Issuu on Google+

Pedagogia Afetiva Uma proposta do Sistema Maxi de Ensino.


O que é?

O que é?

É uma proposta pedagógica que: Une à escola o que é humano; une à PEDAGOGIA o AFETO. Melhora a visão do educador para ver melhor o estudante, ampliando seu repertório de ações. Prepara o aluno de maneira integral para a vida. Prioriza VALORES e princípios na busca de tornar a vida social cada vez mais agradável!

A Pedagogia Afetiva Surge da necessidade de uma Educação que tenha qualidade cognitiva e científica e também qualidade social e afetiva, pois o desenvolvimento humano ocorre por vários estágios nos quais a inteligência e a afetividade vão se alternando em termos de importância.

www.sistemamaxi.com.br


A Pedagogia Afetiva está... A Pedagogia Afetiva está localizada na intersecção das seguinte áreas:

Pedagogia Pedagogia Afetiva do Sistema Maxi de Ensino

Afetividade Valores e Princípios

www.sistemamaxi.com.br


Para entender a composição da Pedagogia Afetiva do Sistema Maxi de Ensino Pedagogia Nasce da necessidade que o ser humano tem de continuar sua descendência. Por sua preocupação com o científico, com enfoque no aspecto cognitivo, a Pedagogia foi caracterizada como Ciência.

Afetividade Fica evidenciada na necessidade humana de viver em grupo; é uma forma de saúde que está vinculada à ação de cuidar e receber cuidado, considerando também que os seres precisam de limites que lhes assegurem o equilíbrio essencial, precisam de uma educação voltada para a afetividade!

Valores e Princípios Conhecimento, Transformação, Responsabilidade, Solidariedade, Respeito, Autonomia, Direitos e deveres, Cidadania e Sensibilidade. www.sistemamaxi.com.br


Quais as características

Professor

do Professor conectado à Pedagogia Afetiva?

Veja 10 comportamentos desse educador que traz em si nova sensibilidade, mentalidade e habilidades.

1o Tem segurança, constância e coerência entre discurso e atitudes. As novas gerações estão imersas no mundo da informação, isso desenvolve o senso crítico elevado, assim, por exemplo, na necessidade de dizer um “não”, diz de forma embasada. Essa firmeza é ferramenta eficiente da Afetividade. Professor precisa ser exemplo a ser seguido.

Ed. Infantil Ens. Fund. e Médio

2o É atento ao contexto do aluno. Conhece seus alunos, chama-os pelo nome, olha-os nos olhos, escuta-os...

3o Estabelece metas para alunos a fim de que busquem conquistas pelo esforço próprio. Conquista com mérito e esforço gera satisfação e contribui para formação de pessoas que lidam bem com problemas e frustrações, e aprendem a saborear a boa conquista com mais alegria e nobreza. www.sistemamaxi.com.br

Ens. Fund. e Médio


4o Faz da frustração uma lição. É evidente que não se deve provocar frustrações, mas quando ocorre aproveita o evento para uma necessária conversa em que destaca, por exemplo, que “não há time imbatível”, “todo caminhante pode cair”. Sabe que é possível ensinar coragem, confiança em si e inúmeros outros valores.

5o Deixa estudantes viverem consequências de suas ações. Por exemplo, se um aluno não levou o material para a escola, deixa que vivencie as dificuldades e até as sanções da escola. A escola não pode se adaptar às inadequações do aluno. As normas, as regras escolares e as consequências em caso de descumprimento delas precisam ser de conhecimento de pais e alunos.

Ens. Fund. e Médio

6o Mantém postura confiante em relação aos desafios com conteúdos escolares. Evita frases como “é muito difícil mesmo!”. Vence preconceitos com conteúdos, esquecendo-se de dificuldades que possa ter experimentado quando estudou.

7o É motivador, reconhece e fortalece as boas condutas de seus alunos com elogios. incentivaos a persistir e celebra os resultados. Prestigia os eventos que os alunos organizam, incentiva-os a persistir e celebra os resultados.

Ed. Infantil Ens. Fund. e Médio

8o É um educador para o coletivo. Trabalha o respeito à estrutura física da escola, aos colaboradores, valoriza o trabalho em equipe é colaborativo.

www.sistemamaxi.com.br


9o Prepara um ambiente que agrega valores. Por exemplo, em atividades de exposição oral, dispõe carteiras e cadeiras de modo que todos se vejam e a comunicação fique facilitada. Assim a qualidade das relações interpessoais melhora.

10o Conquista seus alunos, constrói uma relação bem-sucedida com eles. Oferece aos alunos sua atenção especial. Tem cuidado com estereótipos que podem prejudicar a relação com os estudantes. Sabe que os alunos não terão, com ele, as mesmas ações, reações e atitudes que têm com outras pessoas. Assim, não aceita rótulos, tem sua própria percepção sobre cada estudante.

www.sistemamaxi.com.br

Ed. Infantil Ens. Fund. e Médio


Visão geral da Pedagogia Afetiva

Visão geral

Melhora a visão do educador para ver melhor o estudante Amplia o repertório de ações do educador Promove relação bem-sucedida entre professor/aluno e aluno/aluno Melhora resultados escolares

www.sistemamaxi.com.br


A pedagogia Afetiva e os materiais didáticos

Intensidade

Intensidade da Presença da Pedagogia Afetiva nos materiais didáticos A Pedagogia Afetiva. Está presente nas apostilas, orienta as ações dos autores e editores, na escolha dos recursos para as páginas, na definição dos encaminhamentos didáticospedagógicos. Veja algumas formas como as apostilas contemplam a Pedagogia Afetiva:

Na Educação infantil O trabalho com os clássicos infantis, com valorização dos sentimentos da criança e sensações; O trabalho com valores, virtudes e autoestima; O aprendizado com alegria e prazer; O trabalho com movimento, ação, jogo da imaginação e imitação; Propostas de atividades com valorização das relações humanas.

www.sistemamaxi.com.br


No ensino Fundamental e ensino Médio textos e ilustrações que cumprem seu papel cognitivo, estético e estimulam o respeito mútuo e ao meio ambiente, a responsabilidade, a criatividade, a cidadania, o gosto pela vida, a alegria, o entusiasmo... atividades didático-pedagógicas que resgatam e valorizam o conhecimento prévio dos alunos; propostas de ações significativas e conteúdos contextualizados; desenvolvimento competências cognitivas, como pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, poder de decisão, interesse intelectual; desenvolvem competências não cognitivas, como habilidade de escutar o outro, o cuidado com o outro, a cooperação, a solidariedade; ampliação da visão de mundo do aluno e melhora de sua atuação na sociedade.

www.sistemamaxi.com.br


Perguntas

frequentes

Perguntas

A Pedagogia Afetiva é uma proposta pedagógica para todos os segmentos? A afetividade existe em todos os seres humanos, de todas as idades. O desenvolvimento humano ocorre por vários estágios nos quais a inteligência e a afetividade vão se alternando em termos de importância. E o ensino e a aprendizagem se dão por meio das relações entre os sujeitos — professor e aluno. Dessa forma, podemos afirmar que os benefícios da Pedagogia Afetiva podem ser vivenciados em todos os segmentos da Educação, pois em todos eles há interação e há necessidade de qualidade cognitiva e socioemocional da Educação.

Para trabalhar com a Pedagogia Afetiva, preciso sempre dizer “sim” para meu aluno? A Pedagogia Afetiva propõe o uso de limites na educação do ser humano para o convívio sadio e benéfico em sociedade. Com equilíbrio entre razão e emoção.

A Pedagogia Afetiva é aplicada apenas na relação entre professor e aluno? Uma vez que a afetividade existe em todos os seres humanos, a Pedagogia Afetiva pode ser experimentada em todas as áreas das escolas parceiras.

www.sistemamaxi.com.br


História,

História

o ã ç c i v n o C e a i c n Experiê

ve início há te o ã ç a c u d E a n o n si Sistema Maxi de En a de 450 o rc d e c m e te n se re p A á gia Afetiva est o g a d e P a je o H s. a valiosíssima o n su a m a v ro p m mais de 26 a o c e o resultados qu d n a ç n a lc a s, a ir e rc a escolas p cação. u d E a ra a p o ã iç u ib contr

história

as com a id d e c u -s m e b s ia experiênc es humanas no processo de ensino e

Temos raçõ valorização das inte o ser humano registra e qu es çõ la re as ss meio de e de descobrir, de ad aprendizagem. É por nt vo a , de da si rio z falta, a cu no outro o que lhe fa melhorar-se... lar com a união co es ho al ab tr o e ão de qu ta a formação integral do ser Temos convicç gnitivo possibili da afetividade ao co to socioemocional. en m vi ol nv se de u se humano e o

www.sistemamaxi.com.br


Depoimentos

Depoimentos

de professores

“Ficamos pesquisando os sistemas existentes no país durante um ano e só depois nos decidimos pelo Sistema Maxi porque foi o único que se identificou com a nossa filosofia de trabalho baseada na afetividade. O Sistema Maxi veio para somar, trazendo mais estrutura para a nossa escola com a implantação da Pedagogia Afetiva. Os encontros realizados periodicamente pelo Sistema são muito importantes porque nos permitem sair do ambiente da escola, encontrar outras escolas e discutir com elas problemas e soluções comuns.” Carlos Augusto Maciel, diretor da Educativa, em Osasco/SP

“A parceria com o Sistema Maxi é muito boa. Estamos juntos há seis anos. Sempre participamos dos Encontros, tanto para diretores quanto para professores. O atendimento do Sistema Maxi, somado à prática da Pedagogia Afetiva, são os grandes diferenciais, além das inovações que nos oferecem mais ferramentas para trabalharmos no crescimento da escola e na busca de novas soluções para a dinâmica do ensino.” Francisca de Kátia Matias, diretora da Expansiva Zona Norte, em Natal/RN

“A linha de ação do Sistema Maxi de trabalhar a afetividade motivou e fortaleceu a nossa sintonia de trabalho. Este Encontro nos aponta perspectivas positivas, nos motiva, nos inspira e nos renova no desafio de ensinar. A parceria é total. O Sistema Maxi nos acaricia a cada momento com a disposição em nos atender, praticando a Pedagogia Afetiva também no relacionamento com os conveniados. No dia a dia, o Sistema nos antecipa soluções para problemas futuros para que possamos evitá-los ou minimizá-los. Em três anos de trabalho em conjunto, saímos de 350 alunos para 702. Os materiais e o atendimento do Sistema Maxi contribuíram de forma significativa para esse crescimento.” Moema Angeiras de Santana, diretores do Colégio e Curso Desafio, em Recife/PE

www.sistemamaxi.com.br


Saiba mais! Publicações Livros para formação de professores Em nosso portfólio, há publicações que tratam especificamente da Pedagogia Afetiva:

www.sistemamaxi.com.br


Publicações Revista Maxi in Educação e Jornal Maxi in Família Em todas as edições, você encontra artigos com reflexões sobre a Pedagogia Afetiva relacionada a temas relevantes do contexto educacional, entre muitas outras informações essenciais para capacitar o educador a ações mais conscientes!

www.sistemamaxi.com.br


www.sistemamaxi.com.br


Pedagogia afetiva