Page 1

MAIO 2021

notícias

Edição N.º 9 Quadrimestral

EDITORIAL Estimado parceiro, 2020 ficará, sem dúvida, marcado na história da humanidade. Muita coisa mudou. Alterámos hábitos e comportamentos. Lidámos com sentimentos e emoções desconfortáveis. Com a insegurança de nunca ter vivido uma situação similar e, mesmo assim, seguimos em frente com toda a energia e resiliência. O ser humano tem de facto capacidades espetaculares! É certo que muitas organizações sofreram grandes impactos com a pandemia, outras foram obrigadas a repensar e implementar novos modelos de gestão. No entanto o Mundo não pode parar, e as empresas necessitam de estar em linha com a acelerada transformação que os negócios enfrentam. Necessitam de adotar estratégias que criem efetivamente vantagens competitivas.

6 ANOS PETMAXI No dia 13 de fevereiro comemorámos 6 anos da inauguração da petMaxi. Partilhamos alguns excertos do discurso de inauguração em 2015:

­ Todos os objetivos propostos foram cumpridos em apenas 6 anos, mas continuamos ávidos por produzir cada vez mais e melhor

É aqui que as diversas soluções para alimentação que a nossa empresa coloca ao vosso dispor, fazem a diferença. Na petMaxi, trabalhamos com clientes que definem um futuro de sucesso e, tal como nós, se adaptam rapidamente às alterações do mercado e estão melhor preparados para o futuro.

­ Obrigado pela confiança depositada na nossa empresa e nos nossos produtos, desde 2015.

Conte connosco, para continuar a fazer o seu negócio prosperar. Obrigado por nos inspirar e por estar desse lado! Bons negócios! Luís Guilherme CEO

NOVO PRODUTO HAPPYONE MEDITERRANEUM GATOS & GATINHOS

INVESTIMENTOS NA PRODUÇÃO

happyOne Mediterraneum Gatos & Gatinhos é uma alimentação inspirada na dieta mediterrânica, Sem Cereais, com Ovo Fresco, Carne Fresca, Azeite, Frutas e Vegetais. Contém DHA para apoio ao desenvolvimento do cérebro e da capacidade visual dos gatinhos.

Partilhamos alguns momentos no processo de implementação da 2ª linha de produção.

Segunda linha de produção

E NOVIDAD GATOS & GATINHOS

Peneiro

Secador

Extrusora

Extrusora

DIGESTÍVEL

IN O EU

V R AÇ ÃO O P EIA

COM OVO FRESCO

DHA - Apoia o desenvolvimento do cérebro e da capacidade visual.

APETÊNCIA

DHA proveniente de algas, uma fonte sustentável

para Alimento adequado lactantes gatas gestantes e

COM CARNE FRESCA PROTEÇÃO

Reestruturação da Sala de Comando Com a ampliação da segunda linha de fabrico foi necessário reajustar o layout da sala de comando para possibilitar o acompanhamento de toda a produção em simultâneo, por isso foi feita uma instalação nova.

Embalagens de 1 kg

COM ANTIOXIDANTES NATURAIS

Desde pequenino com a dieta mediterrânica!

Antes

Depois


CLAIM DE HOJE! Bolas de pelo e Ómega 3 Todas as embalagens apresentam alegações (claims) que permitem ao consumidor identificar os benefícios da alimentação. A presença destas alegações está devidamente certificada pela FEDIAF (Federação Europeia da Indústria de Alimentos para Animais de Companhia).

Bolas de Pelo

Ómega 3

Em algumas embalagens de gato encontra a alegação “Bolas de Pelo”

Nas embalagens em que encontra o símbolo com a indicação “Ómega 3”, significa que esse alimento contém uma fonte natural desse ácido gordo.

A presença desse símbolo na embalagem significa que esse produto inclui cana-de-açúcar, uma fibra natural para ajudar a suportar a saúde intestinal e a controlar a formação de bolas de pelo nos gatos.

BOLAS DE PELO

BOLAS DE PELO

O ómega 3 pode ser proveniente da sardinha, da linhaça ou do salmão. Encontra a fonte de ómega 3 na composição do produto.

BOLAS DE PELO

ÓMEGA 3

ÓMEGA 3

ÓMEGA 3

QUALIDADE A Extrusão – etapa de fabrico com tratamento térmico que dá a forma ao alimento A extrusão, no processo de fabrico de alimentos para cães e gatos, corresponde à etapa em que a mistura de ingredientes humedecida é submetida a temperatura e pressão, num curto período de tempo, promovendo a digestibilidade do alimento, minimizando a degradação de nutrientes e eliminando eventuais microrganismos. O tratamento térmico efetuado na extrusão dá garantias de segurança alimentar ao alimento.

triângulo, trevo, etc, é a matriz aplicada na etapa de extrusão que permite fabricar alimentos de vários formatos e dimensão. Sendo uma etapa tão importante na determinação do aspeto e qualidade do alimento final, exige a formação e a sensibilidade dos operadores, na atenção aos detalhes como a temperatura, o cozimento e o grau de expansão das partículas extrudidas (densidade do produto). Desta forma, na petMaxi contamos com colaboradores atentos que controlam a etapa de extrusão e vários parâmetros de entre os quais, humidade, forma e tamanho do croquete e densidade.

É também na extrusão que os ingredientes são forçados a transpor uma matriz, que mediante o seu formato dá origem aos alimentos de formas tão diversificadas. Seja sob a forma de círculo, quadrado,

Eng.ª Joana Pereira Responsável da Qualidade e Segurança Alimentar

NUTRIÇÃO Saúde Intestinal Microbiota intestinal, flora intestinal ou microbioma é o conjunto de microrganismos, incluindo principalmente bactérias e fungos que vivem no trato digestivo dos animais de companhia. O intestino é o principal local da microbiota animal. Existem mais microorganismos no tubo digestivo do que células no corpo do nosso animal de companhia. O microbioma tem sido estudado assim como o seu efeito em várias doenças endócrinas (diabetes), doenças digestivas (enterites crónicas) e doenças neurológicas (como a disfunção cognitiva) entre outras. Muitos estudos científicos suportam a tese de que determinadas espécies bacterianas presentes no trato digestivo têm potencial patogénico e outras são protetoras, impedindo a colonização pelas anteriores, pelo que devemos estimular umas (alimentar) e criar ambiente adverso às primeiras (pela acidificação do tubo digestivo). Num animal saudável, o microbioma desempenha assim um papel importante e complexo na homeostasia corporal, intervindo em vias metabólicas importantes, na síntese de vitaminas essenciais e na hidrólise de hidratos de carbono complexos, no desenvolvimento e maturação da imunidade sistémica e de estados inflamatórios, na regulação da motilidade gastrointestinal e na proliferação celular e diferenciação da barreira epitelial intestinal. A polpa de beterraba é uma fibra solúvel que ao ser utilizada no alimento, contribui para o desenvolvimento e integridade do epitélio do intestino. O ácido butírico, resultante da digestão da fibra insolúvel pelas bactérias naturalmente existentes no tubo digestivo promove o desenvolvimento das vilosidades intestinais contribuindo para uma melhor absorção do alimento.

A composição do alimento em proteínas, hidratos de carbono, lípidos e fibras de um alimento assim como a sua digestibilidade influenciam fortemente a composição do microbioma. A expressão, “somos o que comemos” também se aplica a estas espécies, animais de companhia. Um microbiana saudável tem um impacto positivo no trato gastrointestinal e em todo o organismo, sendo determinante no bem-estar geral do animal de companhia. As formas possíveis de influenciar o desenvolvimento deste microbioma passam pela escolha de um alimento apropriado ou pela utilização de suplementos como os pré-bióticos (substratos passiveis de ser utilizados pelas bactérias na produção de metabolitos), probióticos (bactérias que se replicam no hospedeiro e induzam uma melhor estabilização do microbioma) e simbióticos (junção de pré-bióticos e probióticos). Um dos erros alimentares mais comuns pode ser a alimentação do animal de companhia com arroz e frango por períodos longos, onde não há qualquer tipo de suplementação, sem uma noção das quantidades de proteína, hidratos de carbono e fibras a serem proporcionadas. Ao escolher um alimento produzido pela PetMaxi está a escolher a certeza de um alimento corretamente formulado, equilibrado e com pré-bióticos. Dr. Rui Fortunato Médico Veterinário | Responsável Técnico


SOMOS PELA SUSTENTABILIDADE Pequenas ações que fazem a diferença no futuro do planeta. A petMaxi está comprometida com o ambiente e por isso focada em adotar medidas de compensação e redução da sua pegada ambiental. Neste sentido abraçámos os seguintes desafios: Eliminar a película de filme que permite agrupar embalagens (1,5kg, 2kg e 4kg) formando packs. A aplicação desta ação permitirá a redução de cerca de 7000 quilos de plástico, face a 2020. Os clientes apoiaram de imediato esta iniciativa, com a certeza de que juntos faremos o melhor pelo desenvolvimento sustentável. Está em fase de testes uma medida inovadora que nos irá permitir eliminar a película de filme que envolve a palete para acondicionamento no transporte. Novidades em breve.

Paletes de produto 4 kg

Está também em fase de implementação a instalação de painéis fotovoltaicos, 604,8 kwp, o que irá contribuir para a redução de aproximadamente 405 toneladas equivalentes a CO2/ano. A seu tempo, traremos mais novidades sustentáveis.

Painéis fotovoltaicos

POR DETRÁS DOS E

AILS…

Departamento da Qualidade Nesta edição falamos do departamento de qualidade composto pela Joana Pereira e a mais recente contratação, Inês Penim. São uma dupla que todos os dias tem como missão garantir a qualidade dos produto da petMaxi em todos os processos de produção. bocadinho pelo mundo inteiro. Diariamente o nosso objetivo é a garantia de qualidade, segurança alimentar, satisfação dos nossos clientes e a melhoria continua. Como tal, temos o desafio da verificação da conformidade de uma forma transversal na petMaxi, desde a receção das matérias-primas, processo de fabrico e expedição. Em qualquer uma destas etapas o rigor deve ser garantido e em situações pontuais caso possa ser comprometido, é necessário averiguar a origem e atuar para que não se suceda no futuro. Notícias petMaxi – Quais os objetivos definidos para este ano? Inês Penim

Joana Pereira

Notícias petMaxi – Como é o dia-a-dia no departamento de qualidade? No Dept. Qualidade não damos pelas horas a passar, são dias muito preenchidos e com enorme dinâmica. Começamos o dia cedinho com a verificação da conformidade do equipamento NIR que permite a análise das matérias-primas que iremos receber ao longo do dia. Diariamente recebemos inúmeras matérias-primas que carecem de controlo analítico. Paralelamente analisamos o pet food já fabricado, disponível para verificação da conformidade face à especificação. De forma paralela, ao longo do dia intervimos no acompanhamento e auxílio de resolução de ocorrências, identificadas na unidade fabril (em toda a produção, ensaque e expedição). Não esquecendo o acompanhamento e verificação de reclamações transmitidas pelos nossos clientes. Nestes casos efetuamos a rastreabilidade completa aos produtos e analisamos em detalhe a situação reportada. Ao longo do dia apoiamos ainda a exportação, com grande expressão na petMaxi, agilizando análises laboratoriais necessárias, preparando e requerendo Certificados Sanitários, etc. Não podemos deixar de referir o apoio no esclarecimento de dúvidas e questões dos clientes, que nos contactam via online e telefonicamente. Muitas vezes pretendem saber mais detalhes dos nossos alimentos ou sugestões para os seus animais companhia. Notícias petMaxi – O que é mais estimulante nesta atividade? Sabermos que somos parte integrante do rigor e exigência de uma empresa que fabrica alimentos para cães e gatos de Portugal e um

Para 2021 os desafios serão enormes, com o aumento da capacidade produtiva e necessidade de garantir o rigor e excelência que temos habituado os nossos clientes. Naturalmente que pretendemos alcançar a maior satisfação e essencialmente obter feedback positivo dos animais alimentados pelos nossos produtos. A maior satisfação trará certamente menos reclamações. Paralelamente este ano iremos abraçar um novo projeto que corresponde à dinamização da área de Ambiente e Sustentabilidade que numa empresa como a nossa é um pilar essencial para preservar os recursos do nosso planeta, fabricando sempre mais e melhor nunca desrespeitando o meio ambiente. Notícias petMaxi – O que mais gostam em relação a trabalhar nesta empresa? Sermos uma equipa jovem, dinâmica, participativa e com espirito de entreajuda! Na nossa relação com os vários sectores da empresa, verificamos diariamente a disponibilidade e vontade de fazer mais e melhor. Sempre que é necessário ajustar procedimentos ou aplicar melhorias, sabemos que podemos contar com a colaboração de cada um dos nossos colegas, sem exceção!


ESPAÇO CLIENTE Piléu - Casa e Campo, Lda. https://www.facebook.com/pileucasaecampo/

O projeto Piléu - Casa e Campo Lda, surgiu como uma experiência numa altura de crise económica em Portugal. No mercado desde 1995 no sector de materiais de construção, em 2010 a empresa decidiu alargar a sua atividade ao sector do comércio de alimentação e acessórios para animais de criação e de companhia. Falámos com Luís Carvalho, o proprietário para saber como tem corrido a experiência: Notícias petMaxi - Como tem evoluído o negócio? O negócio tem crescido de forma sustentável e a petMaxi tem sido o parceiro de negócios em que mais apostamos pela qualidade dos produtos e por ser uma empresa nacional. Atualmente temos 3 lojas de alimentação e acessórios para animais, em 3 concelhos distintos: Loures (Barro), Odivelas (Caneças) e Sintra (Camarões). Temos inclusive um consultório veterinário integrado na loja de Loures. Aproveito para partilhar uma curiosidade: temos uma vasta comunidade de clientes que tem origem na zona de Tomar e Ferreira do Zêzere e quando lhes dizemos que estes produtos (Campeão, happyOne, happyOne Premium e happyOne Mediterraneum) são dessa zona, as pessoas ficam muito orgulhosas de serem produtos da terra e compram facilmente. Notícias petMaxi - Qual tem sido o impacto da pandemia na empresa? Curiosamente com a pandemia ainda crescemos mais, felizmente. A verdade é que temos bons fornecedores e por isso nunca ficámos sem produto e isso permitiu-nos ganhar clientes de outras lojas que tiveram ruturas na altura do primeiro confinamento. Esses clientes ficaram fidelizados às nossas lojas. O nosso público privilegia a presença em loja e aceita as recomendações das forças de vendas. Para além das marcas que têm uma elevada aceitação, por vossa sugestão avançámos também com uma marca própria, o Piléu Dog, e realmente foi uma ótima ideia que está a ter muito sucesso na gama de produtos económicos. Notícias petMaxi – Quais os projetos para o futuro? Para já manter este crescimento e fidelização de clientes. E estou envolvido em projetos de outros que me orgulho em colaborar. Fazemos votos de sucesso a este nosso parceiro de negócio.

CURIOSIDADES PET Factos sobre Gatinhos

Os gatinhos abrem os olhos pela 1ª vez com 6 dias; Todos os gatinhos nascem com olhos azuis; Em 3 semanas estão prontos para usar as suas patas;

Por volta dos 2 meses os gatinhos podem começar a alimentação sólida; Os dentes de leite do gatinho vão ser substituídos pelos dentes de adulto pelos 6 meses de idade; Independentemente do tipo de gato, este vai precisar de cuidado durante toda a vida – e um gato pode viver mais de 15 anos.

CLIPPING petMaxi na Comunicação Social

Pode ver a reportagem completa no canal do youtube da petMaxi.

"Este referencial no rmativo, reconhecid evidenciar o #com o mundialmente, pe promi rmite o processo produtiv sso da Empresa com a #Qualidade de todo o e a #transparênc ia no fabrico de ali para animais de co mento mpanhia". Conheça completo da PetM aqui o #testemunh s axi empresa #Cert o ificada IFS Food pe la APCER

as marcas dos

Rua General Humberto Delgado, 470 | Gravulha Águas Belas | 2240-037 Ferreira do Zêzere • T +351 249 360 320 • F +351 249 360 329

www.petMaxi.pt

geral@petmaxi.pt


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.