Issuu on Google+

Serviços Bancários Conheça suas Opções


SERVIÇOS BANCÁRIOS Conheça suas Opções


O Programa Serasa Experian de Educação Financeira – Sonhos Reais – é uma iniciativa que alia o conhecimento em crédito da empresa à atuação de sua equipe de profissionais voluntários. Dirigida a pais, professores, funcionários e alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo, essa ação tem como objetivo, em última instância, educar as crianças, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente de suas possibilidades e mais capacitada para tirar proveito das oportunidades que os ganhos com o trabalho propiciam. Aproveite todas as informações que você irá receber, elas são

SERVIÇOS BANCÁRIOS

Serasa Experian e Educação Financeira

3


SERVIÇOS BANCÁRIOS

um aprendizado valioso a ser compartilhado com sua família e seus amigos.

4

Faça parte dessa iniciativa pioneira e de uma nova geração de brasileiros que terão a oportunidade de descobrir que lidar bem com dinheiro é bom para todos. Boa leitura!


1 - Como os Bancos Funcionam?

07

2 - Opções de Poupança

10

3 -Tipos de Empréstimo

12

4 - Serviços Bancários Eletrônicos

13 SERVIÇOS BANCÁRIOS

Sumário

5


SERVIÇOS BANCÁRIOS

Introdução

6

Você precisa de um lugar para guardar seu dinheiro? Você precisa pedir um empréstimo? Você precisa enviar dinheiro a um familiar em outro país? Você precisa de um lugar seguro para guardar algo de valor? Se você respondeu “sim” a qualquer uma dessas perguntas, você precisa de um banco. A maior parte das pessoas precisa. Os bancos são essenciais em nossa sociedade para facilitar o fluxo de dinheiro em transações financeiras que ocorrem em todos os níveis, do poupador pessoa física às grandes corporações.


SERVIÇOS BANCÁRIOS

7

1

Como os Bancos Funcionam? Um banco recebe dinheiro de depositantes – clientes que poupam no banco – e empresta dinheiro a tomadores. Ele paga ao poupador por depositar seus fundos (sob a forma de juros pagos sobre o valor depositado), mas cobra do tomador de empréstimo por usar seus fundos (na forma de juros cobrados a cada empréstimo). Como


SERVIÇOS BANCÁRIOS

8

os juros cobrados por empréstimos são mais altos do que os pagos por depósitos, o banco tem lucro. Ele também obtém renda das taxas que cobra dos clientes pela maioria das transações. Aí estão incluídas as taxas de inscrições para empréstimos, taxas sobre transações em caixas automáticos e taxas para envio de dinheiro para outra pessoa.


Bancos podem ser um negócio arriscado. Os bancos precisam emprestar dinheiro aos tomadores para obter lucro, mas também precisam ter dinheiro disponível para os clientes que querem sacar seus fundos. Manter esse equilíbrio é um desafio. Além disso, os bancos correm o risco de fazer empréstimos ruins, que não são pagos. Por causa desses riscos, é exigido, por lei, que os bancos tenham um seguro de depósito, o que protege os clientes e mantém capital suficiente para protegê-los de falência. Apesar das normas elaboradas pelo governo, os bancos podem falir, e isso às vezes acontece. Quando um banco fecha, os clientes podem enfrentar dificuldades para retirar seu dinheiro rapidamente, pois os ativos do banco

SERVIÇOS BANCÁRIOS

Bancos são instituições seguras?

9


SERVIÇOS BANCÁRIOS

permanecem congelados até que sua posição financeira seja resolvida. Frequentemente as contas de clientes são transferidas para outra instituição financeira, que compra os ativos do banco falido.

10

2

Opções de Poupança A maioria dos bancos oferece contas de poupança que atendem a diferentes objetivos – de curto, médio e longo prazo. Em geral, os poupadores são recompensados por sua disciplina; quanto mais o depositante conseguir manter seu dinheiro em conta, mais juros irá ganhar. Os bancos oferecem diversas maneiras de poupar, ajudam você a administrar seu dinheiro e a maximizar o rendimento de sua poupança. Se você tem receio de comprometer


SERVIÇOS BANCÁRIOS

sua poupança com contas de longo prazo que restringem suas retiradas, comece com uma conta comum e poupe um pequeno valor a cada semana ou mês. Aos poucos você poderá acumular um dinheiro extra, desnecessário para cobrir despesas periódicas, o qual poderá ser transferido para uma conta que pague uma taxa de juros mais alta.

11


SERVIÇOS BANCÁRIOS

3

12

Tipos de Empréstimo Empréstimos pessoais são feitos para fins pessoais, familiares ou domésticos: reformas na casa, viagem, conserto do carro ou consolidação de dívidas. Para ter direito a tais empréstimos, você deve provar sua capacidade de pagá-los, oferecer um bom histórico de crédito e fornecer algum item de valor como garantia.

Empréstimos para negócios podem financiar o começo ou a expansão de um negócio. Incluem linhas de crédito para necessidades de capital de giro e empréstimos a prazo. Os bancos normalmente só emprestam para negócios legalmente estabelecidos que possam fornecer registros empresariais e legais apropriados, bem como um plano de negócios.


Serviços Bancários Eletrônicos Com um cartão de caixa automático emitido pelo banco, você pode fazer depósitos e retiradas, tirar saldos e transferir fundos de uma conta para outra em dezenas de quiosques de caixas automáticos. Os cartões de caixa automático tornam os serviços bancários muito mais convenientes, permitindo que você use sua conta em diversos locais a qualquer momento. Mas se você usar esses cartões para sacar dinheiro ou comprar alguma coisa, o valor de cada compra será imediatamente descontado de sua conta. Se você não tiver valor suficiente em sua conta para o pagamento, o comerciante não efetuará a venda.

SERVIÇOS BANCÁRIOS

4

13


Riscos associados com caixas automáticos e cartões de débito

SERVIÇOS BANCÁRIOS

• Os caixas automáticos podem dar defeito ou ficar sem numerário.

14

• Você pode esquecer sua senha secreta e, sem ela, não poderá usar o caixa automático. • Os clientes que usam um caixa automático, particularmente em locais isolados e à noite, sofrem risco de roubo, já que os ladrões presumem que todos os que saem de um caixa automático acabaram de sacar dinheiro.


• É mais difícil de manter uma disciplina de poupança com acesso tão fácil à sua conta.

SERVIÇOS BANCÁRIOS

• O banco cobra uma taxa por cada transação em caixa automático. Essas taxas podem se avolumar.

15


Dicas para usar cartões de débito, pontos-de-venda e caixas automáticos com segurança

SERVIÇOS BANCÁRIOS

Dicas de segurança para cartões de débito

16

• Mantenha o seu cartão em um local seguro • Não escreva sua senha secreta no cartão • Nunca conte a ninguém a sua senha secreta • Comunique imediatamente ao banco se seu cartão for roubado, perdido ou engolido pelo caixa • Mantenha os números da conta, a senha secreta e os números do telefone de auxílio ao cliente do banco em um local seguro


Dicas de segurança em pontosde-venda • Mantenha o seu cartão em um local seguro

• Mantenha sua senha secreta em um local seguro, longe do seu cartão • Nunca permita que ninguém use o seu cartão • Nunca conte a ninguém a sua senha secreta

SERVIÇOS BANCÁRIOS

• Não escreva a senha secreta no cartão

17


Dicas de segurança de caixas automáticos • Mantenha o seu cartão em um local seguro

SERVIÇOS BANCÁRIOS

• Não escreva a senha secreta no cartão

18

• Nunca permita que ninguém use o seu cartão • Nunca conte a ninguém a sua senha secreta • Não aceite ajuda de estranhos em um caixa automático. Espere até poder pedir que um funcionário do banco o ajude


SERVIÇOS BANCÁRIOS

19

Se alguém estiver muito próximo a você no caixa automático, peça a essa pessoa para que se afaste. Procure outro caixa se algo parecer suspeito no caixa automático que você pretende usar. Se o caixa automático engolir seu cartão, comunique esse fato ao banco


imediatamente.Todos os bancos exibem um número de ligação gratuita no caixa automático para essa finalidade. Anote esse número para o caso de precisar dele.

SERVIÇOS BANCÁRIOS

Comunique imediatamente ao banco cartões perdidos ou roubados.

20

Mantenha os números da conta, a senha secreta e os números do telefone de auxílio ao cliente do banco em um local seguro.


Um cartão de crédito oferece crédito instantâneo a titulares qualificados. Quando você usa um desses cartões para pagar por produtos, você está, na verdade, tomando dinheiro emprestado do banco que emitiu o cartão. Em vez de deduzir o valor de cada compra de sua conta no momento da compra (como acontece com cartões de caixa automático e de débito), o banco irá pagar os vendedores e enviar-lhe uma fatura de cartão de crédito, a cada mês, com todas as compras que você fez com ele. Se você não pagar essa conta em 30 dias, a empresa que opera o cartão de crédito começará a cobrar juros sobre o saldo não pago.

SERVIÇOS BANCÁRIOS

Cartões de caixa automático e de débito NÃO são cartões de crédito!

21


SERVIÇOS BANCÁRIOS

22

Embora os cartões de crédito ofereçam crédito instantâneo e uma forma conveniente de pagar a maior parte das despesas, eles também fazem com que sejam muito fáceis e tentadores a compra de itens e o gasto de dinheiro que você não tem. Quando isso acontece, o valor devido à operadora do cartão cresce rapidamente, avolumandose a cada mês, de forma que você não consegue pagar o saldo total devido.


SERVIÇOS BANCÁRIOS

Invista algum tempo na visita aos bancos. Compare suas taxas e produtos. Converse com seu gerente. Descubra como ele pode ajudá-lo. Lembre-se: é você que escolhe o banco, não o banco que escolhe você.

23


SERVIÇOS BANCÁRIOS

Este material é parte integrante dos módulos desenvolvidos pelo Programa Global de Educação Financeira* e adaptados pelo Programa Serasa Experian de Educação Financeira – Sonhos Reais.

24

Os módulos são: Gerenciamento de Dívidas: Ÿ Maneje com Cuidado. Orçamento: Ÿ Use o Dinheiro com Sabedoria. Poupar: Ÿ Você Consegue! Negociações Financeiras: Ÿ Comunique-se com Confiança. Serviços Bancários: Ÿ Conheça suas Opções. Família e Dinheiro. Ÿ Para saber mais: educacaofinanceira@br.experian.com 55 11 2847 9084 serasaexperian.com.br

(*) Uma iniciativa da Microfinance Opportunities, Freedom from Hunger e Citi Foundation.


25

SERVIÇOS BANCÁRIOS


SERVIÇOS BANCÁRIOS