Page 1

3ª ETAPA – 2011 3º SIMULADO BLOCO I 2º ANO


PORTUGUÊS Leia o artigo a seguir e responda às questões 01, 02 e 03. Qual a diferença entre racismo e preconceito racial? O “preconceito” é um (pré)conceito, uma pré noção, algo que se “estrutura” como “noção”, como “conceito” sem ter passado pelo crivo da inteligência, da reflexão. Na vida do ser humano, tudo é baseado em “conceitos”. O conceito de “bom”, de “ruim”, “belo”, “sociedade”, “ciência”, “trabalho”, “casa”, “amor”, “religião”, “língua”. Todas as palavras que emitimos expressam conceitos. Inúmeras vezes lançamos mão de conceitos que são, na verdade, pré-conceitos. E quando é que uma “ideia” é pré-conceito? Quando se assenta sobre uma ideia errônea, equivocada, especialmente quando se assenta em “ouvi dizer”, “todo mundo diz isso”, “todo mundo pensa assim”... Essas, entre outras, são “ideias” de “senso comum” e, como tais, são sempre equivocadas. [...] No caso do preconceito racial, perpetrado historicamente no Brasil e no mundo, fez com que fossem subjugadas etnias, culturas, saberes. O preconceito racial é um preconceito que tem feito muito mal à humanidade. E, do preconceito ao racismo existe uma distância muito pequena, muito tênue. Ou, poderíamos dizer que não há diferença entre preconceito e racismo. Pois, se o preconceito se passa em nível interno (do ponto de vista do conhecimento – errôneo já dissemos), o racismo se passa em nível externo, do ponto de vista comportamental. E será quase impossível conseguirmos um comportamento não discriminatório, quando nosso pensamento, nossa vontade, nosso movimento é discriminatório. Fonte: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/servicos/faq_resposta.asp?cod_canal=69&cod_pergunta=5316– 23/5/2011 – adaptado.

Crivo – s.m. Peneira de fio metálico; interação. Ultrajar – v.t. Ofender fortemente, insultar. Tênue – adj. Delgado, frágil. 01) (Descritor: Explicar o papel do título na focalização tópico discursivo ou do objetivo comunicativo, em textos apresentados.) Nível de dificuldade: Médio. Assunto: Interpretação, compreensão. No contexto, a palavra ‘preconceito’, relacionada à palavra conceito, significa um tipo de A) racismo histórico. B) distinção biológica. C) conhecimento vasto. D) compreensão vaga. E) palavras emitidas. 02) (Descritor: Explicar o papel do título na focalização tópico discursivo ou do objetivo comunicativo, em textos apresentados.) Nível de dificuldade: Médio. Assunto: Interpretação, compreensão. A conexão de sentido entre as palavras Preconceito e Racismo dá-se no meio social em virtude do conceito humano no nível A) interno do conhecer. B) externo do conhecer. C) interno e no externo. D) de ação sociocultural. E) moral e no ideológico.


03) (Descritor: Identificar a classe gramatical de um vocábulo.) Nível de dificuldade: Médio. Assunto: Classe gramatical e Concordância Nominal. Inúmeras vezes lançamos mão de conceitos que são, na verdade, pré-conceitos. A palavra ‘inúmeras’ é o ajuste feito no artigo com o substantivo ‘vezes’, o que chamamos de Concordância Nominal: termos da oração em sua adaptação. Essa concordância pertence à palavra ‘inúmero’, que quer dizer algo excessivo (que não se pode contar), e gramaticalmente é classificada como um(a) A) adjetivo. B) advérbio. C) preposição. D) pronome relativo. E) conjunção.

A charge a seguir aborda o tema “medicina no esporte”. Leia-a e responda às questões 04, 05 e 06.

Fonte: http://rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br/arch2006-11-01_2006-11-30.html – 23/5/2011 – adaptado.

04) (Descritor: Explicar estratégias discursivas e seus efeitos argumentativos.) Nível de dificuldade: Médio. Assunto: Interpretação, inferência. A informação transmitida pela charge a respeito do trabalho realizado pela Medicina do Esporte é o(a) A) facilidade com o alongamento. B) força nos tecidos musculares. C) aumento da aptidão esportiva. D) ajuste entre o médico e o atleta. E) beleza feminina nas entregas.


05) (Descritor: Perceber a regência de verbos de uso comum pela norma-padrão.) Nível de dificuldade: Fácil. Assunto: Regência Verbal. Não aguento mais, Dr.! De acordo com a relação sintática na fala do personagem-atleta ao médico, o termo regente ‘aguentar’, segundo os seus complementos (termos regidos), é classificado com a seguinte regência: A) Verbo Transitivo Direto. B) Verbo Transitivo Indireto. C) Verbo Intransitivo. D) Verbo Transitivo Direto e Indireto. E) Verbo Pronominal. 06) (Descritor: Reconhecer estratégias discursivas e seus efeitos argumentativos.) Nível de dificuldade: Fácil. Assunto: Inferência, desfecho. O recebimento das medalhas pelo personagem-atleta no desfecho da charge, conforme o contexto a respeito de Medicina do Esporte, é ocasionado pela A) situação. B) causa. C) consequência. D) ironia. E) contradição. Leia o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda às questões 07 e 08. As civilizações desabam por implosão depois, como um filme passando às avessas, elas se erguem em câmera lenta do chão. Não há de ser nada... Os arqueólogos esperam, pacientemente, a sua ocasião! Fonte: http://quintanaeterno.blogspot.com/2009/07/poemas-curtos.html – 25/5/2011 – adaptado.

07 (Descritor: Reconhecer estratégias discursivas e seus efeitos argumentativos.) Nível de dificuldade: Difícil. Assunto: Discurso, conceito de um vocábulo. As civilizações desabam por implosão Os dois versos do poema de Mário Quintana mostram pelo contexto que o desabamento de uma civilização ocorre em virtude da ocorrência de um fator A) avesso, em criação. B) incoerente e inapto. C) catastrófico, violento. D) externo, de explosão. E) interno, em si mesma. .


08) (Descritor: Relacionar variações de sentido a mudanças nas condições de produção – contexto situacional, contexto sociocultural e objetivos comunicativos dos interlocutores.) Nível de dificuldade: Difícil. Assunto: Efeitos de sentido. O objetivo que o poema apresenta em sentido figurado para o leitor é o(a) A) trabalho de uma pessoa que estuda os rastros antigos da sociedade. B) luta armada entre as nações ou entre partidos da mesma civilização. C) ausência de habilidade de uma pessoa ao sentir desgosto ou tristeza. D) conexão entre as experiências e as atitudes na vida de cada pessoa. E) ansiedade de uma pessoa (arqueólogo) para agir nas circunstâncias.

FÍSICA 9) Uma garota, para observar seu penteado, coloca-se em frente a um espelho plano de parede, situado a 40cm de uma flor presa na parte de trás dos seus cabelos.

Buscando uma visão melhor do arranjo da flor no cabelo, ela segura, com uma das mãos, um pequeno espelho plano atrás da cabeça, a 15cm da flor. A menor distância entre a flor e sua imagem, vista pela garota no espelho de parede, está próxima de: a) 55 cm b) 70 cm c) 95 cm d) 110 cm 10) Observe a figura.

Nessa figura, dois espelhos planos estão dispostos de modo a formar um ângulo de 30° entre eles. Um raio luminoso incide sobre um dos espelhos, formando um ângulo de 70° com a sua superfície. Esse raio, depois de se refletir nos dois espelhos, cruza o raio incidente formando um ângulo α de: a) 90° b) 100° c) 110° d) 120° e) 140°


11) Um raio de luz incide, verticalmente, sobre um espelho plano que está inclinado 20° em relação à horizontal (ver figura).

O raio refletido faz, com a superfície do espelho, um ângulo de: a) 10° b) 30° c) 50° d) 70° e) 90° 12) Uma jovem viaja de uma cidade A para uma cidade B, dirigindo um automóvel por uma estrada muito estreita. Em um certo trecho, em que a estrada é reta e horizontal, ela percebe que seu carro está entre dois caminhões-tanque bidirecionais e iguais, como mostra a figura. A jovem observa que os dois caminhões, um visto através do espelho retrovisor plano, e o outro, através do pára-brisa, parecem aproximar-se dela com a mesma velocidade. Como o automóvel e o caminhão de trás estão viajando no mesmo sentido, com velocidades de 40km/h e 50km/h, respectivamente, pode-se concluir que a velocidade do caminhão que está à frente é a) 50 km/h com sentido de A para B b) 50 km/h com sentido de B para A c) 40 km/h com sentido de A para B d) 30 km/h com sentido de B para A e) 30 km/h com sentido de A para B

13) Uma criança corre em direção a um espelho vertical plano, com uma velocidade constante de 4,0m/s. Qual a velocidade da criança, em m/s, em relação à sua imagem? a) 1,0 b) 2,0 c) 4,0 d) 6,0 e) 8,0 14) Uma criança aproxima-se de um espelho plano com velocidade V, na direção da normal ao espelho. Podemos afirmar que sua imagem: a) Afasta-se do espelho com velocidade V; b) Aproxima-se do espelho com velocidade V; c) Afasta-se do espelho com velocidade 2V; d) Aproxima-se do espelho com velocidade 2V; e) Afasta-se do espelho com velocidade V/2.


15) Considere as seguintes afirmações: I. Se um espelho plano transladar de uma distância d ao longo da direção perpendicular a seu plano, a imagem real de um objeto fixo transladará de 2d. II. Se um espelho plano girar de um ângulo α em torno de um eixo fixo perpendicular à direção de incidência da luz, o raio refletido girará de um ângulo 2α. III. Para que uma pessoa de altura h possa observar seu corpo inteiro em um espelho plano, a altura deste deve ser de no mínimo 2h/3. Então, podemos dizer que, a) apenas I e II são verdadeiras. b) apenas I e III são verdadeiras. c) apenas II e III são verdadeiras. d) todas são verdadeiras. e) todas são falsas. 16) Observando as imagens formadas por dois espelhos planos de um objeto entre eles colocado, Syned, um curioso aluno, verifica que, para determinado ângulo, formam-se 5 imagens, entretanto, fazendo variar o ângulo entre os espelhos, o número de imagens diminui. Pode-se concluir que: a) o ângulo era inicialmente de 60°, e o ângulo entre os espelhos estava aumentando b) o ângulo era inicialmente de 30°, e o ângulo entre os espelhos estava aumentando c) o ângulo era inicialmente de 60°, e o ângulo entre os espelhos estava diminuindo d) o ângulo era inicialmente de 72°, e o ângulo entre os espelhos estava diminuindo e) o ângulo era inicialmente de 72°, e o ângulo entre os espelhos estava aumentando

HISTÓRIA APLICAÇÃO REMARCADA Rodrigo Mello - História INGLÊS According to the use of active and passive voice, choose the correct alternative. 25) Alexandre Gustave Eiffel _____ the Eiffel Tower for the Paris Exposition of 1889. a) was designed b) designed c) will be designed d) is designing 26) The novel Oliver Twist _____ by Charles Dickens in 1838. a) has written b) wrote c) was written d) writes 27) He gave it to me. a) I was given. b) It’s given to me. c) It was given to me. d) It has been given to me. 28) Somebody opened the door. a) The door was opened. b) The door opened. c) The door is open. d) The door has been opened. According to the use of reported speech , choose the best answer.


29) Samira said, “Monica speaks English very well.” a) Samira said that Monica spoke English very well. b) Samira said that Monica is speaking English very well. c) Samira said that Monica had spoken English very well. d) Samira said that Monica speaks English very well. 30) Yolanda said, “I have to leave the class before 12:30.” a) Yolanda said that I have to leave the class before 12:30.” b) Yolanda said that she has to leave the class before 12:30.” c) Yolanda said that she had to leave the class before 12:30.” d) Yolanda said that she has had to leave the class before 12:30.” 31) Truc said, “I went to Vietnam to visit my family.” a) Truc said that she went to Vietnam to visit her family. b) Truc said that she had gone to Vietnam to visit her family. c) Truc said that she is going to Vietnam to visit her family. d) Truc said that she was going to Vietnam to visit her family. 32) “I will ask the teacher to explain the differences between quoted and reported speech.” a) Olena said that she would ask the teacher to explain the differences between quoted and reported speech. b) Olena said that she will ask the teacher to explain the differences between quoted and reported speech. c) Olena said that she was going to ask the teacher to explain the differences between quoted and reported speech. d) Olena said that she had asked the teacher to explain the differences between quoted and reported speech.


GABARITO 01 D 02 C POR

03 A 04 C 05 A 06 C 07 E 08 D 09 10 FIS

11 12 13 14 15

HIS

16 17 -

-

-

-

-

18 -

-

-

-

-

19 -

-

-

-

-

20 -

-

-

-

-

21 -

-

-

-

-

22 -

-

-

-

-

23 -

-

-

-

-

24 -

-

-

-

-

25 B 26 C ING

27 C 28 A 29 A 30 C 31 B 32 A


2° ANO - 3° Simulado Bloco 1 - 3ª Etapa 2011  

3° Simulado Bloco 1 - 1° Ano 3ª Etapa de 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you