Notícias petMaxi - Setembro 2021

Page 1

SETEMBRO 2021

notícias

Edição N.º 10 Quadrimestral

EDITORIAL Estimado parceiro,

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Mais um quadrimestre se passou e mantemo-nos otimistas em relação ao futuro. Reconhecemos as dificuldades atuais no que se refere à disponibilidade de matérias-primas e limitações existentes devido à pandemia que ainda decorre. No entanto, continuamos a caminhar para contribuir para um futuro melhor para o setor de pet food em Portugal e no mundo. A 2ª linha de produção está a funcionar em pleno e por isso já estamos a planear os próximos investimentos. Reforçamos uma vez mais que a sustentabilidade ambiental é um foco permanente na petMaxi e, por isso, além das medidas contínuas com objetivo de neutralizar a nossa pegada de carbono produtiva, vamos iniciar a implementação das normas ISO 50 001 – eficiência energética e ISO 14 001 – Gestão ambiental.

Sustentabilidade No dia 2 de junho realizámos uma ação de sensibilização juntos das turmas do 1º ciclo das escolas de Ferreira do Zêzere e Areias sobre sustentabilidade e a importância de proteger o nosso planeta. Mostrámos como se podem aproveitar os materiais que temos no nosso dia-a-dia para fazer comedouros e bebedouros para cães, gatos e pássaros. Muito nos orgulhou perceber que a maioria das crianças conhece a petMaxi e que a maioria tem animais de companhia.

Em novembro contamos regressar aos eventos internacionais, começando em Bolonha, Itália, na maior feira europeia do setor deste ano: a Zoomark. Se pretender visitar a feira teremos todo o gosto em oferecer-lhe entradas, bem como receber a sua visita no nosso stand. Desta presença contamos trazer novidades para contribuir para o desenvolvimento do seu negócio. Obrigado por estar desse lado.

Bons negócios! Luís Guilherme CEO

AS MARCAS DOS PORTUGUESES PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL Ao longo de 2021 temos investido na decoração de diversas viaturas. Esta é mais uma ação na promoção da notoriedade das marcas petMaxi por todo o país.

PETMAXI DISTINGUIDA COMO ENTIDADE EMPREGADORA AMIGA DA CRIANÇA No dia 30 de julho a petMaxi recebeu a distinção de Entidade Empregadora Amiga da Criança pela CPCJ. A petMaxi é a primeira organização privada a quem é atribuído este selo, sendo este reconhecimento apenas uma reflexão dos vários esforços que temos vindo a desenvolver no sentido de promover o equilíbrio entre o trabalho e família. Esta distinção é resultado da adesão ao desafio lançado pela CPCJ de Ferreira do Zêzere a propósito da celebração do Dia Mundial da Criança, em que os colaboradores tiveram oportunidade de sair mais cedo para poder desfrutar do dia junto dos seus filhos.


CLAIM DE HOJE! Benefícios para pele e pelo Todas as nossas embalagens apresentam alegações (claims) que permitem ao consumidor identificar os benefícios da alimentação. A presença destas alegações está devidamente certificada pela FEDIAF (Federação Europeia da Indústria de Alimentos para Animais de Companhia). Em todas as gamas encontra o claim “Benefícios para Pele e Pelo”, junto dos símbolos em baixo. Este claim defende que esse produto contém um conjunto equilibrado de nutrientes essenciais, incluindo zinco orgânico para ajudar a promover uma pele e pelo saudáveis.

BENEFÍCIOS PARA PELE E PELO

BENEFÍCIOS PARA PELE E PELO

BENEFÍCIOS PARA PELE E PELO

BENEFÍCIOS PARA PELE E PELO

BENEFÍCIOS PARA PELE E PELO

BENEFÍCIOS PARA PELE E PELO

QUALIDADE Controlo de Qualidade, um aliado à produção de alimentos seguros O controlo de qualidade no fabrico de pet food é muito mais do que controlo de processo e verificação de produto final. Este complexo processo inicia-se previamente à receção de matérias-primas, na seleção de fornecedores, acompanha o processo de fabrico e termina após a expedição do produto para os clientes. A seleção de fornecedores permite-nos estabelecer uma parceria de confiança e a garantia de fornecimento de matérias-primas de qualidade e em conformidade com os nossos requisitos. Diariamente na petMaxi são recebidas inúmeras matérias-primas necessárias para o fabrico de alimentos para cães e gatos. Previamente à sua receção é efetuado o controlo documental, inspeção visual da mercadoria e recolha de amostras para análise. Posteriormente é efetuado o controlo analítico por meio de análise NIR (espectrofotómetro de infravermelhos) ou análise laboratorial clássica, de acordo com a tipologia de matéria-prima. Caso sejam cumpridos todos os requisitos de produto, é aprovada a descarga da mercadoria. Paralelamente são efetuadas análises microbiológicas conforme o plano interno definido. Durante o processo de fabrico são realizadas verificações e análises ao produto, para atestar a sua conformidade (humidade, aw, densidade, aspeto, tamanho e formato do croquete), ao longo das várias fases do fabrico: à saída da extrusora, à saída do secador, à saída do coater e ao produto final. No decorrer do fabrico são

recolhidas amostras de produto final para posterior análise química (todos os lotes fabricados) e microbiológica ao produto final. No final do processo de produção é recolhida uma amostra testemunho que é armazenada durante o tempo de vida do alimento, para fins de auditoria, eventuais análises posteriores, acompanhamento de reclamações, etc. Além das análises realizadas rotineiramente, de forma complementar realizamos pesquisa de substâncias indesejáveis, confirmação da autenticidade, ensaios de palatabilidade, entre outros. Pretendemos conhecer ao detalhe as matérias-primas que utilizamos e os alimentos que fabricamos, de forma a promover a melhoria contínua e garantir a qualidade e segurança alimentar dos alimentos fabricados. A título de curiosidade ao longo do ano de 2021, até à data da realização deste artigo, foram realizadas cerca de 2185 análises de matéria-prima e cerca de 2364 ao produto final. Acresce ainda as 11 análises do plano externo, bem como 38 análises a: zaragatoas de superfície, controlo de água e qualidade do ar interior fabril. O controlo de qualidade é uma preocupação diária da petMaxi permitindo um maior conhecimento dos ingredientes utilizados e dos alimentos por nós fabricados, satisfazendo a procura dos nossos clientes e acima de tudo garantir uma alimentação capaz de satisfazer as necessidades dos animais de estimação. Eng.ª Joana Pereira Responsável da Qualidade e Segurança Alimentar

NUTRIÇÃO Pet food e sustentabilidade Na PetMaxi escolhemos os nossos ingredientes tendo em conta, os seus benefícios nutricionais. Esta abordagem ajuda a garantir que desenvolvemos produtos adequados às necessidades dos gatos e cães, permitindo-nos selecionar ingredientes com menos impacto no meio ambiente, de forma a minimizar a nossa pegada ambiental. As proteínas animais utilizadas, peixe e carne, provêm maioritariamente de produção nacional e de estabelecimentos aprovados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Nestes estabelecimentos médicos veterinários

inspecionam a carne e o peixe. E só carne e peixe de animais aprovados para consumo humano pode entrar na produção de pet food. Desta forma são utilizadas peças ou cortes menos nobres, mas de boa qualidade (aprovadas) para consumo. Ao aproveitarmos todo o animal, do “nariz até à cauda” estamos a valorizar toda a produção e a combater o desperdício. Estes são os pontos bases da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Desta forma o pet food é um contribuinte importante para a sustentabilidade. Dr. Rui Fortunato Médico Veterinário | Responsável Técnico


SOMOS PELA SUSTENTABILIDADE A sustentabilidade é um meio de obtenção da excelência produtiva e para tal a petMaxi está a iniciar a implementação de duas normas, a ISO 14 001 e a ISO 50 001. São normas internacionais que visam a implementação de um sistema de gestão eficiente, estabelecendo diretrizes e guias para a sua implementação. A petmaxi é uma das primeiras empresas do pais a obter a certificação no seu setor. O objetivo primordial destas duas ISO são: ISO 14 001: obtenção de uma melhoria continua de todo o processo, aliado a uma gestão de recursos eficiente e correta desde a sua captação (obtenção dos recursos no meio ambiente) até o seu uso processual e ao fim dos recursos sobrantes. A ISO 14 001 trás ainda uma melhoria dos recursos ambientais e plan-do-check da organização bem como crescimento sustentável e ambientalmente responsável. ISO 50 001: a redução do consumo total de energia e, em consequência, o seu custo. Outro ponto importante é a redução das emissões de gases poluentes. A norma ISO 50 001 também é baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua. Outra grande vantagem desta norma é o gerenciamento de energia nos consumos a fim de melhorar a qualidade e gestão ambiental de todo o processo.

POR DETRÁS DOS E

AILS…

Departamento da Produção Nesta edição mostramos a parte produtiva da fábrica. Em representação da equipa de 11 pessoas, falámos com o Tiago Mendes, responsável por este departamento.

Notícias petMaxi – O que fazem exatamente? Descreve um dia de trabalho no setor. É na sala de comando, que acontece a maior transformação da fábrica. Transformamos as matérias-primas nos produtos que qualquer cliente vê. Baseados numa receita, fornecida pelo Departamento Técnico, transformamos meras matérias-primas em croquetes com diversos formatos/ tamanhos/ formas etc. Estes podem ser monocolor e até coloridos.

Notícias petMaxi – O que é mais gratificante? A equipa, jovem e bem-disposta e a rápida evolução da empresa o que faz com que tenhamos sempre novidades. É estimulante estar em aprendizagem constante. Costumamos dizer que temos o vício de fazer melhor. Notícias petMaxi – Quais os objetivos definidos para este ano? Em 2021 tivemos a implementação da nova linha de produção e a atualização do software informático fabril, que nos tem preenchido todo o ano. Atualmente as metas são garantir o fabrico de ração com qualidade, procurando sempre a constante melhoria do processo e do produto, aliada a uma maior eficiência no consumo de recursos.

A sala de comando é composta por 11 colaboradores que fabricam e acompanham as produções diárias, com base nas especificações e características de todos os produtos: receita, formato e tamanho do croquete, densidade, humidade e aw. Lançam as ordens de fabrico no sistema e supervisionam o processo. Estes colaboradores também têm a responsabilidade de controlar todos os PCC’s inerentes ao processo. Notícias petMaxi – É tudo automático? Sim e a segurança dos operadores está garantida pelo sistema, que tem imensas proteções, por exemplo: se abrirem uma porta, todos os equipamentos que possam colocar em risco os operadores param. Para além disso, dispomos de todos os EPI’s necessários para proteção individual.

Hélio Freitas Francisco Henriques

Bruno Ferreira Ricardo Marçal

Sala de Comando

Tiago Simões Pedro Oliveira

Ricardo Ferreira Tiago Mendes

Daniel Coelho Luís Miranda

Renato Tomaz


ESPAÇO CLIENTE

Rotundalegre “Aposta na qualidade e na confiança para continuar a crescer e fidelizar clientes!” A Rotundalegre está localizada em Portalegre com uma oferta diversificada de produtos agro-alimentares e bricolages. Falámos com Fernando Vestias, o proprietário da empresa. Notícias petMaxi – Qual é a origem da Rotundalegre? Fernando Vestias – Desde que sai da escola com 12 anos, que já tinha esta vida com o meu pai: venda de batatas e rações. Em 2008 decidi abrir a empresa e comecei com 2 colaboradores e uma loja. Hoje somos 9 e temos 3 lojas localizadas em Urra, Fronteira e Fortios. Disponibilizamos também serviço de entrega ao cliente. O negócio tem vindo a crescer, mesmo sem comerciais na rua, e a minha maior necessidade é ter alguém como braço direito pois sinto que ainda há margem para evoluir, o tempo é que não chega para tudo. Notícias petMaxi – Nestes 13 anos de negócio, houve alguma situação que o marcasse? Fernando Vestias – No início era muito diferente de agora, havia pouca oferta de produtos e nem se pensava em ter comida para cães e gatos. Quando comecei a vender pet food, tinha sempre um saco de ração aberto para oferecer umas gramas aos clientes e levá-los a experimentar. Eles sabem que só vendo os produtos em que acredito. Foi assim que consegui diversos clientes novos que ainda hoje se mantêm fiéis. Notícias petMaxi – De que forma a pandemia afetou o seu negócio? Fernando Vestias – Felizmente nunca fechámos as portas e até subimos vendas. Notícias petMaxi – Qual é a sua estratégia de crescimento para 2021/2022? Fernando Vestias – Ainda este ano conto abrir mais um armazém que terá também venda ao público. A Família é grande, não se pode parar. Desejamos todo o sucesso a este parceiro de negócio de quem esperamos continuar a merecer a sua preferência.

CURIOSIDADES PET Sabia que...

Cachorros: Dentição e Alimentação

Os cachorros nascem desdentados; Por volta das 3 semanas já têm dentes; Estes caem entre os 4 e 6 meses de forma gradual sendo substituídos pelos dentes definitivos; Aos 7 meses os cães já têm a dentição completa; O processo de muda de dentes dura cerca de 2 meses. É uma altura em que os cachorros roem tudo; Alguns cães de raça pequena têm propensão para dentição dupla; Não faz mal o seu cão engolir os dentes;

desde

A mudança de dentes não é incómoda para os cães.

7mm

Qual a alimentação mais ajustada a esta etapa de vida? Os cachorros têm necessidades alimentares muito específicas nesta fase de vida por isso é fundamental que ofereça uma ração que indique “Alimentos para animais até aos 12 meses”. As maiores necessidades são: a proteína, para o desenvolvimento dos tecidos e músculos, e o cálcio e vitamina D para garantir ossos e dentes fortes. O croquete deverá ser pequeno para se adaptar à sua dentição.

CLIPPING petMaxi na Comunicação Social

"A empresa portuguesa petM axi anunciou um novo produt gatos inspirado na dieta med o para iterrânica, com frutas e legu mes, azeite e antioxidantes naturais: o hap pyOne Mediterraneum Gatos&Gatinhos. O objetivo do produto é ajudar na prev enção da saúde e bem-estar dos gatos. "

e para gatos: happyOne "A petMaxi apresenta uma novidad com carne fresca (30%) como hos atin s&G Gato m aneu iterr Med primeiro ingrediente."

as marcas dos

Rua General Humberto Delgado, 470 | Gravulha Águas Belas | 2240-037 Ferreira do Zêzere • T +351 249 360 320 • F +351 249 360 329

www.petMaxi.pt

geral@petmaxi.pt


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.