Page 1

FESTA DE AGOSTO 2013 Camarote Revista Vitrine e Entrevista Exclusiva com Paulo Miklos

Edição nº 10 - Agosto 2013

FESTIVAL DE INVERNO São Lourenço

GOURMET E MUNDIAL DE CIRCO Caxambu

ESPORTE Duas rodas e muitas batalhas


2


EDITORIAL Tempo de festa! Depois de uma bem sucedida campanha para destacarmos temas que diziam respeito às cidades vizinhas de nossa São Lourenço, é hora de voltarmos os olhos para o nosso local de origem. E não poderia ser em melhor hora! A cidade esteve agitada por esses dias... alta temporada no turismo, coincidindo com os já tradicionais Festival de Inverno e Festa de Agosto. Essa última, aliás, nos deu a capa desta edição: a entrevista com Paulo Miklos, membro da já clássica banda de rock brasileiro Titãs e 4 páginas com os melhores momentos do Camarote da Revista Vitrine, que foi o ponto alto dos 6 dias de festa. E não para por aí: logo mais, em setembro, teremos a segunda edição do Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço, com o tema “Ervas e Especiarias” este ano com um número maior de estabelecimentos participantes.

EXPEDIENTE Publisher: Gabriela Real Jornalista Responsável: Martha Bacci MTB: 17123/MG Edição: João Carvalho Projeto Gráfico e diagramação: Agência Rauze Capa: Célio Miranda Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Novo Mundo Contato Vitrine contato@vitrinesuldeminas.com.br (35) 3331.3042 A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Rauze, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

Além disso, tem muita coisa interessante nas próximas páginas, como vocês podem conferir. Teremos pela primeira vez um texto falando sobre o universo automotivo, destacando a importância de se cuidar com frequência da manutenção do carro. Trazemos ainda matérias sobre a homeopatia, uma maneira diferente e “global”, por assim dizer, de encarar a medicina e a forma como lidamos com as doenças e seus tratamentos. Convidamos vocês também a conhecerem o Lety, um atleta de nossa cidade que vem ganhando destaque em competições de ciclismo; e o trabalho de resgate dos valores femininos como forma de reequilibrar a balança social e comportamental dos tempos de hoje. Sobra espaço ainda para falarmos sobre a importância da Ressonância Magnética no diagnóstico de diversas doenças e sobre o ensino bilíngue para crianças. Agora, a cereja do bolo fica por conta da presença ilustre de um convidado de honra: Xico Sá, escritor e jornalista conhecido pelos seus brilhantes textos, nos cedeu uma crônica de sua autoria para publicarmos no espaço “Colunista Convidado”. Então é isso. Hora de preparar um bom cafezinho e relaxar, porque uma boa leitura fica ainda melhor quando não estamos preocupados e podemos aproveitar o nosso tempo.

COLABORADORES SELVA BIZARRIA

Um Abraço, Equipe Revista Vitrine

Fotógrafa profissional responsável pelas fotos do Camarote e Camarim da Festa de Agosto 2013 e Festival de Inverno de São Lourenço Contato: 35 9133-6680

Xico Sá

4

É jornalista, escritor e colaborador da Folha de São Paulo entre outros. www.xicosa.blogfolha.uol.com.br


ÍNDICE

6 Entrevista

Paulo Miklos

Saúde

Um olhar global sobre à saúde - Pág. 18

8

Caxambu Em Vitrine Coluna Social 10 Psicologia Valores Femininos

12 Esporte

Duas Rodas e Muitas Batalhas

14 Aiuruoca Em Foto

Concurso de Fotografia

16 Educação

Ensino Bilíngue

Extreme Challenge Coluna Social Pág. 20

22 Festival de Inverno

São Lourenço 2013 Coluna Social

24 Saúde

Tecnologia Aplicada à Saúde

26 Automotiva

Carro bem cuidado sinônimo de segurança

28 Camarote Revista Vitrine Festa de Agosto 2013

Festival Degusta Pág. 32

Prazos, Organização e Satisfação

36 Pela Região

Calendário de eventos

38 Colunista Convidado Xico Sá

Estamos no FACEBOOK

/vitrinesuldeminas Curta nossa página e veja o albúm completo do Camarote Festa de Agosto 2013

www.vitrinesuldeminas.com.br

Gastronomia

34 Comunicação

5


PAULO MIKLOS 30 anos de carreira com espírito jovem e energia renovada Principal atração da tradicional Festa de agosto, os Titãs trazem pela segunda vez em São Lourenço sua apresentação cheia de energia. Com uma nova formação, com quatro dos integrantes originais acrescidos de um baterista convidado, a banda mostra que não está presa ao passado e segue em frente. A Vitrine conversou com Paulo Miklos, guitarrista, saxofonista e vocalista da banda que nos contou muito sobre o ambiente do grupo, bem como detalhes dos projetos paralelos de cada membro e também de suas atuações em cinema e TV. Veja: Revista Vitrine: Soube recentemente que vocês estão trabalhando cerca de 10 novas canções que devem figurar no próximo album do atual quarteto. Tem algo a dizer sobre elas?

Entrevista

Paulo Miklos: É verdade. Aprofundamos a experiência do show Futuras Instalações para criar o Titãs Inédito, um show em que boa parte é dedicado a apresentação de músicas inéditas para o público conhecer em primeira mão. Sendo assim, estamos ansiosos para tocá-las para o maior público possível para sentir a reação em cada canto. Em São Lourenço não vai ser diferente. E vamos mesclá-las com os clássicos da banda. Revista Vitrine: Muitos de vocês têm carreiras e projetos paralelos com certa visibilidade. Branco e Sérgio tocam projetos musicais, de diferentes naturezas, Tony é escritor renomado e você, além de uma carreira solo relevante também surpreende com boas atuações em projetos audiovisuais. Como é que a banda lida com essa faceta ‘multimídia’ de cada integrante? Paulo Miklos: Todas essas atividades vêm para somar com nossa parceria. Acrescenta uma bagagem muito importante no amadurecimento artístico de cada um de nós e acaba por enriquecer o produto do nosso trabalho em conjunto.

Por João Carvalho

“ 6

Revista Vitrine: Com tantos anos de estrada, como é que ainda conseguem manter em dia o ‘tesão’ de fazer a mesma coisa que faziam há décadas?

Todas essas atividades (paralelas a banda) vem para somar com nossa parceria. Acrescenta uma bagagem muito importante no amadurecimento artístico de cada um de nós. E acaba por enriquecer o produto do nosso trabalho em conjunto.

A reinvenção e a alternância de estilos/ linguagens/temáticas que acompanha a banda desde o começo da carreira de certa forma dialoga com isso? Paulo Miklos: Não há dúvida que é a nossa inquietação artística que nos impulsiona desde o nosso começo. A satisfação com o trabalho que desenvolvemos juntos é fundamental. E a resposta dos fãs que acompanham nossos passos, e o nosso encontro nos shows por todo o país e no exterior, mantêm a chama da nossa paixão pelo trabalho sempre acesa. Revista Vitrine: Do último mês para cá, vimos fortalecer um espírito de cidadania contestadora na população brasileira. Como vocês encaram essa onda de manifestações que vêm rolando? Essa pauta político-social dará as caras no novo disco? Paulo Miklos: Sem dúvida que essa pauta estará presente no nosso próximo trabalho de diversas formas. Acompanhamos e participamos das movimentações com entusiasmo e ativamente. Estamos otimistas quanto aos resultados da voz das ruas. Revista Vitrine: Recentemente vocês resgataram o repertório do fundamental “Cabeça Dinossauro”. Rever esse repertório mais “pesado” e “politizado” desperta algum tipo de veia politizada na hora de compor ou interpretar novas canções ou mesmo para reconstruir antigos sucessos? Paulo Miklos: Sim. Foi muito importante para a gente revisitar e resgatar a sonoridade, a atitude daquele momento. Fomos buscar o DNA da banda. Essa experiência está sendo decisiva para o novo trabalho. E também tem dado um gás novo para as novas composições. Revista Vitrine: A relação com os membros anteriores da banda segue amigável mesmo após a separação? Vocês sentem falta da atmosfera que envolvia o conjunto quando ainda eram


Paulo Miklos: Estivemos todos juntos comemorando o aniversário de 30 anos dos Titãs no ano passado. Foi muito emocionante. Agora vivemos um momento de grande ebulição criativa em ‘quinteto’, com a presença do baterista convidado, Mário Fabre, além de nós 4: Eu, Branco, Tony e Sérgio. Essa é a atual formação.

Paulo Miklos: Realmente, foi uma sorte grande minha estréia no cinema com esse time de craques! Tenho outros convites bastante interessantes para o próximo ano. Estou atualmente dividindo meu tempo entre o novo disco e shows com os Titãs e minha nova aventura como apresentador no Paulo Miklos Show, no programa de cliques, Galeria Mix e nas entrevistas que faço com meus colegas músicos no Mix Ao Vivo Álbuns Clássicos, todos na MixTV.

Paulo Miklos: Tá rolando uma novíssima geração muito bacana, apenas para citar alguns nomes: Garotas Suecas, de São Paulo; Vivendo do Ócio, de Salvador e Porcas Borboletas de Uberlândia, por exemplo. É uma galera rock’n’roll, cada um a seu estilo mas todos muito criativos. Recomendo que conheçam. Revista Vitrine: De todas as suas aparições no cinema, certamente a mais impactante foi a do papel principal em “O invasor”. Nesse filme, o público pode perceber o quão intensa sua interpretação poderia ser, talvez um tanto impulsionada pela estética e pelo ritmo da narrativa cinematográfica de Beto Brant e o ágil roteiro de Marçal Aquino. Existem planos para retomar

Paulo Miklos: O encontro com o Sabotage foi muito importante não só para o meu trabalho como ator nesta primeira experiência no cinema, mas também pelo talento fantástico do rapper e sua poesia. O pessoal do rap está falando o que todos nós queremos ouvir, com a intenção certa e toda a razão. Eu participei do documentário feito recentemente sobre a vida e a obra do Sabotage e escrevi o prefácio da biografia que está prestes a ser lançada sobre ele. Revista Vitrine: Assim como Cabeça Dinossauro, outros discos clássicos como Õ Blesq Blom, Televisão e Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas ganharão reedições comemorativas? Olha... Não. Não temos intenção de fazer outros shows temáticos comemorativos, já estamos com a cabeça pensando no futuro. Partimos rumo aos próximos 30 anos (risos).

Foto: Marcos Hermes

Revista Vitrine: Do cenário MPB/Rock atual, vocês destacam algum artista como herdeiro natural da sonoridade que os titãs faziam ou fazem?

Revista Vitrine: Voltando à temática de “O Invasor”, nele você contracena com um importante rapper brasileiro, Sabotage, falecido há alguns anos. Você ainda tem alguma relação com o pessoal do Hip-hop? É possível dizer que, de certa forma, esse pessoal é herdeiro da pegada mais contundente do rock’n’roll que rolava nos anos 80, tendo vocês e outras bandas como Plebe Rude, Inocentes,Mercenárias, Ira!, Replicantes e afins como pontas de lança?

Entrevista

essa parceria audiovisual? E outros projetos ligados à atuação, estão engatilhados para o futuro próximo?

Revista Vitrine

um octeto? De que forma isso pode ser sentido nas novas músicas?

7


12º FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO

Fotos Lince Fotografia

Caxambu Em Vitrine

O Festival Mundial de Circo iniciou a sua trajetória em 2001 reunindo em Belo Horizonte/MG, artistas brasileiros e de vários cantos do mundo para celebrar o circo. Em julho deste ano o evento armou o picadeiro em Caxambu/MG para transformá-la na “Cidade Oficial do Circo no Brasil”! Espetáculos circenses, show, oficinas, exposições e mostra de filmes invadiram ruas, praças e parques da cidade.

8


CAXAMBU MAIS GOURMET

Fotos Lince Fotografia

A sexta edição do Caxambu Mais Gourmet foi realizada de 18 a 20 de julho, no local mais nobre da cidade: o Parque das Águas. O evento atraiu um grande número de pessoas, entre turistas, moradores da cidade e da região, amantes da boa culinária e dos atrativos naturais e revigorantes de Caxambu. Este ano o Festival prestigiou o PINHÃO e seu objetivo foi valorizar ao máximo as propriedades deste produto da Serra da Mantiqueira na gastronomia e, para isso, os participantes criaram pratos com este ingrediente. Uma oportunidade para os chefs mostrarem talento e criatividade e para o público se deliciar com novos sabores e conhecer os produtos da nossa terra.

GUNNER CONVENTION X

Fotos Roa Lima

Em sua 10ª edição o Gunner Convention reuniu no dia 20 de julho deste ano no Restaurante Coreto, em Caxambu, dezenas de fans da Banda Guns and Roses. A banda cover APPETITE FOR FUCKING GUNS esteve presente nesta que é considerada a melhor convenção de fans do Guns do Sul de Minas. O evento ainda contou com vídeos e raridades sobre a banda e prêmios para as melhores fantasias.

9


A REABILITAÇÃO DOS VALORES FEMININOS Contos de fadas são usados como instrumentos base para grupo de estudos que visam discutir o papel das mulheres e seus valores nos tempos atuais. Num mundo cada vez mais pautado pela competição acirrada, pelo consumismo como forma de se exibir perante a sociedade e pela conduta agressiva nas relações profissionais, e distante no âmbito pessoal, é que se faz mais importante buscar o resgate de diferentes maneiras de agir com o objetivo de deixar a vida um pouco mais igualitária e livre.

Psicologia

Nesse sentido, os grupos de trabalho e conscientização pelo resgate do feminino através dos contos de fada coordenados pela psicóloga e terapeuta Renata Ceglia começaram a ser formados. “Os contos de fada têm um potencial terapêutico e regenerador, pois são construídos a partir de arquétipos (modelos-base de personalidade) que dialogam com nossa essência”, afirma Renata, que complementa: “essas narrativas têm o poder de auxiliar no processo de resolução de questões psicológicas e de funcionar como um mapa para guiar o indivíduo no enfrentamento de alguma situação nova ou inesperada”. Cada ciclo de trabalhos é composto de uma série de 7 encontros de presença não obrigatória, mas fundamental. Renata explica que a assiduidade é importante devido ao fato de que a evolução do tema em cada grupo é contínua e que a troca de experiências não pode ser replicada, além do fato de que a cada encontro são estudadas e analisadas facetas diferentes de um mesmo conto e seu andamento é fruto direto das intervenções do grupo. É a partir da interpretação desse tema, com a análise do prosseguimento desses encontros, que novas ferramentas como dramatização, danças e desenho de mandalas, entre outras, vão surgindo.

10

Fotos: Arquivo Pessoal

Por João Carvalho

O Feminino e o Masculino Todos nós temos dentro de nossas personalidades pitadas de valores masculinos e femininos. Essa é a regra. Cada gênero normalmente apresenta em maior destaque aqueles valores que se somam às suas características físico-emocionais. Os valores que identificamos como femininos são a intuição, os ‘insights’, a afetividade e a introspecção. Já as características preponderantemente masculinas são a agressividade, a assertividade, a exibição e a competitividade. Vendo desta forma, é fácil perceber que o mundo em que vivemos hoje é marcado com muito mais força pelos traços masculinos. Resgatar esses valores femininos e colocá-los novamente em pauta, fazendo com que tenham o merecido destaque e sejam respeitados da mesma forma que eram antes de terem sido colocados em segundo plano séculos atrás, é fundamental portanto. Nossa cultura e sociedade criaram em tempos longínquos a ideia de que as mulheres e as energias femininas deveriam ser submetidas aos homens e ao mundo masculino. Isso não é regra e nem aconteceu de forma natural e sim por uma imposição do patriarcado que se instalava fazendo com que esse modelo passasse a ser visto como natural e necessário. Sendo assim, a meta desses encontros é reempoderar a mulher e o feminino como forma de trazer de volta o equilíbrio para a balança. Esses grupos são terapêuticos e não voltados para o tratamentos individualizados. Para se partir rumo a um panorama de tratamento de distúrbios individuais é necessário um acompanhamento individualizado, que Renata também pode oferecer aos interessados para uma análise real de seus quadros com base na Psicologia Transpessoal, área em que ela se especializou e em cujo enfoque o bem estar interno depende de uma boa relação do indivíduo consigo mesmo, o que ocorre através de sua integração com o ser superior que o habita.

Renata Ceglia Psicóloga, especializada em psicologia transpessoal pela ABPT e em interpretação de sonhos e mandala. Formada em psicologia tibetana budista em Dharamsala, Índia. Fisioclínica (35) 3331-1424 /IntegrateTerapiaTranspessoal


11


DUAS RODAS E MUITAS BATALHAS Conheça a história de um atleta de São Lourenço que vem se destacando nas competições enquanto promove ações de inserção social através do esporte.

Esporte

Uma rotina diária de horas e mais horas de treino, alternando práticas como a corrida, natação, musculação e muitas pedaladas fazem parte do dia a dia de qualquer atleta e não poderia ser diferente com Celestino Canaverde Silva, mais conhecido como Lety, como o chamaremos daqui por diante.

Por João Carvalho

Lety conta que sua ligação com o esporte vem de muito tempo: desde os 13 anos de idade, quando começou a nadar. Depois disso conheceu a canoagem e se tornou um atleta do remo por cerca de dez anos. Em seguida começou a se interessar pela corrida e pelo Triatlon. E foi a partir de então que ele percebeu que se focasse em apenas uma das disciplinas poderia ter mais êxito. Foi aí que as pe-

daladas tomaram conta de seu cotidiano e ele passou a praticar as outras modalidades apenas como apoio para fortalecer e aprimorar seu condicionamento físico para o ciclismo em terrenos acidentados. Desde então os resultados começaram a surgir. Diversas medalhas em competições de nível nacional apareceram, como o caso do circuito X-Terra, realizado anualmente, em que Lety lidera em sua categoria. Segundo ele, “isso é a concretização do meu projeto, que foi de um ano pra cá me esforçar para ser um ciclista de alto rendimento. Acostumado com a dianteira e os pódios eu já sou, pois tenho confiança no alto nível da minha performance, mas eu senti que poderia fazer mais me dedicando única e exclusivamente ao Mountain Bike”. Essa modalidade, aliás, é subdividida em 4 categorias: Cross-Country que é realizada em percursos fechados e é considerada um esporte olímpico; Downhill, que é uma prova de velocidade em que todo o trajeto se dá em uma longa descida; Freebike que é a categoria voltada para a realização de manobras radicais e a Maratona, que é a prova de resistência realizada em longos trajetos, sempre com mais de 50Km de percurso. É nesta última categoria que Lety vem se destacando e colecionando medalhas de importantes competições na categoria até 45 anos. Divulgar o esporte pela saúde e pela cidadania

12

O objetivo de Lety agora é formar uma equipe de ciclismo em São Lourenço, fornecendo um uniforme aberto a patrocínios para sustentar a iniciativa, e compartilhando seus conhecimentos e experiências a todos os participantes dessa empreitada. “A ideia é estimular a prática esportiva como forma de acrescentar atividades positivas no dia a dia de jovens, evitando que eles se exponham a vícios ou outros hábitos que possam prejudicar suas vidas”.


É indiscutível o papel do esporte nessa inclusão social e na manutenção de uma rotina saudável. Lety sabe que ainda tem muito a crescer como atleta e a aprimorar seus treinamentos para conseguir galgar resultados ainda melhores do que os que já possui, mas é de seu conhecimento também que precisa de apoio para ver sua iniciativa decolar e cumprir seu objetivo, trazendo a prática esportiva de alto rendimento para mais perto da população sãolourenciana e de todo o Circuito das Águas.

13


Aiuruoca Em Foto

CONCURSO DE FOTOGRAFIA “AIURUOCA EM FOTO” No dia 14 de Agosto foi realizada em Aiuruoca-MG a Cerimônia de Premiação do 1º Concurso de Fotografia ‘‘Aiuruoca em Foto’’. O Concurso foi uma realização da Agência Lince Fotografia, que já havia realizado o mesmo concurso em Caxambu. Desta vez a parceria foi com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aiuruoca-MG e com o apoio e patrocínio de diversas empresas e entidades da Região. O tema desta primeira edição do Concurso foi “Patrimônios de AiuruocaMG - Nossos Bens Comuns”. Ao todo foram 138 fotografias inscritas, de fotógrafos profissionais, amadores e iniciantes de 11 cidades de todo o país. Tivemos inscrições de Aiuruoca-MG, Alagoa-MG, Belo Horizonte-MG, Carmo de Minas-MG, Caxambu-MG, ItatiaiaRJ, Jacareí-SP, Niterói-RJ, Resende-RJ, Salvador-BA e Seritinga-MG. Os participantes foram divididos em duas categorias: Público Geral e Estudantes do Ensino Fundamental. Os autores das cinco melhores fotos de cada categoria foram premiados após análise de um corpo de jurados técnicos. Na categoria “Público Geral”, o primeiro lugar ficou com a fotógrafa Juliana Ayres Braga de Mello, do distrito de Visconde de Mauá-RJ, que recebeu as

14

Workshop de fotografia básica realizado para os 10 primeiros colocados do concurso realizado em Caxambu

maiores notas dos jurados por sua foto “Anunciação – no Vale do Matutu”. A vencedora recebeu como prêmio a quantia de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) e sua Foto Premiada impressa para a Exposição Coletiva do Concurso. As demais fotografias, do 2º ao 5º lugar, também receberam premiação. As 30 melhores fotos desta categoria foram selecionadas e impressas para participarem da Exposição Coletiva do Concurso. Na categoria “Estudantes do Ensino Fundamental”, o primeiro lugar ficou com Júlio Gifoni Arantes, de Aiuruoca-MG, que recebeu as maiores notas dos jurados por sua foto “Jacarandá e o Pico”. O vencedor recebeu como prêmio a quantia de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) e sua Foto Premiada impressa para a Exposição Coletiva do Concurso. As demais fotografias, do 2º ao 5º lugar, também receberam premiação. As 30 melhores fotos desta categoria foram selecionadas e impressas para participarem da Exposição Coletiva do Concurso. Durante os próximos meses, a Exposição Coletiva do Concurso com as 60 fotos selecionadas, percorrerá outros pontos da cidade e da região. Para maiores informações acesse o site www.lincefotografia.com.br


Aiuruoca em Foto Revista Vitrine

OS GANHADORES do Aiuruoca em Foto

1º lugar Categoria: Público Geral Vencedora: Juliana Ayres Braga de Mello

1º lugar Categoria: Estudantes do Ensino Fundamental Vencedor: Júlio Gifoni Arantes

15


ENSINO BILÍNGUE COMO FORMA DE AMPLIAR HORIZONTES Práticas da Twince Bilingual Programs são premiadas na categoria Start-up do II Prêmio Estadão PME. Educar é formar cidadãos e preparar crianças e jovens para a vida em sociedade, para que tenham sucesso em suas atividades durante seu crescimento. Com base nisso, formulamos nosso modo de transmitir conhecimento e valores aos nossos alunos, integrando-os ao nosso dia a dia quase como partes de uma grande família.

Educação

E como é natural que zelemos por aqueles que compõem nossa família, procuramos apresentar sempre as melhores alternativas de vida e aprendizado a cada criança aqui matriculada. Sendo assim, julgamos como fundamental oferecermos a possibilidade de um ensino bilíngue, que possibilite à criança estimular seu cérebro e aprender um conhecimento prático que pode lhe ser útil por toda a vida, fazendo que ela realmente goste daquilo que aprende. Nossa parceira para a promoção deste ensino da língua inglesa como parte essencial de nossa política pedagógica é a Twice Bilingual Programs, que tem como objetivo ensinar o idioma a crianças dos ensinos infantil ao fundamental. O método surgiu a partir da experiência pedagógica de Ana Maria Martini Gurgel com o ensino bilíngue, fazendo com que o aprendizado da língua inglesa se some ao currículo tradicional, potencializando-o e tendo como diferencial desse método o material didático que norteia as aulas e práticas. Confeccionado de forma a atender às particularidades das crianças brasileiras, ele contrasta com os livros e

16

Fotos: Arquivo Pessoal

Por João Carvalho

conteúdos importados tradicionalmente usados nas escolas bilíngues. Ensino de resultados O Twice Bilingual Programs faz com que o aprendizado do idioma estrangeiro seja vivenciado de forma intensa e em conjunto com a fixação dos conteúdos apresentados em português. Isso faz com que o aluno tenha seus conhecimentos nas duas áreas evoluindo em conjunto e de forma constante. No método, o inglês não entra apenas como uma matéria ensinada de forma isolada. O aluno que está inscrito no programa vai aprender tópicos como Social Studies (Estudos Sociais), Math (Matemática), Science (Ciências) e Language (linguagem). Há espaço ainda para práticas como “Hands On” e “Out and About”, que levam a criança à construção do conhecimento para além dos limites geográficos do colégio. Os resultados colhidos nesse último ano capacitaram a Twice para ser finalista da categoria Startup (empresa recém-surgida e focada em inovação) do II Prêmio Estadão PME (Pequenas e Médias Empresas) e também para serem apresentadas como destaque na seção “Grandes Idéias” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Ter em nossa região uma escola que se preocupa com o futuro dessa geração, localizada numa região privilegiada pela paisagem que inspira concentração e tranquilidade e está sempre em busca de atualização de seu repertório é sem dúvida um grande avanço. Isso dá aos nossos alunos, seus pais e familiares a certeza de que a educação e a formação cidadã das crianças está sendo, de fato, colocada em primeiro lugar.

Andréia Barbosa

Diretora de Marketing do Colégio Laser Solar dos Lagos. Alameda Vinicius de Moraes, 185 Solar dos Lagos São Lourenço/MG - Tel.: (35) 3332-2699 www.colegiolasersolar.com.br


17


UM OLHAR GLOBAL SOBRE A SAÚDE A homeopatia procura tratar não apenas os sintomas das doenças, mas o próprio paciente através do equilíbrio de seu organismo. Após o término da faculdade de medicina em 1990 fui me especializar em homeopatia em São Paulo, num pequeno hospital de homeopatia com pronto socorro 24h e ambulatório para internações, além de um centro para pequenas cirurgias. Todos os procedimentos eram realizados usando exclusivamente medicamentos homeopáticos. Muitas pessoas se surpreendem ao ouvir isto, pois acreditam que a homeopatia só é capaz de tratar doenças consideradas “leves”, o que é um engano.

Saúde

Anteriormente, ate os anos 1920-30, a homeopatia era tão usada quanto a alopatia, medicina que usa medicamentos químicos, nos países ocidentais. Foi a partir dessa época, principalmente após a descoberta dos antibióticos, que a indústria farmacêutica começou a dominar a forma de tratar as patologias, chegando às décadas seguintes com uma aura de que seria capaz de curar todas as doenças que afligem o ser humano.

18

Fotos: Arquivo Pessoal

Realmente a ciência conseguiu realizar avanços admiráveis nesse campo, mas após o longo período em que medicamentos químicos foram empregados nos tratamentos em geral vemos que, em grande parte, as doenças crônicas não são efetivamente curadas pela alopatia, que muitas vezes age como um tratamento apenas sintomático e, para piorar, trazendo consigo os efeitos colaterais de seus fármacos. Com isso, hoje vemos um grande número de médicos buscando se especializarem na homeopatia, assim como pacientes insatisfeitos com as promessas da medicina química e que passam a procurar uma nova forma de tratar suas doenças.

Homeopatia ou alopatia: entenda a diferença Enquanto a alopatia visa a melhora das patologias pelo combate ao sintoma local, o que se revela através dos nomes das famílias de medicamentos (anti-inflamatório, antibiótico e anti-hipertensivo, entre outros), a homeopatia faz o mesmo através do fortalecimento do organismo, com o reequilíbrio do corpo como um todo, trazendo uma nova visão sobre o conceito de doença, que seria algo causado por esse desequilíbrio que deixa a pessoa suscetível ao adoecimento. É como numa epidemia de gripe: enquanto alguns indivíduos contraem a doença, outros não. Se a causa dela fosse apenas o vírus, todos deveriam ficar gripados. Quando tomei contato com a homeopatia, ainda na faculdade, me atraiu essa visão de poder tratar o doente com base numa visão global de seu estado de saúde, incluindo além dos sintomas físicos os aspectos mentais e emocionais como itens importantes para se avaliar e medicar um paciente. Isso vem ao encontro de sua premissa básica, que é “não há doenças e sim doentes”. A homeopatia acredita na inter-relação de todo organismo, onde o corpo influencia a mente e vice versa. Por isso buscamos a melhora da doença pelo reequilíbrio global do organismo. E com a vantagem de usar remédios que não apresentam efeitos colaterais durante o tratamento. A homeopatia então se mostra como uma opção de tratamento eficiente para qualquer quadro clínico, tanto para pessoas que queiram se tratar exclusivamente com essa medicina, assim como para aqueles que já se encontram num tratamento alopático e querem ter um auxilio a mais para sua saúde, usando-a em conjunto com o tratamento que já está em curso e somando-se a ele.

Dr. Marcelo Perim CRM 26152 Médico Homeopata formado pela faculdade de medicina de Teresópolis / RJ em 1990 Saiba mais sobre a homeopatia em meu blog: www.marceloperim.blogspot.com.br


19


EXTREME CHALLENGE As competições de mountain bike e as corridas a pé estão ganhando destaque e estimulando muitas pessoas a aderirem ao esporte, adotando uma vida mais saudável. Foi possível comprovar estes fatos com a realização do Extreme Challenge 2013, que aconteceu em São Lourenço, nos dias 20 e 21 de julho. O evento realizou o Challenge Biker e o Challenge Run, reunindo 242 competidores, muitos da região e de vários estados brasileiros. Houve participação de alguns atletas profissionais que sempre marcam importante presença nos maiores eventos realizados no Brasil. Alguns deles revelaram, em entrevistas, a surpresa que tiveram com a qualidade da organização, a dificuldade e a beleza do trajeto, deixando a certeza de próximas realizações.

Em Vitrine

O primeiro lugar do Challenge Biker ficou para José Luis Nogueira, piloto da Elite, categoria que reúne os melhores bikers. Luis Paulo da Silva Antunes, corredor profissional do Cruzeiro, foi o campeão do Challenge Run. Os organizadores do evento, Marcelo Lopes e Jiuliano de Souza, informaram que em 2014 o Extreme Challenge virá com muitas novidades. www.extremechallenge.com.br

Fotos Lince Fotografia

20


21


RENATO TEIXEIRA Festival de Inverno 2013 Saúde

ENCERRA FESTIVAL DE INVERNO EM SÃO LOURENÇO

Fotos Selva Bizarria

5ª edição do tradicional evento foi um sucesso, abrilhantada pela presença cativante do grande cantor e compositor Renato Teixeira. Entre os dias 18 e 28 de julho de 2013 aconteceu em São Lourenço a 5ª edição do já tradicional Festival de Inverno. O tema escolhido para este ano foi “Balaio de Minas” com a proposta de valorizar a cultura regional, englobando o artesanato, a música e de certa forma o cinema. Dentre as atrações musicais de maior porte, destacaram-se os shows da Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd e do renomado violeiro, cantor e compositor Renato Teixeira, acompanhado de sua banda formada por importantes músicos da história da Música Brasileira e dois de seus filhos. Renato agradou em cheio ao público presente ao tocar grandes canções de sua carreira e versões de músicas conhecidas nas vozes de Sérgio Reis e Almir Sater, amigos e parceiros de estrada e estética musical. A apresentação teve um tom intimista, que casou perfeitamente com o clima da noite fria na cidade. Em suas palavras, Renato Teixeira define a apresentação: “Mais do que um show, esta apresentação foi uma verdadeira reunião familiar. As músicas foram executadas de forma improvisada e informal... como se fosse um pai tocando com dois filhos e alguns amigos em casa”.

Agda e Alemão

Empresário Hélio Rodrigues

Wal Tiburcio e Dra. Maristela Leônidas José Luiz Mendes locutor da Rádio Alternativa

22


Staff do Festival de Inverno com Renato Teixeira

Chico Teixeira

Erich Mathias, Renato Teixeira e Pedro Cam천es Vera Carvalho e Jo찾o Carvalho, jornalista da Revista Vitrine

23


TECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE Alta qualidade de imagens e resultados precisos fazem da Ressonância Magnética a melhor forma de se obter diagnósticos através de imagens.

Saúde

A Ressonância Magnética é um procedimento clínico de diagnóstico que apresenta resultados nítidos em termos de imagem e é totalmente não invasivo para o paciente que precisa ser diagnosticado através deste método, que é indicado para o uso por pessoas de qualquer idade e praticamente qualquer condição física, excetuando-se aqueles que possuem próteses metálicas internas ou fazem uso de marcapasso. A grande vantagem na realização de exames em um aparelho de Ressonância Magnética é a precisão dos resultados que apresenta, além das imagens em alta definição que permitem visualizar perfeitamente cada detalhe de estruturas internas e órgãos do corpo humano. Os aparelhos que operam através de um alto campo magnético ainda contribuem para a agilidade no procedimento, pois eliminam a necessidade de reposicionar os pacientes durante a aquisição das imagens.

24

Fotos: Arquivo Pessoal

Por João Carvalho

Vantagens da Ressonância Magnética Muitas especialidades médicas e odontológicas têm a ganhar quando há um equipamento de Ressonância Magnética e uma equipe especializada para realizar esse exame à disposição. Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Cardiologia e Pediatria estão entre as áreas que mais se beneficiam dessa técnica capaz de vasculhar o corpo como um todo e apresentar um quadro fiel sobre o que acontece internamente no organismo de cada um.

A grande vantagem na realização de exames em um aparelho de Ressonância Magnética é a precisão dos resultados que apresenta.

Outra grande vantagem dos aparelhos de ressonância está no fato de que eles não fazem uso de radiações, como nos exames de Raios-X ou Tomografias. Até mesmo quando o exame precisa ser realizado com o uso de contrastes para facilitar a visualização, os efeitos colaterais apresentados são bem pequenos se comparados com muitos outros métodos de diagnóstico por imagens.

Dr. José Roberto de Araújo CRM 17990 Radiologista


25


CARRO BEM CUIDADO

SINÔNIMO DE SEGURANÇA

Automotiva

Uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil é a imprudência aliada à falta de cuidados periódicos com os veículos.

Por João Carvalho

Estatísticas recentes comprovam que mais de 25% de todos os acidentes de trânsito no Brasil são causados pela falta da (ou falhas na) manutenção preventiva dos automóveis, algo que seria fundamental para salvar preciosas vidas.

que requerem um olhar mais minucioso e até mesmo o uso de equipamentos específicos, demandando mais tempo de serviço e gerando a necessidade de serem avaliados de forma completa e isolada.

Todas as partes que compõem a mecânica dos automóveis devem ser avaliadas rotineiramente. Amortecedores, suspensão, freios, pneus e rodas, direção, embreagem e dispositivos de segurança como airbags, quando estão em boas condições são fundamentais para garantir que os ocupantes dos veículos sofram o mínimo de danos quando expostos a algum tipo de batida, capotagem ou outro evento dessa natureza.

Sendo assim, na hora de avaliar o conjunto mecânico do automóvel, a recomendação é simples: siga o que é descrito no manual do proprietário do seu veículo e faça uma revisão geral antes de cada viagem, pois na estrada os perigos de um acidente de maior gravidade vir a acontecer são muito maiores. No caso de carros mais antigos, é bom estabelecer uma rotina de manutenções preventivas periódicas. Recomenda-se que o veículo seja levado a um mecânico de confiança ou autorizada sempre antes de pegar estrada e também uma vez ao ano para a realização de um check-up geral.

Para entender melhor como as partes dos carros atuam na segurança, é preciso compreender que eles são divididos em dois grupos: os itens de segurança ativa e os de segurança passiva. Todos os componentes que atuem diretamente na prevenção de acidentes, como freios, amortecedores, pneus, faróis e lanternas estão no grupo dos itens ativos, que ainda engloba a buzina e os para-brisas (a visibilidade auxilia a reagir a uma situação de risco, enquanto o aviso sonoro estimula a reação do outro veículo). Entre os itens de segurança passiva listamos aqueles que servem para minimizar os danos quando o acidente já é um fato consumado, como por exemplo os airbags, os cintos de segurança ou as barras de proteção lateral. Revisão nunca é demais

26

Nas revisões dos veículos, o foco normalmente recai sobre os itens de segurança ativa, pois há uma maior dificuldade em atestar a situação nos componentes da segurança passiva,

Bom também para o bolso Além de ajudar a manter a integridade física sua e da família ou de amigos que costumam dividir o espaço no automóvel durante viagens e passeios, a manutenção também faz com que a conservação do veículo fique em bom estado – algo importante para valorizar o preço na hora de uma possível revenda. Levar o carro para as revisões nas datas corretas evita as surpresas desagradáveis na hora de se fazer uma troca de peças inesperada. Não bastasse todos os pontos levantados, manter a mecânica do carro em dia também é uma atitude ecologicamente correta, pois um veículo bem calibrado consome menos combustível. E aí, tem alguma dúvida ainda sobre a importância de uma boa manutenção em seu veículo?


www.idealfiat.com.br www.grupoaugustobrandao.com.br

NOVO UNO VIVACE 4P FLEX 12/13

379

COMPLETASSO

OU DE R$ 33.500,00 POR R$

,90

29.990,00

À VISTA

agencia2013.com.br

NOVO PALIO

ATTRACTIVE 1.0 FLEX 4P 13/13

432

OU DE R$ 35.990,00 POR R$

,00

32.990,00

À VISTA

PALIO FIRE 1.0 FLEX 2P 13/14

DIREÇÃO HIDRÁULICA 50% ENTRADA + 60 PARCELAS R$

353

OU DE R$ 28.990,00 POR R$ Esclarecimentos ao Consumidor: Novo Punto Attractive, ano/mod. 2012/2013. Chassi: 1236882, a partir de R$ 39.990,00 à vista ou financiamento com entrada de 50% (R$19.995,00) e o restante em 24 parcelas de R$ 846,29 a.m.. Taxa de 0% a.m. e CET de 0% a.a. Valor com o financiamento R$ 40.305,96. Novo Palio Attractive 1.0 Flex, 4P, ano/mod. 2013/2013. Chassi: 2148434, a partir de R$ 32.990,00 à vista ou financiamento com entrada de 50% (R$ 16.495,00) e o restante em 24 parcelas de R$ 698,15. Taxa de 0% a.m. e CET de 0% a.a. Valor com o financiamento R$ 33.250,62. Palio Fire 1.0 Flex 2P, ano/mod. 2013/2014. Chassi: 5875863, a partir de R$ 24.990,00 à vista ou entrada de 50% (R$ 12.495,00) e o restante em 60 parcelas de R$ 291,31. Taxa de 1,09% a.m. e CET de 13,9% a.a. Valor com o financiamento R$ 29.973,60. Financiamento sujeito a aprovação de crédito Banco FIAT. TC não inclusa no valor de R$ 556,00. Taxa de 0% somente para Novo Palio, Idea e Novo Punto, válida até 31/08/2013. IOF não inclusa. Promoção válida até 31/08/2013 ou até o término do estoque na concessionária IDEAL FIAT. Ofertas não válidas ou cumulativas com modalidade de venda direta da fábrica, taxistas e produtores rurais. Consulte condições. Os veículos FIAT estão em conformidade com o PROCONVE - Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores. Imagens ilustrativas. Consulte condições.

,69

26.990,00

À VISTA

Respeite os limites de velocidade.

50% ENTRADA + 60 PARCELAS R$

agencia2013.com.br

50% ENTRADA + 60 PARCELAS R$

Av. Damião Junqueira de Souza, 1.222 | São Lourenço | (35) 3332-7000 Av. Gabriel Alves Fernandes, 720 | Caxambu | (35) 3341-2211

27


Camarote Vitrine

Albúm completo: www.facebook.com/vitrinesuldeminas

Fotos Selva Bizarria

KK Diniz, Gabriela Real, Célio Miranda e Lucimara Chagas

Gustavo Hippolito, Gabriel Real e Guilherme

Mayara, Lucimara Chagas e Ana Beatriz

Alberto Gannam, Jessica Colin, Natalia Souza e Camilla Real Claudia e Luciano Fernandes

Marcela Braga, Alexandra Sanches e Carol Faria

Wal Tibúrcio e Família

Yara Lopes, Josy e Mislene Roberta Paiva, Rodolpho Dias, Amanda Carvallho, Joice Paiva, Marta Balbino e Vanessa Carvalho

28


Festa de Agosto 2013

Fred Amim e Andressa Lancellote

Rosana Rocha e Neri Schulte

Família Miramar

Stella Abreu, Miss Teen Brasil 2013

Revista Vitrine

Beto da Rádio Estância e esposa Telma

Pedro, Janaina, Claudia e Bruno Garcia

Thaeme, Kadu e Thiago

Carol Caymmi e Andrea Carrero

Rafael, Gustavo Macedo e Denilson Beia

Luis Felipe e Suéllen Vilela

Fernanda Póvoa e Fabyane Melo Matheus Piantino e Giselle Fernandes Paulista e Rodriguinho

29


Gabriela Real, Martha Bacci e Brenda Mariano

Patrícia, Emídio e Débora Chagas

José Ramos e Namorada

Adolfo Fortes, Pablo Christian e Matheus Pereira

Juliana Corrêa, Margarina e Márcio Santiago

Lucimara e Marcos, Sara e Marco Aurélio

Nelson Rodrigues Neto e Aline Chaib

Paulo Corrêa e Família

Totonho, Ivana e Marco Polo

Gustavo Macedo, Aline Paixão, Paula e Ana de Luca Eduardo Bittencourt e Martha Bacci

30

Luciana Nunes e Reinaldo Marques


Festa de Agosto 2013

Flávio Fernandes e Selva Bizarria

Armando Real e Cíntia Souza

Revista Vitrine

Célio e Dayane Miranda

Cláudia Passos e Alexandre Coelho

Caio Mancilha e Renata Gomes

Natália e Gustavo Flori

José Mauro

Marcella Real, Branco Melo e Brenda Mariano

Daniela e Rubélio Real Wanda Pereira e Esposo

Luiza e Verônica Marin Ederson e Sabrina

31


Gastronomia EMPREENDEDORISMO

SÃO LOURENÇO E A GASTRONOMIA: TUDO A VER

Por João Carvalho

32

Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço chega à sua segunda edição com a certeza de repetir o sucesso do ano anterior. Dando prosseguimento a uma iniciativa do São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLC&VB) , iniciada no ano passado, a cidade de São Lourenço será palco da 2ª Edição do Festival de Gastronomia, batizado com o nome de Degusta. Exatamente como em 2012, o evento vai ser realizado durante o mês de setembro. Na edição anterior, a típica cozinha mineira foi homenageada, norteando os trabalhos dos 9 restaurantes & chefs de cozinha participantes. No ano passado, o evento foi um sucesso. Grande parte da população da cidade foi mobilizada e participou ativamente, percorrendo o circuito gastronômico local, dando grande incentivo para que os estabelecimentos se mantivessem focados em oferecer sempre o melhor ao seu público. Turistas também tiveram presença marcante, assim como pessoas das cidades vizinhas que por aqui estiveram. Agora em 2013 a criatividade desses profissionais da cozinha será posta à prova com o tema “Ervas & Especiarias”,

www.saolourencocvb.com.br

que abre um enorme leque de possibilidades a serem exploradas. E para este, percebemos um crescimento no número de estabelecimentos e profissionais participantes, por conta do interesse gerado e também por uma maior abertura dada ao perfil de participantes, permitindo que as cafeterias e lanchonetes locais também possam se inscrever. Novidades e prêmios Exatamente como o ocorrido no 1º Festival, o público participante, após confirmar sua presença em pelo menos 4 estabelecimentos diferentes, ganhará uma cesta especial com os melhores produtos dos associados e apoiadores do SLC&VB, organizador do evento. As novidades neste ano ficam por conta de um júri técnico, escolhido com a incumbência de eleger o melhor prato nas duas categorias: Restaurantes e Cafeterias & Lanchonetes. O estabelecimento vencedor dessa modalidade, bem como o profissional responsável pela criação do prato campeão, será premiado por ter conseguido uma boa avaliação. Haverá ainda a realização de Workshop com o objetivo de envolver os colaboradores dos estabelecimentos participantes no processo do festival e prepará-los para realizar um bom atendimento, não só durante o evento como também para bem receber os visitantes que vêm à cidade ao longo do ano. O objetivo do Degusta - Festival Gastronômico de São Lourenço é fomentar o turismo da cidade e reforçar a vocação local de receber bem e proporcionar boas experiências para seus visitantes, principalmente nas vias gastronomicas, que sempre foi um ponto forte não só da cidade, mas de toda o Circuito das Águas e das Terras Altas da Mantiqueira.


DEGUSTA

33


SOBRE PRAZOS, ORGANIZAÇÃO E SATISFAÇÃO Conheça as atribuições do departamento de tráfego e sua importância para o bom andamento dos trabalhos de uma agência de comunicação.

Comunicação

Quando se fala em agências de publicidade e comunicação, a primeira imagem que vem é a de profissionais com certo tino artístico, criando livremente enquanto procuram a forma ideal para atender às necessidades de seus clientes. Poucos sabem, que na verdade, além da criação existe outro campo tão importante quanto e que funciona como um fio condutor dos processos de trabalho. Estamos falando do Departamento de Tráfego. Toda agência tem seu trabalho norteado por dois eixos: criatividade e cumprimento de prazos. Já foi falado por diversas vezes nesse espaço em outras edições da Vitrine sobre as pessoas que fazem acontecer o trabalho criativo, e finalmente – para não estourar o prazo – chegou a vez de quem garante a satisfação do cliente pela entrega realizada na hora e que garante a continuidade da relação com os fornecedores, assim como a qualidade dos serviços realizados e o atendimento ao cliente. Na agência Rauze, quem dá as cartas nessa área é a competente e talentosa Lucimara Chagas, que há 8 anos desenvolve essa função e domina com eficiência todos os processos da empresa, cuidando de forma criteriosa e bastante atenta para que nossos clientes estejam sempre satisfeitos com o trabalho que

34

Fotos: Arquivo Pessoal

Por João Carvalho

apresentamos. “Não seria exagero nenhum dizer que esse é um dos grandes diferenciais da Rauze no mercado publicitário de nossa região: a extrema preocupação com a produção daquilo que criamos”, afirma Gabriela Real, diretora da agência. Produção e fluxo de trabalho em foco Tudo o que uma agência realiza demanda um cuidado com a pré-produção. É nesse momento em que são orçados todos os itens referentes à execução de uma peça e é quando se orienta o cliente para fechar o trabalho com a melhor relação custo-benefício, atividades ligadas ao departamento de tráfego. Após esse trabalho, é também o tráfego que gerencia as produções e entregas de cada fornecedor escolhido pelo cliente, certificando-se que todos os prazos sejam atendidos e que os materiais confeccionados ganhem as ruas e plataformas de mídia no tempo ideal para que façam seu papel de comunicar as marcas e produtos que nós (e nossos clientes) queremos promover. Sendo assim, pode-se dizer que toda a administração do fluxo de trabalho fica sob a responsabilidade desse departamento, que determina o que deve ser prioritário e garante a organização interna das áreas envolvidas com cada trabalho. O tráfego, da agência Rauze, personalizado pela Lucimara, é quem garante a eficiência de nosso trabalho e o estreitamento da relação entre nós, nossos clientes, fornecedores e veículos em que publicamos tudo o que é criado por aqui.

Lucimara Chagas Responsável pelo departamento de tráfego da agência Rauze. lucimara@rauze.com.br


35


PELA REGIÃO Confira aqui alguns eventos que acontecem em nossa região nos próximos dias, de acordo com as informaçãos obtidas através de cada realizador. * Os eventos podem sofrer alterações de acordo com o calendário oficial de cada cidade.

Eventos

Agosto

Setembro

36


Setembro

Outubro

37


AMAR É NUNCA SABER DO DIA SEGUINTE O homem só tem duas obrigações na vida, quer dizer, três: 1)Amar e zelar pela mãe;

Colunista Convidado

2) Ir para a guerra se for preciso e, 3) Principalmente, tornar um momento único o amor pelas mulheres que o encante, porque esta hora é mais religiosa, a mais bonita. Donde dou, qual um Tim Maia do amor, motivo, para justificar, solamente, o terceiro tópico desta crônica: a devoção pela nêga, não nego, sigo, obsessivo sujeito, prático, por supuesto, sincero até o amarelado-brega-final do crepúsculo. Bora nessa. Episódio de hoje: No que concerne ao olho masculino nas visões matutinas. Vixe. Acordar diante de uma mulher, até mesmo quando você não a ama ainda, é a “acontecência”. Talvez não exista nada mais bonito. Talvez nem o ato do encorajado homem entrar para dentro do dia com sua calça pega-marreco tão curta para o tamanho da passada existencial e inevitável. Quando ela acorda, ela, só ela, aquelas marquinhas no corpo feitas pela noite, atrito de peixes que passeiam nos subterrâneos dos lençóis de modo a marcá-lá como se ela vivesse as 20 mil léguas submarinas do viejo Verne. Nada como uma mulher quando acorda. Ela acorda, eu morro, petite mort, como no gozo dos franceses. Vá entender gozar como morte. Pior é que eu entendo. Nada mais bonito do que

uma mulher quando dorme e nada mais extraordinário quando uma mulher quando acorda. Os primeiros sinais… Uma mãozinha que arrisca o anestesiado esticamento… Uns incompreensíveis dizeres ainda do sonho, como se blasfemasse contra tudo e contra todos uns restos de filmes de Buñuel, o cara do obscuro objeto do desejo. Donde repito: os sonhos das belas mulheres são restos de filmes não usados pelos melhores cineastas mortos. Ela acorda. Cabelos feito algas doidas, o seu incômodo mais bonito; algum tédio diante da reabertura do mundo chato; ela se espreguiça, ossinhos que estalam sob a réstia do sol do mundo sério que atravessa a cortina... os barulhos do mundo, os mascates, o tiro no coco de Getúlio que ouvimos a cada manhã no Catete.

Vixe. Acordar diante de uma mulher, até mesmo quando você não a ama ainda, é a “acontecência”. Talvez não exista nada mais bonito.

Ella Fitzerald, uma das peixas do seu aquário, está mais viva do que nunca.

Partes dos corpos se tocam sem pressa e sem a excitação da noite, quase como fossem feitos um para o outro e tivessem todo o tempo do mundo. As almas já se entendem, o físico quase e ela pensa “qualé a desse cara?”. Tudo uma coisa assim Manuel Bandeira, de quem roubo esse dizer todo da madruga.

38

Fotos: Arquivo Pessoal

Arriamos, o cansaço matando lindamente os interesses imediatos. O estranhamento da manhã talvez não vos interesse. Amar é nunca saber do dia seguinte. Xico Sá É autor de “Big Jato”, entre outros livros como Chabadabadá e Modos de Macho & Modinhas de Fêmea. Escreve também em seu próprio blog: www.xicosa.blogfolha.uol.com.br


39


Revista Vitrine - 10ª Edição  

FESTIVAL DE INVERNO em São Lourenço GOUMERT E MUNDIAL DE CIRCO Caxambu MG ESPORTE - Duas rodas e muita batanha

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you