Page 1

Revista Interna | Ano 01

3ª Edição

2018

Manutenção e Serviços Prediais


Sumário

01

03 - Destaques da Manutenção Tudo que aconteceu na área

04 - Aniversariantes do mês

Veja quem paga o almoço este mês

05 - Atualidades

Israel é o berço das startups mais criativas do mundo

07 - Mercado

Varejo 5D – Além da Realidade Virtual e Realidade Aumentada nas lojas e malls

09 - Visão 2020

Campanha - Novo Mascote

11 - Mundo

Novo elemento pode mudar a fabricação do LED

13 - Mudanças

O que sua equipe espera de você?


02

Carta ao leitor Ressalte os aspectos positivos das pessoas Contam que numa carpintaria houve uma vez uma estranha reunião. Foi uma reunião entre ferramentas, para acertar suas diferenças. O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria de renunciar. A causa? Fazia barulho demais e, além disso, passava o tempo todo dando golpes. O martelo assumiu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir qualquer coisa. O parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Disse que ela era muito áspera ao tratar dos demais atritos. A lixa acatou a decisão, mas com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo sua medida, como se fosse ele o único perfeito. Nesse momento o carpinteiro entrou, juntou o material e começou a trabalhar. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, uma rústica madeira converteu-se num fino móvel. Quando as ferramentas ficaram novamente a sós, a Assembléia retomou a discussão. Foi então que o serrote pediu a palavra e disse: - Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos fortes. Assim, proponho um trato: não vamos mais ressaltar nossos pontos fracos e vamos passar a valorizar nossos pontos fortes. Quando uma pessoa busca defeitos na outra, sempre acaba encontrando algo para criticar, e dessa forma o clima tende a tornar-se tenso e negativo. Por outro lado, quando se buscam com sinceridade os pontos fortes uns dos outros, as melhores qualidades aparecem.

Extraído do livro: O que podemos aprender com os gansos I Alexandre Rangel


03

Destaques da Manutenção

Acontece na Manutenção

Pedro Miranda foi parabenizado pela área de RSA/ Responsabilidade Social e Ambiental, por ajudar no projeto: Expedição Socioambiental, onde é realizado um "tour" com um grupo de funcionários por todos os espaços da Porto que apresentam atributos de sustentabilidade. Neste projeto, o colaborador Pedro foi super solicito em buscar as informações para passar ao grupo da melhor forma.

A Natália Leite foi parabenizada pela agilidade no atendimento quanto a introdução de novos itens no Ambulatório do CCM, o reconhecimento foi feito pela gestora Viviane Boni.

O colaborador Igor Santana foi parabenizado pela Júlia Moraes, ela enfatizou que ficou impressionada com o envolvimento, e o compromisso mostrado pelo colaborador.


04

Aniversariantes

Douglas Lopes Araujo

20 de abril

Danilo Horta

24 de abril

Érica Sturalli

25 de abril


05

Atualidades

Israel é o berço das startups mais criativas do mundo Com uma população menor do que a da cidade de São Paulo, cerca de 8,6 milhões de habitantes, o Estado de Israel foi eleito o quinto país mais inovador do mundo. Sem muitos recursos naturais e conhecido pelos conflitos milenares, o país precisou buscar caminhos para se desenvolver, e a tecnologia foi um meio encontrado para fomentar esse desenvolvimento.

Em Israel há uma forte parceria entre universidades, indústrias e centros de investimento, além de estímulos ao estudo e criatividade. Sendo assim, Israel se tornou um centro de startups, somando mais de 7 mil delas e ganhou o apelido de “país das startups”. Muitas tecnologias e empresas conhecidas hoje são israelenses. Alguns exemplos são: •

Waze – aplicativo colaborativo de trânsito, que indica caminhos, locais congestionados, rotas alternativas, acidentes e muito mais. Foi fundado em 2008, por Uri Levine, Ehud Shabtai e Amir Shinar. Foi comprado pelo Google recentemente. Wix – plataforma gratuita para criação de sites, permite a criação de endereços em HTML5 e Mobile. Criada em 2006, por Avishai Abrahami, Nadav Abrahami e Giora Kaplan.


06 Curiosidade:

Israel não é um país e sim um Estado. Você sabe por quê?

Até o dia 20/04/2018 envie sua resposta para matheus.guimaraes@portoseguro.com.br. A melhor resposta receberá um delicioso prêmio.

www.mercadoeconsumo.com.br/2018/03/27/israel-e-o-berco-de-algumas-das-startups-maiscriativas-do-mundo/?utm_campaign=mc_news_2703&utm_medium=email&utm_source=RD +Station


07

Mercado

Varejo 5D – Além da Realidade Virtual e Realidade Aumentada nas lojas e malls São infindáveis as possibilidades geradas pela incorporação de RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Aumentada) ao ambiente de consumo e varejo, criando novas e instigantes perspectivas para o futuro desses setores. A perspectiva de reunir as alternativas 3D, cada vez mais disseminadas e em processo de popularização, com sensações físicas – como vento, calor, frio e odores –, abre novos caminhos que podem permitir que os consumidores vivienciem situações onde o processo de escolha, compra e pagamento de produtos e serviços se torne muito mais interessante, inovador e envolvente.


08

Imagine que você poderá conhecer e escolher um jet ski, pilotando virtualmente o mesmo em um dia ensolarado numa baía de águas azuis, ouvindo o barulho do motor navegando, sentindo o cheiro do mar e o vento em seu rosto. E talvez até possa sentir alguns respingos de água em seus braços! E poderá concluir a experiência virtual definindo a compra, a forma de pagamento, o prazo e o local de entrega, tudo isso no espaço de um quiosque de 2 m2, no meio do corredor de um shopping. Quão distante estamos dessa possibilidade? Quão decisiva será essa experiência na decisão de compra?

Objetivamente, estamos muito próximos dessas possibilidades e, se o prazer da experiência está assegurado, resta avaliar sua eficiência como novo canal de vendas e relacionamento para se abrir um novo universo de alternativas no varejo e no consumo. Muito disso já está disponível hoje de forma não integrada e o próximo passo será criar esse novo formato de operação e implantá-lo de forma precursora para medir sua eficiência em termos de vendas, resultados e retorno de investimento, para então definir sua expansão. Se, num primeiro momento, suas perspectivas são amplas para aplicação em lojas e centros comerciais diversos, existe um largo espectro de oportunidades para uso domiciliar futuro, à medida que cresça a velocidade de acesso às bandas de comunicação mais rápidas e mais acessíveis em termos de custos, além da popularização dos equipamentos para seu uso. Mas o que precisa ser considerado é que estamos nos aproximando rapidamente de uma nova geração de formatos, que batizamos anteriormente de PDXs, ou seja, a evolução dos antigos PDVs, ou Pontos de Vendas.

http://www.mercadoeconsumo.com.br/2018/03/26/varejo-5d-para-alem-de-rv-e-ra-naslojas-e-malls/?utm_campaign=mc_news_2603&utm_medium=email&utm_source=RD +Station


Visão 2020

09

EDITAL CONCURSO MASCOTE Concurso Mascote 1. DO CONCURSO – A Manutenção Predial promoverá o Concurso com a finalidade de escolher um mascote para representar a Área, de forma diferenciada e divertida, pois o nosso atual mascote assumiu o cargo com uma certa idade... Assim, hoje nos representa no Conselho da Cia.. A escolha do substituto do Manueinstein, levará em conta alguns critérios como: biografia, simbologia, criatividade, nome e a capacidade do mascote em popularizar o projeto. Cada grupo deverá criar um desenho, bem como transformá-lo em "4D". Ou seja: deve ser palpável. 2. OS PARTICIPANTES - O concurso envolve todos da gerência de Manutenção e Serviços Prediais, tais como: manutenção predial, serviços predais, frota, eventos internos, viagens corporativas e terceiros , também participaram. O sorteio dos grupos ocorreu na sexta-feira (13/04/2018) e foi divulgado no mesmo dia às 09:00hs da manhã, a comunicação foi feita via msn (Hangout) e exposta no quadro acontece (regras do Edital e formação de equipes foram disparados por e-mail para equipes de outros estados). Os envelopes para a entrega do projeto pronto, serão distribuídos no dia 20/04/2018 para um dos integrantes do grupo.

3. DA ARTE - A data para o envio da arte é 04/05/2018. A arte deve ser entregue impressa e colorida, em formato A4. O projeto vencedor deverá enviar a mídia em arquivo eletrônico, para o seguinte e-mail: juliana.picharelli@portoseguro.com.br (SOMENTE APÓS DIVULGAÇÃO DO VENCEDOR). A entrega da arte deve ser feita em envelope da Porto, lacrado, previamente distribuído pelas representantes da Visão 2020 e sem qualquer identificação. Nada deve ser escrito no envelope. Dentro do envelope deverá conter uma folha com o nome do mascote. O mascote em "4D" deverá ser entregue no dia 07/05/2018 às 08:15hs em embalagem que não permita a visualização do mesmo. 4. DA VOTAÇÃO - A votação será secreta. A banca não saberá quem são os donos dos projetos, visto padronização e não identificação do material. Para escolha do melhor projeto, serão considerados os seguintes quesitos:  Criatividade: Será analisada de acordo com a concepção e a capacidade de causar impacto. É necessário que transmita sua mensagem, porém de forma equilibrada.  Inovação: Será analisada a evolução do projeto apresentado em relação ao projeto anterior (Mascote aposentado).  Identidade: Será analisado o conjunto de todos os critérios.  Proporção / Harmonia: Será analisada a estrutura integral, considerando, cores, proporções e estética. Quanto a harmonia é fundamental que haja sinergia entre todas as áreas da Manutenção.  Nome: será analisado a criatividade, buscando uma nova identidade ao mascote, não necessariamente, ser a “junção” de termos técnicos ou similaridades com os núcleos.


10 5. DO RESULTADO - Na mesma semana, dia 11/05/2018, faremos um café da manhã coletivo para a apresentação e divulgação do mascote ganhador. 6. DA PREMIAÇÃO - O grupo criador da arte vencedora será premiado, porém como de

costume o prêmio é SURPRESAAAA!

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS - Os casos omissos neste edital serão solucionados pela

GERÊNCIA (Beatriz de Paula) juntamente com as embaixadoras da Visão 2020 (Juliana Picharelli e Joana Nogueira).

São Paulo, 11 de abril de 2018 Gerente - Beatriz de Paula Embaixadora- Juliana Picharelli Embaixadora - Joana Nogueira

par

ici part

você a r 018 pa o 2 o / ã ç p 4 0/0 2 Aten há tem do . a i d a m Aind luntaria ão até o i , entre v o ll do v crições Pichare s As in Juliana a com ntato. ! o !! em c ICIPEM T PAR


11

Mundo

Novo elemento pode mudar a fabricação do LED Um novo material fosforescente, eficiente para a produção de LEDs de cor branca, foi descoberto por engenheiros da Universidade da Califórnia, San Diego, nos EUA. O material batizado de SLAO – acrônimo para sua composição de Estrôncio, Lítio, Alumínio e Oxigênio – teve sua descoberta publicada em jornais científicos há poucas semanas e já é uma novidade relevante no mundo da iluminação LED.

Afinal, o que é fosforescente? Para esclarecer um pouco melhor sobre sua função, é preciso entender do que se trata um material fosforescente e qual a diferença dele para um elemento fluorescente. Os elementos fosforescentes têm como principal característica emitir luz. Seus cristais absorvem energia de fontes de luz azul e passam a emitir luz num espectro visível. Nas lâmpadas de LED eles são empregados juntamente com materiais de outras cores que produzem a luz da cor branca. As substâncias fluorescentes também possuem a propriedade de emissão de luz, porém utilizam como fonte de energia radiações do tipo ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X e só emitem luminosidade quando estão expostas a essas energias, diferente dos elementos fosforescentes que absorvem a energia.


12 O SLAO na produção de lâmpadas de LED O SLAO está à frente dos materiais utilizados atualmente na produção de LEDs, já que possui uma capacidade maior de retenção de luz. O material é estável e é formado por elementos muito mais abundantes da natureza, tornando-o muito mais barato e fácil de se conseguir. Sua produção pode ser feita também de maneira sintetizada em laboratórios, facilitando a obtenção do elemento, segundo o professor Shyue.

Outra característica muito vantajosa do SLAO foi descoberta por um grupo da Universidade Nacional de Chonnam na Coréia do Sul. Segundo seus testes e análises com o material aplicado diretamente às lâmpadas de LED, a emissão da luz dessas lâmpadas garante uma iluminação com uma fidelidade de cor muito maior. Essa característica é indicada através do Índice de Reprodução de Cor (IRC), que define, de 0 a 100, quão precisas são as cores dos objetos ao serem iluminados por uma determinada fonte de luz. Nas lâmpadas comerciais de LED atuais esse índice fica em torno de 80, enquanto as lâmpadas produzidas com o SLAO alcançaram um IRC maior que 90. O desafio dos cientistas agora é melhorar a Eficiência Quântica do material, que consiste em sua capacidade de converter a luz absorvida em uma luz de cor diferente. Segundo o professor Shyue, o material já tem qualidade de cor superior, mas agora a ideia é conseguir equalizar suas propriedades, garantindo o melhor da descoberta. Para tanto, o grupo está trabalhando na melhoria dessa eficiência para que, em breve, o produto se torne ideal para comércio.

http://www.ledplanet.com.br/blog/novo-elemento-pode-mudar-fabricacao-do-led/? utm_campaign=blog__novo_elemento_pode_mudar_a_fabricacao_do_led&utm_medium=email&utm_source=RD +Station


13

O que sua equipe espera de você?

Já se foi o tempo em que os líderes ocupavam um papel de glamour nas organizações. Hoje, o que mais se vê são gestores cada vez mais ansiosos por resultados, produtividade e excelência na execução, em uma busca incessante para desenvolver formas e mais formas de reduzir custos e alavancar números. Por outro lado, áreas cada vez mais demandadas, (devido ao atual cenário em que vemos nossos times cada vez mais enxutos) em processos com tempos reduzidos, despertam nas equipes o desejo por algo mais. Até mesmo: um pouco mais de compreensão! Segundo o estudo “O que esperamos de nossos líderes: orquestrando pessoas em um mundo global” realizado pelo Observatório de Multinacionais da ESPM e o Centre for Cross Cultural Comparisons, (localizado na Nova Zelândia) as equipes esperam ter um líder "transformador". O levantamento, que contou com a participação de 1051 profissionais no Brasil, sinaliza que tiveram menor destaque, os líderes que demonstraram dificuldade em lidar com as incertezas e atrasos (sem ficar ansiosos e angustiados), os que pressionaram por resultados e aqueles que não conseguiram se antecipar a problemas. Também alcançaram pontuação inferior no estudo, os gestores com perfil centralizador, que exercem várias funções em vez de delegar. Segundo Gabriel Vouga Chueke, professor da ESPM e coordenador do estudo, o perfil transformador se caracteriza pela busca da motivação do time, a fim de melhorar o desempenho. Isso reduz o turnover, pois gera um ambiente de trabalho agradável, participativo e também contribui para a formação de novas lideranças. Todos estes dados mostram uma questão importante: os anseios da equipe estão ligados a aspectos bem conhecidos, mas ainda pouco internalizados por algumas lideranças, tais como:


Apoiar: Um líder deve atuar para servir o time, ao invés de ser servido.

14

Dissolver panelas: As famosas “panelinhas” são algumas das principais causas de problemas. Muitas vezes o que parece integração de alguns, na verdade não é. Motivar: Reconhecer o esforço mesmo que seja pelas tentativas dos colaboradores, pois o sucesso é feito do que é reconhecido e repetido. Comunicar-se bem: Alguns líderes são tão duros, agressivos e rudes que causam medo em seus colaboradores, a ponto de, em muitos casos, a equipe veja, sinta, mas não fale. Se o time não executa bem o que o líder determina, provavelmente é porque há alguma falha na forma e na transferência da informação para a equipe. Ser mandão: Líderes mandões desanimam os colaboradores e prejudicam o ambiente de trabalho, já que se torna extremamente difícil conviver com uma pessoa que quer controlar cada coisa o tempo todo, sem entender que nem tudo precisa ser do seu jeito. Valorizar amigos e pupilos: O líder precisa reconhecer a importância e o valor de cada indivíduo da sua equipe. Isso envolve não apenas tratar a todos de forma igualitária, considerando o mesmo tipo de vantagens e benefícios, mas também o mérito por suas ações, contribuições e conquistas. Não há nada que incomode mais um time do que ver que o seu gestor valoriza determinada pessoa em função de seus critérios e/ou afinidades pessoais e não pelo trabalho que se realiza. Saber sempre de tudo: Infelizmente, ainda temos no mercado líderes que agem como se sempre soubessem de tudo. Gestores assim perdem a oportunidade de perceber que o seu conhecimento pode ser potencializado ainda mais se for somado ao conhecimento da equipe. Por isso, como diria o escritor Guimarães Rosa: “Um chefe carece de saber aquilo que ele não pergunta”.

Você é (ou tem) chefe ou líder? Pense nisso!

http://www.mercadoeconsumo.com.br/2018/03/30/o-que-sua-equipe-espera-de-voce/


Folhetim abril 2018  
Folhetim abril 2018  
Advertisement