Page 1

CURSO: Licenciatura em matemática PERÍODO: segundo POLO: Brejo-MA DATA: 07/04/208 DISCIPLINA:Psicologia da Educação DOCENTE:Maria José DISCENTE:Maurílio Manoel Marques Pereira

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1. Quais os principais aspectos abrangidos pela Psicologia da educação? 1º - Compreensão do aluno – Neste ponto, entendemos que é necessário o Docente fazer Um resgate de cada aluno, procurando conhecer a realidade em que eles vivem, descobrindo quais as ideias de mundo que vivem esses alunos, seu contexto social de cada um. Através deste resgate, o Docente poderá ajudar de que forma o Docente planejará e desenvolver suas aulas. 2º - A compreensão do Processo Ensino -Aprendizagem – N esta vertente, é preciso que Nesta verdade é preciso que o Docente conheça também como se de desenvolve o processo de aprendizagem dos alunos. É preciso conhecer a forma como se chegará a esse aluno para que ele tenha um melhor aprendizado, e o que está dificultando o processo de aprendizagem deste do mesmo. Desenvolver aulas contextualizadas empregando o real significado, analisar os fatores do ambiente que se está ministrando as aulas. O próprio resgate que o Professor faz, é também um processo de ensino -aprendizagem. 2.Qual o primeiro passo para o alto conhecimento do professor? Autoconhecimento leva as pessoas a sabedoria e a prática do bem. Assim, entendemos que o primeiro passo par a o autoconhecimento por par te do Docente é que ele goste da profissão do magistério e que possa sentir-se satisfeito com a profissão, procurando também alcançar os resultados esperados. Um dos meios para isso, é fazer o exercício das qualidades pessoais existente nos seres humanos, ou seja, o professor procurar reconhecer a sua importância perante um grupo e entenda sua necessidade de ser limitado, e que está também em sala não só para ensinar, mas para aprender com as situações novas vividas pelos alunos .


3. Enquanto instrutor o que faz o professor? Temos a ideia que o Docente como instrutor é aquele que instrui alguém sobre determinado conhecimento, seja ele teórico ou prático . Assim, é aquele que se apropria de determinada técnica par a mediar o conhecimento, de forma segura, com comunicação clara, sempre motivando os Discentes de forma ética e acompanhado o seu desenvolvimento de for ma crítica. Para isso, as condições devem ser favoráveis, a exemplo citamos: ambiente propício para administração de uma boa aula ; docente com condições sociais, acadêmicas e financeiras para pesquisar e poder desempenhar o seu papel a altura necessária da instituição que trabalha.

4. E enquanto exemplo? Estamos todo o tempo sendo avaliados, principalmente os formadores de opiniões. Os Discentes irão se espelhares em seus mestres através do exemplo dado, através das atitudes desenvolvidas dentro e fora da sala de aula . Assim, o Docente deve procurar sempre se pautar pela ética e moral da sociedade, através do exemplo participativo das atividades n a sociedade escola r, de forma que possa contribuir para que os poderes públicos tomem consciência da importância da educação para o país e canalizem para o setor os recursos necessários para melhorar a educação . 5 – O que é mais importante: O conhecimento da ma téria ou a como o professor se relaciona com os a lunos?

maneira

5.Fora da sala de aula que outras atividades são importantes para o trabalho do professor? Ambos os questionamentos deve haver um equilíbrio. Mas a forma co mo é mediado esse conhecimento e o relacionamento entre as partes, faz com que o conhecimento seja uma reciprocidade entre as partes, e assim esse canal de comunicação poderá ficar cada vez melhor. Assim, a melhora do canal de comunicação faz crescer também a confiança entre as partes (professor e aluno). 6. Que relação pode ser estabelecida entre o aperfeiçoamento constante e o sucesso profissional? Participação das atividades fora da sala de aula, seja dentro da escola ou fora dela. Isso relacionado a parte educacional, pois assim facilitar á entender o mundo que os alunos vivem e com isso facilitara em desenvolvimento de no vos


métodos. A exemplo citamos os projetos, estudos de caso, pesquisas e projetos, na comunidade escolar na sociedade. A participação de Docentes e discentes farão com eles se aproximem mais.

7. Exemplos de conflitos que pode prejudicar a aprendizagem por parte do aluno: Aperfeiçoar suas técnicas de ensino e seus conhecimentos. Para isso , o Docente deve gostar do que faz, pois cada vez mais rápido acontece as mudanças no mundo e com isso é preciso que também estejamos atualizados. Por exemplo, o Docente deve levar em consideração as principais questões que lida a Psicologia da Educação, exemplo: Como faze r com que os alunos estejam motivados para aprender e se interessem pela matéria a ser estudada; como deve ser a interação entre Docente e Discente para que a aprendizagem seja mais eficiente. 8 – Cite exemplos de conflitos que podem prejudicar a aprendizagem por parte dos alunos. 8. Cite exemplos de conflitos que podem prejudicar a aprendizagem por parte dos alunos. Agir de forma autoritária co m os aluno s é uma delas , onde alguns alunos não trazem consigo valores de ordem, limpeza, higiene , trabalhar em grupo. O Docente que desconsidera isto, e que tratar todos como se tivesse obrigação de já vi com esses valores, ao invés de tentar construir junto com os alunos tais valores. Outro exemplo que nasce do primeiro citado anteriormente, é a tentativa de imposição de valores sem nenhuma mediação junto aos alunos, por parte desse Docente. 9. Cite alguns exemplos de ideias falsas sobre aprendizagem. A ideia de que se a turma estiver em silêncio é sinal que está entendo tudo e estar tudo bem no ambiente , pois aí pode está acontecendo uma forma de punição. “Se a turma não ficar em silêncio perde ponto”. A quantidade de objeto s de conhecimentos (conteúdo) repassado de forma rápida e sem mediação é outro exemplo, pois não adiantará de nada o quantitativo. É preciso ensinar os alunos a pesquisarem para serem autônomos da busca daqueles conhecimentos que por ventura não possam ser ministrados em sala, por diversos fatores. 10. Porque o controle autoritário da classe é desaconselhável?


Por que isso afasta as partes (professor e aluno), pois os alunos terão receio em participar, por medo de errar e receber punição por parte do Docente, como ser chamado atenção em público. E essa atitude afasta o aluno de sua área de desenvolvimento, dificultando seu aprendizado e gerando conflitos. Mas isso não significa que o aluno não deva ser chamado atenção, mas de forma mediada .

Psicologia da educaçãoexercicio final  
Psicologia da educaçãoexercicio final  
Advertisement