Page 1

Desenvolvimento cognitivo para pais e filhos

Mayla Pacheco


Desenvolvimento cognitivo para pais e filhos

Mayla Pacheco


D e s envol v i m ent o co g n i t i vo p a ra p a i s e f i l h o s


Planejamento Mayla Pacheco Diagramação Mayla Pacheco Revisão: Mayla Pacheco Capa Mayla Pacheco Seleção de texto Mayla Pacheco

E s t e l i v r o foi d e s envol v id o co m o i nt u i t o d e aju d a r p a i s a i n cent i va r em o d e s envol v i m ent o co g n i t i vo d o s eu f i l h o d e s d e o na s ci m ent o at é o p r i m ei r o a n o d e id a d e, u t i l i z a n d o o p r óp r io l i v r o co m o r e cu r s o p a ra e s t a s at i v id a d e s.


Sumário

Sum Sum Desenvolvimento de recém nascidos a 1 mês e história

Desenvolvimento de 2 a 3 meses e música

Desenvolvimento de 4 a 5 meses


intro

` ario ario Desenvolvimento de 6 a 7 meses e histรณria

Desenvolvimento de 8 a 10 meses

Desenvolvimento de 11 a 12 meses


Era uma vez uma elefanta que vivia na selva. Na selva existiam muitos elefantes como ela, no entanto ela se sentia muito só porque eles não queriam brincar com ela. Os outros elefantes eram muito grandes, majestosos e tinham grandes trombas (ao contrário da pequena elefanta que era muito pequenina). Um dia a pequena elefanta foi, como de costume, beber água ao rio e encontrou um animal estranho. - Olá, como você se chama? - Sou o macaco e você? - Eu sou a pequena elefanta. Não te vejo acompanhado pelos animais da sua espécie.

6


` RECEM NASCIDO As reações aos outros são pouco notórias, mas existem.

- É verdade, mas não me importo porque gosto muito de brincar com todos os animais da selva, sem exceções, porque são todos muito bonitos e interessantes como você. - Como eu? Você acha que eu sou interessante? - Claro que sim! Foi assim que a pequena elefanta conheceu o macaquinho e começaram a brincar ao pé do rio. Ficaram muito amigos e a elefanta estava muito contente porque também tinha conhecido muitos outros animais. O leão, a girafa, o crocodilo e muitos outros que, apesar de diferentes, compreendiam que isso era o que tornava todos os animais excepcionais. FIM

Ao nascer, por já ser capaz de ouvir, já reage à voz humana, principalmente quando ouve as vozes dos pais. Reage ao contato visual, com os objetos e pessoas que estão dentro dos limites do seu campo de visão. Comunica suas necessidades através do choro.

^ 1 MES

Reage aos sons fortes com desaprovação e aos sons calmos com agrado. Faz movimentos bruscos de reflexo com o corpo como mostra de excitação ou alegria. Consegue seguir um objeto com os olhos. Vocaliza quando estimulado ou quando conversa com ele.

~

SUJESTOES DE ATIVIDADES Leia histórias para a a criança Mostre-lhe obejtos interessantes como um chocalho

7


2 Meses

^ SESEVOCE VOCE

É muito sensível ao rosto humano e já fixa a sua atenção num rosto. O rosto dos pais, e principalmente da mãe, tem um grande poder de o acalmar. Reage de forma diferente a um sorriso ou a uma gargalhada. Reage com atenção e curiosidade ao mundo exterior, principalmente, aos sons.

Se você está feliz, bata palma. Se você está feliz, bata palma. Se você está contente e quer mostrar a toda a gente Se você está feliz, bata palma

Mostra interesse por determinados objetos. Articula sons.

3 Meses Ganha consciência do seu próprio corpo e começa a explorar o mundo com as mãos. Já responde, em vez de reagir, quando se fala com ele e fala mexendo o corpo, emitindo sons e sorrindo.

8

Se você está feliz, bata o pé Se você está feliz, bata o pé Se você está contente e quer mostrar a toda a gente. Se você está feliz, bata o pé


`

ESTA ESTAFELIZ FELIZ Se você está feliz, de risada Se você está feliz, de risada Se você está contente e quer mostrar a toda a gente. Se você está feliz, de risada

Se você está feliz, faca os três Se você está feliz, faca os três Se você está contente e quer mostrar a toda a gente. Se você está feliz, faca os três

`

ESCUTE A MUSICA

Se você está contente e quer mostrar a toda a gente, vem comigo que riremos outra vez.

~ SUJESTOES DE ATIVIDADES • • • •

Cante ou toque uma música para o bebê Converse com ele Sorria e use diferentes expressões faciais para conversar com o bebê Estimule o movimento dos braços e das mãos com chocalhos

9


4 MESES

Imita os sons que ouve à sua volta. É muito curioso com o ambiente e o mundo à sua volta, e observa tudo com muita atenção. Como já não está só deitado, o mundo visto de uma nova perspectiva parece novo. Reconhece objetos e rotinas. A descoberta do seu corpo continua e os pés são a nova atração. Procura o objeto caído.

5 MESES A capacidade de atenção está aumentando e já fica fazendo a mesma coisa por mais tempo. Usa o seu corpo, movimentos e sons, para chamar a atenção sobre si.

10


~ SUJESTOES DE ATIVIDADES Ofereça objetos interessantes que emitam sons para que ele possa segurar ou tocar. Deixe o bebê de bruços durante alguns minutos para que ele faça o exercício de sustentar a cabeça se apoiando nos braços. Assopre bolinhas de sabão para entreter e direcionar o olhar do bebê

11


6 MESES Usa determinados mecanismos físicos para garantir uma reação do adulto. Por exemplo, ergue os braços para pedir colo. Reage ao seu próprio reflexo num espelho. Pode começar a mostrar sinais de timidez ou estranheza a alguns adultos e estranhos. Reage a algumas palavras familiares como o seu nome e usa como resposta física um olhar. Possui uma grande sensibilidade às modulações nos tons de voz que ouve. Já articula monossílabos como ‘ba’ ou ‘da’.

7 MESES O ‘não’ começa a ganhar significado. Usa o seu corpo para atingir os seus objetivos e satisfazer a sua curiosidade. Por exemplo, movimentar-se para chegar a um brinquedo. Quando vê um objeto desaparecer, procura-o. Já sabe que o objeto existe mesmo quando não o vê, desde que o tenha visto desaparecer. A memória é uma competência em desenvolvimento. Já brinca.

12


Era uma vez uma manada de tigres que passavam os dias brigando uns com os outros por causa da comida.

Passaram-se alguns anos e quando o Tigre Feliz passou a ser adulto apenas agia com bondade, irradiando e contagiando alegria e amor a toda a manada.

Um dia uma mamã tigre deu à luz um pequenino tigre ao qual deu o nome de Um dia os tigres mais velhos da maTigre Feliz. nada reuniram-se e decidiram nomear rei o Tigre Feliz para que com o seu A mamãe do tigre feliz se dedicou a ensinar-lhe a amar, a perdoar, a aceitar coração inocente ensinasse aos outros o poder da alegria e reinasse em paz os outros com os seus defeitos e, sobretudo, a não dar tanto valor às coisas na selva. materias. Foi assim que os tigres passaram a comer e a viver felizes, sem problemas, para todo o sempre.

~ SUJESTOES DE ATIVIDADES Conte-lhe histórinhas e o ajude a interagir com a história, apontando os animais e fazendo seus respectivos sons, para que o bebê imite e já comece a assimilar. Brincar de “achou” lembra do famoso esconde-esconde?) O bebê já pega objetos, portanto, estimular o engatinhar. Na atividade sensorial: trabalhar com texturas ásperas e macias, cores, formas, quantidades variadas. É importante sempre inserir nas atividades texturas diferentes.

13


8 MESES A memória é a capacidade a ser mais desenvolvida nesta fase. Procura o objeto escondido. Reconhece jogos, músicas e rimas familiares. Compreende o seu nome e responde quando o chamam. Já diz “baba” ou “dada”. Já aponta

9 MESES Faz coisas com o seu corpo, como dizer adeus ou esticar o pé para ser calçado. Começa a repetir rimas com movimentos associadas. Sabe que o objeto existe mesmo quando não o vê e, se você o esconder, vai procurá-lo.

14


10 MESES Brinca com livros e com as suas ilustrações. Brinca de atirar objetos, procurando-os ou interagindo com os outros para que os procurem. Fisicamente, está ganhando capacidade de agarrar. Adquire o conceito de espaço, como aqui, ali, em cima e em baixo.

SUGE ~ S ATIV TOES DE IDAD ES Es t im ul s

eg u ra e o a n nd o-a d ar, p ela Ap on mão to s e t e o s d diga es en h os s e os e u s n o o bj e D ei x m es e q u e s eg s e en ure o ca nt e t ra çõ com l es. a s iluiv ro e s

15


Polegares polegares Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão

Dedos mínimos dedos mínimos Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão

Indicadores indicadores Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão

Todos os dedos todos os dedos Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão

Dedos médios dedos médios Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão

Todos os dedos todos os dedos Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão

Anelares anelares Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão

~ SUJESTOES DE ATIVIDADES Utilizar músicas para estimular a linguagem Colocar objetos distantes para estimular o andar

16

Atividades de encaixe Apresentar-lhe bjetos com texturas variadas A criança consegue falar em média 4 a 5 palavras (frases curtas), estimular com diálogo, histórias, repetindo palavras e desenhos animados.


11 MESES Desenvolve o sentido de humor. Age conscientemente na procura de atenção e reacção dos adultos, fazendo graças. Abana a cabeça para dizer que sim. Pode iniciar-se na fala através da repetição de sílabas iniciais de uma palavra ou na pronunciação de palavras pequenas. Se estimulado nesse sentido, já sabe dizer o nome ou repetir palavras.

12 MESES Interage segundo as regras sociais que lhe são ensinadas, como cumprimentar com um beijo. Diz palavras e compreende indicações e frases simples como ‘onde está o brinquedo?’ Identifica personagens favoritas dos livros ou desenhos animados. Convida e procura a interação com os outros para brincar. Gosta de jogos de causa e efeito.

17


Referências Texto

http://www.guiadobebe.com.br/estimule-o-desenvolvimento-cognitivo-de-criancas-de-0-a-2-anos/ http://www.valordoconhecimento.com.br/blog/desenvolvimento-cognitivo-nos-primeiros-anos-de-vida/ https://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/fases-desenvolvimento/desenvolvimento-cognitivo/ https://www.todopapas.com.pt/contos/animais/a-pequena-elefanta-1309 https://www.todopapas.com.pt/contos/natureza/o-tigre-feliz-1229 http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/como-estimular-o-bebe-de-quatro-meses/ https://brasil.babycenter.com/a4300114/20-formas-estimulantes-de-brincar-com-um-beb%C3%AA#ixzz5Iy0D61n5 htt p s:// w w w.ma ma epluga d a.com.br/a o s- 4-m es es- o- b eb e- es t a-a pto- rolar3 - 23

Ilustrações

https://br.freepik.com/ https://www.vectorstock.com/

Tipografia

https://www.dafont.com/pt/timeless.font https://www.dafont.com/pt/kbradiowizard.font http://www.fontspace.com/bythebutterfly/cutie-patootie http://www.fontspace.com/billy-argel/tomatoes

18


19


Este livro irá ajudar os pais a entender o desenvolvimento intanfil de bebês entre 0 e 12 meses, e os auxiliará a ajudar no desenvolvimento cognitivo da criança, com dicas e atividade para serem desenvolvidas em conjunto com os filhos.

Acabamento: Capa: Miolo: Formato: Tipografias:

Canoa Couchê brilhante 250g/m 2 Couchê fosco 170g/m 2 16x22 Timeless KBRadioWizard Cutie Patootie Tomatoes


Este livro irá ajudar os pais a entender o desenvolvimento infantil de bebês entre 0 e 12 meses, e os auxiliará a ajudar no desenvolvimento cognitivo da criança, com dicas e atividades para serem desenvolvidas em conjunto com os filhos.

Florescendo  

Este livro irá ajudar os pais a entender o desenvolvimento infantil de bebês entre 0 e 12 meses, e os auxiliará a ajudar no desenvolvimento...

Florescendo  

Este livro irá ajudar os pais a entender o desenvolvimento infantil de bebês entre 0 e 12 meses, e os auxiliará a ajudar no desenvolvimento...

Advertisement