Issuu on Google+

Melhoria de processos e Rastreabilidade

CADEIA DE VALOR

VIRTUAL

uma quest達o de competitividade


CADEIA DE VALOR VIRTUAL O aumento da tecnologia permite que as empresas agreguem maior valor aos seus negócios, possibilitando a competição em dois ambientes: um físico e outro virtual. No ambiente físico os recursos podem ser vistos, já no virtual, o principal recurso é a informação. O que os executivos devem entender é que a empresa agrega valor nesses dois diferentes ambientes e isso exige estratégias diferentes para atender as peculiaridades de cada um. Toda empresa, mesmo de pequeno porte, é constituída por uma cadeia de atividades que reúne e organiza diversas tarefas, desde a entrada de matéria prima até a entrega de seus produtos e serviços aos clientes finais. A cadeia de valores descreve estas atividades pelo valor que cada uma agrega ao produto ou serviço final,

permitindo aos executivos redesenhar seus processos internos e externos e melhorar sua entrega de valor ao cliente. Entretanto, a cadeia de valores física trata a informação apenas como um elemento de apoio no processo produtivo e não como uma verdadeira fonte de valor. Hoje, muitas empresas já adicionam informações aos seus serviços com o objetivo de criar um valor adicional e aumentar, não só a lealdade de seus clientes, mas também, ganhar maior competitividade no mercado onde atua.

CADEIA DE VALOR VIRTUAL

1


O MERCADO VIRTUAL Embora a cadeia de valor virtual de uma empresa possa ser um espelho da cadeia de valor físico, os processos de agregação de valor empregados para transformar a informação bruta em novos serviços e produtos no mercado virtual são peculiares ao mundo da informação. Nele, os processos adotados pelas empresas passam, em geral, por três fases evolutivas: VISIBILIDADE - é a fase em que as informações são utilizadas para melhorar e otimizar a performance na cadeia física. A CAPACITAÇÃO DE ESPELHO - após a implantação da infra-estrutura adequada, as empresas começam a querer transferir os passos de agregação de valor da cadeia física para os seus correspondentes (como um reflexo no espelho) do mundo da cadeia virtual de valores. Ao moverem suas atividades do físico para o espaço virtual, as organizações começam a criar uma cadeia virtual de valor paralela, mais eficiente do que a cadeia física. NOVAS RELAÇÕES COM OS CONSUMIDORES - nesta etapa, as empresas vão além de uma criação de valor: elas passam também a extrair valor do espaço, estabelecendo novas relações com os consumidores no meio virtual. Algumas conseguem até reinventar a proposição central de valor de um negócio e até de um mercado.

CADEIA DE VALOR VIRTUAL

2


A MATRIZ DE VALORES A efetividade das oportunidades de desenvolvimento de produtos e serviços em cada estágio da cadeia virtual exige que o administrador siga os seguintes passos:

i Coletar as informações

Organizá-las para os consumidores

Distribuí-las.

CADEIA DE VALOR VIRTUAL

Selecionar as mais valiosas

Sintetizá-las ("empacotá-las")

3


O perfeito conhecimento da relação entre as cadeias de valores virtual e física de seu negócio permite as empresas melhorar seus processos, fazer de modo diferente ou novo e extrair muito mais oportunidades do que se ficassem restritos ao mundo físico.

O domínio destes conhecimentos permitirá aos administradores identificar e avaliar as ameaças e oportunidades de seus negócios, ao longo da cadeia de valores dos mundos físico e virtual. O seu desconhecimento poderá significar grandes riscos para as empresas.

Entretanto, devemos ter sempre em mente que os dois processos de criação de valor são fundamentalmente diferentes: enquanto a cadeia física é composta por uma sequência linear de atividades que define pontos de entrada e saída, a cadeia virtual compreende uma matriz de recursos de forma não linear, que podem ser acessados e distribuídos por uma grande variedade de canais.

CADEIA DE VALOR VIRTUAL

4


PRINCÍPIOS DO MUNDO VIRTUAL A LEI DOS BENS DIGITAIS Bens digitais não gastam com o uso. Empresas que criam valor com bens digitais podem negociá-los de forma infinita porque seu custo de reprodução é quase zero. NOVAS ECONOMIAS DE ESCALA A cadeia virtual de valor redefine as economias de atuação, utilizando um grupo de bens digitais para criar valor em mercados variados e diferentes.

$

%

COMPRESSÃO DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO Os custos de transação ao longo da cadeia virtual são inferiores à sua contrapartida na cadeia física; tendem a permanecer em queda em função da redução dos preços das novas tecnologias (ex.: custos de armazenagem). REBALANCEAMENTO DA OFERTA E DA PROCURA O mundo moderno se desloca de um paradigma de oferta para um outro de demanda. Na sociedade da informação as empresas têm oportunidade de perceber e responder às solicitações dos clientes ao invés de simplesmente fazer e vender produtos e serviços.

CADEIA DE VALOR VIRTUAL

5


CONCLUSÃO É possível verificar que as alterações do mercado têm exigido das empresas maior flexibilidade, ou seja, responder rapidamente às mudanças do ambiente onde estão inseridas, além de buscar antecipar as necessidades dos clientes, empenhando-se em atendêlos de forma personalizada ou, pelo menos, o mais próximo possível dos seus anseios. Para tornarem-se competitivas, as empresas estão tendo que inovar não só em relação aos seus produtos, mas também em termos de processo. Para tal, tem sido fundamental para os executivos repensar a postura de sua organização diante da rápida evolução das tecnologias de informação. Alguns deles serão capazes de aproveitar as mudanças, encarando-as como oportunidades. Outros, as verão como barreiras e serão, naturalmente, colocados para fora do mercado.

REFERÊNCIAS VELASCO, S. D.; Explorando a cadeia de valores virtuais. Instituto mvc m. Vianna costacurta estratégia e humanismo. PORTER, Michael. "Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior". Rio de Janeiro: Campus, 1986. RAYPORT, Jeffrey e SVIOKLA, John. "Exploiting the Virtual Value Chain". Harvard Business Review, v.73, n.6, nov.- dez., 1995.

CADEIA DE VALOR VIRTUAL

6


Melhoria de processos e Rastreabilidade

contato@mitahtech.com.br (35) 3829 - 5282


Cadeia de Valor Virtual