Page 1

REI

®

REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS DESDE 1978 INFORMANDO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIAIS

MÁQUINAS DE BALANCEAR VERTICAIS PÁG. 06

PLATAFORMA 3D EXPERIENCE PÁG. 29

CENTROS DE USINAGEM PÁG. 18

FUSOS DE ESFERAS RETIFICADOS PÁG. 13

COMPRESSORES DE PARAFUSO PÁG. 08

FIXAÇÃO DE FERRAMENTAS DE USINAGEM PÁG. 23

ESTEIRAS PARA CODIFICAÇÃO PÁG. 29

ADITIVOS PARA RADIADORES PÁG. 13

UNIDADE DE ROBÓTICA PÁG. 19

Copyright 1998-2019 SISTEMA REI - REI ASSOCIADOS Todos os direitos reservados. All rights reserved


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

G

as Station Liquigás é um sistema inteligente para reabastecimento de empilhadeiras por meio de cilindros especiais fixos que permitem realizar a operação na própria empilhadeira de forma simples, rápida e segura. Além de reduzir drasticamente os períodos de máquina parada, o Gas Station proporciona também economia de espaço com a eliminação da armazenagem de cilindros transportáveis para reposição, já que os recipientes do Sistema Gas Station da Liquigás são equipados com medidores que facilitam o controle do nível de gás.

Gas Station 1. Eficiência e gerenciamento Como não há troca de cilindros, não há perda de gás. Cada cilindro especial fixo está dotado de indicador de nível. Assim, você pode controlar o consumo e programar seu reabastecimento de gás. 2. Economia e comodidade Os reabastecimentos podem ser automáticos ou programados de acordo com sua solicitação. E você não precisa pagar na hora. A cobrança será realizada por meio de documento bancário, nas condições negociadas entre você e a Liquigás. 3. Segurança As instalações comodatas aos clientes Liquigás são projetadas e construídas dentro dos mais rígidos requisitos de segurança, de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, do Corpo de Bombeiros e da própria Liquigás. 4. Qualificação operacional Operações de reabastecimento, manutenção e assistência técnica da Liquigás são realizadas por técnicos capacitados e equipados para atender aos clientes com toda a segurança. 5. Garantia e tecnologia Sistema de abastecimento de GLP da Liquigás é garantido pela tecnologia, experiência e logística da maior empresa de energia do país: a Petrobras. 6. Assistência Técnica 24 horas A Liquigás garante assistência técnica, inspeção periódica e manutenção preventiva. Atendimento 24h para manutenção corretiva, assegurando a continuidade operacional e a segurança da instalação.

SP4 Comunicação Corporativa


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS MÁQUINAS DE BALANCEAR VERTICAIS A VIRIO é a solução perfeita para balanceamentos realizados em oficinas e em ambientes de produção. Disponível para operação manual, semi ou totalmente automática, ela oferece a combinação perfeita entre flexibilidade, ergonomia e uma maior precisão, resultando em um trabalho mais eficiente no dia-a-dia. Seu projeto modular permite adaptar a VIRIO a sua necessidade de balanceamento - mesmo futuramente, quando seus requisitos poderão ter mudado. Com módulos verticais e horizontais para furação, rebitagem, soldagem e prensagem, ela pode integrar a maioria dos métodos de correção. A ergonomia de todos os seus componentes foi otimizada para os procedimentos especiais de balanceamento. A operação da VIRIO é fácil e bem estruturada, o que faz com que o balanceamento pareça coisa de criança. Algumas alterações técnicas também foram realizadas: a base da VIRIO é composta por um aglomerado mineral. Este tem a propriedade de filtrar as vibrações muito mais efetivamente que bases de aço fundido e, em conjunto com o a nova tecnologia de medição, resulta em uma significante melhora de precisão. Graças a possibilidade de ajuste da rotação, a faixa permissível de peso é extensa, o que permite que mesmo os menores rotores possam ser balanceados de maneira perfeita. SCHENCK ROTEC DA DÜRR BRASIL CONSULTE PRODUTO REI Nº 41403

ACOPLAMENTOS MADEFLEX MX Os acoplamentos MADEFLEX MX são compostos por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, e um elemento elástico alojado entre eles, de borracha. Esta configuração torna apto ao acoplamento MADEFLEX MX ser torcionalmente elástico e flexível em todas as direções, absorvendo vibrações, choques, desalinhamentos radiais, a xiais e angulares; protegendo desta forma os equipamentos acoplados. Estes acoplamentos permitem trabalho em posição horizontal e vertical, desde que corretamente fixados, e aceitam reverções de movimentos. Podem ser usados em temperaturas de -20 a 80ºC. Não necessitam manutenção e nem lubrificação. Os acoplamentos são fornecidos na cor alaranjado (Pintura Eletrostática Poliéster Laranja Segurança 2,5 YR6/14). São compactos, possuem baixo peso, e consequentemente um baixo momento de inércia J.Os acoplamentos sob pedido podem ser fornecidos com o furo na configuração desejada pelo cliente, ou o padrão que consiste de um furo e canal de chaveta conforme DIN 6885, tolerâcia ISO H7 e dois furos roscados a 90 com parafusos DIN 916 para fixação axial. Para altas rotações recomendamos balanceamento dinâmico segundo ISO 1940 -1, Q 6,3 no mínimo.

Em junho de 1974, o Grupo Guabi foi fundado com o propósito de garantir uma nutrição de alta qualidade e valor à vida para todas as espécies de animais. Foram várias décadas, construindo relações sólidas com os diversos públicos em todo o mundo, baseadas na honestidade, persistência e valor de seus colaboradores. Todo este conjunto resume-se numa simples frase: valor à vida – um legado de responsabilidade e visão futurística de uma empresa que, desde 1974, vem se preparando para assistir na construção de um mundo pleno, saudável e abundante para as próximas gerações. Hoje, 45 anos depois, a Guabi – nome que traduzido do tupi-guarani significa alimento – atua em todos os segmentos do mercado de nutrição animal e em todas as espécies e fases da criação, seja para competição ou produtiva. Exporta para mais de 30 países e está entre as maiores do Brasil no ranking do Valor 1000, publicado anualmente pelo jornal Valor Econômico.

Tecnologia e inovação Criada quase 30 anos antes do sequenciamento completo do DNA, e mesmo com a pouca tecnologia disponível na época, a empresa causou grande inovação no mercado de nutrição animal. Está sempre focada e atenta aos avanços da ciência e da tecnologia, investindo constantemente em pesquisa, desenvolvimento, equipamentos e, claro, em aprimoramento profissional. Foi pioneira na introdução das partículas laminadas e extrusadas em rações de equinos; na fabricação do suplemento em pellets do mercado brasileiro para equinos e na produção de alimentos extrusados para camarões e microextrusados para peixes (desenvolveu a melhor ração para dietas iniciais de peixes) e no emprego do conceito quorum sensing para oferecer proteção natural aos peixes e camarões. Este espírito inovador continua até hoje através da parceria Alltech e Guabi, consolidada em 2017. Esta união proporcionou a Guabi os conceitos mais modernos do mundo referente à genômica nutricional do Centro de Pesquisas da Alltech, situado em Lexington - o único que aplica nutrigenômica à nutrição animal. O objetivo é permitir que os animais expressem o melhor do seu potencial genético, aprimorem seu desempenho e aumentem sua resistência às doenças por meio de nutrientes ainda mais naturais.

CONJUNTO DE BOMBAS DE PISTÃO

BOMBA ENDUROMAX 100 HP

Um bom gerenciamento de fluídos é mais do que apenas uma bomba confiável – exige um sistema completo de peças integradas que trabalham juntas para melhorar sua produtividade e produção. Para simplificar o processo de seleção, a ARO oferece conjuntos completos de bomba de pistão que fornecem a configuração certa de motor, relação de pressão, montagem, prato indutor, controles e acessórios para sua aplicação específica.

A bomba de acionamento direto 100HP com tecnologia EnduroMAX é uma nova e ousada tecnologia que oferece mais potência e um jato mais suave do que qualquer outra bomba. Desenvolvida a partir de tecnologia comprovada pela OMAX Corporation, a bomba OMAX 100HP tem um poder excepcional que leva além dos limites possíveis. Entrega 30% mais força no corte com jato de água abrasivo, em comparação com os melhores projetos de bomba intensificadora. Com a bomba EnduroMAX 100HP, sua máquina corta mais rápido, suave e eficientemente do que qualquer outra bomba 100HP à qualquer pressão.

MADEMIL LTDA

PNEUMAX COM. EQUIP. PNEUM. P/AUTOMAÇÃO LTDA

WELD VISION IND. DE FERRAMENTARIA LTDA

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41433

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41407

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41408


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41400

minério de ferro, matéria-prima essencial para a fabricação de aço, vem apresentando uma tendência de preços altos no mercado brasileiropara 2019 acomO panhando os maiores preços da commodity no mercado internacional devido a diversos fatores, porém sobretudo a menor produção do minério no Brasil e Austrália. Essa alta já fez com que diversas siderúrgicas nacionais aumentassem seus preços. Outro reflexo da alta dos preços é a queda do consumo no mercado

nacional e das grandes quantidades de aço compradas no início da guerra tarifária entre Estados Unidos e China, causada por medo de aumento nos preços. Além de aumentar os estoques, essa compra também atrasa as compras posteriores e esse cenário deve se manter por mais alguns meses devido às oscilações da economia e à queda nas exportações de carros para Argentina, pressionando as siderúrgicas a manter os preços altos para compensar as quedas nas vendas por pelo menos mais alguns meses. Atualmente os argentinos são os maiores clientes da nossa indústria. A queda nas exportações de aproximadamente 240 mil veículos para o país em 2019, o que representa 7,6% da previsão de produção total do ano que está em torno de 3 milhões, segundo a previsão da Anfavea no início deste ano, deve custar caro ao país no consumo de aço. Já no mercado americano, o preço do aço apresenta uma tendência estável para baixo. Esse mercado apresenta uma condição semelhante ao brasileiro com as tarifas de aço criando um receio de aumento nos preços, gerando grandes compras para estoque e posterior suprimento maior que a demanda. Os preços só não reagiram positivamente, como no mercado brasileiro, devido à menor pressão do minério de ferro no mercado internacional e à maior concorrência de importados, além do mercado local responder mais rapidamente ao comportamento dos compradores. Além disso, outro fator internacional acabou afetando o mercado do aço no final do mês de maio, a falência do segundo maior grupo siderúrgico privado do Reino Unido, a British Steel. A empresa vinha sofrendo dificuldades econômicas desde que o Brexit foi aprovado, o que ocasionou muitos pedidos cancelados na União Europeia e gerando um prejuízo nas contas da empresa de US$ 95 milhões, criado uma ameaça de desemprego de quase 25.000 pessoas, entre empregos diretos e indiretos. Por enquanto, o gerenciamento da empresa ficou a cargo de membros do governo britânico avaliando as opções de venda, mas a longo prazo espera-se um impacto na produção. Os preços do minério de ferro estão subindo também devido a menores estoques na China, o maior consumidor do planeta, por um boom de infraestrutura no país, além dos problemas na produção devido aos problemas recentes dos rompimentos das barragens em Minas Gerais. As grandes empresas do setor já se mobilizam para reverter o quadro de produção do aço e já anunciaram grandes investimentos em estados como SP e Pará. Isso deve refletir na produção do aço brasileiro, porém os resultados também serão para o longo prazo. por Rodrigo Scolaro (economista da COSTDRIVERS)


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS CENTRO DE USINAGEM VERTICAL - SÉRIE NXV A construção rígida do corpo da máquina garante alta rigidez e precisão. A FEM (analise de elementos finitos) é adotada para assegurar a melhor distribuição das massas e construção da máquina, a fim de manter a estabilidade mesmo em intensos trabalhos de usinagem pesada. O motor acoplado direto no eixo (direct drive) garante a melhor precisão, estabilidade, confiabilidade e nenhuma folga. Todos os servo motores AC são equipados com Encoders de Posicionamento Absoluto, sem a necessidade de referenciar os eixos e dobrando a velocidade de transmissão de dados. O sistema absoluto do encoder do trocador automático de ferramentas garante alta velocidade e estabilidade. Com controle dos inversores, previne-se a mudança de velocidade da troca de ferramentas se houver alteração na rede de fornecimento de energia. A velocidade de troca de Ferramentas é programável para ferramentas grandes. SELL IND. MECÂNICA LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41412

COMPRESSORES DE PARAFUSO - DE 100 A 200 HP Qualidade e rapidez no atendimento são cruciais na hora de atender sua empresa. Por isso juntamos: Os melhores modelos de compressor de ar das melhores marcas no mercado mundial. Uma equipe técnica e de logística altamente motivada e treinada para atendê-los. AIRPARTS COMPRESSORES LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41418

ESTUFA LABORATORIAL A JUNG apresenta ao setor laboratorial a sua mais nova estufa, que alia alta tecnologia e todo o expertise de seus 37 anos de história. O modelo reúne uma série de funcionalidades e chega para facilitar a rotina de quem trabalha em centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, universidades, escolas técnicas e laboratórios como os da indústria farmacêutica e químicas. A estufa possui painel na parte superior da porta com sistema Easy Touch, com várias opções de rampa/patamar – no total são 20 programas com 9 segmentos –, que possibilita a execução de inúmeros processos diferentes. Tem ainda alta eficiência energética que garante economia no consumo de energia, característica dos produtos da empresa. FORNOS JUNG LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41413


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

A

Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) reconhece a importância da conclusão do Acordo de Livre Comércio (ALC) com a União Europeia para as economias do Mercosul, fruto de uma agenda que se estendeu por 20 anos devido a sua complexidade e a desafios de difícil superação. O Brasil passará a ter, depois de atendidos os requisitos para a sua ratificação, um acordo comercial de nova geração com um parceiro relevante para sua economia. Ainda não há clareza sobre qual foi o posicionamento final em questões de grande relevância para a indústria de máquinas e equipamentos, como, por exemplo, cronogramas, regras de origem, compras púbicas, defesa comercial, entre outros. Como em toda grande negociação, faz-se necessário observar os detalhes, motivo pelo qual é preciso aguardar a divulgação dos textos finais do Acordo para avaliação do impacto no setor. Certamente, o mercado europeu tem grande potencial para o crescimento das exportações brasileiras de bens agrícolas, sobretudo pela competitividade da nossa agricultura. Pelo lado industrial, há possibilidades de ganhos já reconhecidos - ainda que não comparáveis ao setor agrícola - mas que dependerão da concretização das reformas estrutueais: da Previdência, para que o País tenha sustentabilidade em suas contas públicas, e, especialmente, da Tributária, para corrigir um sistema hostil ao investimento produtivo. Cabe ainda destacar a importância da promoção de uma agenda de competitividade para que os bens industriais possam se beneficiar das oportunidades desse Tratado Comercial, de outros já vigentes e dos que venham a ser firmados pelo Mercosul, contribuindo para que a pauta de exportação do Bloco e, especialmente, do Brasil não fique concentrada em bens de menor valor agregado. A esse respeito, a ABIMAQ, em seu compromisso na busca de uma maior competitividade para a indústria brasileira de máquinas e equipamentos, tem contribuído com os Poderes Executivo e Legislativo na publicação de estudos que tratam do “Custo Brasil” e da Agenda de Competitividade – Impacto do Custo Brasil, 2018 e Agenda de Competividade: Preparando o Brasil para Abertura Comercial, 2019. Com a maior inserção do Brasil no comércio internacional, a Associação estará cada vez mais engajada na promoção de debates e na persecução de objetivos orientados à competitividade da indústria brasileira e a melhoria do ambiente de negócios.

assessoria@grupovervi.com.br

BOMBA CENTRÍFUGA DE IMERSÃO BP-120 Indicada para bombeamento de água doce ou salgada e para misturas de água com areia, terra, cimento e outros detritos. Utilizadas em canteiros de obras civis, na construção de barragens, em escavações de poços e valas, em plataformas de petróleo, tanques, etc. Não é adequada para bombeamento de fluidos inflamáveis ou corrosivos. Operam total ou parcialmente submersas no líquido a ser bombeado. São do tipo portátil. Não necessitam de suporte de fixação, bastando coloca-las na posição vertical dentro do fluido.

CLIMATIZADORES - ROTO 115 SIROCO

O modelo XZ200 incorpora tecnologia com controles avançados, controle eletro-hidráulico proporcional, controle de sensor e de carga, entre outros, além de CLP. É indicada para serviços de instalações de dutos e tubulações, sem a necessidade de escavações a céu aberto, como telefonia, água, esgoto e gás. Tem potência de retração e perfuração de 200/200 kN; torque máximo no eixo de 6.350 Nm; 140 rpm do eixo; e alarga diâmetro até 600 mm.

Com grande vazão de ar, os modelos Sirocos da Rotoplast fazem parte da linha Confort e são climatizadores robustos e funcionais. Indicado para indústrias e comércios, possuem saída de duto opcional, para baixo ou lateral. Aposte no poder de climatização desses aparelhos. Indicado para a indústria e o comércio, os modelos Sirocos são climatizadores robustos que possuem grande propulsão de ar. A saída de duto é opcional, para baixo ou lateral e ele tem maior poder de climatização. Escolha o que melhor se adapta ao seu negócio.

ZABA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA

XCMG BRASIL COM. E SERV. LTDA

ROTOPLAST IND. METALURGICA LTDA

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41406

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41409

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41410

PERFURATRIZ HORIZONTAL - POTÊNCIA 150CV


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

A

principal feira de tecnologia para a fundição – GIFA, que acontece a cada quatro anos, promete reunir as principais tendências para a indústria do segmento dos próximos anos. De olho na fundição do futuro, o diretor da Messe Brasil, Richard Spirandelli, visita o evento que acontece de 25 a 29 de junho, em Düsseldorf, na Alemanha. “A ideia é firmar parcerias com entidades e empresas para ampliar a presença internacional entre expositores e visitantes na Metalurgia 2020”, conta Spirandelli. A GIFA reúne cerca de 2 mil expositores de todo o mundo e recebeu em 2015, 78 mil visitantes de 122 países. Além da exposição de produtos e serviços, o evento concentra fóruns, simpósios e conferências. Os principais temas em destaque são a manufatura aditiva, e-Mobility, Indústria 4.0 e ecometais. “Estamos otimistas com os rumos do mercado da fundição e alumínio, puxados pelo segmento automotivo que vem demonstrando números crescentes e boas perspectivas”, comenta Spirandelli. A sustentabilidade é um dos temas mais evidente da GIFA refletido no uso consciente dos recursos, eficiência energética, proteção do clima e processos inovadores que minimizem os impactos ao meio ambiente. Para a manufatura aditiva nas fundições encontram-se novas tecnologias para simulação, digitalização de modelos, construção de moldes e impressão 3D em metais. O mercado sinaliza ainda, uma tendência de construção leve, puxado pela indústria automotiva e para produtos inovadores dentro do conceito e-mobility. No conceito da indústria 4.0 observa-se a transformação digital com o uso de sensores mais sofisticados nos processos produtivos que geram a conexão de dados, e controle digital das máquinas e sistemas que reduzem custos, aumentam a eficiência e impactam na qualidade dos produtos. O evento conta com um estande da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, realizadora do Metalurgia, e a presença de empresa expositoras da feira que acontece em setembro de 2020, em Joinville. Serviço Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços Data: 15 a 18 de setembro de 2020 Horário: 14h às 21h Local: Expoville – Joinville – SC simonehulse@gmail.com

A

diversificada linha de produtos da Ibram, com fabricação 100% nacional e que abrange ventiladores, motores de alto rendimento, compressores e projetos especiais, poderá ser conferida pelos visitantes no estande da empresa na Intermach. Diferencia-se o uso de tecnologia de ponta com motores de alto rendimento e compressores isentos de óleo . Todos os produtos Ibram são desenvolvidos no laboratório próprio, primeiramente em programa 3D, que dimensiona as partes e peças e simula a montagem. Após a elaboração dos protótipos, passam por testes de vazão e pressão, no caso de ventiladores e compressores industriais, e testes de monitoramento e eficiência, para motores elétricos. Para necessidades específicas, a Ibram desenvolve projetos especiais de ventiladores industriais para aplicação direta na produção de bens materiais, conforto do ambiente ou em equipamentos de combate à poluição do ar. Independente da função, atuam sobre a eficiência dos processos industriais. A linha de produtos abrange ventiladores centrífugos de alta eficiência para sistemas de ventilação, insuflamento, tiragem de ar ou gases, sistema de despoeiramento, filtro de mangas, precipitador eletrostático, entre outras opções. Os produtos são aplicados em usinas de álcool e açúcar, indústrias de fornos, têmpera de vidro, siderúrgicas, fábricas de papel e celulose, fertilizante, entre outros segmentos. A linha de produtos Ibram atende demandas de linhas industriais, sistemas de automação, plástico, tratamento de efluentes, transporte pneumático, além de sistemas de exaustão e ventilação. A empresa conta com equipe de vendas em todas as regiões do país e suporte técnico para orientar e auxiliar sobre especificações, aplicações, características, instalação e manutenção de produtos. A sede da empresa está instalada no Parque Industrial São Lourenço, em São Paulo. www.ibram.ind.br


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

A

utorizada das marcas Eaton Vickers e Sauer Danfoss, a Hidraultecexpõe na Intermach as soluções reconhecidas internacionalmente em equipamentos e sistemas óleo-hidráulicos industriais. A linha hidráulica SauerDanfoss conta com bombas e motores de pistões, bombas e engrenagens, motores orbitais, comandos PVG proporcionais, mobile eletronics e comandos hidráulicos direcionais. A completa linha hidráulica Eaton Vickers contempla bombas e motores de palhetas, bombas e motores de pistões, válvulas direcionais (manuais, elétricas e proporcionais), válvulas modulares, motores orbitais, válvulas hidráulicas e válvulas cartucho. Inovações em sistemas óleo-hidráulicos A linha de cilindros hidráulicos conta com opções da Série TV da Vickers e modelos de fabricação própria Hidraultec. Completam a gama de produtos modelos de unidades hidráulicas industriais e o desenvolvimento de projetos especiais em parceria com os clientes, abrangendo sistemas dedicados e especiais com dimensões e características específicas. O fornecimento de produtos pela Hidraultec dispõe ainda de assistência e serviços oferecidos pelo departamento de engenharia e assistência técnica. As atividades abrangem manutenção de cilindros, bombas e motores hidráulicos, manutenção e upgrade de unidades hidráulicas, instalação de sistemas hidráulicos, assistência técnica in loco em sistemas hidráulicos fornecidos ou não pela Hidraultec e fornecimento de peças de reposição, serviços de manutenção de cilindros, bombas, motores, válvulas e unidades hidráulicas. Perfil da Hidraultec A matriz da Hidraultec está localizada em Joinville e conta com filial em São José, ambas em polos industriais de Santa Catarina. Atua há mais de 19 anos no fornecimento de produtos e serviços de alta performance em hidráulica para processos de automação industrial. Dispõe de equipe técnica especializada e representa líderes mundiais nesse setor, a Eaton Vickers e Sauer Danfoss, primando pelo elevado padrão de qualidade e assistência técnica. A Hidraultec atua em diversos segmentos como construção civil, agroindústria, têxtil, automobilística, eletrônicos, entre outros. Tem forte presença no mercado da região sul, além de carteira de clientes em outros estados e regiões. Entre os clientes atendidos estão empresas como Albany, Detroit, Icavi, Imtab, Secamaq e Weg. www.hidraultec.com.br

A

linha de produtos para elevação de cargas com tecnologia alemã e que preza pela segurança será o destaque da Inovaação em seu estande na Intermach. Entre as soluções destacam-se pontes rolantes, talhas elétricas e controles remotos. O cuidado com a segurança oferecido pela empresa vem desde a fabricação dos produtos, até a instalação, treinamento e manutenção preventiva dos equipamentos. Para atender as mais diferentes necessidades das indústrias, a Inovaação conta com soluções modulares, guindastes giratórios, pórticos, pontes rolantes e o sistema de sincronização AbusControl, que permite um determinado número de equipamentos funcionar em perfeita sincronia, fazendo o mesmo movimento a partir de uma única botoeira. Outro diferencial é que todas as soluções são desenvolvidas para operar com baixo consumo de energia, colaborando com a preservação dos recursos naturais. A Inovaação conta com amplo estoque de peças de reposição e componentes para garantir a qualidade dos serviços e rapidez nas manutenções requeridas pelos clientes. Oferece treinamentos para as equipes de operadores, pós-vendas e assistência técnica em todas as regiões do Brasil. Para garantir o funcionamento contínuo dos produtos de qualidade, dispõe ainda, de serviços de manutenção preventiva, evitando paradas de produção não programadas e assegurando a segurança dos profissionais envolvidos nas operações. A empresa orienta-se em políticas de investimento no desenvolvimento dos seus profissionais, desde a área administrativa até a técnica, com o objetivo de superar as expectativas dos clientes. A equipe técnica está capacitada ao atendimento dos serviços programados, preventivos ou qualquer emergência. A Inovaação representa a E’Ciriex Abus, fabricante alemã de equipamentos de elevação Abus, reconhecida internacionalmente pelos produtos de qualidade. Também representa a Tongsis e Autec na linha de controles remotos, entre outros produtos como células de carga, fins de curso, balanças e dispositivos pós gancho. www.inovaacao.com.br


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

ESTEIRAS E CORREIAS TRANSPORTADORAS VULCANIZAÇÃO A FRIO E A QUENTE 11 2466-3803 WhatsApp 11 94015-7364 impactocorreias@impactocorreias.com.br

Empresa comercializadora de Correias Transportadoras com experiência de anos no mercado, técnicos e mão de obra especializada e comprometimento total com o serviço. Priorizamos ao máximo o atendimento e qualidade,

SETORES DE ATUAÇÃO: Pavimentadoras e Construtoras, Fabricantes de Equipamentos, Indústria de Reciclagem, Papel, Celulose, Cerâmicas, Indústria Química, Alimentícia de Britagem, de Calcário. de Fertilizantes, Madeireira, Carboníferas, Cimento, Usinas de Açúcar, Metalúrgicas e afins, Pedreiras, Mineradoras e Fundição. IMPACTO CORREIAS TRANSPORTADORAS E VULCANIZAÇÃO CONSULTE PRODUTO REI Nº 41285

BOMBA EM TERMOPLÁSTICO AUTO ASPIRANTES JETP - 100 Ferarri Possui termostato, que desliga a bomba automaticamente em caso de superaquecimento, motor IP44, válvula de retenção horizontal em latão DN1", e cabo elétrico de 1,8 metros com plugue bipolar e aterramento - o que diminui riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e queima do produto. Possui carcaça, difusor e rotor em termoplástico de engenharia de alta resistência, não contamina o fluído bombeado, o que significa maior segurança ao consumir, e também não enferruja, garantindo maior vida útil ao produto. IND MET CARACOL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41432

AMPLIFICADORES DE PRESSÃO Trata-se de um equipamento que amplifica a pressão de entrada. Foi projetado para duplicar a pressão de entrada dentro dos limites especificados no catálogo. Utilizado em necessidades de aumento da pressão fornecida pela linha principal. Características Técnicas: - Fácil instalação e manutenção - Aumento da estabilidade na linha - Solução para baixa pressão de entrada. BELTON AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41429

TOCHA DE SOLDA REFRIGERADA A GÁS

As Tochas BINZEL destacam-se principalmente por: Excelente refrigeração prolongando a vida da tocha. Diversos tipos de punho, assegurando conforto em todas as posições. Conjuntos de cabos leves e altamente flexíveis contribuem para reduzir a fadiga. Construção robusta para maior durabilidade da tocha. O sistema BINZEL de Adaptador Central é adaptável em todas as máquinas de solda, tornando rápido e fácil a substituição de tochas. BINZEL DO BRASIL INDUSTRIAL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41427


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS FUSOS DE ESFERAS RETIFICADOS

Os fusos retificados IPIRANGA se fabricam segundo a norma DIN 69051 podendo ser perfeitamente intercambiáveis. Principalmente estão destinados ao setor de máquinas-ferramentas de alta precisão, em aplicações como tornos, fresadoras, mandrilhadoras e retíficas, ao igual que, ao setor da automação onde podemos oferecer prazos de entrega tão exigentes como sejam requeridos. Diâmetros desde 16 mm atéa 160 mm; Passos desde 5 mm até 100 mm; Longitudes até 20 metros; Uma ou várias entradas; Qualidades IT1, IT3, It5; Porcas duplas e porcas únicas com e sem pré-carga.

UNIDADES DE BOMBAS GMP Grupo Bomba Integrated Motor O sistema permite o acoplamento direto para eliminar elementos interpostos entre a bomba eo motor (juntas, lanternas, mídia ...) e garante perfeita concentricidade entre os dois eixos, evitando distorções perigosas que podem causar desgaste anormal. GMP As bombas são feitas com Berama grupo 05 e grupo 1 e assíncronos motores trifásicos elétricos com um pino 04:06 com flange especial (potência nominal em 0,37-9.3kW). motores elétricos Opções: - proteção térmica contra sobrecarga - proteção contra surtos - Marcas CSA-C / EUA, UR-CUR. BERARMA SRL CONSULTE PRODUTO REI Nº 41430

IBATECH TECNOLOGIA LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41402

FIX PERFECT É uma linha para fresamento frontal e fresamento de ressalto. Disponível nos diâmetros de 50mm a 250mm. Insertos com 8 arestas efetivas de corte, para usinar ferro fundido e materiais não ferrosos. Poderosos graus de corte aumentam o desempenho com alta consistência e confiabilidade. O ângulo de inclinação proporciona baixas forças de corte e ação de corte suave. Desbaste e acabamento em uma única operação propiciam alta qualidade de superfície e curto tempo de ciclo. Posicionamento tangencial do inserto resulta em mecanismo de fixação fácil e seguro ideal para altas taxas de avanço. KENNATECH REPR. COM. LTDA - EPP CONSULTE PRODUTO REI Nº 41411

ADITIVOS PARA RADIADORES Formulado com etilenoglicol e inibidores de corrosão inorgânicos como bórax e silicatos estabilizados, de acordo com as normas brasileiras ABNT NBR 13705 e ABNT NBR 14261 Tipo A Inorgânico e as normas internacionais, como ASTM D3306, ASTM D4985 e SAE 814. Atende às normas General Motors EMS 9309947, Ford ESD-M97B49-A, FIAT 9.55523, VW TL 774-C, MAN 324NF e Mercedes-Benz DBL 7700.00/20. Recomendado para: Veículos leves e pesados, máquinas agrícolas, motores estacionários, motores ferroviários e marítimos. TIRRENO IND. COM. DE PRODUTOS QUÍMICOS CONSULTE PRODUTO REI Nº 41419

COMPONENTES DE MEDIÇÃO

A Marposs fornece aos fabricantes de medidores os componentes necessários para construir estações de medição e acessórios. Componentes mecânicos, sensores, dispositivos de interface mecânicos e eletrônicos, industriais Computadores e softwares de aplicativos fornecem um sistema integrado de “blocos de construção” para gerenciar qualquer necessidade de medição. Os componentes fornecidos são: Sondas e elementos de transmissão de medição: componentes mecânicos e sensores Indicadores e unidades de exibição : unidades mecânicas e eletrônicas para elaborar e exibir resultados Conversores de sinal : para converter valores de sensor entre dispositivos Sistemas de aquisição de dados: unidades de interface para conectar sensores analógicos e digitais a um PC industrial Computadores Industriais ( computadores embarcados , PC de painel e estações de trabalho) para processamento e controle de dados Software aplicativo para criar sistemas de aquisição de dados de chão de fábrica distribuídos para Controle Estatístico de Processo e Qualidade ( SPC ). MARPOSS SPA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41440

PRENSAS TIPO C—EIXO FRONTAL Eixo em aço SAE 4340; Biela em aço; Trava limitador do pino esférico; Sobre mesa em aço; Réguas de bronze no martelo; Conjunto de engrenagens em banho de óleo; Almofada pneumática; Variador de velocidade; Interface homem/máquina Quadro elétrico com chave estrela/triângulo automática e relê térmico; Lubrificaçăo centralizada elétrica automática. Estrutura em aço ASTM A 36; Comando de acionamento pneumático bi-manual; Carenagens e proteçőes em aço; Martelo em aço; Pinhăo em aço; Compensaçăo pneumática do martelo; Sobrecarga hidráulica; Projetos e desenvolvimentos especiais; Cortinas de luz. BLAUTH METALÚRGICA LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41425

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41422


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Com atendimento e preparação por robô, o novo conceito tem como proposta oferecer a venda de pastéis e empanados gourmet de maneira simples e rápida

C

om a constante evolução tecnológica, muitos processos do nosso cotidiano estão evoluindo para oferecer mais agilidade, qualidade e precisão às pessoas e para as empresas. E a cada dia novidades aparecem mostrando que a automação está presente na sociedade mais do que imaginamos ou percebemos. E neste sentido que o empresário de Caxias do Sul (RS), Fabio Rezler lançou o primeiro fastfood do Brasil totalmente automatizado, no qual o atendimento e preparação são feitos por um robô KUKA, uma das líderes de fabricação de robôs industriais no mundo. Há três anos o empresário começou com a empresa operando no modelo convencional, mas sentiu a necessidade de oferecer algo diferente para o mercado. “Nós iniciamos com atendimento tradicional, como todos os fastfoods, mas no decorrer do tempo percebemos que deveríamos fazer algo surpreendente e trazer alguma novidade para o setor. Neste momento tive contato com a robótica”, conta Fabio. E foi assim que o empresário conheceu a Auttom, um dos System Partners da KUKA no Rio Grande do Sul, que desenvolve, também, soluções em células robotizadas para a indústria. A Auttom, que foi apresentada ao Fábio pela fabricante de robôs, iniciou a construção do projeto desenvolvendo uma célula com robô KUKA, para fazer o atendimento ao consumidor. “Foi uma surpresa conhecer uma empresa de automação industrial que é do mesmo lugar de onde criei o projeto e que captou perfeitamente a ideia que tive. A Auttom conseguiu desenvolver todos os detalhes que envolvem o mercado de alimentação, exigências sanitárias e de instalação, transformando isso em uma aplicação robótica que atendesse o anseio do projeto”, revela o executivo.

Ideia De maneira bem simples, o consumidor faz seu pedido por meio de um totem de auto atendimento e o robô executa a solicitação. “É um fastfood de pastéis e empanados, com porções já preestabelecidas que vêm congeladas e embaladas de fábrica. O robô inicia o processo de fritura e atendimento após o pedido e pagamento realizados pelo consumidor. Como o processo de fritura leva entre dois e três minutos, um dos mais rápidos do mundo, colocamos o equipamento para interagir com as pessoas por meio de mídia eletrônica em tablet manipulado pelo robô, além de merchandising e comunicados”, diz o empresário. O CEO do Bionicook esclarece que muito ao contrário do que se imagina, este novo modelo de negócio vai gerar ainda mais empregos, já que serão necessárias inúmeras funções complementares de retaguarda. “Os robôs vêm para agilizar e fazer os trabalhos mais repetitivos. A célula robotizada no fastfood, tem um novo conceito e que, na outra ponta, vai gerar outras tarefas que serão executadas por pessoas, como a fabricação e preparação dos produtos, engenharia, monitoramento remoto, logística e gestão dos franqueados. Além disso, abrirá novas demandas de cargos administrativos e técnicos para a manutenção das células e dos robôs, por exemplo”, finaliza.

www.vitalcomunicacao.inf.br


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Mudança de logotipo acompanha o atual momento do operador logístico, apresentando inovação e foco na cadeia do frio

A

Confiancelog está passando por um ano de renovações e para acompanhar esse novo ritmo, a empresa percebeu a importância da reformulação também de seu logotipo. “Estamos em um momento de mudanças de estrutura física e de tecnologias, por isso achamos importante que a nossa identidade visual também acompanhasse essa evolução”, destaca Fernanda Bianco, gerente de Marketing e Governança Corporativa da Confiancelog. O novo logotipo foi construído com base em conceitos importantes ligados ao negócio da empresa. “Para caracterizar uma das principais operações da Confiancelog, utilizamos o desenho de várias rotas sobrepostas, representando a alta capilaridade logística e com a mesma aplicação dos elementos em forma circular, o conceito do frio, reforçando nosso segmento de atuação. A tipografia desenvolvida exclusivamente para a empresa apresenta uma linguagem moderna e simplificada. A aplicação da letra em caixa baixa apresenta um ar mais amigável e de aproximação com o cliente, trazendo um alinhamento com a missão da Confiancelog, que é a de agregar valor aos processos, integrando fornecedores e clientes, com o melhor custo e dentro dos mais elevados princípios éticos”, detalha Thaline Minatti Beltrame, strategy designer responsável pela reformulação do logo. As novas cores escolhidas reforçam ainda mais a importância da Confiancelog na cadeia do frio. “A cor azul acinzentada aplicada ao ‘log’ possui características frias, criando uma relação com o segmento da empresa, além de passar credibilidade e confiança. O preto na palavra ‘confiance’ e na assinatura representa a seriedade e a rigorosidade nos padrões de segurança, características fundamentais nesse setor”, explica Thaline. Para Fernanda, o novo logotipo traz mais clareza sobre a atuação da empresa. “Quem olhar para a nossa marca não vai ter dúvidas de qual é o nosso negócio”, enfatiza. Rosemary Panossian, diretora da Confiancelog, finaliza destacando a importância de renovar a marca. “O logotipo reforça o nosso segmento de atuação e moderniza a marca. Além disso também representa a nossa renovação, renascimento e repaginação”, acrescenta. Mais mudanças vindo por aí Em breve, a Confiancelog vai inaugurar um novo centro logístico, maior e com mais capacidade para oferecer o que há de mais moderno às operações dos clientes. A ideia é expandir a capacidade de armazenagem, otimizando as atividades e apresentando aderência ainda maior aos mais exigentes controles de qualidade. Sobre a Confiance.Log Presente desde 2006 na logística da cadeia do frio e sediada em São Paulo, a Confiance.Log é um operador logístico que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e expandindo suas atividades em um setor bastante concorrido. O know-how da Confiance.Log é consolidado na armazenagem e na distribuição de perecíveis para redes varejistas de supermercados, mas a empresa também apresenta importante atuação nos demais segmentos da cadeia do frio. A Confiance.Log realiza cerca de 30 viagens diárias e sua frota de transporte apresenta uma idade média de seis anos. Fischer Comunicação

A

s proteções telescópicas, sanfonadas e os transportadores de cavacos para máquinas operatrizes são o destaque da FW Tecnologia, maior fabricante desse segmento no país, na Intermach. As proteções telescópicas são produtos confeccionados em aço carbono ou inox e utilizadas nas máquinas operatrizes para proteger barramentos, guias lineares e fusos contra cavacos que podem danificar esses componentes. São indicadas para máquinas com trabalhos pesados que exigem grande atuação de proteção, mantendo os barramentos sempre livres de impurezas. Os diferentes modelos de proteções telescópicas são construídos com a máxima precisão, facilidade de instalação e são adaptáveis às necessidades de cada máquina. As proteções sanfonas são peças fabricadas em qualquer formato e em vários tipos de materiais como tecido de vidro, poliamida, laminados de PVC, entre outras opções. Elas se adaptam às máquinas independente do modelo ou tamanho. Conhecidas como “foles” ou “fole sanfonado”, são utilizadas para proteger hastes de cilindros pneumáticos ou hidráulicos, fusos, barramentos e guias lineares. E os transportadores de cavacos da FW possuem itens de série diferenciados dos transportadores convencionais existentes no mercado. Por meio de um moderno conceito tecnológico de fabricação, têm a finalidade de reduzir a interrupção dos ciclos nas máquinas-ferramenta, eliminando tempos improdutivos e mão-de-obra para a retirada e transporte dos cavacos nas paradas das máquinas. A FW conta ainda, com sistema de filtragem utilizado para eliminar impurezas geradas no processo de usinagem, prolongando a vida útil do óleo refrigerante e das ferramentas de corte, mantendo a máquina limpa. Sobre a FW Tecnologia Fundada em 1999, a FW fabrica e comercializa peças e acessórios para manutenção e reforma de máquinas operatrizes, com foco na operacionalização das indústrias, que passaram a encontrar todas as soluções em um único fornecedor. Mantém parceria com montadores de veículos, fabricantes de autopeças e máquinas onde desenvolve soluções de qualidade para as demandas dos clientes. Como resultado, a FW foi ampliando a linha de soluções para garantir a produtividade das indústrias. www.fwtecnologia.com.br


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41244

ÓLEOS INTEGRAIS BLASOMILL Fluido de usinagem de base mineral de alto desempenho. Versões disponíveis para operações severas como furação profunda, brochamento, estampagem, etc... Disponível em uma variedade de formulações utilizando aditivos de extrema pressão e/ou aditivos polares com ou sem cloro. Aplicações / Propriedades Universal, indicado para usinagem e retificação de quase todos os materiais. Perfeito para máquinas multi-fuso de prestadores de serviços para terceiros. Especialmente indicado para máquinas CNC incluindo tornos Suíços automáticos. BLASER SWISSLUBE DO BRASIL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41428

ÓLEOS SOLÚVEIS GRINDEX Fluido de corte para retificação sintético, miscível em água, isento de óleo mineral, Bom poder de lavagem mantendo os rebolos e as máquinas limpas. Eficiente proteção contra corrosão mesmo em concentrações baixas, boa sedimentação. BLASER SWISSLUBE DO BRASIL CONSULTE PRODUTO REI Nº 41423

ACOPLAMENTOS RÁPIDOS De Alta Temperatura HTI Em resposta aos requisitos exigentes em injecção de plástico , Staubli desenvolvido o HTI, um conector que pode resistir a temperaturas de até 300 ° C . Os acoplamentos rápidos da HTI atendem a todos os requisitos de segurança e apresentam um sistema de travamento de ação dupla. Projetado para ser livre de manutenção , o acoplamento de liberação rápida não possui vedação no fluxo de fluido. Ideal para controle de temperatura em uma variedade de setores, incluindo injeção plástica, metalúrgica (fundição, ferro e aço), vidro, compósitos, fundição sob pressão de alumínio e magnésio. STAUBLI COM.EXP.E REPRESENTAÇÃO LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41427


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

SENAI promoveu o Roadshow Liderando 4.0 - Do Lean ao 4.0 na Prática. O evento reuniu em torno de 50 líderes empresariais, nas sedes das empresas O Exatron e Novus, em Canoas-RS. Ao longo da visita técnica à Novus, os participantes puderam conhecer uma linha piloto da Industria 4.0 que utiliza o Elipse F4, solução da Elipse Software que se encontra em fase de desenvolvimento. A linha piloto conta com células de integração de componentes, que possuem rastreabilidade em tempo real e dados de produção fornecidos pelo Elipse F4. Os produtos fabricados pela linha são acondicionados em suportes rastreáveis por antenas RFID, as quais são lidas pelo Elipse E3. Uma vez integrado ao Elipse E3, o F4 gera apontamentos da produção de forma automática e em tempo real.

Tela do Elipse F4 monitorando o tempo de execução de uma etapa do processo para produção de uma peça

No final do Roadshow, Néstor Ayala, Diretor de Projetos da NEO Engenharia da UFRGS, ministrou uma apresentação sobre a Indústria 4.0, destacando o Projeto Alma, na sede da Exatron, vizinha da Novus. Lançado pelo Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Elipse, Novus, Spheric, CRK e BRN, todas associadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Automação e Controle, o projeto consiste no desenvolvimento de uma célula de manufatura autônoma e reconfigurável em tempo real. Para isto, conta com a complementação e integração das competências e tecnologias dos seus integrantes, buscando atender as necessidades empresariais do Rio Grande do Sul. Atualmente, o projeto está sendo implementado na nova planta da Novus, em Canoas-RS. Idealizado a partir de um estudo realizado pelo NEO/UFRGS e o APL, este é o primeiro projeto regional de colaboração entre empresas para desenvolvimento de soluções da Indústria 4.0.

Visão geral da linha piloto com Andon, em tempo real, gerado pelo Elipse F4

kb.elipse.com.br

MÁQUINAS DE USINAGEM POR ELETROEROSÃO

CENTROS DE USINAGEM A nova geração da Linha ROMI D possui 4 modelos: o ROMI D 600, ROMI D 800, o ROMI D 1000 e o ROMI D 1250. São equipamentos extremamente versáteis, com maior área de trabalho, destinados a uma ampla gama de aplicações, garantindo precisão, alta performance e produtividade. Os modelos são equipados com Cabeçote Direct Drive (motor acoplado diretamente ao cartucho), com versões de 10.000 ou 15.000 rpm e com eixo-árvore apoiado em mancais de rolamento de alta precisão. Equipados com o CNC Fanuc Oi-MF i-HMI, que possibilita ao usuário acesso às principais funções ao equipamento em apenas dois cliques, além de maior capacidade de processamento e memória. INDUSTRIAS ROMI S/A CONSULTE PRODUTO REI Nº 41404

AMORTECEDOR MODELO MOLA DUPLA Após anos de pesquisa e desenvolvimento em amortecedores junto aos seus clientes, a VIBRA-STOP conseguiu desenvolver uma linha de amortecedores que mescla a rigidez e estabilidade das molas, associado ao amortecimento e ductilidade da borracha. Com uma ou mais molas em aço carbono ou aço inoxidável de variadas geometrias, o amortecedor VIBRA-STOP mola apresenta uma excelente absorção de vibração em diversas aplicações, tais como: equipamentos rotativos sobre laje ou estrutura metálica e máquinas que apresentam um comportamento vibracional oriundo de um comportamento dinâmico (Bombas hidráulicas, Chillers, Ventiladores, Ares-condicionados, entre outros). Sua composição é formada por dois batentes de borracha intermediados por uma mola de alto desempenho, podendo ainda ser montado em chapas de aço (superior e/ou inferior) que podem ser fixadas à base da máquina ou chumbadas diretamente ao piso ou à base de apoio do equipamento. IND. DE AMORT. DE VIBRAÇÃO VIBRA-STOP LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41428

GENIUS 602 Sistemas de automação com células de manufatura integrada Inovações tecnológicas, com melhor resultado que você espera do seu investimento. Não só desenvolvemos produtos individuais de alta qualidade, nós também nos preocupamos que eles possam interagir com outros sistemas, com o máximo de economia, podendo a cada passo do investimento incrementar sua produtividade. Especialmente para você, a ZK disponibilizou 25 anos de experiência em um “click de mouse”. Desgaste volumétrico e linear próximo de zero com excepcional nível tecnológico aplicado pela ZK. RESITRON MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41424


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

E

specializada em sistemas de combustão e queimadores industriais, a PS Combustão leva para o seu estande na Intermach, soluções inteligentes em sistema de combustão para aquecimento e aplicações industriais, Queimadores Industriais desenvolvidos em conformidade com as normas ABNT, disponíveis nos modelos On/Off, de dois estágios ou modulantes, disponíveis para uso de gás natural, gás GLP, óleo diesel e óleo pesado. Entre as vantagens está o baixo consumo de combustível, atendimento às exigências ambientais, assim como, baixo nível de ruído e fácil manutenção, além de excelente confiabilidade. Os queimadores monoblocos, não apenas, são compactos, como também, podem ser aplicados em aquecedores de fluído térmico, caldeiras a vapor, geradores de água quente, fornos industriais, estufas e secadores. Desse modo, as linhas de queimadores abrangem capacidades de 30.000 a 20.000.000 kcal/h. A PS Combustão representa a marca italiana Baltur no Brasil, antes de tudo, reconhecida como um dos melhores fabricantes de queimadores industriais. Por conseguinte, os queimadores industriais da Baltur são desenvolvidos para processar diversos tipos de queima de combustíveis, a exemplo de gás natural, propano, butano, óleos, propanos, entre outros. Por sua vez, os queimadores industriais a gás GN e GLP e queimadores industriais a óleo diesel, são utilizados com alta eficiência em diversas aplicações. Desse modo, o seu uso é reconhecido em caldeiras, aquecedores de fluido térmico, roto moldagem, fornos de tratamento térmico, fornos rotativos, estufas, máquinas de embalagens, secadores de grãos, fornos de panificação, fornos câmara, em usinas de asfalto, fornos incineradores, fornos de recozimento, pósqueima de gases inerte, tanques de tratamento químico e fornos WBT. Soluções inteligentes em sistema de combustão A PS COMBUSTÃO foi fundada em 2012 com o compromisso de oferecer novas soluções em sistemas de combustão, queimadores industriais, queimadores monobloco e peças de reposição para queimadores industriais. Foi criada com o propósito de oferecer produtos com tecnologia de ponta de marcas de renome internacional, a exemplo de Baltur, Siemens, Elektrogas, Fida e Econex. Como resultado, dispõe de soluções que atendam à norma brasileira ABNT 12313, respeitando questões ambientais e sociais, além de oferecer baixo custo em manutenção dos equipamentos. A PS Combustão também desenvolve rampa de gás de acordo com a necessidade do cliente. Os cavaletes para gás são montados de acordo com a norma ABNT 12313 montagem completa de cavalete para gás com Válvulas de Alívio, Válvula Reguladora de Pressão com Shut-Off, Manômetro, Borbulhador e Filtro e dimensionadas para o combustível desejado. Essas rampas de gás podem trabalhar com Gás GLP, Gás Natural e Biogás, fabricadas para diversas vazões e diâmetros, respeitando as questões de ΔP e velocidade. www.pscombustao.com.br

PURGADOR ELETRÔNICO PS16/EZ1 Os Purgadores Eletrônicos Schulz são utilizados no ponto de drenagem para automatizar a purga do condensado no fundo do reservatório. São dispositivos elétricos monofásicos de baixo consumo de energia e possuem acionamento programável de fácil utilização, por temporizador que determina frequência de ativação e duração de descarga. Normalmente são instalados nos reservatórios de ar dos compressores de pistão e rotativos de parafuso, separadores de condensado, filtros de linha e filtros separadores de condensado ciclone. Esses produtos aumentam a vida útil do reservatório, além de melhorar a qualidade do ar comprimido e reduzir o consumo de energia do sistema. SCHULZ S.A. CONSULTE PRODUTO REI Nº 41417

BOMBA CENTRÍFUGA MAGNÉTICA MAXMAG A bomba centrífuga magnética MAXMAG é uma bomba totalmente hermética, mundialmente consagradas quanto a sua qualidade e sua durabilidade. Estas bombas utilizam transmissão por energia magnética, ou seja, não existe eixo de interligação entre a bomba e o motor, já que a transmissão se da através de dois imãs (magnetos), um externo preso ao motor e outro interno, sendo o interno recoberto com termoplástico anti-corrosivo. O magneto interno é fixado a um rotor centrífugo, e este conjunto gira deslizando em um eixo de cerâmica ou carbeto de silício. Desta forma estes equipamentos dispensam vedações nas partes giratórias como selos mecânicos ou gaxetas, isto traz diversas vantagens para as bombas magnéticas. Ideal para aplicações em industrias químicas e farmacêuticas, fábricas de circutos impressos, banhos galvânicos, máquinas de revelação fotográfica e de raio-x, centros de hemodiálise, processos de deionização, tratamento de água, etc. BOMAX LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41431

UNIDADE DE ROBÓTICA

A unidade de Robótica da Leoni, possui uma ampla linha de umbilicais para robô, know-how de produção e alto nível de conhecimento do sistema para oferecer produtos e serviços para o mercado de robótica industrial. O portfólio construído em torno do sistema “dresspack” torna a Leoni líder mundial neste segmento. Umbilical, dresspack ou anaconda: não importa a nomenclaura utilizada a LEONI é o nome certo para equipar o seu robô de qualquer marca e modelo. A Eurocabos como representante oficial da unidade de robótica da Leoni, para todo o Brasil, pode lhe oferecer soluções completas neste segmento. EUROCABOS MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41420


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

PRENSAS TIPO H INJETOR FRONTAL ABIROB® TMS-VI

SERRA FITA HORIZONTE PARA METAL - SFH-12

BINZEL DO BRASIL INDUSTRIAL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41426

É uma boa pedida para quem trabalha com este material. Ela tem precisão no corte, com sistema de lubrificação automático com bomba de óleo e serve tanto para cortes redondos, quanto quadrados e retangulares, cortes retos ou até 45º na horizontal. O equipamento também possui chave elétrica de segurança, que impede o acionamento involuntário da máquina, assim evitando riscos. Vem com uma chave de boca 13mm e quatro rodas, que facilita o transporte da máquina. FERRARI CONSULTE PRODUTO REI Nº 41435

Com o Injetor frontal ABIROB® TMS-VI a tocha limpa é pulverizada com o líquido antirrespingo e minimiza o surgimento de respingo de solda. O bico de pulverização foi especialmente desenvolvido para permitir uma aplicação eficaz. Injetor frontal ABIROB® TMS-VI - este novo conceito permite uma pulverização econômica e suave do líquido antirrespingo da frente da tocha de solda. Efetiva e econômica pulverização de anti-respingo no interior e nas bordas do bocal. Abrange o bico injetor e o frasco reserva de óleo, melhorando o trabalho e garantindo segurança ao meio ambiente. Fácil e simples substituição do refil do líquido anti-respingo. Fácil disposição para o óleo na troca de frasco. Instalação simples facilitando o usuário.

Quadro elétrico com chave estrela/triângulo automática e relę térmico; Eixo em aço SAE 4340; Biela em aço; Trava limitador do pino esférico; Sobre mesa em aço; Réguas de bronze no martelo; Conjunto de engrenagens em banho de óleo; Almofada pneumática; Variador de velocidade; Motorizaçăo do martelo; Encoder absoluto; Interface homem/máquina; Lubrificaçăo centralizada elétrica automática; Estrutura em aço ASTM A 36; Comando de acionamento pneumático bimanual; Carenagens e proteçőes em aço; Martelo em aço; Pinhăo em aço; Compensaçăo pneumática do martelo; Sobrecarga hidráulica; Projetos e desenvolvimentos especiais; Cortina de luz; Regulagem automática da altura do martelo; Comandos: CLP, PC ou CNC. BLAUTH METALÚRGICA LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41424


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS FIXAÇÃO DE FERRAMENTAS DE USINAGEM O sistema PowRgrip fornece excelente amortecimento de excentricidade, de alta vibração, bem como manuseio fácil e seguro para fresa e perfuração minuciosas e de alta velocidade. É utilizado por empresas de usinagem para máquinas CNC em todos os continentes, reconhecido pela precisão, repetibilidade e confiabilidade. O produto aumenta a eficiência de todo o processo de usinagem, conta com um processo de fixação totalmente mecânico e não gera resíduos, o que evita impactos ao meio ambiente. As soluções atendem os mercados automobilístico, de moldes e matrizes, engenharia médica, aeroespacial, relojoaria e telecomunicações. REGO-FIX BRASIL CONSULTE PRODUTO REI Nº 41405

SISTEMA DE GRAVAÇÃO - IRON MARK Projetado para tornar seus produtos personalizáveis, rastreáveis e identificáveis por textos dinâmicos e DATAMATRIX 2D. Este sistema de gravação, abrasão e decoração permite que você trabalhe em movimento único ou com movimento automático para aumentar a produtividade e precisão. SEIT ELETRÔNICA SRL CONSULTE PRODUTO REI Nº 41416

MÁQUINA DE CORTE LASER - FIBRA DE ALTA POTÊNCIA

Os avançados recursos disponíveis nas máquinas de corte a Laser Fibra JT1530H, aliados com a alta qualidade construtiva, acabamento diferenciado e sistema IPG de procedência Alemã, colocam esses equipamentos entre os mais desenvolvidos sistemas de corte de chapas e tubos atualmente fabricados. Vantagens: Baixo custo operacional. Corte de metais com ar comprimido, nitrogênio ou oxigênio. Gerador IPG de procedência Alemã. Velocidade de corte alta. Gerador laser livre de manutenção. Ótimo acabamento de corte e baixa distorção. Servo motor Panasonic. Software dedicado de alta eficiência. JET TEK INDUSTRIAL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41415


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Linha de moldagem automática Künkel+Wagner tem capacidade de produzir até 85 moldes por hora

J

á está em funcionamento a nova linha de moldagem automática da Fundição Romi, em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo. A empresa que é líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos industriais é também referência no fornecimento de itens fundidos e usinados, atuando em praticamente todos os segmentos que demandam por peças de ferro fundido cinzento ou nodular. Em um dos complexos industriais mais modernos da América Latina, a Romi produz peças fundidas e usinadas entre 10 Kg e 35 toneladas. A nova linha possibilita à empresa a fabricação em alta série de itens de até 450 kg, principalmente para os segmentos automotivo comercial, tratores agrícolas e máquinas de construção. Com isso, a empresa amplia sua capacidade de produção de fundidos de 56.500 toneladas/ano para 80.000 toneladas/ano, um aumento significativo de quase 42%. Para o Diretor-Presidente, Luiz Cassiano Rando Rosolen, a mudança na estrutura reforça a qualidade e competência oferecida pela Romi. "Essa ampliação e modernização das linhas de Fundição e Usinagem possibilita atender uma gama ainda maior de clientes, com o padrão de qualidade oferecido pela Romi." O processo automatizado de moldagem permite, além da modernização da produção, a fabricação de produtos de alta qualidade, menor custo operacional e aumento da produtividade. Os moldes produzidos oferecem maior estabilidade e rigidez, sendo possível obter peças com acabamento superior e dimensões constantes. "Estamos positivos quanto à melhora do mercado industrial brasileiro, a ampliação foi fundamental para garantir que a Romi esteja preparada para atender a essa demanda. Além disso, a nova linha proporcionou uma melhora significativa nos itens que já produzimos, gerando ganhos produtivos e na qualidade final das peças fundidas.", afirma Francisco Vita Junior, Diretor da Unidade de Fundidos e Usinados. Além dos investimentos na nova linha de moldagem, a Romi tem ampliado seu parque de usinagem para clientes da fundição com a adição de seis novos Centros de Usinagem Horizontal ROMI PH 630 de última geração, um Centro de Usinagem Horizontal MCC 800, importada da Alemã Burkhardt+Weber (BW), além da aquisição de um novo sistema automatizado de rebarbação, novo sistema de escaneamento a laser e também está investido no desenvolvimento de sua equipe técnica, aprimorando a utilização de ferramentas de simulação de fundição, controle estatístico de processo via software e outras tecnologias. A empresa recentemente conquistou a renovação do certificado IATF 16949:2016, que a capacita a fornecer peças diretamente para as montadoras de automóveis e caminhões, e detém ainda as certificações ISO 14.001 e ISO 9001. Sobre a Romi - A Indústrias Romi S.A. (B³: ROMI3), fundada em 1930, é líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos industriais e está listada no "Novo Mercado", que é reservado para as empresas com o maior nível de governança corporativa da Bovespa. A Companhia fabrica máquinasferramenta, com foco em tornos, tornos CNC, centros de torneamento e centros de usinagem; máquinas injetoras e sopradoras para termoplásticos; e peças fundidas em ferro cinzento e nodular, que podem ser fornecidas brutas ou usinadas. Seus produtos e serviços são comercializados mundialmente e utilizados por uma grande variedade de indústrias, tais como automotiva, de bens de consumo, máquinas em geral, equipamentos industriais e agrícolas. marina.damasio@intelligenzia.com.br


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

U

m dos principais fabricantes e fornecedores mundiais de cabos flexíveis, conectores industriais e cabos pré-montados, a Lapp Group, expõe sua tecnologia em conectividade no estande da Inter-

mach 2019, por meio da unidade brasileira. Os produtos diferenciam-se pela flexibilidade, conectividade e melhor condução elétrica possibilitando aplicação em projetos mais robustos e exigentes, assim como na área alimentícia que em devidas zonas, o uso de produtos com certificação ECOLAB® se faz necessário. A linha de soluções abrange fabricação de cabos flexíveis elétricos, cabos pré-montados, conectores industriais, fibras óticas, prensa cabos, conduítes e acessórios. Além do mercado de automação industrial está presente nos segmentos de alimentos e bebidas, embalagens de madeira, construção de máquinas, automatização de processos, engenharia automotiva, elétrica e instalações, energia renovável, entre outros. Entre as linhas de produtos do grupo alemão Lapp destacam-se cabos flexíveis de alimentação e controle ÖLFLEX®, cabos de dados UNITRONIC®, cabos de fibra óptica HITRONIC®, prensa cabos SKINTOP®, sistemas de proteção e guiada SILVYN®, sistemas de marcação FLEXIMARK®, conectores industriais EPIC® e sistemas de transmissão de dados de tecnologia Ethernet ETHERLINE®. Além disso, dispõe de todos os acessórios e ferramentas necessários para instalação, uso e manutenção das soluções. Sobre o grupo Lapp de origem alemã Fundada em 1957 por Oskar Lapp, o grupo nasceu com a invenção do ÖLFLEX®, o primeiro cabo flexível de controle produzido industrialmente no mundo. Atualmente, a empresa conta com mais de 40 mil itens de série em estoque, que podem ser fornecidos a qualquer momento. Atua ainda no desenvolvimento e fabricação de cabos flexíveis e soluções personalizadas, de acordo com a necessidades e especificações dos clientes. O grupo Lapp conta com 15 centros de produção, 3 mil colaboradores, 41 organizações de vendas em todo o mundo e mais de 100 lojas com presença direta.

https://lappbrasillappgroup.com


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Além de mostrar o funcionamento do sistema, o gerente de negócios da empresa foi convidado para palestra sobre as tecnologias avançadas em purificação dino “A Gehaka, atualmente, é a única empresa da América Latina que fabrica seu próprio módulo eletrodeionizador, além de contar com uma equipe altamente qualificada para fazer a recuperação desses módulos após a saturação causada por um período regular de uso.” Dessa forma, Rogério Mendes, gerente de negócios, explica a importância do sistema de purificação de água para uso farmacêutico produzido pela Gehaka, que esteve exposto no IV Simpósio de Água Pura, ocorrido nos dias 25 a 26 de junho, em São Paulo. A 4ª edição do simpósio, que teve o intuito de reunir empresas farmacêuticas, para apresentar temas a respeito da purificação de água, entre outros assuntos, a Gehaka, tradicional fabricante de equipamentos para controle de qualidade em laboratórios, apresentou seu sistema de tecnologia combinada, que utiliza osmose reversa, eletrodeionização e membranas de duplo passo para a purificação de água tipos PW e WFI.

O equipamento é construído em estruturas únicas, chamadas skids, em material sanitário SS 316L, e oferece, além das tecnologias de purificação, todo um processo de controle de qualidade da água final, o que significa que o monitoramento da condutividade do TOC (Carbono Orgânico Total) é feito em linha, ou seja, sem interferência de amostragens ou laboratórios. Esse projeto também inclui, como outros instalados pela Gehaka, o sistema de limpeza “CIP – Clean In Place” com água aquecida a 80°C. Esse é um aspecto de grande diferencial, tanto econômico quanto ambiental, pois reduz o descarte de resíduos químicos, que acarreta uma limpeza mais rápida e mais eficiente, em comparação com outros métodos realizados com sanitizantes tradicionais. “O próprio sistema faz com que o aquecimento da água purificada internamente execute a higienização. Isso tem um reflexo importante em áreas em que é difícil dispor de vapor e água gelada para o uso, e ainda facilita o processo de validação”, explica Mendes. Outra novidade, segundo o gerente de negócios, é que a Gehaka, no momento, é a única empresa da América Latina que fabrica seu próprio módulo eletrodeionizador e, além disso, disponibiliza uma equipe altamente qualificada para recuperar esses módulos. O trabalho pode, inclusive, ser adaptado a clientes que possuem estações de purificação de água farmacêutica de outras marcas e que usam módulos de eletrodeionização de outros fabricantes. “O projeto apresentado tem um sistema de automação completamente alinhado às mais modernas exigências de registros eletrônicos de dados de processo, assinaturas eletrônicas e validação de sistemas automatizados que atendem integralmente às normas GAMP 5 – 21 CFR – parte 11, completa Mendes. Como convidado especial do IV Simpósio de Água Pura, Rogério Mendes, gerente de negócios da Gehaka, ministrou a palestra com o tema “Tecnologia Avançada de Purificação – Água PW e WFI”, a qual foi apresentada aos participantes o método avançado empregado nos três passos para purificação de água PW e WFI.

IV simpósio de Água Pura 2019 Organizado pela Unifar – União Farmacêutica de São Paulo Site: www.unifar.org.br/iv-simposio-de-agua-pura.html www.gehaka.com.br/novidades/eventos

http://www.gehaka.com.br


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

E

specializada em equipamento de automação industrial para amortecimento e movimentação, a OBR divulga na Intermach soluções em guias lineares com cromo duro e isoladores de vibração, modelo SLAB.

Guias Lineares OBR Os sistemas de movimentação com guias lineares com cromo duro são indicados para ambientes agressivos, devido as características de boa resistência a corrosão e ao desgaste, sendo até cinco vezes mais resistentes, comparado a guias lineares sem esse tratamento. Por dispor de elevada dureza mecânica, esse tipo de guia linear contribui com a redução de custos, por prolongar a vida útil do produto. Isoladores de Vibração OBR Os isoladores de vibração modelo SLAB da ACE/OBR são indicados como solução ideal para reduzir a vibração em diversas superfícies. O produto conta com uma fórmula patenteada e é produzido com materiais elásticos em PUR (elastômero e poliuretano), universalmente aplicável e com alta tecnologia. É uma solução eficiente para diversas aplicações, incluindo projetos onde a oscilação das vibrações é prejudicial e precisa ser eliminada da superfície. Outra vantagem é a resistência a radiações de ozônio e UV, podendo ser adaptado ainda, a resistência química, quando necessário. As placas têm espessura de 12,5mm e 25mm, com flexibilidade de corte em diferentes formatos e podem ser combinadas com todos os tipos de amortecimento, possibilitando redução de custos por diminuir as taxas de refugos, proporcionar maior vida útil das máquinas, precisão na produção e aumento na qualidade do produto. www.obr.com.br

A IoT (Internet of Things) já é uma realidade nos mais diversos processos. Um novo conceito tecnológico que tem como referência o uso da internet para a troca de dados e informações, possibilitando a integração digital de dispositivos entre si e com sistemas de gestão de dados. Segundo a IBM, o MQTT tornou-se o protocolo padrão para comunicação de IoT por ser leve e flexível. Para facilitar a integração, análise e visualização de dados, a versão 3.08 do EPM conta com uma nova interface de comunicação nativa em MQTT. Esta forma de coleta está disponível também na nova versão do EPM Historian, criado com objetivo de tornar a transformação digital uma realidade às empresas que ainda não iniciaram ou se encontram nos estágios iniciais da digitalização, assim como àquelas com dificuldades para centralizar, analisar e compartilhar informações. O EPM Portal também apresenta novidades. Com mais opções de temas, permite a inclusão da logomarca do cliente, junto com outras customizações que podem ser realizadas de acordo com seu interesse. Além disso, possibilita a navegação automática entre dashboards selecionados por meio do recurso de Slide Show.

Dashboard da nova versão do EPM Portal para monitoramento e análise das temperaturas na sede da Elipse, em Porto Alegre

kb.elipse.com.br


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

ESTEIRAS PARA CODIFICAÇÃO Todos os projetos da WorldJet são pensados desde seu início para melhorar a velocidade de sua linha de produção. Com isso, os codificadores e datadores da World Jet podem ser combinados com esteiras feitas sob medida para se encaixar perfeitamente na sua linha de produção. Mais velocidade As esteiras para codificação da World Jet podem ser reguladas em velocidades variadas. Assim, você consegue utilizar o codificador ou datador de maneira a acompanharem a velocidade com a qual sua linha de produção trabalha. WORLD JET DO BRASIL CONSULTE PRODUTO REI Nº 41401 DOSADORA MANUAL MD2000 A Dosadora Volumétrica Manual MD2000 é uma dosadora compacta, precisa e muito simples de operar. Homologada em todos os principais fabricantes de tintas do país, esse equipamento tem a melhor relação custo benefício do mercado. Características: Possui até 16 canisters; Volume do canister 2 litros; Canister em plástico; Mínima dosagem: US 1/384oz; Máxima dosagem: US 2oz; Bandeja ajustável para embalagens de 18L, 3,6L e 900ml; emporizador eletrônico para homogeneização do colorante; Compacta; Fácil de operar. TINTOMATIC EQUIPAMENTOS MECANICOS LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41431

PLATAFORMA 3D EXPERIENCE

A

solução completa para a conectividade industrial será o destaque da Eurocabos em seu estande na Intermach. Mais que uma fornecedora de cabos elétricos, a empresa Eurocabos está focada em garantir a conectividade total por meio de cabos e conectores necessários para a ligação de qualquer equipamento industrial. O amplo estoque de soluções é outro diferencial, permitindo atender de pequenas a grandes demandas. As soluções Eurocabos abrangem linha completa de cabos elétricos especiais, nova linha de tomadas industriais Heavy Duty e prensa cabos, conectores para Servo Motores e Encoders, dutos corrugados e terminações, e umbilicais robóticos. Conta ainda, com serviço especializado para a otimização de sistemas robóticos e desenvolvimento e construção de chicotes elétricos industriais e umbilicais robóticos. A Eurocabos fornece e desenvolve as soluções para indústrias de diversificados segmentos, atuando em novos projetos e manutenções diversificadas. Para o segmento automotivo tem expertise no desenvolvimento de cabos e acessórios para robótica industrial, além de fornecer soluções diversas para fabricantes de máquinas, instaladores elétricos e automação industrial. Eurocabos – conectividade Com mais de 18 anos de experiência no mercado de condutores elétricos, a Eurocabos especializou-se na distribuição de cabos e condutores elétricos especiais importados. Dispõe de atendimento personalizado, voltado às necessidades dos clientes, o que fez ampliar a linha de produtos para tomadas industriais da Westec da Itália, conectores circulares para aplicações de servo motores e encoders da Intercontec da Alemanha, componentes para automação da Lumberg Automtion da Alemanha e dutos plásticos e terminações da Interflex da Espanha. Instalada em Diadema/SP, em área de 3.000 m², a Eurocabos conta com infraestrutura e modernos equipamentos para garantir a rapidez na separação e disponibilização dos pedidos dos clientes. A equipe é treinada para oferecer suporte na especificação e dimensionamento de produtos conforme as aplicações. A equipe de importação está preparada para localizar soluções adequadas e inovadoras dos mais variados modelos e especificações. Atualmente, distribui produtos de grandes fabricantes europeus e norte-americanos, além de marcas nacionais. A Eurocabos dispõe de serviços especializados de projetos fechados “Kit Cablagem” que inclui corte, etiquetagem e crimpagem de conectores. Essa solução atende fabricantes de máquinas seriadas, proporcionando perda zero, agilidade de montagem e redução de custos fixos. www.eurocabos.com.br

JOGO DE MICRÔMETROS INTERNOS

CENTRO DE USINAGEM CNC

De Três Pontas 20-50m

Tecmes demonstra vantagens de software de gestão e engenharia que oferece visão global das operações A plataforma 3DEXPERIENCE permite alcançar inovação e excelência sustentável, reduzir o risco, melhorar e prever o desempenho operacional, combinando o poder dos mundos virtual e real, onde pessoas e máquinas se unem para transformar a manufatura. Possibilita transformar as cadeias de suprimento em redes de valor, removendo as barreiras entre os parceiros de negócios para fornecer inovação sustentável aos consumidores. O software permite ainda conhecer os talentos de hoje e investir na sua capacitação para dispor dos profissionais de indústrias inovadoras com o conhecimento e knowhow necessário.

As superfícies de contato revestidas em titânio (para modelos com capacidade acima de 6mm) garantem excelente durabilidade e resistência ao impacto. Micrômetros internos de três contatos com capacidade de 6mm ou maior permitem medições mais estáveis por serem auto centrantes. Furos profundos podem ser alcançados com o uso de extensões de profundidade (opcionais) disponíveis para os modelos com capacidade a partir de 6mm (.275"). A catraca garante força constante e repetibilidade de medição. É possível realizar medições próximas ao fundo em furos cegos. m 0,005mm Holtest 368-913.

O modelo Feeler U600, centro de usinagem CNC de 5 eixos da Feeler, representado pela Simco, vem equipado com fuso de acionamento direto com velocidade de 10.000 rpm, motor de 7,5/11 kW e cone 7/24 (BT-40). Controlado a CNC, apresenta distância de 150 a 550 do nariz do fuso à mesa e de 750 mm da mesa ao piso, opera com cursos de 460 x 520 x 400 mm nos eixos X, Y e Z, respectivamente, ângulos de rotação de 40 a 110º no eixo A e de 360º no eixo C, e com velocidade de avanço rápido de 30 m/min.

TECMES TECNOL. METODOL.SERV. DE INFORMATICA

MITUTOYO SUL AMERICANA LTDA

SIMCO COM. IMP. EXP. DE MÁQUINAS LTDA

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41421

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41426

CONSULTE PRODUTO REI Nº 41425


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

D

e 25 a 28 de junho, a Det-Tronics, uma das das empresas do Grupo Carrier, esteve presente, na Brasil Offshore, com tecnologias inovadoras indicadas especialmente para plataformas de perfuração offshore, estações de compressão de dutos até refinarias. A líder mundial em fabricação de sistemas de detecção de chama, gás e incêndio para segmentos de petróleo, gás, mineração e segmento de manufatura vai levar, para a feira de Macaé (RJ), um sistema integrado de segurança contra incêndios e gás através de controle de processos, especialmente para offshore. O objetivo geral de um sistema de segurança de fogo e gás é alertar de eventos perigosos (gases ou vapores, incêndios, etc) de forma muita rápida e precisa, que podem comprometer a vida de seres humanos como da propriedade. Ela ainda oferece redução de respostas a falsos eventos; informaçòes históricas, incluindo calibração, registros de alarme e falhas, além de se comunicar com sistemas de terceiros e de desligamento de emergência. Não importa se o processo é upstream, midstream ou dowstream, as soluções de segurança contra incêndio e gás da Det-Tronics são adequadas aos requisitos de aplicações de petróleo e gás de alto valor e alto risco. Todo o sistema, composto de produtos de alta qualidade, são projetados e certificados para funcionar de forma segura em ambientes extremos e locais remotos, muitas vezes não-tripulados, comuns em operações neste segmento. Abaixo um sistema integrado de segurança contra incêndios e gás através de controle de processos, especialmente para offshore.

No estande do evento, o público terá acesso ao X3301 Multiespectro, um detector de chama adequado para aplicações internas e externas que exigem o mais alto nível de rejeição a alarmes falsos e desempenho na detecção de incêndio. Se o problema for vazamento de gases perigosos e/ou falta de oxigênio, a Det-Tronics tem a solução: GT3000. Compatível com a Unidade de Display Universal FlexVu® UD10 - recomendado para aplicações onde há necessidade de um detector de gás com leitura digital – foi projetado para uso com detectores de gás Det-Tronics, como GT3000, PIR9400, PIRECL, OPECL, C706x, modelo 505/CGS, CGS ou NTMOS, bem como sensores lineares genéricos de 4 a 20 mA. A unidade de display foi desenvolvida e aprovada como dispositivo "autônomo" e executa todas as funções de um controlador de gás. Outra tecnologia é a Pointwatch Eclipse® Modelo PIRECL - detector de gás combustível por infravermelho, à base de difusão, que fornece monitoramento fixo e contínuo de gás hidrocarboneto inflamável de 0 a 100% do limite inferior de flamabilidade (LFL). É desenvolvido para a proteção em aplicações on/offshore de petróleo, unidades de gás e várias outras práticas industriais onde há produção de hidrocarbonetos. Já o detector de vazamento de gás acústico FlexSonic® reconhece impressões digitais e detecta vazamentos instantaneamente sob praticamente todas as condições. Um produto que também estará no evento é o sistema de segurança Det-Tronics Eagle Quantum Premier® (EQP), que fornece detecção de chama e/ ou gás, sinalização de alarme, notificação, liberação de agente extintor e/ou operação de inundação. Todos os componentes do sistema estão integrados em uma rede de comunicação digital tolerante a falhas. Ideal para ações industriais severas que exigem um sistema de proteção classificado para locais perigosos. Empresas do Grupo Carrier Kidde - é líder no segmento de detecção, alarme e combate contra incêndio e sistemas de automação predial. Onity - fabricante de fechaduras eletrônicas, cofres e sistemas de gestão de energia para hotéis. LenelS2 - líder em soluções de segurança enterprise para projetos que necessitam um alto grau de integração entre sistemas de controle de acesso, vídeo e gestão empresarial. Supra – sistemas e dispositivos de acesso para locais remotos com aplicativos móveis e alta segurança em gestão Interlogix - desenvolve soluções para o mercado comercial e residencial em intrusão perimetral, vídeo, controle de acesso e infraestrutura de telecomunicações para sistemas de segurança. Edwards – líder em fabricação de sistemas de deteção e alarme de incêndio para edifícios de grande porte e integração com automação predial, com mais de 100 anos de experiência em sistemas de proteção à vida. Automated Logic – empresa fabricante de sistemas de hardware e software indicados para automação predial e gestão de energia para edificações comerciais, indústria, data centers e outros clientes corporativos. A Automated Logic é uma das fundadoras da Associação de Fabricantes BACnet e uma das pioneiras no uso do protocolo de integração BACnet em automação predial. Autronica – empresa com muitos anos de experiência na fabricação de sistemas de proteção à vida em segmento industrial e offshore Det-Tronics – empresa líder mundial em fabricação de sistemas de detecção de chama, gás e incêndio para segmentos de petróleo, gás, mineração e segmento de manufatura Kidde Fire Systems – Empresa fabricante de soluções completas de detecção e combate contra incêndio através de supressão por agentes limpos, como CO2, FM-200™ e Novec™ 1230, aplicáveis para segmentos como data centers, telecomunicações e aplicações especiais LN Comunicação


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Uma das maiores empresas do ramo de codificação industrial e inspeção de alimentos na agroindústria do país celebra aniversário com olhar no futuro

O

Grupo Soma Sul, que atua no ramo de codificação industrial e equipamentos de inspeção de alimentos na agroindústria, está celebrando 20 anos de mercado com faturamento recorde e previsão de crescimento. A empresa foi fundada em Chapecó (SC) em 1999, quando a automação ainda dava os seus primeiros passos no Brasil. “Na época, muitos cursos de automação nas faculdades brasileiras ainda estavam sendo criados e era tudo novidade. Iniciamos as parcerias com empresas que estavam atuando fortemente no exterior e trouxemos lançamentos exclusivos para o país”, afirma Gustavo Martins, sócio-fundador da Soma Sul. Nos primeiros anos, a empresa funcionava com cerca de cinco funcionários e o primeiro produto comercializado no Brasil foi o destinado à codificação de embalagens. Logo depois, vieram as máquinas para inspeção de alimentos com a parceria da inglesa Loma Systems, como os detectores de metais em carnes e os equipamentos de raio-X, que atingem todos os tipos de produtos alimentícios e até farmacêuticos. E, em 2012, a empresa tornou-se Grupo, com a abertura da Soma Sul Equipamentos. “O mercado brasileiro não tinha ideia das tecnologias existentes para o controle da qualidade dos produtos industrializados até a chegada da Loma no Brasil. E trazer esta novidade fez a Soma Sul se tornar referência em inovação”, explica o sócio e CEO da Soma Sul, Gilberto Dick. Hoje, a Soma Sul conta com mais de 80 funcionários em cinco unidades instaladas nas cidades de Chapecó (SC), São Leopoldo (RS), Toledo (PR), Maringá (PR) e Curitiba (PR) e trabalha com marcas internacionais, entre elas: Technomark (codificação permanente por micropuncionamento), Cognex (sistemas de visão e leitores de códigos), Gardner Denver (compressores de ar, bombas de vácuo e sopradores), Festo e Mitsubishi Electric (automação industrial). O Grupo fechou 2018 com um faturamento de R$25 milhões e com a criação da Datec, empresa focada na realização de projetos de automação para as indústrias e com sede em Chapecó. No início de 2019, criou também a empresa Soma Flux, com sede no Paraná, e cujo foco está na venda de serviços e produtos para compressores de ar, sopradores e bombas de vácuo.

Gustavo Martins e Gilberto Dick, da Soma Sul. Entre os pilares do Grupo estão a atualização constante dos funcionários e cuidado com o pós-venda. “O pós-venda é nosso diferencial. Ele atua juntamente com a área de vendas. Depois que a venda é concluída, nosso colaborador realiza a instalação dos equipamentos, treinamento dos clientes e presta serviços de manutenção preventiva e corretiva”, diz Martins. A visão de futuro da Soma Sul é de crescimento e inovação tecnológica: “O segmento de automação tende a crescer ainda mais nos próximos anos, devido à necessidade cada vez maior de informações em tempo real. Dessa maneira, os equipamentos estarão integrados com softwares nas empresas”, explica Dick, referindo-se ao avanço do conceito Indústria 4.0 no Brasil. Além de todos estes motivas para comemorar, o Grupo também possui muitos planos: “Escolhemos o Paraná para ampliar ainda mais nossos negócios. Em Curitiba, nos mudamos para um espaço maior, com 2 mil m2 e estamos contratando mais funcionários”, ressalta Gustavo Martins.

contato@engenhariadecomunicacao.com


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Desde 2008 o operador logístico especializado na cadeia do frio compensa as emissões de gases do efeito estufa causadas por suas atividades

E

star atento ao meio ambiente é algo que faz parte do DNA da Confiance.Log. Por isso, o operador logístico especializado na cadeia do frio mantém, desde 2008, uma parceria com a Iniciativa Verde que já rendeu o plantio de mais de 9 mil árvores em matas ciliares, por meio do projeto Carbon Free, que auxilia o setor privado em ações de reflorestamento. “Estamos sempre atentos aos impactos que o nosso negócio pode causar ao meio ambiente. Por ser algo constante em nossa pauta, fechamos a parceria com o programa firmando nosso compromisso de contribuir com a melhoria da biodiversidade”, destaca Rosemary Panossian, diretora da Confiance.Log. Para a Iniciativa Verde, o número atesta que a Confiance.Log está compromissada com a responsabilidade socioambiental. “Mais de 600 empresas já fizeram projetos de compensação voluntária e reflorestamento por meio do Carbon Free. A Iniciativa Verde já plantou mais de 2 milhões de árvores e isso inclui os projetos de compensação voluntária, como é o caso da Confiance.Log”, afirma Marina Vieira, responsável pelo setor de Comunicação do programa. A Iniciativa Verde é uma a organização do terceiro setor que nasceu em 2005 com a ideia de reflorestar a Mata Atlântica, um dos biomas mais degradados do Brasil, auxiliando na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas. De acordo com Marina, a participação do setor privado é essencial para a manutenção de projetos voluntários de compensação de carbono como o Carbon Free. Para a Confiance.Log é uma grande satisfação participar do projeto. “Ao fechar a parceria com a Iniciativa Verde, sentimos muito orgulho em conciliar as ações de impacto ambiental à nossa operação. Saber que podemos neutralizar as nossas emissões nos faz reconhecer essa ação como obrigatória. O nosso negócio como essência também busca a sustentabilidade: a sustentabilidade do alimento, do não desperdício”, acrescenta Rosemary. Além da parceria com a Iniciativa Verde, a Confiance.Log também realiza outras ações importantes no dia a dia. “Nos comprometemos a compensar as emissões de dióxido de carbono, desde o simples ato de dirigir os caminhões aos mais sofisticados processos de trabalho que ajudam nessa missão. Trabalhamos com frotas novas que reduzem as emissões de poluentes na atmosfera”, finaliza Rosemary. Fischer Comunicação


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Energia fotovoltaica é responsável por 1,2% (2.056 MW) da matriz elétrica do Brasil

O

mercado de energia fotovoltaica tem ganho força nos últimos meses. De acordo com a ABSOLAR e Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – o segmento de energia solar já ocupa a sétima posição na Matriz Energética Brasileira, com 1,2% do mercado (2.084MW). A fonte com maior fatia ainda é a hídrica com 60,8% de participação (105.211MW) seguida de biomassa e eólica com 8,6% (cada uma). E as previsões para 2019 tem “aquecido” o mercado, quando a análise da ABSOLAR aponta um crescimento de 44% de geração de energia. Já são 49 mil unidades instaladas de painéis solares no território brasileiro. A multinacional austríaca Fronius - uma das líderes em tecnologia e em soluções de energia solar – registrou crescimento de quase 300% no primeiro semestre de 2019 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Atualmente, é a empresa com maior capilaridade em inversores, responsável por mais de 30% do market share brasileiro. Outro motivo que justifica a procura por uma energia mais barata e sustentável é o retorno do investimento. Atualmente, são necessários em torno de três a cinco anos, para que o investimento seja pago com a economia gerada, o que antes era de dez anos. “A energia limpa veio para ficar. Hoje a grande parte das instalações estão em residências, mas todos os setores, sem exceção, estão em busca de opções renováveis para reduzirem seus custos. Energia fotovoltaica pode ser aplicada no agronegócio (fazendas, frigoríficos, usinas de açúcar e álcool, etc), indústrias, hospitais, hotéis, enfim, há uma infinidade de negócios que podem usufruir destes benefícios”, acrescenta Alexandre Borin, gerente da Unidade de Negócio de Energia Fotovoltaica da Fronius. Para investir em energia solar há diversos financiamentos disponíveis no mercado tanto para pessoa física como jurídica. De acordo com dados divulgados, recentemente, pela ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - estão previstos R$ 21,3 bilhões em investimentos privados no segmento de energia fotovoltaica até 2022, referentes aos projetos já contratados em leilões de mercado regulado de energia elétrica. Atualmente, há 71.701 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede de acordo com ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. São quase 89 mil consumidores recebendo créditos de energia elétrica via geração local, autoconsumo remoto, geração condominial e compartilhada. A geração distribuída acumula 735,5 MW de potência instalada no país. Em torno de 99,6% de todas as conexões de micro e minigeração distribuída são de energia solar.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL – FONTE ABSOLAR Ranking estadual Estado

Potencial instalada (MW)

Participação de mercado

Minas Gerais

151,10

20,5%

Rio Grande do Sul

117,5

16%

São Paulo

88,9

12,1%

Santa Catarina

50,4

6,9%

Paraná

44,8

6,1%

As demandas dos outros estados estão aumentando a cada ano à medida que há conscientização do uso da energia verde e dos benefícios oferecidos, principalmente, a redução de valores na conta de energia. Os países que mais investiram em energia fotovoltaica em 2018, conforme dados fornecidos pela Snapshot Of Global PV Markets, IEA (Instituto de Economia Agrícola) este ano foram: País

GW

China

45

Índia

10,8

USA

10,6

Japão

6,5

Austrália

3,8

Confira alguns benefícios de investir em energia renovável: redução de custos tanto para a população como para o governo; geração de empregos locais em torno de 25 a 30 vagas por MW/ano; atração de investimentos externos; geração de eletricidade sem emissão de gases de efeito estufa; aumento da segurança no suprimento de energia elétrica, entre outros.


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Energia fotovoltaica da Fronius em fazendas Muitas fazendas e propriedades rurais estão investindo neste sistema e tornando um grande aliado na redução do consumo de energia e de seu bolso. Uma das fazendas que adotou o sistema de energia fotovoltaica da Fronius foi a Fazenda Rio da Mata de Propriedade da Beabisa Agricultura Ltda, localizada em Morro do Agudo (interior de São Paulo). De acordo com o gerente de controladoria da fazenda, Alex Vicari, valeu a pena instalar todo o sistema, principalmente, pela redução dos custos e pela questão da sustentabilidade. A fazenda, com 710 hectares, investiu cerca de R$163 mil em energia fotovoltaica. E já nos seis primeiros meses da instalação, economizou em torno de R$ 10.000,00. “Além da redução com gastos e com a emissões de gás carbônico, estamos contribuindo para a diminuição do desmatamento. Só neste período, ajudamos a preservar cerca de 200 árvores e deixamos de lançar mais de sete toneladas de CO2 na atmosfera. A energia gerada é utilizada para consumo na própria fazenda geradora e também em nosso escritório, economizando cerca de 90% após a instalação” ressalta Vicari. Para ele é imprescindível pesquisar o assunto e buscar empresas idôneas para realizarem os serviços. “Escolhemos a Fronius, principalmente, pela confiabilidade e pelo software de acompanhamento em tempo real da geração e do consumo de energia”, explica Alex. Crescimento nas vendas da Fronius O mercado está em plena evolução, apesar de não estar na velocidade que o segmento gostaria. Mas os resultados para as fabricantes do sistema fotovoltaico como um todo foi muito bom. A multinacional austríaca Fronius, uma das líderes em tecnologia e em soluções de energia solar, registrou aumento de mais de 100% em suas vendas em 2018 e continua investindo em sua atuação no território brasileiro. “Para 2019, a perspectiva é dobrar novamente o faturamento”, afirma o gerente. Sobre a Fronius A Fronius está localizada em São Bernardo do Campo (SP). Com mais de 20 anos no Brasil, a Fronius é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição e por uma equipe de mais de 80 profissionais extremamente competentes para atender em todo o país, através de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.

assessoriadeimprensa@lncomunicacao.com.br

VENTILADOR INDUSTRIAL TIPO CENTRÍFUGO Projetados para serviços mesmo em condições severa de trabalho. Fabricamos em diversos tipos e tamanhos de rotores, como leves e silenciosos para ar-condicionado e sistemas de ventilações diversos. O acionamento pode ser direto ou indireto através de polias e correias. Aplicação: Sistema de ventilação e exaustão local e diluidora, transporte pneumático, exaustão de fuligem, gases, aplicação em alta temperatura e alta carga de pó. AR BRASIL EQUIPAMENTOS IND. LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 41414


CONSULTE PRODUTO REI Nยบ 39108

Profile for Mauricio Quadros

Edição JUL/AGO 2019  

Edição JUL/AGO 2019  

Advertisement