Issuu on Google+

brastemp HOUSE & HOME GLOBAL TRENDS


índice 1

HOME OS

2

URBAN GARDENS

3

TOTAL CLEAN


4

WI-ENE


1

home OS


HOME OS
 Microsoft e Ericsson lançaram a pouco dois estudos muito similares onde sinalizam pontos e características da casa do futuro. Um sistema operacional central que organizaria todas as atividades e interações com eletrdomésticos do lar. Já existem muitos projetos reais, porém nenhum que tenha chegado a grande massa e muito menos que seja amplo e conectado a rede rendendo interações com o morador. Mas já encontramos muitas amostras fragmentadas desse macro controle inteligente das coisas.

! HOME MAESTRO MICROSOFT: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=W8PJ5oeWrOY ! THE SOCIAL WEB OF THINGS - ERICSSON:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=i5AuzQXBsG4



1.1

controle inteligente


CONTROLE INTELIGENTE
 Os painéis de controle em telas touch para controle de casa e eletrodomésticos estão sendo substituidos por comandos de voz, apps em smartphones/web e sistemas de controle inteligente.



CONTROLE INTELIGENTE


AGA iTotal Control


Aspirador de pó Robô


Sistema que permite controle de eletrodomésticos via sms.

O aspirador de pó COCOROBO recebe comandos de limpeza via reconhecimento de voz de seu dono. Compreende três linguas e além de ser um sistema de limpeza ele é visto como um PET já que ele passa a receber ordens apenas de seu dono, caso essa opção seja habilitada.



CONTROLE INTELIGENTE


Nest: controle de temperatura com aprendizado
 O Nest é um controlador da temperatura ambiente da casa que vai "aprendendo" as preferências que o morador insere e tranforma isso em rotinas. Assim ele começa a reduzir a temperatura automaticamente em determinados horários que ele aprendeu que o dono da casa prefere.

NXP: Controle de luzes
 O mais comum e já bem utilizado sistema de controle é o de luzes da casa. Esse tipo de serviço tende a se tornar ainda mais comum através de integração da rede elétrica com a rede e aplicativos de controle como o NXP.


1.2

informação inteligente


INFORMAÇÃO INTELIGENTE
 Os consumidores estão cada vez mais preocupados com informações e origens dos produtos que consomem. E querem cada vez mais ter controle sobre os alimentos presentes em seu dia a dia. Inovações em dispositivos ajudam a notificar mudanças no status de produtos presentes na casa, facilitando o controle do consumo e a reposição de estoque.



INFORMAÇÃO INTELIGENTE


Quirky's Milkmaid smart container
 A jarra de leite da Quirky avisa o morador via sms quando o leite está acabando ou já acabou.

Salinity monitor spoon 
 Controle da quantidade de sal na comida



INFORMAÇÃO INTELIGENTE


D+caf


Adesivo para frutas


Tiras para detectar a quantidade de cafeína presente nas bebidas.

Adesivo ainda em estudos que consegue indicar quando as frutas e ovos estão no ponto ou já passados.



1.3

energia


ENERGIA
 Com certeza a informação que mais estará presente nos futuros sistemas de controles das casas será sobre o consumo de energia da residência. Empresas e produtos para o monitoramento do gasto da energia doméstica estão surgindo por todos os lados. Empurrados pela iniciativa eco que invade os lares e aliados a inúmeras ações governamentais de controle no consumo de energia, esses novos dispositivos estão facilitando o controle e análise sobre tudo que se consome na casa. Assim é possível distribuir melhor os eletrodomésticos, ajustar padrões de iluminação e ter a perfeita noção do que deve ser trocado ou não na residência para que o consumo de energia seja potencializado.



ENERGIA


Google PowerMeter


Yellow Strom


Serviço do Google que agrupa e analisa informações sobre o consumo de energia de empresas e residências. Dispositivo que pretende trabalhar conectado via o computador caseiro e ainda receber inputs e comandos via Android.

O serviço dessa companhia capta e analisa todos os dados de consumo elétrico da casa, gera reports que ficam em uma base online ao mesmo tempo que notifica o morados via tweets.



ENERGIA


Green's Pocket


Lowcoast monitors


App e interface online que gera uma disputa através das redes sociais, onde os usuários competem para ver qual casa é mais eficiênte e mais "green". Além disso o app permite a visualização total do consumo de energia da residência.

Pequenos monitores de consumo de baixo custo também estão começando a ganhar as prateleiras das lojas de eletrônicos. Assim os usuários podem calcular o real uso de energia que seus eletrodomésticos estão tendo ao invés de ficarem apenas com as informações fornecidas pelos fabricantes.



1.4

smart delivery


SMART DELIVERY
 Novas formas de fazer seus pedidos em casa. A experiência delivery se tornando cada vez mais rápida e poupando menos esforços.



SMART DELIVERY


ChowNow


Evian Smart Drop


Fazer pedidos via app direto no smartphone se tornou algo comum. Agora empresas como a ChowNow estão criando ferramentas que permitem que qualquer dono de negócio crie seu app de pedidos online. Assim cada vez mais será comum receber pedidos feitos na palma da mão.

A Evian lançou um dispositivo que é um imã de geladeira que te possibilida fazer pedidos de água direto no aparelho. Ele é conectado no wifi da casa e em poucos cliques você escolhe o que deseja receber e a data da entrega.



SMART DELIVERY


Red Tomato Pizza
 Da mesma forma que o Evian Smart Drop esse imã da Red Tomato faz o seu pedido de piza com um só clique.


2

urban gardens


URBAN GARDENS
 A preocupação com uma vida mais saudável e o crescimento da desconfiança sobre as origens dos alimentos está despertando uma enorme tendência na criação de hortas urbanas. Ideias e produtos estão sendo criados para se adaptarem a pequenos espaços e para diferenças de clima encontrados na cidade e dentro de casas. É cada vez mais comum encontrar hortas em topos de prédios e kits para criar mini hortas dentro de sua cozinha ou quintal.



URBAN GARDENS


Green Wheel


Bitponics


A Greem Wheel é uma roda minúscula que pode ser colocada em uma prateleira. Sua plantação é controlada por um sistema de climatização e iluminação artificial que simulam o ambiente real, permitindo que plantas cresçam naturalmente sem uso de química.

A empresa ainda está se estruturando mais pretende fornecer os equipamentos e hortas caseiras e também um sistema de controle web. Através de um app online é possível controlar e saber de todas as informações de sua plantação. Uma opção de compartilhamento via redes sociais também está contemplado.



URBAN GARDENS


Click and Grow


Windowfarms


Esses vasos permitem a plantação e cultivo de algumas plantas e vegetais com o uso apenas de água e baterias. Eles crescem de forma natural e podem ser cultivados dentro de qualquer casa.

A primeira ideia da construção de "windowfarms" veio de ideias espontâneas ao redor do globo, onde vasos e até garrafas recicladas eram utilizadas para o cultivo de vegetais pendurados em vasos na janela. Até que surgiu a empresa Windowfarms que se apropriou do termo e vende suportes e suprimentos para esse tipo de cultivo.



3

total clean


TOTAL CLEAN
 Filtros embutidos em torneiras e geladeiras foram os primeiros dispositivos que permitiram a total higienzação da água doméstica. Hoje essas torneiras e filtros estão se tornando mais inteligentes e sofisticadas. Além do cuidado com a limpeza da água, materias também estão permitindo a melhor limpeza de produtos e menor saída de detritos poluentes para a atmosfera.



TOTAL CLEAN


Bobble Water


Extreme 9000T


Squeezes e jarras de água que possuem filtros embutidos que limpam a água.

Essa torneira digital permite o controle do nível de PH da água que sai da torneira. Assim é possível lavar alimentos eliminando bactérias.



TOTAL CLEAN


Biolite


Ecoclean


Fogareiro para camping da marca Biolite que planeja lançar churrasqueiras seguindo o padrão do produto. A lenha queimada não gera poluentes e o processo ainda abastece uma bateria que é utilizada para regarregar aparelhos via USB.

Superfície de metal primeiramente utilizadas em áreas externas de casas. O material, através de processos químicos em sua superfície, se limpa e ainda destrói partículas poluentes que estão presentes no ar.



TOTAL CLEAN


Nature Mill


Orbit Washing Machine


Aliados a tendência das hortas urbanas outro serviço dem limpeza vem se desenvolvendo. Caixas e dispositivos de decomposição orgânica são opções para eliminação de matéria e ainda geram adubo para utilização nos jardins ou simples descarte sem agredir o meio ambiente.

A Orbit é um conceito de máquina de lavar roupas que não utiliza água nem sabão. Ela funciona através de jatos de CO2 e reações químicas como o Ecoclean. Além disso o tambor da máquina onde ficam as roubas fica suspenso no ar através de equilíbrio magnético, algo próximo do que é usado em trens modernos.



4

wi-ene


WI-ENE
 Dispositivos de energia via NFC (near field communication) já são uma realidade e já estão nas prateleiras de mercados extremamente tecnológicos como o Japão. O próximo passo é a inclusão desse tipo de transmissão em todos os aparelhos que utilizamos. E em um futuro breve a real utilização da energia elétrica propagada através do ar.



WI-ENE


Powermat


Sony Smart Energy Solution


Sistemas de regarga de bateria via NFC já estão disponíveis para cases como as da Powermar. A tendência e que os eletrodomésticos e eletrônicos, no futuro, já venham com receptores de enegia NFC embutidos.

A Sony já está desenvolvendo sua plataforma de nergia wireless. O projeto além de eletrodomésticos aptos para o tipo de tecnologia ainda prevê um serviço de pontos de recargas wireless que podem ser instalados em determinados pontos das cidades e a energia pode ser comprada através de planos como costumamos fazer com dados e wi-fi.



Brastemp trends