Issuu on Google+

mais forte do que nunca!

29 cidades

OFERECIMENTO

recebem o PrĂŠ-vestibular da UFSC/SED em 2012


Editorial

29 cidades catarinenses receberam 31 unidades do Pré-vestibular da UFSC/SED O Pré-vestibular da UFSC/SED (Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Estado da Educação) é um projeto de inclusão social que surgiu para atender à necessidade de estudantes carentes, oriundos de escolas públicas, que não podem pagar por cursos pré-vestibulares para disputar as concorridas vagas nas universidades públicas catarinenses. O projeto foi criado em 2003, por iniciativa do Professor Otavio Auler, seu idealizador e Coordenador, através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e, desde sua implantação, até 2008, ficou restrito ao câmpus da UFSC em Florianópolis. Em meados de 2008 o Pré-vestibular da UFSC implantou a primeira unidade externa a Florianópolis – em Curitibanos. De 2003 a 2008 o Pré-vestibular atendeu cerca de 6.000 estudantes. Devido ao excelente trabalho que o Pré-vestibular da UFSC desenvolvia, foi feita uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED) para implantar o já Pré-vestibular da UFSC/SED em outros municípios do estado. Contudo, foi o ano de 2011 que sediou a maior expansão já feita no projeto até então: com o apoio da Secretaria de Educação, 29 cidades catarinenses receberam 31 unidades do Pré-vestibular da UFSC/SED. Esta parceria entre a UFSC e a SED permitiu que 3.119 alunos fossem beneficiados pelo projeto no ano de 2011, tendo participado do processo seletivo 12.000 alunos. Nestes oito anos do projeto, portanto, foram atendidos mais de 16.000 estudantes. O Pré-vestibular da UFSC/SED atualmente é o maior curso pré-vestibular público e gratuito e que mais aprova no Brasil. Os números dos vestibulares das instituições públicas 2011/12 comprovam isto: 72% de aprovação dos nossos alunos inscritos. Em 2012 o projeto Pré-vestibular da UFSC/SED passou a ser subordinado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), tendo como Pró-Reitor o Prof. Edison da Rosa e como Pró-Reitora Adjunta Maristela Helena Zimmer Bortolini.

Doação de Material Didático O Pré-vestibular da UFSC/SED começou 2011 doando uma grande quantidade de material didático, como apostilas voltadas ao vestibular, livros de estudo de texto de obras literárias e mapas, para as escolas Simão Hess e Padre Anchieta, bem como para a Penitenciária de Florianópolis, localizada no bairro Trindade, todas de Florianópolis. O projeto acredita na parceria entre escola pública e pré-vestibular público para a inclusão dos estudantes no Ensino Superior e, também, espera contribuir para a reinserção social dos detentos através do incentivo à educação.

ADJORI faz homenagem ao Pré-vestibular da UFSC

Em homenagem aos 30 anos de atuação da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), a entidade, em sessão especial realizada no Plenário da Alesc, homenageou instituições, fundações, autarquias e personalidades que tiveram importante papel no desenvolvimento do estado e contribuíram para o fortalecimento da imprensa catarinense. Foram entregues 24 medalhas de Honra ao Mérito, criadas especialmente para marcar os 30 anos da Adjori/SC. Entre as entidades agraciadas com a medalha de Honra ao Mérito está o Curso Pré-vestibular da UFSC/SED, homenagem recebida pelo Prof. Otavio Auler, idealizador e Coordenador do curso, e pelo Coordenador de Comunicação do projeto, Sr. Jessé Quevedo.

Caravana da Inclusão O projeto “Caravana da Inclusão” oferece aos estudantes que participam do curso Pré-vestibular da UFSC/SED conhecimentos sobre a inserção universitária através de eventos e palestras motivacionais sobre cursos, vestibulares e acesso a instituições de ensino superior. Em 2011, o evento inicial da Caravana foi realizado em agosto, em Joinville, com a presença de aproximadamente 250 estudantes das escolas Dr. Tufi Dippe e Gov. Celso Ramos. Já na Grande Florianópolis, a Caravana da Inclusão aconteceu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com a participação de 1.000 alunos. O evento foi aberto pelo Prof. Otavio Auler, idealizador e Coordenador do Pré-vestibular, e por Sr. Jessé Quevedo, Coordenador de Comunicação do Projeto. O encerramento do evento foi com uma palestra motivacional com o Profº Gretz, que abordou os temas confiança, determinação e preparação para a vida e para a carreira profissional.

expediente vestibulando@prevestibular.ufsc.br

@prevestibulardaufsc

/prevestibular

Projeto Gráfico: Maurí Cherobin Jr. Jornalista Responsável: Cesar Laus Simas - ABI E-002369 Textos: Aline Santana, Bárbara B. Vanzella, Josiane Motta, Juliane Motta Revisão de Textos: Bárbara B. Vanzella Coordenação de Marketing: Simone Moraes Coordenação de Comunicação Social: Jessé Quevedo Coordenação Pedagógica: Edson Mayer Coordenação do Pré-vestibular: Otavio Auler Tiragem: 5.000 exemplares (sem derrubar uma árvore)

www.prevestibular.ufsc.br


O Vestibulando

Capacitação Pedagógica Capacitação de assessores

A equipe de coordenação-geral, assessoria pedagógica e os assessores pedagógicos estiveram reunidos, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), sede da unidade do Pré-vestibular da UFSC/SED na universidade, para o planejamento das atividades a serem executadas nas 31 unidades do projeto no estado. O objetivo do encontro foi apresentar o curso Pré-vestibular aos novos integrantes da equipe e capacitá-los para o desenvolvimento de atividades em cada unidade durante o ano.

Capacitação de professores

Já a preparação dos professores do Pré-vestibular da UFSC/SED foi realizada na

Equipe de Psicologia em palestras na Grande Florianópolis

Reitoria da UFSC, em Florianópolis, em dois momentos: no turno da manhã estiveram reunidos os professores da unidade UFSC, que receberam instruções e preparação para o ano letivo, além de debateram com a Coordenação-geral os projetos para esse ano. Na parte da tarde foi realizada a reunião com os professores das regiões Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí, que também receberam instruções e preparação para as aulas deste ano. Participaram da atividade 50 professores.

Reunião define novas perspectivas para 2012

No dia 14 de julho, a Equipe de Psicologia do Pré-vestibular da UFSC/SED concluiu mais uma rodada de palestras nas unidades da grande Florianópolis. A palestra “O que é escolha profissional?”, tinha por objetivo possibilitar a reflexão e discussão de alguns pontos importantes referentes à escolha profissional dos alunos. Na palestra, foi destacado como um aspecto relevante sobre o tema, a necessidade dos vestibulandos pensarem a escolha do curso de uma forma mais ampla, não somente uma graduação, mas um estilo de vida, já que a escolha profissional abrange um projeto de futuro. Para que essa decisão seja a melhor possível, é importante que o estudante se informe sobre a profissão, sobre a realidade do curso de graduação e sobre a realidade do mercado de trabalho.

Dia 25 de fevereiro, foi realizada a reunião de professores do Pré-vestibular da UFSC/SED, na Reitoria da UFSC, em Florianópolis. A reunião aconteceu no turno da manhã e iniciou com um café, onde professores e equipe puderam confraternizar. O evento reuniu os professores da unidade UFSC, os quais receberam feedback do trabalho desenvolvido em 2011 e debateram projetos para o ano de 2012.

SED e UFSC renovam a parceria do curso Pré-vestibular A Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), profª Roselane Neckel, o Secretário de Estado da Educação (SED), prof. Eduardo Deschamps e o Governador do Estado, Raimundo Colombo, assinaram o termo de compromisso para disponibilizar o curso Pré-vestibular da UFSC/SED no segundo semestre de 2012. À cerimônia estavam presentes o idealizador do projeto, professor Otavio Auler, e os coordenadores Pedagógico e de Comunicação, Prof. Edson Mayer e Jessé Quevedo, respectivamente, além dos alunos da rede pública que foram conferir a continuidade do projeto. O governador salientou a importância do Pré-vestibular da UFSC/SED e a intenção de ampliar o curso no próximo ano. Para a Reitora da UFSC, "é importante que todos os jovens catarinenses tenham a oportunidade de fazer o curso. Este ano o faremos na modalidade semiextensivo e acreditamos que será possível fazer um trabalho de qualidade", explicou.

você sabia O que é o Enem

?

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. http://www.enem.inep.gov.br

O que é o ProUni É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. http://siteprouni.mec.gov.br

JORNAL DO PRÉ-VETIBULAR DA UFSC

2


Editorial

Aulão aos Sábados Super Maratona de Biologia

História e Geografia de Santa Catarina

Atualidades/Análise e Interpretação de Texto

No dia 11 de junho de 2011, os estudantes da unidade UFSC e unidade Instituto Estadual de Educação participaram da Super Maratona de Biologia. O evento contou com a presença de mais de 200 estudantes das duas unidades. Dois professores de Biologia se revezaram na resolução de exercícios e esclarecimento das dúvidas. No intervalo entre a aula de um professor e outro, a confraternização aconteceu em um Vestibulando Feliz.

Durante dois sábados de agosto, no auditório do Instituto Estadual de Educação, 400 estudantes do Pré-vestibular da UFSC/SED, unidades da Grande Florianópolis, puderam assistir a duas aulas de História e Geografia de Santa Catarina. Dois professores das disciplinas revesaram-se na apresentação de conteúdos, trabalhando com os estudantes os principais aspectos da geografia e da história catarinenses.

Em novembro, o Pré-vestibular da UFSC/SED promoveu aulas de Atualidades/Análise e Interpretação de Texto, com a participação interdisciplinar de três professores por atividade. Esse modelo de aula conta com a participação de dois professores de áreas distintas, que apresentam uma temática sobre a ótica de cada disciplina, e um terceiro professor, de Língua Portuguesa, que orienta o estudante na elaboração de uma resposta à questão discursiva proposta sobre o assunto em exposição.

Aulão Pró-ENEM Em 2011, o Pré-vestibular da UFSC/SED ofereceu, para as suas 31 unidades, o Aulão Pró-ENEM. O evento foi realizado em 16 cidadespolo, agrupando unidades próximas. Os Aulões pelo estado beneficiaram mais de 4.500 estudantes (do Pré-vestibular da UFSC/SED e da comunidade escolar em geral) e, com o ingresso de 1kg de alimento não perecível, foi arrecadado cerca de cinco toneladas de alimentos, que foram repassados para entidades assistenciais catarinenses, ajudando as vítimas das enchentes do Vale do Itajaí. Durante o fechamento do evento, o Coordenador e idealizador do Pré-vestibular da UFSC/SED, professor Otavio Auler, afirmou que: “Nossa equipe quer motivar e melhor preparar nossos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio e, ao mesmo tempo, auxiliar nossos irmãos catarinenses neste momento de necessidade. Para isto, cada Aulão Pró-ENEM foi um evento de grande sucesso de público e de solidariedade”.

3

JORNAL DO PRÉ-VETIBULAR DA UFSC


O Vestibulando

Aulão Vestibular UFSC

Eventos de Integração Festa Vestibulina Mais de 450 estudantes do Pré-Vestibular da UFSC/SED e convidados participaram da 7ª edição da tradicional "Festa Vestibulina". O evento aconteceu no dia 9 de julho de 2011, na sede no Restaurante Universitário da UFSC. O idealizador e Coordenadorgeral do Pré-vestibular, professor Otavio Auler, considerou o evento “um sucesso em caracterização, participação e motivação”.

O Aulão da UFSC, que oferece revisão de conteúdos, dicas das disciplinas e das provas do vestibular, é uma tradição no Pré-vestibular da UFSC/SED. Em 2011, foi realizada sua 8ª edição na Grande Florianópolis, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e com o apoio da rádio Atlântida. O evento contou ainda com um show temático, misturando cores, música, alegria e ensinamentos. A abertura do evento na UFSC ficou a cargo do Professor Otavio Auler, idealizador e Coordenador-geral do projeto, e o mestre de cerimônias foi o ‘Bola’, da rádio Atlântida. Participaram 25 professores, que entraram caracterizados de banda de música nacional ou internacional. No final, o Aulão contou com a apresentação do Coral Timbra, formado por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Aulão UFSC foi apresentado em 10 cidades, alcançando as 31 unidades do projeto e beneficiando cerca de 5.000 estudantes.

Vestidos com trajes típicos das festas de São João, os estudantes divertiram-se, confraternizaram e puderam saborear as comidas servidas na festa - pipoca, pinhão, cachorro-quente, quentão, bolos e outros doces. Durante a festa, foi realizado um concurso de quadrilhas, onde cada unidade da Grande Florianópolis pode formar sua quadrilha e entrar na brincadeira. A Festa Vestibulina aconteceu também nas demais unidades do estado, adaptando-se a cada localidade e espaço físico e ao objetivo da proposta – integrar e descontrair professores, assessores e alunos do Pré-vestibular da UFSC/SED.

Vestibulando Feliz você sabia

?

Sisu - Sistema de Seleção Unificada

O que é o Fies

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. http://sisu.mec.gov.br/#/principal.php

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet. http://sisfiesportal.mec.gov.br/

O “Vestibulando Feliz” é uma atividade que acontece em cada unidade do Pré-vestibular da UFSC/SED, em horário de intervalo de aula, e tem como objetivo integrar e desenvolver o espírito da solidariedade e confraternização entre os estudantes, professores, equipe do Pré-vestibular e escola. Esta atividade foi realizada três vezes no ano de 2011, em todas as 31 unidades presentes nas 29 cidades de Santa Catarina, contando com a participação de mais de 3.000 alunos. Cada aluno pode compartilhar uma porção de alimento pronto para consumo, suco ou refrigerante e participou de um lanche coletivo repleto de muita conversa, música e descontração.

JORNAL DO PRÉ-VETIBULAR DA UFSC

4


O Vestibulando

II Ciclo de Informaç��o Profissional A Equipe de Psicologia e os demais membros do Pré-vestibular da UFSC/SED realizaram, nos dias 2 e 3 de setembro, o II Ciclo de Informação Profissional, no Instituto Estadual de Educação em Florianópolis. O evento teve o apoio da Secretaria do Estado da Educação (SED), da Rádio Atlântida, do Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP) e Instituto Estadual de Educação (IEE). O objetivo do II CIP foi dar suporte aos alunos que iriam prestar vestibular no final do ano, a fim de auxiliá-los a melhor definir uma profissão. Afinal, para uma escolha profissional consciente é importante conhecer a si próprio – gostos, interesses, habilidades - bem como conhecer os cursos nas universidades públicas e particulares. Os temas das palestras foram definidos com base em uma pesquisa onde foram definidas 35 profissões, apresentadas por profissionais e/ou estudantes, além de palestras com grandes nomes – Moacir Pereira, Teco Padaratz, Corina Martins Espíndola, Vinicius de Lucca Filho e, para fechar o segundo dia, um show com a Banda Iriê. Mais de 1.200 alunos participaram do Evento.

Cobertura do Vestibular da UFSC Desde o início do projeto do Pré-vestibular da UFSC/SED, em 2003, é realizada a atividade de cobertura do vestibular da UFSC, que visa a oferta de suporte emocional aos estudantes. Neste ano, foi montada uma grande estrutura em frente à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, câmpus Trindade, na qual os vestibulandos puderam encontrar a equipe do Pré-vestibular da UFSC/SED. A tenda deste ano contou com a parceria da Rádio Atlântida, entrevistando professores, assessores pedagógicos e vestibulandos. Também foi oferecido aos estudantes o serviço (inédito) de massoterapia: duas massagistas estiveram presentes no evento proporcionando momentos relaxantes antes da realização das provas. Da mesma forma que no Aulão Pró-ENEM e no Aulão da UFSC, a Cobertura do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina ocorreu em outras cidades, principalmente naquelas que sediaram a realização da prova da UFSC. A Equipe do Pré-vestibular da UFSC/SED, sob a coordenação do professor Otavio Auler, corrigiu, em primeira mão, a prova Amarela do Vestibular UFSC/2012 e a prova Verde de Espanhol. “Foi uma iniciativa inédita. Fomos o primeiro curso pré-vestibular do Brasil a corrigir uma prova do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina”, afirmou o Prof. Otavio Auler, Coordenador e idealizador do projeto.

5

JORNAL DO PRÉ-VETIBULAR DA UFSC


O Vestibulando

I Copa Beto A I Copa Beto de Futsal é uma homenagem do Pré-vestibular da UFSC/SED ao professor e Assessor Pedagógico, José Umberto Teixeira, que conviveu, apoiou e participou efetivamente da formulação e do crescimento do Pré-Vestibular da UFSC/SED ao longo de sete anos. O Professor Beto, como era carinhosamente chamado, faleceu em outubro de 2010 e o Pré-vestibular, em sua homenagem, criou a Copa Beto de Futsal, que será disputada todos os anos. A II Copa Beto já está programada. Deste primeiro torneio de futsal participaram sete equipes: cinco equipes das unidades da Grande Florianópolis, uma equipe dos professores e estudantes e outra equipe formada por ex-estudantes do Pré-vestibular da UFSC/SED. Para o Prof. Otavio Auler, coordenador e idealizador do Pré-vestibular da UFSC/SED, “este foi um momento de homenagear o nosso Professor Símbolo: Professor Beto, aquele que sempre trabalhou em prol de uma educação pública de inclusão e de qualidade”.

Redes Sociais: comunicação com estudantes Graças às redes sociais (Facebook e Twitter), cresce a cada dia mais também o contato virtual entre Pré-vestibular da UFSC/SED, estudantes e comunidade em geral. Atualmente, o Pré-vestibular possui mais de 5.100 amigos em seu perfil do Facebook, além de 2.800 assinantes do mesmo perfil. Também existem duas Fanpages do projeto, que juntas totalizam mais de 4.000 "curtidas". No Twitter, são mais 1.600 os seguidores do Pré-vestibular da UFSC/SED. Isso totaliza mais de 13.500 internautas ligados recebendo e difundindo as atualizações e publicações da equipe de Comunicação Social do Pré-vestibular da UFSC/SED na rede. A importância das redes sociais está na praticidade, no alcance e na velocidade com que são realizadas as trocas de informação: rapidamente a informação se propaga para um número considerável de pessoas, facilitando a comunicação, especialmente entre Pré-vestibular, alunos e professores. Para o professor Otavio Augusto Auler, coordenador e idealizador do projeto, "esta imensa rede de relacionamentos demonstra a necessidade e o interesse de nossos jovens em investir em sua própria capacitação e profissionalização em busca de melhores oportunidades para si e para sua família". De fato as redes sociais são uma ferramenta de grande importância e cuja utilização tende sempre a aumentar, dentro e fora do Pré-vestibular da UFSC/SED. Fique de olho! JORNAL DO PRÉ-VETIBULAR DA UFSC

6


os Depoiment os de ex-alun

minado o 3° ano, No final de 2009, ter Medicina na agradecer prestei o vestibular pra eiro lugar, quero 10, consegui im 20 pr Em Em sei pas ibular não e . UFSC uipe do Pré-vest estres o curso muito a toda eq te an rt po fazer durante dois sem r esse im SED. As palavras da UFSC/sed po ando Pré-vestibular da UFSC/ anos vem mostr es 8 sor há fes e pro qu dos to cia oje iên pr pac a , or ras motivado vez melh es. resultados, e cada e a resolução de as us se vid dú e, em sas nos as com em escola pública grandioso sonho Sempre estudei sonho o igo m co questões fizeram do xe m alcançar. esses anos, trou dia s po do os to ded us ão me algo que ter uma formaç que sempre tive de um dia poder a Depois disso, foi a fé dificuldade que iri da ar nçosa ao aguard superior. Sabia o, tã En -lo zá que me deixou espera ali . de ter para poder re r ão ra saç nt sen a co E en 3ª da o ma . pela 2° cha , quando comecei sca de um sonho no ano de 2010 i para o dado o 1° passo na bu édio, me inscrev M ano de Ensino UFSC. da Rúbia Mohr lar é mágica! ibu do Pré-vest e tr es C) m FS se 1º (U a Medicin Zeferino Aprovada em Roberto R. Física (IFSC) Aprovada em

008), do ensino médio (2 Durante o 2º ano dinheiro um r ta jun ra ses pa trabalhei alguns me l, na jor sinho. Li num radecer ao poder pagar um cur e s de ida un Eu só tenho a ag ort l, sobre as op UFSC/SED. Afina uma coluna falando aças Gr . SC UF o Pré-vestibular da da o: lar nh ançar um so pelo Pré-vestibu alc s ida ra rec pa ofe do ano tu sse ei largu lar, lo que lutei ne SC. O Pré-vestibu us consegui tudo pe De a do o siv en ext de passar na UF , ários uma vaga no todos os funcion no de 2009: consegui r tra en ui os professores e seg con bem todos os lar da UFSC/SED, ce ibu re e est é-v m pr ra 3º be o ce me re uito da UFSC para fazer abertos e com m Colégio de aplicação eiro alunos de braços o nã pois de um ano int do , , o resulta o, e, finalmente de an tão o açã rov empenho. Assim ap e a o consegui or Muito obrigad de bastante estudo, . SC UF poderia ser melh . ra da pa ina e, dic me s os aprovados desejada no curso de er que parabéns a todo conselho: o, mas não posso diz um açã rov só ap , a i uiu gu eg ns nse Co , res sso quem não co ofe ajuda dos pr s seus sonhos! o fiz só, porque a anto nunca desista do lar da UFSC/SED, qu ibu est é-v Pr do o nt ze ta en or D val ção, tiveram um Hruan Thiago do Colégio de Aplica ática (UFSC) em at M eço a Deus por isso.Cliff ad em Aprovado inestimável, e agr Steven icina (UFSC) ed M em Aprovado

am esse obstáculo Todos que enfrent sofrido sabem o quanto chamado vestibular ED à /S SC UF da stibular é. Eu fiz o Pré-ve À ã u 3° ano de manh . noite, e fazia me ra pa re o tempo liv tarde aproveitava dormir tarde e Er ém mb . a duro estudar ta você a os fatores levam acordar cedo. Muit ssível po im é r achar que querer desistir, po a nh mi a m co ga Hoje, conseguir uma va . a r ce de ra ag e qu nho vitória, apenas te Pré-vestibular da do s do to a e us De e deram muita força UFSC/SED que me ar gr ale ra pa do tu de que sempre fizeram as ns te . as coisas menos as aulas e tornar e de Amorim Jhulye Thays FSC) Farmácia (U Aprovada em

ficuldades, conquistas, di Foi um ano de sem eza Seis anos alegrias e trist . mpo, mas quando to te estudar é mui ssa vida, objetivo em no traçamos um com muita s fácil. Contei e colegas. tudo fica mai çã s, coordena o re so es of pr a: ajud ço a todos do Desde já agrade pelo meu da UFSC/SED Pré-vestibular sucesso de lo muito feliz pe não sucesso e fico e qu s eguiram. Ao tam, todos que cons sis de a nc nu digo que o conseguiram, to assar, entretan não é fácil frac abraço e é desistir. Um or ai m so as ac fr dos felicidades a to rici.o Milagres da Silva Mau ábeis (UFSC) Ciências Cont aprovado em

balhei para manter Sempre estudei e tra deixei de estudar e meus estudos. Nunca ito estudo e mu sonhar... Depois de o médio. Logo sin en o í trabalho conclu o Pré-vestibular da em seguida conheci a oportunidade de UFSC, que me deu stibular de -ve pré fazer um curso i um ano de Fo ito tu gra . qualidade e ação. Não aprendi muito estudo e dedic vestibular, mas no r apenas para passa Ganhei muitos para vencer na vida. es são excelentes e amigos. Os professor am aquilo que am de grande coração, existe o e qu m be fazem. Ainda ED: inclusão /S SC UF da lar ibu Pré-vest a Conceição para a vida. Elisa de Sous (UFSC) Serviço Social Aprovada em

cer a toda equipe Eu gostaria de agrade UFSC/SED e do Pré-vestibular da para lhes dar nto aproveitar o mome que a equipe faz. ho bal tra o parabéns pel bular da UFSC/SED, A todos do Pré-vesti uem assim que tin bom trabalho e con ipe do Brasil. equ r lho me vocês têm a ex-veterano aluno Agradecimento de um C/SED e, agora, UFS do Pré-vestibular da -vestibular + pré or elh (m graças a união um CALOURO força de vontade) sou UFSC 2011. ntana Alex Clécio Sa FSC) (U a gi Eng. de Ener Aprovado em


O Vestibulando | Ano 4 #1