Issuu on Google+

Ano I - 2ª Edição Maio de 2013 Distribuição Dirigida Cachoeirinha e Gravataí

TRAJETÓRIA DE ORGULHO

Casamento Casar ainda está na moda?

Saúde Ganhar peso com saúde

O médico traumatologista e ortopedista Marcelo Leal Tafas cresceu em Gravataí e hoje fala com orgulho da sua origem, família e profissão. Ao lado da esposa Patrícia, dos filhos Manuela (9 anos), Guilhermo (6 anos), Isabela (2 anos) e Bernardo (7 meses), planeja seus projetos para o futuro com tranquilidade no exercício da medicina. mais matéria | 1


2 | mais matĂŠria


|EDITORIAL|

Como é bom começar tudo de novo... Como é bom começar tudo de novo. Não um recomeço, mas um início de verdade. Encontrar um novo caminho, sem apego e sem remorço, com a certeza de que vamos fazer mais e melhor. Nesta caminhada em qu e decidimos apostar em um produto diferenciado para a Região do Vale do Gravataí, muitas foram as incertezas. Aos poucos, nossos parceiros e amigos, foram nos incentivando e, ao conhecer o projeto da revista, foram demonstrando uma expressão de satisfação. É o que a gente chama de impacto da surpresa. As perguntas que sucediam foram sempre as mesmas. Vocês vão fazer ela assim? Neste papel, neste formato? Foi através desses relatos que tivemos a certeza que a região merece uma revista melhor. Foi com esse impulso que tivemos força e apoio necessário para publicar o primeiro exemplar da Mais Matéria. A festa de lançamento da revista foi especial. Um momento de pura energia positiva onde sentimos o carinho de cada um dos nossos amigos. O palestrante Marcio Mancio, eleito pela Ampla Eventos, o melhor do Estado, conseguiu conquistar dos convidados um gostoso sorriso e sobretudo, motivar as pessoas de que é possível todo dia fazer diferente e melhor. A empolgação de ter em mãos o exemplar da Revista Mais Matéria só nos deu forças para saber que o trabalho está apenas começando. Temos um território novo a percorrer, visitar, apresentar e colher o resultado. Neste momento, precisamos ser enfáticos em demonstrar como é possível fazer comunicação. Investir em publicidade não é barato, mas sobretudo, aqui na região ainda se investe verbas publicitárias de forma pulverizada, pouco agregando para o reforço das marcas ou na busca de novos clientes. Mas a lição mais importante é que as pessoas compram pela aparência. Aliar a marca em um produto sem credibilidade espanta os clientes. É um novo caminho que se inicia, temos a certeza que ele será regado de satisfação e resultado positivo. Queremos continuar evoluindo e crescendo, conforme a resposta do mercado e as sugestões do nossos leitores. O tempo é a mudança, evolução e transformação. Até junho!

Maio - 2013 - Ano I - 2a Edição Circulação: 5 mil exemplares Impressão: Gráfica Odisseia Jornalista Responsável: Roselaine Vinciprova (MTB 11043) Coordenação: Roselaine Vinciprova roselaine@trcomunicacao.com Tadeu Battezini tadeu@trcomunicacao.com Contato: (51) 3041.2333 redacao@revistamaismateria.com.br Comercial: Tadeu Battezini - tadeu@trcomunicacao.com Sandra Santos - sandra@trcomunicacao.com Redação: Kamyla Jardim - jornalismo@trcomunicacao.com Rita Trindade - redacao@trcomunicacao.com Diretor de Arte: Fernando Junges - criacao@trcomunicacao.com Mateus Delazeri - criacao2@trcomunicacao.com Planejamento: Filipe Silva - administrativo@trcomunicacao.com Projeto Gráfico: Kamyla Jardim Mais Matéria é uma publicação mensal da TRCOM. - Av. Flores da Cunha, 1050 / 604 - Centro - Cachoeirinha/RS - Fone (51) 3041.2333 www.revistamaismateria.com.br Facebook - Revista Mais Matéria Todos os direitos reservados. Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Mais Matéria e são de inteira responsabilidade dos autores.

Boa leitura, bons negócios

mais matéria | 3


|SUMÁRIO|

24

Entrevista

Trajetória de Orgulho

4 | mais matéria


56

28

32

10. Lançamento Nasce a Revista Mais Matéria

32. Tendência

51. Saúde

Casar ainda

Você sofre de nomofobia?

está na moda?

19. Negócios

Lacos é a nova opção para noite em Cachoeirinha

21. Recursos Humanos Coaching, realização pessoal

28. Música O quarteto fantástico do rock gaúcho

31. Design Uma cozinha funcional

53. Dor 41. Casamento

Dor musculoesquelética

Worshop de Eventos

54. Psicologia 42. Empresarial

As crises da Síndrome do Pânico

Comida e entretenimento

56. Nutrição

46. Estética O encantamento da

Ganhar peso com saúde

Cirurgia Plástica

49. Pesquisas Gerenciamento do estresse

60. Coluna Vertebral Cifoplastia para fraturas na coluna

mais matéria | 5


O CIC incentivando a divulgação dos seus associados Fone: 51 3471 3388 | Site: www.cic-rs.ind.br

A nova presidência do cIC Divulgação

ENTREVISTA: Admir Juchneski - Presidente eleito do Centro das Indústrias de Cachoeirinha Qual o principal desafio ao assumir a Presidência do Centro das Indústrias de Cachoeirinha? O principal desafio é dar continuidade ao projeto de expansão iniciado na atual gestão. Vamos receber uma estrutura ampliada fisicamente, que estaremos finalizando. Para dar suporte a esta ampliação estaremos buscando o preenchimento destes novos espaços com ampliação e maior retorno aos associados do CIC. Destacamos também a boa relação com os poderes públicos do município e do estado, que deveremos manter. Que principais projetos devem ser implementados? Iniciamos os trabalhos com os diretores eleitos no último dia 22/04/13 e deveremos nas próximas reuniões de trabalho estar recebendo as contribuições dos demais diretores e estar definindo os projetos. Por ora destacamos: • Ampliação do número de associados; • Revisão e aumento de convênios; • Cronograma anual de palestras e cursos; • Cronograma de reuniões almoço/café da manhã; • Integração da 2ª geração nas empresas e no CIC; • Fortalecer o PGQP junto aos associados; • Incentivar, identificar e premiar os destaques da indústria de Cachoeirinha; Por que é tão importante para as empresas e indústrias terem uma entidade forte e representativa? Ter uma entidade forte e representativa é ter uma referência às necessidades e aos encaminhamentos necessários. Seremos mais fortes se estivermos reunidos e unidos num objetivo. A força será muito maior. Temos na entidade a possibilidade de debater sobre os assuntos, trocar e buscar informações e levar as necessidades, principalmente do coletivo, para apreciação e encaminhamentos no CIC. Teremos pelo menos uma reunião mensal de diretoria. Cada associado poderá levar através dos diretores seus pleitos para apreciação e, se ainda achar necessário, poderá solicitar participação nas reuniões de diretoria.

Posse acontece dia 22 A posse da nova diretoria do Centro das Indústrias acontece no dia 22 de maio, às 19h30min, na própria entidade, localizada na Avenida das Indústrias, 750.

6 | mais matéria

Ademir Juchneski: Presidente eleito do Centro das Indústrias de Cachoeirinha

Diretoria 2013/2015 1° PRESIDENTE

Admir Juchneski

Útil Química Ind. e Com. Ltda.

1° VICE-PRESIDENTE

Neiva Inês Bilhar

Mundial RH Asses. Emp. Ltda

2° VICE-PRESIDENTE

Gilberto Ribeiro

Vidrobox Vidros Gerais Ltda.

3° VICE-PRESIDENTE

José Carlos Zanetti

Engrenagens São Francisco Ltda.

4º VICE-PRESIDENTE

Vitor Hugo Mahler

Metalurgica Mahler Ltda.

1° DIRETOR TESOUREIRO

César Augusto Diehl Vieira

Interforma Equipamentos Ltda.

2° DIRETOR TESOUREIRO

Pedro de Borba

Arauterm Equip. Termo. Met. Ltda.

1° DIRETOR SECRETÁRIO

Juliano Jaconi

Hipermetal Metais Ltda.

2º DIRETOR SECRETÁRIO

Alexandre de Vit Lunardi

Sultécnica Ind. Mecânica Ltda.

DIRETOR

Jairo Romazzini Vaz

Mult Stamp Est. e Matrizaria Ltda.

DIRETOR

Norberto P. de Antoni

Nossa Fonte Fom. Mercantil Ltda.

DIRETOR

Túlio Francisco Jaconi

Sidersul Prod. Siderurgicos Ltda.

DIRETOR

Sérgio Alberto Neumann

Metalúrgica Fallgatter Ltda.

DIRETOR

Marcio Nuñez

Tecnistamp Ind. E Comércio Ltda.

DIRETOR

Júlio Luiz Morandi

Jimo Química Industrial Ltda.

DIRETOR

Juvenal Monteiro

JM Logística e Paletização Ltda.

DIRETOR

Euro José Felipetto

Euro José Felipetto

DIRETOR

José Carlos Teófilo Monteiro

CBM Ind. Química Ltda.

DIRETOR

Jeferson Gorziza

Incobor Ind. Com. De Borrachas Ltda.

1° CONSELHEIRO FISCAL

Plínio Antonio Dallegrave

Zeppelin Comércio de Álcool

2° CONSELHEIRO FISCAL

Fernando Pierdoná

Pierplast Ind. e Com. Plast. Ltda

3º CONSELHEIRO FISCAL

José Alfredo Faverzani

Tecnomola Ind. De Molas Ltda.

1° CONSELHEIRO FISCAL SUPLENTE

Osvaldo Costa Machado

Industintas Ind. e Com. de Tintas Ltda.

2° CONSELHEIRO FISCAL SUPLENTE

Jorge Luiz Chini

Klintex Insumos Industriais Ltda.

3° CONSELHEIRO FISCAL SUPLENTE

Ilo Marino de Souza

Ilo Móveis Planejados e Cia. Ltda.


mais matĂŠria | 7


|EMPREENDEDORISMO|

um plano de marketing para a sua empresa As empresas têm percebido que saber planejar é essencial para se ter sucesso. Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos. A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores. Confira as quatro etapas principais de um plano de marketing. 1. Análise do ambiente de negócios A empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), buscando identificar uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano. 2. Marketing estratégico Nessa etapa, a análise detalhada dos ‘atores-chave’ que fazem parte do setor de negócios escolhido pela empresa – consumido-

8 | mais matéria

res, concorrentes, fornecedores -, e em que a oportunidade de marketing deverá ser desenvolvida. Ao final desta etapa, a empresa define o modo como a quer ser percebida e lembrada pelo consumidor. Este é o ponto principal de todo o processo de planejamento de marketing, pois busca definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes. 3. Marketing tático Nesse momento são definidas as ações práticas do planejamento, a partir do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em detalhes, as características do produto (ou serviço) a ser ofertado, seu preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo. 4. Controle e avaliação A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controle e avaliação do plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias definidas. A elaboração de um plano de marketing permitirá à empresa ser eficaz (ter foco e objetivos definidos) e eficiente (ter estratégias e ações práticas) no mercado escolhido para atuar. Também é a base para a construção de uma vantagem competitiva sustentável.

o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta.


mais matĂŠria | 9


|LANÇAMENTO|

NASCE A REVISTA mAIS MATÉRIA Fotos Frederico Mombach

enalizou o lançam ril a TRcom. re ab de 23 a a An di s o N de evento éria, no espaço at M s ai M a os st idad to da revi ais de 150 conv choeirinha. M de Caos ic Marley, em Ca lít e líderes po es nt ie cl s, io da entre empresár m o lançamento ataí prestigiara av Gr e ou ha nt in ir co choe O evento e do Gravataí. al V do a st nt vi palestra e nova re ão divertida do aç ip ic rt pa a g e como ainda com sobre marketin u lo fa e qu o, Márcio Manci mpetitivo. um mercado co se destacar em cia da TRcom., e Vinciprova, só in la se Ro o nd Segu oposta de forvem com a pr ia ér at M s ai M rial da a revista qualidade edito unicação e a idade al re a talecer a com o sobre blicação faland pu a um Ca“É . de ão s regi município al e social dos ci er m co , al ri indust animada. avataí”, revela choeirinha e Gr

Equipe da TRComunicação, com a capa Neiva Bilhar e o palestrante Marcio Mancio

Parabéns pelo belíssimo evento. Foi lindo, muito bom, palestrante ótimo. Desejamos muito +msucesso com a inovação da revista, está muito bonita. Tânia Jacira da Silva Bringer do Brasil

Tassiana Fagundes, Tadeu Battezini e Frederico Mombach (Atelie FM)

Parabéns a TR Comunicação pelo lançamento da revista na noite de ontem. Uma revista de qualidade e de bom gosto. Que tenha uma longa vida de muito sucesso, informando o público da região do Vale do Gravataí.

Pedro de Borba e Lurdes (Arauterm)

Jeferson Lazzarotto Presidente da OAB Cachoeirinha Jeferson Lazzarotto (Presidente OAB Cachoeirinha)

10 | mais matéria

Eno e Crisnadaia König (König Imóveis)

Marcio Mancio palestrou e animou os convidados


Newton Camargo, Tadeu Battezini e Marcia Freittas (RBS Zero Hora)

Saul Sastre (colunista da Revista) com Neiva Bilhar

Nataly Mota, Francisco e Luciane (Trank Bem)

Tamara Kondak (Pres. Banco de Alimentos Cachoeirinha)

Secretário da Fazenda de Cachoeirinha, Sergio Selau, e Neusa Mattos

Madeleine Schein (Pres. do PGQP Cachoeirinha) e Roselaine Vinciprova

Que evento! Regado por bom humor, sapiência, perspicácia e acima de tudo ousadia com competência... quer mais??? Elisete Feijó Advogada

Pedro Augusto Choynowski e Thiele König (König Imóveis e König e Herzog Arquitetura)

Antônio de Ataides e Eliane Alano (Alano Hotel)

Waldir Feijó e Elisete Feijó (Eficaz Embalagens e Feijó Advogados Associados)

mais matéria | 11


|LANÇAMENTO|

Sara Balthazar e Paulo Balthazar (SBCL Empreendimentos)

Marcio Nuñez (Tecnistamp), Neiva Bilhar (Mundial RH), Airton Venso (Renova) e Pedro de Borba (Arauterm)

Jair Bagattini e Maria Luiza (Restaurante Vida Natural)

Secretário de Governo de Cachoeirinha, André Lima

Luiz Borba, Roselaine Vinciprova e Mara Borba (Hidrokit)

Gilberto Madeira e Maria Helena (Personal RH)

“ Noemi Raupp (N. Raupp Contabilidade) e Tadeu Battezini

Camila Bernardes (Designer de Interiores) e Stéphanie Angelo

Roselaine Vinciprova, Judite e Jorge Freitas (Metalfresa)

Martinho e Denise Lazzari com as filhas Gabriela e Isadora

12 | mais matéria

Distribuição da Revista Mais Matéria

Evento bem prestigiado, noite agradável, gente alegre e motivada! Parabéns Rose, Tadeu e equipe! Newton Camargo Coordenador regional da Zero Hora


Parabéns, Roselaine Vinciprova, gestores e colaboradores da MTR! O evento foi maravilhoso e a revista um show em papel! Sucesso. Madeleine Schein Empresária Alexandre D´avila, Adriana Bertollo e Tadeu Battezini

Roberto Teixeira (D´lla Arte) e Tadeu

Susana, Roselaine e Ilton da Silva (Princefar Farmácias)

Eliseu Gonçalves (Pres. Apae), Tania , Tadeu e Juliana Battezini

Roselaine Vinciprova, Rodrigo Rancheski, Adriana Fontoura e Tadeu Battezini

Eduardo Gross (On Life Saúde Integral)

Lisiane Cinara e Silvestre

Nair, Roselaine, Flávia Francisco (CEI Mãmãe Coruja) e Zenildo Cardoso

Tairone Keppler (Cerimonial)

José Gustavo Freitas e Patricia Panni

Susana e Rudimar Calzza

Luis Medeiros e Sarah

Alice Borba, Tadeu, Juliana e Tarcisio Borba

Letícia, Gislaine e Lutiane Silva (Fiscontarh)

mais matéria | 13


|ECONOMIA|

Exportações gaúchas recuam 7,2% no primeiro trimestre O desempenho negativo do RS foi impulsionado pela queda de 13% do setor industrial gaúcho, uma desaceleração bem mais acentuada do que a média nacional -9,9%.

As exportações do Estado recuaram 7,2% no acumulado de janeiro a março, em comparação com o mesmo período de 2012, e somaram US$ 3,5 bilhões. O desempenho negativo do RS foi impulsionado pela queda de 13% do setor industrial gaúcho, uma desaceleração bem mais acentuada do que a média nacional -9,9%. Os embarques fabris atingiram US$ 2,9 bilhões. Já as vendas externas de produtos básicos registraram forte elevação de 34,5% (total de US$ 553 milhões). “Os graves problemas de competitividade da nossa economia estão evidenciados na balança comercial e, mesmo com a recuperação das exportações de produtos primários, a indústria não consegue apresentar uma retomada consistente neste início de ano, resultando num primeiro trimestre bastante decepcionante”,

afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. As retrações ocorreram em 12 dos 25 segmentos industriais. Quatro deles foram determinantes para o resultado restritivo devido a sua elevada participação (44%) na pauta das exportações gaúcha: Máquinas e Equipamentos (- 44,2%), Produtos Alimentícios (-24,3%), Tabaco (-21,1%) e Produtos Químicos (-6,7%). “Os principais setores econômicos sofrem por causa da menor demanda externa, do câmbio ainda valorizado e elevada concorrência internacional. A economia brasileira precisa de um choque de competitividade. Os custos têm crescido em todos os segmentos, o que impossibilita para essas indústrias manter a sua fatia de mercado no exterior”, comentou Müller.

Cai número de famílias endividadas no RS Pesquisa divulgada em abril pelo Fecomércio aponta que o percentual de famílias endividadas apresentou queda de 48,1%, em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado 63,4%. A redução do endividamento ocorreu para as duas faixas de renda analisadas. Nas famílias com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento passou de 58,1% em março para 52,0% em abril. Já nas famílias com rendimento superior a 10 salários mínimos, o percentual de endividadas caiu de 44,7% para 31,8%. A parcela de famílias que se declara muito endividada também caiu, foi de 15,3% em março, para 13,3% em abril. Já a parcela da renda comprometida com dívidas teve elevação de 26,4% em março para 34,7% no mês seguinte. Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito 76,7%, carnês 29,5% e crédito pessoal 19,2%. • Funcionários do McDonald’s Indicador utilizado para corrigir os contratos de aluguel, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,15% em abril, depois de ter subido 0,21% no mês anterior. É a quarta queda consecutiva do indicador neste ano. Em dezembro de 2012, o índice havia subido 0,68%. Apesar da alta verificada em abril, a inflação medida pelo IGP-M mostra sinais de que começa a perder força. Em março, o índice havia apontado elevação de 0,84% em relação a fevereiro, e o valor acumulado em 12 meses atingia 8,06%.

14 | mais matéria

Procon inclui mais 71 empresas em lista dos sites não confiáveis O Procon de São Paulo incluiu mais 71 sites que trabalham com comércio eletrônico em uma espécie de lista negra. Ao todo, 275 sites estão presentes na lista, criada pela entidade em 2011. No site do Procon existe uma aba chamada “Evite esses sites”, onde o consumidor pode conferir as empresas consideradas irregulares. A busca pode ser feita por nome da empresa, endereço eletrônico, razão social e, até mesmo, pelo CNPJ. O levantamento mostra ainda a situação do site, mostrando se ele está no ar ou fora do ar. Em 2012, o comércio eletrônico

movimentou R$ 22,5 bilhões no Brasil, apontando um crescimento de 20% na comparação com 2011. Ao todo, foram realizados ao longo do ano passado 66,7 milhões de pedidos, um volume 24,2% maior do que o registrado no ano anterior. O varejo online atingiu 10,3 milhões de novos entrantes. Com isso, já são mais de 42,2 milhões de pessoas que fizeram, ao menos, uma compra online até hoje no país. Você pode acessar a lista completa dos sites não confiáveis no seguinte link: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/ acs_sitenaorecomendados.pdf


COLABORADORES “IMEXÍVEIS” Prof. Saul Sastre Diretor de Transportes Rodoviários - DAER/RS | www.saulsastre.com.br | saulsastre@terra.com.br

Muitas vezes alguns colaboradores são considerados “imexíveis”, fruto de uma longa carreira, que o faz detentor de um capital intelectual do negócio ou de sua função, tornando quase unanimidade o pensamento que se ele sair, ninguém mais saberá fazer o que faz. Os colaboradores “imexíveis” geralmente são bons técnicos, mas pessoas complicadas no dia a dia, o que exige de suas lideranças muito jogo de cintura para administrar certos privilégios adquiridos ao longo dos tempos, mas de difícil convencimento diante da equipe. Qualquer “imexível” em qualquer organização, mesmo que não queira, acaba sendo um chantagista, com a habilidade de saber colocar seus superiores na parede sempre que lhe é conveniente. É importante deixar claro que a culpa não é do “imexível”, mas dos donos do negócio que permitiram que tal situação ganhasse proporções ao longo dos tempos. A comodidade de não precisar se preocupar com determinados detalhes de uma operação, de não mapear processos organizacionais, de não treinar a equipe para realizar todos os processos do negócio, resulta na criação de monstros para lhe assediar no futuro. Como se diz em espanhol, “cria cuervos y te sacarám los ojos” e é isso mesmo, cria corvos para que no futuro te

furem os olhos. Eu já convivi com pessoas ditas “imexíveis”, de difícil relacionamento e tive o prazer de acabar com diversos reinados, o que referenda que uma equipe sinérgica com habilidades múltiplas é muito mais valiosa que um simples ser humano com acúmulo de capital intelectual em uma função específica. O início da perda de um “imexível” é bastante difícil, à organização perde tempo, a equipe fica insegura, mas com o passar dos dias, as coisas vão se ajustando e no final descobre-se que, devido ao longo tempo da mesma pessoa na mesma função, vários procedimentos estavam sendo deixados para trás e aquele insubstituível deixava gaps de desenvolvimento no negócio. Um bom profissional vai muito além da capacidade técnica, aliás, já é sabido de muito tempo que a competência não é só conhecimento, mas soma do conhecimento com a experiência na área e de vida e ainda a atitude, por isso nem sempre o melhor técnico é o mais competente colaborador da equipe. Um bom técnico com atitude ruim só é aliado da empresa se ele trabalhar na concorrência. Devemos lembrar que a palavra “imexível” não existe no vocabulário brasileiro, assim como pessoas “imexíveis” não devem existir em qualquer organização.

Os colaboradores “imexíveis” geralmente são bons técnicos, mas pessoas complicadas no dia a dia, o que exige de suas lideranças muito jogo de cintura

mais matéria | 15


|SUSTENTABILIDADE|

Sistema Fecomércio-RS atua na redução de sacolas plásticas Levantamento realizado entre janeiro e março pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), apontou uma redução de 19,59% no uso das sacolas plásticas

Concentração de CO2 se aproxima de limite aceitável e preocupa a ONU A chefe das negociações do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), Christiana Figueres, expressou no final de abril sua “preocupação” e fez um apelo para uma ação “urgente” ante a evolução da concentração de CO2 na atmosfera, a ponto de superar o limiar simbólico dos 400 ppm (partes por milhão). De acordo com o Observatório Mauna Loa, no Havaí, ligado à Agência norte-americana Oceânica e Atmosférica (NOAA), a concentração de CO2 em nosso planeta chegou a 399,72 ppm em 25 de abril. “Estamos perto de exceder o limite de 400 ppm”, declarou Figueres às delegações de mais de 190 países reunidas para preparar a rodada anual de negociações sobre a luta contra as mudanças climáticas, que terá lugar no final do ano em Varsóvia, de acordo com um comunicado da ONU. A comunidade internacional fixou como meta chegar a um acordo até 2015, que exija todos os países, incluindo os dois maiores poluidores, China e Estados Unidos, a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEE).

16 | mais matéria

Levantamento realizado entre janeiro e março pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), apontou uma redução de 19,59% no uso das sacolas plásticas. O estudo explica que em seis meses (de julho a dezembro de 2012) os supermercados gaúchos distribuíram 153,6 milhões de sacolas a menos do que no mesmo período no ano anterior. Essa redução, segundo a pesquisa, ocorreu mesmo depois do aumento de 7,3% no consumo dos clientes.

O vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindigêneros-RS, João Francisco Micelli, credita este resultado ao programa ‘Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente’, uma parceria entre Sistema Fecomércio-RS, Agas e Ministério Público que tem como objetivo reduzir o consumo do produto. Segundo Micelli, uma forte campanha está sendo realizada a partir desta parceria com ações de conscientização para os supermercadistas.

RS é o segundo estado do país com maior produção de energia eólica Divulgação

O Rio Grande do Sul responde hoje por 22% da produção nacional de energia eólica, atrás apenas do Ceará, responsável por 38%. Com essa posição, o Estado chamou atenção da Honda Automóveis do Brasil que anunciou no dia 24 de abril a construção de um parque eólico no município de Xangri-lá, litoral norte do Estado. Com o investimento de R$ 100 milhões serão instaladas nove turbinas de 3MW com capacidade de 27MW. Isto representará a geração de 95.000 MWh/ano (o equivalente para abastecer uma cidade de 35 mil pessoas). Conforme a diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Gabriele Gottlieb, o que motivou a vinda da empresa Honda é a expertise do RS na produção, geração e distribuição de energia eólica. “A intenção da Honda é, a partir desta produção de energia, conseguir compensar a energia utilizada pela fábrica em Sumaré (SP), deixando de emitir 2,2 mil toneladas de CO2 por ano, o que representa,

aproximadamente, 30% do total gerado pela fábrica”. Segundo Gabriele, o Rio Grande do Sul é um Estado importador de energia, “ao fomentar a instalação de fontes de produção de energia limpa, sustentável, e de baixo impacto ambiental, contribuímos para a política ambiental do Estado, que já é referência nacional no licenciamento de parques eólicos.” Em conjunto com as empresas produtoras de energia eólica, a Fepam está realizando o zoneamento eólico do Estado, que identifica tanto as fragilidades, como as potencialidades de produção em solo gaúcho.


ações sustentáveis para a copa 2014

a nova cobertura do Estádio beira rio será Construída com um material que possui maior durabilidade e menor absorção de calor, a cobertura também é autolimpante, com a utilização da água da chuva

Secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe, participou no dia 26 de abril, do Ambientur - Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos. O evento aconteceu na cidade de Bento Gonçalves. Kalil abordou as oportunidades geradas pela realização da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul e destacou as iniciativas de sustentabilidade programadas para o Mundial. Sehbe garantiu que o Governo do Estado está trabalhando para promover ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Aproveitamento de materiais das construções dos estádios, estudos dos efeitos dos gases de efeito estufa e o projeto Parques da Copa são iniciativas que demonstram a preocupação do Governo com o meio ambiente e a sustentabilidade na organização do Mundial”. Durante a Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014 será realizada uma Feira de Produtos Orgânicos e da Agroindústria Familiar em Porto Alegre e para aproveitar o grande fluxo de turistas, alguns parques e praças foram escolhidos para receber melhorias na infraestrutura e na capacitação de seus profissionais. “A Copa do Mundo é uma oportunidade de promoção dos nossos produtos orgânicos e das belezas naturais dos nossos parques”, explica o secretário.

Sustentabilidade A Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa) gerencia as mais diferentes ações voltadas ao legado sustentável. Os trabalhos do grupo estão organizados em quatro eixos: Estádios e Construções Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos; Copa Orgânica e Sustentável; e Parques da Copa. Beira-Rio Palco de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, o estádio Beira-Rio está adotando medidas para obter a certificação LEED, dada pela organização não governamental Green Building Council (CGB). A principal delas é a nova cobertura. Construída com um material que possui maior durabilidade e menor absorção de calor, a cobertura também é autolimpante, com a utilização da água da chuva. Também está sendo elaborado o Inventário Ex-Ante de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Copa do Mundo FIFA 2014. O documento é uma previsão detalhada das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) que poderão ser gerados antes e durante a Copa no Brasil para que se possa realizar ações que diminuam os efeitos.

mais matéria | 17


|RECURSOS HUMANOS|

Profissionais de finanças estão em alta no mercado Divulgação

Cursos de Capacitação ACC MAIO Formação do Gestor Comercial TIPO: Curso PARCEIRO: Cesuca DATA: 20, 21, 22, 23, 24 e 27 HORÁRIO: das 19h às 22h30min OBJETIVO: Desenvolver uma sistemática profissional de planejamento comercial; Estabelecer diferenças entre perfis pessoais de clientes e da equipe comercial; Fortalecer a compreensão sobre a estrutura e processos estratégicos de marketing; Ampliar a compreensão sobre o mercado, clientes e concorrentes e Preparar o aluno para planejar e empreender ações que potencializem os resultados de vendas de sua organização. CONTEÚDO: Gestão de carteira de clientes e do tempo O Princípio de Pareto; Identificação dos seus melhores clientes; Fidelização de clientes; Maximização de resultados. Estratégias de vendas e gestão de equipes comerciais Alinhamento: vendas, produção e finanças; Desenvolvimento de estratégias comerciais; Definição de metas e objetivos individuais e coletivos; Relatórios de vendas e visitas; Empowerment na área comercial; Gestão individualizada de equipes comerciais; Ética comercial. JUNHO Líder Coach TIPO: Curso PARCEIRO: Teia Comunicação e Marketing

20 | mais matéria

DATA: 17, 18 e 19 HORÁRIO: das 19h30min às 22h OBJETIVO: Possibilitará ao líder aprimorar sua relação interpessoal com a equipe de trabalho, acelerando o desempenho e maximizando resultados de forma surpreendente, com o emprego da cultura e técnicas de Coaching. Promoverá também o desenvolvimento da criatividade e inovação em suas atividades diárias. CONTEÚDO: • Papéis do Líder Coach – Criando líderes; • Humanização da gestão; • Função do Coaching; • Equipes de Coaching; • Coleta de dados – Mapa do Coachee; • Diálogo do Coaching; • Técnicas de Coaching; • Feedeback efetivo; • O líder que ensina; • Plano de Ação. Elaborando o Plano de Negócio TIPO: Oficina PARCEIRO: Sebrae DATA: 25, 26 e 27 HORÁRIO: das 19h às 22h OBJETIVO: Auxiliar os participantes na compreensão e estruturação de um roteiro de Plano de Negócios que os permita refletirem sobre abrir, expandir ou manter um negócio. CONTEÚDO: • Sumário executivo; • Descrição da Empresa; • Produtos e Serviços; • Aspectos estratégicos; • Análise de mercado; • Comercialização; • Operações; • Finanças.

Segundo pesquisa global da Robert Half cerca de 65% das empresas do Brasil pretendem expandir suas equipes de finanças ainda neste semestre. O otimismo dos CFOs (Chefes do Setor Financeiro) brasileiros em relação ao crescimento do setor ficou atrás apenas do registrado entre os chineses (66%). Fábio Saad, gerente sênior das divisões de Mercado Financeiro e Finanças e Contabilidade da Robert Half, explica que a demanda por profissionais dessa área está aquecida, pois ações como minimizar riscos, otimizar custos, organizar processos internos e gerar relatórios vêm ganhando importância dentro das organizações. Apesar do otimismo do setor, 69% das empresas brasileiras ainda consideram muito desafiador encontrar um profissional de finanças qualificado. “A falta da fluência em línguas estrangeiras ainda é grande por parte dos executivos brasileiros”, diz Saad. O executivo enfatiza que muitos profissionais entendem as questões contábeis e fiscais do país, mas não conseguem se comunicar com as matrizes. Ainda de acordo com a pesquisa, 16% das empresas nacionais consideram os profissionais de auditoria como os mais difíceis de serem encontrados. Profissionais de planejamento financeiro e análises e executivos de contabilidade ocuparam o segundo e terceiro lugar entre os mais difíceis, com 14% e 12%, respectivamente. A pesquisa global foi realizada pela Robert Half com 2.525 CFOs de 17 países.


|NEGÓCIOS|

Financiamentos e Desenvolvimento Econômico Volnei Borba Consultor Empresarial Sênior | CRA/RS e CRC/RS 80.603 | -volneiborba@wciconsultoria.com.br Frederico Mombach

O momento é dos pequenos, médios/ grandes empresários [empreendedores - vocacionados, profissionalizados], encarar o desafio de desenharredesenhar suas táticas e estratégias empresariais, preparando seu micro-ambiente econômico com vistas a permitir o acesso a financiamentos e recursos mais competitivos.

18 | mais matéria

Em 1912 Joseph Schumpeter (1883-1950), em sua obra Teoria do Desenvolvimento Econômico (1912), destacava que o crédito deveria servir como ferramenta de apoio ao crescimento e desenvolvimento econômico. Ele analisava a função do Empreendedor como agente de desenvolvimento econômico [criação de riquezas, ciclos de desenvolvimento econômico, expansões, criação de emprego e prosperidade). O próprio Keynes (1936), indicava a importância das perspectivas e das condições de financiamentos para o investimento. Gurley e Shaw (1955), destacam a relação entre financiamento e crescimento. O pós-crise de 2008 trouxe para o palco, um debate de extrema relevância para a sociedade brasileira, e não porque para o mundo dos negócios, em apontar qual o papel do estado com indutor de crescimento e desenvolvimento econômico? Deve interferir em maior ou menor grau? Em quais áreas o papel do estado é mais ou menos importante? Qual a prioridade de um EstadoNação à frente das prioridades que o estado deve operar, com maior ou menor agressividade? Deve ter uma participação mais conservadora ou ousada como indutor nos sistemas de produção de riquezas, prosperidade, geração de emprego e renda? Uma certeza que virou pó, e que os neoliberais defendiam com exageradas convicções e até mesmo um viés fundamentalista em alguns casos, era que o “estado mínimo” deveria reinar como elemento chave, pois a participação do estado desobstruía a livre iniciativa

[vide: Empreendedorismo]. Atualmente os “discípulos neoliberais” que apregoavam em todos os espaços esse modelo a ser praticado cegamente, não encontram mais eco e guarida da para sustentar tal modelo de desenvolvimento. O cenário que se apresenta atualmente para o debate político deve vir revestido com discursos e projetos, mas principalmente com a prática política de nossos mandatários, ou seja: Qual o papel do BNDES, do BRDE? Badesul? Do Banrisul? Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil? FINEP? e tantas outras instituições financeiras? Evidente que a missão deve ser de atuar como propulsores e fomentadores de uma política de crédito que prime pelo investimento e retorno no setor produtivo, e que tenham ações cada vez menos concentradoras de crédito, à excessão quando esses financiamentos tenham caráter estratégico para o estado. O Atual estágio de maturação das políticas de crédito no Brasil e no Rio Grande do Sul já apontam caminhos concretos de que o Estado vem fazendo a sua parte na democratização e socialização do crédito. O momento é dos pequenos, médios/grandes empresários [empreendedores - vocacionados, profissionalizados], encarar o desafio de desenhar-redesenhar suas táticas e estratégias empresariais, preparando seu micro-ambiente econômico com vistas a permitir o acesso a financiamentos e recursos mais competitivos. Deus e audácia! (Regnare Christum volumus)


Lacos é nova opção para a noite de Cachoeirinha Cleiton Amorim já é conhecido na região por interpretar o maluco beleza Raul Seixas. O músico e empresário agora tem um novo projeto, o Lacos Estúdio Bar, que já se tornou uma das opções na noite de Cachoeirinha para quem aprecia música boa ao vivo. O músico transformou o prédio onde já mantinha seus dois estúdios em um charmoso bar. Sobre a ideia do empreendimento, Cleiton conta que as bandas saiam dos ensaios e iam buscar bebidas e lanches para ficar em frente ao estúdio, “isso foi o primeiro incentivo pra eu pensar em um bar, mas a ideia tomou um rumo maior com a construção da nova sala de estúdio”, explica. A casa tem música ao vivo todas as terças e sextas e oferece um cardápio variado. O bar se destaca por ser aconchegante, o local que apresenta um estilo pub Londrino, oferece música ao vivo para os clientes e quando não

tem música ao vivo, as pessoas podem ouvir a coleção dos velhos discos de vinil do Lacos, ou também levar seus LP’s para ouvir no local. Para quem sente saudades de ouvir o barulhinho da agulha, é uma ótima pedida. O cardápio é de petiscos, crepes e hambúrgueres. A carta de cervejas é bem diferenciada, se pode provar cervejas importadas, nacionais e artesanais. A inspiração para o nome do bar Lacos, vem dos nomes Lucas (filho de Cleiton), Aline (sua esposa), Cleiton e Obrigado Senhor. Segundo o empresário, ele precisará ampliar logo o ambiente, que hoje comporta em torno de 30 pessoas. Serviço: O bar Lacos se localiza na rua Dona Palmira, 174, na Granja Esperança em Cachoeirinha.

O músico Cleiton Amorim transformou o prédio onde já mantinha seus dois estúdios em um charmoso bar. A ideia do empreendimento foi despertada quando ele observou que as bandas saiam dos ensaios e iam buscar bebidas e lanches próximo ao estúdio

PREFEITURA

mais matéria | 19


COACHING, promovendo realização pessoal Madeleine Schein Diretora Executiva da Schein Gestão Empresarial, Presidente do Comitê Regional da Qualidade de Cachoeirinha – PGQP e Diretora de Gestão Empresarial da ASBRAV

O

prazo. Se neste momento você está disponível para o mercado ou insatisfeito com O mundo dos negócios mudou impulsionado pela globalização. As empresas estão seus resultados profissionais, aqui vão algumas dicas: crescendo rapidamente e se adaptando ao mercado internacional. A realidade dos trabalhadores não é diferente! As pessoas, sendo o principal elemento que move a • Estude, pois nos últimos 12 meses as oportunidades de emprego cresceram muito, economia, estão percebendo a necessidade de se adaptarem as novas demandas do assim como as vagas de estágio. mercado. • Faça um curso de línguas. O mundo está plano, ou seja, tudo está acessível com muita facilidade e rapidez. • Você precisa dominar a internet, ferramentas básicas de TI, ter domínio sobre Uma empresa lança um produto hoje e amanhã seu concorrente lança outro meSistemas de Informação disponíveis para gestão empresarial, assim como as redes lhor. Com isto os preços caem bruscamente e a competição passa a ser por produtos sociais. de baixo custo e alto valor agregado, onde a diferença • Comunicação é fundamental em qualquer área, seja para se coestá nos serviços e na inovação. municar através da escrita ou fala. O domínio na escrita é um E quando falamos de serviços e inovação, falamos diferencial importante e influencia fortemente na comunicação em capital humano, em pessoas talentosas. O processo de coaching verbal. Abre portas! Não é raro ouvir as pessoas dizerem, “não vejo a está sendo utilizado • Elabore seu currículo de forma simples, clara e objetiva, valorihora de me aposentar”, “quando eu me aposentar vou zando sua experiência e habilidades. fazer o que eu amo”, “se eu ganhar na loteria nunca com sucesso por • Faça uma seleção criteriosa das empresas onde você gostaria mais trabalho nesta empresa”. Certamente este é um pessoas que buscam o de atuar. Não desperdice seu tempo participando de entrevistas grupo que não ama o que faz. crescimento pessoal e que estão fora do seu foco de carreira. A grande questão para nós, profissionais, é desco• Peça indicação para os amigos! As empresas valorizam indicabrir quais são nossos talentos, desenvolvê-los e potenprofissional, aliado a ções de funcionários. cializá-los! Neste contexto, vamos falar sobre Coaching, realização profissional • Prepare-se para as entrevistas. Acesse o site da empresa e esuma técnica maravilhosa para promover o desenvolvide longo prazo tude sobre seus produtos, serviços e clientes. Isto proporciona mento pessoal e realização profissional. maior tranquilidade durante a entrevista, possibilitando direcioCoaching é um processo, onde o coach (profissionar seus conhecimentos para as necessidades da empresa. nal) apoia o coachee (cliente) com o objetivo de realizar • Apresentação pessoal adequada facilita sua vida! Cuide do seu metas, através da identificação e uso das próprias comvisual e evite chamar atenção! petências desenvolvidas, como também do reconheci• Procure falar menos e ouvir mais. Observar o ambiente e escutar com atenção o mento e superação de suas fragilidades. Este processso pode ser aplicado no nível entrevistador vai ajudar você a ser assertivo na entrevista. organizacional (coaching executivo) ou pessoal (coaching pessoal). • Utilize as redes sociais de forma adequada e discreta. Lembre-se que as empresas O Coaching Executivo visa capacitar executivos na sua performance e excelênvão buscar informações dos candidatos na internet. cia pessoal e nos negócios. Trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas Contudo, você pode estar pensando numa carreira “solo” ou em empreender e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade. um novo negócio. Isto é maravilhoso, teste suas potencialidades! Coaching Pessoal objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo Na vida podemos empreender corporativamente ou individualmente. Algumas alcance de suas metas, buscando uma vida equilibrada com seus valores, missão e pessoas encontram dificuldades para fazer esta migração de carreira, ficam preocupropósitos. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida, como saúpadas com a idade ou tem medo das incertezas. Nestes casos é recomendado o coade, relacionamentos, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. ching. Não perca tempo, mude o rumo de sua vida profissional! Inicie um processo O processo de coaching está sendo utilizado com sucesso por pessoas que busde coaching agora! cam o crescimento pessoal e profissional, aliado a realização profissional de longo

mais matéria | 21


News Cachoeirinha Cachoeirinha terá R$ 87 milhões em investimentos na infraestrutura Depois da realização de grandes obras como a repavimentação da avenida Flores da Cunha e a duplicação das avenidas Papa João XXIII e Frederico Ritter, a prefeitura prepara-se agora para um novo grande investimento na infraestrutura do município. Com R$ 87 milhões de recursos municipais, estaduais e federais, o governo vai atuar em todas as regiões da cidade qualificando vias e criando a maior rede de ciclovias da região metropolitana, com mais de 10 quilômetros de extensão. As primeiras intervenções começarão na avenida Flores da Cunha (sem mexer nas obras já realizadas) no segundo semestre de 2013 e seguem durante os próximos três anos. CONHEÇA AS OBRAS PROGRAMADAS:

FLORES DA CUNHA - Ciclovia, calçadas em toda a extensão, corredor exclusivo de ônibus e transposição ligando os bairros Parque da Matriz e Princesa Isabel. FERNANDO FERRARI - Calçadas, remoção das torres de alta tensão para alargamento da via, asfaltamento entre a Frederico Ritter e a Fritz Beiser e sinalização viária. ARI ROSA DOS SANTOS - Calçadas, ciclovia e sinalização viária. AVENIDA DAS INDÚSTRIAS - Ciclovia, calçadas e sinalização. FREDERICO RITTER - Ciclovia, calçadas, sinalização viária e drenagem pluvial. PRINCESA ISABEL - Repavimentação, calçadas e sinalização viária.

Divulgação

Comunidade Terapêutica Reviver completa 2 anos O primeiro centro público de recuperação de dependentes químicos administrado por uma prefeitura no Brasil completou dois anos de funcionamento no último mês. A Comunidade Terapêutica Reviver localizada em Cachoeirinha, atende atualmente 30 homens adultos em busca do resgate das drogas. O município mantém ainda convê-

22 | mais matéria

nio para atendimento de mulheres e adolescentes em Montenegro. O trabalho de reabilitação no centro dura nove meses, é totalmente gratuito e está embasado em atividades multidisciplinares. A Reviver tem oficinas de padaria, confeitaria, cultivo de hortifrutigranjeiros, produção de fraldas e plantio de flores.

o governo vai atuar em todas as regiões da cidade qualificando vias e criando a maior rede de ciclovias da região metropolitana, com mais de 10 quilômetros de extensão. FRITZ BEISER - Ciclovia, calçadas e sinalização viária CAÍ - Ciclovia, calçadas e sinalização RIO BRANCO - Ciclovia, calçadas e sinalização viária IGUAÇÚ - Ciclovia, calçadas e sinalização viária CLEMENTE CÍFALI - Ciclovia, calçadas, drenagem pluvial e sinalização viária.

Convênio entre Guarda Municipal e Brigada Militar O Prefeito Vicente Pires e o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, assinaram o convênio que uniu a Guarda Municipal e a Brigada Militar através de um Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP). Brigadianos serão treinados por instrutores da Guarda e passarão a atuar em conjunto com os GMs no sistema de video monitoramento, composto por 32 câmeras que vigiam os principais pontos de circulação da cidade. A base de operações do 190 e o projeto de mensagens instantâneas com o comércio também irão para o CIOSP, que funcionará na antiga sala do videomonitoramento, junto à sede da Secretaria Municipal de Segurança.


Em prol do Hospital Regional No dia 1º de maio ocorreu no Parcão da 79, em Gravataí, o ato público “Todos pelo Hospital Público Regional” que reuniu a comunidade, líderes políticos e empresariais locais e de cidades vizinhas. O objetivo da ação foi mobilizar a comunidade de Gravataí para que o município seja sede do novo Hospital Regional. Recentemente, o prefeito Marco Alba anunciou a cedência de uma área junto ao Distrito Industrial, que fica a cinco minutos da BR-290 e ao lado da ERS118. Glorinha e Cachoeirinha já manifestaram apoio ao município. A iniciativa que reivindica um hospital para a

região é uma proposta conjunta envolvendo os municípios de Gravataí, Glorinha, Cachoeirinha, Viamão, Alvorada, Caraá, Santo Antônio da Patrulha e Taquara. A implantação do Hospital Regional traria para o município de Gravataí: 350 leitos; Clínica Médica; Psiquiatria; Clínica Materno-infantil; Obstetrícia; Cirurgia Geral Eletiva; Traumatologia de Média Complexidade; Alta Complexidade em Traumato-ortopedia; Neurocirurgia em média e alta complexidade; 30 leitos de UTI Adulto; 10 leitos de UTI Pediátrica; 10 leitos de UTI Neonatal; Atendimento Ambulatorial.

Prefeitura vai mapear pontos turísticos do município Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) vai mapear os pontos turísticos e áreas de lazer de Gravataí, o objetivo desse mapeamento é incrementar o turismo no município com locais de visitação, lugares para degustar a culinária da cidade e até mesmo, se hospedar. Para iniciar o projeto, a secretaria realizou no dia 19 de abril uma visita à Fazenda Tio Pedro – Centro de Lazer – na Parada 96 da RS 020. De acordo com o secretário Rafa-

el Evaldt titular da SMDET, de posse deste levantamento, será possível obter recursos federais para o desenvolvimento do turismo no município. A Fazenda Tio Pedro, o primeiro local que foi visitado pelos técnicos da Prefeitura, oferece trilha ecológica, piscina com rampa molhada, tobo-água, tirolesa, quadra de esportes, alimentação, churrasqueiras com mesas e jogos como, fla-flu, sinuca e pinguepongue.

o ato público “Todos pelo Hospital Público Regional” reuniu a comunidade local e de cidades vizinhas, com O objetivo de que o município de gravataí seja sede do novo Hospital Regional

• SINDILOJAS GRAVATAÍ - A Sede do Sindilojas Gravataí foi novamente reconhecida e premiada como case de sucesso, a premiação ocorreu no Sinduscon Premium 2012, realizado no mês de abril, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. A sede do Sindicato, que já havia sido premiada como Melhor Projeto Predial no VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa em 2011, recebeu o Ouro na categoria Produtos e Lançamentos Imobiliários do Ano – Empreendimentos de Pequeno Porte. A Finger Engenharia e Construções, responsável pela construção da Sede, inscreveu a mesma no prêmio, por meio de sua associação com a Torres & Bello, conquistando mais uma vitória na premiação promovida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul – Sinduscon/RS. • Alistamento militar - Jovens nascidos no ano de 1995 deverão efetuar o alistamento ao serviço militar até 28 de junho. Para encaminhar o alistamento será necessário apresentar documento de identidade, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência no nome do alistado ou dos pais. Aqueles que moram de aluguel também podem apresentar o contrato da locação. É exigida ainda uma fotografia 3x4 recente. Para se alistarem, os jovens deverão comparecer a Junta de Serviço Militar, na Rua Anápio Gomes, 1317, no centro de Gravataí, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h30. Sem o alistamento militar não é possível participar de concursos públicos e fazer passaportes, entre outros direitos.

News Gravataí mais matéria | 23


|ENTREVISTA|

TRAJETÓRIA DE ORGULHO O médico traumatologista e ortopedista Marcelo Leal Tafas cresceu em Gravataí e hoje fala com orgulho da sua origem, família e profissão. Ao lado da esposa Patrícia, dos filhos Manuela (9 anos), Guilhermo (6 anos) , Isabela (2 anos), e Bernardo (7 meses), planeja seus projetos para o futuro com tranquilidade no exercício da medicina.

Texto por Roselaine Vinciprova | fOTO POR FREDERICO MOMBACH

P

Porque você escolheu ser médico? O sonho de ser médico vem da infância. Sempre valorizei a profissão médica pela sua característica de apoio e ajuda ao próximo. Com 6 ou 7 anos, tinha crises de asma - que eram horríveis! - meus queridos pais (Arlete e Thalis) me socorriam levando-me ao meu tio Caubi, que é médico em Gravataí, e eu saia sem aquela falta de ar angustiante, tranquilo e feliz. Acho que com isso, o meu tio, foi o primeiro estímulo para escolher a profissão médica. E ser traumatologista? Bem, quando decidi realmente que seria médico, lá pelos 14 ou 15 anos, não me via atuando em outra área que não tivesse ligação com esportes, ossos, músculos e articulações. Tenho uma lembrança do meu primeiro dia de faculdade, na UFRGS, eu e um grupo de colegas, no corredor do prédio da faculdade, estávamos conversando quando uma professora de patologia se aproximou, parabenizou pela aprovação no vestibular, olhou para cada um de nós e disse, em um tom de brincadeira e descontração, qual seriam nossas especialidades. Olhou para uma colega e disse “você vai ser pediatra, gineco ou pneumo”. Olhou para outro e disse você vai ser “cirurgião geral ou cardilogista”. E assim fez com mais uns 4 ou 5 colegas. Quando olhou para mim ela disse “você eu não tenho dúvida, tem cara de ortopedista, nem perde tempo escolhendo”.

Marcelo Tafas e sua esposa Patrícia Aggens Tafas

24 | mais matéria

Os estudos da medicina avançaram muito nos últimos tempos beneficiando cada vez mais a população que tem a sua disposição modernas técnicas. Fale um pouco de como isso é possível? É verdade. A medicina assusta os próprios médicos com seu avanço. As descobertas científicas, os avanços tecnológicos, o acesso à in-


A medicina assusta os próprios médicos com seu avanço. As descobertas científicas, os avanços tecnológicos, o acesso à informação (internet) possibilitaram que os pacientes hoje sejam mais exigentes e procurem o que há de melhor em busca da saúde e bem-estar. Para atender a essa exigência, o médico deve se atualizar, estudar continuamente, afim de proporcionar um tratamento que conforte seu paciente, que hoje em dia é muito exigente.

Marcelo Tafas

formação (internet) possibilitaram que os pacientes hoje sejam mais exigentes e procurem o que há de melhor em busca da saúde e bemestar. Para atender a essa exigência, o médico deve se atualizar, estudar continuamente, afim de proporcionar um tratamento que conforte seu paciente, que hoje em dia é muito exigente. Qual a importância da família na tua educação e na tua vida? É o meu maior troféu. É o meu título mundial, o que mais prezo na vida. Minha esposa Patrícia e meus filhos (Manuela, Guilhermo, Isabela e Bernardo) são o meu combustível para o dia a dia. Minha felicidade é a felicidade deles. Qual a tua relação com a cidade de Gravataí e porque você considera ela tão importante? Nasci em Porto Alegre, mas morei meus primeiros anos em Gravataí. Portanto, considero a minha terra. É onde viveram meus avós Mitre e Nilta, onde meus pais foram criados. Aqui tenho dezenas de primos e tios (meu pai tem 10 irmãos!). A cidade é agradável. Hoje é imensa, mas não perde aquele jeitinho de cidade de interior, pequena, pacata, tranquila. O povo de Gravataí é querido, amável e cativante. Tenho uma dívida eterna com essa cidade, por isso tento retribuir sendo um bom médico e amigo de todos.

Quais os teus projetos futuros? Cuidar da minha família, sempre, manter minha disposição para o trabalho. Penso que na vida temos que manter a chama acessa, não perder o foco dos nossos objetivose e ter sempre expectativas boas. Sobre o Dr. Marcelo Tafas: O Doutor Marcelo (CRM-RS 26364) é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em janeiro de 2003, iniciou especialização em Ortopedia e Traumatologia no Rio de Janeiro – RJ. Durante o ano de 2012 iniciou estudos relacionados à Terapia Extra-corpórea por Ondas de Choque (Ortotripsia). Em novembro do mesmo ano, em Salvador – BA, realizou curso de treinamento e certificação pela Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. O Dr. Tafas é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), membro da Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque (SBTOC). Além disso, é especialista em Ortopedia e Traumatologia pelo Conselho Federal de Medicina. Atualmente atende pacientes de Porto Alegre, região metropolitana e interior do estado em consultórios, clínicas, hospitais.

mais matéria | 25


|ATUALIDADE|

Fecomércio-RS auxilia empresas na tomada de crédito Divulgação

26 | mais matéria

A Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) criou este ano uma ferramenta chamada Monitor de Juros Mensal, com o objetivo de auxiliar as empresas em seus processos de tomada de crédito. A iniciativa, apresentada em seminário de todas as federações de comércio do Brasil, teve excelente repercussão. Outras entidades do segmento já manifestaram interesse em implementar a ferramenta. Acesse o Monitor de Juros clicando no link http://links.fecomercio-rs.org. br/ascom/monitordejurosabril.pdf O Monitor de Juros tem como meta divulgar as informações coletadas pelo Banco Central junto às instituições financeiras. Vai compilar as taxas de juros médias (pré-fixadas e ponderadas pelos volumes de concessões na sema-

na de coleta), praticadas pelos bancos com maior abrangência territorial no RS, para modalidades de crédito à pessoa jurídica. Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o Monitor aproxima as empresas de informações desagregadas acerca do mercado de crédito, visando auxiliálas no planejamento para a utilização dessa ferramenta fundamental para sua atividade. “Para uma empresa, saber todos os meses as taxas de juros que cada banco vem praticando, em diferentes modalidades, contribui não apenas para identificar o momento correto de tomar crédito, pelas tendências gerais do mercado, mas principalmente para escolher onde e para que fim tomá-lo, reduzindo seus custos financeiros”, revela.


Divulgação Divulgação

Desfile do Carnaval 2013 de Cachoeirinha

Carnaval de Cachoeirinha busca profissionalização

E

Em reunião realizada no dia 30 de abril, na agência FGTAS/Sine, ficou acertada a realização de duas oficinas voltadas à profissionalização do Carnaval de Cachoeirinha. As oficinas serão de artesanato em bordado à mão e de costura com foco na confecção de fantasias. As aulas iniciam no dia 5 de agosto, em local a ser definido, com carga horária de 160 horas. A inscrição será gratuita e priorizará pessoas indicadas pelas escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade, serão disponibilizados o material necessário para a oficina e transporte local. As oficinas serão ministradas pelo Senac em parceria com o Governo Federal (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec), o Governo Estadual (Fundação Gaúcha de Trabalho e Assistência Social e Sistema Nacional de Emprego/RS) e o Governo Municipal (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Secretaria Municipal de

Duas oficinas voltadas à profissionalização do carnaval serão realizadas no município . As oficinas serão de artesanato em bordado à mão e de costura com foco na confecção de fantasias. Cultura, Esporte e Lazer). Estavam presentes na reunião, Luis Henrique Brusius, delegado regional do Trabalho; Vera Sarmento, coordenadora da agência do FGTAS/Sine em Cachoeirinha; Sônia Zanchetta, diretora de Cultura da SMCEL, e Gislaine Espírito Santo, do Senac.

Almoçando com a Acigra trará Ana Amélia Lemos A Senadora Ana Amélia Lemos confirmou a participação na próxima edição do Almoçando com a Acigra, que será realizada no dia 20 de maio (segunda-feira), ao meio-dia. Os convites estarão disponíveis na entidade e os associados terão desconto especial. Ana Amélia Lemos é jornalista, nasceu em 23 de março de 1945 no município de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul. Trabalhou como colunista e comentarista no Grupo RBS por 33 anos. Em 15 de março de 2010, anunciou seu afastamento da maior empresa de comunicação do estado para ingressar na vida política. Foi candidata pelo o Partido Progressista (PP) para o cargo de senadora pelo RS sendo eleita em 3 de outubro de 2010 com 3.401.241 votos, totalizando 29,54% dos votos válidos.

mais matéria | 27


|MÚSICA|

o quarteto fantástico do rock gaúcho

Texto por Kamyla JARDIM

N

Nascida há oito anos, entre o divertimento e a vontade de aprender sobre música, a banda gaúcha Tópaz traz uma autenticidade verdadeira, mesmo que proposital, pouco vista no meio artístico. Os quatro integrantes da banda, Alexandre Nickel (vocais e baixo), Cris Möller (vocais e guitarra), Gustavo “Gigante” Zuchowski (guitarra) e Leandro Neko (bateria), conheceram-se por acaso, há muito tempo. Nenhum deles tinha conhecimento sobre o seu “dom” musical até o momento, então resolveram aprender juntos a tocar, fato que contam com muito orgulho: “Isso é muito legal porque conquistamos e vivemos desde o início muitas histórias e situações. Somos uma banda que não foi “criada artificialmente”, foi um processo natural mesmo”, revela Alexandre. Entretanto, preferem manter sigilo sobre a criação do nome, afirmando ser fruto de uma piada interna que é impublicável, o que gera bastante curiosidade entre os fãs. A banda tem uma forte relação com Cachoeirinha, afinal dois dos integrantes residiam no município, que acabou fazendo parte do início da carreira dos meninos. “Temos muitos amigos em Cachoeirinha e também em Gravataí. Crescemos nelas, seja morando ou estudando, então temos um carinho muito grande pelo pessoal também. Pra gente é sempre legal voltar “pra casa”. Normalmente, são shows super divertidos por serem oportunidades de rever alguns amigos que nem sempre podemos ver”, revela o vocalista. É inegável a verdadeira proposta da Tópaz. Logo de início já se percebe que são quatro jovens com uma imensa vontade de se divertir. A banda traz um amor natural pelo seu trabalho que encanta aos fãs. Eles mesmos afirmam que o público alvo é a própria banda: “A verdade é essa. Não fazemos músicas pra ninguém que não seja nós mesmos. E acho que isso é essencial pra que a nossa música seja realmente autêntica e muita gente se identifique com ela”, afirma. As composições são feitas por todos da banda, mas eles destacam que o único denominador comum na hora da criação é não fazer o que outra banda faria: “Não nos prendemos muito a métricas, timbres ou fórmulas. Vamos seguindo o que nos agrada até chegar onde a gente possa se olhar e dizer: Fizemos o máximo possível pra criar algo que a gente acha legal”. O primeiro disco da banda, “Outra Direção”, consolidou logo de cara o sucesso do grupo na internet, além de ter algumas de suas músicas entre as mais pedidas nas rádios do Rio Grande do Sul, como a canção “Biografia”. Já o segundo álbum, lançado em 2010, ironicamente foi batizado de “III” (Terceiro), uma brincadeira com o ponto de vista dos músicos que tinham a ideia de que terceiro

28 | mais matéria

fOTO DIVULGAÇÃO

A verdade é essa. Não fazemos músicas pra ninguém que não seja nós mesmos. E acho que isso é essencial pra que a nossa música seja realmente autêntica e muita gente se identifique com ela

Alexandre Nickel CD de um grupo é sempre o melhor e aquele que decide uma carreira artística. E foi com essa convicção que a banda realizou a impressionante turnê de “III”, permitindo com que hoje tivessem a experiência e o knowhow pra lançar o terceiro álbum tão desejado. A Tópaz é recordista em números de internet. No Youtube possuem uma das contas mais acessadas do site, hoje com mais de 1 milhão e 400 mil visualizações. No lançamento do clipe de “O Maior Idiota do Mundo”, em apenas três dias ultrapassou mais de 50 mil exibições, sendo mais assistido na época que o trailer oficial do último filme da saga Harry Potter (Harry Potter e as Relíquias da Morte). Já no lançamento da canção “O Maior Idiota do Mundo”, o quarteto foi destaque no Twitter, quando uma ação colocou a hashtag #omaioridiotadomundo nos TrendingTopics Brasil por três dias consecutivos. A música também foi eleita pela crítica como uma das melhores canções de 2010, no prêmio Zona Punk, um dos maiores portais de rock da América Latina. No lançamento do clipe de “Música Sem Nome”, novamente o grupo atingiu o topo dos Trending Topics Brasil do Twitter. Em menos de 24 horas no ar, o clipe também já era um dos vídeos mais vistos do site Youtube. A banda então ganhou uma forte expressão no cenário musical nos últimos dois anos, permitindo que realizassem shows por toda Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa, Natal, Maceió, Fortaleza, assim como participassem de festivais muito importantes: Planeta Atlântida, Atlântida Festival, Mundo Livre Festival e Grito Rock. Participaram também da Feira da Música de Fortaleza 2011, sendo a única representante do Rio Grande do Sul escolhida para participar do evento. Atualmente a banda se prepara para uma viagem pelo Brasil. O quarteto está com datas em vários estados do País e quer viajar ao máximo para divulgar o terceiro álbum denominado “Onze Nós”.


Aniversário de Cachoeirinha terá shows e Conferência da Cidade O município de Cachoeirinha está completando 47 anos no dia 15 de maio. Para celebrar a data, a Prefeitura promove uma série de eventos que vão do dia 1° a 27 de maio. Confira abaixo a programação. Dia 17 de maio 5ª Conferência da Cidade, no Cesuca, às 8h Dia 18 de maio Encontro de Artes Cênicas (teatro, dança e circo) com a participação de Terpsí Teatro de Dança, no Galpão da Casa da Cultura, das 16 às 20h Shows no Parcão 19h – Tchê Guri 20h – Grupo Bochincho 21h30min – Tchê Garotos Apresentação: comunicadores da Rádio 104

Dia 19 de maio Shows no Parcão 19h30min - Pura Cadência 20h30min Fat Duo 21h30min - Claus e Vanessa Apresentação: comunicadores da Rádio 104 20 de maio Campeonato Futsal- Final Série Bronze, no Ginásio Municipal, às 19h

25 de maio Festival de Patinação, no Ginásio Municipal, às 20h Dia 25 de maio Seminário Grito de Carnaval, no Galpão da Casa da Cultura, das 14 às 18h Parceria: Associação de Entidades Carnavalescas de Porto Alegre do RS

Dia 23 de maio 3° Seminário da Copa, na Faculdade Cesuca, às 18h

Dia 26 de maio Torneio de Aniversário Futebol de Campo Masculino, no Campo do Nova Cachoeirinha, às 8h 3º Encontro de Coros de Cachoeirinha, na Igreja Matriz, às 20h30min, com a participação de 200 coralistas

Dia 24 de maio XXV Seminário Municipal de Educação, na Faculdade Cesuca

27 de maio Campeonato Futsal - Início Série Prata, no Ginásio Municipal, às 19h

mais matéria | 29


|DESIGN| Divulgação

decoração para quartos pequenos

Q

Quartos pequenos estão mais do que presentes nos projetos de casas e apartamentos. Aos desiludidos com a falta de espaço, a boa notícia é que dicas simples de decoração podem colaborar para tornar os dormitórios mais práticos e com aparência maior. Ficou interessado? Então confira as dicas que a Mais Matéria separou para você. Depois, basta liberar a sua criatividade, sempre de olho no conforto e na harmonia.

Aos desiludidos com a falta de espaço, a boa notícia é que dicas simples de decoração podem colaborar para tornar os dormitórios mais práticos e com aparência maior.

Cores Claras Cores escuras podem dar a aparência de que o quarto é ainda menor. Portanto, invista em tons claros, que conferem sensação de amplitude. Alguns detalhes também são bem-vindos. Uma das paredes pode contar com painéis, papel de parede, adesivos. Invista em espelhos Espelhos não servem apenas para conferir a aparência. Na decoração, têm a função de proporcionar aspecto maior aos ambientes. Uma sugestão é anexá-los à porta de correr do armário. Assim, não ocupam espaço na parede. Cama Gavetas na cama são uma boa opção para ambientes pequenos. Alguns modelos box já vêm com elas. Se não os encontrar, vale até apostar em um colchão box em uma cama convencional. A cabeceira é um importante item de decoração que deve harmonizar com o estilo do restante do projeto. Pode ser almofadada, de madeira, de ferro. Abuse das paredes

30 | mais matéria

As paredes de quartos pequenos são grandes aliadas. Abuse delas com detalhes suspensos. Prateleiras e nichos colaboram com a organização Objetos e roupa de cama O ambiente claro pode ganhar cores e detalhes por meio de tapetes, roupa de cama, almofadas, cadeira colorida, pufe, quadros. Tudo isso sem exagero, é claro, e com tonalidades complementares. Se enjoar do visual, basta trocar os objetos e tecidos. O aspecto muda sem que se gaste muito. Facilite a circulação Encher o quarto de móveis pode atrapalhar a circulação, principalmente em quartos pequenos. É recomendado deixar corredores de pelo menos 60 cm nas laterais das camas e em frente aos armários. Em quartos de solteiro, vale encostar a cama na parede, porque se acaba ganhando espaço para circulação. Fazer isso com cama de casal não fica bom, já que quem dorme ao lado da parede tem dificuldade para se levantar. Organização Quanto menor o ambiente, mais organizado ele deve ser. Objetos jogados, sem espaço para serem guardados, poluem o quarto. Por isso, os móveis precisam de um bom planejamento. Móveis Os móveis do quarto podem ser de materiais variados, como madeira e laca. Arquitetos recomendam a fórmica pela facilidade de limpeza. Portas de correr otimizam o espaço, assim como uma bancada de estudo ao lado da cama, que também tem a função de criado-mudo.


Fotos divulgação

uma Cozinha funcional Thiele König e Mariana Herzog Arquitetas

U

Um dos desafios em construir um projeto é conseguir dar funcionalidade e beleza aos ambientes. Um exemplo desta possibilidade é este apartamento onde projetamos a cozinha, e conseguimos aproveitar todos os espaços, criando armários, espaço para vinhos, bancada de refeição rápida e churrasqueira a gás. Os tons escolhidos foram os escuros, na

Armários e bancada de refeições rápidas foram opções pelo pouco espaço

marcenaria uma melâmina de tom de madeira acinzentado, no piso um porcelanato escuro formado pela mescla do preto, marrom e cinza, nas bancadas de granito usamos o São Gabriel, e acima da bancada da pia entre o armário aéreo usamos o vidro pintado de preto. Assim os azulejos das paredes foram totalmente retirados, e onde havia a necessidade de proteção usamos o vidro! A porta entre a cozinha e a área de serviço é preta, com um círculo de vidro que possibilita a passagem da luminosidade. O trilho em inox é aparente o que compõe com os eletrodomésticos que foram escolhidos na linha inox. Usamos nas portas dos armários aéreos o vidro preto também, assim na parte superior da cozinha aproveitamos a leveza do vidro, mas ao mesmo tempo deixamos preservados todos os utensílios colocados dentro dos armários.

Nas portas dos armários aéreos foi usado o vidro preto

Os tons escolhidos foram os escuros

mais matéria | 31


|CASAMENTO|

Estamos em pleno século XXI, mas apesar de todas as mudanças, algumas tradições O casamento de Valéria não perdem e Felipe foi realizado em o seu valor março, após nove anos de namoro e parceria

CASAR AINDA ESTÁ NA MODA?

32 | mais matéria

Texto por RITA TRINDADE | fOTO DIVULGAÇÃO


mais matĂŠria | 35


E

Estamos em pleno século XXI e cada vez mais alguns conceitos se modificam, mas apesar de todas essas mudanças, algumas tradições não perdem o seu valor. Dentre os costumes que aprendemos a cultivar com nossos pais, talvez o matrimônio seja um dos mais presentes, possivelmente por esse motivo, casar continua sendo o sonho da grande maioria das mulheres. Sejam tradicionais ou modernas, entrar na igreja de vestido branco, encontrar seu príncipe encantado e viver feliz para sempre ainda é um desejo comum. Embora com o passar do tempo o conceito do casamento venha se modificando um pouco, já que antigamente era realizado quase que somente por meio da igreja e hoje ele assume outras formas, como união estável, contrato, o famoso “morar junto”, o casamento religioso ainda se mantém firme e segue encantando as mulheres. No entanto, foi-se o tempo em que casar era só dizer o sim na igreja e preparar uma festa para a família. Hoje em dia quem quer casar, além de pensar em véu, grinalda e vestido, tem que pensar ainda em catering, música, decoração, flores, igreja, bolo, trash, coreografia dos noivos, fotógrafo, bem casados, lua de mel e todos os detalhes embutidos em uma festa de casamento.

Sejam tradicionais ou modernas, entrar na igreja de vestido branco, encontrar seu príncipe encantado e viver feliz para sempre ainda é um desejo comum.

Por que maio é o mês das noivas? Por ter tantas peculiaridades que não podem ser esquecidas para preparar a tão esperada noite, é muito comum as noivas entrarem em desespero por causa da organização do casamento. E o que era para ser especial, acaba rendendo muitas dores de cabeça para o casal. Portanto, se quiser ficar apenas com a parte boa do seu grande dia, é bom organizá-lo com calma e antecedência. Confira algumas dicas que a Mais Matéria separou para ajudar as noivas na preparação do tão sonhado casamento. Antes do seu casamento você deve: • Preparar a lista de convidados; • Definir o local da cerimônia religiosa e da festa (igreja, salão, sítio, casa); • Contratar um cerimonialista; • Convidar os padrinhos do religioso e do civil, pajens e damas; • Preparar o cardápio da festa e pesquisar buffets; • Pesquisar serviços de foto e filmagem; • Começar a pesquisar a decoração para a cerimônia e para festa; • Pesquisar preços de convites; • Escolher o repertório musical da cerimônia e festa e entrar em contato com bandas e djs; • Pesquisar o vestido de noiva (decida se vai comprar ou alugar).

nto está cresA indústria do casame segundo a Assocendo cada vez mais, , Serviços para ciação dos Profissionais Sociais (ABRACasamento e Eventos é que o mercado FESTA) a expectativa te R$ 16 bilhões de casamento movimen to de mais de 8% este ano, um crescimen do movimentou em relação a 2012, quan do cresceu cerca 14,8 bilhões. Este merca co anos. de 400% nos últimos cin

Muitas cerimônias de casamento são realizadas em maio, esse mês foi instituído por influência da Igreja Católica, pelo fato de representar a consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, e também pelo dia das mães ser comemorado no mesmo mês. Entenda a história dos símbolos de casamento • Vestido branco - No século XIX, a rainha Vitória, da Inglaterra, inaugurou o visual de noiva transformando-o em tradição quando se casou de branco. Até então, as noivas usavam vestidos coloridos em tons de vermelho e dourado com pedrarias. • Buquê - Surgiu na Grécia Antiga como amuleto contra inveja e mau-olhado. O buquê era feito de ervas, ramos e alho. Mais tarde, passou a ser confeccionado com flores, símbolo de pureza, fertilidade e amor. • Aliança na mão esquerda - A tradição surgiu entre os antigos egípcios, que trocavam alianças de feno, couro e marfim para perpetuar o amor, pois viam no círculo o símbolo de eternidade. O anel era usado no dedo esquerdo, onde acreditavam que havia veias conectadas ao coração. • Beijo dos noivos - Na Roma Antiga, o beijo era usado para selar contratos e compromissos. O cristianismo incorporou o beijo na cerimônia de casamento, e, ocorrendo no final, significa um novo status de vida para o casal. • Arroz - O costume de jogar arroz nos recém-casados vem de uma tradição chinesa de mais de dois mil anos e simboliza o pedido para que haja fartura na vida do casal. • Bolo - Na Roma Antiga quebrava-se um pedaço de pão na cabeça dos noivos — quanto maior a quantidade de migalhas, maior a felicidade e número de filhos — que, em seguida, eram distribuídos aos convidados. Com o passar do tempo o tamanho do pão aumentou para que nenhum convidado ficasse sem. Com a introdução do açúcar na Europa, transformou-se em bolo.

mais matéria | 33


34 | mais matĂŠria


Envie seu momento marcante para redacao@revistamaismateria.com.br

Marina O dia 30 de abril de 2013 foi inesquecível para a bela Marina. A jovem comemorou seu aniversário de oito anos ao lado de seus familiares e amigos. A decoração da festa apresentava o tema de ursos provençal. O evento foi realizado no salão Festa e Fantasia.

Fotos: Cariza Lima

Michelle e Maurício Celebrando seis anos de muito amor, sendo quatro de namoro e dois de noivado, os apaixonados Maurício de Oliveira Berto (29) e Michelle Schwartzhaupt Berto (28) realizaram na noite de 9 de março o sonho tão esperado: o matrimônio. A cerimônia ocorreu na Igreja São Pedro em Porto Alegre e a festa no salão Recanto das Hortências, em Cachoeirinha. Em torno de 180 convidados entre amigos e familiares assistiram ao sim dos noivos.

Fotos: Giovani Misturini

36 | mais matéria


|ANIVERSÁRIO|

Momentos marcantes

Théo O encantador Théo completou seu primeiro ano, no dia 13 de abril, com uma grande festa no Richesky Park em Canoas. A Galinha Pintadinha foi o tema escolhido pelos pais Alessandra Queiro de Melos e Everton Rosa, moradores de Cachoeirinha. O Théo esbanjou alegria e recebeu o carinho dos amigos e familiares.

Fotos: Frederico Mombach

Daniele e Fagner A noite de 6 de abril foi mágica e singular para os noivos Daniele Paim (24) e Fagner Mesquita (29). O casal, que vive sua história de amor há seis anos, oficializou a sua união em uma linda e emocionante cerimônia na igreja Nossa Senhora de Fátima. A recepção ocorreu no espaço de eventos Innova, em Gravataí. Em torno de 150 convidados entre amigos e familiares participaram da festa.

Fotos: Bruno Bergmann

mais matéria | 37


Envie seu momento marcante para redacao@revistamaismateria.com.br

Roselaine e Tiago A Assistente Administrativa Roselaine Silveira Pereira e o líder de Manutenção Tiago de Souza Rocha se conheceram no Completo Automotivo da GM, onde trabalham. Após cerca de dois anos de namoro, casaram no dia 20 de abril com uma bela festa para 200 convidados no Salão Recanto das Hortênsias, em Cachoeirinha. Roselaine e Tiago realizaram um sonho ao lado dos pais, familiares e amigos que curtiram todos os detalhes da festa. O cerimonial do evento foi da Realiza, com animação da Crazy Som. Roselaine veste Terezinha Noivas.

Fotos: Frederico Mombach

Paula e David Paula Rodrigues Monteiro e David Amorim Cardoso se casaram no dia 27 de abril no Recanto das Hortênsias, em Cachoeirinha. Os 220 convidados presenciaram a hora do sim durante a cerimônia religiosa que aconteceu na capela. Os empresários, que moram em Gravataí, curtiram a lua de mel na Praia do Forte, na Bahia.

Fotos: Frederico Mombach

38 | mais matéria


|ANIVERSÁRIO|

Momentos marcantes Miriam e Jeferson No dia 20 de abril de 2013 os noivos Miriam Espíndola Parnoff (22) e Jeferson Moraes da Silva (30) se uniram em matrimônio em uma emocionante cerimônia. O casal, que está junto há dois anos e sete meses, realizou a cerimônia e a festa no salão de eventos Adriane Kronhardt, em Gravataí. Duzentos convidados presenciaram a alegria dos noivos. Miriam conta que o casal tem muitos planos. “Temos muitas metas, mas todas pedindo a direção de Deus, ninguém melhor do que Ele sabe o que precisamos no futuro”, diz confiante.

Fotos: Frederico Mombach

Larissa e Roberto A noite de 20 de abril foi mágica e inesquecível para os noivos Roberto Coral Azambuja (28) e Larissa Nunes da Silveira (26). Depois de dez anos de relacionamento entre namoro e noivado, o casal disse o tão esperado sim e oficializou a sua união. A cerimônia ocorreu na Capela São José – Unilasalle e a festa na Sociedade de Caça, Pesca e Tiro, ambas em Canoas. Em torno de 250 convidados participaram da festa. Sobre planos para o futuro, Roberto conta que o casal quer curtir o casamento. “Primeiramente queremos aproveitar esse nosso momento, viajar bastante, conhecer novos lugares, depois de uns dois anos a gente planeja ter filhos, talvez dois ou três”, revela animado.

Fotos: Frederico Mombach

mais matéria | 39


O casamento dos sonhos

N

Texto por RITA TRINDADE | fOTOs frederico mombach

No dia 27 de outubro de 2012 o sonho de Camila Dal Prá Duarte (23) e Guilherme Duarte (22) se tornou realidade. Depois de oito anos de relacionamento, o casal oficializou a sua união em uma linda cerimônia. Camila e Guilherme, que se conheceram através de amigos em comum, contam que a sua história de amor começou ainda na adolescência. “Nosso relacionamento sempre teve muito amor, amizade, carinho, afeto, confiança, era um amor de adolescente, quando nos conhecemos ele tinha 15 anos e eu 16”, contam apaixonados. A cerimônia ocorreu na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Porto Alegre e a festa no salão Recanto das Hortênsias, em Cachoeirinha. Cerca de 180 convidados participaram da festa. Segundo Camila, a cerimônia foi emocionante, “foi o casamento dos sonhos, a cerimônia na igreja foi muito linda, com direito a chuva de pétalas De rosas no final, nós e nossas famílias

40 | mais matéria

estávamos muito emocionados”, revela. Sobre a decoração da festa, Camila conta que o casal escolheu as cores amarelo e dourado. “Escolhemos essas cores, pois como o ambiente é um rústico ´chique´ achamos que ficaria lindo, e foi o que aconteceu. A decoração ficou leve, e abriu muito o salão, que foi decorado com rosas, lírios e lisianthus. Muitas velas foram espalhadas por todo o salão, mesas, candelabros e suporte”, descreve. Ficha Técnica: Salão: Recanto das Hortênsias Fotógrafo: Frederico Mombach Cerimonial: Priscila Fialho Som: Crazy Som Filmagem: TL Video Buffet: Bernard – Recanto das Hortênsias Vestido: Justin Alexander por Inês Noivas POA Bem casados: Conceição Bem Casados SP


Fotos Rodrigo Alves

workshop com Julio Cardoso

O

O empresário Julio Cardoso é um dos nomes mais conceituados na organização de eventos no Estado. Através da experiência acumulada, Julio inovou o conceito de organização. “Os nossos eventos são totalmente personalizados. Mudamos nossa forma de apresentação desde que implementamos a pesquisa de mercado com um diferencial neste meio. A partir disso, toda organização de um evento é feita dentro de um planejamento”, revela Julio. As festas, vitrines ou ambientações com assinatura do Julio Cardoso são totalmente personalizadas com qualidade e sofisticação. Não existe fórmulas prontas para o trabalho. Por isso, todo o evento é único e exclusivo. Essa forma de trabalhar conquista os desejos mais requintados e exigentes de quem quer promover um evento inesquecível. Uma marca de Julio Cardoso são as paredes de flores de papel. Um projeto que demonstra a particularidade de cada produção.

A Julio Cardoso Eventos organiza festas de grande e médio porte, cerimonial, coordena e assessora projetos para eventos sociais e também projetos especiais. A Revista Mais Matéria promove no dia 6 de junho o workshop com Julio Cardoso, com um café da manhã no Hotel Alano, em Cachoeirinha, com o objetivo de compartilhar toda essa experiência com os profissionais do ramo de eventos da Região do Vale do Gravataí. Workshop: “Como tornar um evento inesquecível” - Com Julio Cardoso Data: 6 de junho 2013 Hora: 8h30min Local: Sala de Convenções do Restaurante Alano Reserva de presença: pelo fone (51) 3041.2333 ou pelo e-mail: redação@revistamaismateria.com.br

mais matéria | 41


|EMPRESARIAL|

Catering: Comida e entretenimento

C

Texto por rITA TRINDADE | fOTO POR Frederico mombach

Catering em português significa “providenciar comida e entretenimento”. O segmento funciona com o intuito de promover serviços alimentares em lugares remotos ou de difícil alcance, assim como também prestar serviços alimentares em eventos. O mercado de catering para eventos empresariais segue em franco crescimento, à medida que novos produtos são lançados, novas sedes inauguradas, eventos institucionais são realizados. Eventos empresariais geralmente requerem os serviços de catering para coquetel, coffe break, welcome coffe ou brunch que podem ser realizados no próprio local da empresa para que o produto ou a própria empresa sejam visitados pelos prospects criando uma relação mais próxima entre a companhia e o cliente. Para Vinícius Brasil do Amaral, proprietário do buffet Bon Apetit, o mercado de catering é difícil, pois a maioria das empresas não buscam a profissionalização. “O mercado hoje é formado por algumas empresas sérias com histórico importante e uma vasta imensidão de “aventureiros” que muitas vezes comprometem um evento sério e até mesmo a imagem da empresa contratante.” Segundo Vinícius, os erros na hora da contratação de uma empresa de catering geralmente se situam no quesito custo/benefício. “Preço baixo=má qualidade, as empresas contratantes precisam aprender a analisar o currículo por parte da empresa prestadora de serviço”, finaliza. O Buffet Bon Apetit trabalha com inaugurações, lançamento de produtos e atendimento em feiras há 25 anos. A empresa realiza serviços nas mais variadas áreas de alimentação e já contabiliza mais de 1.800 coquetéis realizados. Entre os grandes eventos que o Bon Apetit já promoveu podem-se destacar a inauguração do Shopping Praia de Belas com mais de 4 mil pessoas presentes, a inauguração do Lindóia Shopping Center com 2 mil pessoas e do Shopping Total para 2.500 pessoas. Entre os clientes do Buffet encontram-se marcas como General Motors, Tintas Renner, Ford, Pirelli, Basf, Embratel, Mc donald’s, Vicunha, Sebrae, Saint Gobain, Portobello, Gnc cinemas, Toyota, Terraville, Sinoscar, Goldstein, Unimed, Petrobrás, Alphaville, entre outras. Para mais informações sobre o Buffet Bon Apetit acesse www.bonapetitbuf-

42 | mais matéria

fet.com.br ou entre em contato através do email: bapetit@terra.com.br ou ainda pelos fones: (51) 9964 4245 ou (51) 3248 2089.

Confira abaixo os serviços que o Bon Apetit oferece: • Coquetéis São compostos de canapés, gratinados, pratos quentes e quitutes doces diferenciados e variados conforme o número de convidados. Podem ser acrescidos de vinhos, espumantes ou outras bebidas alcoólicas, porém, se o cliente preferir, poderá fornecer-las sem custo de pagamento de rolha. • Queijos e Vinhos Recomendado entre maio e outubro, se adapta especialmente para descontração de eventos formais, como inaugurações e lançamento de produtos. A empresa trabalha com várias qualidades de queijos, fiambres, pães, patês, gratinados, massas e caldos como acompanhamento. • Coffe Breaks Podem ser executados de duas maneiras; o mais simples, composto de café, água, petit fours e cubos de bolos especiais e o mais sofisticado, acrescido de sucos, mini sanduíches, croissants e outros. São indicados para os intervalos de palestras, workshops ou reuniões. • Brunchs Recomendado para inaugurações mais sofisticadas, no horário do meio dia. São compostos de panificados, gratinados, frutas e pratos quentes, acompanhados de sucos e acrescidos de espumante, conforme a necessidade do cliente. • Café da Manhã São montados de forma prática na opção self service, sem necessidade dos convidados sentarem. Compostos de pães, queijos, fiambres, geléias, iogurtes, tortas, sucos, café, chá, água entre outros, são indicados para a véspera de reuniões ou lançamento de produtos. • Estandes em Feiras e Exposições A empresa disponibiliza atendimento permanente com garçons, comestíveis e bebidas para os clientes em estandes de feiras e exposições para todo o estado do Rio Grande do Sul.


mais matĂŠria | 43


Pizzarias Ateliêr do Sabor Endereço: Av. General Flores da Cunha, 2044/ Vila Cachoeirinha Telefone: (51) 3470-8183 | (51) 9888-0991 Horário de atendimento: De quarta-feira a sábado das 19:30 às 24:00 - Rodízio Não tem tele-entrega A casa oferece 60 sabores de pizzas.

Pizzaria Fornasso Endereço: Av. General Flores da Cunha,2358|02/Vila Parque Brasília Telefone: (51) 3470-1222 Horário de atendimento: De terça-feira a domingo das 19:00 às 23:30 - Rodízio Tele-Entrega: Mesmo horário A casa oferece 62 sabores de pizzas.

Krokant Endereço: Av. General Flores da Cunha, 4256/Vila Bom Princípio Telefone: (51) 3469-8409 | (51)3469-1309 Horário de atendimento: Diariamente das 19:00 às 24:00 – Rodízio. Tele-Entrega: Mesmo horário A casa oferece 90 sabores de pizzas

Foto: Frederico Mombach

Donatello Pizza A Donatello Pizza trabalha exclusivamente com tele-entrega há quase 17 anos. O grande diferencial é a qualidade e a procedência de todos os ingredientes da pizza, aliado a uma entrega rápida. Atualmente são 44 sabores de pizza, com possibilidade de bordas rechedas com queijo catupiri e cheddar. A tele-entrega funciona para as cidades de Cachoeirinha e Gravataí, o cliente também pode optar por buscar a pizza no local da produção na parada 58 de Cachoeirinha. O sucesso do padrão Donatello já está tão consolidado que a empresa caminha para

44 | mais matéria

ingressar no sistema de franquias. Tele-entrega de pizza:

Mercato Restaurante Endereço: Av. Frederico Augusto Ritter,253/ Distrito Industrial Telefone: (51) 3041-1515 Horário de atendimento: De terça-feira a domingo das 18:30 às 23:30 - Rodízio Tele-Entrega: Mesmo horário A casa oferece mais de 40 sabores de pizzas.

• Todos os dias das 18h30min às 23h30min. • Endereço: Av. Flores da Cunha, 4221 – parada 59 – Cachoeirinha

Roda Pizza

• Entrega para Cachoeirinha e Gravataí • Variedades: 42 sabores de pizzas • Fone: (51) 3471-1881

Endereço: Av. José Loureiro da Silva, 1230 / Centro Telefone: (51) 3484-4205 Horário de atendimento: De segunda-feira a sábado das 19:30 às 24:00 - Rodízio. Tele-Entrega: De segunda-feira a sábado das 19:00 às 24:00. A casa oferece mais de 40 de sabores de pizzas.


|ANIVERSÁRIO|

Oca de Savóia A Pizzaria, que tem uma rede de sete restaurantes, trouxe para a região toda sua tradição na produção das pizzas, unindo o melhor sabor italiano com o estilo brasileiro. Em um ambiente confortável e de requinte, com espaço kids, deck externo para happy hour e estacionamento. Com todos estes diferenciais, tem conquistado a todos que procuram além de uma boa comida, conforto, diversão e segurança. Todas as quintas com música ao vivo. Rodízio de pizzas com 23 sabores de pizzas salgadas, 15 sabores de pizzas doces, saladas verdes, batatas fritas e refrigerante livre.

• Reservas para eventos e confraternizações ligue 3111-0025

Cavanhas

• Tele-entrega: (51) 3363-3232 • Horário de atendimento: Segunda a sábado, das 11h30min às 14h30min buffet com grelhados sobremesa e refrigerante livre e também rodízio de pizzas.

Endereço: Rua Nestor de Moura Jardim, 93/Parada 79 Telefone: (51) 3490-3232 Horário de atendimento: De segunda-feira a quinta-feira das 18:00 à 01:00 e de sexta-feira a domingo das 18:00 às 02:30. Tele-Entrega: Diariamente das 18:00 às 24:00 A casa oferece 28 sabores de pizzas alacarte

• Rodizio de pizzas todos os dias : das 18h30 às 23h

Cia do Sabor

• Endereço: Av. Das indústrias 115, próximo esquina com a Frederico Augusto Ritter- Pátio Rio Grande Distrito Industrial

Endereço: Rua Nestor de Moura Jardim, 81/Parada 79 Telefone: (51) 3042-5885 Horário de atendimento: Diariamente das 19:00 às 24:00 – Rodízio. Tele-Entrega: Mesmo horário. A casa oferece 80 sabores de pizzas

Capitão Gourmet Endereço: Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 934/Centro Telefone: (51) 3497-3555 Horário de atendimento: Diariamente das 18:30 às 00:00 – Rodízio. Tele-Entrega: Mesmo horário. A casa oferece 90 sabores de pizzas

Engenho do Boi Endereço: Av. Brasil, 188/Parada 72/ Barnabé Telefone: (51) 3042-6865/ (51) 3431-6951 Horário de atendimento: De segunda-feira a sábado das 19:00 às 23:30 - Rodízio. Tele-Entrega: De segunda-feira a sábado das 19:30 às 23:30 A casa oferece 57 sabores de pizzas

Al peso Endereço: Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 1471/Centro Telefone: (51) 3484-1750 / (51) 30427282 Horário de atendimento: De terçafeira a sábado das 18:00 às 23:00 Rodízio. Não tem tele-entrega. A casa oferece 52 sabores de pizzas

Pandollo Endereço: Av. Dorival C. Luz de Oliveira, 558/Centro Telefone: (51) 3484-2500 Horário de atendimento: De terçafeira a domingo das 19:00 às 24:30 exclusivamente Tele-entrega. A casa oferece 112 sabores de pizzas.

*NA PRÓXIMA EDIÇÃO O GUIA DE GASTRONOMIA SERÁ SOBRE BUFFET

mais matéria | 45


|ESTÉTICA|

O encantamento da

Cirurgia Plástica Por Ricardo Lodeiro | Cirurgião Plástico | CRM 18066

R

Fruto da natureza humana, que nos torna eternos insatisfeitos, o desejo de melhorar algo em nós mesmos nutre nossa busca pela cirurgia plástica

46 | mais matéria

Reinado do fascínio estético, a Cirurgia Plástica permeia os desejos de muitas pessoas – homens e mulheres – transitando em um momento pelo terreno da realidade, em outro pelos campos da imaginação. Fruto da natureza humana, que nos torna eternos insatisfeitos, o desejo de melhorar algo em nós mesmos nutre nossa busca por este objetivo. Na sociedade moderna, com estímulos intensos idolatrando o perfeito como uma necessidade básica, torna-se muito difícil encontrar as fronteiras entre o adequado e o exagero. Pelo fato de abordar os sonhos e desejos ligados à autoestima, o campo da estética passa a representar fonte de alegrias e decepções. Nem sempre estes sentimentos mantêm relação tão clara com o sucesso ou não de procedimentos realizados. Por estas razões, hoje trago para os leitores desta revista a possibilidade de obter esclarecimentos em linguagem clara e simples, mas sempre atento a verdades científicas. Procurarei fazer a tradução do “mediquês” para uma forma mais fácil de ser compreendida, tentando reduzir a diferença entre o que se fala e o que se entende, criada pelo vocabulário científico puro. Sempre frisei e ainda permaneço convicto na ideia de que a satisfação de um (a) paciente com o resultado de uma cirurgia plástica ou tratamento estético deve-se fundamentalmente à distância entre o desejado e o obtido. Explico: os resultados de praticamente todas as cirurgias plásticas dependem em sua maior parte de técnicas adequadamente aplicadas, sobrando um espaço limitado para dons artísticos. Este espaço existe,

mas não tão grande como muitas vezes parece aos olhos leigos. Algumas vezes, são esperados resultados que jamais poderiam ser alcançados, mas a falta de entendimento sobre este fato faz o(a) paciente culpar o cirurgião pelo insucesso. Vejamos bem: se a espera foi muito maior do que o retorno, isto gera decepção. O mesmo caso, se esclarecidas as limitações e riscos, frente ao mesmo resultado haveria o entendimento de que o que podia ser feito, foi. E que fatores da natureza impediram que o cirurgião obtivesse algo mais, mesmo com todo esforço empregado. Nunca se deve usar esta argumentação para eximir de culpa aquele que incorre em negligência, imperícia ou imprudência: a medicina deve ser rígida com seus “sacerdotes”, para que seja sempre considerada uma forma de ajudar os pacientes. E a Cirurgia Plástica nunca deveria se afastar do conceito de “ato médico”, embora vejamos muitos exemplos e casos de mercantilização desta e “vendedores” agindo por vezes baseados em uma ética comercial pífia e mercenária. Um momento crucial nos primeiros contatos paciente-cirurgião é o estabelecimento da confiança. É preciso que ambos se ouçam e falem. Esta alta qualidade de tratamento humano, junto com uma formação técnica apurada e com alto grau de sensatez são a fórmula que todos os candidatos e candidatas a cirurgias plásticas deveriam procurar. Esta busca pode ser longa, pois “cada sapato tem seu pé” – dito popular que aqui se aplica para ilustrar que algumas vezes pode ser muito útil investir na fase da procura.


Gerenciamento do Estresse Por Eduardo Gross | Engenheiro e Coach / Diretor da OnLife

F

Falar sobre Qualidade de Vida é um grande desafio, particularmente numa época em que a ansiedade e o estresse estão disseminados de forma epidêmica, sendo responsáveis pela maior parte dos males que afligem o homem moderno. Está constatado que o estresse cada vez mais, faz parte da rotina da maioria das pessoas. No entanto, o que deve ser ressaltado é a forma como o encaramos, ou seja, se transformamos a situação em um transtorno, o estresse torna-se altamente prejudicial, mas se desenvolvemos uma percepção de desafio, os resultados podem ser de melhor qualidade. Inúmeros fatores influenciam os sintomas que este estado de tensão acaba provocando. O PRIMEIRO PASSO é tomarmos consciência do nosso estado atual de saúde avaliando os fatores de risco presentes e o nosso estilo de vida. Dentre os fatores de risco, destacamos a presença de dores no corpo, obesidade, tabagismo e doenças crônicas, e quanto ao estilo de vida podemos avaliar a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável, o sono, a qualidade de seus relacionamentos sociais e atividades de lazer, dentre outras questões que interferem diretamente em seu bem-estar físico, mental e social. O SEGUNDO PASSO é aprimorar a nossa percepção com relação aos diferentes estressores presentes no ambiente de trabalho, uma vez que a exposição a condições de trabalho estressantes pode ter influência direta sobre a nossa saúde e segurança. Na sua maioria, os estressores estão associados às condições físicas do trabalho, à demanda e controle do trabalho e às dificuldades de relacionamento interpessoal. No entanto, fatores individuais e situacionais como personalidade, idade, sexo, estado civil, tempo de casa, problemas financeiros e problemas conjugais e familiares podem intervir fortalecendo ou enfraquecendo essa influência. As mudanças ocorrem continuamente na vida e devemos estar preparados para se adaptar a elas o mais rápido possível, a fim de garantir a sobrevivência. Como TERCEIRO PASSO, passamos a concentrar nossas energias no caminho a ser percorrido entre o estado atual e o estado desejado. Trata-se de um processo de descoberta, capacitação, decisão e atitude, cujo resultado duradouro só é possível com o alinhamento da ambição pessoal com os diferentes papéis exercidos no ambiente familiar e profissional. O QUARTO PASSO é elencarmos dentre os diferentes tipos de intervenção aqueles que nos leve a um estado de adaptação com os estressores, seja pela sua eliminação, enfrentamento ou convivência. Neste momento, a intenção de “querer mudar” passa a ser substituída pela ação de “decidir mudar”. Abrir mão de métodos e papéis usuais para aprender ou aceitar novos sempre exige um esforço emocional

significativo. Apresento a seguir uma sequência de estágios que podem ser seguidos para que essas decisões possam ser tomadas de acordo com as circunstâncias, priorizando as melhores escolhas para construir um caminho favorável. No primeiro estágio elencamos as práticas de Gestão de Mudanças, onde identificamos a possibilidade de ajustar as condições de trabalho de forma prática e objetiva. Tais intervenções estão associadas à redução da carga de trabalho, ao aumento da participação e controle do trabalhador e ao esclarecimento dos papéis e responsabilidades. Seja na etapa de planejamento, de implantação ou de sustentação das mudanças, adotar estratégias para garantir o envolvimento, a aprendizagem e a boa comunicação dos trabalhadores é um grande diferencial na redução dos sintomas de estresse. O segundo estágio corresponde às práticas de Intervenção Psicossocial que visam reduzir o estresse mudando as percepções que os trabalhadores têm do ambiente de trabalho. Neste caso, adotamos estratégias associadas ao conceito da psicologia positiva que leva as pessoas a abandonar determinadas crenças e reestruturar os seus padrões de raciocínio para ressignificar a situação estressante. Essas iniciativas são fundamentais para melhorar o relacionamento interpessoal, estimular a reflexão e a troca de opiniões, fortalecer as relações de confiança e principalmente transformar possíveis ruídos de comunicação em ideias conectadas. E por fim, podemos elencar práticas que podem auxiliar os trabalhadores a lidar com os sintomas do estresse. Os programas de Promoção da Saúde Integral são compostos de ações de conscientização, mudança comportamental e promoção de um estilo de vida saudável, os quais podem ser complementados com técnicas de gerenciamento do estresse, tais como: relaxamento muscular, respiração diafragmática, meditação e biofeedback, resultando em aprendizado para reduzir a tensão psicológica (ansiedade), fisiológica (pressão arterial) e comportamental. Agrupamos essas estratégias no conceito da Saúde Integral que propõem uma visão multidisciplinar dos fatores que podem prejudicar a saúde explorando de forma sequencial as seguintes dimensões: física, emocional, mental, social e espiritual. Não adianta nos iludir que estamos combatendo ou gerenciando o estresse quando temos um corpo físico que mostra o contrário. Ter saúde significa encontrar a verdadeira sintonia entre o Bem-Estar e o Estar Bem. Vamos encarar essa Mudança? Solicite maiores informações sobre o Programa de Capacitação em Saúde Integral desenvolvido pela OnLife. Entre em contato através do e-mail onlife@onlifesaude.com.br.


|PESQUISAS|

Mulheres estressadas comem mais doces

Divulgação

A vontade de comer doces que algumas mulheres sentem pode ter uma explicação: o estresse. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP mostrou que mulheres estressadas têm sete vezes mais chances de desenvolver a Dependência de Substâncias Doces (DSD) que também é conhecida como fissura por alimentos doces. A amostra do estudo foi composta por 31 mulheres com estresse e 26 mulheres sem estresse. A maioria das mulheres com DSD afirmou que comem doces para se sentirem melhor (ou para mudar o estado de humor); já constataram que precisam de quantidades de doces cada vez maiores; sentem algum sintoma na ausência de doces; sempre consomem doces mais do que pretendiam; ficam horas pensando

em como adquirir doces; já reduziram atividades diárias ou de lazer para ficar ingerindo doces; e continuam consumindo estes produtos mesmo sabendo das possíveis consequências à saúde. Em relação à análise da ingestão média diária de açúcares, não houve diferença estatística entre as mulheres com e sem estresse. No entanto, as mulheres com estresse afirmaram que sentem mais vontade de comer doces. Níveis aumentados deste hormônio parecem favorecer ainda mais o consumo alimentar, sobretudo de produtos ricos em açúcares. E os dados antropométricos não se diferenciaram entre as mulheres com e sem estresse, com exceção da medida da circunferência da cintura que foi significativamente maior entre as mulheres estressadas.

Estudo sugere informar exercícios e não calorias para estimular dieta Um estudo americano sugere que as pessoas tendem a optar por refeições menos calóricas quando frequentam restaurantes que trazem em seus cardápios a quantidade de exercício necessário para queimar as calorias dos alimentos. Segundo os cientistas responsáveis pela pesquisa, para estimular pessoas a controlarem melhor seu peso, seria mais eficiente informar a elas como podem queimar as calorias de um cheeseburguer, por exemplo, do que simplesmente informá-las quantas calorias o sanduíche contém. A pesquisa, conduzida por uma equipe da Universidade Cristã do Texas, dividiu 300 voluntários com idade entre 18 e 30 anos em três grupos aleatórios. Um recebeu um menu sem as

informações calóricas; o segundo recebeu cardápios que continham o número de calorias de cada alimento, e o terceiro foi informado tanto sobre as calorias do alimento quanto sobre a quantidade de exercício necessário (em tempo de caminhada rápida) para queimar suas calorias. No final, as pessoas do grupo que recebeu os menus com as informações sobre exercícios físicos pediram refeições menores e comeram menos, consumindo em média cem calorias a menos do que as outras. Benefícios: Todos os menus utilizados na pesquisa continham a mesma seleção de alimentos e bebidas, que incluía hambúrgueres, sanduíches, salada, batata frita, refrigerantes e água. Nenhum dos voluntários estava ciente dos objetivos da pesquisa. Divulgação

Tetris pode ajudar olho preguiçoso Pesquisadores da Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, descobriram que Tetris, um jogo do tipo quebra-cabeça, inventado em 1984, que envolve blocos caindo que se encaixam, pode ajudar a treinar os olhos das pessoas com ambliopia adulta (o nome científico para o olho preguiçoso) e também com estrabismo. A ambliopia ocorre quando a visão central de um olho não é desenvolvida adequadamente e pode levar a olhos estrábicos ou à miopia, para perto ou para longe, de acordo com a Associação Americana de Optometria. Os pesquisadores observaram que os tratamentos atuais para olho preguiçoso envolvem cobrir um olho, a fim de fazer o outro olho trabalhar mais, mas este método nem sempre funciona. O novo estudo, publicado na revista Current Biology, envolveu 18 adultos, todos com olho preguiçoso. Os pesquisadores colocaram metade

48 | mais matéria

deles para jogar Tetris com apenas um olho (o outro mais forte foi coberto). A outra metade dos participantes jogou com ambos os olhos, mas usaram óculos de proteção para que “um olho conseguisse ver apenas os objetos que caiam e o outro olho apenas os objetos no chão”. Os participantes do estudo jogaram Tetris por duas semanas, na sequência os pesquisadores descobriram que aqueles que usaram os óculos de proteção para jogar tiveram melhor percepção de profundidade e melhora na visão do olho mais fraco. Enquanto isso, os participantes que cobriram o seu olho mais forte, só experimentaram alguma melhora da visão. Quando os pesquisadores colocaram esses participantes para também experimentar os óculos de proteção e jogar com os dois olhos, eles também sentiram melhora na visão e na percepção de profundidade.

Lubrificante pode aumentar risco de doenças Cuidar da higiene da região íntima deve ter limites. A prática de lavar a área internamente, as chamadas duchas, e o uso de sabonetes aumentam as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis. O mesmo alerta é feito sobre os lubrificantes, segundo levantamento da Universidade da Califórnia, divulgado pelo jornal Daily Mail. Isso acontece porque essas substâncias prejudicam os tecidos internos e levam à alteração do equilíbrio das bactérias que naturalmente vivem no corpo, aumentando chances de infecção por herpes, clamídia ou HIV. Para o estudo foram recrutadas 114 mulheres que registraram suas rotinas de higiene e tiveram a região íntima examinada. Sessenta e seis por cento faziam uso de lubrificantes e produtos de limpeza internos. En-

tre os lubrificantes, os produtos mais populares eram os usados para fins sexuais (70%), vaselina (17%) e óleos (13%). Nesses casos, os riscos de contrair doenças foram identificados como maiores, já que os produtos não foram desenvolvidos para aplicações em regiões internas do corpo. Entre as que usavam vaselina, 40% apresentaram infecção causada por bactérias. Entre as que não usavam nenhum produto, o problema apareceu em apenas 18%. O uso de óleos elevou para 44% os casos de infeção por fungos, contra apenas 5% das mulheres que não aplicavam nada na região íntima. Segundo médicos, as bactérias presentes na área oferecem uma proteção natural contra doenças e água ou o uso de outros produtos afetam essa defesa.


|SAÚDE|

Cuidados redobrados com a gripe

Cuidados especiais devem ser tomados se a pessoa apresentar febre alta acima de 38, 39 graus, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e cansaço.

50 | mais matéria

Texto por RITA TRINDADE | fOTO DIVULGAÇÃO

A

A gripe H1N1, ou influenza A, é uma ameaça com a chegada do frio. O período de incubação da doença varia de 3 a 5 dias e a transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. O infectologista Fernando Bergel Lipp, explica que o outono e o inverno correspondem aos períodos do ano em que as doenças de transmissão por via aérea se tornam um problema ainda mais frequente. “Notadamente essa é uma época em que a gripe (infecção causada especificamente pelo vírus Influenza) aparece mais, esse vírus apresenta uma alta taxa de mutação, que é uma capacidade de se modificar e, com isso, não ser reconhecido pelo sistema imunológico, motivo pelo qual existe a necessidade de renovação da vacina a cada ano”, explica. Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, cuidados especiais devem ser tomados se a pessoa apresentar febre alta acima de 38, 39 graus, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e cansaço. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Segundo o especialista, no caso de sintomas compatíveis com a gripe como febre, tosse, coriza, dores musculares e dores articulares, é imprescindível a procura por assistência médica e avaliação, para o uso do medicamento específico chamado Oseltamivir. Transmissão Conforme Lipp, a transmissão do vírus da gripe ocorre através de gotículas (pequenas partículas de secreção expelidas através da boca e nariz e com as quais as pessoas expostas se contaminam). Em função disso, além da vacina anual, as medidas preventivas mais eficazes são os cuidados com tais gotículas. “Para os transmissores, vale cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar usando máscara, lenço ou mesmo a mão, para os expostos, é necessário evitar contato físico com superfícies que po-

dem estar contaminadas com as gotículas, para ambos, a medida mais importante é a lavagem de mãos ou uso de álcool gel”, conclui. Dr. Fernando lembra ainda que além da gripe, no período em questão, também se observa o aumento da frequência dos resfriados. “O quadro do resfriado é uma infecção das vias aéreas superiores (nariz e garganta) que não costuma se acompanhar de sintomas tão severos quanto a gripe (febre e dores pelo corpo), sendo ocasionado por diversos tipos de vírus diferentes do vírus Influenza. Não existe tratamento específico para os resfriados e as medidas de precauções são as mesmas descritas para a gripe”, finaliza. Vacina A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos. O inverno está aí e requer que você se proteja e se cuide da H1N1. Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, siga estas dicas: - Evite a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode aumentar a resistência da doença e agravála pela demora no tratamento adequado. - Lave frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfete-as com produtos à base de álcool. - Jogue fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar. - Evite aglomerações e o contato com pessoas doentes. - Não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo. - Não compartilhe copos, talheres ou objetos de uso pessoal. - Procure assistência médica se surgirem sintomas mais acentuados.


Divulgação

Você sofre de nomofobia? Por Eneida Kompinsky | Psiquiatra | CREMERS 15849

É

É um desconforto ou angústia causado pela impossibilidade de comunicação por meios virtuais, tablets, aparelhos celulares. Esse termo surgiu na Inglaterra, partindo de uma expressão “no mobile phobia”- nomofobia. Uma pesquisa foi realizada em 2008, na Inglaterra, com 2000 funcionários de uma empresa de correio. O objetivo era avaliar a relação das pessoas com seu telefone celular no dia a dia. Nesta pesquisa foi verificado que 58% dos homens e 48% das mulheres relatavam ficar apavorados caso ficassem sem seu celular. Além disso, desta população, 9% apresentam sintomas de ansiedade quando seus telefones ficaram sem crédito ou sem cobertura da rede. Claro, a conveniência, segurança e bem-estar que esses aparelhos fornecem à nossa vida moderna é indiscutível, mas vem se observando cada vez mais a dependência, muitas vezes, patológica que acabam promovendo sintomas de medo e angústia causados pela impossibilidade do uso de tais aparelhos. Vemos a importância que estes aparelhos passaram a ter para essas pessoas, chega a um ponto em que esses indivíduos têm necessidade de estar em constante comunicação com o outro. Entretanto, observa-se, ao mesmo tempo, que as pessoas ficam sentadas em grupo numa mesa de um restaurante ou em um aniversário, todos com os celulares ligados, tirando fotos e postando na internet, sem viver tanto o momento e comunicarem-se de verdade. Pessoas extremamente tímidas passam a usar

os celulares como ferramenta para conseguir interações sociais, outros nem se quer conseguem realizar tarefas simples, como se lembrar de um jantar se não tiver um aviso em seu aparelho. Existem relatos na literatura e relatos de profissionais da saúde que algumas pessoas mantêm o telefone ligado 24 horas por dia e sentem ansiedade quando o esquecem em casa. Antes de dormir, programam o telefone com o número do médico, do psicólogo e dos hospitais registrados em teclas de emergência, para o caso de necessidade. Quando ficam sem bateria ou fora da área de cobertura, se sentem ansiosas, angustiadas e inseguras. Para a psicóloga Sylvia Van Enck, do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, da USP, a nomofobia é um transtorno do controle dos impulsos com um forte componente de ansiedade generalizada. Além disso, ela ressalta que o celular ainda pode ser sinônimo de status e inclusão social. “Podemos entender que o uso do aparelho celular, mesmo que não excessivo, especialmente em relação à população jovem, esteja relacionado aos aspectos de inclusão social e conectividade entre os amigos. Por outro lado, com o avanço dos recursos tecnológicos, adquirir um aparelho cada vez mais sofisticado confere status econômico e social, o que pode estar relacionado à busca de reafirmação da identidade psicológica dos adolescentes nesta fase da vida”, analisa Sylvia. A psicóloga Anna Lúcia Spear King, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, em sua tese de doutorado

Quem já não levou um susto ao ver que esqueceu o celular, ou que está sem bateria que atire a primeira pedra

comparou pacientes com diagnóstico síndrome do pânico (um transtorno de ansiedade), com pessoas saudáveis, para saber o que elas sentiam quando ficavam sem o aparelho celular. Entre os pacientes com pânico, a maioria demonstrou ter também a dependência do celular. Mesmo entre os considerados saudáveis, 34% confessaram sentir ansiedade e 54% disseram ter medo de passar mal na rua se ficassem longe do aparelho. Anna Lúcia lembra que nomofóbicos são pessoas que apresentam um perfil ansioso, dependente, inseguro e com uma predisposição característica dos transtornos de ansiedade que podem ser, por exemplo: transtorno de pânico, fobia social, fobia específica, transtorno de estresse pós-traumático; e costumam ficar dependentes da internet por medo de estabelecerem relacionamentos sociais ou afetivos pessoalmente. “Com o telefone celular em mãos, essas pessoas têm a sensação de estarem acompanhadas e se sentem mais independentes. Quando não existia o telefone celular, estes indivíduos não tinham a mesma liberdade de locomoção e autonomia que têm na posse do aparelho”, explica Anna Lúcia. As pessoas, em geral, negam que são nomofóbicas e atribuem a necessidade de estar o tempo todo ligado ao celular em função do trabalho ou família. O importante é que possamos nos observar e refletir, já que ainda, segundo Anna Lúcia S. King, a nomofobia pode ser um “sinal de fumaça” que pode nos ajudar a levar a origem do fogo, ou seja, um transtorno de ansiedade que precise ser tratado.


|DOR| Divulgação

13% das consultas médicas envolvem dores na coluna

S

Se você sofre com incômodos nas costas, talvez seja hora de se preocupar. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença do trabalho no Brasil. Além disso, estatísticas indicam que 13% das consultas médicas envolvem dores na coluna. O problema é muito comum em pessoas acima de 40 anos e pode ser sintoma de hérnia de disco. A coluna vertebral é composta de vértebras e discos intervertebrais. A hérnia de disco

acontece quando estes discos, que têm a função de amortecer o impacto entre as vértebras, se rompem e comprimem as estruturas no canal vertebral, causando dor somente na coluna ou dor irradiada e formigamento para braços e pernas. Normalmente, a hérnia é mais encontrada na lombar e na coluna cervical porque são as regiões mais flexíveis e suportam mais cargas. Isso porque, os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são a postura errada, a falta de exercícios físicos, o excesso de peso e até a alimentação inadequada. Vale lembrar que o problema ocorre com mais frequência em pessoas que exigem muito da coluna vertebral, seja no trabalho ou nas atividades diárias. A hérnia também pode ser causada por acidentes, principalmente os automobilísticos. Ao menor sintoma de dor na coluna vertebral ou formigamento e irradiação para braços e pernas, deve-se procurar, imediatamente, um profissional da área para avaliação e tratamento.

Dor nas costas é muito comum em pessoas acima de 40 anos e pode ser sintoma de hérnia de disco


Dor musculoesquelética Por Renato Bender Castro | Acupuntura - Medicina Esportiva - Tratamento da Dor | CRM 16838

A

A dor musculoesquelética é a mais prevalente na população mundial, atingindo todas as faixas etárias. A incidência de dor crônica tem aumentado muito nos últimos anos em função de modificações nos hábitos de vida e no meio ambiente, além de inúmeras outras razões, como aumento do estresse e aumento das cobranças no mundo corporativo. A dor musculoesquelética estará presente na vida de todos os adultos em algum momento, seja em um único episódio ou de maneira recorrente. Entre as causas da dor musculoesquelética podemos citar: traumas, processos infecciosos, lesões por esforço excessivo, lesões por esforço repetitivo, originadas por vícios posturais, sobrecargas mecânicas, lesões traumáticas não tratadas adequadamente, câncer, entre outras causas. A dor musculoesquelética por uso excessivo afeta 33% dos adultos e é responsável por 29% de absenteísmo do trabalho por doença. A dor lombar baixa é a condição mais prevalente e mais comumente relacionada ao trabalho na sociedade ocidental, sendo o distúrbio muscular relacionado ao trabalho mais custoso. A dor musculoesquelética pode ser aguda ou crônica, sendo a crônica caracterizada pela persistência de desconforto doloroso por mais de três meses. A dor aguda é um sinal de alerta importante de uma lesão real ou potencial e deve ter sua causa diagnosticada e tratada de maneira adequada. O diagnóstico e tratamento da dor crônica musculoesquelética é muitas vezes um grande desafio e sempre deve basear-se no conceito da multidis-

ciplinaridade. Devem agir, conjuntamente, diversos profissionais como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e educadores físicos. Antes de pensarmos no tratamento, devemos lembrar que o diagnóstico bem feito é fundamental para tratarmos, não só a dor, mas também a causa da dor. Fatores psicológicos desempenham um importante papel no desenvolvimento da dor musculoesquelética, em especial falsas crenças sobre a dor e medo de têla. O medo da dor induz a evitar atividades físicas, sociais e profissionais, que os pacientes associam com a ocorrência ou exacerbação, mesmo depois de fisicamente recuperados. Dentro do tratamento multidisciplinar, podemos lançar mão de medicamentos, acupuntura, fisioterapia, psicoterapia, exercícios físicos, entre outros. Os pacientes que não respondem a tratamentos conservadores e têm uma qualidade de vida inaceitável, são possíveis candidatos a tratamentos invasivos, entre estes os bloqueios anestésicos têm um papel importante, tanto no diagnóstico como na terapêutica. Em casos selecionados, podemos utilizar procedimentos terapêuticos mais específicos como, por exemplo, a utilização de radiofrequência. É importante ressaltar que hábitos saudáveis de vida como alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, controle de stress, cuidados com a postura, atividades de lazer, entre outros, podem prevenir as dores musculoesqueléticas e preparar nosso corpo para as atividades desgastantes do mundo moderno.

A incidência de dor crônica tem aumentado muito nos últimos anos em função de modificações nos hábitos de vida e no meio ambiente, Divulgação


|PSICOLOGIA|

Divulgação

As crises da Síndrome do Pânico Por Lisandra Pinho Gomes Campos | Psicóloga | CRP 07/15396

A

A Síndrome do Pânico é um transtorno psicológico caracterizada pela ocorrência de inesperadas crises de pânico e por uma expectativa ansiosa de ter novas crises. As crises ou ataques de pânico consistem em períodos de intensa ansiedade, geralmente com início súbito e acompanhados por uma sensação de catástrofe iminente. A frequência das crises varia e geralmente permanece por alguns minutos. A causa pode ser o estresse, que é um dos principais causadores dessa síndrome, sendo responsável por 80% dos casos. Outros fatores são as drogas, que vão desde os “energéticos” (na realidade estimulantes do sistema nervoso), até evidentemente as drogas ilícitas. Abusos de medicamentos, doenças físicas e, é claro, predisposição genética também são observados como causadores.

A pessoa com síndrome do pânico passa a ter medo de sentir medo

54 | mais matéria

As pessoas com síndrome do pânico têm pelo menos cinco dos seguintes sintomas durante um ataque: • Dor no peito ou desconforto • Tontura ou desmaio • Medo de morrer • Medo de perder o controle ou de uma tragédia iminente • Sensação de engasgar • Sentimentos de indiferença • Sensação de estar fora da realidade • Náuseas ou mal-estar estomacal • Dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto. • Palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia. • Sensação de falta de ar ou sufocamento.

• Suor, calafrios ou ondas de calor. • Tremores A partir da primeira crise de pânico é comum o medo e a ansiedade antecipatória de ter outra parecida. A pessoa passa a ter medo de sentir medo e começa a restringir alguns locais ou situações que possam colocá-la novamente em pânico, é o que chamamos de fobia. Além desta ansiedade e de várias fobias, a pessoa com pânico também se preocupa em evitar lugares cheios demais ou muito fechados que a impeçam de fugir se precisar de ajuda imediata, gerando a agorafobia. Muitas vezes o portador de pânico pode ser visto como uma pessoa medrosa e fraca, deixando as pessoas a sua volta sem muita paciência, principalmente se já foram feitos vários exames e nada foi detectado. Daí a importância de estarmos conscientes desses sintomas e procurar um diagnóstico para entender melhor o que se passa com essa pessoa e incentivá-la à buscar um tratamento adequado, pois sem ele a pessoa fica incapacitada de realizar qualquer atividade. No tratamento da síndrome do pânico, são utilizados medicamentos para a crise, habitualmente antidepressivos, acompanhado de Psicoterapia. Para esse transtorno, no momento, uma das terapias mais indicadas é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que com técnicas e métodos personalizados, visa capacitar o paciente a entender e controlar seus sintomas, unindo rapidez e eficiência para a cura dessa doença.


No ano passado, cerca de 70% das gestantes realizaram o programa completo de pré-natal, que consiste em sete consultas.

A

Cachoeirinha apresenta queda na Mortalidade Infantil

A população de Cachoeirinha comemora o resultado positivo de uma série de ações adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para reduzir a mortalidade infantil. Segundo dados parciais divulgados, Cachoeirinha apresenta coeficiente de 7.8 mortes entre bebês de zero à um ano, a cada mil nascidos vivos. Mas para reduzir este coeficiente, em relação ao de 2011 que foi de 10.34, a SMS qualificou a assistência pré-natal, ampliou o serviço de Atenção Básica com a contratação de mais médicos gineco-obstetras, qualificou as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e aumentou o número de médicos de família nos bairros. A Saúde também reorganizou o atendimento pré-natal de alto risco realizado no Hospital Padre Jeremias. No ano passado, cerca de 70% das gestantes em Cachoeirinha realizaram o programa completo de pré-natal, que consiste em sete consultas. A qualificação da assistência à criança, com a criação do ambulatório de recémnascidos e prematuros de risco, com neonatologista, foi outro ponto importante. Localizado no Centro de Especialidades Clínicas, o ambulatório garante um cuidado ampliado aos bebês. Também são

realizadas visitas domiciliares por uma técnica de enfermagem para acompanhamento dos prematuros ou de risco, residentes em Cachoeirinha, encaminhados tanto pela Secretaria Municipal de Saúde, quanto pela rede assistencial do município. Outras ações que contribuíram para a redução do índice de mortalidade infantil foram a captação precoce de gestantes para a realização do pré-natal através da disponibilização do teste rápido de gravidez (beta HCG) em todas unidades de saúde, além da ampliação e consolidação do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal, composto por membros da área da saúde, assistência social, conselhos e sociedade civil organizada. Os números que colaboraram: • Consultas Pré-Natal nas ESF 2010 - 1.011 2012 - 1.757 • Coeficiente de Mortalidade Infantil 2008 - 10.32 2009 - 11.44 2010 - 12.55 2011 - 10.34 2012 - 7.8


|NUTRIÇÃO|

Ganhar peso com saúde A Andando na contramão da multidão que batalha para perder calorias, algumas pessoas desejam ganhar peso. A maioria dos magrinhos que buscam dietas de “engorda” idealiza o estereótipo do corpo perfeito: pouca gordura e músculos salientes. Entretanto, ao comentarem sobre as suas lutas diferenciadas com a balança, as críticas são inúmeras, seguidas de comentários irônicos como “quem dera se a minha dieta fosse para engordar”. Entretanto, aumentar de peso de forma saudável, assim como emagrecer, não é uma tarefa fácil. Para esclarecer as dúvidas que norteiam o assunto, a revista Mais Matéria conversou com a nutricionista Vanessa Pellizzaro, confira: Algumas pessoas sentem dificuldade em engordar, como estas devem agir? Por incrível que pareça fazer uma dieta para ganho de peso não é tão simples quanto parece. Isso porque queremos que o paciente ganhe peso de forma saudável. A dieta deve favorecer a formação de tecido adiposo e muscular, e para tal deve-se prescreve-se uma dieta hipercalórica de fácil realização. E para isso o importante é incluir alimentos saudáveis de alto valor calórico e fracionar a alimentação de 2h em 2h. Quais alimentos são indicados para pessoas que querem aumentar o peso? Os carboidratos têm alto rendimento energético, são depositados parte em gordura no organismo, economizam proteínas, têm alto grau de digestibilidade e moderado valor de saciedade, o que facilita sua administração em quantidades maiores. Por esses motivos são nutrientes fundamentais em uma dieta de ganho de peso. Prefira os carboidratos integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras e vitaminas do complexo B, que mantêm os níveis de energia no organismo e deixam os olhos, pele e cabelos saudáveis. As proteínas devem ser prescritas em quantidades moderadas para não sobrecarregar as funções renais e hepáticas, e por-

56 | mais matéria


A maioria dos magrinhos que buscam dietas de “engorde” idealiza o estereótipo do corpo perfeito: pouca gordura e músculos salientes. Entretanto, aumentar de peso de forma saudável, assim como emagrecer, não é uma tarefa nem um pouco fácil.

que têm alto valor de saciedade. As gorduras, por sua vez, integram o regime em quantidade pequena pelo seu alto valor de saciedade e por reduzirem a secreção e a motilidade gástricas. Prefira os óleos ricos em gordura poliinsaturada (óleo de canola, girassol e milho) e monoinsaturada (azeite de oliva e óleo de coco); esses óleos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. A água deve ser ingerida em grande quantidade, mas fora do horário das refeições, para não perturbar a função gástrica. Sabemos que para emagrecer de forma saudável, as pessoas devem se alimentar de 3 em 3 horas, mas e para engordar? Para ganho de peso a alimentação deve ser mais frequente. Deve-se evitar ficar mais de 2 horas sem comer nada. O ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e um lanche antes de dormir. O maior fracionamento permite você controlar melhor seu apetite. Quais são as consequências e diferenças de aumentar o peso com uma dieta elaborada por um nutricionista, em comparação com o aumento de peso com uma dieta desregrada? Uma dieta elaborada por uma nutricionista deve ser individualizada visando prevenir e tratar desordens crônicas através da detecção de possíveis desequilíbrios clínicos que se manifestam a partir da dieta, da influência do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios e traumas que são processados pelo

nosso corpo, mente e espírito. Juntamente a isso, deve-se atentar para as necessidades e objetivos de cada um. Além da qualidade dos alimentos é preciso garantir que estes alimentos sejam bem processados, ou seja, bem mastigados, digeridos, absorvidos e bem utilizados pelo nosso organismo. Isso significa que, além de comer alimentos adequados, é preciso que os nutrientes sejam liberados do alimento para que possam ser bem assimilados em nosso organismo. Já as dietas desregradas ou “de revistas” são generalistas. Atendem a uma característica especifica (emagrecer, engordar, ganhar músculos, etc) sem levar em consideração as características, os hábitos alimentares, o estilo de vida, a rotina e a individualidade bioquímica de cada pessoa. Nesse sentido o que é saudável para uma pessoa pode ser prejudicial para outra. Como as atividades físicas se encaixam nesta dieta de “engorda”? As atividades físicas também são essenciais para quem quer ganhar peso; afinal, os músculos pesam mais que a gordura e não oferecem riscos à saúde. O importante é associar o exercício aeróbico com a musculação, já que a intenção é o aumento da massa muscular. Por isso, procurar uma boa academia ou um personal trainer deve ser um dos primeiros passos. Danças, lutas e atividades aquáticas também são boas opções de fitness que enrijecem e tonificam os músculos, além de melhorarem a postura e a consciência corporal.

DICAS PARA GANHO DE PESO • Tente fazer de 5 a 6 refeições por dia. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e um lanche antes de dormir. O maior fracionamento permite você controlar melhor seu apetite; • Evite ficar mais de 2 horas sem comer nada; • Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Isso favorece a digestão; • Prefira os carboidratos. Massas e pães são ótimas fontes energéticas. Prefira os pães integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras. Procure incrementar os lanches com cereais integrais, aveia, etc. • Use leite de vaca (se você não for intolerante a lactose ou tiver alergia a proteína do leite de vaca) ou leite de soja ou arroz ou aveia. Faça vitaminas de leite com frutas e produtos instantâneos (farinhas lácteas, aveia, etc.) • Não abuse do açúcar, pois são fontes de calorias vazias, ou seja, não possuem vitaminas nem minerais; • Prefira frutas suculentas (como: abacate, manga, morango, banana, etc.) • Mesmo que não esteja com fome, coma alguma coisa às refeições além de saladas. Adicione passas, castanhas, torradinhas nas saladas; • Aumente gradativamente a quantidade dos alimentos nas refeições, para que aumente a capacidade de armazenamento do estômago. • Evite comer qualquer outro alimento, antes das refeições principais, isto pode afetar seu apetite. • Não faça grandes pratos, isso pode fazer com que só de olhar grandes porções já se sinta satisfeito. Coloque pouca quantidade no prato e repita. • Faça pratos bonitos, coloridos e atraentes (a aparência do alimento exerce muita influência sobre o apetite). • Consuma fibras, pois além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino, trazem entre outros benefícios a diminuição da absorção do colesterol; • Beba muita água durante o dia, no mínimo 8 copos. • Evite o consumo de frituras e durante as preparações alimentares, prefira os óleos ricos em gordura poliinsaturada (óleo de canola, girassol e milho). Usar azeite de oliva na salada é recomendável, pois é rico em gordura monoinsaturada; esses óleos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.


|TRAUMATOLOGIA|

Dores no ombro Por Tiago Sumi | Traumatologista Especialista em Ombro em Videoartroscopia | CRM 29.850

N

No atendimento ortopédico a dor no ombro é a segunda em frequência, perdendo apenas para as lombalgias (dores na coluna)

No atendimento ortopédico a dor no ombro é a segunda em frequência, perdendo apenas para as lombalgias (dores na coluna). Devido sua anatomia peculiar e pela grande amplitude de movimentos que possui, o ombro é um local de processos microtraumáticos e degenerativos, que acabam levando a alterações nos seus tendões, chamados de manguito rotador. Dentro dessas enfermidades, podemos incluir: - BURSITES - TENDINITES - LESÕES E ROTURAS DO MANGUITO ROTADOR - LESÕES DO BÍCEPS - TENDINITE CALCÁRIA - CAPSULITE ADESIVA

O que é a tendinite do manguito rotador? Assim como a bursite, a tendinite também é uma causa de dor no ombro. É a inflamação específica de um ou mais tendões do manguito. O mais comum é o paciente apresentar a bursite e a tendinite ao mesmo tempo. Normalmente a causa é a Síndrome do Ressonância Impacto do Ombro e, se não tratado ademagnética mostrando quadamente pode ocorrer a lesão dos tentendinite e bursite do tendão supraespinhal dões do manguito rotador.

Neste artigo, iremos esclarecer algumas dúvidas mais comuns em relação as dores de origem do manguito rotador.

Síndrome do Impacto é o nome dado a doença causada pelo atrito que ocorre nos tendões do manguito rotador no espaço subacromial. Este atrito ocorre entre dois ossos: grande tuberosidade do úmero (braço) e o acrômio (ponta do ombro). O impacto ocorre, principalmente, quando dormimos, trabalhamos com o braço acima da cabeça ou, quando abduzimos o braço (movimento de abrir o braço para o lado). Isso faz com que a bursa e os músculos do manguito rotador que passam por esse espaço sejam comprimidos no contato dessas duas estruturas ósseas.

O que é o manguito rotador? O manguito rotador é o grupo de músculos que envolve a cabeça do úmero. É composto pelo supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. A principal função desses músculos é dar estabilidade ao ombro e realizar ou auxiliar os movimentos de rotação externa, interna e elevação do membro superior. Dessa forma, permite o posicionamento da mão nos diversos movimentos do dia a dia.

O que é a Síndrome do Impacto

Quais fatores favorecem a Síndrome do Impacto? • A forma e a espessura do osso acrômio -Normalmente o acrômio deve ser reto e fino. Quando esse osso é curvo ou espresso há uma predisposição para o impacto. O que é a bursite? Bursite não é uma doença. Bursite é um sintoma, causado por alguma alteração presente em várias doenças do ombro. As bursas, são como bolsas que amortecem e protegem os tendões do manguito rotador. Quando há uma sobrecarga na bursa, esta inflama e provoca os sintomas dolorosos. Dessa maneira, o tratamento da bursite, consiste no diagnóstico e cuidado da patologia primária ou de base, que leva a inflamação da bursa e não apenas em eliminar os sintomas.

Rx mostrando acrômio ganchoso tipo 3

• A qualidade do tendão –Pacientes com esta doença apresentam um tendão com qualidade prejudicada (resistência, consistência, elasticidade, hidratação, etc.).

58 | mais matéria


• Envelhecimento - O envelhecimento leva a formação de esporões no acrômio e diminui a força e resistência dos tendões (por diminuição do suprimento sanguíneo). Atualmente é uma das principais causas da lesão do manguito roador. • Microtraumas repetitivos –Movimentos repetitivos com o braço elevado acima do ombro favorecem o atrito. Como ocorre e quais são as lesões do manguito rotador? As lesões podem ser parciais ou completas e os sintomas, de uma maneira geral, serão relacionados ao tipo de lesão que o paciente apresenta. • Lesões parciais: As lesões parciais são mais dolorosas e, comumente, estão relacionadas a um trauma (queda sobre o ombro ou cotovelo) ou esportes, como um levantamento de peso excessivo. São mais frequentes em pacientes jovens, mas isto não significa que um paciente jovem não possa ter uma lesão completa destes músculos, ou que, um paciente mais velho não possa ter uma lesão parcial. O tratamento inicial dessas lesões é semelhante ao da síndrome do impacto, e é o conservador (não cirúrgico). Consiste em combater a dor com medicações específicas, e recuperar o arco de movimento e força com um programa adequado de fisioterapia. Na falha deste tratamento e persistência dos sintomas após 6 meses, pode-se indicar o tratamento cirúrgico. • Lesões completas: As lesões completas estão mais relacionadas a alterações degenerativas em decorrência da idade, uma evolução não satisfatória de uma síndrome de impacto do ombro e/ou traumas. São mais frequentes nos pacientes acima de 40 anos. O ombro fica fraco e há dor ao tentar elevar o braço. Não incomum há a piora dos sintomas de noite e dor irradiada para o braço. Estes casos podem se tornar crônicos e as lesões podem evoluir tornando-se irreparáveis se não forem tratadas precocemente. O tratamento vai depender do tipo de lesão, da qualidade do músculo lesado, idade do paciente e suas expectativas. De uma maneira geral, as lesões completas do manguito rotador têm indicação de tratamento cirúrgico e podem ser feitas por via artroscópica ou por via

aberta (com corte). Atualmente artroscopia é a melhor indicação para reparar as lesões. A cirurgia artroscópica permite uma avaliação mais detalhada da articulação do ombro e é realizada por meio de pequenos orifícios na pele, de cerca de 1,5 cm onde é introduzida uma micro câmera e pequenos instrumentos. Dessa forma menos invasiva, é realizado o reparo do tendão rompido, ressecção da bursa inflamada e raspagem do acrômio quando mais espesso, curvo ou com esporões (acromioplastia).

Ressonâcia magnética demonstrando lesão completa supraespinhal

Imagem artroscópica lesão manguito rotador

o ombro é um local de processos microtraumáticos e degenerativos, que acabam levando a alterações nos seus tendões, chamados de manguito rotador.

Imagem de lesão manguito rotador via aberta

Acromioplastia (ressecção de esporaosubacromial)

Sutura do manguito

Reparo artroscópico

mais matéria | 59


|COLUNA VERTEBRAL|

Cifoplastia para fraturas da coluna vertebral Por Fernando Sanchis | Especialista em Coluna Vertebral | CRM 25665Divulgação

C

Cifoplastia nas fraturas por osteoporose: A cifoplastia é uma das modalidades mais efetivas para o tratamento de pacientes imobilizados devido à dor causada pelas fraturas por compressão do corpo vertebral associadas à osteoporose de diversas origens (idade, medicamentos, hormonal, tumores, etc.). Assim como a vertebroplastia, a cifoplastia também é um procedimento minimamente invasivo que pode levar a melhora da dor em mais 90% nos casos de fraturas por compressão. Além de aliviar a dor, a cifoplastia também pode estabilizar a fratura, recuperar a altura e reduzir deformidades. Como é feita a Cifoplastia? A Cifolpastia é realizada sob anestesia local ou geral (“leve”, já que é um procedimento muito rápido) através de duas incisões pequenas e uma sonda é posicionada no espaço vertebral onde está a fratura. O osso é perfurado e um balão é inserido em cada lado. Esses balões são inflados com líquido de contraste, que serão visualizados com aparelho de Rx durante o procedimento, até que eles expandam e atinjam a altura desejada, sendo então removidos. Os espaços criados pelos balões são preenchidos com PMMA (cimento ortopédico largamente usado em diversas patologias ortopédicas) estabilizando a fratura. O cimento endurece rapidamente, proporcionando força e estabilidade para as vértebras, recuperando a altura e aliviando a dor.

60 | mais matéria


A cifoplastia é uma das modalidades mais efetivas para o tratamento de pacientes imobilizados devido à dor causada pelas fraturas por compressão do corpo vertebral, associadas à osteoporose de diversas origens

Divulgação

Fratura por osteoporose

Cifoplastia – introdução do PMMA

Correção da deformidade e estabilização da fratura

Alguns dos benefícios adicionais incluem:

Quais os benefícios da Cifoplastia? Esse procedimento traz uma nova opção para compressões por fraturas, sendo criada com o objetivo de aliviar a dor, reduzir e estabilizar as fraturas mas principalmente reduzir deformidades da coluna e impedir a progressão da cifose das osteoporoses sem tratamento.

» Procedimento rápido (cerca de 20 minutos por vértebra); » Anestesia geral ou local (dependendo do estado clínico do paciente, localização da fratura e quantidade de vértebras fraturadas); » Realizada em caráter ambulatorial ou com cerca de 12-24hs de internação; » Retorno rápido às atividades diárias; » Desnecessário o uso de colete (desconfortável em pacientes idosos/obesos), geralmente utilizado por pelo menos 4 meses; » Recupera a altura da coluna reduzindo a deformidade;

A cifoplastia tem o objetivo de aliviar a dor, reduzir e estabilizar as fraturas, mas, principalmente, reduzir deformidades da coluna e impedir a progressão da cifose das osteoporoses sem tratamento.

mais matéria | 61


|CULTURA|

Espaço de lazer filme

livros Diálogos Impossíveis de Luis Fernando Veríssimo Drácula e Batman discutem no asilo. Robespierre tenta subornar o carrasco. Goya e Picasso conversam sob o sol da Côte d’Azur. Juvenal planeja matar a mulher, Marinei, que o despreza. A recém-casada Heleninha pede conselhos ao urso de pelúcia. Nas crônicas reunidas neste volume, Luis Fernando Verissimo escreve sobre impossibilidade, incomunicabilidade e mal-entendidos. Escreve, enfim, sobre a vida.

Giane – Vida, Arte e Luta de Guilherme Fiuza Gianecchini enfim se permitiu encarar o pensamento proibido: ‘Pode ser que tenha chegado a minha hora.’ Enxergou com clareza o verdadeiro lugar de todo mortal em sua condição mais pura: a solidão. Agora, a sós com seu medo, Giane foi sendo tomado de certa excitação. O que seria aquilo? Se não era masoquismo, devia ser coragem. Estava pronto para a travessia. Qualquer uma.

A culpa é das estrelas de John Green O livro narra o romance de dois adolescentes que se conhecem e se apaixonam em um grupo de apoio para crianças com câncer. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

62 | mais matéria

Ensaio Sobre a Cegueira Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.


mais matĂŠria | 63


64 | mais matĂŠria


Revista Mais Matéria 2ª Edição