Page 1

6 de dezembro de 2013 - #170

Seu cérebro tem “noção” de tempo? Leia ouvindo -

♫ Sobre O Tempo - Nenhum De Nós ♪

Caraca, perguntinha hard, essa. Mas vamos à explicação: o cérebro humano mede o tempo baseando-se nos movimentos. Experimente prender-se (só que não) em uma sala vazia, sem nenhum objeto... Em poucas horas a noção dos minutos e segundos seria perdida. Isso acontece porque o nosso cérebro é programado para lidar com movimentos, alterações constantes na paisagem e sinais naturais, e quando não recebemos estes estímulos - movimentos de outras pessoas, o nascer e o pôr-do-sol, entre outras alterações - nosso cérebro perde a capacidade de se situar no tempo. Vamos além: Se você permanecesse nesta mesma sala imaginada antes, por dias seguidos, o cérebro começaria a prestar mais atenção nas reações fisiológicas do corpo. Para se entreter. Ciclos de sono, fome, pressão sanguínea, digestão e outras atividades que necessitam de certo tempo para a repetição seriam contabilizadas e, com isso, uma breve noção de tempo poderia ser estipulada, sem fatores externos. O nosso cérebro é uma máquina extremamente eficaz, ele é feito para lidar com milhares de informações ao mesmo tempo, separar e armazenar tudo o que você vê, ouve e sente,

de acordo com o seu grau de importância. Realizar atividades rotineiras faz com que o cérebro aumente a atenção para outras informações que você ainda não tem. Mas se ao mesmo tempo em que você realiza atividades conhecidas, for bombardeado, com informações novas, o espertalhão focará sua atenção para o que é novo. Armanezará, então, os novos dados e gastará tempo tentando compreendê-los. Isso tudo enquanto você realiza suas atividades já conhecidas. Toda experiência nova é prazerosa para o cérebro, faz ele se sentir mais ativo e útil. Com a repetição das ações, você entra no modo automático e sua mente se encarrega de se preparar para possíveis novas informações enquanto você realiza a atividade que antes da repetição constante, era nova pra você. Texto Ed fotos

Gomes divulgação/ Photl.com

*Agora que você entendeu um pouco do funcionamento do cérebro para informações, confira no mazup.com.br uma matéria sobre o “tempo” dele.


Perididinho na lida

2 mazup

Tempo é uma questão de minutos, apenas?

MAZUP ENTRETENIMENTO LTDA. Caderno encartado semanalmente no jornal O Informativo do Vale. Empresa integrante da Rede Vale de Comunicação.

Diretor geral Maico Eckert - maico@mazup.com.br

Comercial Douglas Kerber - douglas@mazup.com.br

Coordenador editorial Ed Gomes - ed@mazup.com.br

Contato (51) 3726-6741 contato@mazup.com.br www.mazup.com.br

Projetos e eventos Cássio Bonfandini - cassio@mazup.com.br

E quem não tem um relógio por perto, #comofaz? Depois do texto que introduziu o tema de como o cérebro lida com o tempo, olha só o que uma galera acha sobre isso: Mazup - Quando começa uma atividade nova, parece que o tempo passa mais devagar ou mais rápido? Andriele Endler (19) Bem mais rais rápido, claro! Acredito que quando saímos do repetitivo, daquilo que estamos acostumados a fazer rotineiramente, o tempo passa voando. Isso porque criamos interesse pelo novo. Quando é inédito sempre é mais interessante.

por Kátia Eckert

1

Mazup - Que tipo de atividade te faz perder a noção do tempo? Camille Lenz da Silva (27) Bah, viajar de olhos fechados faz com que eu me desprenda das horas e dos minutos! Estudar também faz o tempo passar mais rápido. Mas, realmente, cerrar as pálpebras e só pensar em coisas legais me faz perceber que eu realmente não sei contar o tempo sem um relógio! Mazup - Os dias não parecem cada vez mais “curtos” para dar conta de tudo o que tem para fazer? Gabriel Luiz Dos Santos (23) Muito! E acho que isso acontece por causa da quantidade de coisas que tem chamando a nossa atenção, saca? Internet, vídeos, jornais, celular, whatsApp... O tempo que não estou me distraindo com alguma dessas coisas, ou estou trabalhando, ou em aula. Sempre tem algo me "ocupando". Mazup - É fácil gerenciar o tempo mesmo com tantas tarefas para realizar? Caroline Cortes (21) Para mim o tempo passa muito rápido e os dias acabam num piscar de olhos! Fica mais facil gerenciar se procurar uma programação para as tarefas, viver um dia de cada vez. Mas sempre preparado para o dia seguinte!

1

Kuka Bonfante

1- Cores claras como branco, nude e off-white continuam em alta e são ótimas opções, tanto para o dia quanto para a noite. Se você quer usar e têm dúvidas de qual cor fica melhor para você, pense nos seus acessórios. Quem é mais bronzeada prefere usar apetrechos dourados que combinam melhor com nude. E quem é mais branquinha opta pelos prateados, que ficam melhor com branco.

Regiane Souza

1- Trazidos dos acessórios masculinos, os suspensórios também são usados pelas mulheres. Existem modelos com botões (por dentro ou por fora da calça) e com presilhas, como este. O legal é que ele alonga a silhueta por causa das linhas verticais que vão dos ombros à cintura. A sua função é a mesma de um cinto, portanto, não há necessidade de usar os dois juntos.


divulgação

CURTIMOS

Boas festas e menos calor por “jingle bells”. Onde a maquiagem nunca escoria, cabelos estavam sempre impecáveis e o peru era gigante. Pra quem não pode

fugir paras colinas, para praia ou transformar o lar em uma câmara frigorífica, o jeito é se contentar com maquiagens leves (porém gla-

divulgação

E chegamos em dezembro! Agora você vai piscar os olhos e já será natal, mais uma piscadinha, 2014! Junto com as festas chegam os dias mais quentes. Ótimo se você pretende passar as datas na praia, caso contrário (que é o meu caso), boa sorte! Tempo de reflexão? Nada, tempo de comprar um novo ar condicionado, ventilador ou entrar dentro da geladeira. Natal + calor, aiai, isso me dá vontade de ser transportada para um daqueles filmes americanos que passavam na sessão da tarde em época de natal que mostravam paisagens cheias de neve, casas com lareira, embaladas

Douglas Kerber

Dirceu Koch - Proprietário Cia Bar O Cia Bar está de aniversário! Com 11 anos de história, a casa é uma das mais lembradas da região. O proprietário do bar “mais astral” , Dirceu (foto), soltou o verbo para o Mazup e contou sobre a trajetória e comemorações:

Dirceu, conta aí... Como é trabalhar com público de festas a mais de uma década? É muito gratificante. O melhor é saber que as festas fazem parte da juventude da galera. Que o Cia Bar é um local de recordações legais para milhares de pessoas que passaram por lá.

murosas) e penteados presos, que favorecem o look até quando o clima insiste em acabar com o seu glamour. Coque, trança, rabo de cavalo, semipreso, liso ou enrolado? O que vai ser? O coque rosquinha é uma ótima opção, moderno e cheio de charme, assim como acessórios delicados. Inspire-se, fique linda e fresca. Afinal, já basta o pobre do Papai Noel passando calor, né?

Este natal “é do Povo”! O Grupo Popular de Comunicação está realizando a 8ª edição do Natal do Povo evento beneficente que marca o final de ano da Popular FM. A programação ocorrerá, neste domingo (8) , na Mimi, em Teutônia, e aflorará o espírito natalino típico da época. Haverá atrações no interior do ginásio, com o palco principal, e do lado externo, ao ar livre, o espaço dos Djs e, outro, com os brinquedos da Mega Park. Estarão lá as bandas Passarela, Bochincho, Lucas e Felipe, Rogério Magrão, Rainha Musical, Volnei Biachini, Tchê Chaleira, Porto do Som e Rodrigo Ferrari. E outras surpresas! Além, claro, da presença do Papai Noel. Para as crianças, o bom velinho estará acompanhado da Galinha Pintadinha, grande novidade para os pequenos. Eles farão mais do que uma aparição no palco e atenderão a todos!

papo legal Olhando para trás, cara, o que sentes? Orgulho, satisfação? Olha, sinto muita satisfação em poder proporcionar festas bacanas para a galera. Orgulho é muito “coisa do homem”, saca? Sou é muito agradecido por todas as oportunidades que tive e, a cada festa que a gente promove, reacende esta felicidade

Novidades à vista, Dirceu? Dia 14 teremos uma festa com a super banda Mascavo, de Brasília, com um showzaço pra ninguém botar defeito. Nossas quatro pistas estarão “em festa”, e o sertanejo, o pagode, o reggae e o rock também terão o seu espaço! Permaneceremos sendo um bar super astral, com contato com a natureza e o ar puro, onde a balada acontece com possibilidade de espaço para conversa e muita diversão!


Tô no Mazup

4 mazup

Eles são fofos demais. E merecem todos os nossos registros! A seção #eu&meupet é um sucesso. Quer sua foto com o melhor amigo publicada aqui? Não se faça de rogado! envie para contato@mazup.com.br.

tá no face

fb.com/tonomazup

fotos arquivo pessoal

Chris Pasqualotto

Gente decidida é outro nível! Pensa, faz e fim! Liége Arend e Megui

#instamazup

@mazup 2

1

3

Laian Labres e Téo

1 - @tampizzatto - Sábado de noite é isso!!! #love #life #instagood #instamazup 2 - @andersondeves - Aquela dormidinha depois do almoço! 3 -@cristianoneguer - #BlackOutNeon!

Sabrina Gisch

@trident_dcereja - Bate-papo virou um show de

Douglas e Preta

+ em facebook.com/tonomazup

talentos com vários estilos musicais.

Seu cérebro tem “noção” de tempo?  

Caraca, perguntinha hard, essa. Mas vamos à explicação: o cérebro humano mede o tempo baseando-se nos movimentos. Experimente prender-se (só...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you