantar de posse da diretoria da ABRACAF que aconteceu junto com o lançamento do Bravo

p

ela primeira vez, foram celebrados juntos a posse da diretoria da ABRACAF e um lançamento da Fiat. Com redobrado entusiasmo, Luiz Romero Farias abriu a noite com um impactante discurso de posse, como presidente reeleito da diretoria executiva.

Farias pontuou os principais destaques da gestão passada, como os investimentos em informações estratégicas, e os ajustes de rumo necessários no novo biênio. “A ABRACAF está mais instigante, mais equilibrada, mas sem ficar em cima do muro.” A apresentação do Bravo ficou a cargo da atriz Ana Furtado. Ao som de uma Ópera de Puccini, o hatch foi apresentado em grande estilo. Todos os seus detalhes foram esmiuçados.

O Bravo traz orgulho e satisfação ao consumidor Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat

Bravo Superlativo. Este é o melhor termo para definir o substituto do Stilo. “Ele tem tudo para ser um ícone”, disse Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. O carro, com design italiano, tem garantia total de dois anos e uma ampla oferta de cores, sendo oito delas metálicas. “Foram investidos R$ 350 milhões neste lançamento”, afirmou C. Belini. E a expectativa de vendas é de 1.500 unidades/ mês, o triplo do volume do seu antecessor. REVISTA UNA - 26


Edmo Pinheiro, José Maurício Andreta Jr., Flávio Meneghetti, Rubens Carvalho, Bruno Schwambach, Luiz Romero e Guido Viviani

O Bravo impressiona pelo design Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat

A atriz Ana Furtado

Festa Durante a cerimônia, a ABRACAF homenageou o diretor industrial da Fiat, Fabio D’Amico, com um troféu. A Fiat exibiu em primeira mão os filmes do Bravo e do nono ano de liderança. Após a apresentação do carro, foi servido o jantar para convidados, entre Dealers, representantes da Fiat, parceiros do Banco Fiat, fornecedores e clientes. No local, várias unidades do Bravo, de todas as suas versões, puderam ser avaliadas de perto.

Fabio D’Amico recebe troféu

Lélio Ramos, Luiz Romero, C. Belini e Carlos Eugênio Dutra

Marco Bonomi

REVISTA UNA - 27


ABRACAF CONSELHO-rio

1

DANIELA A noite terminou em clima de muita descontração com um inesquecível e contagiante show de Daniela Mercury. Durante duas horas e meia, a cantora fez várias alusões a montadora e não economizou elogios ao Bravo. Subiram ao palco também as cantoras Paula Lima e Fernanda Abreu. Em seguida, a festa continuou até às 4h30 com a apresentação da Banda Infinity, com muita música eletrônica, pop e rock’n’roll.

2

3

5 6

REVISTA UNA - 28

4


7

8

9

10

1- Daniela Mercury; 2 - Bruno Schwambach, Paulo Figueiredo Jr, Gunnar Alejo Ramos Murillo e Henrique Brandão Menezes Jr.; 3 - Ênio Lins e Luciana; 4 - Márcio Cardoso; 5 - Elton Doeler e Sara Gavioli; 6 - Marcelo Pizzani e esposa; 7 - Luís Umberto da Silva e esposa; 8 - Guido Viviani e esposa; 9 - Luiz Romero entre amigos; 10 - Celso Schmidt e esposa; 11 - Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho e família; 12 - Antônio Simão Jr. e esposa.

11

12

REVISTA UNA - 29


ABRACAF VIP

ESTRELA BRITÂNICA FAIRLINE ESTREIA NO BRASIL COM A 58 TARGA

REVISTA UNA - 30


Com recursos tecnológicos de última geração e a possibilidade de alterar sua configuração interna, inclusive a posição das janelas, a lancha esportiva 58 Targa é o primeiro lançamento do estaleiro britânico Fairline no País, representado no Brasil por Leonardo Senna. Destaque para a espaçosa suíte master e as duas cabines VIP de hóspedes, ambas com duas camas.

REVISTA UNA - 31


ABRACAF VIP

Vitrine Vip

NO FOCO A câmera digital de 14,1 mega Lumix FZ40 grava filmes em alta definição, com áudio estéreo. Destaque para sua lente grande-angular da Leica, com poderoso zoom inteligente.

EXCLUSIVO O Luxor Las Vegas Jackpot é o celular mais caro do mundo. Seu design é inspirado nos tesouros de Cleópatra e na moderna estética de Las Vegas. São 454 diamantes negros, 180g de ouro 18k e teclado em Safira. Este aparelho da Gresso custa cerca de US$ 1 milhão.

SOFISTICAÇÃO Perfume preferido dos grandes líderes, o Calamity J., de Juliette Has a Gun, apresenta notas amadeiradas e orientais com toques de âmbar, o que torna a fragrância irresistível. Mais uma criação de Romano Ricci.

REVISTA UNA - 32

CLASSE Nova versão em platina do modelo icônico 5960 com calendário anual da Patek Philippe. O 5960P tem visor em cristal e resiste a mergulhos de até 30m de profundidade.


MULTIFUNCIONAL Autêntico canivete do exército suíço com 33 funções entre vários tipos de ferramentas, lentes de aumento, saca-rolhas e até esferográfica. O canivete SwissChamp da Victorinox pesa só 230g.

EDIÇÃO LIMITADA Bill Amberg Studio assina a “Venturer”, a sacola de viagem de Johnnie Walker Blue Label em parceria com o campeão mundial de golfe Greg Norman. Feita à mão, há apenas 331 unidades disponíveis no mundo.


G A L E RI A A B R A C A F - F l á v i o m e n e g h e t t i

GALERIA Fundada em 1976 em Londrina (PR), a Marajó Automóveis foi uma das primeiras nomeadas no País para representar a Fiat, que então iniciava a produção do pioneiro Fiat 147. Toda esta experiência e preocupação com o atendimento chegou agora a Caxias do Sul (RS). Muito mais do que uma revenda, a Marajó Sul é uma Concessionária ecologicamente auto-sustentável e propõe o estabelecimento de uma relação duradoura com o cliente em ambientes aconchegantes e tecnicamente adequados.

O empresário Flávio Meneghetti, diretor-presidente do Grupo Marajó, é um dos fundadores da ABRACAF, associação que presidiu entre 1989 e 1990; e também vice-presidente do Conselho Diretor da Fenabrave.


Luiz Romero Farias, Flávio Meneghetti, Raul Randon, C. Belini e Sérgio Reze na inauguração

A Marajó Sul é uma Concessionária Fiat que já nasceu comprometida com a sustentabilidade pelos conceitos que incorpora em seus 7 mil m² de construção


A B R A C A F v i age m

Férias

de rei Cenários incríveis por todos os lados, natureza exuberante e muito conforto

Um refúgio de luxo na Baía do Sueste. A Maravilha, pousada cinco estrelas, é exclusiva. Seus cinco bangalôs e três apartamentos dão aos hóspedes a sensação de conviver em harmonia com o ecossistema neste parque nacional.

REVISTA UNA - 36


O Exclusive Resort é o paraíso dos casais apaixonados que buscam sossego em Santa Catarina. Sua gastronomia é um capítulo à parte: horário irrestrito das refeições e menu degustação no café da manhã, sempre diferente.

Um coqueiral a perder de vista, em 12 km de praias de areias brancas, protegidas por recifes de coral que formam dezenas de piscinas naturais. Isso é Praia do Forte (BA), a vista dos 292 apartamentos do Tivoli EcoResort, que oferece oito piscinas, quatro quadras de tênis, spa e muita diversão para toda a família.

A lua cheia é sempre bem-vida no Kaamo Lounge do Kenoa Exclusive Beach Spa&Resort, na paradisíaca Barra de São Miguel (AL). Este e todos os detalhes foram carinhosamente pensados para surpreender seus hóspedes.

REVISTA UNA - 37


ABRACAF ALMANAQUE

PATRIMÔNIO Incrível, mas o letreiro de Hollywood não foi erguido para homenagear a indústria do cinema, mas sim por uma imobiliária que pretendia vender os terrenos dessa colina de Los Angeles. Aliás, este ano o terreno do letreiro estava à venda, mas graças a uma doação de Hugh Hefn (fundador da Playboy) ele foi doado a organização Trust for Public Land.

PRIMEIRO VOO Mais de 200 anos antes de os russos mandarem a cadela Laika para o espaço, os irmãos Joseph Michel e Jacques Etienne Montgolfier enviaram, no primero voo de balão da história da humanidade, um pato, um galo e uma ovelha. O voo percorreu o céu de Paris durante oito minutos em 19 setembro de 1783.

ELVIS ERA LOURO O ídolo americano Elvis Presley tingia os cabelos louros de preto para não ficar tão distante do universo blueseiro que o inspirava. A mudança aconteceu em 1957. Elvis nasceu em 8 de janeiro de 1935, em Tupelo, Mississippi, filho de operários. Seu primeiro disco demo foi gravado em 1953. Durante sua carreira, Elvis ganhou 131 discos de platina e foi indicado para 14 Grammys, dos quais ganhou três, um deles pelo conjunto de sua obra.

REVISTA UNA - 38

NATAL Famoso por sua criatividade em inventar soluções para o comércio britânico no século 19, Sir Henry Cole teve a brilhante ideia de comercializar cartões de Natal em 1843.


REVISTA UNA - 39


2010 INFORME PUBLICITÁRIO

O

ano de 2010 ficará marcado pelos bons resultados alcançados em toda a cadeia da indústria automotiva. Os segmentos de produção, indústria e comércio fecharam o ano com um saldo positivo acima do esperado e a Fiat, pelo nono ano consecutivo, se mantém na liderança de mercado. O Banco Fiat, em sua missão de parceiro que está ao lado da ABRACAF e da Rede Fiat, trabalhou de forma obstinada para oferecer produtos diversificados, que atendam aos mais diferentes orçamentos e perfis de clientes. “Fizemos um belo ano. Temos uma parceria muito sedimentada com a rede e estamos constantemente atentos para oferecer soluções adequadas à realidade do mercado”, afirma Luís Otávio Matias, diretor executivo do Banco Fiat. O primeiro semestre foi pontuado pela superação das expectativas de crescimento do PIB. O Brasil registrou aumento de 9% nas vendas de veículos: 1,5 milhão de

unidades. Em março, parcialmente incentivada pela expectativa dos consumidores sobre o fim do desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos, a indústria bateu o recorde de vendas: 337.346 automóveis e comerciais leves. Já o segundo semestre começou com o melhor mês de agosto da história, além da conquista do quarto lugar no ranking mundial. Em novembro, houve um novo recorde de vendas, com uma média de 15 mil unidades por dia - 328,5 mil, no total. “Estamos sempre atentos ao mercado e dispostos a trabalhar para dar apoio às concessionárias, a fim de que aumentem cada vez mais a sua rentabilidade e perenizem seus negócios, sempre de modo responsável, seguro e sólido”, destaca Matias. Em dezembro, Banco Fiat, ABRACAF e Fiat celebraram a parceria em grande estilo, no lançamento do Bravo, no Rio de Janeiro.

março

O cartão Fiat Itaucard lançou a promoção Pontos em Dobro: 10% dos pagamentos com o cartão, feitos em serviços na concessionária, são revertidos em bônus para a compra do próximo Fiat 0km. O produto ajuda o Dealer a manter o consumidor fiel, inclusive durante o período pós-venda.

AGOSTO Melhor agosto da história das vendas do setor automotivo. Brasil conquista a quarta posição no ranking mundial. O mercado consumidor do carro zero, representado pelas classes A, B e C, já se aproxima da marca dos 60 milhões de pessoas – há cinco anos eram 32 milhões. As vendas do Linea na Rede saltam 70%, impulsionadas pelo plano especial com as 12 primeiras parcelas reduzidas.


GANHA PRÊMIO DE R$ 1 MILHÃO Estabilidade, crescimento e liderança JUNHO

novembro

Itaú é o patrocinador oficial da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul. O Banco Fiat inova e lança a Torcida Banco Fiat. Entre os vários planos para nenhum torcedor achar defeito, o Parcela Balão – com entrada só em 2015, depois da Copa do Brasil. No Prêmio Qualitas Concessionários – dia 9 no Teatro Alfa –, que reconhece os Dealers que mais se destacaram no atendimento, o Banco Fiat sorteia camisas oficiais da Seleção Brasileira.

MAIO Banco Fiat patrocina o lançamento do Novo Uno na Praia do Forte, Salvador - BA. Acontece a primeira etapa do Troféu Linea, em 30 de maio, no Autódromo Jacarepaguá - RJ. O Itaú patrocina os pilotos Cacá e Popó Bueno e as equipes Sinal e Repecon.

SETEMBRO

outubro Salão do Automóvel traz novidades: destaque para os carros conceito Mio, Uno Cabrio e Uno Ecology; o lançamento do novo Uno Sporting e o pré-lançamento do Fiat Bravo. O Banco Fiat está presente no evento, no coquetel de lançamento com os dealers, em parceria com a Fiat, e no stand onde montou um balcão de atendimento com operadores de financiamento e consórcio para receber clientes interessados em adquirir seu Fiat novo.

Registrada a maior produção para o mês, na série histórica da indústria automotiva brasileira. Foram produzidas 321.084 unidades, 1,6% acima do total de outubro e 10,1% superior ao de novembro de 2009. Novo Uno é eleito “Carro do Ano 2011”, e o Banco Fiat lança o plano “Meu Primeiro 0km”.

JULHO A Fiat e a Itaucard ganham espaço na nova versão do Super Banco Imobiliário da Estrela, clássico jogo de tabuleiro. O Banco Fiat participa do lançamento do Novo Punto no Paraná, e os irmãos Cacá e Popó Bueno, da equipe Itaú, juntamente com os convidados do evento, puderam testar o novo modelo.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Itaú patrocina o Congresso Fenabrave – de 9 a 11 de setembro. No estande, diretores, superintendentes e gerentes do banco recebem os concessionários, sucessores, empresários e jornalistas. “É uma oportunidade importante de destacar o nosso potencial como banco para toda a cadeia produtiva do setor”, diz Luís Otávio Matias, diretor executivo do Banco Fiat.

DEZEMBRO Banco Fiat acompanha, no Rio de Janeiro, a posse da nova diretoria da ABRACAF; e marca presença no lançamento do Bravo.

REVISTA UNA - 41


FATTO STAMPA


TECNOLOGIA E QUALIDADE A TODA PROVA.

Para garantir a potência exigida pelos motores mais modernos e atender ao padrão de qualidade das maiores montadoras do País, a Petronas investe pesado em pesquisas e tecnologia. O resultado é uma linha de lubrificantes que completa seu carro com desempenho e segurança.

Faça revisões em seu veículo regularmente.

una117  

una117, abracaf

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you