Page 1

EDITAL DA SEMANA EMPREENDER


O QUE FALTA PRA VOCÊ EMPREENDER? O empreendedorismo é crucial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ao contrário do que pensa a maioria, o conceito de empreender vai muito além de abrir um negócio e está ligado diretamente a ideias inovadoras e desafiadoras, ao mesmo tempo em que se tem como foco encontrar soluções para os problemas que atingem a sociedade. A partir do empreendedorismo, é possível aumentar o número de empregos, serviços, produtos inovadores e empresas competitivas globalmente.

No Brasil, cerca de 34,5% da população tem como sonho empreender. No entanto, diversos fatores apresentam entraves para os potenciais empreendedores brasileiros. Entre eles, os mais desafiadores são o excesso de burocracia para a abertura e funcionamento do negócio, a alta carga tributária e a complexidade da legislação brasileira, que aumentam os custos de operação e tornam os negócios menos competitivos. Além disso, é importante ressaltar como obstáculo o difícil acesso ao crédito e o planejamento financeiro insuficiente.

Dessa maneira, a proposta da Semana Empreender é difundir a cultura empreendedora em Brasília, motivar e ensinar jovens empreendedores a inovar e crescer em um país no qual empreender é um grande desafio.

1


PROPOSTA DA SEMANA EMPREENDER A Econsult, visando transformar ideias empreendedoras em negócios bem sucedidos, disponibilizará uma equipe de consultores da empresa para realizar um projeto de consultoria econômica que permitirá com que a ideia de um futuro empreendedor seja financiada via FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e que assim, ele possa realizar o seu sonho, além de promover um impacto social positivo.

As propostas devem ser enviadas, até dia 19/08/2016, às 23:59, em formato pdf, para o seguinte e-mail: semana.empreender@econsult.org.br.

O QUE ACONTECE COM QUEM GANHAR? De todos os que enviarem propostas empreendedoras, cinco projetos serão selecionadas e um representante de cada projeto apresentará a sua ideia no dia 01/09, terceiro dia da Semana Empreender, para uma banca de avaliadores especializados.

Caso a sua idéia, ou a do seu grupo, for a escolhida, você ganhará um projeto de viabilidade econômico finaneira da Econsult. O que isso significa? Seu sonho pode estar mais perto de se tornar realidade!

2


CRONOGRAMA

02/08

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

19/08

TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES

26/08

DIVULGAÇÃO DOS CINCO PROJETOS FINALISTAS

01/09

APRESENTAÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS PROJETOS DURANTE A SEMANA EMPREENDER

3


ESTRUTURA DA PROPOSTA Os seguintes dados devem estar contidos na capa do projeto: projeto individual ou em grupo, nome completo do representante do projeto, matrícula, curso, e-mail e telefone para contato, assim como o título do projeto. A proposta deverá conter entre 2 a 5 páginas, com fonte Trebuchet M, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas e duplo entre parágrafos. O formato do arquivo é em PDF.

A proposta deve englobar o máximo de detalhes possíveis sobre o futuro empreendimento, como por exemplo: objetivo do empreendimento, como a ideia poderia ser implementada, quem seriam os responsáveis, número de funcionários, público alvo que se tem em mente, localização desejada, etc.

Além disso, o concorrente poderá gravar um vídeo opcional de 1 a 2 minutos explicando a sua proposta e porque ela deve ser a vencedora.

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Apenas um representante de cada projeto poderá apresentá-lo para o público do evento e a banca avaliadora durante o último dia da Semana Empreender (01/09). A apresentação deverá durar entre 10 a 15 minutos, na qual os finalistas deverão expor todo o projeto da maneira mais clara e suscinta possível, de modo a convencer os avaliadores de seu potencial sucesso empreendedor.

4


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO Apenas os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília poderão participar. Caso um grupo de pessoas deseje mandar a proposta em conjunto, pelo menos uma dessas pessoas deverá ser aluno(a) da UnB.

Nenhum membro efetivo ou ex-membro da Econsult poderá concorrer.

Após a escolha do projeto vencedor, um contrato será assinado para delimitar os critérios de realização do projeto, que será iniciado ainda em 2016. Para tal, a Econsult disponibilizará três consultores e um gerente por cerca de quatro horas semanais, durante oito semanas.

PRINCIPAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO IMPACTO SOCIAL

APRESENTAÇÃO FINAL

CLAREZA E QUALIDADE DE INFORMACÕES 5


CONTATOS

semana.empreender@econsult.org.br

equipeSE@econsult.org.br

Edital Semana Empreender 2016  

Edital realizado para a Semana Empreender, evento organizado pela Empresa Júnior de Economia da Universidade de Brasília, Econsult.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you