Estrela Matutina - Edição Setembro de 2021

Page 5

Estrela Matutina - Caderno 2 - Setembro de 2021 www.dioceseunivitoria.org.br

5

Catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário recebem formação No dia 31 de julho, a paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet, reuniu 44 Catequistas para mais uma etapa de formação contínua da Catequese. O encontro se deu na igreja Matriz e foi assessorado pelo Diácono Permanente Luiz Francisco Huk, de São Mateus do Sul. As colocações realizadas pelo Diácono foram baseadas no Diretório de Catequese, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (Documento 61) e no Diretório da Catequese da Igreja do Brasil, (Documento 107 da CNBB). “A Catequese é um ato de natureza eclesial, que nasce do mandato missionário do Senhor (Mt. 28,19-20) ” expressa o nº 55 do Capítulo II do Documento. E ainda: “A Catequese, etapa privilegiada do processe de evangelização é geralmente voltada para pessoas que já receberam o primeiro anúncio, e em cujo íntimo, ela promove o processo de iniciação, crescimento e amadurecimento da fé”, escreve ainda o nº 56 do Capítulo, ao tratar da Identidade da Catequese. Nas suas colocações, Luiz Huk ainda apontou aos catequistas que a Catequese bebe de sua fonte que é a Sagrada Escritura, e que a Tradição e o Magistério da

Igreja repassam e interpretam a Mensagem. “O Magistério conserva, interpreta e transmite o depósito da fé. A Catequese é entre outras coisas uma mediação dos pronunciamentos do Magistério”, explicava o Diácono. Diácono Luiz Huk durante formação na Paróquia de Rio Claro do Sul

Segundo o pároco, padre Nelson José Kovalski, as formações terão continuidade ainda neste ano, nos meses de setembro e novembro.

Cáritas Diocesana prepara Regimento Interno diocese, algumas necessidades específicas foram surgindo. Desse modo, se fez necessária a elaboração de um regimento interno, tendo como base o regimento da Caritas Brasileira, com a finalidade de orientar acerca dos pequenos detalhes e situações específicas encontradas ao longo da caminhada, em nossa Igreja de União da Vitória”, partilhou um dos integrantes.

A Cáritas da Diocese de União da Vitória, depois de sua implantação em 2020, vem se estruturando e dando passos importantes para sua atuação na Diocese. Depois de formada a Equipe e com o desenvolvimento de alguns trabalhos junto às paróquias em ações sociais no dia 11 de agosto, foi o momento de se pensar na elaboração de um Regimento Interno. Membros do Organismo: Padre José Carlos; Ivone Magnani Pasquali; Lindamir Varela; Liselote Teresinha Majolo Boniatti; Diácono Clarito Barbosa; Diácono Luiz Huk; Marilúcia Flenik; e Célia Mara Bohrer Martins, se reuniram em São Mateus do Sul para discussões preliminares acerca da elaboração do Regimento. O Documento será construído como base no Regimento da Cáritas Brasileira.

A formalização da redação do Documento será concluída pelos Assessores Jurídicos do Organismo, Dra. Marilucia Flenik e Dr. Maurício Magnani, que posteriormente apresentarão o texto ao Conselho Diocesano para avaliação e aprovação.

Pela direita, na foto: Ivone; Diác. Alisson, Pe. José Carlos, Maria Aparecida, Marilúcia, Diác. Luiz, Diác. Clarito, Célia e Lizelote. À frente, Lindamir.

“Durante o período de implantação e execução das atividades da Cáritas em nossa

Ainda na reunião, se fizeram presentes Maria Aparecida Bizinele Huk, da Cáritas São Mateus, e o Diácono Alisson Marlon, que atua na Paróquia São Mateus.

Informações: Leandro Wrona Setor de Comunicação da Cáritas de São Mateus do Sul


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.