Issuu on Google+

2008

Relatório de Ações


Índice

2 Encontro Celpe & Comunidades Especiais 3 Mutirão de Regularização 4 Projeto Redes - Rede de Energia para o Desenvolvimento Sustentável 5 Ação Integrada 6 Conhecendo a Celpe 7 Luz no Empreendedorismo 8 Projeto Comunidades Especiais 9 Agente multiplicador

1

10 Atendimentos a Empresas e Instituições


Encontro Celpe & Comunidades Especiais

Confraternização anual com lideranças comunitárias e parceiros externos com quem a CACE/CELPE trabalha durante o ano. Além da confraternização, o encontro objetiva prestar contas das atividades desenvolvidas e conta com palestra, apresentações artísticas, sorteio de prêmios e coquetel.

2


Multirão de Regularização Como o próprio nome já diz, o Mutirão de Regularização é um programa que visa normalizar a situação de clientes no que diz respeito ao uso da energia elétrica. Para isso, a Celpe visita as comunidades e instala nas associações de moradores ou centros comunitários uma base temporária e presta atendimento diferenciado aos consumidores de cada localidade.

Durante o Mutirão de Regularização são realizados o cadastramento na tarifa social de energia elétrica, negociação de débitos, palestras educativas e orientações sobre como manter o consumo de energia equilibrado. Profissionais da Celpe e arte-educadores ministram, ainda, aulas para os alunos de escolas públicas da região para que as crianças aprendam desde cedo a utilizar a eletricidade conscientemente. Fora das salas de aula a Celpe atua mapeando as necessidades ligadas ao fornecimento de energia elétrica em cada comunidade visitada. Entre as ações realizadas estão o levantamento de ligações irregulares e visitas técnicas às residências a fim de normalizar a situação de clientes irregulares e alertar sobre os perigos de ter

3

instalações elétricas fora dos padrões adequados.


Projeto Redes

Rede de Energia para o Desenvolvimento Sustentável O projeto Redes foi criado para levar desenvolvimento às comunidades rurais, indígenas e quilombolas recém eletrificadas com o uso eficiente, seguro e produtivo da energia. A Celpe, através do estudo das potencialidades locais, procura agregar renda e sustentabilidade por meio da capacitação dos moradores nesses lugares, onde predominam as atividades de subsistência.

O Redes atua eletrificando, prioritariamente, os Centros Comunitários de Produção (CCP), locais onde se concentram os habitantes dos arredores a fim de alavancar o crescimento econômico da região. Além disso, realiza a adequação da melhor tarifa de energia a ser usada em cada comunidade e promove a aproximação dos centros com organizações públicas e privadas e associações sem fins lucrativos visando facilitar o desenvolvimento das atividades.

Dessa forma, a Celpe proporciona não só o acesso à energia elétrica, como também a oportunidade de utilizar este projeto para o desenvolvimento local de forma sustentável. O crescimento econômico traz a melhora na qualidade de vida e promove a inclusão social das comunidades através de atividades produtivas que ampliam a renda familiar.

4


Ação Integrada O Ação Integrada é um mutirão itinerante de prestação de serviços da Celpe que acontece de duas a quatro vezes por ano em parceria com instituições como o Governo do Estado de Pernambuco, SESC, SESI, Prefeituras, Bombeiros, Polícia Militar e Correios. O objetivo é levar até os clientes de baixa renda a comodidade de ter, ainda mais perto de suas casas, uma série de serviços que são realizados imediatamente.

Durante esses eventos a Celpe monta uma agência móvel e atende a diversas solicitações de clientes. Entre os serviços prestados estão a implantação de kits padrão, usados para realizar novas ligações nas residências de consumidores que ainda não tem energia, cadastramento na tarifa social de energia elétrica, religação e negociação de débitos. Em cada edição do Ação Integrada são contempladas cerca de 10 mil pessoas. A parceria entre a Celpe e os órgãos que participam do encontro viabiliza ao público presente o exercício da cidadania proporcionando o acesso a emissão de documentos, exames médicos, palestras educativas, atividades culturais e recreativas. A ação promove a integração da empresa com a população trazendo resultados concretos para os objetivos corporativos.

5


Conhecendo a Celpe

O projeto Conhecendo a Celpe tem como objetivo oferecer uma visão geral do funcionamento da empresa para formadores de opinião de modo que a informação seja difundida dentro das comunidades e na sociedade pernambucana.

Durante os encontros, realizados, em média, quatro vezes por ano, líderes comunitário, jornalistas e representantes de Organizações Não Governamentais são orientados por profissionais de cada setor da Celpe sobre os procedimentos realizados cotidianamente dentro da empresa.

Dessa forma, os consumidores passam a ter uma noção de como a Celpe trabalha o que facilita o contato do cliente na busca pelos serviços que necessita. Além disso, aprendem que nem sempre precisam ir até uma agência Celpe para resolver pendências, o que pode ser feito, as vezes de forma mais cômoda, através de canais como os Totens de autoatedimento, internet e do telefone 0800.

6


Luz no Empreendedorismo Aproveitar o potencial criativo existente nas comunidades de menor poder aquisitivo para estimular a produção de artesanato e geração de renda. Este é o foco do projeto Luz no Empreendedorismo que, além de atuar na capacitação de artesãos comunitários, abre espaços nos mercados de economia solidária com exposições e venda das peças produzidas.

O projeto amplia a vocação artística dos moradores das comunidades que possuem algum vínculo com cooperativas ou associações artesanais oferecendo o aprendizado de técnicas modernas de manejo de materiais para agregar mais qualidade ao produto final. Em 2008, por exemplo, 12 comunidades receberam orientações sobre o trabalho com resina beneficiando XX artesãos. O Luz no Empreendedorismo, promove, ainda, a formação de parcerias estabelecendo pontes entre as comunidades, ONG’s e instituições para tornar o trabalho de produção artesanal cada vez mais sustentável. Dessa forma, a Celpe investe no melhoramento das condições de vida e transforma cada artesão em um agente multiplicador dos ensinamentos repassados pela companhia como, por exemplo, o uso da eletricidade com segurança e racionalidade.

7


Projeto Comunidades Especiais Criado para estabelecer um elo de contato entre a Celpe e população de baixa renda o projeto Comunidade Especiais foi implementado visando promover melhorias nos locais onde os moradores são mais carentes de recursos. Para tanto, uma equipe da Celpe se reúne com os lideres comunitários e visita os locais realizando um mapeamento das áreas que precisam de atenção. Somente em 2008, cerca de 150 comunidades foram contempladas.

Nos encontros a Celpe organiza um mutirão onde realiza o cadastramento de clientes na tarifa social de energia elétrica (através da qual o cliente economiza cerca de 69% na conta de luz), encaminhamento de usuários com de ligações irregulares para normalizar a situação e ministra palestras educativas sobre uso eficiente de energia e a forma de economizar eletricidade para ter uma conta que caiba no bolso de cada consumidor. Além disso, orienta os consumidores sobre noções conservação do Meio Ambiente e o uso racional dos recursos naturais para que não nos faltem amanhã as comodidades que temos hoje. Dessa forma, a Companhia estimula o aumento da adimplência e cria uma linha direta com as comunidades mais pobres proporcionando uma melhor prestação de serviço.

8


Agente Multiplicador

Oficinas que têm como objetivo capacitar agentes multiplicadores dos canais de relacionamento e serviços Celpe, ampliando a capacidades de atuação desses profissionais que trabalham em comunidades de baixa renda, inserindo em suas praticas o compromisso da Celpe com o cliente.

Esse projeto é realizado em parceria com secretárias de saúde e ação social, associações comunitárias, sindicatos, ONGs e outras instituições. Público alvo: agentes de saúde e epidemiologia; enfermeiras; médicos; assistentes sociais; representantes de ONGs, sindicatos e de comunidades e outros profissionais que desenvolvem atividades com esse segmento de mercado.

9


Atendimentos a Empresas e Instituições Utilizando a casa eficiente, uma maquete que simula o consumo de energia nos cômodos de uma residência comum, a Celpe ensina, de maneira didática, como economizar eletricidade para alunos e professores de escolas da Região Metropolitana do Recife. A maquete, que é acoplada a um medidor de energia, mostra de forma bem instintiva o aumento do consumo de eletricidade quando são acionadas as luzes e eletrodomésticos mais presentes em cada casa.

Os participantes recebem também material informativo como folders e panfletos que usam as ilustrações para ensinar e dar dicas de como realizar o consumo eficiente de energia. Além de escolas, a Celpe atende ainda empresas interessadas em repassar aos seus funcionários os conceitos do uso consciente da eletricidade. A parceria com as empresas beneficia o empregador com reflexos em economia de luz e traz ganhos também para o funcionário que passa a adotar em casa as praticas do consumo racional de eletricidade.

10


www.celpe.com.br


celpe - cace