Page 1


Thaís

Fonseca Rodrigues Um dia foi o querer de uma menina esperta. Foi a resposta de uma adolescente cheia de dúvidas. Foi a esperança de uma jovem sonhadora. Foi o caminho de uma adulta em formação. Hoje é a realidade de uma profissional. É a concretização do meu sonho e de todos que estiveram presentes na trajetória da criança até a médica. O sentimento é de gratidão: à Deus por ter permitido que eu chegasse aqui, todos os passos tiveram Seu amparo; à minha família por ter dado todo suporte e apoio possíveis, sem vocês jamais conseguiria, agradeço especialmente aos meus avós Maria Alice e João que tudo fizeram por mim; aos meus amigos - aos antigos por permanecerem, aos novos por entrarem na minha vida - vocês são verdadeiros presentes; ao Marcello, meu maior companheiro, por seu amor e incentivo diários; aos pacientes que me permitiram o cuidar; aos professores que me guiaram; à UFRJ, pela formação; à todos que me deram a mão para seguir por esses 6 anos. Hoje é a felicidade por um futuro fazendo o que amo.

Universidade Federal do Rio de Janeiro • Medicina 2019.1


FamĂ­lia Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse consectetur neque ex, vitae fringilla diam rhoncus eget. Praesent ut vestibulum velit, eget tincidunt velit. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Ut sed justo quis enim sollicitudin tincidunt. Sed interdum lorem in velit pretium, at pulvinar urna placerat. Praesent non leo ut magna sodales venenatis in sed eros. Fusce magna magna, iaculis eget rhoncus at, venenatis eget purus. Nulla aliquam ipsum viverra velit blandit, id viverra eros porta. Nam fringilla tellus sem, vel placerat nisi faucibus eu. Morbi dictum lectus purus, at aliquam tellus ullamcorper cursus. Ut et laoreet risus. Curabitur risus ligula, tempor at vestibulum id, dapibus sed libero. Suspendisse aliquam ex sem, nec condimentum risus iaculis eu. Donec urna tortor, convallis in vulputate ut, convallis at sem. Nulla dignissim velit non nulla varius, vitae aliquam ante porta. Morbi finibus urna ipsum, a consectetur nunc egestas vitae. Nulla ex nibh, lobortis a nulla eu, finibus porta nisi. In facilisis purus eget blandit pulvinar. Pellentesque ut velit varius, tempus tortor finibus, porta enim. Ut lectus nulla, molestie at dictum at, porttitor nec justo.


Solenidades

Os formandos do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm o prazer de convidar Vossa Senhoria e Ilustríssima família para as solenidades de formatura da turma Clemax Couto de Sant’Anna.

Culto Ecumênico Colacão de Grau

Dia 03 de Julho de 2019, as 10 horas Igreja da Candelária Rua Pio X, s/n Centro • Rio de Janeiro

Baile de Gala

Dia 06 de Julho de 2019, as 22 horas Riocentro Pavilhão 5 Av. Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca • Rio de Janeiro

Dia 04 de Julho de 2019, as 19 horas Riocentro Pavilhão 6 Av. Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca • Rio de Janeiro


Corpo Administrativo Reitora: Denise Pires de Carvalho Vice-Reitor: Carlos Frederico Leão Rocha Diretor da Faculdade: Roberto de Andrade Medronho

Homenageados Nome da Turma: Clemax Couto Sant’Anna Patrono: Roberto Lent Paraninfa: Michele Lopes Pedrosa Funcionárias: Mara Lucia Alves Carrijo Jussara da Silva do Nascimento

Professores: Flávia Tarabini Castellani Asmar Flávio Henrique de Rezende Costa Joaquim Ribeiro Filho Lucia Araujo Maria Isabel Dutra Souto Rafael Silva Duarte Ricardo Vasconcellos Bruno Simone Aranha Nouér


Mensagem Inicial

Durante os últimos anos vivemos um processo intenso de contato com o outro e com nós mesmos. A cada conversa com o paciente, descobrimos mais sobre nossa individualidade. Ao tocá-lo, conseguimos entender a simplicidade do que é ser humano. A trajetória percorrida até aqui apresentou-nos ao amor genuíno pela vida de uma maneira tão singular quanto inimaginável. Nesse constante construir e desconstruir interior e intelectual, agora tornamo-nos médicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob a benção da Minerva e com as tantas mãos que nos apoiaram, conquistamos hoje essa vitória. Nesse momento, nenhuma forma de comemorar é melhor do que o simples gesto de agradecer. Nossa imensa gratidão a cada um que nos proporcionou uma caminhada mais leve até aqui. Apresentamos nesse convite a medicina que defendemos para nossos pacientes: humana, sensível e individualizada. Possamos então florescer em cada lugar que estivermos sendo sempre sementes de conforto a nossa volta.


Homenagem aos Pais

Aos nossos amados pais, que nos deram a mão durante essa caminhada e lutaram pela realização dos nossos sonhos desde a mais tenra idade. Muitos ofereceram a nós o que nunca tiveram a fim de verem esse dia finalmente chegar. Vocês foram incansáveis na espera pelo nosso retorno quando estivemos ausentes, e não foram poucas as ocasiões. Nosso apoio, nosso forte, nosso colo, a saudade mais apertada, o abraço mais esperado no reencontro. Todas as vitórias e derrotas nos trouxeram juntos a esse momento. Essa homenagem se destina a todos aqueles que nos amaram como filhos e assumiram a responsabilidade de nos criar e batalhar por nós como pais e mães. Palavras nunca serão suficientes para expressar nosso amor e gratidão por tudo o que são e fazem por nós. Amamos vocês!


Homenagem à Fé Fé é a confiança incondicional em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. Independente da face que adota, a fé, como diz o ditado, move montanhas. Nossos próprios medos e inseguranças foram, em tantas vezes, superados pela força da fé. Fé em nós mesmos, no futuro, na causa, em Deus, ou em qualquer outra força motriz. A fé, muito além de sua veste religiosa, é o que nos torna mais humanos, mais sensíveis, mais empáticos. Que possamos ter sempre fé em nosso objetivo de sermos bons médicos, mesmo diante das inevitáveis adversidades que surgirão. Que mantenhamos aceso o fogo da esperança de um futuro melhor, no qual podemos curar às vezes, amenizar muitas vezes, mas confortar sempre.


Homenagem aos Pacientes

Confiaram-nos a tarefa do cuidado quando as mãos ainda tremiam, inseguros, meros aprendizes. Deixaram-nos tocar o corpo e a alma, nos confiaram seus segredos, sofrimentos e angústias. Ensinaram-nos sobre a responsabilidade do ato de cuidar, a sermos sempre humildes, e que cuidar de gente é tarefa árdua. Se somos médicos hoje, em parte é graças à confiança e à entrega de muitos.

Homenagem ao Cadáver

O olhar curioso sobre o corpo inanimado, cheio de dúvidas sobre a morte e de como seria a ponte para salvar vidas. A morte ressignificada no anatômico compartilhou os segredos do corpo e foi capaz de multiplicar vida. Ao cadáver que no silêncio solene do anonimato foi o primeiro a nos ensinar, permitindo florescer o conhecimento, o respeito ao ser humano e o propósito de cuidar do outro.


Homenagem aos Ausentes Despedida talvez seja questão de formalidade, pois há pessoas que nunca estão verdadeiramente ausentes. Há sorrisos que nunca se vão, pois ensinam a sorrir. Palavras que nunca se vão, porque juntas formam o livro da nossa vida. E nesse novo capítulo seguimos virando a página. Mas cada palavra nova sempre parte das letras antigas deixadas por alguém. Alguém que segurou minhas mãos e apontou o caminho para alcançar esse sonho. Mas minhas mãos cresceram. Elas vão cuidar de muitos agora. O afago original, porém, tem dono, que mesmo ausente estará nas novas páginas que virão. Porque cada letra faz parte de mim e essas mãos que escrevem não são apenas minhas. Começou assim um sentimento que cresceu como esperança. E nesse crescimento contínuo eu sei: há pessoas que são para sempre.


Homenagem aos Familiares

Desde o nosso primeiro suspiro neste mundo estivemos rodeados por pessoas que nos querem bem. Seres extraordinários cujo amor nos concebeu e nos fez crescer para desbravar o mundo. Foram eles que nos seguraram pela mão com carinho e paciência e nos ensinaram as coisas elementares da vida. Temos em vocês nosso porto seguro nos momentos mais difíceis. Por todo o acolhimento e apoio, nossa infinita gratidão.

Homenagem aos Amigos

Amigos, com vocês tivemos força e energia para irmos além, e agora comemoram conosco essa vitória e o início de novos desafios. Obrigada por serem nossa alegria, em especial aos parceiros diários que encontramos nesse caminho intenso da medicina, com os quais aprendemos sobre nossas diferenças e, finalmente, a nos apoiarmos. E mesmo nas horas mais sombrias, ninguém soltou a mão de ninguém.


Homenagem aos Mestres Se às vezes a estrutura física acanha o brilho dos olhos, o corpo docente traz vida e trata de renovar a esperança diariamente. Pilares sólidos que sustentam esta instituição com tradição em excelência e reforçam a cada encontro o orgulho da formação por esta escola. Agradecemos por ensinarem a humanidade de ser médico, missão que ultrapassa as formalidades de qualquer grade curricular.

Homenagem aos Funcionários Eles estão nos bastidores diários de ambulatórios e enfermarias, mas nossa orquestra não seria tão afinada sem o árduo trabalho dos que se dedicam ao pleno funcionamento desta casa. Àqueles que organizam a eterna fila do HU, preparam o café para despertar nossa manhã, prezam pela nossa segurança, zelam pela limpeza, distribuem os prontuários, entre tantas outras tarefas, nosso muito obrigada. A resistência e o empenho de cada um de vocês mantiveram-nos resilientes nessa longa caminhada.


Juramento

Como membro da profissão médica: Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da humanidade; A saúde e o bem-estar do meu doente serão as minhas primeiras preocupações; Respeitarei a autonomia e a dignidade do meu doente; Guardarei o máximo respeito pela vida humana; não permitirei que considerações sobre idade, doença ou deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação política, raça, orientação sexual, estatuto social ou qualquer outro fator se interponham entre o meu dever e o meu doente; Respeitarei os segredos que me forem confiados, mesmo após a morte do doente; Exercerei a minha profissão com consciência e dignidade e de acordo com as boas práticas médicas; Fomentarei a honra e as nobres tradições da profissão médica; Guardarei respeito e gratidão aos meus mestres, colegas e alunos pelo que lhes é devido; Partilharei os meus conhecimentos médicos em benefício dos doentes e da melhoria dos cuidados de saúde; Cuidarei da minha saúde, bem-estar e capacidades para prestar cuidados da maior qualidade; Não usarei os meus conhecimentos médicos para violar direitos humanos e liberdades civis, mesmo sob ameaça; Faço estas promessas solenemente, livremente e sob palavra de honra.


Homenagem ao Hucff (Hospital Universitário Clementino Fraga Filho)

Nosso lar acadêmico nos últimos anos, fomos acolhidos dentro de sua imensidão. Em seus corredores, choramos derrotas mas também transbordamos alegrias, nos transformando e amadurecendo. Com os anos, passamos de jovens leigos a finalmente médicos, filhos de Minerva. Tão frágil e magnífico ao mesmo tempo. Quem serve e é servido entre suas paredes entende sua grandiosidade e capacidade de mudar diariamente a vida de incontáveis pessoas. E, por compreender o seu papel transformador na sociedade, lutamos e continuaremos a lutar pela sua existência. Completamos essa etapa da nossa caminhada levando parte dele e das pessoas que sustentam seus pilares dentro de nós. À essa eterna casa, nossa gratidão.


João Paulo da Costa Gonçalves

Nathália Azambuja Barbosa

Amanda Dantas do Nascimento

Sheila Marisa Jardim Lopes Jesus

Milton Santos Martins da Silva

Rodrigo de Carvalho Brandão

Isabelle Alves Ramos

Gabriela Correa Gorga

Verônica Batista Vieira

Thaís Fonseca Rodrigues

Fabiana Pichinine Noronha


Jorge Ambrosini de Medeiros

Carolina Donner de Drummond Ventura

Wesley Delfino de Castro

Isabela Ferreira

Humberto de Castro Moreira Araujo

Patrícia Batista Biciati

Filipe Daniel Martins da Costa

Raíssa Pontes Chaves

Amanda Ferreira Talho

Ângelo Alves de Moura

Namibia Pimenta Guevara

Raquel Tavares Borba


João Vitor Cotrim Gonçalves

Priscila Machado de Matos

Thaís Felix Soares

Natália Vitória Napolitano de Carvalho

Ricardo de Rezende Salgado Esper

Milena Blanc Mendes Dória

Gabriela Bueno Loria

Mayara Alves Silveira de Mendonça

Danilo Araujo Schitkoski

Raisa Manuela Sena Moura

Laís Marques Bottino


Rafael Marques de Mesquita

João Pedro Rodrigues Feitosa

Gustavo da Fontoura Galvão

Leonardo Baron Spolidoro

Leonardo Coutinho Veiga

Filipe Mitsuo Akamine

Marco Antonio Fichtner Bellizze Oliveira

Natália Deoclecio Bonfá

Alexandre Pavi Garcia Rosa

Marcos Janer Ribeiro Godinho

Alan Johnes Marçal


Daniel de Oliveira Phebo Maranhão

Carolina Barros Patrocínio

Guilherme Martins Silva

Danielle Fernandes Agostinho

Guilherme Kokot Arcari

Anna Carolina Pinheiro Oliveira

Cinthia Arakaki Watanabe

Pâmella Mendes Simões

Letícia Benaducci Glerian

Layza Costa Ribeiro

Amanda Alecrim Magalhães


Bรกrbara Teixeira Doca

Augusto Felipe Modesto Ferreira

Catarina Lee Moraes

Lucas Aquino Morem

ร‚ngela de Paiva Ansorge

Danilo Mejia Barbosa

Ana Laura de Paula Bordini

Mariana Miranda de Almeida e Silva

Giovanna Martins Szczypior de Souza

Guilherme Carrijo Olanda


Matheus Alves Rosa dos Santos

Wankler Dias Canhadas Junior

Thane Timbรณ Sousa

Mariana Alves Bellezzia

Ricardo Page Isepon Lopes

Geraldo Rocha Borelli

Renan Machado Martins

Caroline dos Santos Silva

Roberto Pereira Santos

Rafaela Roberta Cunha Gomes

Nathan Gonรงalves Messias dos Santos

Renata Mello Dias Rezende


Turma Clemax Couto Sant’anna RIO DE JANEIRO

Alexandre Pavi Garcia Rosa Amanda Dantas do Nascimento Amanda Larissa Alecrim Magalhães Anna Carolina Pinheiro Oliveira Carolina Barros Patrocínio Carolina Donner de Drummond Ventura Caroline dos Santos Silva Catarina Lee Moraes Daniel de Oliveira Phebo Maranhão Danielle Fernandes Agostinho Fabiana Pichinine Noronha Gabriela Correa Gorga Gustavo da Fontoura Galvão Isabelle Alves Ramos João Paulo da Costa Gonçalves João Pedro Rodrigues Feitosa Jorge Ambrosini de Medeiros Laís Marques Bottino Leandro do Egito Ansel Leonardo Coutinho Veiga Marco Antonio Fichtner Bellizze Oliveira Mariana Miranda de Almeida e Silva Matheus Alves Rosa dos Santos Mayara Alves Silveira de Mendonça Milena Blanc Mendes Dória Milton Santos Martins da Silva Natália Vitória Napolitano de Carvalho Pâmella Mendes Simões Priscila Machado de Matos Raíssa Pontes Chaves Raquel Tavares Borba Renata Mello Dias Rezende

Ricardo de Rezende Salgado Esper Ricardo Page Isepon Lopes Roberto Pereira Santos Rodrigo de Carvalho Brandão Thaís Felix Soares Thaís Fonseca Rodrigues

ESPÍRITO SANTO

Geraldo Rocha Borelli Natália Deoclécio Bonfá

MINAS GERAIS

Amanda Ferreira Talho Ângelo Alves de Moura Filipe Daniel Martins da Costa Guilherme Martins Silva Isabela Ferreira Marcos Janer Ribeiro Godinho Patrícia Batista Biciati Rafaela Roberta Cunha Gomes

SÃO PAULO

Alan Johnes Marçal Ana Laura de Paula Bordini Ângela de Paiva Ansorge Augusto Felipe Modesto Ferreira Bárbara Teixeira Doca Filipe Mitsuo Akamine Guilherme Carrijo Olanda Leticia Benaducci Glerian Namibia Pimenta Guevara Nathan Gonçalves Messias dos Santos

Verônica Batista Vieira Wankler Dias Canhadas Junior

PARÁ

DISTRITO FEDERAL

RONDÔNIA

GOIÁS

ANGOLA

Leonardo Baron Spolidoro Gabriela Bueno Loria Rafael Marques de Mesquita Raisa Manuela Sena Moura Renan Machado Martins

Thane Timbó Sousa Danilo Mejia Barbosa Sheila Marisa Jardim Lopes Jesus

MATO GROSSO

Mariana Alves Bellezzia

MATO GROSSO DO SUL Cinthia Arakaki Watanabe Nathália Azambuja Barbosa

PARANÁ

Danilo Araujo Schitkoski Giovanna Martins Szczypior de Souza Wesley Delfino de Castro

RIO GRANDE DO SUL Guilherme Kokot Arcari Lucas Aquino Morem

BAHIA

João Vitor Cotrim Gonçalves


Mensagem da Comissão

Um ciclo de seis anos chega ao fim e boa parte dessa jornada compartilhamos enquanto Comissão de Formatura. Reunimo-nos pela primeira vez no dia 29 de setembro de 2014 e, desde então, muita coisa mudou. Alguns membros nos deixaram para dar lugar a outros, muitas atas, longas reuniões, incontáveis decisões e, sobretudo, muito amadurecimento. Realizamos, paralelamente à Medicina, o papel de advogados, contadores, investidores, decoradores e tantas outras funções que nos permitiram uma verdadeira experiência antropológica. Nos unimos no propósito não só de realizar um evento, mas sim de encerrar um ciclo que, para muitos colegas, iniciou-se há bem mais de seis anos e foi regado a inúmeras abdicações. É chegada a hora de comemorar o resultado da perseverança. Agradecemos a todos pela confiança em nós depositada durante esses últimos anos. Vivemos juntos o sonho de nos tornarmos médicos e o fim dessa caminhada é a prova irrefutável de que tudo valeu a pena.


Mensagem Final

Foram seis anos de muito estudo, renúncias e inseguranças, mas foram justamente nesses momentos que assistimos nascer os fortes laços de amor e companheirismo entre nós. Aquele sonho de nos tornarmos médicos nos uniu e, agora, percorrida a jornada, este mesmo ideal comum nos levará para os mais diferentes e inesperados caminhos. Encerramos então mais esta etapa em nossas vidas e é chegada a hora de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos. Deixamos o HUCFF, nossa casa, plenamente capazes de exercer uma medicina humanizada e de excelência graças a todos os profissionais e pacientes que percorreram conosco este caminho. Levamos na bagagem as memórias desses anos e do que vivemos enquanto turma. Desperta em nós agora a ansiedade proporcionada pela dúvida do que virá adiante, mas permanece viva a certeza de que, apesar dos percalços, tudo valeu a pena.


CONTEÚDO REVISADO E APROVADO PELA COMISSÃO DE FORMATURA. Este convite não vale como documento, sendo assim, os alunos que apresentarem débito na sua vida acadêmica, mesmo que presentes neste, não colarão grau. O mesmo com todas as correções ortográficas (textos, nomes dos formandos e respectivos pais) e escolhas das fotos foram revisadas e aprovadas pela Comissão de Formatura. Todas as imagens ilustrativas são de total responsabilidade da Comissão de Formatura. Copyright2019© by Gabarito Forma. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei de Direitos Autorais n.°9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorização prévia, por escrito, da Gabarito Forma.

Profile for Matheus Marchetti

CONVITE COLAÇÃO - UFRJ MEDICINA 19.1  

CONVITE COLAÇÃO - UFRJ MEDICINA 19.1  

Advertisement