Issuu on Google+

PUC-Minas Maurício Cândido-TFG I Intrudução e Justificativa O Sul de Minas Gerais é a maior região produtora de café do país.Mas esta história cafeeira gerou um impacto ambiental e assim nasceu um novo cenário no fim do século XVIII, onde a mata nativa e os campos foram substituídos. Conforme a cafeicultura foi se expandindo, a fauna e flora foram degradadas por esta atividade. Os trabalhadores rurais viam-se freqüentemente submetidos a acidentes ofídicos, pois um novo habitat surge para os animais, entre eles os peçonhentos. Eles recebem este nome, pois, consegue produzir veneno em seu próprio corpo através de uma glândula e também são capazes de se defender injetando o veneno através de ferrões, dentes ou espinhos No Brasil três institutos dedicam-se à pesquisa e coletas de soro antiofídico para o tratamento das enfermidades provocadas pelos animais peçonhentos, situam- se nas três grandes capitais do sudeste (Instituto Butantan-São Paulo, Instituto Vital Brazil-Rio de Janeiro e Funed –Fundação Ezequiel Dias-Belo Horizonte). Justificativa Um novo centro de pesquisa no sul de Minas Gerais visa à ampliação do sistema de produção e de pesquisa de produtos obtidos a partir da extração do veneno dos animais peçonhentos. Atualmente este sistema está polarizado nas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Somado com o desenvolvimento das universidades da região e ainda com uma recomposição do bioma da Mata Atlântica,devido ao impacto ambiental favorecido pela expansão da cafeicultura. Objetivo: Suas instalações visam promover a despolarização das capitais aumentando assim as pesquisas com auxilio das universidades da região, cursos técnicos para a capacitação de profissionais e ainda a conscientização da população e dos visitantes sobre os impactos ambientais gerados...pelas ações humanas no meio Ecologico. A cidade de Poços de Localização: Caldas se localiza no sudeste de Minas Gerais distantes das capitais 456 km de Belo Horizonte, 270 km de São Paulo e 470 km do Rio de Janeiro.O município também fica situado em região vulcânica já extinta,no sopé da Figura 1-Mapa de Minas Gerais serra de São Fonte-Google Mapas-Editato pelo autor. Domingos.

Clima

Histórico 1850

XX

A produção do café em Minas Gerais

Produção dos cristais.

As descoberta de fontes e nascentes termais sulfurosas

Instalação da empresa Americana , Alcoa,a primeira unidade no Brasil.

Polos industriais e o turismo movimenta à economia.

Fundação da Município de Poços De Caldas

XIX

1965

1872 2015

Segundo o Inventario turístico de poços de caldas o clima do Municipio mesotérmico com inverno seco e verão brando.O clima local pode ser classificado como subtropical, Duas estações climáticas típicas são definidas: o inverno de abril a setembro com a temperatura média de 15ºC.E a outra é verão de outubro a março com temperaturas temperatura média de 21ºC.Os ventos se apresentam como moderados, na direção NE e com velocidade de 10 a15 Km/hora.A umidade relativa média é de 79%, e o número de dias de chuva de aproximadamente 190. Ocasionalmente ocorrem geadas, principalmente durante os meses de maio, junho e julho.

Cultura e Lazer

Demografia: Possui 162.379 mil dentro de uma área 547,258 de área da unidade territórial 547,258km², a sua densidade demográfica 278,54 hab/km² (Dados com as estatística do IBGE 2014)

Economia: Principais Atividades Econômicas: turismo de montanha e comércio.Renda Per Capita: R$ 13.773,47 (2006).

Poços de caldas é uma cidade turística pois ela oferece uma grade variedade de praças, recantos belezas naturais como cachoeiras fonte de amores,Cristo Rendentor e recantos ,além disso tem atividade culturais,de musicas das serestas,orquestra sinfônica da cidade,Banda Municipal Maestro Azevedo com apresentação todos os domingos em do 10 as 12 hs na Praça Pedro Sanches.Atividade esportivas pelo maior clube da cidade a Caldense Esporte Clube.

Figura 2-Renda Per Carpita 2010 Fonte-Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil Figura 5-Coreto-Praça Pedro Sanches Fonte:http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/

População:

Figura 6-Palace Cassino Fonte:http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/

Guia Turístico de Poços de Caldas

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do município passou de 0,581, em 1991, para 0,779, em 2010,finalzizando com 0,198 de evulução. Figura 3-Evolução DO IDHM - Poços de Caldas-MG Fonte-Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

Educação:

Legenda:

No município, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 97,34%, em 2010

Figura 4-Fluxo Escolar por Faixa Etária-Poços de Caldas Fonte:Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

Recanto Japonês

Museu Geográfico

Véu das Noivas

Pedra Balão

Casa da Cultura Moreira Salles

Urca

Cristo Redentor

Praça do Macacos

Hotel Palace

Rampa de Vôo Livre

Teleférico

Thermas Antônio Carlos

Represa Bortolan

IPeSMi

Criadouro de Aves

Fontes dos Amores

Santa Casa De Misericordia

Samu Poços de Caldas

Figura 7-Fluxo Escolar por Faixa Etária-Poços de Caldas Fonte:Google Mapas-Editado pelo autor.

1/7


Planta de setorização

Sítio e Justificativa O sitio fica localizado na Rodovia transversal com a seguinte sigla BR-267,no interior de Minas Gerais,na cidade de Poços de caldas,esta rodovia ela corta o País de leste a Oeste sendo assim de fácil acesso para o sítio e alem disso, para execução completa da fabricação do soro antiofídico, necessita-se de uma uma grande área para o seu funcionamento , devido ao animais de grande porte e de serem peçonhento. Alem disso Segundo Portaria nº 118-N / 97(IBAMA)de que os criadouros implantado em uma propriedade que possua uma Reserva legal averbada em cartório com o recolhimento da taxa de renovação de registro anual.Por estes motivos foi um escolhido o local,juntando ainda é necessários que o meio acadêmico que tenham atividade no meio de pesquisas no instituto,que fica frente há uma Universidade Federal de Alfenas e distante das outras universidades aproximmente 15 km. Verifica-se que para a escolha para suporte para o instituto de pesquisa foi atendida caracterizando pelo plano diretor uma escolha de uma Zona Rural e as característica são: São objetivos gerais da Política de Macrozoneamento e Zoneamento Urbano: ‘IV. preservar as características da Zona Rural; V. preservar as nascentes, os mananciais e represas na área urbana e rural; VI. promover o aumento de áreas verdes permeáveis; VII. preservar as condições cênicas da área central; XXIV. regulamentar o uso e a instalação de atividades na área rural, garantindo as condições para o desenvolvimento do turismo ecológico sustentável no Município;’’-Lei Complementar n°92 Plano diretor Poços de Caldas). Concluimos que é um Criadouro Científico da Fauna Silvestre para fins de Pesquisa.

Programa Serpentário

Laboratório

Lanchonete

Biblioteca

Mirante

Horto Florestal

Área de expansão 1 Área Privada

Área Pública

Figura 3-Zona bioclimática Fonte:ZBBR

2

3

4

5

6

1

3 6

2 5 4

Figura -Foto 1ao 6 Fonte: Autoria Própria

Referencia Internacional Projetual

Referencias Projetuais Nacionais

A utilização de um software de precisão que identifica as vegeta ções existente no local indicada pela figura ao lado.Nesta leitura podemos identificar que uma grade parte de mata densa com da pro propriedade privada do local de interversão . Figura 3-Leitura da Vegetação Fonte:Software Surfer 12

Maurício Cândido-TFG I

Fazenda

Figura 3-Planta de setorização Fonte:Google Pro-Editado Pelo autor

Classificação Bioclímatica O sitio está localizado no Zona bioclímatica Z1 que segue a Norma Brasileira ela possui as seguintes caracteristicas:no es tação de inverno e do verão podemos observar que no verao o uso da ventilação cruza da e no inverno o aquecimento solar da edificação com parede internas pesadas.

PUC-Minas

Instituto Butantãn-São Paulo, linderando a maior produção do soro antiofídico do pais.Chegando aos 80% da produção.Abaixo as Áreas de imensionamento do intituto :

Funed-BH-é fundação especializada em fornecimento de produtos e ofertas de saúde .Tem com um compromisso na disseminação do conhecimento científico.

1901

Figura 3-Instituto Butantan- São Paulo Fonte:Google Pro-Editato pelo Autor

1903

Figura 3-Funed-Belo Horizonte Fonte:Google Pro-Editato pelo Autor

Instituto Vital Brazil-Niteroi-Rio de Janeiro-O estudo do Instituto Vital Brazil estudam também sobre os o restante dos animais peçonhentos: dentre eles estão caraterizados como: aracnário que são as aranhas ,escorpiões e as lacraias .

Referencia internacional Institut Pasteur-França. Ele é um instituto de investigação internacional com a missão de avançar a ciência, medicina e a saúde pública. É um edificação sem fins lucrativos, como objetivo de almejar quatro missões principais de interesse público, elas são:investigação, educação, saúde publica e valorização da pesquisa científica. 1897

1919

Figura 3-Instituto Butantan-Rio de Janeiro Fonte:Imagem JPEG-Editato pelo Autor

Figura 3-Institut Pasteur Fonte:http://www.pasteur.fr/fr

2/7


PUC-Minas Maurício Cândido

B A

B A

Partido para o Instituto

Implantação Geral

De acordo com a leitura da paisagem a identifiquei as característica do sítio para a devida implantação, notei que o local fica ao lado de um reserva necessária para que ocorra a implantação do criadouro dos animais silvestre com fins de pesquisa.Próximo a uma universidade e de fácil acesso dos. para a eliminação das substancias usada no laboratório regem as uso de descarte.

Figura 3-Leitura da Paisagem Fonte:Auto Cad-Autoria Própria

Defini a implantação ao longo de eixos ,que permitem o desenvolvimento rítimico aonde o movimento se converte uma ondualação de um serpentes revelando assim a sua forma. segundo o estudo : concepção, ordenamento físico e territorial,a sua concepção adotada por uma implantação longitudinal com uma edificação acompanhando os níveis topograficos evitando assim terraplanagem,para finalizar a intergração é feita de um desenho marcante de uma serpentes como demonstra o diagrama a seguir:

Movimento ondulatório no eixo principal.

Desenho Característico daserpente no Eixo Secundário para Integração

1º Eixo-Principal 2ºEixo-Intregação Integração

Implantação segundo os diagramas e partidos apresentados obtive este resultado. 20m

60m

BR-267

Corte natural do terreno AA

Partido Ondulatorio.

Unifal 20m

60m

Implantação do Instituto de Pesquisa Sul Mineiro ESCALA 1:1000

Ribeirao Irará

Corte natural do terreno BB

ESCALA 1:1000

Ribeirao Irará

Figura 3-Corte do Terreno Fonte:Auto Cad- Autoria Própria

Análise Solar do Terreno.

Figura 3-Analise Solar Fonte:Revit Architecture- Autoria Própria

20m

60m

3/7


PUC-Minas

Laboratório

Maurício Cândido

Objetivo do espaço: O laboratório tem com objetivo a continuação da produação soro antiofídico que são produtos que contêm anticorpos neutalizantes contra o veneno desse animais peçonhentos. Somado com um pronto atendimento gratuito vinculado nesta área, terminando com uma meta acadêmica de incentivando as pessoas interessadas no com curso no meio de pesquisas no âmbito biológico. Sendo Coerente pela RDC050-Agência Nacional da Vigilância Sanitária(AVISA) e de Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios (Descarte de Resíduo).Alçassando assim um edifício híbrido com as seguintes funções:1)Laboratoriais; 2) Academico; 3)Pronto Atendimento.Que segue a seguir pelos diagramas explicando o uso e ocupação do terreno,fluxo,circulação e áereas verdes.

20m

60m

Programa Preliminar Laboratório

Diretor

12

Vice Diretor

12

Administração

16

Financeiro

25

Departamento Técnico

25

Lab. Bioquímica

80

Lab. Hematologia

80

Lab. Imunologia

80

Lab. Microbiologia

80

Serviços/lavagens/Es Laboratório téril

Coletas

12

Salas de aulas

Escala 1:500

25

4.(54)

DML

22

Serviços Externos

12

Reserva Biológica

18

Informática

18

Banheiros

Escala 1:500

2.(20)

Total

707

Escala 1:500

Ocupação do Terreno, implantação,fluxos e área verde.

1 Diagrama de massas e tolerância ao terreno.

2

Ajuste de volume e de Praças.

Edíficio

Edíficio

Topografia

Topografia

Ajuste ao Terreno

Pilotis

Ajuste do Volume

3 Edifício Híbrido, com volumes integrados . Laborátorio

Acadêmico

4 Circulação Interna, com circulação Vertical ocupação do Edifício .

5 Área Verde e Público/Privado

Laborátorio

Circulação Hor.

Área Verde

Circ. Público

Pronto Atendimento

Acadêmico

Circulação Vert.

Público

Circ. Privada

Ajuste na integração

Pont.Antent.

Abastecimento

Privado

6 Recomposição da Bioma da Mata Atlântica Pau-Ferro,Manacá da Serra Canela, Araucária , Cedro, Angico,Jacarandá.

4/7


PUC-Minas Maurício Cândido A Fazenda A fazenda é um dos pilares do instituto de pesquisa pois nela é alcançado a busca dos os antígenos que são substância ativa introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpos.Para conseguir eles são necessário o auxilio do animais de grande porte geral com auxilos dos cavalos, pois já é parceiro do homem a mais de 100 anos na obtenção dessa substância.A circulação do da fazenda é totalmente restrita apenas para o funcionário do instituto pois os animais são imunizados e não podem ter contatos com outro.Exitem um elo na circulação entre o laboratório e a fazenda e um outro para manutenção e alimentação dos animais.A circulaçao interna é linermente contando ainda com um elevador na área administrativa.

Esgoto Sabendo-se as características químicas do resíduo, pode-se acondicioná-lo em recipientes adequados e descartá-lo de forma segura.Os métodos de descarte variam conforme a característica de cada resíduo. Por exemplo, ácidos e bases de alta toxicidade podem, em alguns casos, ser neutralizados, diluídos e descartados.Portanto será adapitado um esgoto secundário para descarte via pia/esgoto

20m

60m

Programa Preliminar Fazenda IPeSMi

Área Externa

1000

Área Interna

300

Entrada e Saída

12

Dep. de Alimentação

150

Depósito de Feno

80

Depósito de Limpeza

12

Boxe/Animais Enfermos

70

Médico Veterinário

90

Baias individuais

7

Administração

25

Área de Coleta

100

Separação do Plama

25

Área de estoque do Plasma

12

Sanitários Funcionário

20

Total

903

Corte do Terreno Natural

Ocupação do Terreno, implantação,fluxos e área verde.

1 Diagrama de massas e tolerância ao terreno.

2

Ajuste de volume do Estábulo Ajuste do Volume

Edíficio

Edíficio

Topografia

Topografia alterada

Ajuste ao Terreno

Estábolo

3 Atividades do Edifico.

4 Circulação Interna/Externa

Atend.Vet.

DML

Baias

Infermos

Atendimento

5 Área verdes circulação Pública/ Privada

Coleta

Atend.Vet.

Edíficio

Baias

Infermos

Circulação Horizontal

Asfalto

DML

Rampa

Pública (Manutenção)

Atendimento

Pista

Vista Sul com Edificação

Coleta

Área Verdes

Privada

5 Recomposição da Bioma da Mata Atlântica Pau-Ferro,Manacá da Serra Canela, Araucária , Cedro. Fazenda

5/7


PUC-Minas Lanchonete

Maurício Cândido

É um área de apoio na da instituição visando a alimentação,descanso e interatividade.Pois na edificação possibilita esta ação com a variação de 4 a 5 metros de pé direito devido a sua cobertura ser inspirado no rastejar daserpentes, serpentino, complementando com espaços abertos com ventilação agradável e um paisagismo planejado para que traga a um bem estar no lanchonete utilização para atingir estes princípios é utilizado o deck na praça de alimentação e as grande copas como barreiras contendo os ventos fortes. Garantindo um ambiente agradável.

Partido Serpentino Movimento Cobertura Base

Pilotis

Resultado 20m

60m

Ocupação do Terreno, implantação,fluxos e área verde.

1 Diagrama de massas e tolerância ao terreno.

2

Ajuste de volume da Lanchonet.

3 Atividades do Edifico.

Edíficio

Edíficio

Cozinha

Refeitório

Topografia

Não foi alterada

Deposito

Sanitários

Ajuste ao Terreno

Ajuste do Volume

Circulação

4 Estrutural. Topografia Base Alvenaria

5 Áreas Verdes Piloti Principal

Edíficio

Piloti Secundário

Circulação Horizontal Asfalto

6

Recomposição da Bioma da Mata Atlântica Pau-Ferro,Manacá da Serra Canela, Araucária , Cedro, Angico,Jacarandá.

6/7


PUC-Minas Partido arquitetônico

Maurício Cândido Objetivo do Espaço O serpentário tem com objetivo ser um espaço lúdico para a conscientização dos visitantes em conhecer sobre os animais peçonhetos e não peçonhento , demonstrando assim caracteristicas desse animais e uma atividade de campo com uma interação entre eles,encaminhado por uma biologo explicando cada caracteristicas entre os animias e importancia do bioma. com a finalidade de mostrar o valor da fauna e da flora para desenvolvimento humano . Com este motivo de cada visitante ter acesso as certos tipo de especies de serpentes não peconhetas com adminstração de um especialista.

Armazenamento de Resíduos

25

Quarentena

15

Sala de Pós Operatório

15

Sala de Cirurgia

18

Sala de Lavagem

19

Sala dos animais

20

Biotério

20

Terrário

70

Exposição das serpentes Área de depósito

90 20

Sanitário

53

Almoxarifado Estacionamento

O partido arquitetônico foi definido e elaborado através de uma casca de um serpentes na qual o chão parede e teto são únicos, obtendo um espaço lúdico este tipos de espaços é a forma de desenvolver a criatividade e o conhecimento,é ensinar e aprender sendo divertindo. Obtendo assim sensações importantes em cada faxa etaria que visitará o serpentario visando que a importancia da atividade do bioma nesta regiao.

Figura X-Casca de um Cascavel, ondulada. Elemento Projetual

15 Aprox. 600

Deck das sensações

800

Apoio ao Visitante

15

Tesouraria

35

Sala dos Veterinário

18

Foyer

150

20m

60m

Ocupação do Terreno, implantação,fluxos e área verde.

1 Diagrama de massas e tolerância ao terreno.

2

Ajuste volume do Serpentário O terreno permite as seções

3

Estudo da Forma

4 Edifício Híbrido/Circulação

4 5

Áreas Verdes

Edíficio

Edíficio

Forma

Funções do Serpentário

Áreas Verdes

Topografia

A topografia não foi alterada

Formato de casca

Exposição das Serpentes

Apoio/Sanitarios e Cadeirante Biotério

Ajuste do Volume

Ajuste do Volume

Asfalto Calçadas

Túristica

6 Recomposição da Bioma da Mata Atlântica Pau-Ferro,Manacá da Serra Canela, Araucária , Cedro, Angico,Jacarandá,Tucaneiro Ipê Amarelo,Guapuruv.

7/7


Pranchas tfg I