Page 1

Eu consumidor


Por MauricĂŠia Diniz Turma DP 313


Glossário

Teoria das cores Classificação das cores Cor primaria Cores secundárias Cor terciaria Disco de Newton Cores análogas Cores complementares Cores pastel O porquê as cores são importantes para nos Significado das cores

Tipologia das estampas Lúdicos Animal print Geométrico Florais Étnicas Arabesco Universo barroco Xadrez Azulejo

Estilos Clássico Dramática/criativa Romântico Esportiva Urbano Folk Vintage Funk O que e rapport Lab lavorazione


Teoria das cores A mais antiga teoria sobre cores que se tem notícia é de autoria do filósofo grego Aristóteles, o qual concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto.


Classificação das cores


Cor primaria Cores secundárias Cor terciaria Disco de Newton Cores análogas Cores complementares Cores pastel O porquê as cores são importantes para nos Significado das cores


Cor primaria Cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. Essas cores são misturadas entre si para produzir as demais cores do espectro. Tradicionalmente, as cores primarias são:


Cores secundárias São as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais. As cores secundárias são:


Cor terciaria Cor terciária é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores, a saber:


Disco de Newton Disco de Newton é um dispositivo utilizado em demonstrações de composição de cores. Recebeu esse nome pelo fato do físico e matemático inglês Isaac Newton ter descoberto que a luz branca do Sol ser composta pelas cores do arco-íris. Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe em nossa retina, dando a sensação de mistura. Com velocidade suficiente a as cores corretas o disco dá a ilusão de ficar de cor cinza ou branca.


Cores análogas "Analogia" é o mesmo que "semelhante". As cores análogas são aquelas que são "vizinhas" no Círculo de Cores, portanto próximas entre si. São chamadas de análogas, pois há nelas uma mesma cor básica. Por exemplo, o amareloescuro e o vermelho-vivo tem em comum a cor laranja. As cores análogas, ou da mesma "família" de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma composição em cores análogas em geral é muito elegante, porém deve-se tomar o cuidado para não deixá-la monótona. Vejam alguns exemplos: - Azul / Azul-esverdeado / Verde - Azul / Azul-arroxeado / Roxo - Vermelho / Vermelho-alaranjado / Laranja - Vermelho / Vermelho-arroxeado / Roxo - Amarelo / Amarelo-alaranjado / Laranja - Amarelo / Amarelo-esverdeado / Verde


Cores complementar

A cor complementar de uma cor primária é a que resulta da mistura das outras duas cores primárias. O magenta é complementar do verde. O azul é complementar do laranja. O amarelo é complementar do violeta. Assim com as demais.


Cor pastel O tom não tem nada a ver com ser claro, pois existem cores bem claras que não são pastéis, e assim, o branco não é considerado pastel, mas serve como mistura para esfriar cores vibrantes ou básicas. O próprio cinza é considerada uma cor pastel se conjugada ou servindo de sombra, mesmo sendo escura como alguns tons de todas as cores, por exemplo: Ocre, Azul cobalto, Verde musgo, Bordô, Salmão etc... Portanto uma cor pastel tem a ver com o tom e NÃO se é clara ou escura. A cor não deve ser vibrante ou cheia de luz, mas terá todo movimento como as demais.


O porquê as cores são importantes para nos. As cores são importantes porque além de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produzem uma sensação de movimento, uma dinâmica envolvente. O efeito produzido pela cor é tão direto e espontâneo que se torna difícil ficarmos sem elas.


Significado das cores Preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade. Branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza. Cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade. Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico. Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança. Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma. Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril. Verde-claro significa contentamento e proteção. Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite optimismo. Está associada ao Verão. Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade. Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. Azul-escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia. Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura. Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.


Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito. Lilás, significa espiritualidade e intuição. Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão. Salmão está associado à felicidade e à harmonia. Prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação. Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.


Tipologia das estampas


Lúdicos Animal print Geométrico Florais Étnicas Arabesco Universo barroco Xadrez Azulejo


Lúdicos

A moda também tem seu lado lúdico: estampas divertidas e descontraídas dominam cada vez mais o universo da moda.

A estampa pode ser usada na roupa ou em calçados.


Animal print Desde que o animal print invadiu as passarelas há alguns anos atrás, não saiu mais do nosso guarda-roupa. As peças com estampas de animais são lindas, é um estilo de vestuário e moda em que a roupa é feita para assemelhar-se o padrão da pele e da pele de um animal, como um leopardo, chita, uma zebra, tigre, um cão selvagem Africano, girafa ou um macaco.

Animal print também é usado para bolsas, roupas, unhas, calçados e até mesmo algumas joias.


Geométrico A estampa geométrica é bem isso que o nome diz: figuras geométricas formando padrões que passaram a dominar os closets das it-girls mundo afora. Apesar do nome, essa estampa é composta de outros elementos além de cubos e losangos; o que vale é a alusão a formas e cores, sem cair no básico floral ou no ultrapassado Paisley.

A estampa pode ser usada em roupas, unhas, calçado e assessório.


Florais

Estampa floral é a cara do verão! Quando as temperaturas começam a subir, bate aquela vontade de deixar a visual mais leve e alegre. Se apresentando em diversas formas, cores e tamanhos, a estampa floral consegue ser moderna e vintage, romântica e ousada. Tudo vai depender da forma como ela é usada.

A estampa pode tanto ser usada na roupa como em decoração, calcados e assessórios.


Étnicas Com inspiração em diferentes culturas e etnias, ela tem como base tons exuberante e formas geométricas que criam padronagens cheias de estilo e cor para criar looks que são a cara do verão.

A estampa encontramos nas roupas, calcados e assessórios.


Arabesco Os arabescos são elementos da arte islâmica e são compostos por figuras geométricas que se repetem. Na maioria das vezes essas figuras são parecidas com formas de plantas. Para os muçulmanos a união dessas formas constitui um padrão infinito, que vai além do mundo visível e material.

A estampa pode ser usada tanto em roupas e calçados como para decoração de interiores.


Universo barroco Devagarinho ela veio atravessando as passarelas mundiais, os tapetes vermelhos, tomando conta das vitrines e, finalmente, chegando às ruas, baladas, festas, eventos…

...embora possa aparecer em diversas cores, é mais comum encontrá-la em dourado e preto.

Para quem não sabe, a palavra barroca significa “pérola imperfeita”.


Xadrez

Faz um tempo que as estampas xadrez estão fazendo sucesso e, ao que tudo indica, elas continuaram em alta.

Presente nas passarelas e nos editorias de moda, a estampa aparece em várias versões, cores e padronagens, tornando-se o curinga da estação.


Azulejo

As estampas chamadas azulejo português tem influência da arquitetura colonial, antes muito utilizada na decoração das casas no Brasil em meados da década de 50. As padronagens geralmente vem nas cores azul e branco ou preto e branco, podendo ser compostas por figuras geométricas, arabescos, flores ou a mistura das mesmas.

A estampa é bem versátil, e pode ser usada em ambientes descontraídos ou ate mesmo muito formais.


Estilos


Clássico Dramática/criativa Romântico Esportiva Urbano Folk Vintage Funk


Clássico

Ser clássico é não se entusiasmar facilmente pelos modismos, buscar a qualidade ao invés de quantidade, confiar na tradição. A mulher clássica pode se atualizar, não precisa ficar presa no tempo. Suas preferências sempre serão formas mais limpas, poucos enfeites e detalhes impecáveis.

Visuais elegantes e práticos definem o estilo clássico. O estilo pede peças com bom caimento e tecidos de qualidade.


Dramático/criativo O estilo dramático/criativo, tem personalidade coragem e gosta de chamar a atenção. Sua principal característica e a teatralidade, tanto no modo de ser como no de vestir. Culta e informada ela sempre sabe o que esta na moda e usa o que esta relacionada ao seu jeito de ser. Golas pontudas, estampas de onça, cores vibrantes, Spike, correntes e muitos detalhes não podem faltar no seu guarda-roupa. Tudo o quem contraste faz o seu tipo: óculos enormes, roupas assimétricas com volume, echarpes, brincos pesados e chamativos, saias com leggings ela faz uma superprodução completa! Os sapatos e bolsas são modernos, e adoram maquiagens marcantes.


Romântico

Diferente dos outros estilos, o Romântico se distingue por ser diferente em relação a produção para homens e mulheres. As mulheres buscam ficar bem femininas, usam cores pastéis e clareiam os cabelos. Com tudo bem combinadinho! Geralmente, não gostam muito de jeans. Gostam de pérolas, rendas, transparências, laços, babados etc. Os homens deste estilo podem confundir um pouco com o estilo Natural. Gostam de combinações monocromáticas (uma só cor), e tendem a usar casacos com telas grossas, texturas de quadros grandes e o tal "remendo" no cotovelo.


Esportiva A mulher esportiva nĂŁo tem tempo para perder com pequenas vaidades. Sabe amar roupas praticas tops coloridos e todos aqueles tĂŞnis bĂĄrbaros. A esportiva gosta de pernas, decotes e peles douradas. A esportiva brilha usando roupas informais. Domina como poucas o que se convencionou chamar de seu look casual. A mulher esportiva demonstra talento raro, uma contagiante vontade de viver.


Urbano A moda urbana é um estilo que chegou há muitos anos para ficar. Ela resgata as tendências únicas impostas pelas pessoas comuns nas diferentes ruas do mundo para criar um estilo cheio de identidade. O que mais define esse estilo é a comodidade e a versatilidade: uma pessoa que se veste com esse estilo para trabalhar ou ir à universidade, pode depois sair com a mesma roupa para ir ao cinema, sempre com muito conforto. A moda urbana não segue as regras normais da moda, mostra mais frescor e espontaneidade com estilo.


Folk O nome Folk, é um estilo musical de meados de 1960, a música limpa, composta de harmonias afinadas difundiu-se pelo mundo todo… O estilo musical ganhou força e começou influenciar na moda, trazendo elementos rústicos, uma mistura de: indígenas, hippies, countries e românticos. Acessórios, como chapéus e óculos são super pedidos, tecidos crus e modelos amplas com franjas, couro, penas, botas, estampas florais, xadrez, lenços, vestidos e saias longas e fluídas.


Vintage Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Trata-se de um estilo de vida que recupera os estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e aplica em vestuário, calçado, m obiliário e peças decorativas. As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa Poá. As roupas com tecidos propositadamente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem uma aparência de usado, antigo, de outra época. Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80/90 podem se enquadrar no conceito. As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós.


Funk Antes, as peças mais usadas eram os micro shortinhos, com uma regata ou blusa com alças mega finas e decotes supergenerosos. Esse estilo ainda é o mais conhecido, sendo o mais visto nesses bailes. Mas com o passar do tempo, a moda funk começou a captar as tendências e adaptá-las.


O que rapport É um termo de origem francesa que significa harmonia e, na moda, define um desenho com repetição mecânica formando uma estampa. Devido a essa sequência de repetições, o motivo resultante é chamado de "padrão".


Lab lavorazione – estampa


Estampa 1:


Estampa 2:


Estampa 3, hรก escolhida:


A escolhida: estampa 3 variante 3


Tr锚s modelos Uma s贸 estampa


Modelo 1


Modelo 2


Modelo 3


Eu consumidor MauricĂŠia Diniz


Eu consumidor  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you