__MAIN_TEXT__

Page 1

JANEIRO 2021

notícias

Edição N.º 8 Quadrimestral

EDITORIAL Estimado parceiro, Aproveito esta primeira edição de 2021 das nossas “notícias petMaxi” para os agradecimentos relativos a 2020 e para deixar uma palavra de esperança e otimismo para 2021. Agradecimento aos nossos fornecedores, que estão sempre ao nosso lado, garantindo-nos boas condições comerciais, bons produtos, fornecimentos sem falhas, que nos têm possibilitado, produzir bons produtos a preços competitivos. Agradecimento aos nossos clientes, que com o seu empenho e profissionalismo, nunca se acomodando às dificuldades do dia a dia, vão levando os nossos produtos a todos os cantos do mundo, honrando as marcas que criámos para que nos representem e sejam uma extensão da nossa própria empresa. Agradecimento aos nossos colaboradores, que com a sua dedicação e brio profissional, colocando muitas vezes a empresa à frente dos seus próprios interesses pessoais, têm ajudado e de que maneira, ao sucesso da petMaxi. Uma palavra de esperança, para 2021, pois com esta parceria de sucesso (fornecedores, clientes e colaboradores), nem o COVID nos impedirá de atingir as metas a que nos propomos, criando uma cadeia de valor para que todos se sintam, sem exceção, parte de um projeto de sucesso, que só unidos e remando para o mesmo lado, será atingido. Desejo a todos vós um Excelente 2021 na nossa companhia. Bons negócios! Luis Guilherme CEO

RENOVÁMOS A CERTIFICAÇÃO IFS FOOD Após mais uma auditoria às nossas instalações e produtos, renovámos a certificação IFS FOOD - International Feature Standards. Esta certificação é um referencial de Qualidade e Segurança Alimentar reconhecido mundialmente por auditar fabricantes de alimentos. Estamos certificados pela IFS FOOD desde 2017, reforçando o nosso compromisso com a Qualidade de todo o processo produtivo. Uma vez mais, e pelo 4º ano consecutivo, atingimos o nível mais elevado de certificação de segurança alimentar IFS que uma empresa pode ter - Higher level - o que muito nos orgulha.

INVESTIMENTOS 2020 Em 2020 continuámos a melhorar as infraestruturas da petMaxi e a aumentar a capacidade produtiva da empresa. Partilhamos alguns dos projetos já concluídos.

DISTINÇÃO EMPRESA GAZELA É com orgulho que vimos a petMaxi ser distinguida como empresa Gazela pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). «O conceito de empresa «gazela» assumido internacionalmente corresponde a empresas jovens (idade igual ou inferior a cinco anos no início do período de observação) e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo. São organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de emprego.»

UAG

Extrusora

Caldeira

Secador

Arrumação automática de paletes

Moinho

Ampliação dos escritórios

Balança

RENOVAÇÃO DO ESTATUTO PME LÍDER É com imenso orgulho que vimos renovado o Estatuto de PME Líder 2020. Esta distinção é feita pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal, a Banca e as Sociedades de Garantia Mútua, para sinalizar as PME com desempenhos superiores. Estar certificado pelo PME Líder 2020 é ter o reconhecimento do sucesso da estratégia empresarial e a importância do nosso contributo para a economia nacional.

Sistema de Incêndio

Aquisição de um Nir para análises


CLAIM DE HOJE! Equilíbrio da Flora Intestinal Todas as embalagens apresentam alegações (claims) que permitem ao consumidor saber quais os benefícios que estão incluídos na alimentação. A presença destas alegações está devidamente certificada pela FEDIAF (Federação europeia da indústria de alimentos para animais de companhia). Todas os alimentos da petMaxi contêm MOS, um próbiotico que ajuda a promover o equilíbrio da flora intestinal. Porque é importante manter a flora intestinal equilibrada? A presença de probióticos na alimentação dos animais favorece o desenvolvimento de bactérias boas (lactobacillus), produtoras de ácidos essenciais à manutenção da integridade intestinal (saúde intestinal), reduzindo o espaço para as bactérias patogénicas se fixarem. Em suma, o equilíbrio do microbioma intestinal, reforça o sistema imunitário do seu amigo de 4 patas. Nas diferentes marcas encontra o claim “equilíbrio da flora intestinal” com os seguintes símbolos:

EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

QUALIDADE A Mistura – importância no processo de fabrico de pet food No decorrer do fabrico de alimentos para animais de companhia, pretende-se obter alimentos homogéneos e que contenham as proporções adequadas de todas as matérias-primas incorporadas. Para tal, durante o processo de fabrico, existe uma etapa essencial designada mistura. A mistura compreende a associação das várias matérias-primas correspondentes a determinada receita de alimento, crucial para a qualidade e características do produto final. A garantia de uma mistura homogénea é, em parte, veiculada pelo tamanho das partículas, bem como o tipo de misturador (equipamento) e tempo de mistura. Deste modo, na petMaxi controlamos estes 3 fatores essenciais, de forma a podermos fabricar alimentos de qualidade.

A reduzida dimensão das partículas é obtida na etapa da moagem, sendo que uma ótima moenda beneficia o processo de mistura e de igual forma a digestibilidade dos alimentos por parte dos animais. Por sua vez, o tempo de mistura e as características do misturador são dois aspetos de interesse. Nesse sentido, na petMaxi anualmente efetuamos a verificação do desempenho do nosso equipamento de mistura, por meio de um teste de homogeneidade de mistura, sob o qual podemos verificar se o nosso misturador está a desempenhar a sua função corretamente ou se por outro lado, necessita de alguns ajustes. O processo de fabrico de pet food compreende um conjunto de etapas de grande importância, pelo que oportunamente em novas edições da nossa revista poderemos abordá-las. Eng.ª Joana Pereira Responsável da Qualidade e Segurança Alimentar

MARKETING Acrescentar valor no Ponto de Venda Em 2020 tínhamos ambição de estar mais presentes nos espaços dos clientes, mas a pandemia adiou os planos. Por outro lado, deu-nos oportunidade de criar novas soluções para que, assim que possível possamos aplicar e ajudá-los a aumentar as vendas das marcas petMaxi. O que é que os seus clientes valorizam? Produtos Nacionais - Os consumidores reconhecem cada vez mais o impacto que as suas escolhas têm na economia do país (como a criação de emprego e a redução de despesas com impostos); Produtos sustentáveis – Ou seja, produtos que tenham o menor impacto ambiental possível e que sejam provenientes de empresas social e ambientalmente responsáveis; Transparência – Os consumidores querem saber o que consomem e reconhecem que ingredientes de qualidade são essenciais para a saúde e bem-estar dos nossos animais de companhia. Produtos sem OGM (organismos geneticamente modificados) são preferenciais.

Para ajudar os consumidores a escolher as marcas petMaxi não é preciso muito. Basta chamar a atenção para as nossas embalagens e mostrar que temos todas estas características, aliadas a uma boa relação qualidade-preço. Podemos usar stoppers e réguas de prateleiras, por exemplo. Com estas medidas para além de deixar os espaços dos nossos clientes mais atraentes, ainda ajudamos os consumidores a encontrar aquilo que procuram. Todos ganham. Bons negócios.


SOMOS PELA SUSTENTABILIDADE               2020 foi um ano de mudança e de adaptação, assim e pelo nosso ADN, a petMaxi, S.A. tem uma postura forte na adaptação do mercado, tendo sempre a visĂŁo no futuro, cumprindo todos os requisitos de qualidade e de sustentabilidade ambiental. Como 2020 foi um ano de suspensĂŁo para todos, a petMaxi adaptou-se Ă nova realidade, aďŹ rmando-se junto dos seus parceiros e clientes como empresa sustentĂĄvel e ecolĂłgica, cumprindo com melhores tĂŠcnicas e rigor de qualidade nos seus produtos. Por conseguinte, para 2021 tem como objetivos primordiais a implementação da norma ISO 50001; a GestĂŁo da EďŹ ciĂŞncia EnergĂŠtica; o cĂĄlculo da pegada de carbono dos seus produtos; a implementação do sistema de iluminação por LED e sensor de movimento e o envolvimento dos seus colaboradores na redução da sua pegada ecolĂłgica no concelho, com plantação de espĂŠcies arbĂłreas na Mata do concelho. Trabalhamos unidos para continuar a alimentar a felicidade, “Feeding Happinessâ€? dos nossos companheiros, reduzindo o impacto ambiental das nossas atividades, criando valor e sustentabilidade.

POR DETRĂ S DOS E

AILS‌

Departamento de Manutenção Nesta edição falamos do sector da Manutenção, composto por 3 elementos: FlĂĄvio Silva (responsĂĄvel de equipa), SĂŠrgio Ferreira e Pedro Macedo. Apesar de terem os planos de manutenção para seguir, começam o dia a recolher o feedback dos operadores que estĂŁo em contacto com as diversas mĂĄquinas, para planearem o que ĂŠ mais importante fazer nesse dia. O objetivo desta equipa ĂŠ garantir que a produção corre como planeado, desde o inĂ­cio ao ďŹ nal da linha. Pelo meio ĂŠ preciso gerir as compras aos fornecedores, privilegiando qualidade do material e rapidez na entrega ao melhor preço possĂ­vel. Embora todos estejam prontos para atuar no que for necessĂĄrio, o SĂŠrgio que gosta de pesados e trabalhos que deem luta, atua mais na ĂĄrea da mecânica jĂĄ o Pedro gosta mais dos desaďŹ os da parte elĂŠtrica. NotĂ­cias petMaxi – O que fazem exatamente? Descreve um dia de trabalho.

Pedro – Em cada avaria aprendemos sempre algo pois são sempre situaçþes diferentes.

Flåvio – Garantimos que os equipamentos estão na melhor condição possível para produzir, fazendo uma manutenção preventiva no espaço.

NotĂ­cias petMaxi – Em 2021 haverĂĄ o desaďŹ o da 2ÂŞ linha de produção. EstĂŁo preparados?

NotĂ­cias petMaxi – O que ĂŠ mais gratiďŹ cante? FlĂĄvio – A diversidade de atividade, nunca hĂĄ monotonia, sempre a aprender e a fazer coisas novas. E ser um trabalho ativo, em que estou pouco tempo sentado. SĂŠrgio – Conseguir resolver os dilemas do dia. É o bom ambiente entre a equipa e com os restantes departamentos.

SĂŠrgio Ferreira

Pedro Macedo

FlĂĄvio – Com o arranque da nova linha de produção, aumenta a responsabilidade pois passam a haver duas linhas para manter operacionais. Estamos preparados e conďŹ antes, mas ainda assim vamos aumentar a equipa de trabalho. SĂŠrgio – Estou preparado! Pedro – Vai ser a 1ÂŞ vez que vou assistir ao arranque de uma mĂĄquina nova, estou entusiasmado. Novos equipamentos trazem novos desaďŹ os.

FlĂĄvio Silva


ESPAÇO CLIENTE

Cada um dos nossos clientes é especial, e por isso, queremos conhecer um pouco das suas histórias: a sua origem e os seus planos para o futuro. Nesta edição falámos com o nosso cliente Agro-Mós.

AGRO-MÓS - Porto de Mós A Agro-Mós comercializa e distribui produtos para agricultura e pecuária. Falámos com o proprietário, José Marcos, que foi dos primeiros clientes da zona a apostar em alimentação para animais de companhia. Notícias petMaxi - Como surge a empresa? O negócio já vem do meu pai. Comprei-lhe a empresa e alterei o nome para Agro-Mós no início do novo milénio – 2000/2001. Comecei sozinho, já tive 2 lojas e atualmente estou focado nesta loja com o apoio de dois colaboradores. Notícias petMaxi - Em todos estes anos no negócio, há algum momento ou situação que o tenha marcado até hoje? Sim. A compra da loja na Batalha foi muito engraçada. Quando eu era mais jovem o meu pai teve uma proposta para se tornar sócio dessa empresa na Batalha, mas eu na altura era novo e acabámos por não avançar com o negócio. 25 anos depois eu acabei por comprar essa empresa, que vendi recentemente para conseguir dedicar-me à loja em Porto de Mós. Notícias petMaxi - Quais os projetos para o futuro? Para já fico satisfeito em manter o que está, pois apesar da pandemia, 2020 foi o melhor ano desde que abri a empresa. Desejamos votos de felicidades e sucesso a este nosso parceiro de negócio.

CURIOSIDADES PET Cães de Raças Portuguesas

“Existem 11 Raças Portuguesas oficiais, cada uma das raças faz parte de um dos 10 Grupos Caninos, dependendo da sua origem, do seu tipo e das suas funcionalidades naturais.” Cão de Castro Laboreiro - Origem: Minho. Uma das raças mais antigas da Península Ibérica. Conduz os rebanhos e protege dos lobos. Cão de Gado Transmontano - Origem: Trás-os-Montes. É a raça de maior porte entre as raças caninas portuguesas. Serra da Estrela - Origem: Serra da Estrela. É um cão de montanha resistente, e ao longo dos séculos tem protegido os rebanhos. Serra de Aires - Origem: Alentejo. Esta raça conduz e pastorea vários tipos de animais pelas planícies do Alentejo e Ribatejo. Rafeiro do Alentejo - Origem: Alentejo. É um cão de guarda e defesa de propriedades. Raça antiga presente na região alentejana. Barbado da Terceira - Origem: Ilha Terceira, Açores. A origem desta raça provém dos cães que eram utilizados no maneio do gado bravo. Cão de Fila de São Miguel - Origem: Açores. Extremamente ligado ao dono e desconfiado relativamente a estranhos. De fácil aprendizagem. Cão do Barrocal Algarvio - Origem: Algarve. Foi a última raça a ser reconhecida pelo Clube Português de Canicultura em 2015. Podengo Português - Origem: Portugal Continental. Estes cães adaptam-se bem a donos com pouco experiência, são ótimos cães de família. Perdigueiro Português - Origem: Portugal Continental. Estes cães são muito obedientes e gostam muito de crianças. Cão de Água Português - Origem: Algarve. É a raça mais conhecida internacionalmente e um excelente mergulhador e nadador.

CLIPPING

ZINE DOGS MAGA

petMaxi na Comunicação Social

MUNDO PORTUGU

ÊS

VETERINÁRIA ATUAL

SIC - JORNAL NACIONAL

ora

“happyOne

as ag um Raças Pequen Mediterranein sca.” Fre ha rd Sa m co

“A sardinha fresca já estav disponíve l para cães e gatos adultos, mas agoraatamb ém faz parte da ração para cães de raça pequ ena.”

“Empresa mantém nível mai elevado de certificação de segurasnça .”

o. “Exposição canina e felina de Aveirsição.” Mais de 500 cães e 80 gatos em expo

as marcas dos

Rua General Humberto Delgado, 470 | Gravulha Águas Belas | 2240-037 Ferreira do Zêzere • T +351 249 360 320 • F +351 249 360 329

www.petMaxi.pt

geral@petmaxi.pt

Profile for petMaxi

Revista petMaxi_Janeiro 2021  

Revista petMaxi_Janeiro 2021  

Advertisement