Page 1

SOLUÇÕES INOVADORAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS DA AGRICULTURA FAMILIAR


As políticas públicas implementadas nos últimos anos têm consolidado a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar dos brasileiros. Agora, estas políticas ingressam em uma nova geração com a criação da Rede Brasil Rural, uma plataforma integrada de soluções para a agricultura familiar. A Rede Brasil Rural é uma estratégia inovadora, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. Com a nova rede, por meio da internet, o MDA vai aproximar os agricultores familiares dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores (públicos e privados). Desta forma, o MDA quer criar mecanismos que ajudem na redução do preço dos produtos para o consumidor final e no aumento da renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar.


COMO FUNCIONA Com a nova rede, os agricultores familiares poderão vender produtos diretamente pela internet para o consumidor e para a merenda escolar, comprar insumos e itens para beneficiar a produção e contratar transporte de cargas. A Rede Brasil Rural prevê novidades para a próxima safra (2012-2013) como facilitar o acesso dos produtores ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a criação de um sistema de atendimento à distância para assistência técnica.

UMA POLÍTICA PARA TODA A CADEIA PRODUTIVA

Insumos de produção

Apoio à produção

Beneficiamento e logística

Mercado


REDE BRASIL RURAL | redebrasilrural.mda.gov.br


INSUMOS / TRANSPORTE

A Rede Brasil Rural cria o maior catálogo de ofertas de insumos e equipamentos do País para a produção primária e da agroindústria familiar. A indústria oferece diretamente seus produtos aos agricultores familiares cadastrados. Estas ofertas vão possibilitar compras coletivas e redução dos custos de produção. Da mesma forma, os empreendimentos familiares poderão fazer pedidos, que serão distribuídos diretamente aos fornecedores do produto que procura. Isso possibilita a cotação e a negociação direta de preços, com ganho para todos. A Rede também possibilita que os empreendimentos familiares contratem de transporte para a sua a produção. Isso assegura maior eficiência na formação de cargas e redução de custos de produção.


CARTÃO Com a Rede Brasil Rural, os empreendimentos familiares também terão acesso à agilidade do Cartão BNDES. Os fornecedores cadastrados na Rede estarão credenciados a vender seus produtos e serviços por meio do cartão BNDES. Esta novidade se soma às diversas linhas do PRONAF já existentes.


PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR | PNAE

A Rede Brasil Rural também cria um portal de compras de produtos para merenda escolar. Gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, vão ter acesso direto à oferta de produtos da agricultura familiar. Os editais de compra de todo o País serão publicados em um único local e distribuídos diretamente a empreendimentos familiares que produzam os alimentos requeridos. Resultados dos editais e prestação de contas dos gestores e dos agricultores familiares passam a ser feitos diretamente no portal da Rede, o que aumenta a transparência da oferta e a compra de produtos para a alimentação escolar.


MAPA DE OFERTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

A Rede Brasil Rural cria um catálogo de produtos da agricultura familiar que facilita a compra pelo comércio, indústria, redes hoteleiras e mercados institucionais.


ARMAZÉM DA AGRICULTURA FAMILIAR | e-commerce

No Armazém da Agricultura Familiar, o consumidor vai encontrar e comprar produtos de diferentes regiões do Brasil que só a agricultura familiar produz. E o mais importante, estes produtos serão entregues em casa pelos Correios, que firmou uma parceria inédita com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.


SOLUÇÕES INOVADORAS PARA ALIMENTAR O BRASIL QUE CRESCE

redebrasilrural.mda.gov.br


Outras informações:

www.mda.gov.br


Agricultura Familiar  

Agricultura Familiar

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you